segunda-feira, 6 de março de 2017

As visitas do Presidente Nyusi aos ministérios devem continuar? Eu acho que não.



Marcelo Mosse adicionou 4 fotos novas.
6/3 às 14:24 · Maputo, Moçambique ·



As visitas do Presidente Nyusi aos ministérios devem continuar? Eu acho que não. As cinco visitas que ele fez a cinco ministérios deram material empírico suficiente para nossa compreensão das razões da ineficácia dos sectores do Estado ligados à vertente programática. Nyusi destapou um caos completo. Sistematizando a informação gerada, pode-se ter, agora, com base na amostra, uma imagem geral sobre como estão as coisas em todos os ministérios. Ele não de precisa visitar novos ministérios, trocando a governação do dia por um situação de polícia de turno. Seus assessores podem fazer o resto do trabalho. O PR precisa de se dedicar a coisas mais produtivas.


Podia por exemplo fazer suas visitas ao sector empresarial do Estado. Aí sim....ele teria uma verdadeira dimensão de como elas são geridas para o bolso dos seus gestores e para os bolsos da própria Frelimo. O PR podia procurar saber como é que a Mcel chegou ao descalabro em que chegou. Podia tentar cheirar sobre esse monstro da MCnet, uma completa usurpação de uma função do Estado. Podia escrutinar a Kudumba, onde a SPI tem ações, que actua numa função de soberania e afecta negativamente o sector privado. Podia tentar perceber o sector empresaria do Estadol e compreender como é que algumas empresas públicas e participadas acumularam dívidas enormes com a banca e como é que esse dinheiro foi usado.

As visitas aos Ministérios podem parar. Já percebemos como é que eles (não) funcionam. Já percebemos o lado ruim da partidarização do Estado. Já percebemos a dimensão perversa da patronagem política. As visitas foram muito úteis sobretudo agora que a despartidarização do Estado está na agenda do diálogo político. A Renamo não precisa de muitos mais argumentos. As visitas mostraram como o job for the boys não funciona. A foto viral do Ministro Nkutumula simboliza essa patronagem política. Os funcionários dos ministérios estão dentro de um sistema que não se baseia no mérito e nem promove a sua independência mas sim em lealdades partidárias. Numa administração pública moderna aquele gesto seria fatal para o Ministro. As visitas do PR foram ricas. Mas o foco podia ser o lado empresarial do Estado. É lá onde há dinheiro e a podridão é demasiada. E o PR meteria mais golos.



Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraComentar
Partilhar
136136
4 partilhas
Comentários


Jr Chauque Tudo dito
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 15:41


Egidio Vaz Eu penso que as visitas devem continuar. São cinco as minhas razões
Primeiro, porque o Presidente precisa de conhecer esse segundo nível do poder governativo, à semelhança do que faz quando visita as províncias.
Segundo, decorrente do primeiro, trata-se da justiça e equidade. Neste país, governadores e adminstradores de distrito são directamente escrutinados e avaliados durante as visitas de estado. O seu exeucivo de 23 ministros não deve por isso ser alheio a este escrutínio. O Presidente Nyusi entendeu que as vezes, o que recebe como informação não é a fotografia mais aproximada da realidade. E mais, os moçambcianos partilham de uma expectativa em ver um Presidente do campo e não o Presidente do gabinete.
Terceiro, o problemas não são todos iguais. Cada ministério tem seus desafios. Pense por exmplo dos investimentos feitos na Aquacultura e que até hoje poucos resultados tem; ou no superministerio das Finanças, etc.
Quarto, porque tal vai lhe possibilitar tomar melhores decisões quando for para avaliar e decidir sobre a sorte de cada um. Então, enquanto uns foram puxados as orelhas outros ficam sem serem visitados! Tal ideia criaria um sentimento ou percepção de caça as bruxa ou injustiça. Entre tantas medidas correctivas pode ser que haja movimentação de quadros, exonerações etc.
Quinto, porque é bom para a suas relações públicas e para a diplomacia pública do governo. Essas visitas redefinem a agenda pública e melhora o enquadramento noticioso do governo de Moçambique.
Gosto · Responder · 29 · 6/3 às 16:07 · Editado
Ocultar 19 respostas


Bruno Manhica Laice Concordo e subscrevo o seu post caro Egidio Vaz.
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 16:00


Egidio Vaz Bruno Manhica Laice obrigado pelo apoio
Gosto · Responder · 4 · 6/3 às 16:02


Telma Saramala Concordo plenamente consigo Egidio Vaz
Gosto · Responder · 6/3 às 16:04


Filipe Zivane Impressionante como um homem da dois pinos sobre si. Levanta se e caminha como se não tivesse passado. Já tinha ouvido falar desta inversão louca do Egídio Vaz. Precisa se viver para ver de tudo um pouco.
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 16:12


Marcelo Mosse O Egidio Vaz virou um nyussista convicto....é uma fase da luta de contrários no seu interior....
Gosto · Responder · 6 · 6/3 às 16:33


Egidio Vaz Marcelo Mosse bem, o post era sobre as visitas do Presidente Nyusi. Eu, respeitando o mote, comentei nos termos do post. Pode não concordar, mas Mosse, parece-me que o seu comentário é um simples sacrasmo. Se não sou benvindo aqui então saio de vez. Ataque ad-hominen
Gosto · Responder · 5 · 6/3 às 16:49


Marcelo Mosse Hummm Egidio Vaz...nao me leve a mal....és bem vindo...era uma constatacao em face da tua recente deriva propagandistica à volta da imagem do PR...
Gosto · Responder · 5 · 6/3 às 16:52


Rauna Ibrahimoi Concordo com o Egidio Vaz.
Essa de passar a vida a cortar fitas e apreciar relatórios é de se esquecer. Tenho na memória o presidente Nyusi a mandar um dos ministros fechar a sua pasta e interagir em 3D com os funcionários.
Uma pergunta bem baixinho. .. Na tua casa você não vai espreitar para ver se a dispensa está devidamente organizada de modo a não acomodar ratos? (Ou fica a espera da senhora se servir aquele caril gostoso, só e somente)
Gosto · Responder · 6 · 6/3 às 16:58 · Editado


Egidio Vaz Quando as opiniões aparentemente favoráveis ao PR são expressas por Marcelo Mosse então não é propaganda. É análise lúcida. Mas quando são feitas pelo Egídio é “deriva propagandística”. Qual é o problema em limitarmos o debate ao mérito dos argumentos? Está mesmo interessado em defender o seu argumento neste opst ou podemos considera-lo assunto fechado?
Gosto · Responder · 5 · 6/3 às 16:58


Marcelo Mosse Ele nao precisa visitar mais Ministerios. Ele deve aprimorar seu sistema de colecta de informaçao sobre o que emperra no Estado e no Governo. O contexto é diferente do de Samora Machel, Prefiro que ele trate de negocios....e isso implica um olhar atento ao sector empresarial do Estado.
Gosto · Responder · 6 · 6/3 às 17:02


Egidio Vaz Marcelo Mosse governos de países desenvolvidos também visitam ministérios. Recentemente Justin Trudeau (PM de Canadá reuniu com seus embaixadores). Em Canadá, tal não acontecia há 12 anos. Barack Obama visitou tantas vezes num ano só o departamento do estado, defesa, comércio, etc, etc, inclusive departamentos autónomos e agencias como NASA. Theresa May, apesar de não ter feito tanto, visitou instituições públicas. Quem fala de ofensivas político-organizacionais somos nós. Quem acha que o estilo dessas visitas é parecido as de Samora somos nós. Tudo das nossas fascinantes cabeças, como se fosse proibido que um dirigente superior visitasse as instituições sob sua tutela. Os objectivos gerais dessas visitas são pacíficos e visam tão somente ver de perto a organização dos minsitérios por ele criado; identificar possíveis nós de estrangulamento e encorajar a máquina. Tudo claro e pacífico. Essas visitas podem e vão também dar-lhe alguma indicação sobre a organização do seu governo. Ele sozinho poderá reflectir e encontrar formas de flexibilizar o trabalho. Reflectir se fez bem ao criar MITADER e MASA, quais os contrangimentos na coordenação etc; repensar se fez bem separar Recursos Hidricos e Aguas Interiores em ministérios diferentes e como é que isso se reflecte no terreno; repensar se ao ter juntado o antigo Ministério do Desenvolvimento Rural e Economia e Finanças em vez de desenvolvimento rural para o MITADER…isso tudo é TPC para ele também. Mas consegue-se ver isso visitando o terreno.
Gosto · Responder · 7 · 6/3 às 17:22


Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, o seu artigo está ousado no que respeita à proposta de futuras visitas a empresas públicas ou estatais. É claríssimo que o PR não optará por esse caminho pois vai ter que pisar calos de "gente amiga". Porém, concordo consigo que as visitas aos ministérios podem parar. O que visitou já lhe deu matéria para demitir ministros e vices e mandar demitir directores e chefezitos. Considero inútil o estilo de "ofensiva política e organizacional samoriana" apenas porque ele NÃO tem NADA de Samora, nem a força, nem o ímpeto, nem a convicção de estar a fazer bem!
Gosto · Responder · 3 · 6/3 às 18:15


Gito Katawala Egidio Vaz, já que mencionaste Obama ou Trudeau, quero recordarte que contextualmente os presidentes ou primeiros ministros desses países não fazem espectáculos tipo chamar os seus subordinados de dorminhocos, porque ao passar tal atestado de incompetência estariam tacitamente a admitir que eles são os culpados. I guess you know the principle or the expression "the bucket stops here"? Foi uma expressão popularizada por Harry S. Truman,

Acho esses teatros desnecessários, em especial quando são feitos à moda samoriana tipo" gotcha", tentar fazer passar seus subordinados por um vexame, mas sem consequências em termos de repreensão ou senso de mudança de atitude.
Não achas?
Gosto · Responder · 8 · 6/3 às 19:51


Egidio Vaz Eu concordo com isso sim Gito Katawala. Mas não é isso o que está acontecer. Não vi nenhum insulto muito menos rebaixamento dos membros do conselho de ministro. Nenhum senti-me acossado mas encorajado a perseguirem com as necessárias reformas. As visitas não tem carater inspectivo à semelhança das ofensivas. As visitas são de caráter de de estudo e compreensão. Vai concordar que o nosso estado esta longe de ser como o chinês ou britânico. Nyusi é apenas o quarto presidente de um país de 40 anos de independência.
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 20:02


Gito Katawala Pelo que li nos jornais electrónicos habituais de que tenho acesso desde cá, mesmo que sejam sensacionalistas, citaram-no chamando de "dorminhocos" aos do Ministério da Juventude e Desporto. Que um só se preocupou com o desporto mas a parte da juventude foi esquecida. Estou errado?
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 20:18


Egidio Vaz Dorminhoco não foi a palavra. Ele deplorou o facto de alguns directores serem directores de coisas que não funcionam
Gosto · Responder · 3 · 6/3 às 20:30


Edmilson Neves Concordo com a sua opinião Egidio Vaz
Gosto · Responder · 6/3 às 22:05


Julião João Cumbane Eu não podia estar mais de acordo com o Egidio Vaz! O resto que se diz em comentários ao seu comentário é mesmo isso: resto!
Gosto · Responder · Ontem às 0:09


Guilherme Noronha Eu entendo que, qd o MM diz que o PR nao precisa visitar mais Ministerios, esta dizer, alias, disse que a amostra e suficiente para se ter uma leitura geral dos Ministerios, portanto, nao precisa andar de Ministerio em Ministerio. Posso estar enganado, mas acredito que qd o EV diz que as visitas do PR devem continuar, nao esta a dizer k ele (o PR) deve andar em todos Ministerios. Ou estou enganado?! Entendo tb que o PR tem outras agendas, e que nao podem limitar se em visitar os Ministerios... Penso que o PM pode dar continuidade ao espirito coisa!E finalisando, claro que dentro dos objectivos do PR ao visitar as Instituicoes, julgando necessario, ira/devera continuar c as visitas
Gosto · Responder · 14 h · Editado


Escreve uma resposta...



Nairinho Mabote Ele sabe como os ministérios e empresas públicas são geridos. Ele que nos poupe do teatro. Quem não sabia que a piscina do zimpeto estava em degradação?
Gosto · Responder · 3 · 6/3 às 15:42


Jr Chauque Certo
Gosto · Responder · 6/3 às 15:50


Carlos E. Nazareth Ribeiro E por que razão ficou tanto tempo "mudo e quedo" sem exigir responsabilidades à direcção do Ministério?
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 18:17

Escreve uma resposta...



Siro Siro Corroboro consigo Marcelo Mosse. Acho que esta acção devia descer e continuar com o Sexa o PM (coordialmente falando seria muito bonito ver o Sexa o PM a berrar os Ministros do que o Sexa o PR )...
Gosto · Responder · 6 · 6/3 às 15:56 · Editado


Jr Chauque Apoiado
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 15:49


Carlos Cumbula Já foi dito aqui que o PM não é chefe do Conselho de Ministros.
Gosto · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...



Jr Chauque Que faça visitas ao saco azul das empresas públicas. ....porque não?
Chega de visitas ministeriais
Gosto · Responder · 4 · 6/3 às 15:51


Djua Kizomba Sou da mesma opinião com a tua Marcelo Mosse. Essa amostra esta boa para termos uma ideia geral dobqie sao os nossos ministerios. pode avançar agora para umanoutra frente.
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 15:55


Geraldo Obra Deviam parar se este pais fosse normal. Acho que o Pr deve trabalhar da forma que achar melhor. Tudo precisa de ser mexido.
Gosto · Responder · 6/3 às 15:59


Jose Neves Penso que as vezes as visitas tambem podem funcionar como estimulo..muitas vezes os gestores tem soluções na mão e não encontram mecanismos faceis ou oportunidades para a sua aplicação e estas visitas podem ajudar a desembrulhar e a enriquecer solucoes..nao olhemos só para o lado negativo que ja esta visto é preocupante!! tambem é importante que resultem destas visitas decisões senão entramos num ciclo de tearto e intimidaçao sem consequencias..
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 15:59


Yussuf Adam Se para saber o que se passa nos ministerios o presidente da republica tem que la ir algo de mal se passa na governacao, no estado... o pr devia e tenho a certeza que sabe o que la se passa. qual a razao para la ir_ para mostrar ao povo e ao publico em geral que esta em cima dos acontecimentos, para avisar os ministros e os funcionarios que e altura de se porem a pau, para vulgarizar o popularizar os seus valores sobre o servico publico.....mutumbela gogo pode sair mais uma peca Adelino Branquinho
Não gosto · Responder · 8 · 6/3 às 16:12


Badru Suamado Deveriam continuar mas s avisar a quem fosse, tipo ofensiva do saudoso Somora Machel, aih sim!
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 16:18


Joao Mazivila Antonio Parabens nosso Presidente,ja estas a Governar de vérdade
Gosto · Responder · 6/3 às 16:42


Mussá Roots "Kuxa kanema"
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 16:45


Filipe Nhalungo Optima ideia Mosse. O que ja se dizia a boca pequena o PR deastapou. A par da sua intervencao Mosse, li o desabafo do Prof. Cumbane nunca imaginei que ele fosse tao critico a PR Nyussi, pede accoes concretas nao lamentacoes.
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 16:46


Cuinica Nelson Nyusi lembra- me da nossa seleccao: circular muito a bola e dar a sensacao de que a qualquer momento teremos golo, mas nada. Concordo com MM, a "baliza" está aberta, e portanto o PR nao precisa dar muitas voltas. Contudo, as visitas sao bem - vindas, so k teriam mais sentido se estivessemos numa situacao normal. Num jogo nao se deve perder tempo enquanto se estiver numa situcao desfavoravel.
Gosto · Responder · 6/3 às 17:24 · Editado


Maximo Bonifacio Bonifacio A minha duvida eh: Sera k isso k o presidente viu nesta amostra surprendeu-o, ou ja previa? E so foi p/ mostrar k stava de olho?
Gosto · Responder · 6/3 às 17:44


Nguila Nyangulane Os cinco ministerios visitados pelo PR sao uma amostra satisfatoria para ele medir a situaçao vigente no Aparelho do Estado. Vale lembrar que os problemas sao os mesmos em todos eles, sendo mais ou menos graves, nuns e noutros ministerios. Havera quem lhe de informaçao sobre o funcionamento dos ministerios, sem que ele precise necessariamente de colocar os pes la.
Ele, que comece a agir, colocanda as pedras certas no tabuleiro.
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 18:15


Adelino Branquinho E vai sair, Yussuf Adam, sera os PILARES DA SOCIEDADE brevemente. Parece-me que este governo ainda nao sabe o que isso `e. Abraco
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 18:49


Heleno Bombe Eu acho que devia continuar assim como nós prestamos contas nas nossas empresas os ministros não podem ficar alheios, cada um no seu sector tem de prestar contas
Gosto · Responder · 6/3 às 19:45


Felizmente Dzowo
Gosto · Responder · 6/3 às 20:30


Gulumba D. Mutemba Campanha antecipada do nyusi e da frelimo para adormecer o o eleitorado já atrapalhado em mim não cola.
Gosto · Responder · 6/3 às 22:06


Julião João Cumbane Pensamento de um antipátria, este que li aqui (acima)!
Gosto · Responder · Ontem às 0:03


Elísio Nhantumbo De facto o comentário destoa.
Gosto · Responder · 10 h

Escreve uma resposta...



Jasmin Rodrigues Ja percebemos que os Ministérios nao funcionam???eu digo mais em jeito de correcao, NOS (povo) sentimos na pele (todos os dias) a incompetência dessas instituições! E que o "Perceber" tem um que de desconhecimento, de nao saber e ser explicado... que neste caso o unico que agora percebeu e ele próprio... o dito PR!
Gosto · Responder · 6/3 às 22:16


Rui Costa Ainda nao recuperamos da Ematum & Cia das Financas ilimitadas,e agora vem o Tronco sem ramos nem raizes, nem responsaveis directos outra vez.
Gosto · Responder · 1 · 6/3 às 22:30


Solomone Manyike Bom Trabalho Presidente!
Gosto · Responder · 6/3 às 23:09


Antonio Serra O cúmulo foi aquele "chefe" que disse que a piscina precisa de água de 15 em 15 dias. Uma das duas, ou a piscina tem fuga ou o tal "chefe" não entende nadinha sobre piscinas. Ou então quis simplesmente mentir ao PR o que é ainda mais grave. Para mim não adianta estar ai a fazer estas campanhas "política organizacionais" para depois continuar tudo na mesma, com as mesmas pessoas. O mais caricato é que no final do ano ou do mandato vamos ter relatórios que dizem que o plano foi cumprido na íntegra.....
Gosto · Responder · 2 · 6/3 às 23:18


Jasmin Rodrigues Ou que Pais esta FIRME!!kkkk
Gosto · Responder · 18 h


Teo Nhangumele Marcelo, tens alguma dessas imagens do MJD/Piscina Olímpica?
Gosto · Responder · 16 h


Donaldo Chongo Eu penso que se podia fazer as duas coisas. Visitas aos ministérios, bem à maneira defendida por Egidio Vaz, e visitas às empresas estatais, à maneira do Marcelo Mosse
Gosto · Responder · 16 h


Carlos Cumbula Se não visitar os restantes ministérios, como os poderá avaliar e eventualmente efetuar remodelações nesses mesmos ministérios? Como saberá quem são os bons e os incompetentes? Ele tem que visitar tudo e todos e depois sentar e decidir quem sai e quem fica.
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Langa Tony

Gosto · Responder · 12 h


Carlos Cumbula Ameaça?
Gosto · Responder · 12 h


Langa Tony
Traduzido do Inglês
Sem comentários...Ver Original
Gosto · Responder · 12 h

Escreve uma resposta...



Daniel Costa Parece-me que a questão de fundo que emerge deste debate é o critério usado para a visita aos ministérios. Tem de haver um critério que torne uns ministérios mais elegíveis que outros para a visita. Minha opinião: pôr todos os ministérios no mesmo saco, não me parece eficaz nem sensato.Visitar ou não todos os ministérios pode ser igualmente um indicador da forma como o PR quer gerir os recursos à sua disposição, entre os quais o seu precioso tempo. (Ainda temos ministérios de sobra para concluir que marca o PR quererá deixar para a opinião pública.) Também concordo com o Egídio Vaz: o tema é o PR e as suas visitas - e não a postura do Egídio Vaz, que pode se calhar justificar um outro post do amigo Marcelo Mosse.
Gosto · Responder · 12 h


Chacate Joaquim Deve continuar sim. o PR é o Gestor do mais nível conceptual do Estado, todos os níveis da máquina administrativa do Estado devem sentir sua presença. desde operacional, passando pelo táctico. É só por uma questão de saber estar, se não diria que é indiscutível o seu valor.
Gosto · Responder · 10 h


John Wetela eu ando a 50, 50% entre o sim continua ou não. não alongar, o meu continua tem a ver com a mudança de atitudes dos dirigentes que ainda são sintomatizados pelo Guebuziano. o meu não, e possível que e a revitalização dos comités no sector do estado, ou um outro mau acerto pelo futuro da tal discentralizacao pretendida na busca de novos métodos a ser usados nesse tempo, contra outros partidos.
Gosto · Responder · 9 h


Afonso Dete Fico imaginando e, se as visitas fossem "nao avisadas". Uma desarrumação total tá os ministérios.
Concordo marcelo..foco do the president deve ser sim as empresas com nossos impostos.
Gosto · Responder · 7 h


Clelio Clelio Tambem acho.
Gosto · Responder · 4 h


Artur Manjate Que mal há quando o Presidente da República visita ministérios? As empresas públicas não são tuteladas por estes ministérios com graves problemas de funcionamento?
Muitos quadros dos ministérios estão lá há muitos anos. Será que os actuais ministros têm poder sobre muitos e decanos directores nacionais e directores de importantes departamentos?
Interferir na governação, não fica bem a ninguém.
Nyusi sabe porque razão faz estas visitas. Quem tem medo destas visitas? Ou melhor dito:quem não gosta destas visitas:funcionários ou outros interessados?
Por acaso, alguém dos meus amigos no Facebook teve a ocasião de acompanhar a visita do PR no Estádio Nacional do Zimpeto? Que assessor teria agido como o Presidente fez?
Vamos deixar o Presidente cumprir a sua agenda!?




Carlos Da Fonseca
· 3 March at 03:12 ·


Então Sr. Presidente não ficou satisfeito com gigantesca incompetência que assistiu durante as visitas, pois não?

Pois é, Sr. Presidente. Agora multiplica sua indignação por 1000, eleva ao quadrado e encontre o factorial do resultado. Não use uma calculadora porque não haverá espaço para tantos dígitos. O resultado deste cálculo, Sr. Presidente, é a frustração que seu PATRÃO carrega todos os dias quando vai ali ao Registo, Dic, Hospitais, Polícia, Escolas, etc.
INCOMPETÊNCIA PORNOGRÁFICA.

60 Likes20 Comments5 Shares
Gervasio Magumane, Dias Tembe, Alcides Júlio and 57 others like this.
5 shares
Comments

Remove
De Oliveira Kkk você pá
1 · 3 March at 03:28Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Epa...
3 March at 03:30Remove

Remove
Marcelo Machava É o estilo de trabalho que o Governo criou aolongo dos anos. Ate a propria presidencia alimenta isso
1 · 3 March at 03:55Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Na presidência não sei. Mas nesses sítios que mencionei epa... é terrível.
1 · 3 March at 04:05Remove

Remove
Marcelo Machava Na presidencia tem uma serie de gabinetes e seccoes com pessoal que ate o proprio chefe nao pode explicar o que fazem
3 March at 04:12Remove

Remove
Cal Barroso Falou! Tia Mijurda, mais uma manica grande, pashavor.
1 · 3 March at 04:15Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
3 March at 04:17Remove

Remove
Gimo O Santo Pecador Tudo fazem pra te irritar e acabares les subordinando . Porque esperar muito tempo nas filas equanto eles estão teclando nos FB e watsap. Usando a internet do trabalho?
Porque de te mandarem vir após 15, 30, 60 até 100 dias pra levantar um documento que fazem em menos de 5 minutos?
Quanto tempo levam pra emitir um BI que é do teu interesse? Compara com o tempo que levam pra o cartão de eleitor que les interessa.
Isto esta uma me......a
1 · 3 March at 04:52Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Pois é Gimo.
3 March at 04:54Remove

Remove
Joaquim Joao Correia Certo
1 · 3 March at 05:30Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
3 March at 05:33Remove

Remove
Ser - Huo Faltou dizer que nós patrões também estamos indignados com ele, sim, ele mesmo, o empregado!!!
1 · 3 March at 05:52Remove

Remove
Carlos Da Fonseca No fim de todas às contas, é ele o empregado de todos. Por isso...
3 March at 05:56Remove

Remove
Maylene Paulo Oyeeeeeeeeee socorrroooooooo
1 · 3 March at 10:40Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
1 · 3 March at 10:41Remove

Remove
Mindo Da Villa Há vezes em que tu dizes pochaa se tivesse sido ele que nomeou os ministros era hora de mandar alguns pintarem parede!
Mas enfim....
Há presidentes por detrás deste azarado de Nyussi.
2 · 3 March at 11:51Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
4 March at 05:08Remove

Remove
Merlino Mauricio Chihale Defacto vivemos de fazer de contas.kkkk"o povo é o meu patrao"qual patrão qual carrapuça? Esta mal isto.
1 · 3 March at 12:10Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Epa...
4 March at 05:08Remove

Remove
Adams Zavale Palavras pra kê, só os vassalos ek n veê!!!!!! Kkkkkkk até rimou' pais do pai banana.... Dizem k kem critica profana.
1 · 4 March at 07:06Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
4 March at 07:30Remove

Remove
Domingos Leonardo Uetela Falou e disse!!!
1 · 4 March at 07:27Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
4 March at 07:30Remove

Remove
Jah Warrowarro Sim, disse mais do que a verdade
1 · 4 March at 07:58Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Eu disse a verdade?
1 · 4 March at 07:59Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
1 · 4 March at 07:59Remove

Remove
Jah Warrowarro Eu ja nem tenho forças e expressão para falar. De tanto sentir essa frustração do quero liberdade
1 · 4 March at 08:00Remove

Remove
Carlos Da Fonseca E ainda por cima és rasta. 😅😅😅😅
1 · 4 March at 08:01Remove

Remove
Jah Warrowarro Kkkkkkkkkk, estas a ver também nem?
1 · 4 March at 08:02Remove

Remove
Carlos Da Fonseca E pior quando incomodas por ser informado.
1 · 4 March at 08:04Remove

Remove
Jah Warrowarro Ya, Isso está mal. O único remédio é esses gajos fora do poder e chamar-se a responsabilidade
1 · 4 March at 08:05Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Pois é. Contamos convosco.
1 · 4 March at 08:06Remove

Remove
Arsenio Fernando Silva BOTA INCOPETEBCIA NISSO FALTA DE RESPEITO COM O POVO
4 March at 09:06Remove

Remove
Candido Cunbane Em todos sectores público é um cancro para tratar de uma aflição. Estamos num estado com governo falhado
1 · 5 March at 08:07Remove

Remove
Elias Cossa só palmas minhas
5 March at 21:12Remove

Remove
Xanah Pretucha O professor te citou...
1 · Yesterday at 12:16Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Hehehehehe
Yesterday at 12:19Remove

Remove
Xanah Pretucha Rendeu o gajo .... kkkkk
1 · Yesterday at 12:20Remove

Remove
Xanah Pretucha Uma vez que ele é do contra. ... hhhhhh grande evolução kkk
1 · Yesterday at 12:20Remove

Remove
Carlos Da Fonseca Espero não ser bloqueado antes mesmo de sermos amigos 😅😅😅😅
1 · Yesterday at 12:21Remove

Remove
Xanah Pretucha Também Tou correndo risco... ele tá vendo tudo de câmara lenta..... hehehee prefiro correr o risco
2 · Yesterday at 12:23Remove

Remove
Xanah Pretucha Quem n arrisca n petisca
1 · Yesterday at 12:24Remove

Remove
Carlos Da Fonseca 😅😅😅😅
Yesterday at 12:24Remove

Remove
Álvaro Xerinda
1 · Yesterday at 12:43Remove

Remove
Carlos Da Fonseca
1 · Yesterday at 12:44Remove

Remove
Muzila Wagner Nhatsave yowe yowe. doi, foi duro, mas espelha exatamente o marrasmo que vivemos.
1 · 9 hrsRemove

Remove
Carlos Da Fonseca Então não?
1 · 9 hrsRemove

Remove
Muzila Wagner Nhatsave maningue


Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.
6/3 às 22:44 ·



O mesmo sentimento com uma diferença...


O texto que se segue em aspas é da autoria de Marcelo Mosse. Partilho-o aqui, porque me identifico com parte do seu conteúdo e, ao mesmo, tem um sentido que me incomoda um pouco. Parece visar penalizar ou proteger alguém. No combate contra a incompetência e más práticas não devem ser permitidos os dois tt seguintes: tolerância e trégua.



«As visitas do Presidente Nyusi aos ministérios devem continuar? Eu acho que não. As cinco visitas que ele fez a cinco ministérios deram material empírico suficiente para nossa compreensão das razões da ineficácia dos sectores do Estado ligados à vertente programática. Nyusi destapou um caos completo. Sistematizando a informação gerada, pode-se ter, agora, com base na amostra, uma imagem geral sobre como estão as coisas em todos os ministérios. Ele não de precisa visitar novos ministérios, trocando a governação do dia por um situação de polícia de turno. Seus assessores podem fazer o resto do trabalho. O PR precisa de se dedicar a coisas mais produtivas. Podia por exemplo fazer suas visitas ao sector empresarial do Estado. Aí sim....ele teria uma verdadeira dimensão de como elas são geridas para o bolso dos seus gestores e para os bolsos da própria Frelimo. O PR podia procurar saber como é que a Mcel chegou ao descalabro em que chegou. Podia tentar cheirar sobre esse monstro da MCnet, uma completa usurpação de uma função do Estado. Podia escrutinar a Kudumba, onde a SPI tem ações, que actua numa função de soberania e afecta negativamente o sector privado. Podia tentar perceber o sector empresaria do Estadol e compreender como é que algumas empresas públicas e participadas acumularam dívidas enormes com a banca e como é que esse dinheiro foi usado. As visitas aos Ministérios podem parar. Já percebemos como é que eles (não) funcionam. Já percebemos o lado ruim da partidarização do Estado. Já percebemos a dimensão perversa da patronagem política. As visitas foram muito úteis sobretudo agora que a despartidarização do Estado está na agenda do diálogo político. A Renamo não precisa de muitos mais argumentos. As visitas mostraram como o job for the boys não funciona. A foto viral do Ministro Nkutumula simboliza essa patronagem política. Os funcionários dos ministérios estão dentro de um sistema que não se baseia no mérito e nem promove a sua independência mas sim em lealdades partidárias. Numa administração pública moderna aquele gesto seria fatal para o Ministro. As visitas do PR foram ricas. Mas o foco podia ser o lado empresarial do Estado. É lá onde há dinheiro e a podridão é demasiada. E o PR meteria mais golos.» (sic).


As visitas aos ministérios DEVEM continuar, sim senhor! Mas que se estendam às empresas públicas e outras unidades económicas participadas pelo Estado moçambicano. Por eu pensar assim, esta mensagem do Marcelo Mosse parece visar proteger algum ministro e penalizar algum PCA (ou CEO) de uma empresa pública.

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraPartilhar
3737
Comentários


Egidio Vaz Concordo consigo. Parece mesmo que visava proteger alguém. Essa de "não venha aqui, vai ali".
Gosto · 4 · Ontem às 0:37


Artur R Jaquene As contribuições são todas válidas.... apelando que sejam feitas no âmbito dos assuntos a que levantados, observando os critérios com maior imparcialidade....
Gosto · 14 h


Alvaro Simao Cossa Amigos Julião João Cumbane , Marcelo Mosse e Egidio Vaz. em 2014 eu estive em Moçambique chefiando uma delegacao de uma empresa multinacional canadiana que tencionava investir na seguranca dos portos, aeroportos e seguranca nas grandes cidades do nosso país, para se minimizar os beleamentos, raprtos de pessoas, roubos de carros, diminuir-se o numero de policias de transito, patrulhamentos, estacionamentos incorrectos de automoveis etc. etc. Ja que parte deste servico seria feito por sistemas de video e cameras de alta precisao e registo. Fizemos vistoria ao aeroporto internacional de Maputo e ao porto de Maputo, o objectivo era para investir-se na area da seguranca para uma certificacao em todos orgaos internacionais de certificacao dos aeroportos e portos, para que os passageiros e carga que saissem do porto e aeroporto de Maputo fossem recebidos em qualquer porto e aeroporto do mundo com a devida aceitacao e sem grande burocracia, como sao recebidos os passageiros e cargas que saem de Europa e EUA para outros pontos do mundo, a mesma empresa Canadiana é que montou o servico de seguranca e fez a certificacao dos aeroportos de New york, Detroit, Frankfurt am main e muitos outros portos e aeroportos do primeiro mundo. O nosso projeto visava tambem montar sistemas de seguranca nas cidades de Maputo, Beira, Nacala e posteriormente Inhambane e Pemba, um projeto avaliado em mais de 330 milhoes de dolares. Nos primeiros dias da vistoria que fizemos ao porto e aeroporto de Maputo deparamo-nos com a empresa Kudumba que e' desta area de seguranca, e vimos o servico medieval que esta empresa presta a estas duas infrastruturas, eu como mocambicano, senti-me muito envergonhado pelo que pudemos ver, informamos os resultados da inspeccao ao mais alto nivel e nao se fez nada para corrigir os erros detectados e nem aceitaram o investimento que a empresa canadiana trazia para o país, por isso concordo que o presidente va pessoalmente ver que tipo de pais estamos a construir e que varias vezes pagamos tarifas por um servico que totalmente nao o recebemos. Aquelas maquinas obsoletas chinesas da Kudumba sao espantalhos de saloio em relacao a novas tecnologias para a seguranca dos portos e aeroportos, nao irei aos detalhes, para nao divulgar o que vimos.
Gosto · 10 · 45 min · Editado


Carlindo Reginaldo Uaque Um dos problemas graves do nosso país é termos membros seniores do governo que deviam defender o Estado/povo involvidos em negócios particulares com o próprio Estado, este facto culmina com tudo que Alvaro Simao Cossa ja descreveu acima...
Gosto · 3 · 12 h


Muzila Wagner Nhatsave concordo contido JJ. que levem todos
Gosto · 9 h


Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.
6/3 às 21:56 ·



Um sentimento quase-generalizado de repúdio contra a incúria e corrupção em Moçambique


O texto que se segue em aspas é da autoria do Carlos Da Fonseca [https://www.facebook.com/carlosaugusto.dafonseca/posts/1378049002254149]...Ver Mais


Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraPartilhar
3535
Comentários


Homer Wolf Yuh!...
Gosto · 1 · 6/3 às 23:00


Bernardo Fumo Hum
Gosto · 6/3 às 23:09


Xanah Pretucha Carlos Da Fonseca
Gosto · 2 · 6/3 às 23:15


Mussá Roots O Carlos Da Fonseca,fala de "incopetência", parce que o presidente da Republica,também...
"Corrupção" é outro assunto, que o profe é que está trazendo, embora, concorde(mos), que sim, esta incopetência e inércia pode ser fruto de corrupção.
Gosto · 1 · 6/3 às 23:16


Xanah Pretucha Ele n disse K o presidente era ou é. ...falou do aparelho que ele dirige.... nos escolhemos os presidente e ele escolheu os incompetentes corruptos
Gosto · 1 · 6/3 às 23:18


Julião João Cumbane Incompetência gera corrupção e vice-versa, ó Mussá Roots e Xanah Pretucha!
Gosto · 2 · 6/3 às 23:22


Mussá Roots Sim,professor Julião João Cumbane, mas o Carlos não assume isso no texto, e nem o presidente.
Gosto · 6/3 às 23:25


Julião João Cumbane Sim! Mas tu não tens que perder tempo com os incompetentes e corruptos, qual Xanah Pretucha, ó Mussá Roots!
Gosto · 1 · 6/3 às 23:46


Estevão Wa Ka Nhabanga Face a sitiacão de inoperancia da maquina urge a substituicão das componentes obsuletas ou piratas, e se o problama permanecer haja coragem de substituir a maquina toda.
Gosto · 1 · 6/3 às 23:29


Herminio Ricardo Concordo plenamente, o problema é k em Moz. Os cargos de chefia são por confiança e não competencia
Gosto · 1 · 15 h


Herminio Cuco Sabendo dos problemas qual é a solução visto que também à falta de responsabilidade por parte de sua excelência PR??????
Gosto · 9 h


Mustafa Habibo Ussene E o que me indigna e corrói é a reacção lenta e dolorosa com que o(s) nosso(s) EMPREGADO(S) usam para REAGIR em situações destas....
Gosto · 8 h


Luís Loforte Não é o que há muito dizem os que tanto invectivou e quase os mandava "decapitar", Professor? Por este andar, um dia ainda seremos nós a pedir - lhe moderação!
Gosto · 51 min


Lavina Mambonhe Sr. Prof! O presidente indignado com a triste realidade? Então que mostre
Gosto · 35 min


Lavina Mambonhe A resolução deste problema é efectivamente colocar o homem certo no lugar certo e deixar de lado o lambebotismo.
Gosto · 31 min

Sem comentários: