terça-feira, 25 de dezembro de 2018

MENSAGEM DOS PRESBÍTEROS DA BEIRA (15-8-1971)

MENSAGEM DOS PRESBÍTEROS DA BEIRA (15-8-1971)


Ao Bispo Manuel Vieira Pinto, na sequência da retirada do Bispo Manuel Ferreira Cabral (Janeiro de 1971), pediu o Vaticano que, como Administrador Apostólico, gerisse a melindrosa situação daquela diocese donde, entretanto, o governo tinha expulsado os Padres Brancos (Maio de 1971).

O Conselho dos Presbíteros da Diocese da Beira, depois da sua reunião de 13 de Agosto, realizada sob a presidência do seu Prelado, saúda fraternalmente todos os missionários que nas 33 missões e paróquias espalhadas pelos vastos e populosos distritos da Beira e de Vila Pery, congregam os homens de todas as cores e culturas, na comunhão com Deus e entre si.

Saúda os missionários que neste momento se encontram fora da Diocese por motivo de estudos, de férias ou, infelizmente, por motivos alheios à sua vontade, e os religiosos, religiosas, catequistas e professores que nas diversas tarefas da promo­ção social e evangelização, revelam aos homens a autêntica verdade da sua condição, dos seus direitos inalienáveis e da sua inteira vocação, já que o Senhor é princípio e modelo da humanidade renovada, cheia de amor fraterno e de espírito de paz. (AG 8).

Saúda todos os leigos que, nas muitas e difíceis tarefas da ordem temporal, lutam sinceramente pelo desenvolvimento do homem e de todos os homens, parti­cularmente dos mais débeis; lutam por uma sociedade onde todos sintam que são homens de pleno direito, fundamentalmente iguais, apesar das diferenças de cor e de cultura, e com iguais oportunidades.

Saúda todos as cristãos, mas de modo especial aqueles que, devido à saída dos missionários, estão há meses sem pastor e, apesar de todas as dificuldades, con­tinuam fiéis à graça que receberam e à caridade que nos une.

Saúda todas as Igrejas que vivem em Cristo e, animadas pelo desejo de união, são levadas a procurar cada vez mais os caminhos que a ela conduzem e também a dar testemunho, em toda a parte, da sua fé perante o mundo.

Saúda os homens das diversas religiões que procuram uma resposta para os problemas fundamentais da condição humana.

Muitos e graves são os problemas que preocupam o Presbitério da Beira e, por conseguinte, o seu Conselho de Presbíteros. Não queremos fazer um comunicado, mas apenas partilhar algumas das nossas reflexões. Poderemos assim contribuir para uma corresponsabilidade mais eficaz e uma comunhão mais operante.

1. A Comunhão Diocesana: Lembrados da Palavra do Senhor - «Nisto co­nhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros» (Jo 13,34; 15,17) -  e conscientes de que a Igreja é sacramento de comunhão (LG 1) e organismo do amor de Deus entre os homens, nós, os Presbíteros, não podemos deixar de traba­lhar para que a Diocese apareça cada vez mais unida na fé, na esperança, na cari­dade e no compromisso com os homens que vivem hoje e aqui, e esperam justamente da Igreja um sinal de justiça, de liberdade e de paz (GS 93).

E, sendo a Diocese não apenas um território ou um conjunto de missões e de actividades, mas uma porção do Povo de Deus, reunida no Espírito Santo pelo Bispo com o seu Presbitério, por meio do Evangelho e da Eucaristia (CD 11), é para nós, Presbíteros, um grave dever testemunhar a cooperação com o Bispo - princípio e fundamento visível da unidade diocesana (LG 23) - proclamar em toda a parte e a todos os níveis a Palavra que reúne, e celebrar a Eucaristia, vínculo da caridade.

Os religiosos, religiosas e leigos - cuja diversidade de carismas é dada pelo mesmo e único Espírito para edificação da Igreja (1Co 12) - têm igualmente o dever de cooperar com o Bispo e seu Presbitério no crescimento e no testemunho da comunhão diocesana. «Que eles sejam um, a fim de que o mundo veja e acredite» (Jo 17,20). Queremos vencer em nós, nos Institutos e Movimentos de Apostolado as desconfianças que geram a divisão e proclamar, diante do mundo que nos observa, a nossa comunhão na fé, na obediência, no amor.

Não gostaríamos de ouvir, neste momento, interpretações que desvirtuem os acontecimentos mais ligados à diocese da Beira e lhes neguem qualquer signifi­cado evangélico. Devemos confessar que muito nos custa quando tais interpretações provêm de pessoas qualificadas ou com responsabilidades apostólicas. Entendemos que todo o acontecimento que afecta uma Igreja local, afecta a Igreja universal e, como tal, deve ser visto à luz do Espírito que tudo coordena para bem daqueles que amam (Rm 8,28) e, por conseguinte, para crescimento da comunhão.

Não podemos aceitar acusações caluniosas, boatos infundados, críticas maldo­sas contra os «Padres e Religiosas da Beira», ou contra os missionários que nas diversas tarefas da evangelização procuram ser fiéis ao Espírito que os manda proclamar a dignidade dos pobres e testemunhar, com o risco da vida, a justiça e o amor.

Negaríamos a autenticidade da nossa comunhão fraterna e da nossa vocação de arautos da verdade (Jo 18,37) se calássemos a injusta expulsão de Mons. Duarte de Almeida e se não exprimíssemos o nosso reconhecimento aos Padres Brancos pelo grandioso trabalho de promoção e de evangelização desenvolvido nas missões desta Diocese ao longo de generosos vinte e cinco anos.

Lamentamos que muitos dos nossos católicos de tradição, alheios, infelizmente, à acção do Espírito, tenham aproveitado dos acontecimentos da Diocese para fo­mentar a discórdia, denegrir os missionários, particularmente os não-portugueses; para confundir internacionalmente anúncio do Evangelho com atitudes políticas e, arbitrariamente, acusar os missionários como «agentes de subversão», ofendendo assim a verdade, a justiça e a honra devida aos homens e à Igreja e provocando no meio ambiente o escândalo da confusão. Falamos em tudo isto não para censurar, mas para pedir que abandonemos as obras da carne, ou seja, as discórdias, os par­tidos, os ciúmes, as invejas, as iras, as contendas, as rixas, os homicídios e cami­nhemos segundo o Espírito cujo fruto é a caridade, a alegria, a paz e a comunhão (Gl 5,18).

Reunidos e vivificados pelo mesmo e único Espírito, desejaríamos que o nosso testemunho de comunhão ultrapassasse as fronteiras das nossas assembleias litúrgi­cas e ajudasse todos os homens que vivem aqui a construir a comunidade social no amor e na paz. Na verdade a Igreja é também sinal e instrumento da unidade entre os homens (LG 1), e o Evangelho proclamado é sempre fermento de liberdade, de fraternidade e de paz (AG 8). Trabalharemos, portanto, para que, através do Presbitério, das Religiosas, dos Leigos, cresça e se manifeste a comunidade social, enriquecida e embelezada pela diversidade de línguas, culturas e raças.

Lutaremos com a força da justiça e do amor, para reunir num só e único Povo de Deus os povos de todas as cores, respeitando as suas culturas e aspirações mais profundas; proclamando sobre os telhados (Mt 10, 27) os seus direitos ina­lienáveis e a sua vocação à liberdade própria dos homens-filhos-de-Deus.

Sentimos profundamente a justaposição social das raças que vivem aqui c hoje, e tememos pelo futuro da paz na Beira, se desde já, e com a sinceridade das obras, não abatermos os muros do egoísmo, da injustiça, do medo, da força, e não eliminarmos corajosamente todas as formas de exploração, de prepotência e toda a atitude eivada de racismo. Não ignoramos, e muito nos preocupam, os conflitos latentes ou abertos entre os homens que vivem nesta Diocese; não podemos alhear­-nos das profundas tensões psicológicas, sociais, culturais e raciais que ameaçam a convivência entre as raças. É inútil tentar resolver as tensões, fruto dum longo processo colonial e de estruturas injustas, com a força do medo ou das armas. A guerra só pode gerar guerra. Jamais a comunhão das etnias, das raças, das culturas brotará da violência armada.

Quereríamos dizer a todos os homens, de todas as cores, que a paz verdadeira é sinónimo de desenvolvimento integral, é fruto do reconhecimento efectivo dos di­reitos do homem e dos povos e da participação real de todos nos bens políticos, económicos, sociais e culturais; é fruto de estruturas que servem o homem e o pro­movem integralmente, é fruto e expressão social do amor fraterno.

Não pode haver convivência digna, se não há consciência digna. Reconhece­mos o esforço de alguns para edificarem uma comunidade multirracial na convivên­cia digna e na paz fraterna; reconhecemos igualmente, a desonestidade de muitos profundamente viciados, fazendo de tudo e de todos instrumentos ao serviço de in­teresses egoístas; negando aos mais fracos o direito de serem homens; reduzindo muitas vezes os mais débeis à condição de infra-estruturas; provocando inevitavelmente o crescimento das tensões, provocando, a longo ou a curto prazo, a violência e a guerra.

Não gostaríamos de ser mal interpretados. Quereríamos lembrar ao Presbité­rio, aos Religiosos, às Religiosas e aos Leigos o grave dever de promoverem a co­munhão diocesana na fé, na esperança, na caridade e, assim unidos, promoverem a comunidade social na justiça e no amor fraterno. Grande pecado seria nesta hora o nosso egoísmo, a nossa desunião e desin­teresse. Edifiquemos a Igreja de tal modo que ela apareça, cada vez mais, como «sinal indiscutível» de comunhão e de paz.

2. As Missões sem Missionários: O Conselho de Presbíteros examinou a situa­ção das Missões deixadas pelos Padres Brancos. Os milhares de cristãos e as cen­tenas de catecúmenos, na sua maioria adultos, esperam novos padres, e as actividades existentes exigem uma continuação e uma profunda dedicação missionária.

É de louvar o esforço das Irmãs e dos Catequistas após a saída dos Padres, e a fidelidade dos cristãos; é de anotar o conjunto de estruturas pensadas para serviço da promoção, da evangelização e da comunhão fraterna. Contrariamente ao que foi dito e divulgado, nada foi destruído, mas tudo permanece em ordem, à espera de novos missionários. Lamentamos que muitos tivessem mentido e caluniado os missionários que partiram e os missionários que ficaram, muito embora reco­nheçamos que tenha havido um ou outro desvio. Mais lamentamos, porém, não se ter compreendido que os ataques dirigidos aos missionários eram e são ataques à Igreja missionária em Moçambique. Por isso nos parece que neste momento a Igre­ja em Moçambique está em julgamento e deve seriamente reflectir nas razões que levaram os Padres Brancos a deixar as missões da Beira e Tete, bem como nas reac­ções que a saída deles provocou, tanto aqui, como na Metrópole e no estrangeiro. Se a Igreja deve estar atenta aos sinais dos tempos para os interpretar à luz do Evangelho (GS 4), não será ocasião de pedirmos luz ao Evangelho e graça ao Es­pírito para interpretarmos rectamente os sinais que nos foram dados?

Aceitamos de bom grado a interpelação que nos é feita neste momento e a purificação que nos é exigida, para que a Igreja realize efectivamente a sua missão de sacramento de salvação e apareça liberta, o mais possível, das ambiguidades que a comprometem com os poderes do mundo.

Há, na verdade, ambiguidades que não aceitamos e que muito desejamos ver eliminadas para bem da liberdade própria do Evangelho. A confusão que, por vezes, aparece entre Igreja e Governo, causa interrogações que não se podem ignorar.

Desejaríamos ver a Igreja em Moçambique mais independente e autónoma na sua própria esfera, cooperando certamente com os poderes públicos nas coisas que se referem ao crescimento da vocação pessoal e social do homem; mas livre dos compromissos e das ambiguidades que a desfiguram e lhe tiram a capacidade de anunciar eficazmente o Evangelho. Compreendemos as dificuldades que a Igreja terá de vencer para não aparecer comprometida com um sistema político ou com os grandes deste mundo; mas acreditamos no Espírito que vive na sua Igreja, tornan­do-a livre para ser capaz de gerar e fazer crescer homens livres.

Não estranhamos também o preço da liberdade no Espírito. A perseguição faz parte da vida e do crescimento da Igreja e sempre o mundo aborrecerá os que o não servem (Jo 15, 18-23). Preferimos, porém, uma Igreja perseguida mas viva, a uma igreja com benefícios mas gravemente comprometida com os poderes temporais.

Na carta aos seus presbíteros, os Bispos de Moçambique afirmam: «A Igreja em Moçambique em caso algum aceitará que a comprometam ou identifiquem com um sistema político, ou que dela queiram servir-se para encobrir abusos de qualquer ordem» (n.o11). Muito desejamos que esta afirmação se transforme em vida e em testemunho para bem da liberdade efectiva da Igreja.

As missões, agora sem padres, são, na sua mudez eloquente, um sinal e um apelo. Podemos dizer que poucos entenderam o sinal. A experiência que estamos a viver é rica de sofrimento e dá-nos, de algum modo, ocasião de medir a sensibi­lidade eclesial dos cristãos, mesmo dos mais responsáveis. Estamos, de facto, muito longe uns dos outros e profundamente viciados pelos critérios do mundo. É, infe­lizmente, sintomático que a maioria tenha explorado o «caso dos Padres Brancos» e não se tenha antes preocupado seriamente com os problemas graves duma Igreja local que, por uma decisão do Conselho Geral dos Padres Brancos, perde trinta e dois dos seus missionários mais válidos e com a humilhação de os ver sair precipitada­mente por determinação governamental. Estamos todavia convencidos de que este sofrimento, provocado também por aqueles que nos deviam ajudar, muito contribuirá para a purificação e autenticidade da Igreja em Moçambique. Continuamos a esperar, certos de que o Espírito suscitará missionários aqui, na Metrópole ou em qualquer outra parte do mundo e fará, sobretudo, crescer entre nós o amor testemunho de Cristo ressuscitado.

3. O próximo Sínodo dos Bispos e o documento «Justiça no Mundo»:
O Con­selho tomou conhecimento do documento «A Justiça no Mundo», ainda em fase de estudo e destinado a ser discutido no próximo Sínodo dos Bispos. O problema da justiça no mundo - diz o documento - é cada vez mais grave e interpela seriamente a sociedade do nosso tempo.

Hoje, mais do que nunca, adquiriu-se a consciência do valor da pessoa humana, como sujeito de direitos e de deveres invioláveis e, ao mesmo tempo, um sentido mais vivo da igualdade nas coisas fundamentais e uma sensibilidade mais aguda das injustiças, entre os indivíduos, as sociedades e os povos. A Igreja, «sinal e ins­trumento de presença de Deus entre os homens», não pode ignorar, na sua missão profética, o dever de proclamar a dignidade da pessoa humana, nem calar as situa­ções que, de algum modo, a possam ofender. Perante as injustiças que afectam a dignidade do homem, a solidariedade universal, o amor fraterno, o destino universal dos bens, a posse equitativa das terras; perante a violação do direito de todo o ho­mem à vida e condições dignas de vida; do direito à participação activa na vida social, económica, cultural, política e religiosa; do direito à liberdade de procurar a verdade e de seguir a voz da consciência e, por conseguinte, de manifestar a sua opinião, mesmo nos assuntos políticos, a Igreja não pode ficar indiferente. Compete-lhe­ salvar a pessoa humana na sua totalidade, promover a justiça, o amor, a li­berdade no coração de todo o homem e nas relações sociais, e impregnar toda a ordem temporal com o espírito do Evangelho (LG 36).

Não admira, portanto, que os missionários enviados por Cristo para libertar o homem de todas as opressões e anunciar-lhe a vida própria dos Filhos de Deus, proclamem a justiça e denunciem as injustiças, quer elas se encontrem no coração do homem, quer nas mentalidades ou nas estruturas sociais, económicas e adminis­trativas. Mas anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos, mandar em liberdade os oprimidos, sarar os corações contritos e humilhados» (Lc 4, 19), proclamar a justiça e denunciar a injustiça é correr um risco e provocar em muitos um escândalo.

A palavra de Deus interpela as consciências, incomoda os poderes e, não raras vezes, provoca perseguições ou mesmo a morte dos profetas. «Hão-de entre­gar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas; sereis levados à presença dos governadores e dos reis por minha causa» (Mt 10, 17). Não são, por isso, de estranhar as dificuldades, as desconfianças, as acusações, nem são totalmente novas muitas das objecções que, hoje aqui, se põem ao ministério profético dos missionários. Do Senhor Jesus, os fariseus diziam que perturbava a ordem, sublevava o povo e provocava a ira dos romanos (cf Lc 23, 3; Jo. 11, 48).

Tendo, sem dúvida, em conta o condicionalismo e a sensibilidade da hora que vivemos em Moçambique, a Igreja da Beira, quer ser para todos os homens e, particularmente para os pobres, um sinal da justiça e do amor; uma voz que denuncie todas as formas de opressão, venham elas das mentalidades ou das estruturas; das conveniências ou dos interesses; da adulteração e esquecimento das leis ou do abuso do poder. A Igreja, «Sacramento da Salvação», tem de ser na Beira uma força que liberte os homens do vício do lucro e da violência; dos preconceitos raciais e de todas as formas de descriminação; do abuso do poder social e económico e do es­cândalo das carências de muitos e da abundância de poucos; da instalação provocante dos grupos fechados por motivo de cor, de cultura ou de condição económica. A Igreja, fonte de vida e de comunhão de homens adultos, quer estar na Beira atenta ao desenvolvimento, particularmente do homem africano, lembrando que todo o verdadeiro desenvolvimento passa necessariamente pelos direitos fundamen­tais da pessoa humana e dos povos, e jamais se poderá reduzir ao simples progres­so técnico e económico ou aos programas que não tenham o homem como primeiro e principal autor do próprio crescimento.

Nós, Presbíteros, fiéis à missão da Igreja e à vocação do homem e dos povos, e conscientes do nosso dever profético, queremos servir, sem qualquer descriminação, ensinando a todo o homem a sua dignidade inalienável e os seus direitos invioláveis; iluminando com o Evangelho os gravíssimos problemas da propriedade, do aumento e justa distribuição dos bens materiais, da paz e da guerra e da con­vivência fraterna de todos os povos (CD 15); formando os leigos cristãos no dever de colaborar eficazmente na construção duma sociedade onde não haja lugar para marginais nem para exploração impune dos mais fracos pelos mais fortes; onde as estruturas sejam constantemente purificadas do peso da opressão, e todos sintam que são homens, fundamentalmente iguais e com iguais oportunidades de «ter mais para ser mais».

Queremos contribuir para a edificação duma sociedade nova na qual os ho­mens renascidos «na água e no Espírito» sintam a alegria de ser homens-irmãos­-uns-dos-outros, membros da mesma família; reconheçam sem esforço a dignidade e a vocação da pessoa humana; unam as mãos numa participação cada vez maior dos bens culturais, políticos, económicos, e, sem justaposições sociais, sempre fictí­cias e perigosas, edifiquem a paz na justiça e no amor.

E, se em Moçambique há novas situações e novas exigências de justiça, é urgente que apareçam novos homens, tanto para anunciar a justiça, como para a receber. Homens que não tenham medo da verdade, não fujam às responsabilidades, não iludam os problemas, não confundam, por ignorância, por conveniência ou por maldade, a proclamação do Evangelho e das suas exigências sociais com atitudes políticas; não calem as vozes dos que pedem mais justiça, mais verdade e mais amor; não fechem os ouvidos ao desafio que nos é lançado e que nos obriga a res­ponder a tempo e com eficácia, se queremos deveras a paz.

CONCLUSÃO: Esperemos que estas nossas reflexões ajudem o Presbitério, os Religiosos, as Religiosas e os Leigos da Diocese a viver e a testemunhar o mandamento do amor com todas as suas exigências de verdade, de justiça c de comunhão fraterna.
Tomemos consciência da hora que o Senhor nos oferece para edificarmos a Igreja, sinal eficaz da comunhão entre os homens; para nos libertarmos das ambi­guidades que atraiçoam o Evangelho, para ajudarmos a construir uma comunidade social mais humana e mais fraterna.
Estejamos atentos ao Espírito, disponíveis para toda a obra, e profundamente comprometidos com o povo que nos foi confiado. Conservemos em tudo o vínculo da paz.

Beira, 15 de Agosto de 1971

+ Manuel Vieira Pinto
José Augusto Alves de Sousa
Joaquim Leão
Jesús Grisaleña
António Gonçalves
Vasco Fernandes
Mário do Amaral
Joaquim Telles Sampaio
Manuel Carreira das Neves
Geraldo Appelmann
Afonso Simões
Fernando Chaves
Jesus Camba Gomez
Joaquim Leitão Alves Ferreira
Gilberto Lage
José Augusto Faria
António Pedro Joseph Martens
João Maria Van Bosch.

Sem comentários: