Tenho dito sempre que há muita burrice na Procuradoria até já me ofereci a dar aulas aos procuradores via skype, talvez deixassem de passar por tanta vergonha mas não querem. Preferem expor-se ao ridículo do que aprender. Até me pergunto se esses senhores sentaram mesmo nos bancos de uma universidade. Talvez até tenham sentado. Conheço muitos que até transitaram sempre de classes sem saber zero.
Há dias um cidadão dirigiu uma carta à Procuradora-chefe da cidade de Maputo, Amélia Machava, por lhe haverem multado em virtude de o seu carro ter vidros fumados. A decisão de Amélia Machava,uma senhora nervosa, com poucos dotes físicos,”quem ve ela parece ter desgostos amorosos”foi de que a decisão estava errada. Ou seja, ela não encontrou nenhuma cobertura legal para que o referido cidadão fosse multado.
Pois bem, a dias fiquei a saber que a Procuradoria-Geral da República acaba de tornar público que tal atitude é legal. Ou seja, é de lei multar-se qualquer automobilista que tenha o carro com vidros escuros.
O que me espanta agora é que parece que se está em dois países diferentes. Um chamado Procuradoria da cidade e outro chamado PGR. Estas pessoas não articulam. Parece até que há demonstração de força. Afinal o que é lei na Procuradoria da cidade não é lei na PGR?
Isto é uma demonstração clara de que a Procuradoria, a todos os níveis, está escangalhada. Há mais leigos a quererem ensinar a missa do que propriamente padres. Dito de forma nua e crua: há mais burros, jumentos…muitos zeros à esquerda.
Seja o que for de lei ou não, a Procuradoria, a todos os níveis, devia articular e assim não passava por essa vergonha sistemática porque tem passado. Quantas vezes tomou decisões que depois são rebatidas fora por efectivamente não serem de lei. Quer dizer, o garante da legalidade é uma escolinha qualquer que nem o professor tem primeira classe?
Ando a ouvir por ai que o Presidente da República está farto das vergonhas de Beatriz Buchili e quer demiti-la. Pode ser. Ele tem a faca e o queijo na mão. Mas, para mim, o problema não é só de Beatriz Buchili. Filipe Nyusi devia demiti-los em bloco. A PGR precisa de sangue novo. Tem que se nomear um novo PGR e seus respectivos coadjuvantes. Os que estão actualmente lá só embaraçam o país e, quiçá, aos cultores de Direito.
Não sei do que está a espera Filipe Nyusi para chutá-los. Já demonstraram quanto baste a sua burrice. E mais: quando propostos negam-se a aprender. Alguém devia arrancar o certificado a Beatriz Buchili e os seus apaniguados. É de origem duvidosa. Provaram que não é de reciclagem que precisam, mas de uma verdadeira reguada.
P.S. Tudo que escrevi tá provado.
Ainda temos duvidas que os
Procuradores são burros?
Ainda temos duvidas que os
Procuradores são burros?
Nini Satar



Sem comentários:
Enviar um comentário