quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Recusamos a publicar a carta de Sérgio Vieira

Ouvir com webReader
MOÇAMBIQUE PARA TODOS, em igualdade de tratamento, publica de seguida o áudio com a entrevista concedida por Sérgio Vieira ao repórter Bernardo Álvaro, bem como o que hoje o mesmo semanário escreve sobre a posição que tomou. Ouça aqui entrevista

Sobre o desmentindo à entrevista concedida ao Canal de Moçambique
Acusamos, no dia 31 Agosto de 2012, a recepção de uma carta, sem destinatário, supostamente dirigida à Direcção Editorial do Canal de Moçambique e assinada pelo senhor Sérgio Vieira. A referida carta desmente que o Sr. Sérgio Vieira tenha concedido uma entrevista ao repórter Bernardo Álvaro, do Canal de Moçambique.
Ao abrigo do número 4 do artigo 33 da Lei n. 18/91 (Lei de Imprensa), vimos por este meio informar que recusamos a publicação da carta, pelas seguintes razões:
Por não ter sido endereçada à Direcção Editorial do Canal de Moçambique, como manda a lei, apenas faz menção repetidas vezes ao Canal de Moçambique, por isso tomamos a liberdade de reagir a esta informação;
A carta apresenta um teor insultuoso e vilipendioso para com o jornal Canal de Moçambique e aos que nele trabalham, não sendo por isso obrigados a publicá-la, como, aliás, manda a lei.
A alínea c), do Número 33 da supracitada lei determina e passamos a citar: c) “O conteúdo da resposta é limitado pela relação, directa e útil, com o conteúdo da publicação ou difusão que lhe deu causa, não devendo exceder a extensão do escrito ou emissão a que responda, nem conter expressões desprimorosas ou que envolva responsabilidade civil ou criminal, a qual, em todo o caso, só ao autor da resposta poderá ser exigida”, fim da citação.
Em nenhuma parte a carta contradiz o conteúdo da entrevista que publicámos na edição 163 do Canal de Moçambique;
Pelas razões mencionadas, recusamo-nos a publicar a tal carta e por escrito respondemos a Sérgio Vieira a informar que não iremos publicar a sua carta.
Recomendamos-lhe, conforme manda a lei, a elaborar uma outra carta que, objectiva e precisamente, desminta ou corrija o conteúdo da entrevista que veiculamos na edição 163 do Canal de Moçambique.
Para o conhecimento público
Temos conhecimento de que a carta que nos foi enviada na sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, já vinha circulando na Internet desde quinta-feira, 30 de Agosto de 2012, tendo até sido publicada por alguns jornais que tomaram a dianteira de “repor a verdade”. Por isso, para esclarecimento público reafirmamos o seguinte:
Que a entrevista foi efectivamente concedida ao nosso repórter e em exclusivo, por Senhor Sérgio Vieira, na quinta-feira dia 23 de Agosto de 2012, durante o intervalo do primeiro dia da VII sessão ordinária do partido Frelimo, realizada na escola central do partido Frelimo.
A entrevista teve lugar por volta das 11 horas num dos bancos de pedra que se encontram mesmo em frente à sala de sessões, numa feira improvisada pelo partido. O nosso repórter estava devidamente credenciado para cobrir o evento e só teve acesso ao local do evento porque era portador de crachá passado pelo Comité Central do Partido Frelimo, onde constava seu nome e órgão de informação onde trabalha, pelo que não faz sentido dizer que o repórter não se apresentou ao entrevistado, se ele era portador de crachá passado pela organização do evento.
E mais, da mesma forma que é da obrigação do repórter apresentar-se ao entrevistado, é também da obrigação do entrevistado perguntar com quem está a falar e que órgão de comunicação social representa, a não ser que o entrevistado ande a dar entrevistas indiscriminadamente às pessoas sem antes apurar se são jornalistas de facto e onde elas trabalham, o que seria da sua total responsabilidade,
Garantimos que detemos em nossa posse o conteúdo em voz, na íntegra, da entrevista que o Sr. Sérgio Vieira concedeu ao Canal de Moçambique assim como existem colegas de outros órgãos de comunicação social (incluindo o sub-chefe da Redacção deste jornal) que assistiram a entrevista e que estão disponíveis a testemunhar, caso necessário.
Dito isto, aguardamos que o Sr. Sérgio Vieira mande uma carta em termos sóbrios a contestar o conteúdo da entrevista.
Só assim será satisfeito o direito de resposta que lhe assiste. (Direcção Editorial do Canal de Moçambique)
CANAL DE MOÇAMBIQUE – 05.09.2012
Recorde em
- http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2012/09/em-entrevista-ao-canal-de-mo%C3%A7ambique-s%C3%A9rgio-vieira-denuncia-camaradas-que-usam-partido-para-se-servir.html
- http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2012/09/s%C3%A9rgio-vieira-desmente-falsa-entrevista-publicada-por-canal-de-mo%C3%A7ambique.html