terça-feira, 20 de novembro de 2018

Autentica vergonha, nos estágios estudantis, a corrupção graça por todo o lado

Pinnacle News
19 h.como se pode verificar por aqui.

Denuncia sobre as falcatruas do Instituto de Saúde Avicenna – Nampula
De acordo com o tempo que esta recebendo esta denúncia de pedido de socorro, sinta-se cumprimentado ilustre e vasta equipa que sempre nos mantêm informados.
Vimos pela presente ilustrar algumas práticas que achamos ilícitas do Instituto de Ciências e Saúde Avicenna, sita na Cidade de Nampula, e para que a informação chegue a quem de direito o mais rápido possível, temos a expor o seguinte:
1. Somos usados como fontes de rendimentos para lograr os intentos da direcção do instituto nas seguintes modalidades:
- Residência, se chega o tempo de estágio e se formos destacados para um determinado Distrito, somos obrigado a pagar tudo acima do valor estabelecido, isto é, a instituição é que se responsabiliza em cobrar o valor de aluguer de residência que muitas vezes é exorbitante e lamentável num universo de 20 alunos de ambos sexos, viverem numa residência de 4 quartos e cada aluno a contribuir 1.000,00mt num total de 20.000,00mt para uma residência que situa-se numa área sem acesso a estrada, não importa se é precária ou não e com única casa de banho para todos;
- Transporte, se o valor de transporte para um determinado Distrito custa 150,00mt, a director obriga ao aluno (a) a pagar duas vezes, isto é, o aluno tem de pagar 300,00mt para ter acesso ao transporte que eles contratam o que seria um rendimento para agente contratar um transportador que faz a mesma roda e com o valor normal.
2. Outrossim, temos a situação que tanto nos deixa triste no tempo de exames:
- Chegando o tempo de exame, é sabido o que acontece nas escolas, assim como nas faculdades, então não será num instituto que vai faltar, quando um aluno for abatido a usar cabula é obrigado a pagar com o professor num universo de 10.000,00mt taxa está que é conhecida com a própria direcção do instituto, porem não sabemos se é legal ou não, caso não pague automaticamente o aluno perde o ano e ficará 2 anos sem acesso, imagine aqueles que já estão no terceiro ano e a pagarem mensalmente 3600,00mt???
3. Temos a questão da roupa para graduação, onde é obrigatório os alunos pagarem 1.600,00mt ao alfaiate que eles mesmo procuraram, que num alfaiate profissional custaria no máximo 900.00,00mt por não ser muita coisa, dizem ser obrigatório mandar neste alfaiate porque a direcção da escola tem uma parte nesses 1.600,00mt e que se o aluno mandar noutro sitio não irá graduar.
4. Temos ainda o assunto de pagamento de recorrências, onde o aluno depositava na mesma conta onde se deposita o valor da mensalidade, depois destes saberem que ouve deposito nestas contas, criaram a politica de disponibilizarem outro número de conta para assuntos de recorrência e pondo como invalido os talões de depósitos efectuados no número anterior obrigando ao aluno a efectuar novo deposito, Roubando assim aos alunos os seus valores que são de 500,00 mts para cada disciplina, imagine aquele que já pagou 1500,00? Este dinheiro quem vai reembolsar? Uma vez que a maioria de nós os encarregados já estão cansado por tanta carga de mensalidades, cópias e outras coisas adicionais.
Ilustre, temos ainda informações que dão conta que eles colaram de surpresa uma informação que já não aceitam depósitos em separados após saberem que alguns alunos efectuaram depósitos em valores separados devido as condições económicas e financeiras, rejeitando por completo os talões de depósito separados que os alunos forem a apresentar de um total de 3.600,00mt, obrigando ao aluno a pagar mais 4.000,00mt num prejuízo de 7.600,00mt.
Aonde vamos encontrar este dinheiro uma vez que alguns de nós não trabalhamos e somos dependentes e que alguns alunos os encarregados recebem 4000 mas querem ver o filho a estudar?
E os 3.600,00mt além dos 500,00mt em prejuízo que entraram na conta do instituto qual é a justificação, nos roubar assim ao vivo porque não temos alguém que pode nos defender?
Já não há respeito cada um faz o que quer e o pobre que tem a vida dele bem complicada tem de ficar no pior?
Querem nos matar e matar os nossos encarregados de AVC antes de concluirmos?
Ou o que se fala no sul do País já está a ser executado no INSTITUTO AVICENNA EM NAMPULA?
Estaremos nós a pagar ainda a divida oculta até nos institutos?
Ou é para aumentar a barriga do magnífico Director com seu Adjunto?

Sem comentários: