sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Os Membros da Assembleia Municipal de Quelimane ameaçam paralizar as actividades do Município porque não recebem os seus salários. Entretanto, foi a mesma Assembleia Municipal que decidiu destituir o edil. Como pensam eles que os seus salários podem ser pagos e processados sem um edil para assinar os cheques?

Seguir
Algumas coisas que causam estranheza!
1. Os Membros da Assembleia Municipal de Quelimane ameaçam paralizar as actividades do Município porque não recebem os seus salários. Entretanto, foi a mesma Assembleia Municipal que decidiu destituir o edil. Como pensam eles que os seus salários podem ser pagos e processados sem um edil para assinar os cheques? É caso para dizer que o peixe morre pela boca, mas no caso, morre pelos seus actos inconsequentes.
2. Então... o Governo e a Renamo acordaram a integração dos oficiais nas posições de chefia das FADM e da polícia. O Governo nomeou três oficiais interinamente e a Renamo diz que não foi esse o combinado, primeiro porque deveriam ser 10 (+4) e nomeados efectivamente. A questão que não quer calar é: a Renamo submeteu a lista dos 10, já? Se sim, quando? E porque, então, o Governo escolheu três e quem são esses três? Se não submeteu, porque razão? Como acha que o Governo iria nomear 10 se não há nomes? E onde terá o Governo encontrato estes três e com que base os seleccionou? De notar que o arguemento apresentado pela Renamo e transcrita no Jornal Savana de hoje é no mínimo estranha. Li todo o documento, incluindo os anexos e não ví que primeiro deverá haver integração dos 14 que ja estao nas FADM, para depois submeter-se a lista dos 10 (+4). Se há outro acordo, que publiquem para que possamos exigir contas de quem de direito.
3. A fraude nos exames- uma vergonha nacional, sociedade podre esta nossa! Algumas questoes: (1) Porque razão apenas em Maputo o exame de física, apenas, foi anulado? Não seria mais prudente cancelar todos os exames e ao nível nacional? (2) Como é que os exames chegam aos alunos? (3) porque nào se desmantela esse sindicato crominosos (como o Savana os chamou na sua edicao de hoje e concordo) que andam a vigarizar o nosso ensino? Há alguma investigação em curso? (4) os alunos que fizeram parte da fraude se sentem orgulhosos por esse acto, tao jovens assim? E os pais desses jovens o que tem a dizer? Se o seu filho não sentou nem um dia para estudar e de repente tem um 18 no exame, é possível esse milagre, este fenomeno nao lhe diz nada enquanto encarregado de educacao? Sempre aprendemos que tudo se conquista com sacrifício, dedicação. (5) Também é preciso lembrar que a fraude pode ter sido orquestrada intencionalmente, porque muitos professores estão a recusar-se a administrar notas e alguns inclusive tem sido expulsos dos juris! Então, para facilitar os resultados, estão a “oferecer” exames e os mais espertos estão a vendê-los. Sinceramente! 
4. Então, o Banco de Moçambique já assinou acordo com a empresa que vai susbstituir a “problemática” BizFirst. BRAVO! Uma empresa que tem a coragem de parar um país porque quer continuar a ser a tal, não merece continuar a fazer megócio com o nosso país. De notar que já havia falhas no sistema sim e eu e uns tantos clientes do Barclays, pelo menos, já sofremos as consequência e eu tive de barafustar para ter dinheiro e sem incorrerm em custos e os conformados tiveram de acumular prejuízos. Mas a questão que não quer calar é: houve concurso público? Com que base a Euronet foi seleccionada?
Finalmente: Se queremos construir, de facto, este país, temos de ser sérios. Sinceramente! Assim já não dá.
Comentários

  • Anselmo Fernando Moiane SAO QUESTOES INTERESSANTES E NOS CONDUZ A UMA REFLEXAO PROFUNDA
  • Óskar Ndzucula Tudo fazem segredo... Tudo é oculto como as dívidas, as suas perguntas(algumas) tive oportunidade de ouvir na sua locução no programas "Opinião no Feminino"... Lamentar que não teremos respostas, já nos habituaram a ocultar tudo
    2
  • Helio Alberto Caravela Aplausos👏👏👏👏👏👏
  • Xavier Uamba São notas que marcam a atualidade nacional. Hehehehe
  • Domingos Alexandre Simbine Melhor mesmo eh deixarmos todos os dirigentes, incluindo os da oposicao. Oh todos os bons mudarem de pais. Uma revolution precisa se. Hoje choramos porque os da Frelimo estao a nos fazer pentear as carrecas, como dizia I malogrado Ngwenha, mas aposto que se a Renamo ou o MDM chegarem la, ou is problemas serao is mesmos ou poderao piorar. Melhor mesmo, e bem, bem, bem, eh mudarmos a nos proprios. Como dizia eu, num artigo que publiquei no jornal noticias em 2010, Cada Povo Merece os Dirigentes que Tem".
  • Chuquela Muchanga Concordo com a Doutora Fátima Mambirre,o nosso país,está matar e já matou as expectativas dos jovens que queremos ver uma prática concreta do Governo,contudo,não abaixemos as nossas cabeças,a luta é sempre para frente,tudo que tem princípio,tem onde é termina.
    1
  • Munguambe Nietzsche Eu fico com 2 e 3:

    2- os homens foram usado para a sua própria morte. Não tenho muito senão dizer da sua acção morre o homem. 


    3- não está claro esse processo. Aliás, os próprio disseram que já estávamos aqui, isso não é novo ou nada mais senão mudança de lá para aqui. Ademais, porque não nos disponibilizam o acordo para sabermos de que lado está o rato?.
  • Baptista Américo Sem comentário; simplesmente adoro ler-te aqui e escutar-te ali naquele programa.
    1
  • Helder David País cheio de doenças
  • Kiarah Candrinho RESPONDENDO AQUESTAO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE quelimane HA UM CANTOR ACHO EU MOCAMBICANO Q DIZ OU CANTA( agi sem ter pensado),
    Escreve uma resposta...

  • Benedito Qwartz É o seguinte Fatima Mimbiri a corrupção neste pais esta acima de 7 camadas de rede(CAMADA OSI)SE NÃO CORTAREM O MAL PELA RAIZ ISSO AINDA VAI PIORAR🤔🤔😏😏ACREDITE
  • Jossias Gimo Chantagem e a palavra certa para caraterizar o que está a acontecer em quelimane,os membros da AM queriam se vingar do MA e o MA quer e está a se vingar dos membros da AM,isto não é bom.deve outra forma de ultrapassar esse problema,não acho justo privar as pessoas de receber o seu ordenado so porque negou aprovar sei-lá oquê,saber governar é respeitar a diversidade de opinião e aranjar sempre mecanismos de ultrapassar todas as bareiras possiveis. Temos exemplo disso,Daviz Simango ja foi reprovado quase tudo,mas a cidade não parou e ninguem ficou sem ordenado.
    Quanto a questão da desmilitarização da renamo,acho que há e haverá muitas zonas de penumbras e sempre cairemos na discussão de sempre,tudo porque as partes envolvidas no conflito negam o envolvimentos de outras forças vivas da sociedade. A Renamo ainda vai chorar,aguardem para ver.


    • Fatima Mimbire Jossias Gimo legalmente ele pode assinar cheques? ele foi ou nao cacado o mandato?
    • Renato Tomas Muelega Ele está a dirigir o CMQ normalmente aguardando a decisao do TA, tanto que assinou cheques para os demais funcionários. Oq MA sugere é exemplo Renamo e MDM votaram contra OE, então 2019 esses deputados nao terão salários
    • Mourao Alberto Dr. Fátima esqueceu se de comentar as monodomias do CC isso é uma preocupação para a sociedade porque muitos de nós vivemos na miséria e eles bem sentados querem mais o dinheiro do povo. Humilharam-nos nas soluções das eleições. Sobre a Renamo ainda vamos ouvir histórias malignas, mesmo em vida do saudoso A. Dhlakama a Frelimo sempre dificultou esse tipo de processo. Assunto de Manuel de Araújo é ajuste de contas. Mas também deveriam sentar para ultrapassar esse conflito. Bem haja Dr. Fátima.
    • Jossias Gimo Fatima Mimbire pode sim,o que ele está fazendo é chantagem apenas,ele pretende atingir a um determinado alvo e está conseguindo,infelizme muitas pessoas analizam o grau acadêmico e não as atitudes,é por isso que ele ganha pontos,caso as pessoas começarem a avaliar as atitudes desse homem verão que muitas vezes ele tem sido infeliz.
    • Nemane Selemane Ele simplesmente pede que eles trabalhem e depois recebam pelo trabalho.
      1
    • Fernando Utui O caso de Quelimane revela-nos o tipo de dirigentes que temos no País, vingativos e isso é mau. O MA, precisa concentrar-se na liderança do seu Município e esquecer os atritos pessoais.

      Sobre o dossier da desmilitarizacao da Renato, é aquilo que estamos acostumados a assistir, "troca de palavras" mas é preciso perguntar a própria renamo, quem são os homens ora nomeados?? Não são das vossas fileiras??
      1
    • Uarivano Barros Jossias Gimo está esquecendo de alguma coisa: os membros da assembleia recusaram a aprovar documentos (orçamento rectificativo)alegando que o MA era ilegítimo. E, como é que eles exigem à mesma pessoa para assinar cheques? Melhor seria aguentar até aparecer alguém que seja legítimo para fazê-lo.
      1
    • Uarivano Barros Nemane Selemane Sim, com certeza. Desde que eles se reuniram para aprovar a perda de mandato, pararam de trabalhar e querem que sejam pagos os seus salários.
      1
    • Jossias Gimo Uarivano Barros política é assim ninguem facilita, a realização da sessão não é garantia de aprovação do orçamento retificativo,tudo tem a ver com a justificativa a ser apresentada pelo proponente,o entendimento e a boa vontade dos membros da Assembeia municipal. Agora imagine se a proposta fosse reprovada o que faria?porque que uns recebem e outros não? Ademais,uma sessão não realizada hoje pode ser realizada amanhã com a mesma agenda.
    • Uarivano Barros O Sr acha que ainda vai à tempo de os membros da assembleia realizarem duas sessões que estão em falta? Se nem com essa pressão do MA não aceitam realizar sessões, imagine...
    • Jossias Gimo Uarivano Barros,não é pelo simples facto de a AM não reconhecer MA que ele deixa de ser presidente. Afonso Dhlakama e os seus coreligionários por várias vezes não reconheceram os resultados,mas mesmo assim não deixaram de submeter a lei e o governo,e dele recebem seus ordenados.
    Escreve uma resposta...

  • Moisés Arlindo Valério Sitoe Fatima Mimbire a Renamo submeteu uma Lista de 14 oficiais conforme o acordado" Manteigas no telejornal da STV ontem.
    2
    Escreve uma resposta...


  • Pietra Rodrigues Infelizmente o único humano que dirigiu este pais sofreu "acidente" aéreo e perdeu a vida.
    O resto é um bando de pessoas que estão enchendo os bolsos sob advocacia dos malandros, bandidos e preguiçosos do conselho constitucional. Conselho este que depois de acomodar certos interesses da FRELIMO, ignorando de forma absoluta e estúpida à grande maioria dos moçambicanos, já está de forma indirecta a cobrar.
    6
  • Hellder Danniell Questões bem pensadas e, nós conduzem a uma boa reflexão 👏👏👏
  • Jojó Martial Unay Timane Oi Fátima ( chará da minha mae) alguém anda a sabotar nosso ensino, como é possivel um exame (nacional) antes da hora da sua realização esteja a circular nas redes sociais?
    Será que foi aquele professor de Lioma que rasgou aquele plastico (mto seguro) que é e começou a distribuir?
    Exames em Moçambique ja nao tem peso...ninguem tem medo, minha AS é mais segura do que exame nacional...triste!
    1
  • Unay Cambuma Muito bem Dra.
  • Simões António José Prontos, à quem não acompanhou o desenrolar do país durante a semana, a Fátima fez o favor de resumir em um texto. Obrigado Mimbire. A sua luta é nossa.
    2
  • Pietra Rodrigues Sobre o exame de Física da 12 classe: Ao anular o exame só em Maputo cidade, fica claro que não sabem o que é Whatsapp, só ouvem dizer.
    3
    • Zito Abel WhatsApp é uma ferramenta muito forte e perigosa que permite a comunicação de pessoas em tempo real e que pode atingir distância maiores
    Escreve uma resposta...


  • Martins Mustafa Lamentável...
  • Alzira Guetsa Era suposto ter havido um concurso público, pasme agora saber que a Eurunet foi a selecionada para substituir a BizFirst. Quanto aos exames, é lamentável formar corrupto de berço. Até onde vamos? 

    A cada dia os processos que deviam ser públicos. Tornam-se duvidosos. Muito triste
    3
  • Atanasio Rocha Que vao receber no conselho de ministro seus ordenadoskkķkkkk
    2
  • Abelarto Eugénio Guambe Fatima Mimbire a Renamo submeteu esse documento faz ja meses pra a sua informacao e entrgou toda lista da queles devem ser enquadrados nas fds
    1
    Escreve uma resposta...


  • Arcelio Carlos A solução para os problemas deste pais estão nas mãos de Deus, tanta coisa sendo feita e nada muda, o poço está ficando mais fundo. Precisamos de um grupo revoltado, corajoso e ungido para resgatar Moçambique. Neste momento é justo que tentemos despertar a necessidade de mudança da mente. A Fatima Mimbire tem trazido algumas coisinhas FEIAS que tem sucedido, mas existe muito mais por revelar.
    1
  • Mírcido Melembe Kkkkkkkkk, so da para kkkkkkkkkk Araujo avança
    1
  • Clara Vilanculos Boaaaaaa..
  • Kelvin Dunant Incrivel ouvir isso
  • Jose Muchamano Jofre A minha vénia mana FM.
    Uma resenha da actualidade.
    1
  • Remane Abudo Um país que se governa de faz de conta e é dirigido em contra mão dá nisso.
    1
  • John Felix Sim "senhora" 
    Questões bem lançadas.
    1
    Escreve uma resposta...


  • Adriano Novela Por mais boas que sejam as intenções do Zandamela, a ausência do concurso torna tudo suspeito e de pouca credibilidade. Há regras que num estado de direito devem inevitavelmente cumprir-se, por mais incômodo que isso seja.
    5
  • Junior Jack Bond Relativamente aos salários pode se dizer que eles tinham e tem consciência plena deste corolário e há um adagio popular que se diz " último a rir RI melhor". ... outros elementos factuais revelam que o país tem leis em papéis no terreno zero a esquerda.
  • Joacheim Tembe Afinal município é dele? Ele é que paga salários? Em caso de afastamento dele, neste caso, mas ninguém pode dirigir? O que está errado nesta equação?
    Escreve uma resposta...


  • Júlio Mutisse Você não #deve esgotar todos assuntos assim. Deixe alguns para nós. 
    Não preciso escrever mais nada hoje. Se te elogiarem elogiam a mim eu ia escrever assim mesmo mas um assunto de cada vez.
    2
  • Felix Vicente À questão sobre o concurso público para a indicação da EuroNet:
    Li algures no Jorna A Carta, que fez o concurso público internacional, e a Euronet venceu o concurso, embora acarreta muitos custos se comparado com um outro provedor que só tinha um projecto de 1 milhão de U$D.
  • Muhuluxi Alfredo Tsakalo Fazer e depois pensar, esses são os representantes dos munícipes da nossa pérola do índico. Que cumpram depois reclame.
  • Hiitman Thierry Viva A Frelimo.... A frelimo e que fez a Frelimo e Que faz, sem Comentarios.... O Pais esta de Pernas Para O AR.
  • Constantino Pedro Marrengula A fraude na educaçao é uma fotografia do tipo de sociedade que temos. Usando o que eu vivo neste meio, não duvido que também seja promovida, sustentada, aclamada pelos encarregados de educaçao. Nao pode ser diferente, são estes encarregados que afinal são membros da Assembleia de Quelimane, dirigem a máfia nas eleições, são membros de Partidos que apoiam tudo, mesmo o absurdo, batem palmas quando uns reclamam dignidade, quando a maioria vive com fome, sem nenhuma dignidade, que olham para o Estado como uma entidade sem restriçao orçamentária, onde é preciso ser esperto e phandar, Fátima!
  • Aires Cafre E hoje é o Conselho Constitucional k exige da Frelimo o quid pro quo fruto do Schadenfreude jurídico de Outubro passado. E o povo continua calado.
    1
  • Inocencio Banze Excelente reflexão sista!!! Top!!!!
  • Sérgio Frederico Jamal Jamal Com certeza Fátima
  • Eduardo Leite Sobre a fraude na Educação não é culpa dos alunos mas sim de quem gere o País no seu todo. Fraude nos combustíveis, fraude na Ematum, fraude nas Eleições, fraude nos hospitais, fraude nos semitérios, portanto em tudo o que é gerido por este governo, o modo vivendus é a fraude. 
    A Frelimo quando realiza uma acção que beneficie o povo quer dizer que errou, porque o normal é prejudicar.
  • Puto-klose Mondlane Bom, relactivamente a situação de Quelimane acho que e inconveniente a reclamação dos funcionários a considerar que foram os mesmos que arrastaram o edil..agora quanto a nomeação dos homens da renamo a cargos de chefia..a priori entendo que a reclamação do partido incide mas nos lugares de relevo que acham que merecem tmbm ocupar ao nível das FDS..claramente não deixarei de discordar com a carissima Fatima Mimbire quando levanta - se essa hipótese se de facto eles chegaram de remeter a lista dos possíveis homens ao governo..acho que não adianta ir muito mas ao fundo n assunto, pois estaríamos a especular..infelizmente que o processo em si que envolve uma nacao foi bipolarizada. os próprios acordaos não se entende o porque ate data hoje não são difundidos, isto e como se o pais seja da pertenca de excliusivamente dois partidos.
  • Jeronimo Mungoi Já não dá mesmo!
  • Muzila Wagner Nhatsave Este Pais esta precisar de uma ditadura patriotica e com direito a fuzilar algumas pessoas para entrarmos na linha. Assim ja nao da
  • Domingos Oliva G-star Slim
  • Domingos Oliva G-star Slim Deixem assim mesmo as coisas tao conforme! Não kero discutir
  • Paulino Vasco Francisco Estou contente com a postura de Manuel de Araújo.

    Aqueles senhores da AMQ não mesmo ignorantes dos seus próprios actos e dos instrumentos legais, como pode ainda sem a resposta do TA, e após da destituição pelo Conselho de ministro, por iniciativa destes membros da AMQ, hoje vem exigir que o presidente assine cheques ilegitimamente?


    Isso é forçar à ilegalidade,

    Nas gírias isso é CAGAR NO PRATO QUE COME.
  • Mundirwa Gazitua E como quer dar a entender a ilustre Fátima Mimbire como fica o imbróglio já que MA está em estado de "recurso" da destituição, continuando por isso presidente do Conselho Autárquico de Quelimane? Assina ou não o cheque? Kkkkkkk
  • Amaury Uamusse Heeeéé..! O peixe morre nao so pela boca mais sim pela ignorancia parafrasando a ilustre F.M. olha, este é a consequencia de um pais gerido por amadores.
  • Nick Vale Estamos num país onde tudo anda....certo ou errado estamos a ir, pobre país!
  • Julio Machava Linda reflexão mas Quelimane é caso de estudo. E o silêncio de quem decide é de mais
  • Amaury Uamusse Irei me focar na educacao porque é um dos sectores chave para o desenvolvimento. Quando haviamos acertado o Ministro, que iria colocar as coisas no seu devido lugar, lhe moveram e colocaram a ti tia amadora. So p lembrar um episodio: quando os alunos da Escola Secundaria d Josina se esfaquiram, o Ministro (tio Jorge), imediatamente fiz presente ao local e espulso os alunos e sancionou a directora + a mama Conceita sabendo das fraudes nem deu a cara p falar d assunto. Preocupante isto, que tipo de governantes queremos n futuro se se baseam em cabulas e esquemas?

Sem comentários: