segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Projeto entrega motos ambulância para grávidas



Mulheres_mercadoUm programa de apoio à saúde materna e infantil entregou hoje cinco motas ambulância e outros materiais para a província de Sofala, centro de Moçambique, numa altura em que o transporte continua a ser uma raridade.
"A nossa enfermeira vai ter melhores condições para reduzir a mortalidade materna e infantil nas nossas unidades sanitárias", referiu Emelina José, representante da direção provincial de saúde ao receber o donativo.
O apoio deverá beneficiar mulheres grávidas abrangidas por 30 unidades sanitárias de 11 distritos.
Muitas mulheres moçambicanas continuam a dar à luz em casa, sem assistência qualificada e tardam em procurar serviços de uma unidade de saúde, destaca a direção do Programa de Sobrevivência Materna e Infantil da Usaid, agência norte-americana para o desenvolvimento.
Só 36% da população tem um centro de saúde ao qual pode chegar em meia-hora, enquanto outra parcela de 30% não tem acesso a nenhum tipo de cuidado, acrescenta.
As moto-ambulâncias hoje entregues pretendem "reforçar o transporte da mulher grávida, desde a comunidade onde se encontra até à respetiva unidade sanitária".
O material entregue inclui 'kits' de demonstração culinária com o objetivo de reduzir os índices de desnutrição.
O Programa de Sobrevivência Materna e Infantil é um consórcio liderado pela Jhpiego, entidade afiliada da Universidade Johns Hopkins, e que inclui as organizações Save The Children, John Snow e PATH.
O consórcio trabalha com o Ministério da Saúde para aumentar o acesso da população a serviços de saúde reprodutivos, maternos, neonatais e infantis de qualidade, com foco nas províncias de Nampula (norte) e Sofala (centro).
LUSA – 18.09.2017

Sem comentários: