quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Governadores provinciais eleitos



Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O jornal electrónico Correio da manhã reporta na sua edi­ção 5165 da terça-feira desta semana que o líder da Rena­mo, Afonso Macacho Marceta Dhlakama, anunciou numa reunião da Comissão Política do seu partido que chegou a um acordo com o presidente Filipe Jacinto Nyusi para que os governadores provinciais sejam eleitos a partir do plei­to previsto em 2019.
Desde 1975, os governa­dores provinciais são no­meados pelo Presidente da República, mesmo nas províncias onde a Frelimo no poder perdeu o apoio da maioria.
Quero acreditar que Afon­so Dhlakama não está a mentir. A ser verdade quero igualmente acreditar que seja parte significativa de solução dos sistemáticos conflitos armados que têm ceifado vidas humanas ino­centes e atrasando o desen­volvimento socioeconómico do país. Espero também que esse acordo seja ratificado pela Assembleia da Repú­blica, a escolinha de barulho dominada pela Frelimo, lide­rada por Filipe Nyusi.
Segundo o mesmo jornal, o Presidente Nyusi anun­ciou em Maputo que haverá processos conjugados e necessários de estabel­ecimento, organização, ad­equação e coordenação de novas acções, num xadrez diferente na constituição das Forças Armadas.
Em minha interpretação, este discurso do Comandante­-Chefe das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique em plena sede do Estado Maior-General do Exercito é Kuxakanema para o verda­deiro filme de alteração da linha de comando das Forças Armadas sempre dominada por delfins da Frelimo, por inerência da sua maioria no cenário político nacional her­dada da libertação do país do jugo colonial português.
A Renamo exige que os seus oficiais nas Forças de Defesa e Segurança (FDS) ocupem posições de chefia de facto e não lugares cosméticos.
Para Dhlakama, as FDS de­vem ser apartidárias, mas exigir posições de chefia não cheira a despartidarização da classe castrense. De qual­quer forma, se Nyusi aceita a mudança do xadrez para ganhar a paz duradoira está tudo bem e de parabéns. Mas Afonso Dhlakama deve garantir que os seus oficiais vão comportar-se como mi­litares profissionais respon­sáveis e respeitem a voz de comando do comandante­-chefe como aconteceu com o General Mateus Ngonya­mo ora na reserva.
O povo quer a paz para fazer a sua vida no campo e deixar os políticos e outros esper­tos roubarem na cidade.
Na África do Sul, de onde es­crevo este artigo, o sistema de eleição de governadores provinciais decorre sem pro­blemas.
A província do Cabo Oci­dental é governada pela oposição desde 1999 e o ANC governa todo o país. A governadora e a presidente do município do Cabo são da Aliança Democrática (AD).
Há dias vi na Televisão de Moçambique uma reporta­gem de Nampula sobre equi­pamento de transformação de água salgada em água po­tável para o consumo huma­no. É uma iniciativa impor­tada da província do Cabo Ocidental pelo governador Victor Borges na sequência da sua visita em 2016.
O povo pobre também me­rece o bem-estar e não im­porta se o governador é da oposição ou da Frelimo.
THANGANI WA TIYANI
CORREIO DA MANHÃ – 27.09.2017

Sem comentários: