segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Caso insólito no Posto Administrativo de Iuluti, nasceu uma criança 4ªfeira última com dentes.

Caso insólito no Posto Administrativo de Iuluti, nasceu uma criança 4ªfeira última com dentes.
Fátima Ali de aparentimente 18 anos de idade, natural e residente em iuluti, deu a luz na 4ªfeira uma menor com dentes, facto este que a família considera insólito. Fátima Ali que se mostra preocupada com a situação diz que esta é a sua primeira grávida resultado de uma união marital com Juma Joaquim, por sinal amigos desde crianças e colegas da escola. Para Fátima, diz que a menor está a gozar de boa saúde e o parto foi com o auxílio da parteira tradicional que opera no seu bairro. Juma Joaquim, pai da menor disse que recebe com duas mãos a criança mas também sublinhou que nunca se deparou com uma situação de género, tanto para sua família assim como na sociedade.
Júlio Rajá, substituto legal do chefe do posto de Iuluti, apontou como um caso preocupante, mas, não deixou mostrar quão tem fé no seu Ser Supremo, tendo encorajado a família e aos pais da menor no sentindo de cuidar da menor dando toda atenção. Rajá, aproveitou na ocasião de exortar aos pais da menor a levarem ao hospital a ter em conta que o parto não foi institucional.
Repotagem de: Antoninho Simone

1 comentário:

Anónimo disse...

Bebês podem nascer com dente; saiba o que fazer
Quando o bebê nasce com um ou mais dentes,o odontopediatra deve analisar suas condições estruturais para saber se eles podem ser mantidos ou não

O nascimento de um dentinho é um processo fisiológico que se inicia por volta dos seis meses de vida. Porém, alguns bebês podem já nascer com alguns dentes. Nestes casos, é preciso o acompanhamento de um odontopediatra para que os hábitos e a saúde bucal da criança não sejam prejudicados por causa disso.
Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia

Chances de a criança engolir dente de leite são pequenas.
Alguns bebês podem nascer com alguns dentinhos, chamados de dentes natais, mas só o odontopediatra pode indicar o que fazer
Alguns bebês podem nascer com alguns dentinhos, chamados de dentes natais, mas só o odontopediatra pode indicar o que fazer.

“Quando o bebê já nasce com alguns dentes eles são chamados de dentes natais. Quando a erupção se dá até o trigésimo dia de vida, são chamados de neonatais. A causa desse nascimento precoce ainda não está muito bem definida, mas pode estar relacionada com hereditariedade”, diz a odontopediatra Fernanda Raven.

Extrair ou não extrair, eis a questão
Quando a criança apresenta um dente natal, o especialista deve fazer uma avaliação para definir qual o melhor tratamento para esse caso. “Tudo dependerá do grau de mobilidade deste dente. Se ele apresentar muita mobilidade,será indicada a extração para evitar o risco de o bebêo aspirar ou engolir. Se apresentar pouca, o dentista poderá optar por manter o dente e lixar a borda para evitar trauma na língua”, diz Fernanda.

Esse lixamento das bordas também será fundamental para que o bebê não tenha problemas na hora da amamentação. “O dente natal pode ferir a aréola e mamilo da mãe, atrapalhando ou até impedindo a amamentação da criança”, afirma a especialista.

Porém, se esse dente for um dente extra (que não faz parte da dentição normal da criança), poderá ser extraído sem problema (um exame radiográfico mostrará esse quadro com clareza). Assim, quando a criança completar seis meses de idade, seus dentes de leite nascerão completos e normais.

Higienização normal
Os cuidados com a higiene desse dente “apressadinho” devem ser os mesmo que pais e dentistas teriam com os primeiros dentes nascidos na época certa, ou seja, o uso de uma gaze ou fralda umedecida com água limpa ou uma dedeira de silicone podem fazer esse papel de forma bem eficiente.

Fonte: Agência BetaEste

Tirei esta informação de um saite para ajudar os pais desta criança.
Gostaria que a pessoa que escreveu esta alerta faça chegar este concelho médico aos pais da criança para ajudar.