quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"00:30 Hora Negra" explica como os EUA mataram Bin Laden

Cinema


O filme começa com algumas das chamadas de emergência durante o ataque ao World Trade Center a 11 de Setembro de 2001, e em seguida, acompanha Maya (Jessica Chastain) na sua dedicação durante 10 anos para encontrar e matar Osama bin Laden.
É uma batalha extremamente difícil e quase impossível para Maya quando todos à sua volta pensam que ela está a perseguir algo que nunca vai ser capaz de encontrar até que tudo vale a pena, em Maio de 2011. O zumbido das nomeações em torno deste filme é realmente enganoso pois "00:30 Hora Negra" já está a caminho de ser o filme mais sensacionalista do ano, o que não parece muito longe de "Estado de Guerra" em 2008 foi tratado da mesma maneira.
Entre todos os gritos, a frustração de aparentes saídas se tornarem becos sem saída, e a tristeza de amigos e colegas de trabalho a morrer no campo de batalha causa uma sequência constante de tortura, interrogatórios, e coisas a explodir. Esta é uma descrição bonita da primeira metade do filme.
Este filme tem algo em comum com o "Pela Estrada Fora", no sentido de que eles têm uma quantidade infinita de talento no elenco, mas cada actor, basicamente, aparece e faz algo extremamente minúsculo ou tem apenas um punhado de linhas de texto, e então nunca mais é visto. Além de Jason Clarke que interpreta Dan. O curioso é que a única coisa que álguem vai realmente lembrar sobre este personagem é que ele gosta de torturar as pessoas. Ele defende Maya pelo menos numa ocasião, que lhe vem a calhar.
Quem vê Maya evoluir ao longo do filme, apercebe-se que ela começa como uma amadora que se encolhe no local da tortura e, eventualmente, torna-se num monstro onde nada a faz parar até conseguir o que quer. O desempenho de Chastain é apaixonado, bem orientado, e obcecado, mas ela também é fria o suficiente para tornar difícil os espectadores realmente preocuparem-se com a sua personagem.
Este filme está completamente sobrevalorizado por quase todos que já o viram. Alguns comparam-no com "Argo", mas estes são dois filmes completamente diferentes. "00:30 Hora Negra" é muito mais escuro e mais corajoso, mas o valor que eles têm em comum é que ambos estão longe de serem perfeitos. Jessica Chastain faz um trabalho incrível ao carregar o filme nos ombros, mas, infelizmente, não é o suficiente para o fazer valer a pena.

Sem comentários: