segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Novo ataque de grupo armado faz cinco mortos no nordeste de Moçambique




Morreram cinco pessoas na sequência de um ataque de um grupo armado, no nordeste de Moçambique. Ao que tudo indica, o grupo será o mesmo que atacou a sede de Mocimboa da Praia a 5 de outubro de 2017.


LUSA

Um grupo armado matou cinco pessoas e feriu várias outras num ataque no fim de semana à sede do posto de Olumbi, distrito de Palma, Cabo Delegado, nordeste de Moçambique, disseram esta segunda-feira à Lusa várias fontes.
Uma moradora de Olumbi, Aneia Sumaili, disse que o grupo invadiu a sede do posto administrativo e disparou contra edifícios estatais e várias barracas do mercado local, que foram incendiadas. “Dispararam e queimaram as barracas do mercado, entraram no governo (secretaria) e vandalizaram, queimaram a mota do chefe do posto e casa dele também foi invadida”, contou à Lusa Aneia Sumaili, referindo que se mantém um clima tenso entre a população.
Outro morador contou que o grupo de homens armados entrou na sede do posto administrativo, cerca das 20h00 de sábado e abriu fogo contra o edifício do governo local matando cinco pessoas. “Houve fortes disparos. Há cinco mortos confirmados e continuava o levantamento de feridos”, disse o mesmo morador, descrevendo que agora o clima é de normalidade.
O grupo, que se supõe seja o mesmo que atacou a sede de Mocimboa da Praia a 5 de outubro de 2017, ainda incendiou o mercado da região vizinha de Ntuleni, sem provocar vítimas, contou um outro morador.
Há relatos de vários feridos que foram socorridos na sede distrital de Palma e outros foram transferidos para o distrito vizinho da Mocimboa da Praia, sendo a maioria das vítimas a população reassentada pela empresa canadiana que fez em Olumbi a única perfuração até agora em terra na pesquisa pelo petróleo.
Em declarações à Lusa, David Machimbuko, administrador do distrito de Palma confirmou o ataque sem dar detalhes, afiançando que uma equipa tinha sido destacada para a zona para recolher mais informações, remetendo mais pormenores para a polícia.
“Há um trabalho feito pelas autoridades, e neste momento a Polícia pode dar os pormenores do levantamento feito no terreno” disse David Machimbuko, administrador de Palma. Contactada pela Lusa, a polícia de Cabo Delgado ainda não se pronunciou sobre o novo ataque.

Sem comentários: