sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Conceita Sortane é nova Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano



Nova Ministra é Mestre em Educação e Currículo pela Pontifício
O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou, através de Despacho Presidencial, Conceita Ernesto Xavier Sortane para o cargo de Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano.
Mestre em Educação e Currículo pela Pontifício, Universidade Católica de São Paulo, no Brasil, Conceita Sortane é actualmente deputada na Assembleia da República pela Bancada Parlamentar da FRELIMO, onde desempenha a função de Presidente da Comissão de Assuntos Socais, Género, Tecnologias e Comunicação Social. 
Sau Salgado Esta Maldita constituição da república de manhosos pah: Sortane? Na educação? Ferrão feriu sensibilidades pelo facto de que estava a aplicar os seus ideais nesse já bambo Ministério. Temos que rever os pontos sobre a nomeação e/ou exoneração de altos dirigentes pah. So me restava uma opinião que ficará em (...) porque se aprovou nesta terra de cegos uma lei que prevê caçar quem se expressa de forma livre.

NYUSI NOMEA CONCEITA SORTANE AO POSTO DE MINISTRO DE EDUCAÇÃO.

. Numa altura em que se pode descrever como sendo de muita concentração, profissionalismo, dedicação, competência e responsabilidade por parte dos órgãos máximos e todos envolvidos no pelouro de educação, eis que Filipe Nyusi, com a cara lavada, nos brinda com mais uma prova de incompetência e ausência de comprometimento com os interesses elementares do povo no que respeita à qualidade na formação do Homem e seu futuro triunfal. Para o efeito, o homem que brinca de nomear aos cargos públicos não perdeu tempo e jus, todo apressado, correu tirou o expoente máximo da área, Jorge Ferrão e nomeou hoje a inesperiente deputada da frelimo, Conceita Sortane para aquele posto.
------Compatriotas, oque esperamos dessa senhora ai que vai ocupar esta cadeira, uma vez que ela precisa de tempo para familiariza-se??. Qual era a pressa de exonerar alguém que ja estava com tudo traçado para o derradeiro momento?. Acho e tenho a certeza plena de que muitos aquí vão alinhar com a minha ideia que essa nomeação, justamente agora, foi mais uma vez, brincadeira de mau gosto. Eis a razão de precária qualidade de ensino em Moçambique. Tratam as coisas em momentos errados.
. Muzungu Ndini, terras alheias.

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Barao Cuambe
Barao Cuambe Estou desapontado com o senhor Gomate
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Brincadeira
Benerth Ralc
Benerth Ralc kkkkkkkkkkkk...parabens ao presidente Nyussi continue firme a fazer o seu belissimo trabalho, continue a mostrar aos mocambicanos que cumplice dos problemas que o pais enfrenta hoje sao eles mesmos por terem votado em si, eles e que sao os culpados e nao tu, Sabendo que tu nao es nada votaram em ti, entao nao te preocupes querido Gomate, surpreenda-lhes mais para eles saberem que com o voto nao se brinca, voto e coisa seria, agora tira o primeiro ministro e meta uma gaja bem nice, nos vamos te aplaudir deste lado forca presidente Nyussi.
Atanasio Vaquiua
Naldo Manhique
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Oque vai fazer essa senhora aí para um sucesso do processo de exames?
Mandinho Luis Daniel
Mandinho Luis Daniel Ó Muzungu ministro não decide sozinho tem elenco q o rodeado para decisões finais
Moises Mate
Moises Mate vai foder com ele!
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Barao Cuambe
Barao Cuambe Mas aqui no meu país é assim mesmo, quem realmente trabalha é exonerado. Esclareça - me o seguinte meu caro: Jorge Ferrão foi nomeado como Ministro da Educação no mandato do Gueba Ematum?
Samussone Luís
Samussone Luís Kkkkk no ministério da educação há muitos quadros competentes e não sei oque foi mesmo
Mário Ali
Mário Ali O Nyusi o que sabe e nomear alguem hoje, amanha demitir a mesma pessoa sem fundamentos. Apenas isso. O resto esta no fundo do mar.
Barao Cuambe
Barao Cuambe Exoneraram um grande senhor que da alguma forma poderia minimizar problemas ligadas a Educação para nomearem essa senhora que parece - me não possuir competências para enfrentar problemas ligadas a este sector. Fodas
Azaria Sitoe
Azaria Sitoe Muito mal, quem è essa senhora para educaçao? Qual foi o seu passado ?
Se fosse tomar marcha_atrás, RECUNDUZIA o DOUtor Jorge ....
Amilcar Antonio Esdor
Thokozani Innocent
Thokozani Innocent sao damas de nyusi por isso
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Barão Cuambe, Ferrão foi nomeado por ele mesmo, Nyusi.
Lourenco Ngalambe
Lourenco Ngalambe coisas sem nome
Barao Cuambe
Barao Cuambe Muzungu Ndini, afinal? Acho que o Jorge Ferrão não obedeceu regras estabelecidas na FRELIMO ou ele é da oposição, com isso irei acreditar que o Jose Pacheco e o Oldimiro Baloi são grandes lambe botas da FRELIMO. Os mais atentos irão perceber porque digo isso.
Dionisio Gregorio Mataka Mataka
Thokozani Innocent
Thokozani Innocent muzungu sabe oque nyusi é mesmo com zuma no sul africano todas partes sao mulheres
Rosario Reginaĺdo Njaĺe
Rosario Reginaĺdo Njaĺe Como podemos saber que essa senhora ñao vai fazer nada vámos-ver-o que ela#vai fazer nos sabemos que as mulheres agora são espreite-nos esperemos- que nás- próximas eliçoes- que entrar uma señhorá-
Kanarere Canpeao Nomala
Kanarere Canpeao Nomala Incompetência total do maconde.
Mande esse gajo para Mueda ir caçar macacos, canalha!
Rafa Barroso
Rafa Barroso Ja não será educação, com o escândalo na educação hoje veio aumentar com a nomeação dessa lavra prato suja.
Fried Sguambe
Fried Sguambe Nyusi quer estar rodeado de mulheres, como nos videoclipes dos rappers. o seu filho tem seguido o seu exemplo. o que fazer são os novos colonos
Nai-p Amaral
Nai-p Amaral Provou a fruta dela e animou deu o cargo.
Pedro Da Silva Quipiço
Pedro Da Silva Quipiço Mau uma chow de incompetência e incapacidades de governação.....
Abel Domingos Raul Raul
Abel Domingos Raul Raul Sinceramente meus irmãos eu ja estou cem palavras coisas de mz....kkkk
Acia Sobrejal
Acia Sobrejal O Ferrao é um homem que duro inteligente estava a monstrar o quao ele é, com muita capacidade no trabalho
Iris Maria Monteiro
Iris Maria Monteiro Muzungu Ndini há grana em jogo o ex negou dar p aplicar na escola mas querem no Mercedes Donativo da Noruega 🇳🇴 é a questão
Muhove Tata
Muhove Tata Que merda é essa?
Naldo Manhique
Naldo Manhique Estou a espera de ouvir no Resenha semanal neste domingo a opinião de Muchanga, em torno desta palhaçada, será que o conselho de Ministros aprovou a eleição desta deputada?
    Conceita Xavier Sortane

    Este é o nome da nova ministra da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.
    Aqui o Presidente da República de Moçambique, fez uma escolha bem acertada na senda da inclusão do género. Conceita Sortane é uma pessoa com uma longa carreira na Educação e conhece bem os problemas do sector. E também a conheço com bem equilibrada na liderança; sabe buscar consensos, com humildade. Conheci-a como Chefe da Brigada Central de Assistência à Cidade do Maputo, do Partido Frelimo.
    Também estou feliz com a recondução do Orlando Quilambo ao cargo de Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Mas ele tem muito desafios pela frente. UEM virou monstro de sete cabeças e precisa de decisões muito ousadas, que o Orlando Quilambo no passado protelou. Se não as tomar agora, terá um fim inglório.
    O Jorge Ferrão volta a ser Reitor. Sim, também estou feliz com esta decisão. Na educação, o Jorge criou muita expectativa, mas não correspondeu... Espero que Conceita faça muito mais e melhor... O meu amigo Rogério Uthui volta para casa muito suado: correu tanto pelo país todo, a fazer crescer a Universidade Pedagógica (UP); ele era um super-Reitor. A UP também já estava a perder demasiadamente o foco... Espero que o Jorge reoriente a UP para a sua missão principal, que é formar quadros bem "apetrechados" para a educação.
    A Letícia, cuja nomeação eu questionei, parece que se está a dar bem no Ministério de Recursos Minerais e Energia. Julgo, porém, que ela precisa de um Vice que entenda muito bem o sector de energia, para um bom "casamento". Sozinha, ela pode cansar-se cedo e começar a misturar alhos com bugalhos. O sector de recursos minerais e energia é complexo e estratégico.

    Minha opinião!

    ---

    PS: Assim, a minha confiança no Filipe Nyusi fica fortalecida. Estou seguro de que sabe o que está a fazer. Ele não é esse líder que se propala por aí que não tem ideias próprias. Até bancos em que os "camaradas mais velhos" têm acções ele manda intervencionar ou fechar, quando não têm bom desempenho. Os meus parabéns para ele!


Comentários
Custodio Chiau
Custodio Chiau Eu estou desapontado com a saida do Ferrao. Da ultima vez que lhe ouvi na radio Rádio Moçambique (cartas na mesa) nao escondeu aquilo que sao os problemas de educacao. era um bom homem. "Estou desapontado"
Helder Shenga
Jorge Cumbane
Jorge Cumbane Hoje é o dia 25 de Novembro 2016 não vale apena andarmos falar sobre assunto que já deu muita polémica,vamos censurar da qui a 3 anos ,


Gildo Nhangave
Gildo Nhangave Agora ficou mais claro que aquele que mostra trabalho não é o ideal, haverá motivos convicentes para a exoneração do Ferrão? Se existem que nos tragam por favor, estamos a espera.
Parménides Luis Mbutumas
Parménides Luis Mbutumas Uso de competencias nomeia e faz nomear o que quer nomear no lugar da lista de nomear. kkkkkkkkkkkkkkk
Cam Derek
Cam Derek Que porcaria eh essa... o trabalho do Ferão surtia diferencas e avancos mas que merda de brincadeiras esse gajo esta aa fazer
Saimone Filipe Muthe Mkulu
Saimone Filipe Muthe Mkulu Mas nao devia ser uma mulher neste cargo, mulher so deve ser da cozinha e cama!
Frenk R. Aqueel Lamar
Frenk R. Aqueel Lamar Boa Tarde Jornal o país. ...
Peço pra se esforçarem um pouco pra trazer detalhes ao povo porque o Ferao ja não é ministéro da Ed.
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Jorge Ferrão vs Conceita Sortane: o que se espera agora no MEDH?
Micheque Cachenatoa
Micheque Cachenatoa Com ferrao surtia efeitos positivos,kkkkkkk exe moz ta mal mesmo. Qem mostra job Nau é o ideal.
Zinho Znho
Zinho Znho Do i speak?...attenction works as a Secretary General already has a lady wait of that position oh (nyoka aina reverse)Ver Tradução
Agostinho Zunguze Ezeguiel
Agostinho Zunguze Ezeguiel Afinal por que não deixam o povo escolher os governadores os ministros assim talvez seria melhor.
Agostinho Zunguze Ezeguiel
Agostinho Zunguze Ezeguiel Antes não nos educaram, agora que tem que nos educar, educam nos mal. Parabéns sr presidente.
Alexandrina Chandinha
Alexandrina Chandinha Vem de onde esta senhora?
Raul Almeida
Raul Almeida Chefe de um departamento do partido no poder e parlamentar
Parménides Luis Mbutumas
Parménides Luis Mbutumas Antes de ver a foto quando ouvi falar na Radio eu estava numa de que era chinesa da provincia de Sing-Tun - Hon. Shii....
Alexandrina Chandinha
Alexandrina Chandinha Obrigado pela informação, o partido conheço que é frelimo, logico k nao ia nomear membro d outro partido os camaradas nao sao distraidos,mas nao gostei da exoneracao d ex ministro, pk nao mandou a senhora p up?
Alexandrina Chandinha
Ballas BSete
Ballas BSete Nyussi e' estranho
Sergio Ganhe
Sergio Ganhe Hum mas esse Filipe Nyusi pah aixo que já perdeu a cabeça!
Charles Graccy Francisco Msimango
Charles Graccy Francisco Msimango Onde que encontra Nyusssi esta gente???
Helena Domingos Domingos
Helena Domingos Domingos k merda é essa? Nyusi ja ta Paulado mesmo
Julio Jose Mahoco
Julio Jose Mahoco Parabens e bm trabalho.
Olavio Zefanias Chiqueleva
Olavio Zefanias Chiqueleva Yuuuuu! Já não percebo...
Manuel Juma
Manuel Juma sao amantes é pr poder apanhar cm facilidade
Janjawide Rebeldes Rebeldes
Janjawide Rebeldes Rebeldes Do péssimo para o pior.

Meu Deus abençoe Moçambique
Daniel Ananias Mazivila-Hlate
Daniel Ananias Mazivila-Hlate Vamos lá esperar para ver, eu não especulo nada.

1 comentário:

Unknown disse...

O MEDH por si já esta desorganizado, professores sem o salario de sacrifício (horas extras), dependendo de cada província, mesmo assim honraram seu trabalho porque chegaram ao fim do ano dando aulas mesmo sem horas extras desde Junho do ano em curso;
Para os que louvam Ferrão, eu não vejo a razão de louvar, porque não vi nada do que ele fez e para me vai ocupar um lugar mais comodo e independente do que estar toda hora no Conselho de Ministro que nada mais gasto de tempo semanal.
Agora esta Ministra se arranjar dinheiro para pagar divida dos professores em horas extras antes do fim do fim do ano será uma DEUSA para os professores, mas como isto só pode ser milagre, vamos esperar para ver, mas como esta no mesmo governo cujo chefe já mostrou que esta na cadeira que não lhe merece e nem tem competência, tudo o que NYUSI faz não passa de encenação teatral…