sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Um pedido a Bancada da Frelimo


"Estamos a falar de viaturas mais velhas, o que significa que algumas delas têm um período de vida mais longo. Pretende-se estimular a importação de viaturas que tenham algum valor e evitar a proliferação de viaturas que chegam cá ao país e já não têm muito para dar", afirmou Ana Comoana.
Pensei no meu Toyota Corolla, fabricado em 1994. Primeiro uma pergunta: o que o Estado perde se o meu carro fica parado, na minha casa ou na do vizinho, que só chegou depois que paguei todas as taxas exigidas?

1. Vamos contar a história. No tempo de Chissano não era fácil nem sequer sonhável ter carro pessoal de segunda mão. Salvo se era roupa, vulgo "calamidade". Terá havido algum estímulo para importação de viaturas que tenham algum valor? Absolutamente nada. A falta de viaturas nacionais, em quantidade (da qual vem a qualidade) não estimulava o Governo a reabilitar as estradas. Alguns destinos, como Maringué, até 1997, só eram acessíveis por meio de tractor. Até que o Primeiro camião foi oferecido pelo próprio Presidente Chissano, mas foi parar em Quelimane criando um problema bicudo na zona.

2. No tempo do pai da modernização de Moçambique, o visionário, o carro de segunda mão tornou-se um sonho alcançável. Ganhou-se alguma coisa? Muito. Os benefícios indirectos de carros de segunda mão são imensuráveis. Como o Estado não disponibiliza ambulâncias suficientes, os doentes dos bairros e das aldeias recônditas de Moçambique são transportados em carros de segunda mão do vizinho. Como o carro de segunda mão requer manutenção constante, o número de oficinas e de lojas de venda de peças (de primeira e de segunda mão) aumentou e com eles os mecânicos e revendedores. As escolas de condução, as bombas de abastecimento, as garagens, os guardas, etc. são parte indirecta positiva absorvendo uma mão de obra que, por sua vez, reduz as tensões sociais. Hoje, quem procura um talhão para construir casa própria quer saber se "chega carro" o que, mesmo não tendo um, mostra sonhos de...um dia.... As estradas são constantemente reabilitadas e até em Tete, por meio de reclamação popular (que também apoiei neste espaço não obstante as criticas que recebi), fez-se adormecer portagens já feitas que, de certeza, visavam cobrar taxas de gente com carros de segunda mão; as receitas para o Estado (e não para um grupo de lobistas) aumentaram.
3. Hoje, fala-se de uma medida que afigura-se-me um retorno ao passado. O passado não deu resultados palpáveis em relação ao incentivo a compra de carros 0 Kms. Bom, pode parecer ser o desejo do Governo. Eu acho ser o desejo de um grupo de lobistas que é preciso desmascarar. Como se diz, a medida terá que passar pelo Parlamento. Por isso quero dizer algo que muitos gostariam de dizer mas falta-lhes a coragem, como no caso das portagens, mesmo quando parecem apoiar algo de que serão as primeiras vitimas. A Frelimo é um Partido de massas, mais próximo dos pobres. Isto não significa que goste da existência de pobres, mas faz de tudo para tira-los da pobreza e estimular-lhes o desejo de sonhar. Não podia/devia, por isso, deixar-se manipular pelo lobby dos ricos que, usando palavras bonitas e testas de ferro domésticos, manipula a opinião pública em seu benefício, transformando a dúvida em certeza e a certeza na dúvida. Que os outros governos baniram a importação de carro de há cinco, sete, e mais anos não pode ser motivo suficiente para sermos "macaco pimpim, o imitador daquele livro da quinta classe doutros tempos". A história da migração digital é exemplo eloquente de que não podemos desejar chegar onde os que nunca passaram pela experiência por que passamos chegaram. O carro de segunda mão foi uma das conquistas bem conseguidas/pensadas pelo Governo da Frelimo para os pobres sonhadores; é deles que saem os sonhos para carros 0 Km. Quando avaria, não o vão entregar ao governo e nunca deixa de ser útil, mesmo que seja para fotografias. .
Não se pede governadores, não se exige do Estado dinheiro, não se implora a criação de bancos, não se impõe o sacrifico ao poder central de excessos de despesa, diz-se apenas: deixe-nos comprar o carro de segunda mão e quando estivermos bem estáveis, quando forem prósperas as nossas condições económicas, então realizaremos o largo plano de comprar "viaturas que tenham algum valor e evitaremos a proliferação de viaturas que chegam cá ao país e já não têm muito para dar". Vivo na esperança de que a Frelimo, cujos deputados também andam com segunda mão particular, não os repudiará, porque eles oferecem-lhe ensejo de vincular o seu nome a uma tentativa louvável de criar sonhos e nunca enterra-los, a um empreendimento auspicioso de preservar as conquistas e nunca desmantela-las, a uma exploração digna da protecção oficial, porque o pais tem tudo a lucrar e nada a perder com eles.
O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou hoje uma proposta de alteração fiscal que agrava o imposto de importação de carros usados e de…
Mostrar mais reaçõesComentar
19 comentários
Comentários
Aaron Judá Muito boa a analise ...
Mostrar mais reaçõesResponder
2
1 h
Gerir
Alexandre Cote Obrigado Eusébio A. P. Gwembe. Pela licao e nos fazer perceber a verdadeira couva que nos obrigam a no enfiar.
Mostrar mais reaçõesResponder
2
1 h
Gerir
Issufo Issufo Milengue para o Patrão e Mercedes para os empregados...
Mostrar mais reaçõesResponder
3
1 h
Gerir
Edson João João Alberto Palavras bem ditas. Eu nao tenho 1000000 para comprar carro novo na Entreposto. Ao inves de banir carros da segunda mão, deviam se preocupar em aumentar o salário para que o funcionario publico tenha capacidade financeira de comprar uma viatura 0km. Au...Ver mais
Mostrar mais reaçõesResponder
5
1 hEditado
Gerir
Gervasioa Absolone Chambo Fazes um boa nota quando fazes referência as lojinhas de peças, mecânicos da esquina, escolas de condução, bombas, portagens, impostos de importação etc, etc. Os carros de 2010 em diante são bem carros no Japão. Aguardemos pela decisão da AR.
Mostrar mais reaçõesResponder
3
1 h
Gerir
Jemusse Abel Eusébio A. P. Gwembe gostava que eles tivessem este texto. Porque eu estou fazendo.poupanças pra compra do meu second hand...
Mostrar mais reaçõesResponder
2
1 h
Gerir
Gervasioa Absolone Chambo Penso que deviamos nos organizar e criar uma resiliência cidadã e reivindicativa contra qualquer pensar ignorante do governo que prejudique o nosso bem estar e os nossos sonhos. Esta banição de viaturas de segunda mão é um desses casos.
Mostrar mais reaçõesResponder
1
1 hEditado
Gerir
Alexandre Chivale 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mostrar mais reaçõesResponder
2
1 h
Gerir
Gervasio Avelino Os nossos representantes lá na casa do Povo não vão aprovar essa proposta de lei na totalidade. Não só os carros de segunda mão, mas, também, o Carapau- que ajuda muito a dieta alimentar de muitos "pobres".
Mostrar mais reaçõesResponder
2
1 h
Gerir
Mario Albano O título seria " O Governo acaba com a classe média em Moçambique " dai existirão duas classes apenas os Pobres e os Ricos... nem precisar ser economista para perceber que os mais pobres é que vão pagar a dívida da EMATUM, por que não rever os grandes contratos de petróleo e gás ? Por que não reduzir os subsídios dos chefe?
Mostrar mais reaçõesResponder
3
1 h
Gerir
Eusébio A. P. Gwembe Nao so isso, Mario Albano. Ha muito lugar onde recolher impostos ou onde sobretaxar. A Mozambique Leaf Tobaco, la em Tete, por exemplo. A Mozal, ha 20 anos paga zero, segundo o Jornal @Verdade! Até, por influencia de lobistas, é capaz de desvalorizar os atestados medicos passados pelo Sistema Nacional de Saude. Vamos aguardar com serenidade para a decisao dos camaradas.
Mostrar mais reaçõesResponder
2
1 h
Gerir
Mario Albano Camarada Eusébio para nós que entedemos um pouco as coisas, ne o Cogresso que tem inicio pra semana já não dá esperanças. Não vai mudar nada se não pessoas o sistema será o mesmo.
Mostrar mais reaçõesResponder58 min
Gerir
Mario Albano Acho que o nosso estado foi capturado pelos lobistas a moda Brazil.
Mostrar mais reaçõesResponder47 min
Gerir
Edson João João Alberto Ninguém gosta uma viatura da segunda mão, mas a nossa capacidade aliada com o custo de vida que é alto termina ai (carro da segunda mão)

Nao me tirem o sonho de comprar uma viatura a 300mil mt, sera um sacrificio.
Mostrar mais reaçõesResponder
3
59 minEditado
Gerir
Uarivano Barros E lá se foi o meu sonho de ter carro!
Mostrar mais reaçõesResponder56 min
Gerir
Álvaro Xerinda Seria uma decisão histórica chumbar os planos do governo através do parlamento. Apelo que pelo menos desta vez pensem no povo
Mostrar mais reaçõesResponder55 min
Gerir
Manuel Bila Parlamento fazer o governo recuar "Missão Impossível"
Mostrar mais reaçõesResponder49 min
Gerir
Cheu Domingos Eusébio A. P. Gwembe no seu melhor. Sobre este assunto, esta é a melhor análise possível.
Mostrar mais reaçõesResponder48 min
Gerir
Jose Chirruco Palmas irmão
Mostrar mais reaçõesResponder39 min
Gerir
Chande Chaduli Bem dito,as causas sociais so enteressam ao partido das massas mesmo.
Mostrar mais reaçõesResponder3

Sem comentários: