quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Tseke ou alucinações de um Governo desnorteado?

Momade Assife Abdul Satar adicionou 3 fotos novas.


E esta agora? Mas não é de espantar. Os que são atentos, de certeza, não se esqueceram das palavras de Luísa Diogo quase nos finais do ano passado: “2017 vai ser o pior ano para os moçambicanos”. Pois está. O Governo anda baralhado que até se demitiu das suas funções. Agora é dietista do povo.

Pelo que vejo, quando o Governo se reúne é para discutir a dieta dos moçambicanos. Primeiro foi aquele senhor Ragendra de Sousa que falou do consumo da batata-doce, como alternativa ao pão, já que este parece ter dias contados às mesas de muitos moçambicanos: vai ser caro! E a batata-doce sugerida é mais cara que o pão. Salve-se quem puder. Agora é todo o Governo que usou a boca de Mouzinho Saíde para nos dizer para passarmos a comer Tseke. Eheheheheh…quo vadis Moçambique?

Ou eu sou ignorante ou há qualquer coisa fora dos carris. Hoje em dia é preciso ser-se governante para se descobrir que Tseke ou batata-doce é comida? Estes senhores que andam a dizer isso, precisaram, primeiro, de abraçar o Governo da Frelimo, para, de boca cheia, dizer para que os outros passem a comer Tseke?

Tseke…tu eras uma planta desprezível, agora viraste tábua de salvação de um Governo incompetente. Pensava eu, na minha inocência, que uma das atribuições do Governo fosse criar condições políticas, económicas e sociais para se poder produzir bens alimentares. O Governo da Frelimo dá receitas e sugere refeições. Tseke!!!!

Chorámos muito no ano passado por causa da crise, afinal 2016 era a antecâmara do que nos esperava em 2017. E ainda estamos no início do ano, mas já nos sugeriram batata-doce e Tseke. Lá para os meados do ano talvez a sugestão será cacana, madhledhlele e outros.

Não temos água e nem combustíveis. Tudo o que o Governo ensaia fazer é mais um paliativo, mas a ferida já está a gangrenar. Vai dar certo?

Será que esses governantes não sabia antes de se juntarem ao poder que, por exemplo, batata-doce e Tseke são comida? Deve ser aula da Comissão Política. Estuda-se Tseke. Até me estou a rir, mas não de contente, rio-me da minha própria desgraça, afinal não sou moçambicano?

Hoje vou procurar Tseke aqui na europa ver se encontro.peço ao Conselho de Ministros para me dar a receita de como preparar à moda frelimista!!!

Nini Satar



Evanex Saboroso Tseke...tu eras uma planta DESPREZÍVEL, agora viraste tábua de SALVAÇÃO de um governo INCOMPETENTE...😅😂 by Nini STR
Gosto · Responder · 54 · 6 h


Nkweng'ha João Milione Primeiro foi patinhas de frango,depois batata doce e agora Tseke hahaha,amanhã estaremos a procura de carne de cão ou gato.
Gosto · Responder · 57 · 7 h


Hassane Baciao Raul Carne de cao ou de gato .... mas vao comecar com as Ratazanas
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Escreve uma resposta...





Celso de Almeida GOVERNO APROVA A PRODUÇÃO DE "TSEKE"

Sinceramente , aprovar a produção de uma planta que nasce sem ninguém plantar? 😂😂😂😂😂😂

Temos governo
Gosto · Responder · 57 · 6 h


Kitta Uamusse Tem sementes, pah! Amarantus. Nikutigoh... Esse governo vai devagar., mesmo.
Gosto · Responder · 5 h


Lopes Ana Teatro desnecessário nesse governo
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Tetao Da Silva Provararam que sao burros tipo tseke,que cresce até na casa de banho,yuwi pa
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Escreve uma resposta...





VG Mathavel Estou eu aqui a ler o teu post Nini e me lembro que a meses atras antes desse descalabro minha mae preparava o tsekhe porque tinha vontade e nao como refeicao a mesa, e isso nao acontecia porque somos ricos, mas sim porque e uma planta que cresce espontaneamente, hoje compro jornal e assisto jornal da noite e o governo diz que temos que ter machambas de #Tsekhe. sera que estes senhores foram a escola para dizer que #madledlele e para passar a ser produzida escala industrial? vai se processar a onde esse #Tsekhe? o estado com que entao tem sementes bem guardadas dessa planta? a divida oculta presupunha o sacrificio dos pobres em deterimento dos ricos? pena termos nos reduzido a simples comentarios nas redes socias. povo banal e pacifico
Gosto · Responder · 26 · 7 h


Allê Marime Até o Mark Zuckerberg, já faz digestão com Tseke.

Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Saquina Peres Muitos estão aqui a falar, mas hão de votar na Frelimo.
Essa é a tal força da mudança que queriam!
A Frelimo é que fez e a Frelimo é que faz.
Triste situação que se vive no país.
Gosto · Responder · 11 · 6 h


Kitta Uamusse Quem nao abriu olho vai votar, sim. Afinal, a frelimo e q faz.
Gosto · Responder · 5 h


Ali Benjamim Mirasse Anussa A Frelimo vota-se e rouba votos
Gosto · Responder · 5 h


Joe Nickson E mais não digo....
Gosto · Responder · 3 h


Abineiro Junior Nuno É preciso saber que quem faz ganhar a FRELIMO não somos nós pessoas urbanizadas(na sua maioria alfabetizada),pelo menos em Maputo e Matola esses tipos perderam adeptos faz tempo!!!
Gosto · Responder · 1 h


Suzana Zunguze Mandlate Esses já não tem condições de governar
Gosto · Responder · 29 min


Escreve uma resposta...





Humberto Adriano Martins Manhica Nunca deixarei de falar que um povo que elege corruptos não é vítima mas sim cúmplice pois não é o candidato que se torna corrupto mas sim o teu voto que elege elege um corrupto. #Cc: VG Mathavel, Cremildo Vuma, Ntukulu Wa.
Gosto · Responder · 10 · 5 h


Ernesto Lourenco Suponho que não têm elementos para afirmar que este governo foi eleito pelo povo...
Gosto · Responder · 5 h


VG Mathavel e pela sua suposicao, deves ter elementos para provar o contrario pois nao? tem outro informe dando conta de que o novo governo foi eleito a revelia dos votos?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Humberto Adriano Martins Manhica Kkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 3 h


Cremildo Vuma Meu Deus
Gosto · Responder · 57 min


Cremildo Vuma Mas concordo plenamente Humberto
Gosto · Responder · 56 min


Ntukulu Wa Mubeira Sinceramente
Gosto · Responder · 53 min


Escreve uma resposta...





Melucha Banze É matrecada tseke germina em qualquer sítio tal como kakana não precisa sementes... arroz , feijão milho e muito mais precisam de semeados em terra. O governo mostrou a debilidade mental... um fracasso a vista.
Gosto · Responder · 5 · 5 h · Editado


Adelino Chaguala Fiquei curioso, tseke só é novidade neste contexto, tseke da mesmo forma que muitas ervas daninhas ocorre logo que há condições no solo que precisa para o seu crescimento, o mais difícil não é encontrar tseke, é saber como veio (como são as suas sementes, como ocorre a sua disseminação e conservação na natureza...). Como eles conseguiram isolar grandes quantidades de sementes de tseke para uma produção a escala nacional?! Acho que prefiro não me massar com esse assunto, vou continuar a ter tseke suficiente na minha machamba longe dessa política. Ntla! Amanhã vão nos mandar produzir matomani, masengani... kkk fiquem atentos Artes Tambo e Salomão Vilanculos
Gosto · Responder · 5 · 1 h · Editado


Adelino Chaguala Artes Tambo e Salomao Vilanculos
Gosto · Responder · 3 h


Artes Tambo Você mano. Kem tem curral de porca já é fácil ter pk os porcos gostam muito. Mas vitaminas zero.
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Jr Chauque Uma lástima....Com tanto assunto pertinente que tem nas dificuldades e não mexem vão querer estudar TSEKE?
Gosto · Responder · 6 · 7 h


NaCossa Cossa Mais uma vez o governo vem mostrar falta de discernimento, compaixão e consideracao e respeito pelo povo.... normalmente o amarantus nome cientifico do vulgo tseke em lingua materna sul. conhecemos e consumimos ha anos e brota, cresce naturalmente mao precisa de producao industrial como tal... o k precisa de ser produzido em escala industrial nos ca sabemos, posso citar para voces do estado saberem pelo menos algumas coisas (batata reno, cebola,tomate, couve, Pim nto, milho, arroz, amendoim, feijao, etc) esses productos crescem bem na nossa terra, esses merecem promocao nacional em politicas financeiras e investimento estatal pra sua producao... tudo isso e pra dar alguma aula de sapiencia do k o povo necessita... porque vces estao a envergonhar o pais...
Gosto · Responder · 7 · 6 h


Nilza Mendonça Tseke frito
Tseke agua e sal
Cozido De Tseke
Tseke com amendoim
Tseke com xima
Tseke com arroz De cebola
Tseke com arroz branco
Tseke com pão
Tseke com rhale
Tseke com peixe frito
Tseke com patinhas
Tseke com bolo de chocolate
Salada De Tseke com beterraba
Tseke com bolachas
VIVA TSEKE...
Gosto · Responder · 12 · 3 h


Escreve uma resposta...





Dias Marcos Este Governo ainda não descobriu que em uma democracia que funciona por mais que vc seja o presidente eleito com maioria vc ainda deve se submeter aos outros poderes, e a população em geral afinal vc é um presidente , não um rei em sua monarquia ou um ditador em seu governo.
No dia que descubrirem haverá prosperidade.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Gilmar Meque ... é de lamentar e muito triste quando membros de governo sentam se a mesa sem agenda e criam assunto na hora' resulto é essa vergonha do nosso país
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Gagadeise Antonio Tseke! Essa planta nasce nas casas de banho e nas lixeiras, ele nos consideram porcos ;(;(
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Saquina Peres É mesmo o tal tseke já era carro antes de se falar nisso, depois disso a quem nunca mas terá em suas refeições.
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Mahomed Lopes Momas sinceiramente ate onde chegamos.nao tem nada pra dzer nao nos ofendam por favor ladroes
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Fatima Osmane Enquanto comemos tseke eles comem bifes.... Estamos entrgues
Gosto · Responder · 10 · 7 h
1 resposta


Edmilson Dengo Quando trabalhamos reclamam ...

Quando ficamos nos gabinetes a levar dum AC e whisk também reclamam .. .

Povo complicado esse...
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Sheinhani Waka Wetela Ja estou a estudar a possibilidade de fazer um salteado com relva bufalo depois dou vos a receita.
Gosto · Responder · 6 h


Isac Manhique Que pouca vergonha e descarado aparecer na imprensa a falar uma barbaridade desas o povo quer uma educação de qualidade aumento de postos de trabalho construção de vias de acesso.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


De Sousa Isidio Xigóvia ta mal isso ate dizerem ntseke e melhor alternativa ate ja estou a pensar dar o nome ntseke o meu futuro filho
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Osvaldo Mavie Voces que conseguem falar com malta Mouzinho Saide peco pra dizer a eles que em caso de falhar a producao de Tseke pode se tentar a Guja tambem e muito boa. E dela que cresceram os pensafores da frelimo. Tambem podem usar corantes pra colorir a chima branca de amarelo pra ficar mais tropical.

Esses Governantes sao piores que o Assumido louco (Trump)
Gosto · Responder · 4 · 6 h


Ismael Liposho Quando o meu governo começa a planificar fazer fomento duma erva que cresce de preferência nas proximidades das latrinas(nheue),não imagino oque farão no dia que decidirem pela maconha.

Estou sendo mal governado juru.
Gosto · Responder · 6 · 6 h


Tomás Simião Tamele Acompanhei hje na miramar,quase joguei o tv no chão!
Gosto · Responder · 14 · 7 h


Vivi Manussi Delicia

Gosto · Responder · 8 · 6 h


Rosario Tembe Dabomba Delícia??!! Tira só esse pedaço de carne or peixe com o qual avoacompanhase depois diga algo.
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Rosario Tembe Dabomba Delícia??!! Tira só esse pedaço de carne or peixe com o qual acompanhas depois diga algo.
Gosto · Responder · 6 h


Vivi Manussi Meu bem tseke com pedaço ou sem e muito bom e eu gosto com uma boa Chima muida e um pouco d piri piri
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Eugenio Jose Esse tseke foi caprichado e nao e o tseke em debate.kkkkk
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Vivi Manussi Qual e o tseke k xta en debate?
Gosto · Responder · 4 h


Mc Dyves Damiao Gugue Prepara agua e sal e come com batata doce como o Governo quer vais ver
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Vivi Manussi Ha ha vá biwa
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Rosario Tembe Dabomba Kkkkkkkkkkkkkk eish água e sal com batata doce...
Gosto · Responder · 23 min


Rosario Tembe Dabomba Xima moída!!?? Wa sila Vivi Manussi?
Gosto · Responder · 18 min · Editado


Vivi Manussi Bem mesmo
Gosto · Responder · 1 · 18 min


Escreve uma resposta...





Cassamo Ismael Kkkk tseke como refúgio da crise economica,este governo é de maricas mesmo.Moçambique com tanta terra fértil pra produzir me falam de tseke,isto so da pra risos.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Muchuquetane Guenjere "Tseke…tu eras uma planta desprezível, agora viraste tábua de salvação de um Governo incompetente. Pensava eu, na minha inocência, que uma das atribuições do Governo fosse criar condições políticas, económicas e sociais para se poder produzir bens alimentares. O Governo da Frelimo dá receitas e sugere refeições. Tseke!!!!" Essa eh forte.
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Hadgy Saimone Nem as sementes de milho, feijão, tomate, couve e outros tipos de legumes e hortaliças temos pra abastecer os camponeses...nosso país tem mais dirigentes nutricionistas que gestores públicos. Logo na 6semana de ano as medidas de austeridade estão a todo gás
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Neusa Dausse Eu vou casar cm chines Como lourena nhate
Gosto · Responder · 6 · 7 h


VG Mathavel ai sais do barulho irma e passas a comer carne de cao mesmo sem stress. nikhu thi pho
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Pálio Muiambo Mas saiba que corres risco de comer carne de cão e humana.
Gosto · Responder · 7 h


Neusa Dausse Pelo menos nao morri a fome
Gosto · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...





Francisco Cesar Chirindza Sinceramente,assim de quem foi a ideia? Nao sei se o problema e da frelimo no seu todo,ou de algumas mentes sem Plano,projecto,ideias para nos provarem k são gente.Na verdade eu estou preocupado com o futuro de Moçambique,a ser dirigido com esse tipo de gente.Porfavor Senhores fulanos,pensem em ideias serias que justifiquem os vossos postos Nesta governação,porque assim nao Vamos a lado nenhum...
Gosto · Responder · 7 min


Fulbeth Francisco Meus caros theke. Nos makuas da zona norte do pais comemos por aflição recorremos por ela por que a couve no Mercado custa muito dinheiro por Folha agora governo vai aprovar na sessão de ministro a produção de NHEWE. haaaa esculpe me não é Boa verdura para tal. Porque não apostar em couve, a batata Reno, o arroz nos temos terras férteis. Sinto muito no que está acontecer nas tomadas de decisões de nosso actual governo. São coisas de pouca vergonha
Gosto · Responder · 4 h


Faizal Sumara Tseke oficial... espero que continue com o mesmo sabor do tseke tradicional. Mas temos tanta terra e tanto Mar ... será que o governo nao encontra soluções mais temperadas, suculentas e saborosas??? tseke é bom mas... por favor... um estado de actualidade, governo democratico, rico em recursos humanos e ambientais... com todas condiçoes tropicais não é capaz de promover uma alimentação mais enriquecida?? Que tal se fossemos a pesca com aqueles barcos bonitos??? Há muito peixe vermelho garoupa e serras na costa moçambcana e dá muito bem para nos salvar da crise . Desculpem me mas nao preciso que o governo me diga para comer tseke, pois já como desde ha muito tempo. e nunca precisamos de sementes.... !
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Suzana Zunguze Mandlate Kkkkkk, tenho tanto na minha casa que nem precisei da semente, apenas sai sem precisar de semear e como sempre que tenho vontade, Não sabia que era tão importante para o governo que até sai no no jornal como notícia de destaque Kkkkkkk Ixiii estão mal que já nem sabem oque dizer... País de tseke kkkkkkkk
Gosto · Responder · 24 min · Editado


Noberdino Da Luana Efigénia Governo em alucinaçoes esta cada vez mais incompetente e n vejo porq n convoca novas eleicoes! Mas esse grupinho pah, injectem o dinheiro d startime para fins plausiveis, sim, aquele dinheiro q nos roubaram e a gestora, provavelmente espatifou....
Ohhh companhia patinha, queremos acçoes concretas e n nos sugerir alimentos...
A batata q nos sugerem é p o matabixo, e no almoço senhor Regendra??? E esse outro q engoliu aos outros e veio vomitar Tseka, algo q nem conheço, fale do frango, da carne e o peixe e n se esqueça do arroz e a farinha da proxima q vier.
Gosto · Responder · 2 h


Luis Neves Kkkkk...Nini esta demais....grande humor num momento de muita seriedade and sadness! A Diogo tenha razäo! Como tseke com regularidade....mas nao sabia que virou prato nacional! O ministro da Agricultura ficou com a vida facilitada.....desaguentei!
Gosto · Responder · 5 h


Dani Sitoe Sinceramente sem palavras estamos entregues e culpado disso somos nós mesmos o Povo que permite um governo fazer tanta besteira , comandar mesmo sabendo que estão 100% descomandados...triste cenário Fevereiro de 2017 grandes perspectivas.

Valha-me Deus
Gosto · Responder · 3 h


Matos Viola Eu resido em tete qual e este animal tseke q foi aprovado pelo governo......nos ainda nao ouvimos tdo,entao nos d tete vamos comer oq se o governo ta dar artenativa.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Francellin Tavares tseke deve ser cicito, ou bhonongwe kkkkk
Gosto · Responder · 5 h


Matos Viola Governo eq determina a minha dieta? Kkkkkkkk
Gosto · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...





Telia Dacissa Mas estes pha
Porque nao se demitem logo ao em vez de puluvundzar.tseke tseke swa ini.
Onde vamos parar afinal.so falta dzerem moskito e bom caril.ntlhaa
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Flavio Condula A primeira vez k ouvi falar de tseke foi finais do ano passado! Fui explicado k esta verdura nasce em latrinas, isso mesmo, casas-de-banho, nos subúrbios e se estende pelas suas paredes! N imaginam a impressão k tive!
Gosto · Responder · 7 h


Abdul Raimo Ibraimo Estam malukos conselho d ministros reunerem para falar de #TSEKE ? aki fora da wc da minha csa ta full basta chuver ate aumenta....governo incompetente esses ya....
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Josimar Bin Stunna Eles nem vão comer tseke...
Moz não temos governantes mais sim larápios revistidos de batina..
Tseke tseke mesmo!!!
Governantes é pra o povo sobreviver na base de tseke tseke tseke? Acho que falharam não queriam dizer isso...

O povo não vos votou pra nos darem tseke como base da nossa refeição.

Tseke cinseramente estão a gozar com o povo
Gosto · Responder · 5 h


Felícia José Naharipo Assim já saiste das casas de banho, dos cantos esquecidos nas ruas, entre outros sítios que não te dignificam.... Agora tu és grande 😂😂😂😂 ya Moz anima

Gosto · Responder · 58 min


Roro Simoes Nós já consumiamos tseke a bastante tempo mas oque acontece o governo está desnorteado invés de pensar em fazer furos de água como alternativa pra a falta de água em alguns centros urbanos preocupasse com capim que já vínhamos consumindo.
Gosto · Responder · 1 h


Isa Simango Que governo é esse?
Até quando vamos deixar esse governo zombar da nossa cara?
Com tantos problemas que o povo enfrenta dia pois dia sem resposta nenhuma e eles a debaterem o tseque!
Que tseque é esse?
Gosto · Responder · 3 h


Eduardo Faustino Esses Senhores são autenticos palhaços, pois sabem que eles, as suas esposas eos seus filhos não comerão nada disso k propõem ao povo..!!! Bichos sem excrupulos..!!!
Gosto · Responder · 2 h


James Lugard Se Nyusi respeitasse o seu patrão, neste caso Zé Povinho demitiria imediatamente o Ministro de Agricultura e Segurança Alimentar,pois um agrónomo não pode deixar levar por ideias de uma cúpula que não tem noção de ciências agrárias. Porque não aposta na produção milho,feijão, arroz,trigo e tomate que são produtos básicos alimentares e de geração de renda.
Gosto · Responder · 4 h


VG Mathavel Gastam milhoes a viajar pela Europa, Asia, America por ai em busca de parcerias, se tivessem dito que e para esta merda puff nem precisam dar no jornal da noite.
Gosto · Responder · 7 h


Nilton Lubrino Isso parece mbonongue!! O governo agora sugeri alimentacao plantas " chamada erva daninha" aquelas que naturalmente vegetao sem intervencao do homen, que porra e essa gente!! Envez de fazer planos de aumentar a producao agricula consumida na dieta normal TSEKA ( MBONONGUE SERA? ) Negativo-------------------
Gosto · Responder · 4 h


David Moiane Já lamentamos e choramos muito agora é hora de agir chega de sermos cobaias desses incompetentes ,até os Sul Africanos foram mostrar o seu descontentamento nas últimas eleições agora quem somos nós para insistirmos nessa desgraça... VAMOS VOTAR EM MASSA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado


Meque José Meque pos e KKKKKK com certeza o conselho de ministro deve ter uma forma de preparar o ntseke a maneira frelimista.
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Yolanda Joao Bombi Batata doce, tseke, patinhas p o povo e eles????
Gosto · Responder · 1 · 7 h


O Proprio Bambino

Gosto · Responder · 5 h


Sidonio Bras Na década 80 foi o Repolho e o Alface. Aí vem o Tsekhe para variar. ...
Gosto · Responder · 4 min


Maluco Beleza Ok vamos supor que o governo propõe produção de frango para resolução de problema de alimentação para população baixa renda que somos .que muitos só comemos o mesmo frango quando salário de papa acumulado saiu ou quando tem visita em casa ,seria solução ???se existe uma planta que cresce naturalmente e pode ser produzida e ser solução em médio prazo para crise que vivemos que ela seja bem vinda ,é melhor que um governo que nem solução traz ...parece que para muitos o problema é tseke ..pois muitos até comem escondidos mas comem ..em tempos de crise gostariam dum governo trouxesse caviar como solução ???Vamos lá parar de ridicularizar uma solução que tem sido prato de cada dia em muitas famílias no nosso país ..nini talvez nunca comeu isso, nunca vai comer, pois essa crise nem lhe toca de raspão ...vocês que são maiores afectados estão aí dar tiro no própio pe ..vamos chegar o tempo em que nem tseke teremos ..aí vamos se recordar que seria solução ...como bem ele diz que Luísa alertou esse ano será mais difícil ..parece que muitos não tem noção do que isso quer dizer ....
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mahomed-bay Noormahomed Antes de comentar esta situação ja se sabe uk jet dizer,mas é assim,ninguém diz k essa tal planta k eu chamo de enhewe-manga está proibido de se comer pk mesmo em tempos eu (nós)cozinha vamos makatzi,pk não custava cruzado algum i estava nos pátios das nossas casas,agora o problema é obrigar uns a comer isso enquanto outros se deliciam de pão isso é k é estupidez de um grupo de incrédulos,antes das famosas dívidas axo k nunca houve tais reclamações i pm hj acontece???Futssecas a todos apoiantes desse tal grupo....
Gosto · Responder · 4 h


Maluco Beleza Pensando assim eles vão continuar a comer pão e vc nem steke vai ter ...pensa lá que combater corrupção e dizer futseke
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Ezequiel Tomás Magaia Estou muitissimo do o Governo...
Gosto · Responder · 7 h


Any Gafur Kkkkk...tá mau isso.....
Gosto · Responder · 6 h


Artur Jordao Matope Mufume Outras coisas nem dão pra acreditar.
Gosto · Responder · 7 h


Naldo Manhique Triste isto
Gosto · Responder · 4 h


Sadek Matsinhe Falaste Nini gostei nota 10
Gosto · Responder · 6 h


Pedro Tungadza kakaka dhelele e quiabo waaa kakaka esta cada vez pior .
Gosto · Responder · 7 h


Mebanze Joao kakakakakakkak fartei me de rir qd vi o titulo deste post.
Gosto · Responder · 3 h


Bento Matsinhe Txeke é a comida que não dá falta aos moçambicanos, essa planta nem preciso tratar até tenho muito trabalho em tirar do meu pátio. Triste isso.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Claudio Vembane Gostei Ilustre, este Governo brinca com o povo. Essa receita devia ser, para eles lá na Sommerschield, talvéz alternaria com as picanhas pagas com os nossos impostos.
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Ally Afua Ainda se fosse a massaroca que que é simbolo do partido.
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Fielde Linda O princípio do fim
Gosto · Responder · 4 · 6 h
1 resposta


Richards De Naretah Grande Nini a ninizar como deve ser ao modo Satar! QUA VADIS MOCAMBIQUE, TSEKE AFRELIMADO COMO PRATO DIGNO E NUTRITIVO... LOLZ
Gosto · Responder · 2 h


Adelaide Chaleca Já tivemos a história de jetrofa lembram se,agora somos obrigados a comer tseke por irresponsabilidade de alguns
Gosto · Responder · 1 · 7 h
1 resposta


Osvaldo Mainde Kkkkkkkkk
Gosto · Responder · 7 h
1 resposta


Samuel Li Manjate

Gosto · Responder · 3 · 6 h


Arnaldoortega Neves Kkkkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 5 h


Gil Lino Lino Uma pesquisa diz; um macaco tem 5vezes miolos doque um humano k vota na frelimo.
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Lucrencia Sitoe Esse é o nosso governo, disseram para o povo comer patinhas e tripas ,batata doce agora vem esses senhores dizer que o povo tem comer capim que germina principalmente a aredor das famosas latrinas sabe se lá mas por a onde por aí, só da para rir até o dólar baixar até 35.e uma desgraça viver em Moçambique
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Adelia Tcheco O pior é mesmo nem saberem o que é isso. Vão a merda vocês, deviam ter culhoes e baixar os vossos salários pra ver se há necessidade de se produzir essa pora
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Arcénio Isaías Nós somos um povo dispresivel quanto tseke, comida de porco para o cidadão! Se não aguantam encostem, deixem os outros governarem este país seus amadores. entreguem-se á policia seus reus em pune. Tanto gostaria que sentissem o sabor da cadeia, é com muita dor que eu choro pelo desaparecimento físico da minha mãe Moçambique. Todos conhecem quem cometeu este crime macabro. A nossa mãe foi brutalmente espancada até a sua morte. Descansa em paz mãe
Gosto · Responder · 7 h


Gigy Matsinhe Se Samora Machel ressuscitar vai morrer de novo no mesmo dia por causa da desgraça que Mocambique se encontra. Estamos de tangas podes crer !
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Jose Armando Nhambi Viveros vindos d côco d passaros outras aves! Dieta pra mocambicanos ?!?!? Yuuuuuu nao xperava .made in mozambique
Gosto · Responder · 1 h


Bergio Alberto Nota 10 pro Momade Satar!!! -10 pra Frelimo. " como alguem ai ja dizia, a Frelimo tem feito de tudo pra sair do poder, o povo é que nao colabora"
Gosto · Responder · 2 · 3 h
1 resposta


Nilza Mendonça Tseke frito
Tseke agua e sal
Cozido De Tseke
Tseke com amendoim
Tseke com xima
Tseke com arroz De cebola
Tseke com arroz branco
Tseke com pão
Tseke com rhale
Tseke com peixe frito
Tseke com patinhas
Tseke com bolo de chocolate
Salada De Tseke com beterraba
Tseke com bolachas
VIVA TSEKE...
Gosto · Responder · 3 h
1 resposta


Cassimo Issa Yahaya Governo Manda Produzir e Comer Fu(tseke)

Meus senhores onde encontrar sementes do tal Fu(tseke)?
Gosto · Responder · 2 · 7 h
1 resposta


Mahany Bird Man Moçambique
Está há berra
Da cova...Ver mais
Gosto · Responder · 5 h


Wallas Wallas Este país está nu burraco acima de tudo não valapena negar estamos juntos muito obrigado um abraço do fundo do coração obrigado
Gosto · Responder · 6 h


Márcio Correia O Nini fez o seu comentário sobre o governo..Eu como moçambicano não vou comentar porque o governo e os seus membros calaram a minha boca quando disseram há meses que o Estado da Nação é firme. ..😡😯
Gosto · Responder · 6 h


Deolinda Timbane Quem você é para nos obrigar a comer tseke. ...como vocês todos da frelimo
Gosto · Responder · 4 h


Massaua Sagual Sempre que es infeliz num poste seu por comentarios inesperaveis a seguir vens bombar o governo so pra tapar as vistas pelumenos a mi nao enganas tu fazes parte deles
Gosto · Responder · 7 h


Ofelia Bila N fala assim nini... o repolho ja chamaram de se nao fosses tu! Hj é tempo do tseke... cada um nobseu tempo!
Gosto · Responder · 2 h


Rogerio Viana Dos Muchangos Vamos dar um jantar de gala para vces com isso que vxes estão a sugerir, ou todos dias almoço nos vossos escritórios seus plutos
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Faizal Pretty Cano Tseke nao tem gastos, kem kizer nao precisa comprar eh so ir nas casas de banho akelas de construção de canico
Gosto · Responder · 7 min


Etna Braz Acho que aquelas senhoras que vendem areia nas bacias ali no xipamanine ja previam isso tamus a descer ladeira abaixo a ultima sugestão sera areia .
Gosto · Responder · 5 h


Ricardino Jorge Ricardo Isso chama-se verdadeira (des)governação. Afinal estamos aonde e que século vivemos?
Gosto · Responder · 5 h


Raul Ganda Olha ta fudido. Ta fudido.
Tambem vou parar na europa como Nini.
So comentar e nao viver a realidade.
Diga me meu caro ha tseke por ai?
Gosto · Responder · 6 h


Gil Munguambe é triste a situação do estômago do Moçambicano...se até já não temos o básico porquê não envenenam água p ns matar duma vez filhos da...!
Gosto · Responder · 3 h


Rjl Lundo Produção do tseke? ?kual produzir tseke porque isso cresce em todo mato a traz da casa de banho kualker lugar cresce até encima da casa
Gosto · Responder · 6 h


Gercio Alberto Nhambiu Agora só faltam aprovar o consumo de "Estofo" para o consumo normal, falo da área que as senhoras gostam de consumir quando estão gravidas.
Gosto · Responder · 2 h


Abdul Mutamira Estamos mal com este bando de ladroes,criminosos,mal criados,tabaqueiros,queria saber eu em que faculdade fazem esses cursos,todos eles comportam-se da mesma maneira,como chapeiros em particular cobradores,temos que fazer algo irmaos.....chega de tanto sofrimento
Gosto · Responder · 7 h


Delio Donato Granda Satar vc escreve mano e gosto. Agora resta saber si os que estao no podio conseguem ver e ouvir... acredito que tinham que aparecer ao povo pedir perdao.
Gosto · Responder · 1 h


Sergio Kumaio Triste cenário, só falta o governo incentivar as populações a multiplicarem rãs para a comercialização e consumo...Shiiiit
Gosto · Responder · 6 h


Augusto Stefan Júnior Isso ainda é início povo vai chorar sangue de fome.... NB; temos qui dar um basta nisso
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Salé Abdala Assane "O governo da FRELIMO dá receitas e sugere refeições " lol
Gosto · Responder · 6 h


Delcio Jose Deve Na verdade ha falta de subistancia moral no seio desses ditadores.
Esta eu conversando com a minha avo, quando falou-me que 1983, nao foi tao mau pois todos sabiam de que nao havia comida foi um ano de pico de guerra mais seca. Enxistia dinheiro mais nao tinha onde comprar alimentos, dai que a populacao chegava a recor a txeke e outras plantas.
Mas 2017 sendo diferente de 1983, tudo esta desorientado.
Txeke germina expontaniamente. Nunca pensei que seria olhada como top para a producao industrial.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Julio Uamusse Até no tempo de repolho S.M.Machel nunca decretou dieta p o povo, niku guendereeeee
Gosto · Responder · 4 h


Zacarias Matope Matope Só da para rir.
A dr Luiza Diogo disse bem.
Ainda é manhã.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Carolina Moniz É importante sabermos o que é que o nos só governo anda a beber já não é normal
Gosto · Responder · 3 min


Gomez Man Tsolo hooo meu pais d tseke e batata doce, amanha vas ser tu planta disprezive Guche!!!!!
Gosto · Responder · 2 h


Cidalia Guerra deviam ser eles a comecarem a comer ja xtao a precisar de uma boa dieta e parem de enganar o povo por favor ja xega.
Gosto · Responder · 2 h


Aurélio Simao No meu quintal tenho isso sem precisar de plantar nem ser dito com os governantes. Aqui em Tete chamamos Bonongúe (bonongwe) na década 70-80 tinhamos e volta do coral de bois que chegava altura de 1.60m e comiamos, quem vai me dizer hoje para eu comer?

Gosto · Responder · 6 h


Simao Marcelino É uma maneira de dizer que lá dentro não tem nada usaram uma filosofia
Gosto · Responder · 3 h


Pedro Maunda Gaspar Está dito é para comer-mos pensavam oqué,que a fome de 83 cabou? ,ainda vamos com farelo melhor fazer stock
Gosto · Responder · 4 h


Abdullah Aziz Al-Agy Eu queria ver um parlamento responsavel a repudiar esse insulto do executivo de Filipe Nhusi.
Gosto · Responder · 4 h


Elton Dos Santos Hoje vou procurar Tseke aqui na europa ver se encontro.peço ao Conselho de Ministros para me dar a receita de como preparar à moda frelimista!!! kkkkkkkkkk #MORRI DE #RIR...
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Cassimo Muhammad Titos Come Não esperava um dia ouvir isso pela parte de indivíduos k dizem serem sensatos!!!
Tamos na lama!!!!
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Enoque Pelembe hahahahahaahaha tseke!!! eu quando vi a noticia pensei que fosse piada. so hoje o governo descobriu que existe tseke em Mocambique? deem nos o modo de preparo tambem
Gosto · Responder · 6 h


Alicya Flor Flower Xiluva Tseke? Assim essa é a solução q aranjam para o povo? O povo é cabrito, ora porco, outrora sei la. Fazem dividas para encher os bolsos e rechear mesas, e depois dizem o povo q se dane vão comer tseke. Pora, q comecem eles a comer a tal tseke.
Gosto · Responder · 6 h


Jf Dias O gove já nao te norte esse ai tem que ir descansar um pouco as memórias estão muito quente
Gosto · Responder · 7 h


Celso JCarlos Precisas ler Loide Gabriela
Gosto · Responder · 4 h


Nelly Zum Milton Zum venha ver teu governo
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Teresa Carlos Jorge So agora descobriram? Tseke chima e carapau grelhado prato preferido dos meus clientes,nao me estraguem negocio com a defamaçao do melhor prato,nos ja faziamos a anos,nao por causa da crise,nutricionistas de meia tigela
Gosto · Responder · 17 min


Abdul Jahapo Jahapo Kkkkkk,esa foi boa, governo em alucinações,ke levamos ao cimiterio
Gosto · Responder · 2 h


Julio Boane Satar grande político...enfim tbem tinham que mandar o Mouzinho falar ...ordens superiores...
Gosto · Responder · 4 h


Marcia Muaves Agora vamos invadir as casas de banho da periferia a procura de tseke. ....😳😳😳 xiiiii Guebuza aonde nos levaste meu Deus
Gosto · Responder · 5 h


Kitta Uamusse Tseke(relando), nos! Melhor ficar pianinho... Va q sugiram guche. Aproveitem batata dounce, patinhas q ainda esta dar.
Gosto · Responder · 6 h


Armando Tomas Fernando Fernando Sera que eles vao comprar a tal merda de tseke para comer ,empregado e que tem direito de comer bife,patrao tseke.
Gosto · Responder · 7 h


Calo Marrengula Poraaaaaaaaaa estamos numa situação condenada! O país que precisa precisa d uma terra prometida
Gosto · Responder · 4 h


Nhantumbo De Fàtima E salvacao d povo.kkkvamos cmer tseke pessoal
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Aida Chemane kkkkkkkkkkkkk, sincerramente estamos mal
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Lucman Alide Lucat E assim!
Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado


Beatriz Muandula SERA Q ELE VAI COMER TSEKE NA EUROPA?
Gosto · Responder · 6 h


Lucman Alide Lucat Ta nos curtir esse
Gosto · Responder · 6 h


Iglesias Rassul Perdeu a oportunidade de fechar a "matraca" e esqueceu que Nini Satar é moçambicano e por sinal tem família ainda vivendo em Moçambique.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Lucman Alide Lucat Mas a familia nem é afectada pela crise! Estao bem sucedidos
Gosto · Responder · 6 h


Beto Munguambe Nini n e culpado pla crise q assola o pais!! A crise afecta ate qm a provocou!!!podes crer!
Gosto · Responder · 1 · 6 h


David Moiane Lucman pelos vistos não entendeste o post do Nini leia de novo ok porque aqui no FB não temos tempo para ensinar pessoas coisas simples kkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 5 h


Faruk Daudo Nini satar me pareci q nao tentou gozar ou ofender mas tentou dizer as impiedosas maneiras do gov governar e agora vir dizer q vai produzir tseke/nhewe em grande escala pa o consumo dos moçambicano
Gosto · Responder · 4 h


Rosita Macaissa Sinceramente agora só me falta acusar do Nini de teres crescido de tseke!!! Aonde entra o dinheiro dele na nossa desgraca
Gosto · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...





Alcina Lola estamos no profundo abismo
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Bernardo Napoleao Objana Tseke,tseke agora pode te orgulhar por já ser a soluçaõ dos problemas alimentares que Moçambique ja enfrenta,assim como as águas que joram nas barreiras kkkk boa soluçaõ né?
Gosto · Responder · 42 min


Henriques Chaibo É muita criatividade!
Gosto · Responder · 1 h


Chairy Saide
Gosto · Responder · 2 h


Aly Issa
Gosto · Responder · 7 h


Aly Issa
Gosto · Responder · 7 h


Aly Issa
Gosto · Responder · 7 h


Aly Issa
Gosto · Responder · 7 h


Celso Quase Rico Isso é um bom sinal pra eu nao votar na "FRELIMO" em 2018
Gosto · Responder · 1 h


Aly Issa
Gosto · Responder · 7 h


Reverendo Magestade Magnífico #Nini...

Gosto · Responder · 1 · 6 h


Titos Sentinela

Gosto · Responder · 3 min


Ani Zita
Gosto · Responder · 6 h


Clara Vilanculos Tseke a moda frelimo😂😂😂😂
Gosto · Responder · 3 h


Aine Aiuba
Gosto · Responder · 5 h


Laurinda Bila
Gosto · Responder · 5 h


Amina Berta Intina
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Alexandra Tembe Kkkkkkkkk isto é país do pandza não sei que nome devo atribuir esta pior
Gosto · Responder · 6 h


Jose Chirruco Kkkkkk, perdeu se a bússola governamental
Gosto · Responder · 4 h


Mayela Cumbane

Gosto · Responder · 6 h


Zeca Alberto Mitigação como forma de governação e administração de um país
Gosto · Responder · 6 h


Anabela Santos Tseke, surgiu nesta epoca da crise e dividas ocultas????...kkkkk
Gosto · Responder · 3 h


Jaime Muchanga Boa sena
Gosto · Responder · 7 h


Edgar Masawo
Gosto · Responder · 5 h


João Augusto Governo de alternativas.
Gosto · Responder · 3 h


Cesar Chirrinze Hum , tá cheirar a gatunagem ai no meio do tseke
Gosto · Responder · 2 h


Alito Supete AaaaaaaaUuuuuuu,afinal essa tal planta *tseke* eh enhewe(macua)!
Gosto · Responder · 1 · 1 h
3 respostas · 51 min


Miguel Manuel Jorge Tá se mal neste país ..
Gosto · Responder · 6 h


Dinho Da Rocha Meu governo preferido k o colono me deixou kkkkk
Gosto · Responder · 4 h


Sergio Castigo Moisés Lores Só para os não informado eu comi Tseke em Portugal e foi uma delícia
Gosto · Responder · 2 h


Moises Zandamela

Gosto · Responder · 3 h


Adao Paulo Dique so com deus tuda mudaraa
Gosto · Responder · 4 h


Francisco Saveca COISAS DE VERGONHA!
Gosto · Responder · 2 h


Carlos Carlitos Sitole Falta gucha senhores ministros...
Gosto · Responder · 4 h


Kikinho Da Silva Tseke
Gosto · Responder · 2 h


Allan Francisco Gov. Absurdo :(
Gosto · Responder · 1 h


Lucio Tete Hernane Ta se mal isto man
Gosto · Responder · 1 min


Larcio Ecriz Hummm... Delicioso kkkkkk

Gosto · Responder · 6 h


Abdullah Aziz Al-Agy Esses iresponsaveis merecem titulo de xiconhocas!
Gosto · Responder · 5 h


Danilo Narcy De Matos Cabeças de galinha
Gosto · Responder · 3 h


Filandro Menezes Comendo tsekee conseguiremos pagar o q os outros roubaram o
Gosto · Responder · 4 h


Augusto Stefan Júnior Automaticamente... Samos anima
Gosto · Responder · 7 h


Adelaide Chaleca Parem de brincar com o povo
Gosto · Responder · 7 h


José Mapera Clara Homem com coiso no Lugar ...Nini Satar
Gosto · Responder · 4 h


Hfuela Carlos Esses srs despeçao cometarios
Gosto · Responder · 5 h


Tafula Júnior Eles viverem d carne.fogo pa
Gosto · Responder · 4 h


Angelina Mutengo Kakakakakaka! Diikwa miyoooooo
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Idrisse Sousa Coisas de vergonha eish
Gosto · Responder · 2 h


Nelson Muzila Governo cheios de drogados
Gosto · Responder · 7 h


Tbh Honwana
Gosto · Responder · 19 min


Paulo Wello
Gosto · Responder · 2 h


Ivanote Damiao So pode ser estrategia de Pacheco
Gosto · Responder · 1 h


Rufino Feliciano Bembele Ta dificil ixo
Gosto · Responder · 1 h


David Mboane Pegou pesado Nini
Gosto · Responder · 5 h


Manuel Juliao Vilanculo Opah?
Gosto · Responder · 6 h


Jalilo Moamad Bacar Munliua Boas palavras, xtamos mal .
Gosto · Responder · 1 h


Mwanana Wa Txinguizane Mais uma "CHIPANDICE" vindo da boca do Mouzinho Saíde.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Elton Ricardo Chicuava Guxa tambem serve
Gosto · Responder · 3 h


Fernando Cuche Mas sentaram para decidir isso?
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Amelia Teresa Sitoe O dedo vai resolver !
Gosto · Responder · 2 h


Amelia Teresa Sitoe Isso é gozar com o povo!!!
Gosto · Responder · 2 h


Zito Cuche Pouca vergonha
Gosto · Responder · 4 h


Lourindo Muspanhola Kkkkkk,ta mal iso.
Gosto · Responder · 5 h


Helio Boa Acho k mistura se cm batata doce...
Gosto · Responder · 55 min


Ange Florinda E melhor nem contentar 😂😂😂😂
Gosto · Responder · 13 min


Arthur Correia Que vergonha deste governo 😂😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 7 h


Gabrielsucessor Gabriel MALUCOS ESTAM DISCOMANDADOS. Cade o Atum?
Gosto · Responder · 1 h


Casimiro Kezzman Joao HM Eu acho que a pirâmide esta invertida
Gosto · Responder · 35 min


Simäo Chilala Gagagagagaga. pena de nós.
Gosto · Responder · 1 h


Damiao Victorino Esse governo invergonha!
Gosto · Responder · 4 h


Tomás Jorge Tivane Na minha casa tseke crescem atrás da casa de banho.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Ziyad Yunuss Salim Que desgraça!
Gosto · Responder · 5 h


Virginia Langa kikiki
Gosto · Responder · 3 h


Jeremias Custodio Milice Alucinacoes
Gosto · Responder · 1 h


Rodolphy Valentino Abutres
Gosto · Responder · 3 h
200 de 234
Ver mais comentários

Elisio Macamo respondeu a um comentário sobre isto.


Elisio Macamo
10 h ·



Rir-se de si próprio é característico de sociedades enteadas da história. Ridicularizar tudo, contudo, apenas massifica a razão ao mesmo tempo que limita a criatividade. Só que a massificação da razão promove a mediocridade. Je suis mboa.


Gosto







ComentarPartilhar
104 Tu, Francisco Wache Wache, Lyndo A. Mondlane e 101 outras pessoas
1 partilha
Comentários

Andre Mahanzule Kkkk je suis Tseke.Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Dereck De Zeca Mulatinho Je suis mboa, Professor.Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Dereck De Zeca Mulatinho Permissão para partilhar Professor.
Gosto · Responder · 10 h

Calbe Jaime Será que houve uma reflexão sem cunho político nessa medida?
Gosto · Responder · 10 h

Dereck De Zeca Mulatinho Julgo que não.
Temos que começar de algum lado.
Se for pela cultura do tseke, que seja.
Gosto · Responder · 10 h

Calbe Jaime No entanto devemos ter cuidado que essa medida não torne essa planta fora do alcance de pessoas de baixa renda, como está a ser a mandioca ou batata doce de polpa alaranjada

Lyndo A. Mondlane professsor, rir-se de si proprio, se diz que é saudavel, é catarsis e cura profundas feridas... outra coisa e riduculizar-se...

Estevao Mabjaia Je suis jatrophaVer Tradução
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Faizal Jamal "...Rir de tudo é coisa de tolos, não rir-se de nada é coisa de estúpidos..."
Gosto · Responder · 5 · 9 h

Fernando Banze Je suis Tseke. NtsemVer Tradução
Gosto · Responder · 9 h

Josina Malique Moi je suis, Nhewe, aka Tseque, aka Matsau. LOLVer Tradução
Gosto · Responder · 9 h

Parfait D. Akana "Mboa"
Gosto · Responder · 8 h

Helio Thyago Krpan Jean suis vegetarian.
I am Verdura.
Vou ali ler Hegel "Razão na Historia". Volto já Prof.
Gosto · Responder · 8 h

Adelle Albertinah Je suis Makofo kikikikkVer Tradução
Gosto · Responder · 8 h

Carlos Edvandro Assis Kkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 7 h

Mendes Mutenda Ha dias vi farmas de "bhoya" na terra do rand. está cheio em supermercadores de origem sul africana aqui em Maputo. Em cada uma das provincias do País é consumido. Todos nós de alguma forma consumimos. Enfim, esta reação nao entendi pata-vina
Gosto · Responder · 7 h

Pedro Banguine Não podes entender, Mendes Mutenda! Afinal, produzir TSEKE é uma grande obra dos "estrategas" em segurança alimentar e nutrição!!! Estamos a falar de TSEKE!!!... Não podes entender nada mesmo!
Gosto · Responder · 5 h · Editado

Mendes Mutenda Pedro Banguine, muitas frutas que tens hoje na mesa também foram emancipadas de silvestres para “domesticas”, ou seja, cultivadas. Espinafre também foi um produto selvagem… é preciso aproveitar cada potencial de cada alimento de acordo com as condições climatéricas que temos. Enfim…
Gosto · Responder · 5 h

Pedro Banguine Concordo plenamente consigo meu Caro! Porém, nós (moçambicanos) já adicionamos TSEKE na "nossa" dieta alimentar há muitos e longos anos atrás. Não é hoje que o governo deve vir dizer devemos produzir Tseke... Nada!
Gosto · Responder · 5 h

Mendes Mutenda Pedro Banguine , a ideia pelo que entendi não é so para produzir é para massificar. eu particular ja comprei tseke processado na RSA. coisa que pode ser feita aqui. enfim
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Dercio Nicolau Onde viste essas farmas de Tseke na RSA Mendes Mutenda?????
Gosto · Responder · 4 h

Mendes Mutenda BenoniVer Tradução
Gosto · Responder · 3 h

Dercio Nicolau Para consumo ou fins medicinais!!??


Brazao Catopola Eish. Boa criatividade.
Gosto · Responder · 7 h

Aníbal Das Índias Je suis kakana and I'm looking forward to call tsumbula to join to me!Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Pedro Banguine Kkkkkkkkkk... Soon it will be mandatory to include TSEKE in diet. Who don't and complain of anemia or chronic malnutrition, will be punished!


Sidonio Judas Chamo Caro professor Elisio Macamo acho que a risada é o resultado de como foi dada a notícia… a formosa folha de MBOA ou TSEKE, tem muitos derivados depois do seu processamento, desta planta podemos obter produtos de luxo com um valor comercial apreciável (Chocolates, panquecas entre outros derivados) … deste que seja implantada uma cadeia completa (escolha da espécie de Amaranthus cultivável de grande valor comercial segundo o nosso clima na base de um estudo e fazer um estudo da viabilidade económica para implantação de um projecto com uma linha completa deste o seu cultivo até ao seu processamento adicionando assim uma cadeia de valores) .. apenas disse..

Gosto · Responder · 6 h

Carlos Edvandro Assis Sera prioridade na hierarquia das nossas necessidades? Nao ha prioridades mais serias (impactos) sob ponto de vista de economia familiar que se possa dar impulso? Pelo que percebi o impeto desta politica tem o iris do governo na economia familiar

Elisio Macamo por enquanto anima, mas depois vem o dia em que o espaço todo terá sido ocupado pela mediocridade. aí sim, estaremos ntsekados.
Gosto · Responder · 7 · 6 h

Carlos Edvandro Assis Certamente

Driftzen Ruths Ritzemberg Masci e cresci comendo tseke ou MBOA, coisa deliciosa, porém, nunca precisamos plantar. A mboa ou simplesmente tseke, sempre apareceu algures em casa de vovó salmina, na machamba, arredores da casa de banho, da casa etc...mas essa orientação política já é caso para dizermos JESUIS MBOA
Gosto · Responder · 4 h

Ko Yuon Je suis Mboa (obrigaçao). Et toi?Ver Tradução
Gosto · Responder · 3 h

João Carlos Alguns se quixam dos textos longos do e
Gosto · Responder · 3 h

João Carlos Muitos se quixam dos textos longos do Elisio Macamo. Não é o meu caso. Quando não tenho tempo prefiro não ler.... No entanto ele escreveu, hoje o seu post mais curto que alguma vez vi. Não entendi patavina. Troque lá isso em miúdos meu caro. Não quero ter dúvidas que tenha percebido o que dizes aí
Gosto · Responder · 36 min · Editado

Tiago Tendai Chingore Kkkkk professor mina nzi malola
Gosto · Responder · 3 h

Tiago Tendai Chingore Essa metáfora é forte
Gosto · Responder · 3 h

Elisio Macamo simples, João Carlos. fazer piada de tudo o que o governo faz ou diz reforça a nossa indignação, mas tem o efeito secundário de dar a toda a gente a impressão de que sabe do que fala e que a opinião da maioria corresponde ao que é correcto. aposto que menos de 95% das pessoas que andam aí a fazer piadas sobre o assunto se deram à maçada de saber como o governo chegou a essa ideia. nem tudo o que é crítica é útil. nem todo o crítico critica com conhecimento de causa. massificar a razão, isto é partir do princípio de que aquilo que toda a gente diz é correcto, cria apenas espaço para a mediocridade. os medíocres gostam destes ambientes e aqueles cuja vocação profissional é promover a mediocridade gostam de criar estes ambientes. cuidem-se!
Gosto · Responder · 6 · 2 h

João Carlos Não acha que o próprio governo deve tirar consequências disso caro Elísio? A forma como o governo comunica acaba instigando esse tipo de situações. Isso não é bom para o Governo. Essa é a ninha opinião. O Governo deve contextualizar estruturar os seu pronunciamentos. O Governo deve, acho eu, evitar enviar informações dúbias ou ambíguas
Gosto · Responder · 1 · 30 min

Elisio Macamo falo de nós, não do governo. ridicularizar não é crítica. é ser mesquinho. algumas coisas têm limites.
Gosto · Responder · 14 min

João Carlos De acordo
Gosto · Responder · 12 min

Elisio Macamo não acho que o governo tenha sido feliz com algumas coisas. mas a nossa reacção tem sido muito infantil.

Tiago Tendai Chingore De facto algumas decisões são uma aberração. A séculos essa planta nasce de forma marginal até nas latrinas. Hoje passa a ser uma prioridade do Estado. Grande desafio mesmo em alturas de crise.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Driftzen Ruths Ritzemberg Com a tsekanização do país, ficamos todoa tsekanizados! Je suis tseke.
Gosto · Responder · 2 h

Adelino Buque Reitero que, os governantes, não conhecem os hábitos e costumes dos governados "tseke" faz parte do meu alimento desde que existo.
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Mablinga Shikhani Hehehehehehehe. Nem
Mais Elisio Macamo. Assim sentem-se pessoas a caminho de gente.
Se fosse alguém da família Obama estavam a cantar hossanas e atacar quem "não vê nada". Je sui txréke aussi!!!
Gosto · Responder · 1 h · Editado

Octávio De Jesus Domingos Vamos comer bhoa... bastante nutritiva.

2 comentários:

Afro Mawai disse...

���������������� a vida ta deficil pha . Primeiramente era batata-doce . agora #Tseke . kkkkkkk do mal para o piorr

Pakó veñççi Macuacua disse...

E ainda estamos no início do ano, mas já nos sugeriram batata-doce e Tseke. Lá para os meados do ano talvez a sugestão será cacana, madhledhlele e outros kkkkknikudum

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.