sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O EXÉRCITO DA FRELIMO FOI DERROTADO PELA RENAMO




Unay Cambuma
* Frelimo finalmente aceitou tudo e haverá o cessar-fogo dentro em breveDo Rovuma ao Maputo e do Zumbo, particularmente nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete, as forças da frelimo foram derrotadas por completo e já tem logística. Não há comida, as viaturas não tem combustível, muitos dos chamados BTR estão parados por falta de combustível. Sempre que os militares da frelimo tentam provocar as perdizes, levam porrada e fogem em largas debandadas, deixando no terreno cadaveres, armas e munições. Muitos militares estão a fugir, deitxando as suas armas e uniforme militar nas matas.
O chefe do estado maior general do exército da frelimo, o general Graça Chongo, já informou oficialmente ao Nyusi que perderam a guerra, que já não haviam condições para manter os militares no terreno, que era preciso retirar algumas posições no terreno porque já não há logística. De facto, as forças da frelimo já não conseguem fazer operações contra os militares da renamo o que significa que perderam a capacidade de combate, ou seja, perderam a guerra por completo.
Ainda está semana, as forcas da frelimo concentraram 400 homens no Chimoio e foram atacar uma base da renamo em Chitho localidade de Mavonde, Manica, onde também existe uma mina de turmalinas. Mas o grande grupo sofreu tremendas baixas e foi totalmente desbaratado. Foi uma verdadeira catástrofe militar e nesta operação também foi abatido o comandante do grupo, com a patente de coronel. Durante as grandes debandadas alguns militares sobressaíram no Zimbabué e outros caíram no rio Pungue e foram arrastados pelas águas. Muitos morreram afogados. Alguns corpos que foram recuperados foram a enterrar ontem, 24/11/16, na cidade da Beira. O tal coronel que foi abatido veio de Maputo. Pensa - se que seja natural de Maputo, dentro de dias iremos anunciar o nome.

É justamente por causa das derrotas e graves problemas logísticos que as suas forças armadas sofrem que o "governo" da frelimo está a pedir a trégua, isto é, a cessação temporária das hostilidades. A frelimo está a condicionar que só aceitará as exigências da renamo caso esta cesse provisoriamente com as hostilidades e a renamo vai aceitar porque já ganhou a guerra e também está a ganhar na política.
Portanto, de fontes fidedignas soubemos que Afonso Dhlakama vai aceitar o cessar-fogo provisório porque a renamo já ganhou tudo o que queria no diálogo. Agora caberá a frelimo fazer a sua parte e caso tente usar o cessar-fogo para fazer "canganhiça", vai arrepender se amargamente. O cessar-fogo vai permitir que tudo seja implementado em ambiente pacífico.
Unay Cambuma


EM FOCO. 25/11/2016
HOJE A BATATA AINDA QUENTE SERA SERVIDA AOS PARLAMENTARES MOCAMBICANOS
Foram 4 dias de intensa quebra cabeca para nossos assistentes (vulgo mediadores).
Depois que se encontraram de cara com Afonso Dhlakama, ouviram, anotaram e consideraram a materia apresentada e chegado a Maputo, efectuaram varios peripulos separados entre as delegacoes partidarias da frelimo e renamo em torno do dialogo. E face a isto, juntaram as duas propostas escritas, onde depoia se reuniu a comissao mista para analizes, cenauras, organizacao, etc, nos ultimos 4 dias, ( isto e de segunda a quinta feira de ontem)
De acordo com nossa fonte, os debates e analizes foram muito acelerados durante este curto tempo, porque o proposito era de se honrar o calendario de submissao do dossier em sede da AR hoje dia 25 de Novembro de 2016, de modo que por sua vez este orgao nas pessoas da camissao permanente tenham tempo adecuado para apreciacao, debate e encaminhamento para o plenario com exclarecimentos suficiente por parte dos deputados sendo estes de novo os juizes finais ( tem a faca e garfo para cortar, consumir e digerir o calor e sabor da batata ) ate declararem se o povo Mocambicano deve ou nao continuar no total e abrangente desastre politico militar, social, economico, financeira, etc.
Neste momento o documento esta a caminho a AR.
Um analista lamentou bastante o facto de agora o processo estar se a tratar as correrias, numa altura em que fizeram desnecessariamente 2 longos intervalos.
Uma outra fonte disse nos sem segredos que a frelimo esta tratando do assunto ainda com coracao dividido pois existe uma ala que prefere a guerra ate a victoria ou derrota final sem se importar pelo falencia actual do pais e do povo.
PS: deste segunda feira ouve ordens vindas do CP da firlimo e seu governinho proibindo a cobertura ou reportagem aos finais de cada ronda, dado o optimesmo dos integrantes negociais.

- Através de Be Focus
    ÚLTIMA HORA
    ÚLTIMA HORA
    O POVO ESTÁ EM PANICO NESTE MOMENTO NAS ZONAS DE MANGOMONHE E PANJA!
    Informação fresca de apenas 10 minutos, da contas que a população esta em alvoroço neste momento isto por causa do descarregamento de um contigente militar fortemente armado até aos dentes.
    As milicias foram descarregado um pouco a frente de Panja a caminho de Mangomonhe, parece que vão fazer recolha dos muitos cadáveres que sobraram nas matas ou então mais um combate com as perdizes.

    Consultamos as perdizes disseram nos que estão a par da movimentação e estão áspera dos hospedes.
    Por: Afonso Chicuare
Comentários
Elias Mateus Caida
Elias Mateus Caida Nao deixem escapar esses piriquitos acabem com eles duma unica vez
Gosto · 1 · 1 h
Customo Jo Jo
Customo Jo Jo Forca ai Homens verdes
Valeriano Saide
Valeriano Saide Porque nao declarar duma vez a guerra
Gosto · 1 · 1 h
Rafa Barroso
Rafa Barroso Faltam de cabeça, morrem logo no fim do conflito. Desperdício da vida. Mas é água quente nada faram
Mangane Mangane
Mangane Mangane Mbora o esmagamento total desses pirikitos
Jeremias Papasseco Domingos
Jeremias Papasseco Domingos Será como de sempre
Jorge Jemusse Phir
Pedro Joao Chingavo
Leston Massingue
Leston Massingue Por favor perdizes, os que não vão conseguir escapulir deverão ser catanados para dar o ultimato com as brincadeiras dos pirikitos
Gosto · 1 · 46 min
Zviripa Chena Machava
Manuel Ezequiel Mukharadhi
Manuel Ezequiel Mukharadhi vão ser chamboqueados com chibadura.
Gosto · 1 · 39 min
Fernando Francisco Timoteo Timoteo
Fernando Francisco Timoteo Timoteo vao ver o que e bom pra toce
Alberto Constantino
Alberto Constantino lamento! só poderá ser luto total dos miúdos daki a pouco.
Pardon Moses Felix
Pardon Moses Felix HIMMM MEU DEUS ISSO NUNCA TERÁ FIM O KM??
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Limpao devez esses malucos
Carlitos Jose
Carlitos Jose É que venham, cá estamos os receber.
Mirolas Joaquina
Mirolas Joaquina no comment
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe Esperamos para ver
Jeremias Papasseco Domingos Renamo

Gosto · 2 · 56 min

Wiz Magrelo
Gosto · 2 · 51 min

Carlitos Jose Viva

Gosto · 4 · 49 min

Pascoal Nguilaze Boas notícias p nos.
Gosto · 47 min

Tocova Amisse

Gosto · 3 · 47 min

Frederico Tsamba Viva Renamo
Viva perdizes
Viva Afonso Dlhakama
Gosto · 1 · 47 min

Jose Rebelo Armando Seria muito bom se realmente houvesse o cessar fogo e as negociações ocorram num clima de paz e tranquilidade e o mais importante , que se alcance consensos e que não voltemos a houvir o som das armas porque o povo precisa de trabalhar para o o seu sustento.
Gosto · 46 min

Sumaila U Muhias
Gosto · 1 · 45 min

Alberto António Gravata Viva renamo
Gosto · 44 min

Jj Ramos Grande Marechal
Gosto · 1 · 42 min

Barbosa Barbosa
Gosto · 41 min

Barbosa Barbosa
Gosto · 1 · 41 min

Danilo Miguel Victory, victory, victory.Ver Tradução
Gosto · 37 min

Antonio Zavale
Gosto · 37 min

Guido Banco Ijidor Ijidor wau viva renamo
Gosto · 36 min

Rafa Barroso Viva
Gosto · 34 min

Antonio Sithole Albino Sithole
Gosto · 33 min

Makwiza Filoafricano Corrigi uma parte já tem logística ou na não tem logística?
Gosto · 32 min

Simao Francisco Matavele Copiado! Se as mães fossem Cangurus era só meterem os filhos naqueles sacos q aqueles animais tem pra escondé Los.
Gosto · 1 · 31 min

Alfandega Arlindo Nancaloo Nancaloo Roguemos que isso aconteca
Gosto · 30 min

Onorio Alberto Muhosse Forc
Gosto · 26 min

Andries Lauryn A Frelimo já nos habituou,ela sò ouve com porrada.
Que pena!
Gosto · 26 min

Fidel Albano Riadao Obrigado pela atenção
Gosto · 23 min

Carlos Dzualinhenga Semente Semente tdo tem principio e tambm tm o seu fim, crianca nasce cresce reproduz envelhece se ha oportunidade e morrem, fim.
Gosto · 22 min

Xavier Clinton Xavier Grande homem vivi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gosto · 1 · 18 min

Chaquiro Selemano Oxala k seja verdade.firaone a ceitava uma coisa e pensava outra.mas mesmo assim veio reconhecer perante a esposa k perdeu a guerra perdi meus soldados.moises continua ser protegido com seu Deus.fim de citacao do Ramissesse.
Gosto · 16 min

Lurdes Joao Viva
Gosto · 12 min

Jah Warrowarro Viva estamos cansados com bandos da frelimo
Gosto · 7 min

Yassin Carimo Carimo sempre da frelimo é derrotado
Gosto · 2 min

Manhate Chuva O problema meu caro, nao é d a frelimo (o governo) aceitar as exigencia da renamo mas d implementa-las. Para ke tanta prexa em declarar o cessar-fogo temporario se a experiencia diz ao contrario?

Sem comentários: