quinta-feira, 2 de março de 2017

Ou Carlos Mesquita é mesmo para ser descartado?




Marcelo Mosse adicionou 2 fotos novas.
8 h · Maputo, Moçambique ·



Não sei se compreendi. O PM Carlos Agostinho do Rosário escusa-se de comentar o caso da adjudicação recente de um negocio a Transportes Carlos Mesquita pelo INCG e diz que isso é assunto para as entidades competentes, nomeadamente a Procuradoria Geral da República e à Comissão de Ética? Será assim tão linear? O PM está a assumir que o assunto é passível de procedimento criminal contra Mesquita? Com base em que Lei? Onde pára a solidariedade institucional? Não podia o PM ir melhor preparado para esse briefing com jornalistas para lidar com outro decoro sobre este caso? Ou Carlos Mesquita é mesmo para ser descartado? Não sei se compreendi...



Comentários


Tomo Junior Infelizmente não temos procuradoria em Moçambique. Num país minimamente sério, logo que foi tornada pública a noticia da adjudicação a TCM, o MP devia vir ao público esclarecer se abriu um inquérito ou não.
Gosto · Responder · 4 · 8 h


Jr Chauque Obrigado

Comentários
Oscarcristo Samo Samoscar
Oscarcristo Samo Samoscar Falando serio e verdadeiramente vivida as situações neste país do jeito que se vive me parece que as leis só se fazem sentir aos despossuidos e pobres e mais nada. Vamos falar até cansar mas os intocável não estam nem aí.
Gosto · 7 · 22 h
Simone Tazondiwa
Simone Tazondiwa Com vergonha na cara ele nao podia fazer este tipo de coisas. Ninguem nao sabe que estas empresas sao dele. Alguem disse: Os governantes que se preocupam a serviir a si mesmo nao servem.
Gosto · 10 h
Pedro Muana Bobo Bobo
Pedro Muana Bobo Bobo Eu passo disso. Nao ha mercadoria que eu tiro a preço de banana
Gosto · 11 h
Manuel Inacio Paulino Joaquim
Manuel Inacio Paulino Joaquim Moçambique ainda não tem equipamentos especializados para capturar baleias, por isso vamos aguentar até k um dia Moçambique consiga tais equipamentos....
Gosto · 3 h · Editado
John Waene
John Waene Onde está o ministério público, a procuradoria
Gosto · 8 h
Loló Ubisse
Loló Ubisse Ainda não vimos naaaada, nada mesmo acreditem.
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Bem que seja
Gosto · 13 h
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Governação desorganizada crime organizado
Gosto · 10 h
Frank Alberto
Frank Alberto assim pontapeando as leis tamos mal.a ser verdade,o Estado Tem Fiscal Q é procuradoria.
Carlos Vieira Vieira
Carlos Vieira Vieira Quem ouve o Nosso Primeiro falar como ontem na TV e depois de confronta com estas situação só se pode chegar à conclusão. É de boca para fora. Os exemplos são já muitos. Nada muda. Continuam a fazer como querem e o que querem sem respeito pelos que os lá mataram ou mesmo como eles querem que seja.
Gosto · 8 h
Jorge Fumo Fumo
Jorge Fumo Fumo Vão falando mais a situação permanece ñ adianta. é só reparar e fazer sua parte.
Gosto · 7 h
Francisco Ivo Zacanhane
Francisco Ivo Zacanhane Para falar averdad ajudm me conjugar vrbo fazr, ns 3tempo na treceira pessoa d plural.
Gosto · 19 h
José Rabias José
José Rabias José Que Deus castigue tda halla direita ate desaparecer no poder.
Gosto · 12 h
Ernesto Salimo
Ernesto Salimo A verdade porem,neste governo todos tem seus podres,e entre eles se conhecem,agora pergunto,quem pode ter ousadia de incriminar quem? sabendo que tem um passado e presente negro? Complicado!!
Gosto · 3 h
Alves Selemane Selemane
Alves Selemane Selemane TUBARAO SEMPRE FARÁ MERDA
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro Para acabar com a malandragem é preciso primeiro acabar com os otários.
Vasil Maite Silvestre
Vasil Maite Silvestre Peixe grande Não temos equipamentos para neutralizar
Manuel Limpo Limpo
Manuel Limpo Limpo Aida falta asim vamos para o pior
Gosto · 1 · 23 h
Vitor Rebelo
Vitor Rebelo ...ou entao, como dizia o outro: "o cabrito come onde esta amarrado"....
Gosto · 19 h
Helio Manhiça
Helio Manhiça Senario que se vive na patria amada a mais de 2 decadas.
Domingos Agostinho
Domingos Agostinho É o nosso país,tem boas leis,mas sao pontapeados.
Palma Pinto Nhacula
Palma Pinto Nhacula Estão a mamarem
Gosto · 18 h
Araújo João Muchare
Araújo João Muchare È pior cara sem vrgonha
Gosto · 12 h
Pauleque Joao
Pauleque Joao QUEREM ENRIQUECER ATE NAS UNHAS
Gosto · 23 h
Vitor Rebelo
Vitor Rebelo ... Vira o disco e Toca o mesmo
Gosto · 1 · 19 h
José Rabias José
José Rabias José Que Deus castigue tda halla direita ate desaparecer no poder.
Gosto ·



Armistício Mulande Não Marcelo Mosse, o que o PM diz é que não cabe a ele decidir se está certo ou errado o que aconteceu. A comissão de ética pode fazê-lo, e o GCCC também pode entrar se se considerar que há indícios criminais nisso, nomeadamente corrupção (afinal favoritismo e clientelismo não são formas de corrupção?). E corrupção não é crime? E a entrada do GCCC não quer dizer que há crime...só quer dizer que há indícios.
Gosto · Responder · 3 · 8 h


Marcelo Mosse Mas o PM nao tem assessores para lhe orientarem de forma substantiva?
Gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado


Armistício Mulande Orientarem de forma substantiva em que sentido? Acho que orientaram-no para dizer o que disse. Institucionalmente foi solidário com o ministro, não comentando. Como PM também revelou consciência do que se diz na praça pública e tem presente a interdependência dos poderes.
Gosto · Responder · 7 h


Marcelo Mosse Solidário a remeter o assunto para a alçada da PGR quando nao se trata de um assunto de foro criminal? Granda solidariedade!!! Independência de poderes? Quem disse que havia uma queixa-crime contra Mesquita? Nao havendo isso, o PM nao pode andar em evasivas...se ao confia no Mesquita, entao que comunique isso ao PR, que é, de facto, o chefe do Governo.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


KingKinho Vasquinho Penso que envolvendo fundos do estado que o próprio PM defende seria prático dizer que o seu Gabinete já instaurou um Inquérito... Ou persuadir o CM a desistir como fizeram os deputados da AR quando foram peguei na contravenção
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Escreve uma resposta...



Dercio Dauto Desculpa a minha ignorância, mas a tenho uma dúvida: A culpa é da empresa dele ter ganho? Por
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Jose Eduardo A empresa dele nao ganhou nenhum concurso porque nao houve concurso. O negocio foi-lhe entregue directamente.
Gosto · Responder · 3 h


Dercio Dauto Então ele somente deve rejeitar é os canos deveriam ser virados para o INGC.
Gosto · Responder · 3 h


Dercio Dauto e
Gosto · Responder · 3 h


Jose Eduardo Devia ser integro bastante para rejeitar
Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...



Dercio Dauto Ou por o INGC ter adjudicado à empresa do ministro?
Gosto · Responder · 8 h


El Patriota Ontem Machava vs Mulembue! Hoje Do Rosário vs Mesquita. Se fosse no PIMO diríamos que aquele partido está em crise. Obrigado pela atenção.
Gosto · Responder · 9 · 8 h


Tomo Junior A senhora Buchili e seus amigos estão preocupados com os chamados pilha-galinhas.
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Ivo Dinis A lei da proibidade pública é clara quanto a esse assunto, talvez o que o PM disse foi no intuito de evitar a disfunção dos órgãos de direito para esse caso, ou seja dar oportunidade a Justiça de agir dadas as suas competências.
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Egidio Vaz A solidariedade institucional não significa solidariedade com as más práticas. O PM saiu-se bem ao dizer claramente que as entidades que lidam com a etica publica devem se pronunciar. Havendo materia, segue o seu curso normal. É assim como se fortalecem as instituicoes. E se Mesquita sair-se ileso, sai mais fortalecido. É esse o conceito de solidariedade que possuo.
Gosto · Responder · 20 · 8 h


Marcelo Mosse Dizer má prática é assumir culpa por parte de Mesquita. A solidariedade institucional pode ter a cobertura da presuncao de inocencia. É assim em todo o mundo. A nao ser que, no seio do Governo, Mesquita tenha a culpa no cartório....a culpa por um comportamento ético reprovável, por omissao, muito embora ele nao seja o gestor das suas empresas....e NUNCA um comportamento criminal pois isso nao se coloca neste caso...daí que a menção a PGR é completamente incompreensivel.
Gosto · Responder · 2 · 7 h · Editado


Egidio Vaz Mas o PM tem essa noção de presunção da inocência. Não o acusou nem o suspeitou. Apenas afirmou que deixaria o assunto para as instituições apropriadas. Só isso.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Armistício Mulande Compreendo Marcelo Mosse. Mas o PM revelou que recebeu a mensagem da esfera pública que se indignou com o sucedido. Que catalogou o sucedido como indício de favoritismo, clientelismo e falta de ética. O que o PM está a dizer é: se houve falta de ética, que a comissão responsável se pronuncie...se houve corrupção, que a entidade responsável se pronuncie. Acho que foi mais uma resposta à esfera pública. E veja que nem sei qual é a pergunta que fizeram ao PM. Estou apenas a cogitar.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Okito Cooper Mas o PM esqueceu-se de que cabe a ele, como o chefe resolver conflitos entre os seus pares, ambos intervenientes no negocio sao directamente dependentes dele como orgao, plo que um nao dele ou sim, resolve a questao. Agora pla experiencia dos orgaos do Estado, ele nao tem de atirar batatas onde nao há, afinal o Gabinete de combate a corrupção e o Ministerio Publico sao independentes do governo, nao precisao da voz do PM pra achar materia e proceder.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Egidio Vaz Armistício Mulande Eu estive na sala. E ouvi a resposta dele. A pergunta foi feita pelo jornalista do Magazine e a resposta foi mesmo neutra.
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Manuel Rony Concordo com sigo Egidio Vaz, penso que cabe as entidades competentes se pronunciarem a respeito, porque este seria mais um caso de morto por ter e por nao ter cao...qualquer resposta do PM, levanta e levantara comentários que abonam ou desabonam a forma como a coisa deve ser tratada...o que percebo do governo do dia e que me parece que esta a ficar interiorizado a necessidade de fortalecimento das instituicoes e o advento da transparência.
Gosto · Responder · 7 h


Egidio Vaz Armistício Mulande Eu estive na sala. E ouvi a resposta dele. A pergunta foi feita pelo jornalista do Magazine e a resposta foi mesmo neutra.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Okito Cooper A neutralidade (voto nulo, voto em branco) policamente é claro consentimento
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Lenon Arnaldo E melhor que essa, só na Conchinchina.



Camilo da Silva Marcelo Mosse, acho que o PM agiu corretamente remetendo para essas instâncias para não cair em erros desnecessários
Gosto · Responder · 7 h


KingKinho Vasquinho O PM tem que defender o erário público e zelar pela ética e tem de travar logo esses casos sem activação da PGR
Gosto · Responder · 7 h


Jasmin Rodrigues Se ate o PM remete a esses "deixa andar" onde podemos nos depositar a nossa esperanca??? Faz me lembrar a velha mensagem...
"Quem nao e da Frelimo, o problema e dele"
Gosto · Responder · 7 h


Linette Olofsson Está a esquivar-se ! É mau como chefe do governo!
Gosto · Responder · 7 h


Rui Costa Solidariedade institucional,(?!?!) um pouco mais alem, e cria-se um Sindicato dos Dirigentes Governativos para defesa dos interesses de classe, com Comissoes Provinciais.

Nao creio que o INGC fizesse uma asneira destas inconsciente, e os TCM entrassem distraidos numa ilegalidade, apesar de estarmos a falar de uma adjudicacao de cerca de usd 300 mil...acredito que estao sohlidos na legalidade.Era preciso Autismo a mais para se ir por aih.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Joaquim Joao Correia Fugir do barulho...esperto este PM
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Andre Fumo "Eu divido o mundo em 3 partes: A primeira parte, pertence aos poucos que fazem as coisas acontecere, a segunda parte, pertence a muitos qie vé as coisas acontecendo e a terceira parte, pertence a vasta gama e maioria que nem faz ideia do que esta a acontecer"
Infelismente eu pertenso a terceira parte, e como muitos em assuntos como estes so especulamos sem bases solidas
Gosto · Responder · 6 h


Kleber Alberto Porque tanto sururu, se embaraca o estado, legal ou nao que seja encostado, vivemos tempos de lisura, queremos transparencia.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Marcelo Nhantumbo MEMBROS DE INSTITUIÇÕES DO ESTADO (GOVERNO) NÃO DEVEM PARTICIPAR EM CONCURSOS LANCADOS PELO ESTADO (GOVERNO).
É de LEI, pois é suspeito.
Pelas normas de PROCUREMENT, já no processo de saneamento, tais empresas são afastadas para haver transparência.
O PM tem razão, não cabe a ele responder por isto. Existem UGEAs criadas.
A UGEA em causa que se explique.
Por mim, houve favoritismo, sim.
Gosto · Responder · 5 h


Álvaro Xerinda Se ele como primeiro-ministro não sabe quem vai saber? Nestas alturas não se justifica não ter informação. Está sair em defesa do seu ministro. No mínimo devia condenar a actitude do Mesquita
Gosto · Responder · 5 h


Marcelo Nhantumbo Não defendi ninguém. Referi-me ao trabalho da UGEA que fez o relatório que culminou com uma adjudicação.
É PROCUREMENT.



Mahamad Hanif Mussa Ok. Disseram-me (ou ouvi) que filho meu anda ai atropelando e andando fora de lei. -Como pai diria que cabe a polícia resolver? Não seria recomendável, ético, como pai averiguar e encaminhar o caso?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Marcelo Nhantumbo Bem dito, MHM. Contudo, você "tendo mil filhos e oia 24 horas " , certamente que delegaria COMPETENCIAS. Claro?



Filipe Nhalungo A Lei é para ser cumprida. Se houve violação porquê nao haver procedimento legal Mosse? Até quando vamos andar a mordermos labios? Vamos ver o que prevê a legislação sobre o caso em concreto.Se houve violação aplica-se o que couber nela se não absorve o cidadão.
Gosto · Responder · 3 h


Ismael Chutumia Solidariedade nas boladas com fundos públicos?
Gosto · Responder · 27 min


Spirou Maltese E o Mesquita é "subordinado" dele...O PM tem o dever de saber de tudo sobre sobre a máquina governativa e do seus pupilos. Enfim...
Gosto · Responder · 20 min


Linette Olofsson Se fosse na Europa, um primeiro ministro, sairia em defesa da legalidade e do Estado, aqui protegem -se




Marcelo Mosse adicionou 2 fotos novas.
12 h · Maputo, Moçambique ·



E quem são os bons da fita?
Bom, parece-me que, com base no modelo de comunicação do INAE, o ónus da divulgação de que eu passei a uma inspeção cabe a mim mesmo. Até agora, a comunicação tende a nomear os prevaricadores. O INAE cola uma nota à entrada do estabelecimento chumbado anunciando que este foi encerrado em virtude de suas condições inapropriadas. Creio que há espaço para melhorar. E um dos modelos é o uso de vinhetas. O INAE podia colocar vinhetas à entrada dos estabelecimentos inspeccionados positivamente. Isso facilitaria os utentes. E ajudaria a retirar a generalidade dos estabelecimentos da suspeição permanente de que podem ser todos uns maus. Não sei se é aplicável aqui o modelo das vinhetas usadas na inspeção automóvel. Mas o facto é que, com a dimensão das casas encontradas na prevaricação anti-higiénica, a percepção negativa sobre nossa restauração se vai sedimentando. Mas nem todos estão a seu chumbados. Por exemplo, a Pizza Hut passou à inspeção mas pouca gente sabe disso. Cabe à pizzeria dar a conhecer. Na vaga inspectiva do passado dia 28, devem ter passado também a Waterfront e o Pirata. A questão central é: como melhorar a comunicação?




Egidio Vaz Já sei onde comprar a Pizza.
Gosto · Responder · 9 · 12 h


Dalfino Hóster Guila Penso que já ouvi sobre os bem-sucedidos nos mesmos noticiários sobre prevaricadores. É a máxima das más notícias... elas circulam sozinhas à velocidade da luz.
Gosto · Responder · 2 · 12 h


Joaquim Joao Correia Certo....
Gosto · Responder · 12 h


Celso Zintambira Faz todo sentido a tua observação meu caro Marcelo Mosse. Plenamente de acordo.
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Flavio Massingarela Pode-se usar o exemplo da Instituição que inspecciona as bombas de combustível. Esta deixa uma vinheta a indicar que o produto vendido empregos determinada Estação de serviço, foi aprovada por si.
Gosto · Responder · 1 · 11 h · Editado


Rildo Rafael Esta aprovação de ve ter uma base temporal ou mesmo até a próxima aprovação, pois no intervalo da avaliação a estação pode caminhar em contramão???


Rildo Rafael Até agora, a comunicação tende a nomear os prevaricadores. O INAE cola uma nota à entrada do estabelecimento chumbado anunciando que este foi encerrado em virtude de suas condições inapropriadas. Creio que há espaço para melhorar. E um dos modelos é o uso de vinhetas. O INAE podia colocar vinhetas à entrada dos estabelecimentos inspeccionados positivamente. Isso facilitaria os utentes.
Gosto · Responder · 11 h


Raufo Usta Caro Mosse, os restaurantes e hotéis por decreto devem ser classificados. Cabe ao proprietário solicitar a classificação ao INATUR. Os restaurantes podem ser de primeira, segunda, terceira classe ou classificação única. Portanto, é preciso que os empreendedores consultem os especialistas nessas matérias para não incorrerem em problemas desnecessários. Outra coisa que e muito importante e ter pessoal qualificado e motivado porque grande parte dos problemas da restauração em particular e a motivação dos colaboradores.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Demitrio Macaringue Verdade mais o INATUR ainda não está a dar as classificações porque ainda não reune condições para o efeito vários restaurantes não tem classificação devido a isso.
Gosto · Responder · 11 h


Celso Zintambira Meu caro Raufo Usta creio que o post do Marcelo Mosse não se refere necessariamente a classificação de cada uma das instâncias, mas sim em que condições cada uma delas funciona. Porque penso que( como ficou provado em certos estabelecimentos) podemos ter um estabelecimento que foi classificado como de primeira que funciona em péssimas condições de higiene e termos um de terceira que cumpre com todas as regras de higiene. O meu entendimento é que o que está em causa é a saúde pública e não o luxo que o estabelecimento apresenta e como já ficou provado em vários casos é um luxo aparente.
Este é o meu entender sem querer desmerecer a tua opinião.
Gosto · Responder · 3 · 10 h · Editado


Domingos Manga O seu comentário fugio ao post do MM, há um antagonisno entre o seu comentário e o post... aqui sugere-se que para futuras vezes, ao invés de deixar em branco, colocar uma vinheta na porta das casas que passaram, isto é, ficaram aprovadas a inspenção, independentemente do seu status. Por exemplo: a EDM, Águas de Moz entre outras do Estado, quando fazem determinadas inspeções em determinada época, colocam na porta da casa uma vinheta que simboliza inspeção feita.



Mel Matsinhe Vinhetas, sim! Estava ontem a comentar nos mesmos moldes. Algumas cidades usam o smiley. Bem simpático e family friendly. Outras usam estrelas. E por aí fora.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Raufo Usta O INATUR tem placas e esse é o trabalho aturado de algumas instituições que estão invisíveis!
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Jorge Jone Muito bem dito. Que isso se efective de facto.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Rildo Rafael Marcelo Mosse: A colocação de vinhetas pode ajudar a retirar a generalidade dos estabelecimentos da suspeição permanente de que podem ser todos uns dos maus, mas também pode deixar os estabelecimentos num "VERDADEIRO" conforto pelo facto de ostentar a vinheta e "iludir" os clientes em torno da prevaricação anti-higiénica...Talvez colocar uma nota sobre a peridicidade da fiscalização, ou seja, "Estabelecimento inspecionado há 3 meses"...Acho que o INAE deve estabelecer uma rotina de inspecção para dar alguma garantia aos clientes!
Gosto · Responder · 4 · 11 h


Vitó-Dj Nhancume Inspecções são periodicas, acredito que sejam de 6 em 6 meses, pra evitar q os restaurantes se acomodem...



Raufo Usta A hotelaria e turismo exige muito profissionalismo, não é uma actividade leviana e a legislação e complexa, por isso para quem queira fazer negócio em Moçambique dece conhecer bem a legislação sobre o sector que opera se não quiser ter problemas!
Gosto · Responder · 11 h


Leopoldo Amaral Marcelo, quem cumpre a lei não precisa ser anunciado.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Augusto Gildo Buanaissa Precisa ser motivado
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Sergio Domingos Na situacao em que a coisa acontece, creio que precisa meu caro Leopoldo Amaral. Uma vez que nem todos estabelecimentos foram sujeitos à inspecção, o consumidor sempre irá colocar em causa... Há que dizer "CLEAN" até à próxima Inspecção. ..



Armenio Naene Afirmativo, deve também colocar os simbolos todos , fica o alerta para quem está com o apetite quebrado, fará diferença abismal, se o sino suo a qualidades deve ser acrescida agora deve ser de lei a criminalização dos actos não reportados ao INAE em 24 hrs, relativos avarias de fossas e encerrado imediatamente. Viva a limpeza
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Manjate Custodio Bem pensado WA Ngaya
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Arlindo Cossa Tab Macabur...
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Tab Macabur Bigadaaa! Gosto muito do Pirata!☺️
Gosto · Responder · 10 h


Arlindo Cossa Pirata...?!?!



Filipe Nhalungo Interessante artigo. Pois, existe percepção que está tudo mal, estamos a ser servido lixo e, na verdade existe raras excepções.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Filipe Nhalungo Os nossos restaurantes tem ou não classificações. Aquelas que existia antivamente: restaurante da 1ª, 2ª, 3ª caiu em desuso?
Gosto · Responder · 11 h


Nito Ivo Faz todo sentido
Gosto · Responder · 11 h


Víctor Bulande O INNOQ ja o faz, pelo menos para os postos de abastecimento de combustível. Tem dois tipos de vinhetas, uma verde e outra vermelha, que significam aprovação e interdição, respectivamente.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Spirou Maltese ...como alguém notou, problema ainda é o da comunicação social que é convidada pra "in loco" acompanhar o caos dos restaurantes, apenas reportam com incidência a parte má dos prevaricadores e "esquecem" dos que tiveram nota positiva.
Gosto · Responder · 2 · 10 h


Víctor Bulande Nao se trata de esquecimento. É que nao ha notícia/novidade quando o cao morde o homem. Mais: veicular casos de estabelecimento em condições é o mesmo que fazer publicidade dos mesmos. Todos ficariam a saber aonde se dirigir...
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Spirou Maltese Hehejej ntsen e ninguém quer fazer publicidade de borla. Tawas
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Escreve uma resposta...



Bruno Mayer Deve ser o método que está errado.

Gosto · Responder · 10 h


Sura Rebelo Marcelo Mosse o INAE deixa um certificado a congratular. Vi no talho extra malhangalene. Mas claro avancem com outros dispositivos mais visiveis..
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Spirou Maltese Sim mas os meios de comunicação não agem do mesmo modo como quando surpreendem a imundice....por isso há quem já avance que isto abre lugar a boladas de limpeza de imagem pra os restaurantes. Kkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Sura Rebelo Sabes Sic Spirou Maltese acho q nao devem vir elogiar na tv. Nada é definitivo. Hoje passou mas daqui a 3 ou 4 meses pode relaxar. Pra mim um certificado validade 3 meses a confirmar q cumpre requisitos esta de bom tamanho.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Spirou Maltese Concordo com essa de 3 meses... mas a inspecção parece que não tem máquina pra esse exercício contínuo.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Sura Rebelo Posso preencher uma vaga. Sempre tive inclinacao mesmo rsrs
Gosto · Responder · 2 · 10 h


Sura Rebelo Este exercicio nao pode ter intervalo de 6 meses.
Gosto · Responder · 10 h


Spirou Maltese Kkkkkk vai e propõe sua candidatura. As tantas precisam mesmo de pessoal.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Sura Rebelo Pessoal como eu q nao se vende kikiki
Gosto · Responder · 10 h


Sura Rebelo Spirou Maltese e eu aprendi muito de perto a defesa do consumidor.. o tempo as vezes faz me lembrar ou nao...



Jeronimo Mungoi De acordo! Não imagino como vai ser o negocio dos que passam positivamente!


Gilberto Macuacua Pois pois
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Julio Messa Trabalho trabalho trabalho, felizmente a Pizzahut sendo uma Franchise as normas exigidas pelo INAE fazem parte do dia, por isso não se trata da primeira visita à Instituição e felizmente até à data o estabelecimento tem estado sempre a níveis recomendáveis. Khanimambo Manish Cantilal.
Gosto · Responder · 3 · 10 h


Reinier Cedeno Muito bem colocado!
Gosto · Responder · 9 h


Okito Cooper Não concordo. Pois é fiscalização é um acto normal de uma administração, existente e em funcionamento. Da concepção das licenças de exploração, deduz-se a existência de capacidade (todos os requisitos inerentes a exploraçao, a licença é um pacote) plena de exploração, plo que não faz sentido a atribuição de certificado de santidade, pois do nao cumprimento efectivo, regularizacão dos itens, que levaram a suspensão da actividade, vem de seguida a anulacao da lincença, cedida, e com a consequente criminalizacao plo dano a saúde publica agravado.
Gosto · Responder · 9 h


Sebastião Sitoe Boa observacao. quando si trata de bombas de combustiveis que sao inspecionadas pelo INOQ coloca-se a respectiva vinheta. Acho que tambem o mesmo criterio deve ser seguido pelo INAE.
Gosto · Responder · 7 h


Jr Chauque Boa ideia das vinhetas
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Domingos Manga Primo, Ainda vão a tempo de corrigir, todo trabalho quando inicia há sempre lacunas que vão sendo sanadas com o tempo, e esta pode ser uma delas... e deve-se tomar em conta por forma a credibilizar as casas inspecionadas cm sucesso. Peço para ñ perguntar se os nossos pais são irmãos, ou desde já peço perdão primo. Abraço fraterno
Gosto · Responder · 6 h · Editado


Magaia Jorge Seria o ideal dar uma vinheta de conhecimento do estado higiénico do estabelecimento por várias razões:
1) Dar crédito e o mérito a quem merece.
2) Evitar a provável duplicação das inspecção.
3) Do mesmo jeito que põe uma vinheta pós a detectarem anomalia higiénico do estabelecimento podiam fazer ao contrario para quem está clean.
De outro lado parece que a nossa comunicação social só sabe nos informar coisas errado.
Apoio a Ideia de vinheta.
Gosto · Responder · 5 h


Okito Cooper So falta o policia de transito tambem dar a vinheta porque, inspecionou e nao achou irregularidade com a carta, seguro, inspeção auto, taxa de radio e ...
Gosto · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...




Escreve um comentário...



Marcelo Mosse adicionou 2 fotos novas.
Ontem às 18:32 · Maputo, Moçambique ·



Um teste à resiliência de Nyusi

Quando ele quis impor a ordem na gestão do solo urbano, desafiando os feudos da corrupção; quando ele quis moralizar o sector da construção civil, onde impera um cartel muito dado a desafiar velhas e novas posturas regulatórias, em conluio matreiro com a fiscalização; quando ele quis travar o assalto final às barreiras na marginal, embargando obras que não tinham passado pelo crivo processual normal e onde, na verdade, nunca deviam ter sido erguidas; quando ele quis dar um voz ativa ao munícipes de Maputo na vida da edilidade; ele foi convidado a retirar-se.


Eneas Comiche sentiu na pele o que é ver seu voluntarismo cívico rechaçado por interesses das gangues cujos tachos dependem dos lobbies esgueirados no edifício da ex-Pereira do Lago. Se a ele não se pode apontar uma única nódoa de natureza corruptiva, seu sucessor na gestão da edilidade está cheio delas. Os lobbies da podridão cantaram mais alto e nem Guebuza, com sua aura de rispidez, conseguiu evitar que o compromisso ético da Frelimo na gestão da edilidade baixasse tão de nível.

Outra vitima foi o Dr. Ivo Garrido. Ele assumiu a cartilha contra o deixa-andar atribuído a Chissano, procurando impor uma cultura da probidade mesmo antes dela ser legislada (a probidade). Uma mão de ferro no lucrativo negócio dos medicamentos, uma postura constante contra cobranças ilícitas, o cultivo da assiduidade e da apresentação asseada dos profissionais da Saúde. O combate ao despesismo e ao desperdício infundado. A prática da austeridade, mesmo quando ela ainda não era urgência no discurso da liderança política.

Um voluntarismo ético sem paralelo, que também não resistiu quando a proclamada rispidez de Guebuza cedeu, abrindo flancos aos lobbies mais perversos. A gestão dos medicamentos foi o que se viu. Um caos total. Que ainda prevalece, com lobbies doutras tonalidades.

Agora assistimos ao voluntarismo enérgico de Maria Rita Freitas e sua equipa. Até quando ser-lhe-á permitido agir num sentido contrario ao da ortodoxia do laxismo e da corrupção? Tudo depende de Nyusi. Aliás, este assunto virou um assunto do PR. É também para ele um desafio: o de mostrar que não cai facilmente na ratoeira dos lobbies. O de mostrar que tem também uma postura de integridade e está comprometido com as boas práticas e, no caso vertente, com a saúde pública. Um grande teste este.


Comentários


Jr Chauque A corja esta triste principalmente a comercial que se achava contribuente do partido e fazia e desfazia ....isso parece ter sido do passado pk agora ....
Estao a sentir na pele.....
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 19:42


Spirou Maltese ...yah aonde chegámos; uma "simples" funcionária de carreira serve de teste pra a nação. Mas é o que é mesmo, o passado recente por si descrito sobre os bons da fita, nos coloca em alerta sobre algum despacho silencioso sobre a Boss da inspecção poder servir pra outros sector ou não servir mesmo. Kkkk eish
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 19:45


Arlindo Cossa 👌🏾
Gosto · Responder · Ontem às 19:53


Massurufo Joche Josh Limpa Moçambique todo mundo sabe que Moçambique nao tem cultura de Limpeza
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 19:54


El Patriota Excelente!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 20:01


Buene Boaventura Paulo Há coisas que ditas de uma maneira soam bem aos ouvintes. O Marcelo Mosse resgatou figuras que outrora sofreram na pele, pela ousadia de querer mostrar bom trabalho; está de parabéns. Sobre INAE julgo haver muito espaço para eles agirem sem interferências porque o seu trabalho enquadra - se no resgatar da imagem do País e não propriamente contra empresários do ramo hoteleiro. Espero que o trabalho esteja a ser feito com muito critério
Gosto · Responder · 10 · 23 h


Elias Matsinhe Tenho 33 anos de idade. Esta é uma das poucas ocasioes que me recordo de alguem ser falado pela prática de boas acçoes.
Estas medidas do INAE requerem nossa mudança de atitudes como utentes dos serviços oferecidos. É preciso juntar esforços.
Gosto · Responder · 10 · 23 h


Baltazar Munhequete Bem escrito Mosse. É deste tipo de artigo que precisamos.
Gosto · Responder · 5 · 23 h


Evaristo Cumbane boa observacao amigo Mosse. ate onde vamos? estamos num pais podre por dentro. precisa se de gente corajosa
Gosto · Responder · 2 · 23 h


Angelo Malate Força ai
Gosto · Responder · 23 h


Denilsio Hilario Eu não estou muito confiante ainda, antes que prove o contrário com A+B. Isto porque, penso que o Pedro Couto e o Ferrão ex ministros de energia e de educação respectivamente, estavam indo muito bem. Com todo bom trabalho, foram despromovidos. Consta que Couto não respondia os anseios dos camaradas na exploração dos nossos jazigos e recursos minerais.
Gosto · Responder · 3 · 23 h · Editado


Eliha Bukeni Ainda me lembro de uma sondagem nas vesperas das eleicoes autarquicas de 2008 que atribuiam pelos nunicipes a Comiche mais de 80% de intencoes de voto contra menos de 20% a Simango. Arrogantenente, porqie ja tinha por garantida a chancela do AEG, Simango disse aos jornalistas que nao estava preocupado com as sondagens porque quem designa o candidato da Frelimo e o comite da cidade, nao sao os municipes. De facto, a primeira medida que tomou foi desembargar a obra do Maputo Shoping Center, nao admira que tenhamos la um "guebuza square" em replica do "mandela square" de sandton. Esperamos que FUN livre maputo de mais este resquicio do cachimbismo em 2018!
Gosto · Responder · 2 · 22 h


Sura Rebelo Espero q passe ( o teste)
Gosto · Responder · 22 h


Jasmin Rodrigues E "nem Guebuza com a sua aura de rispidez conseguiu evitar que o compromisso etico da Frelimo baixasse de nivel"...???? Guebuza...?!?!! Reaally?!!? Are you for real???
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Euclides Flavio Não sei se irá passar. E' verdade que o executivo de Nhusy quer regatar a imagem já chamuscada. Mas também não é menos verdade assumir que o espírito de punição dos bons ainda prevalece. Aliás, é só recordarmos que acções do Jorge Ferão como bom menino do Ministério mais podre foram travadas a troco de um doce na antiga casa de Uthui. Me parece que os nossos líderes máximos tem sérios problemas de auto estima sobretudo, quando assistem bons exemplos de quem eles nomearam. A ideia é do tipo trabalha mas não me ofusque. O facto de a Sra do INAE ter acções que tem maior impacto midiatco encomoda algumas figuras do topo. As medidas tomadas pelo ex Ministro da Educação tiveram o seu custo pois ele era o lider da audiência tal como aconteceu num passado longínquo com Garido e Comiche. Vamos lá ver agora. Mas se for verdade que a história repete-se então ela será tirada do campo para o escritório.
Gosto · Responder · 3 · 21 h


Olivia Mondlane Vamos rezar para que a boss do INAE continue firme e que aqueles tentáculos.... nunca consigam alcançar lhe. Bem haja Sra Inspetora, avance e não recue. Moçambique precisa é agradece!!!🏆🏆🏆🏆
Gosto · Responder · 20 h


Vitó-Dj Nhancume Se todos sectores do Estado seguirem o ex do INAE, seria o maior passo pra integridade no sector.
Gosto · Responder · 20 h


Carlos Lopes Maria Rita Freitas, no que em muito pouco tempo passou a ser conhecido pela sociedade, pela coragem e decisões que tem tomado, dando lições de moral aos funcionários públicos que se aproveitam do posto que ocupam para pedirem o famoso refresco.
Que mais pessoas como esta se revelem a partir de agora, em breve o nosso PAÍS pode até passar a ser visto de forma digna.
Gosto · Responder · 20 h


Messias Nhangave Eduardo Matavele
Gosto · Responder · 1 · 19 h


Armenio Naene É preciso não fechar os olhos que a parede está próxima podes te machucar. Mosse tens que estar menos atento ao desfile dos homens politicamente corretos. Esqueceste do ex da educação o prof Ferrão, mal aqueceu o motor para impor uma velocidade foi o que se viu.
Gosto · Responder · 11 h


Filipe Nhalungo Mosse, tempo é melhor mestre, diz, velho ditado: vamos lá ver se ele resiste à apetites insanciaveis das elites que vivem do lobie.
Gosto · Responder · 11 h


Moiane Telma da Gloria O nosso país precisa de ser purificado, todas impurezas devem estar fora pois ainda existe grandes profissionais público comprometidos com o bom desempenho das suas actividades, e que juntando todos eles o país pode ser uma referência e exemplo no combate à corrupção ou a violência bancário que temos assistido nos últimos anos.
Gosto · Responder · 10 h


Celia Beatriz Macoo Também não era mau que fosse garantida a segurança pessoal a Inspetora da INAE. Não acham? A moça não pode andar aí a toa.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Sem comentários: