25 de Novembro
João Carlos EspadaSeguir
28/11/2016, 0:03176
Convém recordar que Fidel impôs uma paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do "fascismo ou revolução" — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos até agora
Na passada sexta-feira, dia 25 de Novembro, foi lançado em Lisboa o livro precisamente intitulado O 25 de Novembro e a Democratização Portuguesa (Gradiva, 2016). Sob a coordenação de António Barreto, João Salgueiro, Luís Valença Pinto, Manuel Braga da Cruz e Vasco Rocha Vieira, a obra foi apresentada por Jaime Gama e Manuel Braga da Cruz.
Em boa verdade, a iniciativa assinalou bastante mais do que o lançamento de um livro. Culminou um vasto programa de iniciativas da sociedade civil (onze, com efeito) que tiveram lugar durante o ano passado para assinalar os 40 anos do 25 de Novembro de 1975. O livro agora publicado dá conta das comunicações apresentadas em todas essas iniciativas. Um primeiro conjunto de comunicações tinha já sido publicado pela revista Nova Cidadania (No. 58, Primavera de 2016).
Por que motivo terão estado tantas pessoas envolvidas na evocação do 25 de Novembro — sem subsídios do Estado, ou sequer de partidos políticos? A pergunta talvez tenha alguma pertinência, sobretudo tendo em conta que — precisamente a 19 de Novembro do ano passado — a actual direcção do Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista decidiram no Parlamento que a celebração dos 40 anos do 25 de Novembro “não tinha relevância”.
Uma resposta pode certamente ser encontrada no Manifesto que deu origem ao programa de comemorações e ao livro agora publicado (originalmente assinado pelos já referidos António Barreto, João Salgueiro, Luís Aires de Barros, Luís Valença Pinto, Manuel Braga da Cruz e Vasco Rocha Vieira):
O 25 de Novembro é o oposto, não do 25 de Abril, mas do 11 de Março. O que o 25 de Novembro veio destruir foram os excessos da pretensa ‘revolução socialista’ e não as conquistas da revolução democrática de Abril. (…) O 25 de Abril era democrático, não necessariamente ‘socialista’. Não visava a substituição de uma ditadura autoritária por qualquer outra ditadura socialista.”
Com efeito, o 25 de Novembro de 1975 veio repor a democracia de tipo ocidental em Portugal. E veio desfazer os mitos terceiro-mundistas fundados na dicotomia “fascismo ou revolução”.
Essa dicotomia terceiro-mundista infelizmente teve uma longa vida entre nós. Durante cerca de 48 anos, sobretudo após a parcial vitória anglo-americana na II Guerra e a democratização do continente europeu ocidental, Portugal continuou, inexplicavelmente, com um regime autoritário (ainda que moderado, por comparação com os restantes).
Embora eu não seja historiador (e não alimente a menor curiosidade pelo fenómeno terceiro-mundista do salazarismo), parece que a principal justificação para a ditadura autóctone era a ameaça do comunismo (além da muito legítima memória da anarquia terceiro-mundista da chamada I República). Por qualquer motivo extravagante, não nos ocorreu que entre o autoritarismo de Salazar e o totalitarismo comunista havia a não-revolucionária alternativa da democracia constitucional pluralista ocidental.
Por outras palavras, vivemos durante cerca de 48 anos, por assim dizer, sob a “infeliz dicotomia” (uma expressão de Dahrendorf sobre o atavismo das culturas políticas continentais) do “salazarismo ou comunismo”.
Esta dicotomia foi imediatamente reposta após o 25 de Abril pelo terceiro-mundismo do chamado PREC. Nessa altura, a velha dicotomia “salazarismo ou comunismo” passou a ser chamada “fascismo ou revolução”. Em nome dela, as chamadas forças revolucionárias — lideradas pelo PCP e pela extrema-esquerda — tentaram a todo os custo impedir a estabilização da terceira alternativa que também o salazarismo tentara ignorar: a tranquilamente civilizada democracia constitucional pluralista ocidental.
Foi a esta obsessão terceiro-mundista com infelizes dicotomias – do “salazarismo ou comunismo” e do “fascismo ou revolução” — que o 25 de Novembro de 1975 pôs cobro. Foi o 25 de Novembro de 1975 que efectivamente repôs a esperança democrática ocidental que o 25 de Abril de 1974 anunciara. E foi graças a esta democracia ocidental que vivemos durante os últimos 41 anos em liberdade e em imenso progresso económico e social.
Parece, no entanto, que “old habits die hard“. De súbito, vai por aí uma grande comoção com a morte do ditador Fidel Castro. E um debate existencial parece apaixonar as mentes autóctones: qual foi o legado de Fidel Castro?
Bem, a resposta é óbvia e o tema totalmente desinteressante: o torpe ditador terceiro-mundista construiu em Cuba uma horrível prisão comunista.
Convém apenas recordar que Fidel impôs essa paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do “fascismo ou revolução” — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos, até agora.
João Carlos EspadaSeguir
28/11/2016, 0:03176
Convém recordar que Fidel impôs uma paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do "fascismo ou revolução" — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos até agora
Na passada sexta-feira, dia 25 de Novembro, foi lançado em Lisboa o livro precisamente intitulado O 25 de Novembro e a Democratização Portuguesa (Gradiva, 2016). Sob a coordenação de António Barreto, João Salgueiro, Luís Valença Pinto, Manuel Braga da Cruz e Vasco Rocha Vieira, a obra foi apresentada por Jaime Gama e Manuel Braga da Cruz.
Em boa verdade, a iniciativa assinalou bastante mais do que o lançamento de um livro. Culminou um vasto programa de iniciativas da sociedade civil (onze, com efeito) que tiveram lugar durante o ano passado para assinalar os 40 anos do 25 de Novembro de 1975. O livro agora publicado dá conta das comunicações apresentadas em todas essas iniciativas. Um primeiro conjunto de comunicações tinha já sido publicado pela revista Nova Cidadania (No. 58, Primavera de 2016).
Por que motivo terão estado tantas pessoas envolvidas na evocação do 25 de Novembro — sem subsídios do Estado, ou sequer de partidos políticos? A pergunta talvez tenha alguma pertinência, sobretudo tendo em conta que — precisamente a 19 de Novembro do ano passado — a actual direcção do Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista decidiram no Parlamento que a celebração dos 40 anos do 25 de Novembro “não tinha relevância”.
Uma resposta pode certamente ser encontrada no Manifesto que deu origem ao programa de comemorações e ao livro agora publicado (originalmente assinado pelos já referidos António Barreto, João Salgueiro, Luís Aires de Barros, Luís Valença Pinto, Manuel Braga da Cruz e Vasco Rocha Vieira):
O 25 de Novembro é o oposto, não do 25 de Abril, mas do 11 de Março. O que o 25 de Novembro veio destruir foram os excessos da pretensa ‘revolução socialista’ e não as conquistas da revolução democrática de Abril. (…) O 25 de Abril era democrático, não necessariamente ‘socialista’. Não visava a substituição de uma ditadura autoritária por qualquer outra ditadura socialista.”
Com efeito, o 25 de Novembro de 1975 veio repor a democracia de tipo ocidental em Portugal. E veio desfazer os mitos terceiro-mundistas fundados na dicotomia “fascismo ou revolução”.
Essa dicotomia terceiro-mundista infelizmente teve uma longa vida entre nós. Durante cerca de 48 anos, sobretudo após a parcial vitória anglo-americana na II Guerra e a democratização do continente europeu ocidental, Portugal continuou, inexplicavelmente, com um regime autoritário (ainda que moderado, por comparação com os restantes).
Embora eu não seja historiador (e não alimente a menor curiosidade pelo fenómeno terceiro-mundista do salazarismo), parece que a principal justificação para a ditadura autóctone era a ameaça do comunismo (além da muito legítima memória da anarquia terceiro-mundista da chamada I República). Por qualquer motivo extravagante, não nos ocorreu que entre o autoritarismo de Salazar e o totalitarismo comunista havia a não-revolucionária alternativa da democracia constitucional pluralista ocidental.
Por outras palavras, vivemos durante cerca de 48 anos, por assim dizer, sob a “infeliz dicotomia” (uma expressão de Dahrendorf sobre o atavismo das culturas políticas continentais) do “salazarismo ou comunismo”.
Esta dicotomia foi imediatamente reposta após o 25 de Abril pelo terceiro-mundismo do chamado PREC. Nessa altura, a velha dicotomia “salazarismo ou comunismo” passou a ser chamada “fascismo ou revolução”. Em nome dela, as chamadas forças revolucionárias — lideradas pelo PCP e pela extrema-esquerda — tentaram a todo os custo impedir a estabilização da terceira alternativa que também o salazarismo tentara ignorar: a tranquilamente civilizada democracia constitucional pluralista ocidental.
Foi a esta obsessão terceiro-mundista com infelizes dicotomias – do “salazarismo ou comunismo” e do “fascismo ou revolução” — que o 25 de Novembro de 1975 pôs cobro. Foi o 25 de Novembro de 1975 que efectivamente repôs a esperança democrática ocidental que o 25 de Abril de 1974 anunciara. E foi graças a esta democracia ocidental que vivemos durante os últimos 41 anos em liberdade e em imenso progresso económico e social.
Parece, no entanto, que “old habits die hard“. De súbito, vai por aí uma grande comoção com a morte do ditador Fidel Castro. E um debate existencial parece apaixonar as mentes autóctones: qual foi o legado de Fidel Castro?
Bem, a resposta é óbvia e o tema totalmente desinteressante: o torpe ditador terceiro-mundista construiu em Cuba uma horrível prisão comunista.
Convém apenas recordar que Fidel impôs essa paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do “fascismo ou revolução” — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos, até agora.
Comentários
Fidel Castro, o 25 de Novembro e a opção ocidental
Mais votados1
Todos32
Interessante
artigo, mas como era de esperar, de alguém que tem uma visão da vida,
proporcional à distância que vai dos olhos ao livro.
Primeiro,
há que recordar que na origem do 25 de Abril não estava a instauração
de um regime democrático (argumento tão falso como o PCP dizer-se
defensor da liberdade), mas uma contestação corporativista de oficiais
do Quadro Permanente contra legislação que favorecia, e MUITO BEM, a
promoção mais rápida dos oficiais milicianos em virtude de serem os que
mais tempo passavam no mato..., a inveja fez o resto. Depois, os tais do
QP, pode-se dizer que foram colaboracionista do tal regime que
cobardemente passaram a criticar, porque não lhes alimentou a soberba
como queriam. E podem ser acusados de um acto de traição, como definido
no Reg. Dis. Militar.
Contudo, o autor puxado pelo liberal
servilismo, fala num "fenómeno terceiro-mundista do salazarismo...".
Resta perguntar como relaciona essa acusação com o grande
desenvolvimento económico e social que houve na época (basta olhar para
como se vivia/morria anteriormente), e sem esmolas ou endividamentos
como agora. Também não saberá relacionar essa acusação com a criação de
centros de investigação caso do LNEC, LNEG, Inst Ricardo Jorge ou a
instituição de diversas universidades (Açores, Minho, Aveiro, Nova de
Lisboa, Algarve e Évora).
Por fim, numa politicamente
correcta atitude servilista, tão característica dos decisores actuais,
diz que tivemos no pós-25 de Novembro, m imenso progresso económico e
social. A mentira é tão grande, pois omite as esmolas de milhares de
milhão de euros que tl permitiu, as muitas infra estruturas de
investigação e de formação superior do ENovo, que procura iludir a
realidade: somos um dos mais atrasados da UE, há crianças a passar fome e
vão para a escola de barriga vazia, muita de suposta ajuda da Seguança
Social não passa de uma farsa, um insulto, temos elevada emigração
(superior à dos anos 60) e temos elevada desindustrialização..., ou
seja, o contrário do que se passa num país desenvolvido!
Já para não falarmos no real valor da educação e instrução em Portugal.
Excelente o artigo.
Sempre
achei que a pior herança do Salazarismo foi dar força ao pesadelo
comunista. O 25 de Novembro constitui a derrota dessa nova ditadura em
construção.
Para normalizarmos a Democracia, só precisamos
que a Constituição dê o mesmo tratamento a fascismo e comunismo. Ou a
quaisquer outras ditaduras sanguinárias.
Ganda
confusão que vai por aí. Mas se acha que "a pior herança do
Salazarismo, foi dar força ao comunismo", como explica que apesar de
preso, ACunhal teve a liberdade de estudar Direito na respectiva
faculdade de Lisboa e formou-se com elevada nota (16 ou 17 valores)? Nas
democracias, NUNCA teria esse liberdade! E como explica a existência
de comunistas/anarquistas, muito antes do 28 de Maio?
E se
a democracia é só virtudes, como as mentes desonestas gostam de nos
impingir com metodologia igual à soviética, porque é que na Inglaterra
se fuzilaram dirigentes do IRA, se esterelizaram homossexuais e
cometeram genocídios, caso do indiano em 1943? Porque é que em Outubro
de 1961, em Paris, os democratas polícias assassinaram centenas de
argelinos e no Maio de 68, também assassinaram dezenas de manifestantes,
entre jovens e sindicalistas? E porque é que os democratas americanos,
assassinaram mais de 3 milhões de soldados alemães em 1945-46, além das
guerras, explorações e as camufladas escravaturas que têm produzido no
3.º mundo?
Fidel
Castro foi um ditador e os cubanos continuam a viver numa ditadura, é
verdade. João Carlos Espada diz que eles vivem numa prisão. Mas eu
pergunto ao articulista se quer comparar o sistema público de saúde
cubano, onde todos os cidadãos são tratados de forma digna e gratuita,
com o obsceno sistema dos EUA ? E será que sabe quantos milhões de seres
humanos vivem na miséria, na capitalista América ? Quantos milhões de
sem abrigo lá existem ? Eu prefiro viver em democracia, com pão, casa e
saúde. Mas, se fosse pobre, preferiria viver na Cuba ditatorial do que
na América democrática. Pelo menos, em Cuba, se eu estivesse doente,
ninguém me deixaria morrer por não ter posses suficientes para custear a
assistência médica de que carecesse.
É
mesmo por causa disso que eles se metem em barcos para chegar a
MIami...estão tão maravilhados com a Cuba socialista que vão morrer nos
braços do capitalismo....tenha dó!
Para
morrer nos braços do capitalismo já há gente a mais em todo o mundo.
Infelizmente, os 43 milhões de pobres e sem-abrigo americanos vivem na
prisão dourada do capitalismo. Vasculham no lixo e dormem ao relento,
mas vegetam num país muito democrático. Com eleições bastante livres,
onde o candidato menos votado é capaz de ganhar uma eleição
presidencial. Nos EUA são apenas 43 milhões de pobres. Em Cuba quantos
são ?
Tenho agora alguma esperança que os pobres americanos que vasculham no lixo vão, nem que seja a nado, para o paraíso cubano!
Caro
Nuno Cardoso, tem consciência daquilo que está a dizer? Nos hospitais
decrépitos de Cuba falta tudo, incluindo artigos e medicamentos básicos.
As pessoas espalhadas pelos corredores, sem condições de higiene,
perfeitamente ao nível de África!...
Faça favor de conferir:
... Ler mais
Nos EUA existem 43 milhões de pobres ? Em Cuba quantos são ?
Eu respondo. São todos pobres! Excetuando obviamente a nomenklatura do Partido Comunista!...
Cuba
tem 11 milhões de habitantes. OS EUA têm 43 milhões de pobres. 43
milhões de pobres americanos sempre seriam bastante mais do que 11
milhões, se os cubanos fossem todos pobres. A aritmética não mente.
Já
agora:o índice de pobreza de Cuba era o sexto menor em 2004 entre
os 102 países em desenvolvimento pesquisados pela Pnud, organismo da
ONU.Em 2014, Cuba estava entre os 44 países do mundo que ostentam
um Alto Índice de Desenvolvimento Humano
(acima de 0,800); o IDH
de Cuba foi 0,838. Na América Latina só ficou aquém do Chile. O maior
gasto, proporcional ao PIB, do mundo com
educação pertence a Cuba (8,96% do PIB), seguida da Dinamarca (8,51% do
PIB) e
Suécia (7,66% do PIB).
Para um país com 11 milhões de pobres, não me parece nada mau.
LOl, sem o 5 de outubro não haveria 25 de novembro!!...
Somos tão doutos e ignoramos tanta coisa...
Será que eu posso falar de Cuba, Dos EUA, do Brasil,etc...sem estar.VERDADEIRAMENTE , por dentro da HISTÓRIA desses países???
Em nome de que MENTALIDADE é que eu posso CRITICAR este ou aquele?
Da minha ,POIS CLARO!!!
Será ela válida?
Porque?
O 5 de Outubro foi a implantação da república, e o estado novo poderia
ter acontecido com ou sem 5 de outubro. Isto é, Portugal podia ser uma
monarquia como era a Itália de Mussolini.
Não poderia ter
acontecido 25 de novembro sem 25 de abril, isso sim. Claro que se pode,
deve, falar de outros países, sobretudo à luz da democracia, dos
direitos humanos, da defesa da dignidade.
E sabe o que trouxe o 5 de Outubro, além do prévio assassinato do Rei e do Príncipe-herdeiro?
O 25 de Novembro e ainda reclamam que não querem os Comandos?
Para
que servem os comandos (tropas de elite) nesta época de acalmia. Não há
guerra subserciva .Não estamos em guerra com ninguém nem esperamos
estar. Diga-me para que valem os comandos.???. obrigado..
Talvez
aquele ditado latino nos dê a resposta: "se queres a paz, prepara-te
para a guerra". Até a pacífica Suiça tem o seu exército preparado para o
que der e vier, da maneira que julgam conveniente.
Sem
querer ofender qualquer dos ramos das forças armadas, era sentimento
geral e a minha experiência na guerra do ultramar não está longe disso,
no terreno os comandos eram a única força realmente eficiente. Os
"paras" "faziam umas coisas" os fuzileiros gostavam mais de estar
"amarrados à bóia" e a tropa comum "fazia número".
Se houvesse um referendo sobre a reformulação das nossas FA eu teria muitas dúvidas em votar pela manutenção do actual cenário.
De acordo com o seu raciocínio, para que serve um exército europeu, feito nas costas dos europeus?
Continuamos ainda muito subjugados. Por isso têm medo, receio, covardia, de propor o 25 de Novembro como data de feriado.
O
canal francês M6 passou ,ontem à noite, uma reportagem sobre
Cuba,repetição da exibida em Maio .Vão ao "replay" e vejam a realidade
do "socialismo cubano"- "castrante"
Não
é por acaso que não se celebrou o 25 de Novembro que foi a dta da
democracia, por decisão do PCP (claro) do BE (percebe-se) e do PS
(pasme-se). Não é por acaso que o discurso politico sobre a morte de
Fidel legitimou uma ditadura, pelo menos o do PCP assumida e
ruidosamente o Bloco. Não é por acaso que temos as nacionalizações de
volta e o movimento sindical vivendo tempos de unidade. Não, nada é por
acaso..
A comunicação social portuguesa não passa de uma cena triste.
Está dominada pela cultura esquerdista.
Mas
serve apenas para encobrir as negociatas dos patrões que descobriram
com as ditaduras comunistas que se pode encobrir toda a sujidade com
boas intenções que falem aos ternos corações. Afectos, muitos afectos.
Adoro
ver os ex marxistas ou ex-maoistas dos anos 70 virem agora com um
discurso tao anti socialismo. Chamo-lhe o sindroma Zita Seabra. Os mais
radicais socialistas (vide o celebre discurso do Durao Barroso) sao
passados uns anos violentamente contra tudo aquilo que defenderam
....lol
crescem.... deve ser esse o seu problema!
François
Cruzot dizia "um jovem que não seja radical não tem coração. Um velho
que não seja conservador não tem cabeça" (fim de citação). O caro Luis
Jesus é jovem para ainda pensar com o coração, ou é velho e não
cresceu?...
25 de novembro deveria ser feriado nacional, em substituição do 5 de outubro.
No dia 25 de abril do ano de 1974 saiu á rua um movimento
revolucionário com o intuito de derrubar um sistema podre de velho e
ficcionista do Sr. Antonio Oliveira Salazar. E tudo dava a entender que este país
passaria a viver em democracia. Encurtar as desigualdades entre a população, que
era abismal, tanto na saúde como no ensino como nos transportes.
Passado que foram dezanove meses desencadeou-se uma contra revolução que
ficou conhecida pela revolução dos cardos. Como essa contra revolução saiu
vitoriosa, destruindo assim os ideais do 25 de Abril revolução dos
cravos vermelhos, passamos a viver como vivíamos no dia 24 de abril de 1974..
Sem hipótese de se chegar algum dia á tal democracia e liberdade tanto ainda
apregoada. Nunca o povo português, o verdadeiro povo português, aquele que
sofre na pele o resultado dessa contra revolução dos cardos, admitiria um
feriado nacional a esse dia. Devia ser sim um dia de luto. Barras negras em
todo o território. Foi esse contra revolução que deu origem a este estado.
FIM..
Não sei se V.Exa já deu por ela mas esta não é a edição online do "Avante"...
Será melhor procurá-la e poder partilhar esses desabafos com quem, estou segura, o entenderá...
Se ouvissem o povo em referendo eu votaria pelo feriado!
Só uma pergunta: qual é o "verdadeiro povo português"? Deduzo que haja pelo menos dois.
José Aguiar ou o senhor não está com atenção ao que na
realidade está a acontecer neste país ou
é ficcionista. O verdadeiro povo português é aquele que passa dificuldades
imensas que sente na pele aquilo que lhe tem vindo a ser e está a ser
imposto pelos mandadores. O povo mais pobre da europa. O outro povo português
são os corruptos os corruptores os ladrões os assassinos os criminosos
que não são punidos como os ....... Há dois povos neste país bem distintos..
Fique bem Sr. José Aguiar e medite...
Manuel
france, utilizando as suas palavras, ou o senhor não está com atenção
ao que na realidade se está a passar ou passou nos regimes comunistas
nestes últimos 100 anos ou é ficcionista. Fique bem Sr. Manuel France e
medite...
Meddy PRO Films partilhou uma ligação.
“SAIBA
AGORA OS MOTIVOS DA MORTE DO MUAMMAR GADDAFI” 1. Não havia conta de luz
na Líbia. A eletricidade era grátis para todos os cidadãos. 2. Não…
meddyprofilms.com
Zino Sousa Zizou Grande líder, mais com defeitos. Isto é, ninguém é perfeito mas todos queremos fazer o melhor.
Gosto · Responder · 8 · 2/8 às 10:04
Alex Lichate Isso vai acontecer a qualquer momento em Moçambicaque porque temos muitos jovens inocents que querem a todo custo faser politica cosenquencia sofrem agitaçoes dos que tem ganancia do puder mas temos o emxemplo concreto da libia onde o's americanos conseguiram enganar o povo para o por contra esse homem, morreu ele e agora estao a viver a pior vida que um estado de direito pode viver,
Jovens, jovens do meu pais vamos nós consentrar na construçao Di nosso pais guerra tira sonhos e mata milhares de inocente vamos parar de sofrer agitaçoes a acordar para trabalhar para o nosso bem
Gosto · Responder · 52 · 30/7 às 21:21 · Editado
Dj-fam's Nas Pressas Estás mais que certo√ #Alex_Lichate
Alex Lichate Tas inocente
Josemar Peculiar Como assim Imran Cassmo?
Adriano Adriano Adriano Se for pra Moz, é só tirar os tiranos da frelixo
Gosto · Responder · 1 · 30/7 às 15:47
Julio Cuamba Adriano Adriano Adriano , eles também pensavam assim que estavam a tirar tiranos, mas veja só estão no pior.
Gosto · Responder · 1 · 1/8 às 5:17
Alex Lichate O problema de jovens Moçambicano quer faser a politica a todo custo e as consequencias Sao essas mà percebçao da verdade, pessoal vamos viver as nossas vidas na boa sem nos meter na politica pk vamos vender o nosso pais a custo zero
Luis Mota aki mai9s uma vez se ve a ganancia dos americanos k so destroiem o k e bom por causa das suas politicas de merda
Castigo Macuacua Macuacua Bem dito,no momento ideial,parabens irmão.
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 7:09
Antonio Da Conceicao A libia era e e um dos paises mais ricos do mundo e com baixa densidade populacional, dai ter sido possivel politicas socio economicas visiveis mas, sem liberdade para o seu povo.khadafi chegou ao poder com boas intencoes mas, o poder subiu-lhe a cabeca e tornou um sanguinario ditador, com as chaves do Banco da Libia em seu poder, esteve ligado a atentados contra avioes comerciais, promoveu guerra com o Chade, mandou bombardear e matou centenas de prisioneiros numa cadeia numa cidade libia, enfim, cultivou o odio e o reflexo e o que passa la. A Alemanha de Hitler, antes da II guerra mundial tambem era um modelo de desenvolvimento mas, sem liberdade. Fico por aqui
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 7:34
Waldemar Fontes P d'Orey Antonio Da Conceicao tem toda razão. As pessoas têm pouca memória. Lêem alguma propaganda anti-americana e começam logo a defender ditadores sanguinário. Khadafi foi um ditador sanguinário. Desestabilizou os países do Sahel. O que se passa hoje na Líbia não é consequência só dos americanos. É principalmente consequência dos anos de ditadura em que ele para melhor reinar nunca permitiu que a líbia fosse um estado de verdade, mantinha a desunião das tribos para melhor dominar. As instituições básicas de um estado não existiam. Estava tudo nas mãos dele e dos seus filhos. Vão ganhar vergonha e respeito pelos que morreram às mãos desse ditador e dos outros que ainda existem por aí.
Tocova Amisse Vce esta doente, se existe a mao externa q agita é a tua frelimo, que endividou o país para comprar arma e votos, foi buscar estrangeiros para lutar com uma unica pessos.
Vasco Dos Santos Mauelele ....As pessoas que nunca fizeram nada na vida,gostam de colonizarem. Os sábios de FACEBOOK, podem nos recontarem de que os Líbios vevem bem desde que o CADAAF morreu e,que os melhores filhos deste MUNDO já devolveram o dinheiro que o tirano (CADAAF),tinha roubado do seu pais. O dinheiro que financeou as eleições de um grande DEMOCRATICO,o dinheiro que está no TAMIOIL e UNCREDIT pergunto já o devolveram em Líbia ? E que durante este tempo ,não roubavam o petroleo e gas,visto que não tinha um gorno? Estou a vossa espera !!!
Edson Schwarzer DBz Antonio da Conceição.
É isso que os Americanos usaram pra envenenar os Líbios.
Alegando que ele era isso tudo.
É isso que eles fazem.
Por isso Rússia tem poucos Aliados.
Pq esses Americanos fazem vc ver outra coisa.
Muito cuidado com esses Americanos
Pior com o Donald Trump
Almeida Massango Khadaff viajou ao nível do Continente Africano convencendo os dirigentes a unirem se pra formar se uma moeda Pertecente a Àfrica(Afro),pra que não dependessemos mais do DollarOs Americanos não gostaram da ideia porque isso iria destabilizar a sua económia.O Dollar tem muita circulaçao no nosso continente decidiram acabarem com ele alegando existência de armas núcleares.
Gosto · Responder · 25 · 30/7 às 3:28
Virgilio Timane Joao O Povo ajudou esses k mataram o khadafi. K pena deles porque qualquer coisa agora é so pagar. Kem m dera um dia fosse assim pra moz. Era so olhar pra frente. Mas mesmo agora so xpero k o governo luta para frente.......... Hoje moz ta mal porque o preço dos produtos ta acima da propria vida. Mas melhor esse governo k temos pork vai superar tudo.vc pod nao acredita mas so xpero nao acontecer o mesmo com o pior da libia
Gosto · Responder · 2 · 29/7 às 18:22
Alex Lichate Eu não vou ser mais um pateta enganado pelos americanos usando a renamo que por sinal tem sede de poder, se vcs nao sabem o's libios foram matrecado pela oposiçao com ganancia do puder e financiado pelos americanos o's mesmo que estao a faser o mesmo em Moz e eles tem como elo jovens com mà visao do futuro mas sim bom do presente, Olhem todo o armamento que a renamo USA é uma divida que quando chegar ao poder voce vai pagar com as suas elevadas taxas de imposto, medicamento , comida que pr sinal ja ta mais que o seu bolso e muitas acçoe do teu pais seram dos americanos o que logo ditara a tirada dos minerais que o teu pais dispoe ate aquilo que eles disseram que nao valia nada vao tirar deborla pk o teu presidente ja assinou isso para ele pk para ele basta estar no poder tud ta good. Eles estao a te enganar mano veja todos o's paises africanos que tiveram riquesas naturais e me dis se escaparam de estados unidos, brow vendo o seu pais com consciencia disso. Reclamar dos seus direitos ja esta la legalizado e nao é crime , crime é te tornares um vandalo entao nao vendendo teu pais por te prometer um carro ou telefone man e seus filhos nao contam para ti? Nos estamos em crise que assola maior parte do mundo e piora para nós que temos essa guerra que nao se assume mas é sim. Pk eu nao vejo felecidade em abrir meu fb e ver um group de pessoas festejando pela morte de um irmao Moçambicano, irmaos todos juntos podemos diser nao a guerra desde quem promove a guerra ate quem resist a guerra essas parts dependem de nós aqui a paz e o primeiro passo para se sair da crise financeira nao se esquecem disso.
Gosto · Responder · 1 · 30/7 às 8:51
Mahomed Ossufo Ali Perdoe me por favor,nao tenho cor partidaria e nao estou a favor de guerra + quando que as armas que a renamo usa iremos pagar e o mesmo que esta acontecer agora nos estamos a pagar a tal "divida publica"(da ematum,proindico...)mano,muitos governos africanos sao assim so olham para os governante e nada +.
Gosto · Responder · 1 · 31/7 às 19:54
Virgilio Timane Joao Nao tou a falar mal de outros lugares d moz. Mas esses k kerem uk nao existe moz vai passar mal porque agora tudo na libia é dinheiro. Eu digo k melhor pagarmos a divida e dps vamos viver em paz sem divida. O apresentador d STv sempre disse saber ver com dois olhos ou por outra ver bem para o futuro d nosso moz. Nao vamos ser altrabados. Porque pod acontecer o pior duk ta se viver na libia paz moz
Mahomed Ossufo Ali A nossa crise politica militar tem influencias externa?
Gosto · Responder · 1 · 3/8 às 15:41
Virgilio Timane Joao Nao posso respdr mas sei k alguem apoia isso d fora porque acredito k alguem xta ajudar esses homens k atacam civis. Essas armas novas xtao a vir d onde??? Posso nao conhecer a pessoa k apoia na verdade mas alguem ta ajudar esses homens. Kem os paga salario?????? Porque eles nao podia continuar a matar se alguem nao paga-se salario. So para reflitir um pouco
Gosto · Responder · 3/8 às 16:39 · Editado
Mahomed Ossufo Ali Pode ser que existe uma mao externa.+ entao como essas armas entram(se vem do exterior)no nosso pais ate chegar a serra da corongosa? Temos um vizinho que nos trai?que abre as suas fronteras para estas armas entrarem?ou essas armas fazem parte das que foram usadas na + sangreta guerra dos 16anos?ja que a renamo nao tinha sido totalmente desmobilizadas.
Ha vontade politica de ambas as partes de ultrapassar a crise(ja que o assunto principal e a integracao de soldados da renamo na forca de seguranca,provinciais automas...)o facto triste e que so os civis e que sofrem.
Valdo Chiba Pintomol Nós não desejamos a ditadura. É bem sabido que este lider deu boa vida em muita gente do seu povo.... E que depois dele as coisas pioraram... Agora, só n acho certo estarmos aqui a fazer-mos comparações... Porque de boa vida nem Angola e muito menos Mozambique tem isso, vivemos muito mal... Nós temos de lutar contra isso, não devemos permitir ser governados, por aqueles que pensam que só eles nasceram pra governar, só eles nasceram pra ser ricos com dinheiro do povo, só eles é que não podem entrar na cadeia mesmo tirando vidas de pessoas inocentes, e muito mais. É uma pena notar que os nossos governos, metem na constituição que somos um país democratico.... Mas vivemos feito animal (sem nenhuma autoridade pelo seu dono), eles nos enganam, nos matam, nos roubam, nos humilham, e nós nada fazemos... Porque os nossos avôs pai e maê morreram pra se libertarem daquilo que eles viviam pra os seus filhos n passarem pelo o mesmo... Mas hoje, vivemos 2 veses mais do que eles viveram, só que agora, é com as pessoas da nossa própria terra, cor e sangue!
Gosto · Responder · 10 · 4/8 às 17:50
Jack Chan Ainda bem que o cota bazou, assim deve estar a soltar gargalhadas para seu povo imbecil Libio,nao sei se dava tudo isso, mas que os Libios estiveram em bons momentos em relacao aos outros povos Africanos, disso tenho certeza (oportunidade de vida)
Gosto · Responder · 5 · 2/8 às 15:23
Angelo Checo Deveriams aprender cm os erros dos outros.....M. Khadafi era verdadeirament un líder, o unco africano k fazia frente ao ocidente....pra sempre Muhamar Khadafi
Gosto · Responder · 8 · 30/7 às 8:39
Americo Muiambo Que sirva de exemplo para os moçambicanos, porque antes da descoberta dos recursos minerais estavamos bem unidos, mas depois da descoberta do gas natural na bacia do Rovuma e petróleo no lago Niassa alguns partidos declaram-se vencedores onde não venceram "Niassa". Só para reflectir: será que o FMI e o BM não sabia que a dívida era ilegal? por quê é que não averiguou antes de dar dinheiro sabendo que a dívida é insustentável? E por quê é que denunciou tarde não na hora em estavam a contrair a tal dívida?
Numa das minhas publicações no fb disse que o ocidente quer colocar um partido fraco no poder para manipular-lhe a seu bel prazer sem pagar o devido imposto e é por isso que está a favor do divisionismo e até à favor da guerra, pois enqto matamo-nos "moçambicanos" vão roubando as nossas riquezas, etc.
Chamo atenção de todo o moçambicano a abrir o olho a dívida de Moçambique não é assim tão insustentável se estivéssemos em Paz sem ataques nas regiões centro e norte que é a espinha dorsal de Moçambique. O dinheiro investiu-se na prospeccao dos pretróleos, nas vias de acesso e na construção de infra-estruturas desses mega projectos e o problema da Frelimo é não ter comunicado ao povo ter colocado essa dívida como sendo pública, mas é do nosso conhecimento que o dinheiro implementou-se pode não ser a 100%, mas de certeza que 70% sim.
Que sejamos vigilante, porque o ocidente nos escraviza indirectamente. Paz à sua alma grande líder Muammar Al Qhatafi
Gosto · Responder · 3 · 4/8 às 3:46
Osvaldo Pedro Nsumbo Nsumbo Coronel até a morte. Um grande nacionalista Africano eve tudo em sua posse para fazer da Lídia o Dubai de Africa mas foi enganado pela sede do poder.
Elandy Dos Anjos Essa é a parte boa da historia, leiam um pouco sobre um tipo chamado "mattew vandyke"
Gosto · Responder · 1 · 28/7 às 16:16
Ernesto J. Mulato É tanta coisa boa que se pode concluir que a Líbia era um mar de rosas, será isso mesmo? Teve coisas boas, mas nada de exageros porque os que viveram do regime ainda estão lá e têm direito a palavra. Não analisemos segundo a nossa vontade.
Gosto · Responder · 1 · 2/8 às 0:07
Mário Liberato Mais outro "paraíso" na Terra. Já não chegaram os paraísos soviético, chinês e norte-coreano?
Dalton Da Costa Amaral Nao existira mais um lider tao justo a seus cidadaos no mundo como este. Se preocupava com o conforto de todos. Ele foi morto porque existiam outros que gostao viver a custa dos outros sem trabalhar nem pensar, no meu ponto de vista os empresarios como por exemplo vale, movitel, sazol e mais em moçambique nao conseguiam desenvolver seus progectos na libia porque tudo era de graça e o que tinha o estado processava sem precisar de ninguem. Pelas possiveis oportunidades e boas imposives tinham que matar por isso que eu acho que para ser derotado ouve muita ajuda e patrocinadores para a guerra parece que militares extornos que sairam vivos tornarao milionarios. So que o problema disto pessoas tornavao preguićosos e nao iao a escola e o ensina nao era obrigado
Gosto · Responder · 2 · 4/8 às 21:50
Vavá Large Man ya mesmo serio temos k raciocinar nos estamos a ser má influeciados com as pessoas que estao bem na vida mesmo com guerra continuaram bem e nos de classe baixa vamos afundar mais ainda,o nosso governo esta fazer de tudo pra sanar todos os problemas k temos em breve estaremos estavel de novo.
Maninho Jorge Shane Grande bandido. Ascendeu ao poder por meio de um golpe de estado. Nunca realizou eleições. Não tinha oposição parlamentar. Era senhor supremo. Árbitro e jogador. O seu regime apoiava grupos terroristas. Criou um sistema judicial que executava opositores em público pra servir de intimidação aos demais. Isolou-se da comunidade das nações devido a sua posição radical. Mereceu o fim que teve.
Gosto · Responder · 2 · 4/8 às 13:15
Miguel Gomes Felix Se calhar isso era no papel e na média, realidade era diferente. Jeito Africano boas politicas na realidade tudo diferente. Ou era só para minoria .
Etiandro Miroell Gomes Ninguém acredita mas vou opinar sem complexos e espero que não me levem a mal. Se formos a analisar como adultos e de acordo com meus conhecimentos e depois de vários estudos científicos através de algumas investigações feitas por mim no Google e em várias bibliotecas reconhecidas mundialmente podemos chegar a conclusão de que este meu comentário não tem nada haver com nada e eu em particular fico muito feliz por saber que alguém leu até ao final mesmo sabendo que não tinha nada haver com nada. Me resta apenas agradecer... O meu muito obrigado
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 0:44
Tomas Alberto Democracia é democracia! Liberdade não tem preço que pague!
Gonçalves Kito Gonçalves Mas... como se pode compreender que, à um justo homem cujo regime fazia desprender jorrando, benesses em favor do povo, recaisse tamanha injustiça?!
Nem sempre quem cala consente, pois num ápice, os bem ocultos problemas Libianos emergiram com graves acusações de uma ditadura feroz e, na intransigência insana, o violento derrube pela vontade do povo, não se pode evitar. E ainda, choram pelo leite derramado?
Quanto a situação vigente na Líbia, só mesmo o seu povo, deverá ponderar e concertar as medidas para resolvê -la. Qual Americanos, qual Ocidente...
Sergio Paulo Nhabinde Grande lider Líbio e africano. Mas pena é que nós africanos somos facis de sermos manipulados e virarmos contra os nosso irmaos, apoiando interesses externos. Vejam que o nosso País está a beira de estar no colapso, mas há gente que ainda olha a violência como sendo elemento fundamental para satisfazer os interesses de um certo grupo, usando o nome da maioria. Acho que esta na hora de todos nós acordarmos e procurarmos soluções que nao implica o sacrifício de outros moçambicanos. As armas não devem serem usadas mais para apontar o irmão. Será que as pessoas que apoiam o uso das armas para alcançar os intentos da renamo têm imagem das consequências, que a guerra vai nos trazer? Sou de opinião que usassemos a exemplo da líbia para aprender e evitar situações do género.
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 15:26
Jose Ntaia As regalias k o povo Libio gozava k eram doptados pelo governo dirigido pelo Gadafi foram em parte motivo da sua morte, devemos perguntar quem designou os golpes da "PRIMAVERA ARABE"? A verdade nao se deve escamoter real historia desse golpes. Na verdade Gadafi era temido devido as politicas vantajosas p povos Africanos, vejamos criacao da moeda unica Africana, como EURO, dai espreitaram k isso ia libertar Africa, vejamos regalias do Libio: dar subdidio a quem espera emprego, dar habitacao p novos casais etc... Mesmo nos paises capitalistas desenvolvidos onde realizam eleicoes democrsticas isso nao beneficiam seus povos, portanto o Gadafi considerado mau exemplo se vivesse. Cada coisa ocorre num tempo certo, se calhar as eleicoes democraticas p maioria de psises Arabes nao oportuno, importante beneficios ao povo Libio e Africanos k ele apoiou. Sem Gadafi beficios almejadod ficaram todos adiados.
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 17:08
Julio Ferreira A China é um grande exemplo na luta Contra a corrupção.Samora era do tipo todos ricos ou todos pobres.Kadhafi era do tipo a Líbia é minha,eu sou o Deus.Mugabe,fui por Deus escolhido.Ha jovens q nascem com língua afiada pra lamber,bem perfumados e ha jovens q sem jeito pra isso,jovens q cheiram a terra,a feno,a suor do Sol queimando a pele.
Jorge Joel Muchanga Senhor Muammer descansa em paz,fez tudo pra que Libia viesse sempre de todos Libios,mas a burisse dos libios viraram contra te.Hoje que pena, ja estao a sentir o sofrimento provocado por eles,pela agitacao de merda dos americanos.Enquanto descansa Gaddaf,voces libios sintam o sabor de sofrimento que esta no inicio pra sempre........
Gosto · Responder · 2 · 30/7 às 20:19
Martins Sulvai É triste o ocidente que uma colonização indirecta usando alguns dos nossos compatriotas ambiciosos, invejosos, assassinos. E o nosso país (Moçambique) também existem esses contratados são esses que matam, queimam e roubam bens da população, violam mulheres, roubam medicamentos nos hospitais. Nao vamos aceitar que esses vendam o nosso belo Moçambique.
Alex Sambo Estados Unido de Africa (EUA). Era o projecto, agora cada qual por si e Deus por todos. A Mendigar sempre.
Gosto · Responder · 30/7 às 16:11 · Editado
Abel Macambaco Era uma boa vida, em quanto aqui vivemos tudo ao contrário disso. Mã vida.
Gosto · Responder · 1 · 29/7 às 5:21
Aditos Nhambau Para o nosso país n será ganância ,políticos de moz n se diferem de colonizadores ,se estes tivesse o mesmo fio de pensamento n estariam a perder massas populares a frel é insaciavel ,desde os tempos idos um grupinho é k se sente bem o resto na miséria.
Gosto · Responder · 1 · 30/7 às 20:55
Gaspar Pereira BicAntes
a Líbia era considerada um dos melhor país em África para se viver.
Olha hoje o que se tornou um dos países mas atormentado de África.
Jovens, Jovens vamos pensar duas ou mas veses não vamos nos deixar levar
por falsos comentários nos somos os que
vamos em frente, somos nós quem sofremos de tudo um pouco, Água quente,
Surras de puretes, Cadeias arbitrárias, julgamento Sumário... mas
depois são eles que vêm em frente com os seus histórias de liberdade e
cadê o teu nome nhete: Hoje por onde passa o nome dos verdadeiro filho
que lutaram para independência desta Pátria. Manos vamos lá pensar um
pouco somos jovem e não ganhamos nada com guerras ou conflito na nossa
terra pelo contrário so perdemos. Muitos vam pensar que sou do sistema
ou sou baju, não também sou um pobre como você mas se eu morrer hoje
amanhã quem estará no poder não se vai lembrar de mi tao pouco dos meus
feito manos pensem bem...Me desculpem se feri sensibilidades....
Prince Upite Ele queria tornar África em estados unidos da áfrica, o americano sabia que sedo ou tarde iria perder o poder de potencia máxima porque áfrica é o continente mais rico do mundo...
Socrates Filipe Mais vale tér um ditador como khadaf que ate o povo tinha uma vida estavél, agora em angola é como então? Tudo é só deles porras nós vivemos de biolo sem biolo a familia passa fome....
Gosto · Responder · 1 · 2/8 às 17:17
Pedro Jimisse Chichongue os europeus agitam pessoas que nao sabem nada para se matarem....so pk kadaffi era presidente que fazia no maximo para povo dele os europeus vingaram a ele .consequencia ma vida do povo.o kadaffi foi morto pk oqui fazia no pais dele nem america nao conseguia nem europeus nao conseguem.
Gosto · Responder · 3 · 29/7 às 22:53
Eugênio Novele Na libia era so viver educado a custo de riquezas internas o que sr podia fazer em alguns paises da africa com muitos recursos mal aproveitados ou tem proveitos destinados a alguns cidadaos de nomes adoptivos em polica "chefes"...
Naufila Kalenga Naufila seja lá bom ou mau homem que Kadafi foi , uma coisa tenho a certeza , não deixou a democracia florir na Libia . e isso lhe fragilizou , assim como aconteceu com Egito, Tunísia e vai acontecer com Angola, Zambia, Moçambique, e todos aqueles países africanos que o o seus líderes governamentais querem se perpetuar no poder .
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 5:51
Tozio Domingos Essa História Khadafi tem pós e contras. Se forem a perguntar os líbios, tenho certeza que terão opiniões diferentes e divergentes acerca do seu ex-líder
Mario Macauze Notico Se o povo libio tivesse uma segunda chasse na vida acredito k iam pedir perdao a xte grande homen em k no curaçao dele cabia tdos os africanos.
Gosto · Responder · 1 · 31/7 às 8:46
Bruno Baptista Lula Ele também teve a sua dose de culpa. Quando se enfia na cabeça que só você pode ser o tal, acaba-se mal.
Pedro Jimisse Chichongue a libia e um pais cego e acegueira alastra para mocambiq e africa do sul...os europeus entraram na via malima e cuidado demolir aquele pais.
Pedro Jimisse Chichongue os mocambicanos nao gostam de copiar .....africa branca toda na crise politica..mais alguns paises negros como borkina faso..costa de marfim e outros que passam mal por agitacoes de mafia. mutakhaula.
Gosto · Responder · 1 · 29/7 às 23:00
Mateus Tchuze Grande Presidente da Libia q a sua alma descansa em paz o Pais dele viviam bem ate criança q nasce hoje tinha subcidio de desemprego para todos que nao trabalhavam coisa q tinha q acontecer aqui em angola ter estudo gratuito e a saude agora apareceu o Obama que é um bandido Matou o outro por causa do Petroleo o outro queria fazer o EUA de Africa queria fabricar um dinheiro Afrucano que poderia se usar em toda a Africa queria fazer no Pais dele um Tribunal Africano para ser julgado todos os crimes feito em paises africanos por todos lideres africanos. Que bom q ja terminou o mandato dele ele so veio trazer mais guerra aqui em africa peoblemas de angola nao conseguiu resolver seu bandido.
Abumchukwu Thomas Agu Obama is the highest idiot of our time ; it is because of him that blacks are been killed at America yet he couldn't do anything to protect black Americans .
Have no president is better than having Barack Heusen Obama as president.Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 10:52
Joao Manenga Mapande Mapande O ocidente e k cria divisionismo no seio dos africanos para colher dividendos.Criam doencas e nos servimos d cobaia para as suas esperencias.Deixem a africa para os africanos .
Infancia Amigo De E ele apanhava aonde o dinheiro para fazer tudo issa,so acredita quem nao entende Nada de economia
Kiako Savimbi Dos Santos Esta história que os africanos vão inventando ao respeito do Kadaf, é uma forma de se perpetuarem no poder a todo custo. É uma forma de se passar a ideia de que valha apena que já lá está porque o que poderá vir, é pior. Não aceito nessas histórias inventada. O Kadaf, se aceitasse sair por bem, ninguém aceitaria lhe tirar a mal. Você, pode até um certo ponto ser um bom líder mas, nunca deves pensar que o cargo, é vitalício ou, uma herança deixado pelo meu pai e a minha mãe. O poder para ser algo saudável, deve ser compartilhado.Na África, se tem pela mania de que quando se tem o poder, já não se deve largar é daí, que surgem os grandes conflitos e depois, aparece o oportunismo em que depois ficamos nós a reclamar que há ingerência nos assuntos alheio como protesto para fugir dos problemas que nós mesmo criamos. O Kadaf, apesar de tudo que ele chegou a fazer, mesmo assim, ainda digo que lhe mereceu; teve o que merecia por causa da ganância desmedida no poder.
Cabo Verde, é um país pequeno mas, que está a dar lição à muitos países africanos. Em Cabo Verde, há alternância no poder, ninguém se apega ao poder; as eleições em Cabo Verde, são livres, justas e transparente por isso, não há conflitos em Cabo Verde.
Gosto · Responder · 4 · 1/8 às 18:46 · Editado
Marcello Sallas Marcello Sallas Tudo bonito! Falou bem. Agora, ele morreu deixou o poder, o que mudou?? O que de melhor aconteceu com a ausëncia dele?? De lä pra cä, apös a sua morte quem fez melhor??
Gosto · Responder · 1 · 4/8 às 0:03 · Editado
Ingram Fortunato Quais são as riquezas naturais quê Cabo verde têm? Você é inocente e não sabes nada de Geopolítica... Cabo Verde não têm nada por isso não há problemas que existem em outros países Áfricanos acorda seu pimbo formatado!
Kiako Savimbi Dos Santos Eu falo com pessoas sérias.
Kiako Savimbi Dos Santos Senhor Marcello Sallas Marcello Sallas, leia bem a minha publicação e faça a devida interpretação depois, discute. O teu pensamento, é de quem ainda defende, vale a pena quem lá está a tantos anos do que quem está para vir; nunca vou corroborar dessa visão. Todos os pais e não só cabo verde para ficar claro, que os presidentes,que gostam se perpetuar no poder, há ou existe sempre conflitos . Após a morte do Kadaf, é lógico que os conflitos, haveriam de continuar porque, a forma em sim como se resgatou-se o poder, é fruto de um conflito armado em que uns, não concordavam tudo, devido ao Kadaf, que nunca aceitava largar o poder nem por via do diálogo, nem pela via das eleições. Se pelo menos, aceitasse sair por via das eleições de uma forma justa e transparente, os conflitos,nunca teriam lugar.
Lucas Lourenço Dala Dala Se calhar estas condições todas só eram periorisadas mais aquelas pessoas que dançavam a música dele.
Gosto · Responder · 1 · 31/7 às 14:40
Milagre Mabote Foi um Excelente Lider é claro que nenhum ser Humano é perfeito a 100% acredito eu que o povo Libío sente muita mas muita Falta Do Coronel Khadaff se a Escola e Saude erá praticamente de Borla Realmente sentirão bastante falta em fim!
Joaquim Kanequetela Kanequetela Na guerra nao ha ssucego mesmo com chuva frio tens q ir ifrentar o inimigo se nao fores o inimigo te mata com catana e todas as acçoes militares q eu vi em 93 eram feito apartir das 2 horas 3 horas 4 horas com chuva apartir das 23 horas..sofrimento imagina voce ja molhado com frio amistura sono ressaca.
Micael Obi Olukembo Obi Filha da puta dos senhores Obama e Sarkozi, e do ocidente no geral.
Cambadas de assassinos, demónios, agentes do Diabo.
Micael Obi Olukembo Obi A par de Jonas Savimbi, tenho profunda admiraçao por este grande homem.
Jorge Ivone Malditos sejam os a americanos vivem só pra sabotar África e o engraçado é que agente aceita sofrer agitação destes desgracados
Gosto · Responder · 8 · 28/7 às 8:58
Virgilio AJuriasse Maloa Os governantes da terra não querem assim...
Anselmo Bila Lendo os comentários ...
Fina Mazive A ex-primeira ministra de moz. Proferiu estas palavras, quem nao tem acesso a informaco nao pode ser considerado cidadao, mas sim habitante de moz. Porque este simplesmente nao pode consenguir defender os seus proprios direitos,9 de geito nenhum
Gosto · Responder · 2 · 4/8 às 0:31 · Editado
Artur de Brito Eu trabalhei na Libia e posso testemunhar que isso tudo é verdade
Gosto · Responder · 2 · 31/7 às 19:51
António Guilherme Mapanga Grande presidente.Mesmo aq ajudou bastante.Os bons é q partem.
Gosto · Responder · 2 · 29/7 às 18:18
Poul Exper Eu tou nem ai pra os motivo pq os nossos governos usam e abusam de nós mesmo eu saber nao mudara minha historia Africa sempre sera explorado tdo do bom e do mlhor na terra do branco e a mizeria na terra do negro
Gosto · Responder · 4 · 28/7 às 14:03
Rosario Carlos Ali Ali Concordo consigo
Antonio Da Conceicao Vejam as causas que ditaram a queda do M. Gaddafi antes de o endeusar. O que provocou a revolta que resultou na sua queda?
Sergio Sumbane Este e o problema do africano, o conformado, coitado e lamentador, assim comentou, mente pobre, acorde e te esforce em mudar africa, so voce e mais ninguem!
Poul Exper Eu trabalho ja porqué irrei me meter com isso moreu moreu conta quem ainda vive se ate obama sabe q errou ao meter esses americanos na libia
Raimundo José Luís Arame De facto a Líbia era assim considerado o melhor país com liberdade para todos na África. É que neste mundo quando você faz tudo certo também é crime, isto é um país em destaque no continente preferiam mandar uma guerra para trazer o sofrimento e a dor numa população que viviam bem, Deus escreve direito em linha torta, a Europa e América agora estão a sentir na carne e no osso só com os pequenos atentados estes gajos não tem amor a vida.
Gosto · Responder · 3 · 29/7 às 4:42
Nickson Muipita Júnior Pobre Muamar Cadafi morto estrangulado e despresado pelas boas obras....triste mesmo...
Gosto · Responder · 3 · 28/7 às 18:06
Adidax Mariclene Adiclênio Cordeiro Como vai a Líbia sem mim? perguntava Kadafi la ns fronteira da ultima vez q o vi. Eu apenas respondi que tambem estou a sofrer com a minha Angola onde a nota de 100 dolares tem mais seguidores que o proprio Cristo Jesus.
Gosto · Responder · 2 · 4/8 às 14:26
Timera David La liberté na pas de prixVer Tradução
Hilario BQ E propaganda isso.Nao existe nenhum mau q nao tem um lado positivo.
Marino Gomes Até hoje não entendo o porque de ser ditador ....hoje o povo líbio está livre e com contas por pagar
Eddy John Salgado Salgado ... continuo não entender o porquê se beneficiava seus patriotas , tomara que vem angola fosse assim o homem ficava no poder até a sua morte ...
Jose Inacio Banze Grande pilar de Africa,
Gosto · Responder · 1 · 28/7 às 23:43
Joao Cardoso A intervençao estrageira foi fatal para desgraça da libia refiro fracese e americanos,por caso deles e que morreram tantas pessoas no mar ao fugir da guerra
Vladimir Big-vlad Angola nunca deve dia algum aceitar agitações da OTAN esses gajos onde passam só desistabilizam
Esmail Alberto Juma era o homem de verdade
Octavio Macie Mesmo Mandela nao deu tantos previlegios ao seu povo,é verdade k fez muito por ter o liberto do apartheid,mas khadafi fez o imposdivel pelo seu povo.Ora vejamos,o proprio ocidente nao consegue fazer o k khadafi fez,sem enumerar os beneficios k ele deu p seu povo.tudo o k um povo ker é ter uma distribuiçao equitativa da sua riqueza,ate pode nao ter muito dinheiro n bolso,haver o poder de compra,estrada,educaçao,saude tudo da melhor qualidade mas eishhhhhhhhhhh yoweeeee nyaandayeyo estamos mal em moz....
Jorge Xavier Uamusse Muitos jovens aventureiros vão muita dificuldade de entender isto, pois são gananciosos
Rufino Filipe Macandza Eles nao podem reclamar porque quiseram assim, mataram o dito ditador que lhes fazia tudo de bom para ficarem com esses malandros da primeira geracao, agora estao a pagar
Flavio Francisco Tinga Jovens basta completar 18 anos na LIBIA, o governo de Khadaf dava um empurão de S 50.000 dollars,sem juros pra cada jovem auto empregar se,os americanos chegaram só porque ele tinha uma visão,africanizar Africa em vez de dollarizar o nosso continente,os ocidentalistas não viram com bons olhos os planos de Khadaf pra o bem do nosso continent,outros paises africanos até ficaram assistir os dominadores do mundo a bombardear a libia,vamos lá ver agora,os jovens na Libia todos os direitos k tinham na era KHADAF,já náo tem,o bem estar q gozavam na era Khadaf já se foi,americano transdormou as belas cidades da libia em piores ruínas do mundo,fizer isso no iraqui,o mundo xtá mal com estes americanos ,ate digo parabens os coreanos que não vacilam e nem fazem se temer ao poder americano,e lá eles tem medo de os atacar,os coreanos exibem e amostram ao mundo a musculatura q eles tem face ao material belico
Gosto · Responder · 2 · 30/7 às 12:59
Jorge Muianga COITADINHO DOS AFRICANOS ESTÃO SENDO USADOS NOVAMENTE PELOS OCIDENTES
72 de 218