terça-feira, 1 de novembro de 2016

A HIPOCRISIA DE IVONE SOARES E MANUEL ARAÚJO


Orlando Chirrinze‎ para Sou Mocambicano(a)

Hoje venho destacar, pela negativa, duas figuras da nossa política:

1. Ivone Soares, chefe da Bancada Parlamentar da Renamo, exigiu ao Governo o esclarecimento sobre supostos esquadrões de morte. Achei demasiado hipócrita a posição dela, sabido que há menos de um mês o braço armado do seu partido invadiu a casa do Chefe da Localidade algures na Província de Sofala e assassinou um menor de apenas 10 anos. Ainda há pouco, dois secretários da FRELIMO na mesma província foram assassinados. Quem, afinal possui esquadrões da morte? Quem está a cometer crimes contra a Humanidade?


2. Manuel Araújo é um renomado académico, mais conhecido por ser actualmente edil de Quelimane. É conhecido o seu carácter explosivo, mas pouco se sabia sobre a sua capacidade de manipular factos para ganhar protagonismo político. Na sua recente deslocação à Cidade de Quelimane, o PR deplorou o lixo na cidade e apelou às pessoas para cuidarem do seu habitat, tendo recordado que a limpeza não era da exclusiva responsabilidade do município. E tem razão o PR ao fazer tal apelo: os antimaláricos, doença prevenível, custam ao Estado Moçambicano (de que ele é Chefe) dezenas de milhões de dólares. A malária e a cólera ceifam vidas humanas e qualquer moçambicano, sobretudo o PR, deve preocupar-se com a situação. Mas o nosso “Mané” entendeu tudo ao contrário e, mais uma vez, ridicularizou-se em público.

Enfim, em política vale tudo, só não vale ser coerente e racional…


Comentar

51Navalha Agnaldo Navalha e 50 outras pessoas
Comentários


Anidia Tacaiana Maputo esta tão sujo e mal cheiroso
Gosto · Responder · 10 · 9 h


Belmiro Matavel Júnior Matavel O facto de dizer a população para uma postura diferente, isto é, não deixar lixo somente para o município não quer dizer k nos outros municípios não lixo. Ooooh
Gosto · Responder · 5 min


Pedro Pachel

Gosto · Responder · 9 h


Emidio Saturnino Joaquim O P.R também usou politica porque tanto em Maputo está cheio de lixo que cheira mal, mais nunca falou disso por quem???
Gosto · Responder · 6 · 9 h


Hermenegildo Elias Cambula Assim kerias k falasse de maputo mesmo estando em quelimane?
Gosto · Responder · 9 h


Adalberto Wiz Meu caro hermenegildo a nosso PR nao foi a quelimane pra falar do lixo tinha outros asuntos entao pork tocou no lixo?
porque mesmo n cidade capital quando ele desloca s nao fala do lixo que ele v
Gosto · Responder · 4 · 8 h


Emidio Saturnino Joaquim Não quando está ai mesmo.
Gosto · Responder · 8 h


José de Matos Hermenegildo Elias Cambula , Nyusi nao esta em Maputo?/ Nao ver o lixo mesmo perto da Ponta Vermelha ?
Gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado


Julio Lilito Boene Já visitou Maputo, e nunca falou de lixo.
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Aquino Mario Matule Esquadroes d morte e lixo de quelimane
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Anidia Tacaiana Sair da capital que devia ser exemplo sem nunca falar de lixo para ir a Quelimane ..... kkkkkkk outras coisas tambem o nosso Presidente Pede
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Belmiro Matavel Júnior Matavel Será se começa de um sítio. Se tivesse dito isso em Maputo também se diria em Nampula não lixo por exemplo. Falam de Maputo e se esquece de k estamos a falar de PR e não do município.


Simon Luck Ndlovo Catalão

Gosto · Responder · 15 · 9 h


Ossman Abdula Esse presidente nyusi perdeu toda a credibilidade. ..ta amarrado até ao pescoço com a corrupção... fica lhe muito mal querer criticar os outros...
Gosto · Responder · 6 · 9 h


Simon Luck Ndlovo Catalão Certo
Gosto · Responder · 8 h


José de Matos Portanto,. esqudroes da morte alegadamento patrocinados pela Frelimo sao aceitaveis porque os outros tambem matam e é normal criticar os outros quando a capital tem o mesmo problema!
Enfim ...
Gosto · Responder · 11 · 8 h


Orlando Chirrinze Meu grande amigo José de Matos, não se atira pedras ao telhado do vizinho quando se tem um telhado de vidro!
Gosto · Responder · 7 h


Osvalda Laura Simoes Zalane Nao te entendo Orlando Chirrinze, "nao atirar pedras"......? Parece-me que foste o primeiro
Gosto · Responder · 1 · 6 h


José de Matos Orlando Chirrinze , mas tu estas a atirar pedras...sabendo que a Frelimo tem telhados de vidro! NUNCA me iras convencer que uma vitina da Renamo tem mais valor que uma vitima da Frelimo!


Daud Bay Nyussi....o pior corrupto. Vive no Maputo e nunca viu a sujeira k ta em sua volta
Gosto · Responder · 7 · 8 h


Hummer Boy Martins Martins O Manuel de Araújo simplesmente disse que anotou o recado e que gostaria de trocar de lugar com o Nyusi para ele também ajuda-lo com a divida da Ematum.


Mouzinho Zacarias Orlando Christine é moleque dos ricos da frelimo
Gosto · Responder · 8 · 8 h


Muhamad Yassine Foste infeliz
Gosto · Responder · 8 · 8 h


Orlando Chirrinze Ilustre e respeitado deputado Muhamad Yassine, disserte um pouco mais
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Muhamad Yassine Penso que esqueceste da separação de poderes. O Presidente do município tem o direito de impedir que o PR interfira no seu trabalho. Pois ele também foi eleito e não obedece ao partido no poder. O PR foi infeliz , por mas que tenha tido boa intenção. Em relação à chefe da Bancada acho que minimizaste o impacto dos esquadrões da morte. Saiba que uma guerrilha pode ser controlada mas esquadrões não são controlados quando criados
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Orlando Chirrinze Neste caso, meu caro, a guerrilha pode matar e só questionaremos as mortes protagonizadas pelos esquadrões? Sabe, se eu fosse PR suspendia a Renamo de toda a actividade política, até que ela se assuma verdadeiramente como um partido político e não comouma guerrilha. É uma medida radical, mas só assim podemos eliminar todos os movimentos terroristas que pululam por este mundo fora. Peguei pesado, mas há-de compreender que o que eu disse é pouco quando comparado com as atrocidades que a guerrilha (como V.Excia apelida) comete.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Muhamad Yassine O PR não tem poderes para suspender nenhum partido político. Os esquadrões da morte vem eliminando os delegados da Renamo faz já um ano e não te vi a escrever sobre isso. Toda morte é ruim e não devia ser o método de fazer política
Gosto · Responder · 2 · 6 h · Editado


Muhamad Yassine Por outro lado se isso acontecer ou a à Renamo decidir abandonar o parlamento ( por lapso logico) o país vai a eleições de novo e o seu PR perde. Isso o seu PR não vai querer nunca kkkkk
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Orlando Chirrinze Ainda assim, eu preferia arriscar. O PR pode accionar o Estado de Emergência, não pode? E se o fizer, o Parlamento aprova, conhecida a sua composição.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


José de Matos Orlando Chirrinze , porque as vitimas da Renamo devem ser mais valorizadas do que as vitimas da Frelimo ? Porque os frelimistas criticam a violencia da Renamo enquanto fecham os olhos aos crimes cometidos pelos frelimistas ? Os argumentos que os frelos querem usar nao podem usados para ilefgalizar a Frelimo porque ? Eu digo: frelimistas, força ai, nao hesitem nessa de ilegalizarem a Frelimo, estamos ca para ver as consequencias!
Gosto · Responder · 1 · 6 h · Editado


Muhamad Yassine Se o parlamento aprovar o estado de emergência não quer dizer que suspende a renamo .
Gosto · Responder · 6 h


José de Matos O Orlando Chirrinze ja esta a meter agua, nao tem nada a ver com ilegalizaçao, e o artigo 282 e os seguintes impoem condiçoes!
Gosto · Responder · 6 h


Edmilson Dengo COntinuem . . .


Imamo Assane Que falem primeiro da cidade de maputo, a capital do lixo.
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Sisqo Jexca Jamila Outras coisas?
Gosto · Responder · 7 h


Elcidio Muchave Acho que falta alguma coisa nesse post para percebe-lo melhor... Tufa
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Frenque Alfredo Magenge Será que o teu cú não senti inveja da tua boca pela quantidade de merda que ela consegui tirar?
Gosto · Responder · 11 · 7 h


Orlando Chirrinze Pessoas como tu, que não sabem discordar civilizadamente, não merecem um segundo do meu precioso tempo. Aqui estamos a discutir ideias e ninguém é dono da verdade, se não concordas apresenta os teus contra-argumentos, meu caro Frenque.
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Frenque Alfredo Magenge Você já perdeu o teu precioso tempo escrevendo asneiras para ser enxovalhado como está acontecendo.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Germana Namalango Um pouco de respeito é importante senhor frenque.


Simon Luck Ndlovo Catalão E ter moral acordar sem nada pra fazer e escrever porcarias
Isso tudo me parece fruto de suruma


Orlando Chirrinze Primeiro, devias ter nome próprio para reivindicares legitimidade de dizer algo útil à sociedade.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Simon Luck Ndlovo Catalão Tas precupado meu name??
Haaa nao faço parte da sua familia porque nao aceita esse nome?
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Orlando Chirrinze Preocupado com o teu nome, eu? Tu é que devias te preocupar com a tua identidade
Gosto · Responder · 6 h


Simon Luck Ndlovo Catalão Se é esse ja onde te doi?
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Natasha Joao Esse Orlando é um puro puxa cu


Amade Badrú Foi morto tambem um membro da Renamo no mesmo dia ou depois, não frisaste isso no teu post. porque?
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Orlando Chirrinze Só tomei conhecimento ontem à noite, no telejornal. Lamento essas mortes, maso facto é que o país está em guerra e os detentores de armas estão a matar.
Gosto · Responder · 7 h


Muhamad Yassine Se chegaste a essa conclusão meu caro Orlando Chirrinze então seria de bom tom refazer o post. Pois as verdades são diferentes do que dizes. Se calhar por isso que não estás a ter comentários saudosos e irás receber mais insultos desnecessários
Gosto · Responder · 5 · 6 h


Orlando Chirrinze Muhamad Yassine , dos insultos estou eu habituado, mas nem sempre quem insulta é o dono da verdade. Aliás, a natureza humana é própria para se auto-defender, sobretudo quando lhe faltam argumentos.


Mónica Paula Isso sim é lamber as botas da Frelimo no seu mais alto nível... Parabéns
Gosto · Responder · 8 · 6 h


Nati Cruz O senhor é que é hipócrita defendendo bandidos.
Que deixam 21milhoes de habitantes na miséria.

Não sou a favor de partido algum mas sim de um país com menos disigualdades.

parem de vender a alma ao Diabo por meras idolatrias.
Gosto · Responder · 10 · 6 h


Belmiro Matavel Júnior Matavel A sua ganância e crença ou inclinação política não te deixa ser coerente.
Você acha k PR não podia focar a questão de lixo k trás consigo mosquitos e moscas e este por sua vez malária e cólera PK o país enfrenta crise financeira? Para viver sobre lixo não problema! O problema e crise financeira.
Gosto · Responder · 19 min


Belmiro Matavel Júnior Matavel É lamentável um moçambicano reagir assim. O presidente da República disse muito"não deixa k o problema lixo seja somente do município. O munícipe deve fazer a sua parte pra este não ser fustigado pela malária e cólera, mas te basta dinheiro... Hey
Gosto · Responder · 13 min


Anidia Tacaiana Belmiro Matavel Júnior Matavel acho que o amigo entendeu mal.. porque o PR tem que falar do lixo de Quelimane se sai de uma cidade que o lixo esta em todas as esquinas e onde ele vive mas nunca falou do lixo....isso e lamentavel.. lembre amigo que Maputo e a capital do Pais..


Simon Luck Ndlovo Catalão Precisa de deus esse sr
Gosto · Responder · 3 · 6 h


José de Matos "Já vão em mais de duas dezenas, os membros da Renamo que foram assassinados pelos esquadrões da morte. Em Março deste ano, um alto operativo das FDS contou ao jornal SAVANA e @Verdade que o governo formou um esquadrão da morte para acabar com os membros da oposição próximos a Afonso Dhlakama. Desde lá até esta parte quase que de 15 em 15 dias há um alto dirigente da Renamo assassinado ou raptado.".

Orlando Chirrinze, comentarios ??? Isto nao incomoda ?
Gosto · Responder · 4 · 6 h


Simon Luck Ndlovo Catalão Me parece que esse orlando vive na china ou onde ele vive nao tem acesso a informaçao
Gosto · Responder · 4 · 6 h · Editado


Natasha Joao Ele é burro esta tentar sair da miséria tapando sol com peneira
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Belmiro Matavel Júnior Matavel Será os membros da FRELIMO que são assassinados desde os régulos, secretários, membros influentes são marcados por esses esquadrões de morte? Ou temos dois esquadrões de lados opostos!


Heictor Vicente Triste o que acontece em Moçambique irmao lutam entre si se matando por causa de interesses individuais enquanto os estrangeiros sacam as riquezas do pais.
Gosto · Responder · 7 · 6 h


Dicano Chachuaio Seu Hipócrita...
A renamo matou também o Siba Siba, Cistac, Pondeca... Lambe botas de meia tigela ntlha
Gosto · Responder · 6 · 6 h


Natasha Joao Vai trocar as lentes seu burro um dia vais descubrir os verdadeiro assassinos mas será tarde estarás morto.cu
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Dicano Chachuaio Não irei descer ao seu nível, porque corro risco de perder por seres expert nessa área de rural.


Affonso Guerreiro "..que custam milhões de dólares ao Estado... "

Até parece que uma pessoa que Nyusi se preocupa com os moçambicanos. Se ele se preocupasse com isso sequer teria assumido uma dívida criminosa que hipotecará a vida de milhões de moçambicanos e mais de 3 gerações futuras. Se ele se importasse não deixaria que esse conflito estúpido aumentasse de proporção, tão menos permitiria estivesse no estado deplorável em que está e que ainda vai piorar.

E ele está preocupado com lixo em Quelimane? Poupe-se, me poupe, nos poupe, pá. Não tem vergonha? Santa paciência.
Gosto · Responder · 10 · 6 h


Costa James se tivesse ficado calado,teria feito o maior favor aos Mocambicanos,agora vir em defesa da frelimo,com os varios males k comete E tentar ofender o povo,hoje o custo de vida subiu,a injustica paira por todo o lado, as dividas ocultas ate perseguem os mortos,os fetos por nascerem.lamber as botas,E um servico feito por cegos,mesmo k tenham algum nivel academico,mas sofrem da cegueira......MA deu a resposta certa,em tempo certo,em lugar certo.


Ussí Lopes Rungo Em quilimame o presidente apenas deu uma educação para saúde, algo muito importante sabendo que Quilimame está no topo da lista nas doenças hídricas como a cólera. AGORA fiquei surpreendido com o Mene o tal intelectual em vez de apoiar a ideia de que a limpeza é responsabilidade de cada citadino e não só do município o mané sentiu se ofendido e meteu os pés pelas maos, e quanto aos esquadrões da morte concordo com a Ivone, porém a Renamo não fica longe dos assassinatos aliás o que está acontecer é uma espécie de Olho por olho, dente por dente todos estão a matar e ao em vez de nós defendermos este é aquele devíamos deplorar a morte de irmãos moçambicanos.
Gosto · Responder · 2 · 6 h · Editado


Atanasio Paulino E qual e o pais que na lista de piores governados ? E quem esta a governar e Araujo??? Não tire a pedra para casa do vizinho sabendo que o teu e de VIDRO.


Atanasio Paulino Meu caro Orlando chirrinza se estas a procura de um espaço tas a num bom caminho ,se por acauso perceber bem a situação como Moçambicano não abrira Aboca pra falar agineras pensa antes de falar e escrever só assim seras visto como Moçambicano,bem dizia o saudoso e imortal SAMORA,que o ambicioso e capaz de vender a a pátria pra o seu próprio beneficio,logo você esta dentro desta citação.
Gosto · Responder · 7 · 6 h


Bruno M. Silva 😂😂😂tava a procura de ser enxovalhado... Escreveu no sítio certo e está a favor do partido certo para ser enxovalhado! Triste é saber que como ele ainda existem muitos assim uns escondidos pq sabem que serão verbalmente repelidos pq fisicamente é proibido, a não ser que seja do grupo certo! Pior de tudo é que não vai ganhar nenhum acento...se não for de sangue Real!🤗 e mais não digo
Gosto · Responder · 5 · 5 h


Junior David Sheyron Tivane Os dois partidos possui esquadroes e prontos.
Gosto · Responder · 5 h


Alberto Gouveia desculpe isso é vidas em jogo....ou melhor jogos de vida


Augusto Jesus Sobral Bastos Só umas perguntas amigo Orlando Chirrinze é só a RENAMO que mata ????? Então os que são assassinados da RENAMO???? Então os campos de reeducação que existiram, os fuzilamentos em massa nesses mesmos campos??? E as pessoas que eram torturados e mortos só por não gostarem da ideologia comunista ?????? Também foi a RENAMO?????
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Fernando Augusto Januario Meus Caros, nao quero entrar em polemicas porque nao sou muito entendedor de politicas, so quero dar apenas a minha opiniao, a Deputada Ivone Soares pode ser considerada hipocrita por si, mas o que ela disse nao deixa de ser verdade e se considerarmos que o facto dela ser da Renamo a torna cumpliuce das mortes de alguns Mocambicanos independentemente de que partido pertencem, entao podemos afirmar que este e o pais de hipocritas do topo a base. Em relacao ao pronuncionto do Dr. Manuel de Araujo dizer que a hipocrisia deste tem muitos acompanhantes. Este Pais esta mal, foi depenado por pessoas que todos nos conhecemos e talvez por ai se pense com um pouco de hipocrisia que o lixo nao deva ser uma grande agenda para um Presidente que esta a dirigir um Pais decadente. Os esquadroes da Morte se o termo funcionam ja existem em Mocambique a bastante tempo, tem muitas individualidades que foram mortas sem que tenha havido algum esclarecimento desde a decada 60 e tenho a certeza que muitos hipocritas mocambicanos sabem disso. Pena vivermos num Pais onde quem critica um pai, mesmo que tenha razao e encostado.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Sylas Rey Miambo Não sei se a Ivone Soares e Manuel de Araújo é que são hipócritas, mas acredito que o senhor Orlando Chirrinze só analisou o caso apenas do lado de camaradagem frelimista, se formos a ver o PR só vê lixo na cidade onde é a oposição a governar mas a maioria das cidades sao sujas, pior a cidade de Maputo que os municipes convive com lixo diariamente. E o caso de assacinato do Sistac que ate hoje ainda nao teve nenhuma solução quem querer falar os membros da oposicao que sao assacinados semanalmente.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Antoniocoelho Ferreira Quando a inteligência nao dá para mais é so assim que vão para a frente. Lambendo o chão que os outros trilhão. Tenha vergonha
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Gercilavio Dos Anjos orlando chirrinze, Vale a pena o silencio que que muitas palavras, concordo com Sylas Rey Miambo, Fernando Augusto Januario,Augusto Jesus Sobral Bastos.


Pablo Osvaldo Osvaldo

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Fred Chang o edil n precisava disso ...foi infeliz...acontence ...e pode retratar se...uma vez que o PR em nenhum momento pos em causa a sua governacao...tratava-se apenas de educacao civica
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Emidio Saturnino Joaquim Essa educação civica por quem não da em Maputo e geral??? Camarada, camarada vai com calma
Gosto · Responder · 1 h


Amade Badrú Em resumo o Pais esta um caos e nos so soubemos fazer isso reclamar e postar coisas não estamos a fazer nada concreto pra ajudar o nosso Pais... certas horas esses politicos que são eleitos por nos devem levar um puxao de orelha pelo povo


Germana Namalango Africano é todo igual, fácil de ser enganado. Não tem experiência da Líbia, enquanto nós irmaos discutimos o estrangeiro traca planos pra tirar a nossa riqueza
Gosto · Responder · 56 min


Atanasio Paulino Germana Namalango tem um velho ditado que diz não atiri pedra no telhado do vizinho se o teu telhado e dividro,antes de dar esta educação cívica a nos maquelimanes ,nos os machuabos preucupariase sim em nus tirar do buraco onde ele e os seus camaradas nus puzeram .qual cidade não tem m lixo??? Ele só viu este município que e governado pela oposição?? Ver bem isso
Gosto · Responder · 32 min


Fernando Augusto Januario Mais calma Meus carros, nao regionalizem erradamente o debate, na Zambezia os Machuabos sao a minoria, se quizer ser regionalista fale apenas de Zambezinaos e ai sera coerente no debate e terra toda razao do mundo para discutir este assunto emporcalhado por hipocritas fingidos libertadores do povo, que cada dia que passa vao tirando a capa de raposas disfarcados cordeiros.
Gosto · Responder · 3 min · Editado


Atanasio Paulino Fernando Augusto Januario você acha que não existem libertadores do povo mas sim existem pessoas como você nem???kkkk
Gosto · Responder · 2 min


Fernando Augusto Januario Acho que le mal o que os outros escrevem. Leia bem o que escrevi, depois vai entender.


Paulo Orlando Fumo Vai a puta Orlando,falas feito deplomata bem anado do povo porque tens o previlégio de criar a barriga e a nuca com o suor vitaminoso desse povo burro por vocês idiotizado,achas a juventude nao ve,ou nao sente na pele esse sofrimento,ja nao estamos preocupado com politica mas sim com a fome criada por voces papais gorilas que nos tiram o oao ja na garganta.mas esse povo ja viu e nao será amanhã que eles reagirão a voca ipocresia,não haveram caes pastores nem humanos que nos amedrotaram nas avenidas,foi assim no Egipto lembrem se.ja passou a anestesia da idiotizacao da voca educacao,Aguardem nos
Gosto · Responder · 1 · 27 min


Valeria Micaela Rinaldini Você fala muito sr.
Gosto · Responder · 19 min


Agnaldo Gomes Iossomua hipócrita és tu oh mafarico. esse eu poste é da cor vermelha. um derrame sangue e quer reclamar por causa de lixo? ok esse é antimalaricoa custam dólares ao estado. e as armas? ooh cale a sua fossa
Gosto · Responder · 10 min · Editado


José de Matos Eish, mas a linguagem em alguns comentarios é inaceitavel, divergir nao significa baixar e nivel!
Gosto · Responder · 11 min


Fernando Augusto Januario Bem dito e apoiado.



Atanasio Paulino Não vamos moderar a linguagem pois a pessoas que quando enchem as suas cntas financeiras com o dinheiro do povo acham que podem vir a que na nossa cidade nos abusar de anteinginicos enquanto a sua própria casa. Está bem suja de sangue deste povo que lhes da dinheiro nas suas conta
Gosto · Responder · 6 min

Sem comentários: