domingo, 13 de janeiro de 2013

O País precisa urgentemente de um Governo que saiba governar

 

O País está mesmo desgraçado com este Governo. Os médicos estão em greve e tudo leva a crer que outras classes se seguirão. Tudo porque o Governo também está em greve. Está em greve de pagar. Está em greve de governar bem. Está em greve de criar condições condignas para que as pessoas se possam empenhar devidamente nas suas funções, sem estarem a funcionar martirizadas pelas preocupações domésticas.
Se não vejamos:
Um Governo que não paga devidamente a quem trabalha para o Povo, pode alguma vez alegar que não consegue pagar melhor porque não tem dinheiro, quando o chefe desse mesmo Governo gasta rios de dinheiro em Presidências Abertas a fazer a sua imagem pessoal e da sua esposa?
Um Governo que diz que não tem dinheiro para pagar a quem tem de servir o tal Povo Maravilhoso, pode alguma vez ter um chefe do Governo, que é simultaneamente chefe de Estado, a passear a toda a hora, com o seu séquito em seis helicópteros super-dispendiosos?
Um Governo que diz não ter dinheiro para pagar melhor aos funcionários públicos, com o dinheiro dos nossos impostos, pode alguma vez não se aperceber que tem de acabar imediatamente de gastar fortunas com as passeatas da primeira-dama pelo País e pelo estrangeiro para que possa encontrar finalmente o dinheiro que precisa para não pôr o Povo a sofrer por causa de uma greve mais do que legítima de uma classe médica que há décadas ganha miséria e sofre ofensas por não lhe darem condições para servir melhor os cidadãos?
Um Governo que diz não ter dinheiro para pagar melhor aos médicos, enfermeiros e aos polícias, pode alguma vez continuar a comprar carros de alta cilindrada para andar a aliená-los passado pouco tempo aos altos quadros do Estado que são afinal membros superiores do partido no poder?
Um Governo que diz não ter dinheiro para satisfazer as humildes reivindicações dos médicos pode continuar a despejar dinheiro em programas, como o dos 7 Milhões, sem retorno para os cofres do Estado e que apenas beneficiam os cidadãos do partido Frelimo para lhes comprar as consciências?
Um Governo que diz não ter dinheiro para assegurar melhores salários e regalias profissionais aos funcionários públicos pode continuar a assegurar regalias de milhões a quem esteve meia dúzia de meses no Governo e em certos casos até foi substituído por incompetência?
Um Governo sério pode alguma vez andar a pagar a tanta gente eternamente, só porque esteve no Governo, obrigando o Estado a uma despesa tal como se o País tivesse vários governos em simultâneo?
Um Governo que alega ter falta de dinheiro para pagar melhor a quem trabalha em instituições públicas em lugares subalternos pode continuar a esbanjar dinheiro a comprar viaturas de meio milhão de dólares para a presidente da Assembleia da República, tendo ela imensos carros ainda em boas condições de operar?
De que dignidade fala o Governo de Guebuza e os sucessivos governos da Frelimo quando fala em necessidade de assegurar dignidade aos membros do Governo, se não consegue assegurar dignidade para quem trabalha directamente para os cidadãos, para o Estado, e mais ainda quando se trata de cidadãos como médicos, enfermeiros e polícias?
Que dinheiro faltará ao Governo para pagar melhor aos funcionários públicos quando todos vemos que nunca falta dinheiro para festarolas de propaganda política que pela sua grandiosidade faraónica ofendem a mais elementar dignidade humana?
Senhor Presidente da República, Senhor Chefe do Governo.
Se o Governo gerir melhor os fundos do Estado e cortar nas despesas que o Governo tem com brincadeiras, e se o Governo acabar com os abusos e extravagâncias arranjará dinheiro de hoje para amanhã, para satisfazer as justas reivindicações dos médicos. E se fizer isso os doentes deixarão de sofrer imediatamente.
Basta o Governo deixar-se de demagogia discursiva e a verba pode aparecer rapidamente…
O Povo sabe perfeitamente que o Governo é o único responsável pelo mau funcionamento dos hospitais, pelo mau funcionamento da Polícia, pelo mau funcionamento dos transportes públicos e pela má qualidade de educação.
O Povo já abriu os olhos, meus senhores!
Canal de Moçambique – 09.01.2013

Sem comentários: