segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Agradecer ao Líder da RENAMO na pessoa do General AFONSO M M DHLAKAMA e aos guardas q me resgataram





Carvalho Geraldo Carvalho
11 h ·


15 DE JANEIRO tornou se uma data triste de recordar p toda minha vida.Foi neste lugar( na foto) cerca das 10h dia com o céu coberto no ano 2000 na vila de INHAMINGA sede do Distrito de Cheringoma onde me encontrava afecto a cumprir c o meu dever de servir ao povo na altura fazendo parte do partido RENAMO; fui vítima de sequestro e tentativa de um barbaro assassinato por tortura e espancamento exactamente no dia em q tomava posse em MAPUTO o então presidente JOAQUIM CHISSANO resultante das fraudulentas eleições de 1999 onde a Vitória da oposição foi visível a olho num ganhando e bem nas 6 províncias das 10 q o país tem.15 DE JANEIRO. Foi mesmo graças a Deus e graças a intervenção dos guardas do GENERAL AFONSO DHAKAMA. líder da RENAMO q sobrevivi. Motivos suficientes p mais uma vez agradecer a todos eles em meu nome em nome dos meus filhos e toda a minha família. Neste dia eu montando uma bicicleta em direção a residência do líder onde eu morava sou interpelado por 3 elementos 2 dos quais eu os conhecia como vendedores do mercado. Me lembro q um deles vendia fraldas; alfinetes, beberons, ... coisas p bebês. O outro vindia (THEPWE) camarão fino seco. Só q naquele dia já eram pessoas c armas AK 47 e pistolas MAKAROVE Mandaram me parar com ares de ameaça e eu admirado rapidamente me apercebi de algo estranho porq o terceiro elemento q eu nunca tinha o visto estava fardado.desci da bicicleta p tentar correr já era tarde; fui chutado cai, pegaram me a força e rapidamente viraram me de barriga p baixo , Algemaram me os braços p atrás;o fardado PISOU me a cabeça na testa p o chão viarda p o lado esquerdo enquanto o outro sentado na minhas costas e por sima dos braços algemados pós se a bater me com a CORÓNHA METÁLICA DA AK47 repetidamente no mesmo lugar da minha cabeça q estava pisada e presa ao chão c a bota do colega; aí comecei a sangrar muito e a respirar poeira e areia misturada c o meu sangue. Perdi a visão fiquei sem força, fui arrastado a um lugar feichado; trocaram a posição das algemas colocando p frente dois braços juntos e muito apertados e outra algemas juntando o o braço esquerdo com á perna esquerda fazendo com q eu ficasse numa posição curva. Sangue saía com pressão. Equanto isso questionavam se se ja estava morto , foi quando dicidiram Meter me num carro levaram me ao hospital onde pretendiam q por lá fosse declarado óbito por outros argumentos através de um tal BAUZE na altura director da saúde. No hospital um velho alfaite q estava de baixa reconheceu me. Viram se esforcados a me devolver ao lugar feichado inicial porq tambem já circulavam informações q os guardas do velho deram falta de mim e já estavam a procurar.( Vão me desculpar. Não poderei partilhar convosco os terriveis momentos subsequente remetendo p o livro das minhas memórias). Foi terrível porq onde me puseram era o lugar p testar se eu estava vivo.foi um festival de tortura q não acabava bateram na coluna; na zona das espinha; viraram me com ajuda de cano de AK47.Ouvi vozes dizendo" JÁ FOI PROCURA LENHA"... ... ... sem eu reagir e eu já não sentia dór nenhuma mais me apercebia de tudo sem puder ver porq para além de perder visão amarraram um pano na cara q fechou por completo a minha visão. Quando p eles tudo indicava q eu já estava morto ... .... ...Ja era alta noite cerca das 1h madrugada. Iniciou o resgate q graças a Deus foi c sucesso e levado p um lugar seguro onde fui reanimado; e assistido por 11 dias e depois retirado p tratamentos médicos condignos.O mais caricato foi quando o então director das relações públicas do comando Provincial de Sofala SR MAGAISSA. se não me engano; confirmou a minha morte oq fez com q uma organização internacional de direitos humanos a constar do seu relatório do ano 2000 que GERALDO CARVALHO FOI ASSASSINADO PELO REGIME. Nao fiz nada. Não cometi nenhum crime prova disso mesmo depois de me verem vivo nunca se quer chamaram p me dizer o motivo q os levara a pretender me matar até a ponto de convencerem se q eu estava morto e falar a imprensa. A história é longa. O q me resta é agradecer a Deus pai. Agradecer ao Líder da RENAMO na pessoa do General AFONSO M M DHLAKAMA e aos guardas q me resgataram. Passam 18 anos q carrego essa dór de saber q neste país há os q matam quando querem.



314 gostos226 comentários45 partilhas

Faria Manuel, Edilson Mariano Gulube, Rossana Inacio e 311 outras pessoas gostam disto.
45 partilhas
Comentários

Valgi Da Paulina Alde Lamentavel

11 hEliminar

Filipe Primeiro Triste senário

11 hEliminar

Paulo Gundana Martir

11 hEliminar

Panganai Junior Triste historia primo

11 hEliminar

Dzongue Autonomense Nossa! Que historia emocionante,

So nao te entendo, porque que saiste da renamo, depois de tudo isso, pelo visto a renamo se preocupava muito contigo

3 · 11 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Kkkk. Não vou lhe responder. Eu estou a partilhar convosco oq aconteceu nesta data.

10 hEliminar

Dzongue Autonomense Kkkkkkkkk, entendo o seu parecer ilustre

10 hEliminar

Dzongue Autonomense É muito bom sermos realistas em outras ocasioes.

Se fosse outros orgulhosos nem partilhariam conosco. Estas de parabens pela coragem

10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Verdade é verdade.Eu agradeço a quem me ajuda ou ajudou em qualquer circunstâncias

10 hEliminar

Pires M'buana Kalembo Kkkkkkkkk o bem ilustre é que tens a RENAMO no coração!

2 · 10 hEliminar

Cidinha Eugenio Sitoe Cidinha tem mesmo

10 hEliminar

Buene Boaventura Paulo Emocionante o relato, digno para um filme. Não estou a imaginar um dia receberes uma delegação de um candidato da f*****o e no final prometer o teu voto, depois do que viu e viveu... algures alguém abriu a sua sa*a, sem querer imaginar com quem está de braços dados!

9 hEliminar

Arone Timoteo Mussualho Mussualho NESTE PAIS, ESTAMOS ENTREGUE! Mas ja ha dias contados!

10 hEliminar

Amos Jonathan Tapera Estou a m perguntar, depos de ter lido isto. Te pergumto tbm porque largaste km ye deu a mao no momento mas critico da sua vida. Que filho ex que abandona o seu pai. Sera mesmo k mesmo k tivesse problemas nao poderias ter esperado. Falas hoje da renamo

2 · 10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Eu agradeço do fundo do coração.

2 · 10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Amos Jonathan Tapera. Eu te conheço bem.Queres q eu te responda aqui nesta plataforma? Consulte lá se posso .

2 · 10 hEliminar

Amos Jonathan Tapera Kkk meu watssap 824221870

8 hEliminar

Rudolph Schniering Ya quantos outros vão a cada dia e que não tem a sorte de escapar destas insurgencias

1 · 10 hEliminar

Laercio Eder Camal Mulima Triste.

10 hEliminar

Laercio Eder Camal Mulima Nem todos têm ou tiveram a mesma sorte que tiveste.

10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho É verdade

1 · 10 hEliminar

Arnaldo Soares Mendes Meu caro Geraldo, todos temos uma história para contar, estes malfeitores que assaltaram o poder, deixaram marcas profundas na vida de muitos moçambicanos, muitos, ainda estão vivos para assim poderem compartilhar sua história, resistente uma vez, sempre resistente, abraços

1 · 10 hEliminar

Mohomed Rafique Deus é Pai.

10 hEliminar

Desteria Pacifica Bernabe Amili AGUARDAMOS O LIVRO COM TODOS DETALHES, FORÇA CAMINHO PARA FRENTE

10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Amos Jonathan Tapera. Estou a partilhar com vocês oq aconteceu nesta data. Por ser verdade me refiro o local e as circunstâncias em q isso aconteceu. Logicamente não tenho como não sitar a RENAMO.e Líder. E como mandam as normas da vida agradeço a Deus ao líder e a todos os guardas dele.Agora isso q queres levantar não tem q se relaciona com este assunto.

3 · 10 hEliminar

Xavier Jossias Tualufo Melhor não ser aqui

10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Estás a ver também nem. Ok. Até já.ai

10 hEliminar

Antonio Wisque Triste

10 hEliminar

Fernando Nhaca Sem palavras...li atenciosamente a sua dissertação e...chocou me...comoveu me...em algum momento parecia faltar me ar...!!! Senti virtualmente a arrepio da sua dor e luta inerte pela sobrevivência em mim e percorrendo a minha coluna vertebral ... Milagrosamente continua vivo...e é o grande motivo da nossa causa..
LIVRO DE MEMÓRIA? A SUA CARREIRA É ENORME...GIGANTE...E DE CERTO NÃO CABERÁ EM ÚNICO VOLUME...POR OUTRA JÁ É SUFICIENTE PARA LANÇAR VOLUME 1. é uma simples visão analítica...

1 · 10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Já vem. Demorou um pouco porq infelizmente o amigo q tinha iniciado a escrever( O NOÉ NHANTUMBO.) partiu desde mundo.

10 hEliminar

Ricardino Jorge Ricardo Afinal os esquadrões da morte são de longa data?

1 · 10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Aconteceu isso.

1 · 10 hEliminar

Tomas Chapepa Era adolescente na altura mas lembro desse episodio foi mto chocante mesmo.

10 hEliminar

Elisa Wine Sabao Madrige TRISTE SITUAÇAO BOSS!

10 hEliminar

Regina Carlos Serrote Ja si passa 19 anos

10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Passam 18 anos.

1 · 10 hEliminar

Pires M'buana Kalembo Que rembranças horriveis ilustre!

10 hEliminar

Cidinha Eugenio Sitoe Cidinha triste historia cunha

10 hEliminar

Pires M'buana Kalembo E ja passa 18 anos o local continua na mesma sem mudanças visivel? Que país é este.

10 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Pires M'buana Kalembo. É verdade. A última vez q passei por lá foi em Dezembro de 2017 quando fui até o local da foto. A vila continua na mesma. Lamentavelmente

1 · 10 hEliminar

Pires M'buana Kalembo Coisas triste do meu país e dos seus GOVERNANTE!

9 hEliminar

Mussa Fernandes Triste historia e nos subemos bem qui eles sao capazes de tudo, pena qui a liga ds direitos humanos funciona na qualidade de uma so pexoa Dr: Alice, oqui è frustrante prontos esperemos qui exa situaxao xegue ao fim

9 hEliminar

Aziza Artur Mussa Mahomed Amen k Deus continue protejendo

9 hEliminar

Helena Nhantumbo 😢Mas um motivo para crêr, que jesus é a salvação. Agradeça a Deus por que nesse dia ele Deus te mostrou que esta sempre contigo. Esqueça o que passou e para frente. Deus te abençoe.

9 hEliminar

Atanasio Lourenco Sozinho Uma história emocionante sim senhor!!!! Aguardando ansiosamente o lançamento do livro....Força aí

9 hEliminar

Dinho Da Rocha K mundo é esse.

1 · 9 hEliminar

Jossias Moyana Confirmo tudo isso até ser posto no carro da santana que tinha dois tambores de combustível, um sequete de Galinhas ele no meio a dizendo que era transferência para Hospital p da Beira sem Guia. Bem foi triste e longa História. .

1 · 9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Agradeço do fundo do meu coração a você meu rapaz. Q até queria te balear por você recusar sair do lugar onde me puseram cerca da 21h e queriam ensaiar uma transferência para Beira numa viatura da PRM com tambores de combustível. Você e os comandos foram anjos. Obrigado

2 · 9 hEliminar

Jossias Moyana Obrigado o nosso Deus e colegas que nos socorrerem por que foi no mesmo Distrito e comando onde também passei o mesmo em 2002 , onde fui parar na pk Beira. Bem foi uma recordação um pouco triste. A comermos peixe seco assado com molho de tomate também assadas kkkkkkkkkk abraço

8 hEliminar

Celestino Bento Louvado seja Deus. Triste episódio.

9 hEliminar

Jalilo Amad Tinga Isso e triste 😔meu irmao mas agradeca a deus que deu forca de viver na aquel exato momento quando sangravas a respirar seu proprio saguem amin

9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Agradeço.

1 · 9 hEliminar

Ánderson De Jesus Zambo Lembro-me deste episódio e me encontrava em Inhamingq na zona chamada Matadouro. Na altura eu tinha 13 anos. N estas a mentir mano. Na altura o meu falecido pai trabalhava na administração veio nos dizer que o homem da Renamo o #Geraldo Carvalho estava morto.

8 hEliminar

Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga lamentavel

9 hEliminar

Sergio Cumbane Tem mais um motivo pra lutar pelo povo.Por isso Deus o restituiu a vida!

9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Continuo e continuarei.

9 hEliminar

Maria Assunção Pereira


9 hEliminar

Eusebio Guido Nhama E os tais vendedores que participaram nesse crime macabro ainda estão lá? E qual foi a reação da nossa polícia na época face a esse sequestro?

9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Kkkk. O regime do dia .

1 · 9 hEliminar

Eusebio Guido Nhama Kkkkkkk já percebi.
Por isso pautemos pela mudança meus caros!

9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Isso mesmo. Esses não mudam

9 hEliminar

Eusebio Guido Nhama Não mudam porque nunca sentiram o gosto da mudança! E tenho fé que um sentirão o gosto da mudança e nunca se esquecerão.

9 hEliminar

Hermildo Barros Graças à Renamo estas vivo. Penso que nem deverias ter deixado a Renamo para filiar-se ao MDM.
Com tanta trafulha no MDM ...
Este estorial parece ter um pingo de arrependimento.

1 · 9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Kkķkk.uma coisa não tem ligação c a outra. Isso a contei dessa maneira e eu agradeço todo o apoio.

9 hEliminar

Hermildo Barros Um abraço meu ex colega de carteira na Escola Industrial 25 de Junho

9 hEliminar

Djambo Khalliss se a renamo te ajudou pk saiu da renamo para MDM

9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Kkkk. O Assunto não é esse. Eu estou a contar oq aconteceu. Não posso mentir devo contar a verdade.

1 · 9 hEliminar

Djambo Khalliss ok. Doctor. mas ns nao gostamos da sua saida. um dia adi voltar encasa tnho fé

9 hEliminar

Armando Tandique Tandique TRAIDOR

8 hEliminar

Ánderson De Jesus Zambo N quero dar a razao pela saida,pois este eh caso dele com o partido,mas ele foi claro em dizer k os homens da Renamo lhe ajudaram. Agora vcs queriam k ele falassem mal da Renamo pk hj esta no mdm? Bom gesto mano #Carvalho. Fostr sincero. O assunto aqui n eh pk saiu,mas lembrar-nos do que lhe tinha acontecido e ponto final.

8 hEliminar

José Pereira Deus e pae e estes malfeitores se calhar até hoje continuam pobres com mente esgotada

9 hEliminar

Zito P. Macaliha TRISTE HISTORIA. TRISTE POR ABANDONAR A RENAMO.

2 · 9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Respeito a sua visão.

2 · 9 hEliminar

Mouzinho Zacarias General carvalho é um homem de 7 vidas

8 hEliminar

Zito P. Macaliha TRISTE HISTORIA. TRISTE POR ABANDONAR A RENAMO.

9 hEliminar

Pires M'buana Kalembo Sempre dizemos que a Renamo é para o povo e esta com povo! Este é um dos exemplos de quem é a RENAMO.

1 · 9 hEliminar

Ana Maria Zacarias Comcordo c sigo pirez mbuN kalenbo

1 · 8 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Kkķkk Mana Anitaaaaa.... huummm??

7 hEliminar

Pires M'buana Kalembo Ana Maria Zacarias tenha respeito com meu nome e quaze estou morto com esse forma de mi atropelar. Kkkkkkkk

2 hEliminar

Ana Maria Zacarias Kkkkkkk desculpa

1 · 2 hEliminar

Pires M'buana Kalembo De nada

1 hEliminar

Bene Lino Triste episódio que passou dr. Não tem como não agradecer ao líder da Renamo tanto os guardas dele.

1 · 9 hEliminar

Cristina Ussene Triste!!

9 hEliminar

Mussa Rafik Sabila Porisso não piso na política.

9 hEliminar

Abdul Hassan Zaid Zaid Triste,viu K O General Dhlakama é muito ligado com a vida das pessoas.Deus t abençoe

1 · 9 hEliminar

Lino Mosalino Bem haja os guardas do general afonso dlhakama salvaram a sua vida

1 · 9 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho É verdade. Não sei como agradecer. Todos eles incluindo os socorristas q deram me os primeiros socorros e os q me guarneceram até a minha retirada estratégica de INHAMINGA.

9 hEliminar

José Pedro Elacinho Muito triste

9 hEliminar

Delcio Brica Brica Triste noticia Companheiro. Deus que saiba castigar os envolvidos. Bom caracter e exemplo por reconhecer, aceitar tudo aquilo que o proximo fez quando precisavas. Ate mesmo eu apartir de jà vou agradecer a Deus por afastar o mal d sua pessoa. E ao Lider da renamo pela sua intervençao. Em nome Da Liga da juventude do MDM. Na provincia de Nampula. Vao os meus comprimentos endosando o seu coraçao que ALLAH. Te abençõe amim

3 · 9 hEliminar

Lp Parker Fonseca ops

8 hEliminar

Sulemane Jamal Voce hoje abandonou a Renamo, o partido que te lançou no mundo da politica, afinal não sabia que existe pessoas que mata por prazer, ou por esquadrões da morte veio antes da Independencia ja existia esquadrões da morte, naquela altura era para acabar com pessoas do centro

1 · 8 hEliminar

Neves Nhavene O Carvalho veio aqui para nos falar o cenário triste que lhe aconteceu em 2000.
Acho que noutro dia poderá vir aqui também nos falar das suas escolhas políticas, nota que ele não disse que estava insatisfeito no mdm ou na Renamo por onde passou.

1 · 8 hEliminar

Ana Maria Zacarias TRIXTE ESSE E UM REGIME Q DEVIA DESAPARECER

8 hEliminar

Eduardo Domingos Triste, Kabila nem sabe disso

8 hEliminar

Ematum Falido Arrepia ler isso saber k passou e vive até hoje na Graças de Deus ele é grande e continua assim reconhecendo o líder Dhlakama em pessoa pelo esforço de resgate. Lamento

1 · 8 hEliminar

Juvêncio Flores A Renamo te ajudou
De certeza k esse líder foi bom cntg
+ se isso acontecer nesse teu mdm capaz n t3 ajudarem.
Agradeça mil vez a renamo

1 · 8 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Não misture as coisas.

7 hEliminar

Issufo Niki Triste historia,deus no comando

8 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Deus no comando

1 · 7 hEliminar

Nelson Campos Issumalgy Triste cenario

1 · 8 hEliminar

Arcénio Sebastião Neves AFINAL ESTAS ACCOES TEM MAIS DE 18 ANOS?

8 hEliminar

Augusto Antonio Antonio foi triste companheiro,

8 hEliminar

Armando Munguambe Lametu por não ser fiel no partido escrificaci cou seu filho mas esses não concedeirão eu me rependia é preocupavá por meu presidente Afonso Dlacama meu erimao fassa isso pruque Mdm via alias já comesso.... Dar aqui você não tem mereces cou Simago no terá nada

1 · 8 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho O Assunto não é esse

1 · 7 hEliminar

Antonio Milton O assunto é ingratidao da parte do sr Geraldo Carvalho. Tas perdoado.

7 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Não devia mentir. Se fiz mal partilhar um triste momento desses. Desculpa. Agora outro assunto prefiro não misturar com este acontecimento.

7 hEliminar

Manuel Domingos Agostinho Deus é pai não é padrasto.

8 hEliminar

Luis Florindo Campira Chinonaka chinodula kkkkkkk
Hoje a vida ee outra meu Caro. Tinha k sofrer

8 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Não é assim kkkk

1 · 7 hEliminar

Miguelcarlosjoao Joao Triste

8 hEliminar

Amos Jonathan Tapera Sofrer um sequestro e sair bem so Deus

8 hEliminar

Meque José Meque Mesmo assim a quem diz que Dhlakama é um belicista bandido armado, blá blá blá, só espero que saiba agradecer o esforço do carismático líder general e marechal pai do povo pai da democracia o único líder na africa que luta por interrece do povo. Viva DHLAKAMA

3 · 8 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Está claro no texto. Obrigado mais uma vez a todos

1 · 7 hEliminar

Nalia Ugembe


8 hEliminar

Abi Felix Trist

8 hEliminar

Quineira Bamo Bamo


8 hEliminar

Samorai Pasqual Moses Epaaaaa!!!!!! E muito triste isso que aconteceu consigo

7 hEliminar

Neves Arcanjo Raul Triste isso

7 hEliminar

Fabiao Basilio Muitiacalai Muito triste isso tudo.

7 hEliminar

Lino Mosalino É por estas e outras q eu pessoalmente acho q akeles senhor jamais deverão entregar armas e dismobilizar sem que haja certeza q realmente estamos em paz nesse país.

7 hEliminar

Laifod Bebula Cambira Cambira meus sentimentos,grassas a renamo

7 hEliminar

Sadino Muhampuha Te salvaram? E traiste o teu Salvador! Klkkk! Coisas e coisinhas!

7 hEliminar

Nasser Dulá Júnior Triste isso primo. A vida e urgente,

7 hEliminar

Eunice Emilio Janota


7 hEliminar

Natalcio Machalela Muito triste, e o regime ainda continua com as matansas. Isso é mau.

7 hEliminar

Fernando Pequenino Li atentamente este triste e desumano acontecimento. Todo e qualquer homem e mulher de boa vontade e amante da paz fica comovido com esta mensagem. Esta eh uma prova inequivoca, incontornavel e indeclinavel que o Presidente Afonso Dhlakama foi enviado por Deus para nos libertar e nos tirar da terra da escravidao e das maos dos faraos de Mocambique. O Presidente Afonso Dhlakama eh Moises dos nossos tempos. Vai-nos tirar desta escravidao. Por isso todos aqueles que falam mal da Renamo e do Presidente Afonso Dhlakama serao punidos por Deus. O Senhor Geraldo Carvalho eh exemplo vivo de que o Presidente Afonso Dhlakama eh o mensageiro da paz e protege a todos os Mocambocanos. Carvalho nao fales mal da Renamo e do Presidente Afonso Dhlakama. ELE EH HUMANISTA. Infelizmente quando fundaram o MDM passaram a vida a insultar a Renamo e o Presidente Afonso Dhlakama que vos abriu olhos e vos mostrou o caminho. Carvalho indique um unico membro senior e de proa do MDM que nao tenha sido da RENAMO. Mais uma vez. Porque passam a vida a falar mal da RENAMO e do Presidente ou seja do Moises, ou seja do libertador Afonso Dhlakama?
Se nao fosse o Presidente Afonso Dhlakama e a RENAMO quem teria coragem de formar e fundar partido pilitico?!. Nao se lembram que muitos mocambicanos que tentaram fundar partidos sucumbiram e outros foram para o exilio? Se nao fosse o Moises e Presidente Afonso Dhlakama e a RENAMO esses partidos que parecem cogumelos nao teriam existido.
Mais uma vez nenhum Mocambicano lucido e em plena posse das suas faculdades mentais deve falar mal do Moises e Presidente Afonso Dhlakama e a RENAMO. Nao se lembram que quando a Frelimo chegou em 1975 vandalizou e profanou as igrejas e mesquitas?!. Os padres eram expulsos. A Frelimo orientava comicios interminaveisa das 7:00 horas as 17:00 horas onde abaixavam Deus. Diziam que Deus nao existe. A Liberdade Religiosa foi terminada com a Frelimo. Tinhamos voltado para as CATACUMBAS DE ROMA. Foi o Moises e Presidente Afonso Dhlakama e a RENAMO que devolveram a liberdade religiosa e a dignidade humana aos Mocambicanos. A Frelimo matava Regulos e Curandeiros publicamente. Foi o Moises e Presidente Afonso Dhlakama e a RENAMO que disseram os regulos e curandeiros devem continuar a exercer as suas funcoes livremente. As famigeradas guias de marcha quem disse para terminar e deixar os Mocambicanos circularem livremente foi o Moises e Presifente Afonso Dhlakama e a RENAMO. Carvalho veja so que nas eleicoes de 2013 aqueles que concorreram pelo MDM, arrastaram massas e multidoes, ganharam, a Frelimo roubou os votos hoje estao na miseria Eles eram funcionarios. A Frelimo os expulsou esatao na miseria e na pobrezs absoluta. O MDM os abandonou nem foi capaz de lhes prover advogados. Se tivessem concorrido pela RENAMO, o Moises e Presidente Afonso Dhlakama nao os teria abandonado. Dhlakama eh tambem Mandela de Mocambique.

5 · 7 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Não este o assunto. Eu apenas partilhei oq aconteceu naquele dia.

1 · 6 hEliminar

Antonio Milton E hje chama de partido armado!! Sr ja imaginou se o General nao tivesse sua guarda armada oqui seria?

6 hEliminar

Sergio Michaque Machava Sim lamentável demais, muita crueldade e violação contra humanidade.

7 hEliminar

Ajm Selemane AGUARDO O LIVRO DAS MEMORIAS!

7 hEliminar

Domus Oikos Deus Santo...😨

7 hEliminar

Calisto Jossefa Dá para dizer que os esquadrões da morte vem desde o tempo de.... .....!

7 hEliminar

Raimundo Mpaca Deus, derrame a sua benção para esta terra.

7 hEliminar

Unay Cambuma Poxa mas que história mais terrível!
Epa esta gente da frelimo só a bala.

7 hEliminar

Alberto Geraldo Armario TRISTE

6 hEliminar

Makhandazi Makhalela Graças a Deus que você está ainda vivo!

6 hEliminar

Emilia Ngoka K triste iso

6 hEliminar

Jose Mauricio Macrosse foi triste

6 hEliminar

Mário José Sumbane É triste saber que somos escravos, existem Deuses em Moçambique e Reis que decidem quem e quando morre!! Vive como deve viver!!! Afinal Liberdade e Democracia em Moçambique é uma farsa e miragem!!Que pena que horror!!

6 hEliminar

Idalina Chapanga k historia triste graças a deus conseguiste escapar e hoje estas a contar o acontecido

6 hEliminar

Farias Da Silva Felizmente madoda MA's é axm k se destacam os grands homens, terenx a sua historian PRA sempre e hoje tens oportunidadoportunidads contar pra todo pais e pela voz do povo na AR

6 hEliminar

Amilcar Dos Santos Mazime SAO ASSIM DESDE A GÉNESE MATARAM MUITO EXEMPLO EDUARDO MONDLANE ,URIAS SIMANGO ,PADRE GUENJRere e muitos

6 hEliminar

Farias Da Silva Digo: oportunidades pra contar so povo inteiro

6 hEliminar

Andre Machava


6 hEliminar

Edmundo Jose Triste!!! Amem.

6 hEliminar

Frederico Moiane Momentos terríveis p um irmão c direito a vida seja qual for a razão triste mesmo

6 hEliminar

Gabriel Ferrão É momento destes selvagens pagarem pelo que cometeram

6 hEliminar

Dyno Maravi Terrivel

6 hEliminar

Gorethy Reis


1 · 6 hEliminar

Sisqo Ramsey Dos Mates Faltou aqui, contar, o que tera acontecido com os que lhe torturavam, quando os guardas da renamo te resgataram. Sinto muito pelo sucedido, mas, acredito que o tres homens tambem foram torturados, mortos, talves queimados vivos pelos guardas....nao e* apartir de um texto unico, que nao apresenta os factos anteriores, nem posteriores julgar quem e* mau ou bom neste pais. As pessoas so se matam por interesses contrarios, nao conseguem acomodar as diferencas.

Nenhum destes todos e* enviado de Deus, para salvar quem quer que seja. Sao individuos que apresentam a caracteristica animalesca que o ser humano detem de forma mais acentuada que os outros.

6 h · EditadoEliminar

Gorethy Reis É triste

6 hEliminar

Chico Agostinho Marques Marques É de lamentar...

6 hEliminar

Rrg Magaia Triste realidade ' um grupinho de assassinos ...

6 hEliminar

NicriSs Manejo Jr. Muito doloroso

6 hEliminar

Orlando Ntaiamanja Não tenho, o que comentar. Pois, o ilustre, Fernando pequenino, me retirou a palavra, com o seu excelente comentário.

6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


1 · 6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Mudjovo Daniel Mauro


6 hEliminar

Ibraimo Assane O que mais me inquieta é o facto de narrar vasta gratidão ao Líder e hoje joga diferente! Você é mesmo ingrato e traidor

4 · 6 hEliminar

Inusso R. Dramusse Dramusse


1 · 6 hEliminar

Inusso R. Dramusse Dramusse


2 · 6 hEliminar

Anapedro Feniasse Feniasse


5 hEliminar

Armando Cuna Fico com a impressao de que Ibraimo Assane nao sabe o que significazm as palavras ingratidao e traicao..

36 minEliminar

Latito Assumate Viveste a morte

6 hEliminar

Latifo Ernesto Zingalume 😅

6 hEliminar

Nelson Fernando Steven Triste isso

5 hEliminar

Hélio Cuamba O importante é que o sangue ainda corre nas tuas veias...

5 hEliminar

Victor Matombo Tacuessa


1 · 5 hEliminar

Gilda Húo Matsinhe Assacinos não pensam duas vezes pra matar

5 hEliminar

Ivo Jambane Jambane Assassino e nunca (assacino). Português.

5 hEliminar

Jessica Alfredo Humm! Triste cenario

5 hEliminar

Joaquim Mocombo deus esteja com nosco.

5 hEliminar

Mario Chioio Meu Deus, k triste!
Deus poupou sua vida
nunca o eskeça!

5 hEliminar

Madje Raul Raul Hoje fala mal d renamo , procaria d merda

2 · 5 hEliminar

Anapedro Feniasse Feniasse É um traidor esse ingrato

5 hEliminar

Anapedro Feniasse Feniasse


5 hEliminar

Jah Warrowarro Vamos devolver o que fizeram custa que custar

1 · 5 hEliminar

Nordino Araújo Iriano Lamentável,phá

5 hEliminar

Bandeira Lurdes Bandeira


5 hEliminar

Kina Mafunga Sem palavras

5 hEliminar

Antonio Antonio Nada vem a tua tudo conquista se,hoje já está a confluir das passagens tristes

1 · 5 hEliminar

Sufyan Abdul Wahid Nambera


5 hEliminar

Horlando Fuleque


5 hEliminar

Gote Rafa Muito triste, mas quando os matadores desse país desejam matar e o pai nosso Deus sem o desejar sempre salva. Gostei por reconhecer o esforço do pai de Moçambique, o general A. M. M. D.

1 · 5 hEliminar

Ssnoop Angelo Folgado Graças a Deus ter sobrevivido,lamentável o que Mdm fez com os membros da Renamo.

1 · 5 hEliminar

Mateus Joao Chico K Deus extja consigo PA sempre

5 hEliminar

Napili Jonlife Jonhlife Isso Nao É Pra Esquecer,se Tive Como Faria Um Livro.

5 hEliminar

El Patriota Profundo e muito triste!

1 · 5 hEliminar

John Wetela Deus é pai recupera carne de humanos, parecer que nunca teve problems.

5 hEliminar

Armando Mugadui Um dia tudo vai mudar irmao.acreditemos k o tempo e mestre da vida.

1 · 5 hEliminar

John Wetela Um dia vai vir a verdade.
Me diga, hoje, ainda és da renamo?

1 · 5 hEliminar

Pascoal Salvador Pedro Pedro Muito triste

5 hEliminar

Willy Benny Triste, o que fizeram...

5 hEliminar

Nuno Diogo


5 hEliminar

Fina Caula Caula Que Deus ti proteja mas uma vez só ele é q podemos confiar.

5 hEliminar

Celso Semendane Chichongue Aya kwini???

5 hEliminar

Bernardo Domingos Ganho É muito triste meu chefe!...graças a Deus sobreviveu meu chefe.

5 hEliminar

Anselmo Tomas Araujo Graças a Deus mesmo

4 hEliminar

Berlim Berlim o sr sempre falou mal d renamo. e ja chamou n nome ao n general,. O mund ralha d tud. fazer bem , fazer mal o mund d ralha

4 hEliminar

Ernesto Benjamim Gimo Gimo Ate k ele reconheceu. Sabia k RENAMO tem maior membros k xtao nos partido oposto.

3 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Estou a contar oq aconteceu naquele dia.

2 hEliminar

Yannickiwa Jamal Ds Madeira Ingrato de m€rd*

1 hEliminar

Anselmo Tomas Araujo


4 hEliminar

Canonde Biao Recordar é viver Deus é pai e justo

4 hEliminar

Faid Aly Be carefully.Those guys are killers.
Shame for you!

4 hEliminar

Navalha Agnaldo Navalha Recordar é viver

4 hEliminar

Sicoche Patricio Foi duro pasar por isso. Deus é pai não padrasto

4 hEliminar

Antonio Matavel Conta a historia de como e pork saiu da Renamo e gracas aos homens deste guerrilha esta vivo . Tambem no livro de memorias conta tudo k fez nas batalhas k travou quando guerrilheiro da Renamo.

4 hEliminar

Zacaria Filipe Zacaria Se k dizer sr deputado,,deus asima de tudo...

4 hEliminar

Gildo Marrumete


4 hEliminar

Antonio Joao Tepa Agora irmão realmente é triste. Mas esses homens k reconheceste k vendiam fraldas ...tepwe onde pararam????

4 hEliminar

Jorge Santiago TRISTE

4 hEliminar

Richardson Manhoso Estevao Triste situacao .....

3 hEliminar

Antonio Acacio Coragem Dr.Carvalho, Deus é pai demos graças a ele por ter lhe cuidado

3 hEliminar

Sampaio De Aline Marlon Triste.

3 hEliminar

Stelio Fernando Muteco Foi mt mt triste

3 hEliminar

Mouzinholimpojoaquim Limpojoaquim foi uma coisa muint sintimental.

2 hEliminar

ORlando Zefanias Tumbela Vilankulo eu acredito k estao aí agozar boa vida,quem mata aqui em moçambique tem uma identidade nao é qualquer pessoa,tem simbolo,o importante é ter sobrevivido o nosso irmao,ninguem foi nascido pra ser tirado a vida por alguem,mas em fim acontece em moz,segunda a naraçao do homem,se nao ak47 q acaba contigo ao envenamento nao escapa

3 hEliminar

Chambo Hongolane Chambo Muito triste mesmo.

3 hEliminar

Muzungu Ndini Os rangers são gente boa.

1 · 3 hEliminar

Belcio Mahoho


3 hEliminar

Miguel Miguelito Graca a deus mesmo porque element tinha proposito com a sua Vida.

3 hEliminar

Azarias Davene


3 hEliminar

Balofu Portugal Triste história

3 hEliminar

Filipe Moio Aguardamos do Livro acredito que vai narrar uma parte da História do país. Força Sr Deputado

3 hEliminar

Jesus Negro Anix Muito trist

3 hEliminar

Mussa Caisse Caisse


2 · 3 hEliminar

Rofino Mbalame Ande mbuya.

3 hEliminar

Amável Vera Cruz Cruz Sim senhora . Triste episódio . Pessoalmente acompanhei esse episódio , mais nunca imaginei que foi nesta proporção . Mais porque Dois existe está vivo com saúde se calhar melhor que aqueles que o tentaram matar .

3 hEliminar

Walton Rabeca Triste

2 hEliminar

Inácio Dasilva Luis Luís TRISTE,

2 hEliminar

Zerio Joao Filiminho LAMENTAVEL

2 hEliminar

Moçambique Em Guerra Foram os assassínios de chissano. Naquele tempo até os criminosos sao da frelimosanguineos.

2 hEliminar

Arnaldo Julio Arnaldo Triste

2 hEliminar

Siul Sobrevivente


2 hEliminar

Sandra Zunguze Triste historia meu deus, at o meu corpo arrepia lendo essa mensagem.

2 hEliminar

Laura Zaqueu Meu deus kanta crueldade.

2 hEliminar

Afonso Hilton António João Foi Muitíssimo triste.

2 hEliminar

Zangua M'Pimbe Geraldo, bom filho volta a casa

2 hEliminar

Carvalho Geraldo Carvalho Estou a contar oq aconteceu naquele dia situando vos o local e as circunstâncias. Não tenho como não falar da RENAMO e o líder. E agradeço

1 hEliminar

Zangua M'Pimbe Muito bem, mas as saudades ficam no sangue e na carne .
A Renamo é um caminho que quando nela entramos não nos sai do sangue

38 minEliminar

Jose Cumbana E daí ?

2 hEliminar

Ancha Pial


1 hEliminar

João Carvalho Também agradecemos muito a eles....foram mesmo heróis e nos devolveram o pilar ....

1 hEliminar

Assifo M. Sapatinha Deus é pai de todos!

1 hEliminar

Penny Paruque Isso E triste Mano confia a deus, e tenha fe

1 hEliminar

Tomas Raposo Irmão de verdade és um heroi de verdade neste lugar recordar foste um verdadeiro guerrilheiro contra a frelimo

1 hEliminar

Tomas Raposo Estou a pedir socorro de credito

1 · 1 hEliminar

Pauluxa Mandara Muito triste a realidade do nosso país
Mas graças a Deus irmão sobreviveste a tentativa e massacre

1 hEliminar

Yannickiwa Jamal Ds Madeira VAI CONTAR ESSA HISTORIA AO GENERAL AFONÇO M.M. DLHAKAMA

1 · 1 hEliminar

Carmen Alteza Lamentável, porém, são coisas de política, quem segue por este caminho deve estar ciente dos ricos!

1 hEliminar

Suluho Suluhu Meus sentimentox irmaox

1 hEliminar

Chinai Joao Chinai Deus está sempre presente no meio de Resistentes para os proteger.

1 hEliminar

Rosa Vissai É triste.

1 hEliminar

Emedita Seifane É muito triste....

1 hEliminar

Paixao Tulio Da Sonia


1 hEliminar

Jimmy Zeneco A boa da sua histori ainda reconhece seu papoite o grande general afonso m. Dlhakama...

1 hEliminar

Selemane Amade Amade E porque é que trocou renamo de Dhlakama por mdm?
Por gratidão não seria razoável continuar ao lado do Dhlakama como alguém que deve a sua própria vida?

1 · 1 hEliminar

Henriques Nhachale Graças A Deus

1 hEliminar

Cufa Culipo Nguenha Mas ate agora so parece q o sr carvalho virou o cano contra o salvador si juntando aos assasino e criminosos d mdm . Favor volte em casa as portas tao aberto .tamos sua espera

1 hEliminar

Agamemnon Troy Lamento bastante agora entendo porque ficaste diferente kndo chegamos em inhaminga em 2009 no processo da implantação do mdm tomavas tanta atenção com muita friesa o mas atencioso foi como saímos de lá.
Apesar de nós cursarmos nos arredores de chiveve e fazeres de conta k não se lembra de mim kero k saibas k me tornei político ao seu lado e me sinto político.
Jovem Motomoto.

1 hEliminar

Hélder Domingos Francisco Senario lamentavel

59 minEliminar

Lapson Machingo Machingo Triste

53 minEliminar

Kelven José Junior Poko acredito. Pós pode ser seus inimigos. Durante o mandato de Chissano não havia conflitos.

53 minEliminar

Abudo Suale Suale AMINHA PERGUNTA É:
Agora porque está no
MDM? Eu gosto do sr.

1 · 51 minEliminar

Amancio Sergio Senderriane Triste isso. Muito chocante !!

50 minEliminar

Pequeno Chissemo Chunguane E muito triste saber que somos enganados pela FRELIMO enquanto nos mata pelas costas

44 minEliminar

Bartolomeu Xuxu Triste episódio, mas gostei o reconhecimento isso faz parte de humildade. ...

44 minEliminar

Alfredo Casaco DEUS É PAI. Cada terá o seu salário.

41 minEliminar

Amancio Sergio Senderriane Epah Aleximidio John leia essa tristeza broo !!

41 minEliminar

Pedra Preciosa Triste situacao deus è pai

37 minEliminar

Wiliamo Dos Solidarios Deus é o único

36 minEliminar

Oliveira Madilson Carlitos Triste

27 minEliminar

Franque Rui Canxixe Triste mas Deus é grande

27 minEliminar

Guilhermina Cossa Muito triste, sinto por seres humano

26 minEliminar

Titos Cuboneira Mbondo Mentira dele faziam isso aos nossos antequeridos que passaram por esse episódio que acaba de arrolar, que deus faça justiça. Para além disso esses enganados dele Malandros De Moçambique, estejam atentos e já morreram porque essa revelação está clara pela manifestação de abandono e regresso a casa..... onde teve origem. FUNGULA MAS SÓ MWAFA MWENSHENE. Até a hora da verdadeira fim da história.

24 minEliminar

Pwb White Bird Jelas. Vai visitar as casas dos comandos na zona do CFM e fazer uma mbhamba... Kenny , da Vunganizwa.

20 minEliminar

Samuel Simango Carvalho sempre presente na política activa.

16 minEliminar

David Chimbire Triste acontecimento , Deus existe realmente , aguardo o livro

16 minEliminar

Latifo Xarifo muito triste essa historia

Sem comentários: