quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Confissão de Cândida Cossa e o malabarismo de um juiz


Momade Assife Abdul Satar adicionou 7 fotos novas.
27/9 às 7:09 ·

“Caso Carlos Cardoso”


Muitos dos meus amigos, fãs e seguidores no Facebook têm me abordado em jeito de agradecimento sobre os meus escritos referentes ao estágio actual da justiça moçambicana. Diga-se, em boa verdade, justiça essa que não existe.

Outros há que me dizem para esquecer o processo Carlos Cardoso já que é, por assim dizer, uma nuvem cinzenta na minha vida, pois mostrou de forma crua até que ponto os homens da toga são capazes de injustiçar um ser similar. Resta-me dizer que falo deste processo porque foi algo marcante na minha vida e isto não me impede de viver bem, estar de bem com a vida e, graças a Deus, a vida me tem corrido a contento. Não devo nada a ninguém. Da cadeia sai legalmente e estou onde me encontro também legalmente.

Se recorridas vezes escrevo sobre o processo Carlos Cardoso é porque algo me impele a isso, associado ao facto de querer que isto não caia em saco roto, ou seja, para que as novas gerações saibam o que efectivamente aconteceu naquele teatro apelidado de julgamento.

Hoje, para variar, quero falar da declarante Maria Cândida Cossa.

Carlos Cardoso, no seu trabalho investigativo, escreveu dezenas de artigos jornalísticos que atacavam abertamente a família Chissano e, particularmente, Nyimpine Chissano, o dito empresário de sucesso. Durante o julgamento do “Caso Carlos Cardoso”, Manuel Escurinho e Carlitos Rachide, atiradores confessos, disseram ao juiz Paulino que o mandante do assassinato do jornalista Carlos Cardoso era Nyimpine Chissano. Ademais, confessaram que participaram em pelo menos três encontros havidos entre Nyimpine Chissano e Anibalzinho, quando Nyimpine estava a entregar dinheiro a Anibalzinho. Para não deixarem dúvidas ao juiz, disseram ainda que Nyimpine, num desses encontros, conduzia um Mercedes de matrícula ND e o encontro foi na zona do Miradouro.

Mas o juiz Paulino não considerou isto relevante porque havia sido orientado pelos seus superiores hierárquicos para fazer ouvidos de mercador a argumentos que pusessem em questão a figura do filho do Presidente da República. Augusto Paulino tinha que se concentrar em condenar Nini Satar, Ayob Abdul Satar e Vicente Ramaya, porque ao não condenar os três monhés, o povo moçambicano exigiria a condenação de Nyimpine, coisa que não podia acontecer por ser este filho de Joaquim Chissano, Presidente da República na época.

Esta orientação, Paulino recebeu dos juízes-conselheiros do Tribunal Supremo, nomeadamente Luís Mondlane, Luís Sacramento, Mário Mangaze, João Trindade e Norberto Carrilho, porque queriam continuar com as benesses que tinham enquanto juízes activos, facto que deixaria de ser se, porventura, condenassem o filho do Presidente da República.

Para os que assistiram o julgamento do “Caso Carlos Cardoso”- os mais novos podem perguntar aos mais velhos- , ouve um episódio interessante num dia de sexta-feira. Foi no dia do depoimento de Maria Cândida Cossa, como declarante. Começou por fornecer ao juiz, como é de praxe, os seus dados pessoais. Entretanto, quando ia entornar o caldo, isto é, dizer quem é efectivamente Nyimpine Chissano, o juiz Paulino teve ataques de pânico. Vejam que Cândida Cossa até chegou a dizer que Nyimpine estava na iminência de ser preso na África do Sul por causa de burlas. Paulino ficou perplexo nos segundos imediatos. Ao recobrar os sentidos, disse que se tinha que interromper o julgamento. Isto gerou uma grande polvorosa no seio dos assistentes ao julgamento e dos próprios intervenientes processuais.

Porquê interromper o julgamento quando Cândida Cossa queria desvendar quem era, efectivamente, Nyimpine Chissano? Mas o juiz Augusto Paulino utilizou um falível argumento de que era tarde. Tarde 15 e tal?Questionou um dos advogados de defesa, Domingos Arouca. E argumentou mais: Cândida Cossa era uma declarante-chave do processo a sua contribuição era importante. Simeão Cuamba, também advogado de defesa, disse que se devia deixar Cândida Cossa falar a vontade porque o que estava a dizer sobre Nyimpine Chissano ajudava a clarificar muita coisa no processo. Abdul Gani, também advogado de defesa, disse que houve dias que saímos do julgamento por volta das 17, pelo que não havia razão de interromper às 15 e tal?horas. Mas como Paulino tinha a faca e o queijo nas mãos, mandou interromper o julgamento.

Já na segunda-feira, quando o julgamento foi retomado, Cândida Cossa vinha com um discurso diferente do da sexta-feira. Era notório que ela, durante o fim-de-semana, foi muito bem industriada. Fizeram a sua cabeça. Perante tais factos, nada havia a fazer a não ser ouvir o que ela tinha a dizer. Neste mundo Deus fez todo o tipo de pessoas. Existem os gananciosos ambiciosos, como o Paulino, e os temente a Deus, como é o caso da própria Cândida Cossa. Foi por isso que se arrependeu de ter faltado à verdade ao tribunal e por sua própria iniciativa, dirigiu-se à Procuradoria da Cidade de Maputo para dar o dito por não dito, conforme a carta que vem em anexo .

MALANDRICES DE PAULINO

Cândida Cossa fez a sua confissão de arrependimento na Procuradoria e esta mandou-a para o processo Carlos Cardoso, enquanto ainda decorria o julgamento. Como podem ver no anexo 1 na parte superior direita aparece a rubrica de Paulino e a data de 13 de Janeiro de 2003. Mas porque Paulino, como disse antes é malabarista, viu que aquele documento prejudicava Nyimpine Chissano, escondeu-o na sua gaveta e só veio a tirá-lo depois da leitura da sentença condenatória. Vejam, meus caros, até que ponto vai a “eficácia” do juiz Paulino para satisfazer seus apetites, condenando, desse modo, inocentes.

PORQUÊ PAULINO ESCONDEU A CONFISSÃO?

O juiz Paulino escondeu a confissão de Cândida Cossa porque tinha medo que os advogados de defesa poderiam pedir uma acareação entre Nyimpine Chissano, Maló, Cândida Cossa e Almerino Manhenge. Vejam até que ponto o Nyimpine tinha o juiz, o ministro do Interior, Comdante-geral da PRM, juízes-conselheiros, em suas mãos. É isto um país sério? A justiça não foi feita para servir interesses particulares, mas, sim, a todos. O Ministério Público neste país bandeou-se para o lado dos corruptos, dos ladrões e de toda a escumalha que enriquece às custas do povo. É por isso que juízes como Paulino são aplaudidos, quando de competência não têm nada. Vestem-se de togas para condenar inocentes. Até quando Moçambique?

Se eu, Nini Satar, fosse criminoso como o Paulino disse durante o julgamento do “Caso Carlos Cardoso”, teria retaliado. Mas como não sou esse tal assassino, prefiro assassiná-lo com a minha escrita. Prefiro desvendar com a minha escrita todos os contornos do julgamento do processo Carlos Cardoso, mesmo que isso dure dez anos, até que ele, o Paulino, peça desculpas publicamente a sociedade civil moçambicana e aos filhos do jornalista Carlos Cardoso por ter ludibriado durante 15 anos. Também apelo aos juízes-conselheiros acima referidos que aceitem os seus erros publicamente. Caso não o façam, tenho tanta matéria contra eles (podres) que acabarão se suicidando. Se eles fingiam que faziam a justiça, eu, Nini Satar, lhes vou mostrar que a verdadeira justiça faz-se sem ludibriar a ninguém. Sem pensar em ganhos pessoais, mas, sim, servir a nação. É isso que se espera (va) daqueles magistrados.

A CONFiSÃO DA CANDIDA COSSA



PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA CIDADE DE MAPUTO



AUTO DE PERGUNTAS

Aos seis do mês de Janeiro de dois mil e três, nesta Cidade de Maputo e no Gabinete do Digno Ministério Público, onde se encontram os Excelentíssimos senhores Dr° Francisco João Ferro Cananda Procurador da República da Cidade da 1ª o Ispector Santana o Agente Lazaro, comigo Sandra Novele Escrivã dos Autos aqui compareceu voluntariamente a senhora Maria Cândida Cossa. A quem o referido Magistrado passou a interrogar na ausência do seu Advogado a quem ela prescindiu a sua presença nesta audição.

Relativamente a sua Identificação e antecedentes criminais respondeu chamar-se Maria Cândida Cossa divorciada 36 anos de idade filha de Luís Cossa e de Celeste Manhiça, natural de Inhambane Empresária de profissão e residente na Av. Salvador Allende n°147 2° andar flet.6 nesta Cidade.

Respondeu que veio alterar as suas declarações prestadas durante o julgamento do Carlos Cardoso e as declarações prestadas na audição do processo em Instrução Preparatória n°1049/02 porque diz que omitiu algumas declarações contra sua livre vontade porque foi forçada a ir mentir em Tribunal por Nyimpine e Maló.

Disse que no dia 06 de Dezembro de 2002 foi depor em Tribunal nojulgamento do Carlos Cardoso e houve interrupção, tendo ido a casa e quando la chegou começou a receber ameaças via telefone. Desligou seu telefone tendo ido descansar. Despertou cerca das 20:15horas e ligou o seu telefone para ver se tinha quaisquer mensagens ou chamada. Contactou uma mensagem emitida pelo número 082-312447 pertencente a Stela irmã do Nanai Pateguana que dizia que ela (Cândida) devia ir falar com Nanai. Momentos depois ouviu a campainha da sua casa a tocar e quando foi abrir a porta viu Stella e esta disse-lhe que Nanai pretendia falar com ela com urgência e as duas seguiram no carro da Stella mas, durante a constatou que não se dirigiram a casa do Nanai mas sim ao palácio presidencial onde vive Nyimpini.

Saíram do carro e chegado ao quintal foram recebidos pelo Nanai que por sua vez disse que quem pretendia falar com a Cândida era Nyimpini e Maló mas como as relações entre a Cândida, Maló e Nyimpini não estavam boas, estes últimos pediram ao Nanai e a Stella que intermediassem.

No palácio Nyimpini e Maló pediram a Cândida Cossa que fosse assumir em Tribunal os cheques apresentados por Nini. Perante tal situação disse-lhes que não adiantava porque estava sendo ameaçada por estranhos em conexão com os cheques Nuimpini e Maló pediram a Cândida que dissesse em Tribunal que nunca houve negócio directo entre a Expresso Tours e Nini mas sim um negócio em que ela era intermediária das duas partes.

Respondeu a eles que não poderia assumir tal responsabilidade mas que atenuaria a situação a sua maneira perante o Tribunal, E assim ela disse em Tribunal que foi ela e Maló que levaram os cheques ao Nini mas na verdade a Cândida não sabe nada dos cheques apresentados por Nini em Tribunal e nem viu como aqueles foram parar a Nini bem como não sabe de que negócio se tratava.

Disse apenas conhecer o cheque relacionado a 1.300.000.000.000, 00Mts (são: Um bilião e trezentos milhões de meticais), cheque este relacionado com a compra de viaturas na África do Sul e que a Expresso Tours teria passado a Nini tendo Nini adiantado o valor. O pagamento seria feito através de quatro chques três com valor faciais de 330.000.000.00Mts (São: trezentos e trinta milhões de Meticais) e outro de 300.000.000.00Mts (São: trezentos milhões de Meticais). Estes cheques foram passados em Junho de 2000 e venciam em Agosto de 2000. Este negócio teve lugar na Expresso Tours na presença de Nyimpini, Maló e Cândida e depois apareceu Nini.

Disse que tem conhecimento de um outro cheque de 532.000.000.00Mts ou 562.000.000.00Mts cheque este relacionado ao pagamento de uma parte de Bugget, este negócio ocorreu na África do Sul. este cheque foi pedido pela Expresso ao Nini para poderem pagar a Cândida. Disse ter provas desse negócio e poderia juntar a documentação relacionada a esse negócio.

Reiterou que os cheques apresentados por Nini em tribunal não serem do seu conhecimento e nem sabe qual foi o negócio tratado entre a Expresso e Nini e tomou conhecimento dos mesmos através dos jornais e em tribunal quando Nini os apresentou. Procurou saber do Maló de que é que os cheques se tratavam tendo este (Maló) respondido apenas que se tratava de aluguer de viaturas.

Disse que no dia 6 de Dezembro de 2002 quando ia se encontrava no palácio presidencial e após ter negado perante Nyimpini assumir os cheques presentes em tribunal por Nini, Nyimpini pegou no seu telemóvel contrato, discou para o Ministério do Interior tendo o dito que ligaria de novo a partir do giro e desligou o telefone. De imediato pegou no giro e ligou mais uma vez para o Ministério do Interior tendo pedido aquele homens para protegerem a Cândida.

No dias seguinte apareceram em sua casa polícias chefiados por dois Directores das operações que ligaram para ela usando os números 082-310767e 082-315243 cujos os nomes não conhece e dissera-lhe que receberam ordens para lhe proteger. No mesmo dia recebeu ordens do comandante geral da polícia no sentido de não sair de casa nem receber ninguém. Esta ordem foi posterior a ameaça que sofrera de desconhecidos.

Em relação as mensagens que fez referência emitidos por Stella disse que as anteriores já não as tem, tendo apenas as mensagens recebidas no dia16 de Dezembro de 2002 cujo o teor é seguinte: 1ª mensagem: Eles estão a pedir para se encontrarem agora as15:00 Horas, dizem que tem um outro compromisso as 15:30 horas.

2ª mensagem: o encontro ficou marcado para hoje na Expresso Tours, eles pedem para não atrasar. A este encontro ela não se dirigiu por ser aconselhada pelo seu Advogado. Nyimpini não queria que ela se fizesse acompanhar do seu Advogado.

Disse também que os seus filhos que se encontram em Portugal estavam a correr perigo. Esta informação teve a partir da pessoa que cuida dos menores e esta acrescentou que o sogro do Advogado do Nini, de nome Fabião está a investigar a sua vida em Portugal.

E mais não respondeu lidas achou conforme ratifica e vai assinar.

Para constar se lavrou o presente auto que lido vai ser devidamente assinado.

MARIA CANDIDA COSSA
2002

Nini Satar

+3



Mostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários Principais
516 516
51 partilhas
97 comentários
Comentários

Escreve um comentário...



Aníbal André Vilanculos Caro Nini sou um seguidor e leitor assíduo das tuas publicações, pois elas oferecem alguma credibilidade tendo em conta que são anexadas as provas. Ligado a isso, gostaria que me esclarecesse o seguinte: a alguns anos atrás certos jornais da praça publicaram que Nini estava escrevendo um livro com o titulo "Malditos Dinheiros" outra questão é que 50% dos moçambicanos acreditam que Nyimpine esta em vida. Gostaria que me tirasse as duvidas.

Mostrar mais reações · Responder · 5 · 27/9 às 12:45Gerir

Momade Assife Abdul Satar Aníbal andre Vilanculos
Tou escrever ainda mais alguns meses estara ao público.


Gosto · Responder · 17 · 27/9 às 13:29Gerir

Aníbal André Vilanculos Obrigado pelo esclarecimento, sempre confiando nas tuas informaçoes que tambem formam


Gosto · Responder · 2 · 27/9 às 14:18 · EditadoGerir

Ratopa Rafael Tomas Aguardamos com muita garra e expectativa à essa "Obra" de extrema importância. Mais sugero que deve ter muitos exemplares pra facilitar chegar à todo canto do Mundo.


Gosto · Responder · 3 · 27/9 às 14:12Gerir

Navalha Agnaldo Navalha Não respondeu se Nhimpine esta ou não vivo


Gosto · Responder · 4 · 27/9 às 15:30Gerir

Rogério Supinho Creio que esta resposta é o triunfo do livro que esta no prelo. Estou ansioso para ver este livro, espero que os donos do país não o interditem.


Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 15:34Gerir

Simone Mura Rogério Supinho acho que senhor Momade Assife Abdul Satar vai publicar tambem no formado electronico (por exemplo kindle do Amazon) assim vai ser disponivel em todo o mundo sem possibilidade de censura.


Gosto · Responder · 2 · 27/9 às 19:54Gerir

Escreve uma resposta...



Unay Cambuma " Neste mundo Deus fez todo o tipo de pessoas. Existem os gananciosos ambiciosos, como o Paulino, e os temente a Deus, como é o caso da própria Cândida Cossa" Belas palavras Nini mas estes são demônios e não tem sentimentos. O Juiz Paulino salvou o Nyimpine da prisão mas será ele a ser preso numa cadeia horrível para todo e sempre no inferno.

Mostrar mais reações · Responder · 9 · 27/9 às 22:37 · EditadoGerir

Fernando Manuel Férman prefiro ser pobre materialmente q ficar rico por injustiçar o próximo! Podemos Camuflar A Verdade Mas Um Dia Ela Aparece. E Da Justiça De Deus Ninguém Escapa!

Mostrar mais reações · Responder · 7 · 27/9 às 7:42Gerir

Unay Cambuma O grupo Guebuza também envenenou o Augusto Mafigo o presidente da União Geral dos Camponeses. O homem era o pivot da contestação do prosavana e as máfias ds portucel.

Mostrar mais reações · Responder · 3 · 27/9 às 13:21Gerir

Arlindo Chibebe Eu tive a oportunidade de assistir o julgamento na íntegra e sem querer defender ninguém, ficou clara a manipulação do mesmo.
A partir do momento em que o chefe da quadrilha é sistemáticamente retirado da cadeia, fica mais do que nítida a intenção de produzir um acórdão inconclusivo.

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 11:22Gerir

Unay Cambuma Para quem conhece o tal juiz demente o Paulino, ele vive a Lorde hoje? Tem uma mansão luxuosa com domotica? Tem câmaras de segurança cctv? Tem uma lexus ou grand cherokee na garagem? Já não come Nhangana ou magumba?

Mostrar mais reações · Responder · 3 · 27/9 às 22:42Gerir

Selma Jamal Alguem sabe dizer como morreu a candida o que aconteceu de verdade...

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 13:04Gerir

Paulino Davanhane Morreu vitima de doença


Gosto · Responder · 27/9 às 15:59Gerir

Selma Jamal Sera???


Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 20:04Gerir


Escreve uma resposta...





Joao Alexandre Papucides Gostava que publicasses um livro para que todos tivessem oportunidade de saber o quanto o lambebotismo e a corrupcao podem prejudicar inocentes e inocentar os verdadeiros criminosos. Abr

Mostrar mais reações · Responder · 5 · 27/9 às 10:26Gerir

Unay Cambuma E é muito estranho como a Cândida morreu. Chissano e terrível.

Mostrar mais reações · Responder · 3 · 27/9 às 13:18Gerir

Nelson Gambeta Toda mentira tem um dia que torna se verdade.tudo na vida tem princípio é tem fim .triste

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 18 hGerir

Makeba Tomo Bom dia Nini. Gostava de perceber como te envolveram neste caso? Como foste parar no banco dos Réus, visto que eras 100% inocente. Um post a falar desse assunto seria interessante...

Mostrar mais reações · Responder · 9 · 27/9 às 10:34 · EditadoGerir

Gabriel Maya vai ler o caso siba siba macuacua e vais intender como é que o nini se envolve no caso carlos Cardoso.o nini ja postou e vê no mural dele


Gosto · Responder · 19 hGerir

Feliciano Mugote Para você entender precisas letras miúsculas? Volta ao post , está tudo lá.
Nini, ayob, e ramaya foram imputado problema alheio e condenado porque viu-se como sendo como sendo impossível condenar o promotor deste crime por ser filho do presidente , se fosse os juizes decidiram responsabilizar tudo a nyimpini poderiam perder seus cargos até alguns metido a bala, este é moçambique.


Gosto · Responder · 9 hGerir


Escreve uma resposta...





Nelio J. Langa Sugiro ao Nini Satar para escrever e publicar um livro de memórias. Há uma geração que não acompanhou este caso é seria de tamanha relevância

Mostrar mais reações · Responder · 8 · 27/9 às 8:35Gerir

Don Nenas Tks......

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 21:33Gerir

Daniel Catique Injustiçar alguém é um crime, aliás merece a sua condenação. Estes juízes lambe botas tem que responderem pelos seus actos nas barras do tribunal internacional.

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 8:24Gerir

Santos Ze A nossa justiça ñ funciona desde que mataram Samora.... Hehehehehe

Mostrar mais reações · Responder · 3 · 27/9 às 8:04Gerir

Bonga Do Kikas Triste quanto ao carlitos para além do Mercedes, descreveu a cor da roupa e por consequência as mesmas botas que estavam com nhimpini no dia que se encontraram foram as que levou ao julgamento,,, palavras de reus nini foste sabotado no caso Cardoso, provas contra nhimpini foram mas de mil e evidentes mas como tratava se do filho do órgão máximo acabou sendo protegido

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 8:12Gerir

Zeze Wesley Cunah Esse Augusto paulino consegue dormir sossegado???
Será que nunca arrepende-se de ter injustiçado inocentes??
Duvido a existência dum órgão chamado coração no seu mediastino....

Na altura não pude assistir o julgamento, mas sempre ouvia comentários com o meu velho que também repudiava a tamanha injustiça e o lambebotismo do paulino.

Muita força Nini e aguardamos ansiosamente a sua obra!!!

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 15:29Gerir

Arsenio Comolo DB Mas que bastante cruelidade, e nôs o povo moçambicano continuamos a assistir casos semelhantes este atualmente e nada fazemos, apenas limitamo-nos a lamentar quando pessoas como #Momade Assife Abdul Satar Nini Satar trazem a verdadeira justiça maquiavelica da nossa bela pátria.

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 12:47Gerir

Black Dinamite Caro Nini Satar devias copiar TPI, commom wealthy e os demais nessas intervecoes assim ficam a saber o que e feito o dinheiro que eles financia a justica no nisso pais.e voce nao fala so a toa, mostras A+B comprovado.muitos parabéns

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 11:56Gerir

Goldfredy Chande Momade assife abdul satar gostava de saber se depois de sair da cadeia teve a oportunidade de falar com a esposa ou familiares do carlos cardoso. no sentido de fazer perceber que o senhor e inocente e o processo carlos cardoso foi apenas uma "fantochada"para condenar inocentes? pergunto isso porque durante o julgamento ela ficava ao lado d grandes figuras da fr.....

Mostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Feliciano Mugote Tanto dinheiro para oquê afinal? Dinheiro em excesso não agrada nada, só cria ódio inveja porquanto tem tudo. Queria comprar oquê com tanta mola? Vaias convivências rodado por damas a deitar cervejas , enquanto outros estão na cadeia a cumprir tua conta como agrada assim? Deus vai consultar um por um.

Mostrar mais reações · Responder · 9 hGerir

Frans Maring Ah! Eu acho que este foi maior do que personalidade s que consta neste caso por isso que pra outros o juiso ficou( blank) vazio, mas Deus que nao e'amigo de ninguem, vai ou ja fez a pura justica nestes gatunos.

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 8:04Gerir

Samuel Mabulambe Isto não está fácil mesmo os documentos na Ponta Vermelha quando a nota falar mais alto saiem fora, este é o meu Moz, esse está fazer correr muita tinta e sangue há um enigma por desvendar.

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 8:11Gerir

Alexandre Nhazombe Nada é por acaso, por isso acredito que Deus te colocou no caminho dessa "makina" ñ para te atropelar mas sim para derruba-la. "Eles" escolheram uma pessoa com poder finaceiro para vestirem a mascara de assacino e Deus usa o mesmo poder para concertar. Concordo contigo, ja que as mascaras ja cairam se não pedirem desculpas tem despir e depilar esses inseciveis.

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 10:34Gerir

Paulino Davanhane Acompanhei este julgamento via tv. Fiquei com mil e uma perguntas quando a Candida ( que Deus a tenha) estava a depor no julgamento o juiz mandou interromper .Porque? Para què? Ja tenho as respostas....

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 11:02Gerir

Niga James


Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 9:02Gerir

Hajrar Khadijah


Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 14:45Gerir

Álvaro Xerinda Afinal

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 9:01Gerir

Mindo D'avila Sujidade de pessoas!

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 7:30Gerir

Naldo Manhique Complicado de facto

Mostrar mais reações · Responder · 20 hGerir

Navalha Agnaldo Navalha Um dia o dr João Carlos Trindade tera que dar sua versão dos factos

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 15:33Gerir

Fernando Manuel Férman prefiro ser pobre materialmente q ficar rico por injustiçar o próximo! Podemos Camuflar A Verdade Mas Um Dia Ela Aparece. E Da Justiça De Deus Ninguém Escapa!

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 7:43Gerir

Rogerio Moises O julgamento não convenceu a ninguém, principalmente aos que tem o seu raciocínio no lugar.não devemos escamotear as verdades!!!vivemos num País atipco...Paulino ,obviamente estava mais obcecado no dinheiro, e no poder.A ambição desenfreada e desmedida, estava na sua agenda...fe-lo conscientemente, não fez o trabalho do Estado,mas sim para os seus patrões, fez como se fosse um capanga...após a farsa,passou a ser o conceituado juiz predilecto do regime,vieram logo os prémios,promoções, etc, etc.... Confiar na justiça é bom,mas desconfiar é melhor!!!

Mostrar mais reações · Responder · 3 · 27/9 às 10:41Gerir

O Gladeador Mangala PORQUÊ PAULINO ESCONDEU A CONFISSÃO?
Resposta: Porque é um hipócrita, lambebita, bajulador que não serve confiar pra dirigir os interesses do povo.

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 12:36Gerir

Daniel Catique Louvar seus posts Nini porque aprendo muito na base das suas publicações. Hoje sinto me homem porque consigo me defender quando estou perante algum problema. Minhas declarações são valentes não só eu Daniel tanto como os outros que visitam a sua página. Sugerir também que abra a sua escola e contempla as cadeiras destas materias aliás tenho esperança do lançamento do seu livro.

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 8:39Gerir

Daniel Catique A pergunta que faço é : Todo tempo que ficou privado quem assumirá ? Qual o paradeiro destes juízes lambe botas? Será não há hipótese de remeter queixa no TPI contra esses juízes mal preparado?

Mostrar mais reações · Responder · 2 · 27/9 às 8:19Gerir

Elmacicame Júnior Deus nos ajude... Moçambique não anda bem! Muito psicose, muitos psicopatas, muitos sociopatas e os demais com mais distúrbios mentais no nosso governo 😏

O país não anda bem

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 9:09 · EditadoGerir

Arlindo Derulo Roberto Muita coisa que estava oculta pude ver o julgamento mas era miudo na altura e via o Juiz como o heroi.

Mostrar mais reações · Responder · 1 · 27/9 às 9:07Gerir

Antonio Massingue Massingue É chocante o que fizeram esses senhores.
Que crueldade meu Deus.
Muita força Nini, continue nos ilucidando

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 23:36Gerir

Josè Cardoso Júnior Novela Mano você fala coisas com todos documentos.ele ade sair au publicado falar a verdade.com essas todas verdades acredito k não dorme bem

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 16:09Gerir

Hamido Juma Abude Juma boa tard meu caro nini.salut tiro chapeu precisa ter cabidal a tanta cruelida.mas gostey da parti que diz nuca vas parar se elles nao se apresetar ao publico pedindo desculpas ate vas falar mas podres ate chegar ao poto de se matar quer dizer que ainda tem muita tita a escorrer

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 16:08Gerir

Pio Cassicasse Este livro por sair... Vai fazer grandes filas para a compra autografada....

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 21:01Gerir

Salvador Matavele Salvador Matavele Caro compatriota, a justiça neste nosso belo que chama Moçambique, está de tanga "passe expressão "o que se espera de um juiz nomeado? Muito agradecido pela informação ocultado a todos nós. isto é, desvenda toda a sujeira dos juízes não comprometidos com a justiça , força.

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 11:38Gerir

Vâlder Manuel Caramba! Agora percebo o quão o povo moçambicano é cego, felizmente nós seguidores fiéis desta página(de nini) já estamos a abrir os olhos.

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 14:51Gerir

Ernesto Mahache Lembro deste julgamento porq foi o primeiro a ser transmitido em directo e nada nos supreende porq quem assistiu viu q condenou se gente inocente , ademais a forma como o proprio Nyimpine se comportou se eu fosse o juiz prendia lhe logo, foi tao arrogante a ponto de chamar o Carlitos "Nao conheço esse coitado"

Mostrar mais reações · Responder · 13 hGerir

Miguel Samo Mataram o homem do povo pápá samora, para nós fazer sofrer ladroes de merda.

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 22:43Gerir

Arlindo Agostinho Mario Obrigado pela informacao. Sera que mesmo mano Chissa apanha sono? Ele mentiu que o filho morreu enquando esta vivo. E' por isso mesmo mano Guebapatos matou a filha, enquando na verdade ela vive? Vergonha para os dois ex- presidentes de Moz. De verdade sao sanguinarios nao resta duvida. Por isso que sempre lutam para tirarem a vida do nosso salvador Afonso Marceta Macacho Dhlakama. Vovo Dhlakama nao sao ai na sua casa sem acertar tudo que nos o povo queremos porque esses sao mafioso. E nao pode aceitar aquilo que aconteceu em Angola. Ou vamos no catilho ou entregam o poder ponto final. Gostei ouvir a dizer se nao aceitam entao vamos ter duas forcas. A forca verde sera mais forte e demivel. Vamos afrente sempre atentos.

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 21:37Gerir

Domingos Anibal Baloi Força nini não desiste enquanto vivo e a frelimo no poder pork a mas pessoas que ainda podem sofrer a mesma injustiça...

Mostrar mais reações · Responder · 27/9 às 18:41Gerir

Roldao Ribeiro Moura Caso não o façam...acabarão se #suicidando!

Mostrar mais reações · Responder · 3 · 27/9 às 8:41Gerir

Manuel Joaquim Luis Sua página é melhor do que aquele jornal da Beira


Gosto · Responder · 2 · 27/9 às 7:30Gerir

Humberto Manoca Os capitulos nao apresentados na novela carlos cardoso.


Gosto · Responder · 2 · 27/9 às 7:35Gerir

Manuel Maleve



Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 7:32Gerir

Manuel Maleve



Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 7:26Gerir

Francisco Mbumila Tomei conhecimento!!


Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 7:36Gerir

Joaquim Domingos Se eu, Nini Satar, fosse criminoso como o Paulino disse durante o julgamento do “Caso Carlos Cardoso”, teria retaliado. Mas como não sou esse tal assassino, prefiro assassiná-lo com a minha escrita.


Gosto · Responder · 2 hGerir

Fernando Sande Para d chorar a justiça duvina nao falha


Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 12:21Gerir

Alves B. Naete muit força queremos a verdade


Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 8:47Gerir

Milton Gruno Afinal????


Gosto · Responder · 1 · 27/9 às 10:16Gerir

Manuel Maleve



Gosto · Responder · 27/9 às 7:26Gerir

Manuel Maleve



Gosto · Responder · 27/9 às 7:26Gerir

Xou Lo Bomau Frelmerdosos


Gosto · Responder · Ontem às 1:29Gerir

Agoxtinho Xirico



Gosto · Responder · 27/9 às 10:46Gerir

Eunice Naftal Hi este pais senpre tevi donos hi assassinos


Gosto · Responder · 27/9 às 8:42Gerir

Antonio Massingue Massingue Esses gatunos são capazes de tudo por dinheiro


Gosto · Responder · 27/9 às 23:38Gerir

Armandinho Da Filipa Cambuma O jornal é tão longo e volto a reler outro tempo.


Gosto · Responder · 14 hGerir

Paulino Nhada



Gosto · Responder · 27/9 às 14:11Gerir

1 resposta


Paulino Nhada



Gosto · Responder · 27/9 às 14:11Gerir

Abdala Jacinto



Gosto · Responder · 19 hGerir

Celso Rafael Raimundo Todos magistrados desse país são corruptos


Gosto · Responder · 27/9 às 12:22Gerir

Arao Machava Mano, A LUTA CONTINUA!


Gosto · Responder · 13 hGerir

Nayma Gulamo Nao existe crime sem rastos


Gosto · Responder · 27/9 às 8:57Gerir

Tomás Jorge Tivane Já tenho dinheiro pra comprar seu livro. Nini.


Gosto · Responder · 27/9 às 13:34Gerir

Osvaldo Langa O Cara Fabricam pravas para condenar inocentes


Gosto · Responder · 27/9 às 9:25Gerir

Elton Chiule Mmmmmm...backstage do julgamento caso cardoso...mmmmm


Gosto · Responder · 16 hGerir

Horacio Mbuina Isto é autêntica tristeza mas o senhor é quem dita tudo neste mundo


Gosto · Responder · Ontem às 0:42Gerir

Inocêncio Álvaro mas este Nyimpine por onde anda mesmo???


Gosto · Responder · 27/9 às 10:30Gerir

Aloysious Tmt Nini, porquê não escreves um livro?


Gosto · Responder · 27/9 às 9:21Gerir

Arlete Varela Lamentável


Gosto · Responder · 27/9 às 23:12Gerir

Bernardo Napoleao Objana É verdade isto está muito mal mesmio.


Gosto · Responder · 27/9 às 20:18 · EditadoGerir

Tommy Lee Tchucana Aguardo o livro


Gosto · Responder · 27/9 às 19:57Gerir

Marcos Lucio Antonio Ruth, para sua informação

Sem comentários: