quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Alegado conflito de interesse afasta Edson Macuácua da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre dívida pública

  



Sérgio Pantie assume o cargo
O vice-chefe da bancada parlamentar da Frelimo, Sérgio Pantie, será, amanhã, eleito novo membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a dívida pública.
O novo membro vai substituir o deputado Edson Macuácua, da bancada da Frelimo, que vinha ocupando o cargo de vice-presidente da Comissão, e que teve de abandonar o grupo por conta de um alegado conflito de interesse.

Segundo uma nota da Assembleia da República, a bancada da Frelimo submeteu, no dia 11 de Outubro, um pedido para a substituição de Macúacua, por um outro membro da bancada, sem avançar os motivos.

Contudo, informações apuradas pela nossa reportagem, junto de uma fonte parlamentar, indicam que Macúacua, que ao nível do parlamento preside a Comissão dos assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (1ª Comissão) foi forçado a renunciar na sequência de um conflito de interesse com a matéria investigada.

No período em que as polémicas dívidas foram contraídas, Edson Macúacua era porta-voz do então Presidente da República, Armando Guebuza, e os parlamentares entendem que esteve ligado ao centro das decisões, pelo que não deve fazer parte das investigações.

Sem comentários: