A nível do facebook, Salomão Moyana está passando por um julgamento precipitado em muitos comentártios de posts que abordam a questão de votação para a deliberação dos resultados eleitorais apresentados pela Comissão Nacional das Eleições na passada quinta-feira (30).
Salomão Moyana, alem de ser apelidado de traidor, é acusado de ter recebido, do partido no poder, muito dinheiro para que votasse pela validação dos resultados eleitorais que foram contestados por pelo menos 7 vogais na CNE antes da divulgação dos mesmos. Outros afirmam que ele teria agido desse modo para poder fazer parte do próximo governo a ser chefiado por Filipe Nyusi.
Carlos II, um dos homens mais perspicazes que já governaram a Inglaterra, tinha grande interesse pela ciência. Certa vez ele convocou os membros da recém-criada Real Sociedade e lhes pediu para explicar por que um peixe morto pesava mais que um vivo. Os cientistas reunidos apresentaram várias teorias engenhosas e plausíveis. Então Carlos II informou que o peixe morto não pesava mais. Os cientistas não acharam graça, mas o rei se divertiu.
O caso das especulações sobre votação de Moyana na CNE se parece muito com o problema do peixe morto. Vejo pessoas a elaborarem uma estrutura teórica, com base nas especulações, dada a falta de alguém como Carlos II que possa dizer o que realmente teria motivado aquele vogal a votar a favor. Muitos amigos aqui no facebook continuam com suas explicações sobre o fenômeno não existente até este chegar ao ponto em que pessoas que admiro, com elevada inteligência, se empenham num exercício semelhante ao que é demonstrar por que um peixe morto pesa mais que um vivo.
É um facto que a falta de informação pode gerar especulação mas do jeito que este homem está sendo tratado, até parece que é impossível agir com base na consciência própria ou na base de análise dos factos.
Penso que deviam ficar a espera do dia em que Salomão Moyana explicará as razões que lhe levaram a votar a favor e a partir dai poder-se-a debater já com uma base sólida. Não o que está actualmente a acontecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário