terça-feira, 6 de novembro de 2018

LABIRINTOS DA JUSTIÇA: O CASO SOCOR-INTERTRANSPORTS



A economia angolana tarda em arrancar. O problema já não são os preços do petróleo, que subiram, nem a existência de uma liderança envelhecida e anquilosada. Agora há um presidente que apela a que o país ande para a frente.
O problema essencial são os pesados bloqueios ao funcionamento de uma economia normal. As instituições não funcionam, o sistema de justiça é lento, o direito é uma manta de retalhos em que o velho colonialismo se mistura com o neocolonialismo jurídico, com resultados desastrosos.
Um dos pontos essenciais do ajustamento económico necessário para Angola é a reforma da justiça e do direito. A primeira deve ser mais célere, o segundo mais eficaz.
O caso que vamos contar é paradigmático do estado pantanoso do sistema legal e judicial e da necessidade de reforma.
Em 2007, a Socor, Lda., gerida pelo comerciante Francisco Guedes, intentou uma acção contra várias entidades entre as quais se destacava a sucursal em Angola da empresa italiana Intertransportes Centre, Spa, representada por José Luís de Melo Brigham. Em causa estava o furto de vários sacos de feijão que a primeira tinha ficado de entregar a uma terceira entidade, e cujo transporte havia sido contratado com a Intertransports Centre. Por esse furto, a Socor responsabilizava civilmente a Intertransports.
Não interessando entrar nos detalhes do caso, o importante a reter é que em 2009 o Tribunal Supremo condenou a Intertransports a pagar 150 mil dólares acrescidos de juros à Socor.
Após essa condenação, as partes realizaram um acordo, que denominaram “Acordo Extra-Judicial”, nos termos do qual a Intertransports se comprometia a pagar à Socor o valor de 180 mil dólares. O acordo previa um pagamento em várias prestações e identificava a conta onde seriam feitos os pagamentos. Isto passou-se em 23 de Novembro de 2009.
A 3 de Março de 2010, o juiz do Tribunal Provincial do Lobito homologava o acordo. Por consequência, aqui tínhamos um documento com toda a força judicial. Poderemos afirmar que até aqui o direito tinha funcionado.
Acontece que a Intertransports só procedeu ao pagamento da primeira prestação, não realizando nenhuma outra liquidação, sob o argumento de que a conta para onde havia enviado a primeira transferência era uma conta pessoal de Francisco Guedes, e não da empresa Socor. A verdade é que este não é argumento para não pagar. A única formalidade que a Intertransports tinha de exigir era a quitação (recibo) do pagamento por parte da Socor.
Começam os problemas graves. A sociedade Intertransports deixa de ter actividade relevante ou activos e torna-se sócia de outra sociedade denominada Mateba, Lda. Nessa Mateba, a Intertransports detém 99,9%, segundo documentação pública de 2009.
O que se passa é o seguinte: a Intertransports é desactivada, tornando-se mera sócia da Mateba, Lda., com 99,9% do capital social. Ora, nos termos da Lei das Sociedades Comerciais, isto corresponde a uma situação de domínio (artigo 469.º da Lei n.º 01/04, de 13 de Fevereiro). Por consequência, a sociedade dominante (Intertransports) é responsável pelas obrigações da sociedade dominada (Mateba), contudo, não se podem colocar acções executivas contra a sociedade dominante quando a dominada seja a devedora. Não existe norma legal para o inverso, o que será importante para o nosso caso.
Entretanto, não obtendo pagamento da Intertransports, a Socor de Francisco Guedes recorre novamente aos tribunais, desta vez para propor a competente acção executiva contra a sucursal da empresa italiana. Estávamos em 2013. E consegue penhorar um conta bancária da Mateba para pagar a dívida.
Contudo, em 18 de Junho de 2018, vem a juíza Sónia Edna Duarte, do Tribunal Provincial de Benguela, mandar levantar a penhora, pois a acção é contra a Intertransports, e não contra a Mateba, e não se pode “atacar” contas bancárias de uma terceira entidade, como será a Mateba em relação à Intertransports.
Embora do ponto de vista formal a decisão da juíza seja correcta face à informação que aparentemente lhe foi disponibilizada, contém o germe de dois problemas que focámos no início deste texto.
Por um lado, a morosidade da justiça. A acção executiva foi proposta em 2013. Agora, em 2018, cinco anos depois, volta ao início, com a juíza a mandar que a Socor escolha outros bens da Intertransports para penhorar. O melhor, dizemos nós, é penhorar a participação na Mateba… A própria juíza tem a frontalidade de reconhecer o atraso do processo quando escreve no final da sua sentença que só decide naquela data por “excesso de processos cíveis”.
Não pode, não deve Angola imitar a sua potência colonizadora e persistir numa justiça lenta, formalista e retrógrada.
Ademais, coloca-se a questão: até que ponto tem sentido não penhorar uma conta de uma empresa por dívida de uma outra empresa que a detém em 99,9%? Deveria ser possível estender a acção executiva nestas situações. Na realidade, como vimos acima, a lei proíbe o inverso, que se demande executivamente a sociedade dominante por dívidas da sociedade dominada, mas não proíbe o contrário, que se demande executivamente a sociedade dominada por dívidas da sociedade dominante.
A verdade é que terá de existir, neste tempo de sociedades “fictícias”, “ocas” e “veículo”, mecanismos legais que permitam destapar as construções jurídicas que não correspondem a qualquer essência, mas apenas a formalidades para evitar o cumprimento da justiça.
Em resumo, temos aqui uma situação que reflecte a morosidade da justiça e a desadequação da lei actual (ou da sua interpretação estrita). É imperioso que o legislador se esforce por criar um ambiente de negócios estimulante em Angola. 5 comentários
Ordenar por 
Faustino Lopes
A lei deve ser breve para que os indoutos possam compreedê-la facilmente, por isso não adianta dar leis aos homens, se antes não os educarmos a respeitá-las.
GostoResponder31 sem
CJ Likondaveka
Os nossos tribunais civis se caracterizam pela morosidade, imparcialidade, viciosidade, corrupção, paternalismo, interfeência, partidarismo, etc. Nos tribunais criminais idem, embora tenha havido alguma melhoria.
GostoResponder16 dia(s)
Tamara Monteiro
Aos poucos a justiça em Angola começa a ser mais célere, mas uma das sugestões pra que exista um desbloqueio da economia, é mesmo a privatização de certas empresas públicas e a extinção das empresas fantasmas.
GostoResponder11 sem
Felisberto Correia
A resposta já consta no texto, realmente Angola precisa urgentemente de uma reforma da justiça e do direito, só assim teremos outra dinâmica no país.
GostoResponder11 sem

Sem comentários: