domingo, 20 de janeiro de 2013

Autoridades temem morte de muitos reféns

  
Pedro Duarte
20/01/13 15:43
18 Leitores Online
612 Pageviews Diários

O número de mortos no complexo de gás da BP na Argélia deve ser bastante superior aos 23 até agora anunciados.
 
Os esquadrões militares que estão a investigar todo o complexo gasista encontraram hoje uma "numerosa" quantidade de novos cadáveres no local, vários dos quais poderão pertencer aos reféns que estavam detidos na instalação, disse à AP um oficial argelino.
 
O militar, que falou sob condição de anonimato um dia depois de um ataque militar ter colocado fim ao sequestro de dezenas de reféns estrangeiros no local por parte de militantes extremistas ligados à al-Qaeda, disse que todos os corpos estavam muito desfigurados, sendo a sua identificação muito difícil.
 
"Os corpos podem ser tanto de argelinos como dos reféns estrangeiros", disse o oficial.
 
Estas declarações surgem um dia depois das forças especiais argelinas terem tomado de assalto as instalações da BP onde os rebeldes mantinham sob sequestro os trabalhadores estrangeiros, tendo o ministro das Comunicações da Argélia, Mohamed Said, já admitido que o número de reféns mortos poderá vir a ser mais elevado do que os 23 até agora identificados. O governante precisou ainda que todos os 32 rebeldes que se encontravam no local foram mortos, sendo originários de seis países diferentes.
 
"Eles tinham decidido ter sucesso na operação, que era a de fazer voar pelos ares o complexo e matar todos os reféns", disse Said. Já a petrolífera estatal argelina Sonatrach adiantou que as instalações haviam sido minadas pelos insurgentes.
 
Embora a situação no terreno ainda não seja clara, os sete reféns confirmados mortos no ataque de sábado corresponde ao número de estrangeiros que os militantes haviam afirmado na sexta-feira que ainda estava na sua posse, sendo por isso de temer que o ataque não conseguiu salvar ninguém.
 
O primeiro-ministro britânico David Cameron já anunciou que três cidadãos britânicos perderam a vida e outros três estão provavelmente mortos, bem como um outro estrangeiro que tinha residência no Reino Unido.
 
"Agora as pessoas vão levantar questões sobre o modo como os argelinos responderam a estes eventos, mas eu vou só dizer que a responsabilidade destas mortes recai integralmente sobre os terroristas que lançaram um ataque covarde e vicioso", disse Cameron.
 
A Casa Branca já anunciou entretanto que está pronta a dar "toda a ajuda" às autoridades argelinas, em particular porque existem "ameaças credíveis" de que estão a ser preparados outros ataques contra ocidentais no país.

Sem comentários: