terça-feira, 26 de setembro de 2017

UMA APRECIAÇÃO TÉCNICA AO DISCURSO DO PRESIDENTE NYUSI NA ABERTURA DO XI CONGRESSO

 NAS VESPERAS DO 11º CONGRESSO DA MAÇAROCA ADMINISTRADORA MANDA ESCORRAÇAR PARTIDO FRELIMO

Calidia_Fernando1Uma grande reviravolta na governação moçambicana
Há bem pouco tempo, o conceituado escritor Mia Couto, defendeu que o partido no poder deve saber aceitar ideias contrárias e que, nas instituições, as pessoas não devem ser dirigentes pela cor partidária. “Exijam a esses chefes que sejam competentes, que sejam patriotas, que se dediquem, defendam os interesses da cidade, do país. Às vezes, as pessoas honestas fazem isto (chefiar) melhor que os ´camaradas´ que não são tão honestos”, disse.
Esta aula que correu pelo território moçambicano como um rastilho de pólvora já esta a dar resultados positivos. Pela primeira vez em toda a história da governação do partido de Mondlane, Samora, Chissano, Guebuza e Nyusi, FRELIMO, uma administradora demonstra postura de governação apartidária e imparcial.
No presente mês do 11º Congresso do partido cinquentenário, do batuque e da maçaroca, a administradora do distrito de Namacurra, Calídia Esperança Fernando, decide tomar uma nova postura de governação. Pautando pela forma democrática, tornou-se a “figura” preferida dos membros e simpatizantes dos partidos da oposição daquela vila, que nos últimos tempos tem vindo a elogiar constantemente a sua forma apartidária de trabalhar.
A governante daquele distrito tem trabalhado de maneira transparente de modo a agraciar a todos os cidadãos. Membros destacados a nível do distrito pertencentes ao maior partido da oposição, Renamo, apertam a sua mão como símbolo de reconhecimento de boa prestação de serviços públicos, facto que deixa a administradora mais orgulhosa e confiante da sua prestação como servidora pública. 
O último episódio que revela a imparcialidade na governação da Administradora daquele distrito deu-se, no sábado último do corrente mês, quando o representante do partido Frelimo a nível distrital marcou uma visita de trabalho naquela que é a maior e a mais conceituada instituição pública de ensino a nível do distrito de Namacurra, no intuito de se reunir com os professores e a direcção da escola.
Segundo o Director daquela instituição de ensino, Luís da Silva Mário, Instrutor Técnico Pedagógico N1 de carreira, a administradora do distrito, em chamada telefónica e presencialmente o advertiu insistentemente a, impedir o partido Frelimo e seus dirigentes a nível do distrito de se reunir naquela escola, por se tratar de uma instituição pública e a lei estar bem clara quanto a questão da despartidarização das instituições do aparelho do Estado. Assim, “orientei ao 1º secretário do comité de círculo (do partido Frelimo) da Escola para se retirarem do recinto escolar e se aglomerarem na sede daquele partido, e acolher a reunião com o seu 1º Secretário Distrital” disse o director.
Como disse recentemente o escritor Mia Couto “a Frelimo não deve obrigar aos seus dirigentes a serem membros do seu partido” Namacurra torna-se desta feita um bom exemplo de governação a nível nacional.
Até onde se sabe, a reunião entre os funcionários daquela Escola e o representante do partido de Filipe Nyusi naquele ponto do país não ocorreu.
Esta é apenas uma daquelas histórias no nosso país em que os nossos governantes deveriam se orgulhar e seguir como exemplo. “Trabalhar na Zambézia de forma apartidária e não apenas defender a cor partidária já é uma realidade” dizem alguns membros da sociedade civil.
Por Antónimo Domingo da Graça
Email: antonimodagraca@gmail.com 
Egidio Vaz
DEFININDO O TOM: UMA APRECIAÇÃO TÉCNICA AO DISCURSO DO PRESIDENTE NYUSI NA ABERTURA DO XI CONGRESSO
Na manhã de hoje, dia 26 de setembro de 2017, o Presidente da República e da Frelimo, Eng. Filipe Jacinto Nyusi inaugurou formalmente o XI Congresso do Partido Frelimo; o nono desde a independência nacional.
À semelhança dos outros congressos, antevêem-se mudanças, continuidades e descontinuidades. Partilho de seguida as minhas impressões técnicas sobre a forma e o conteúdo do discurso; as audiências a quem se dirigem bem como o argumento central.
REALIZAÇÃO
1. Comunicação não-verbal (comunicação corporal/body language): O Presidente Nyusi apresentou-se um “pai” alegre, descontraído e muito feliz por rever os seus camaradas. Um gesto bem conseguido que visava transmitir confiança aos presentes e a serenidade necessária para os trabalhos do Congresso.
2. Gestão da atenção do público: O Presidente sabia que o seu discurso seria longo (uma hora ou mais). Por isso partiu-o em vários momentos intercalados por canções por ele próprio entoados. Canções que, diga-se contextualmente, organizados por tema. A propósito, uma das marcas pessoais do Presidente Nyusi é a sua versatilidade na cultura: os Nyusi são versados na arte e cultura. Cosme Nyusi (poeta), Casimiro Nyusi (coreógrafo e músico), Filipe Nyusi (coreógrafo). A intercalação com canções e “vivas” tinha como principal objectivo reanimar os presentes para mantê-los vigilantes à sua mensagem. Um bom orador preocupa-se com a atenção da audiência. E em regra, controlar uma multidão de aproximadamente três mil e poucos exige muita destreza: ou lhes poe a rir ou lhes poe a cantar.
3. Sequência argumentativa: Presidente Nyusi sabe o que deve ser feito para por Moçambique fora da órbita da pobreza e do bloqueio internacional. Também sabe o que implica garantir uma paz efectiva e duradoura. Ele também conhece os desafios que pode enfrentar dentro do partido para que tais acções tenham lugar. Por isso a mensagem geral gravitou em torno da “Frelimo como gestora de Mudanças”. Mas para fortalecer o seu argumento preferiu fazer uma digressão histórica, desde o Primeiro Congresso ao presente. Na minha opinião, este exercício serviu para definir o tom (setting the tone em inglês). Ou seja, mostrar aos congressistas que ao longo do tempo, o Partido Frelimo encetou por mudanças, mesmo que nalgum momento inseguros sobre o resultado; que a Frelimo tinha que tomar tais mudanças, todas elas em beneficio do interesse superior do estado e das populações do que propriamente dela ou de cada indivíduo. A digressão histórica também serviu para demonstrar a coragem necessária que os dirigentes da altura tiveram que tomar para liderar tais mudanças. Portanto, ele que também vai operar decisões (e está operando), conjuntas e as vezes pessoais, não é diferente dos que lhe antecederam, que também tiveram que liderar os processos de mudança.

QUANTO A AUDIÊNCIA
Sendo o Congresso um instituto soberano, o discurso do Presidente Nyusi centrou-se nos congressistas presentes, nos membros e simpatizantes bem como no povo moçambicano no geral. Na categoria da audiência secundária está a comunidade internacional. Pôde notar-se em toda estrutura do discurso, mensagens claras e activáveis (ou seja, mensagens que compelem à acção) pelos congressistas. Mais adiante, darei exemplos.
QUANTO A MENSAGENS
O discurso contém um conjunto de mensagens a maioria das quais directamente dirigidas aos congressistas, membros do partido e aos moçambicanos em geral. Foi um discurso cujo objectivo central foi de activar os cidadãos para acção.
Algumas mensagens interessantes que consegui reter
a) Combate a corrupção: a mensagem dirigida ao público nacional, internacional e até aos próprios congressistas.
Num contexto internacional quase hostil marcado pelo bloqueio internacional e perante o imperativo de modernizar o partido e a economia, o Presidente Nyusi comparou o combate a corrupção a Luta pela Libertação Nacional. De resto, uma comparação bem conseguida se partimos do pressuposto segundo o qual só com a boa-governação é que os países poderão prosperar.
b) “As eleições para os órgãos são uma pequena parte da agenda do Congresso”: Paira um ambiente de grande ânsia com relação a eleição de novos ocupantes para diferentes órgãos do partido Frelimo. Conhecendo a Frelimo como é, e para que não se perca o foco, o Presidente decidiu alertar os congressistas para não debitarem todos esforços apenas neste ponto. Na verdade, e ligado ao ponto anterior, circulam nomes de alguns ambiciosos sedentos em ocupar cargos na comissão politica etc. Estes, não poupam recursos financeiros para cooptar e comprar mentes e votos. Foi a esses a que o Presidente se dirigiu também.
c) Ética política. Também ligado ao ponto B, o Presidente chamou atenção para a urgência de conciliar a actividade política à ética; um valor que, na sua opinião, é fundamental para a sobrevivência de um partido como a Frelimo bem como a sua continuação como partido de mudanças e gestor das mesmas.
Existem muito mais mensagens que o Presidente Nyusi quis passar, incluindo a necessidade de ouvir o outro, circulação de ideias e acima de tudo a unidade entre o Partido Frelimo e o povo bem como a centralidade do membro da Frelimo como embaixador e porta-voz do ideal do partido. Não posso dissertar sobre todos eles, até porque não cabe reproduzir as 21 paginas do seu discurso numa postagem.
Se tivesse que dizer em uma linha o que o Presidente Nyusi fez na abertura do Congresso, diria que ele preparou os membros da Frelimo para as mudanças necessárias, incluindo sobre a descentralização, refrescamento das estruturas do partido e reorientação de paradigmas de gestão do estado e do governo. Aliás, a dado passo ele afirma que não basta fazer mais do mesmo para abordar os desafios. É preciso fazer diferente também.
Há, para terminar, uma afirmação que me parece magistral e corporiza o resumo por mim feito. O Presidente Nyusi acabou de acrescentar uma perspectiva interessante ao nível dos paradigmas de liderança e governação: dois meses depois de ele ter tomado posse, afirmou à margem de uma reunião que manteve com algumas organizações da sociedade moçambicana, que GOVERNAR É RESOLVER PROBLEMAS. Desta vez, ele acrescenta uma perspectiva preventiva, afirmando que governar é TAMBÉM NÃO PERMITIR QUE TAIS PROBLEMAS SURJAM. Bem, aqui cabe como uma luva na mão a sua perspectiva de combate a corrupção e ao “banho” de consciência para a compra de votos.
PS: Marcelino dos Santos, Feliciano Gundana, heróis vivos da nação moçambicana. Meu respeito e minha vénia. Gostei o facto de o PR ter dedicado uma secção a eles. E outros “beijinhos” distribuídos (Joaquim Chissano, Armando Guebuza). Reconhecimento aos perecidos entre congressos…actos nobres.

PS1: esta foi apenas uma apreciação técnica a estrutura e conteúdo. Uma espécie de guia de leitura ao discurso do Presidente Nyusi. Poderei comentar criticamente a cada uma das ideias. O congresso está apenas no início. Quando tiver o discurso em formato electrónico irei partilhar aqui mesmo.
Mostrar mais reações
21 comentários
Comentários
Custódio Sabonete Obrigado pelas notas.
Mostrar mais reações5 h
Gerir
Mostrar mais reações
2
5 h
Gerir
Nelson Junior Salve!...Com todo o meu respeito e humildade,permita-me recordar ao publico que o Nyusi é mais um outro Frelimista.....Ja estamos quse meio seculo com a Frelimo no poder...e as crianças continuam a estar sentadas no chao,debaixo das arvores, mais de 70% da populaçao nao tem energia e nem agua potavel....Senhores, a Frelimo ja deu ( se é que deu algo) o que tinha que dar....O problema da FRelimo nao é o Samora, nem Guebuza, nem Chissano e acima de tudo nem do Nyusi,mas sim o sistema de governaçao da Frelimo...esses camarads desde 1975 estivereram e continuam a estar "out of touch" com a realidadde moçambicana...eles sao eles......e so pra eles.
Mostrar mais reações
11
5 h
Gerir
Egidio Vaz Eu fiz uma sumula da mensagem. Parece-me que o seu comentário está desenquadrado ilustre! EM todo caso, é uma opiniao a se ter em conta.
Mostrar mais reações5 h
Gerir
Nelson Junior Sei disso,mas simplesmente uma observaçao!..thanks!...o unico ponto positivo destes ultimos congressos,é a falta de "puniçoes".....
Mostrar mais reações5 h
Gerir
Saidoskitas Iglesia Vamos com calma... as conclusões depois do congresso... ainda é um processo.
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Ernesto Malawiano Pai é pai não se muda mesmo que seja seco surdo etc, sempre será pai
Mostrar mais reações3 h
Gerir
Nelson Junior Ps!....esses lindos blablas dos Congressos da Frelimo ja enjoam...O povo quer menos congressos e mais prosperidade.......
Mostrar mais reações
5
5 h
Gerir
Abdul Remane Suale Suale Grande Egídio Vaz. Eu não preciso estar fisicamente no Congresso. Vou me inteirando de tudo, através dos manos EV e Dino Foi, que o fazem com muita tecnica e sabedoria. Um abraço meus camaradas e votos de um óptimo congresso.
Mostrar mais reações
2
5 h
Gerir
Watson Postmortem Não me parece que este post seja do ilustre Egidio Vaz.
Mostrar mais reações
1
5 h
Gerir
Egidio Vaz Se nao for então diga de quem é.
Mostrar mais reações
2
5 h
Gerir
Dario Monteiro Obrigado Egidio Vaz.Por momentos me senti no congresso. Não sei como vão conseguir conciliar política e ética. Só vendo acontecer para acreditar. Pois a falta dessa conciliação não se passa só no nosso país.
Mostrar mais reações
5
5 hEditado
Gerir
Reinaldo Munguambe o congresso deve trazer solucoes urgentes e eficazes. esta na hora de por as coisas no seu devido lugar!!! ja nao ha espacos para promessas.
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Luciano Mapanga Mãos a obra. Que o discurso seja materializado.
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Lemos Junior ..., o partido frelimo comete muitos erros de palmatoria, sobretudo no estado onde qualquer governo se assenta para materializar a sua accao governativa, exemplo: controlo e hostilizacao de mentes lucidas como veiculo de manutencao de camaradas amados em funcoes sem merito. sei que estas ai no congresso, levanta esse ponto para ser debatido, quero ver se tens os dois no lugar (os meus ja foram queimados), risos!
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Lucas Inacio Olece Isso e um facto ilustre
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Lemos Junior Então parem de nos entreter com reformas do sector público.
Mostrar mais reações2 h
Gerir
Makwiza Filoafricano NO FIM DO CONGRESSO nós OS MOÇAMBICANOS ESPERAMOS QUE AS DELIBERAÇÕES SEJA DA daquelas
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Makwiza Filoafricano NO FIM DA REUNIÃO CONGREGACIONAL POLÍTICO partidária ESPERAMOS UMA DELIBERAÇAO BIOÉTICA APLICAVEL A POLÍTICA QUE CHAMAR-se-a de Deliberação BIOPOLÍTICA.
Mostrar mais reações4 h
Gerir
Renato Sale Nos actualize ilustre. Muito obrigado
Mostrar mais reações3 hEditado
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira Linguagem gestual ou corporal?
Mostrar mais reações3 h
Gerir
Egidio Vaz Linguagem corporal. Obrigado. E vou já mudar para comunicação não-verbal, para ser mais assertivo.
Mostrar mais reações
1
3 h
Gerir
Mostrar mais reações3 h
Gerir
Cayndo Lopes Cadir Ilustre Egidio Vaz, do seu ponto de vista ,quais sao os provaveis nomes que poderao cair, subir ou manter apos o congresso?
Mostrar mais reações
1
3 h
Gerir
Egidio Vaz Este exercicio meu caro, é para fofoqueiros. O congresso levará só seis dias. O primeiro dia já se foi. Vamos esperar que sejam eleitos os novos "sangue-novo". Não custa. Eu prefiro focar-me no conteúdo, avançando ideias na calada da noite, nos intervalos e nas cavaqueiras.
Mostrar mais reações
1
3 h
Gerir
Samuel Elias Camuendo Certamente, a que projectar o impacto d discurso em função desta análise
Mostrar mais reações2 h
Gerir
Cayndo Lopes Cadir Penso que não se trata de alguma fofoca, é sempre bom pensar na meta antes da partida...
Mostrar mais reações
1
2 h
Gerir
Gervasio Silverio Companheiro Egídio Vaz. Avante camaradas, veremos o que o grande Nyusi vai mudar, o modo como vai mudar e acima de tudo, prioridades. Avante mano
Mostrar mais reações2 h
Gerir
Laos Saraiva Talvez não tenha o mesmo tacto analitico do ilustre Egidio Vaz , e, por isso, lhe agradeço pelo sumário apresentado....contudo, gostei de ter ouvido o PR dizer que vai dar espaço aos quadros que pensam diferente das ideias preconcebidas e partidárias ( se bem que já tinha pronunciado aquando da tomada da posse como PR). Mas é sempre bom esperar na tão almejada mudança de paradigma na governação. ...por isso , força Mr Presidente, bem haja!
Mostrar mais reações
1
1 hEditado
Gerir
Egidio Vaz Exacto. Ao reiterar isso, encheu mais uma vez o balão de oxigénio. Uma organização que não acolhe a competição de ideias, morre de asfixia.
Mostrar mais reações
1
1 h
Gerir
André Mahanzule Muito obrigado compatriota.
Mostrar mais reações1 h
Gerir
Lucas Joao Espero todo discurso.
Mostrar mais reações1 h
Gerir
Antonio Romao Cossa Akeles k dizem preparados para combater a corrupçao ssao os mesmos k a praticam, sao os mesmos k blokeiaram o pais a nivel internaciona. Meu irmao enquanto nao entregarem Guebuza e companhia para a bara do tribunal. Tudo serà multiplicado por zerro. Esses discursos nao sao novos, o k nos keremos è a pratica
Mostrar mais reações36 min
Gerir
Jeronimo Matsolo Qnuando os poucos que tem o intelecto que vale a pena vira politicos isto fica complicado

Mostrar mais reações19 min26/09/2017

25/09/2017


Sem comentários: