quinta-feira, 15 de novembro de 2018

7/20 “SETE VALORES SOBRE VINTE” PARA QUEM ORGANIZOU A VISITA PRESIDENCIAL A NORUEGA

7/20 “SETE VALORES SOBRE VINTE” PARA QUEM ORGANIZOU A VISITA PRESIDENCIAL A NORUEGA
Há coisas que devem ser ditas de caras: a sangue-frio e sem anestesia.
Quando o Presidente Nyusi deixar Oslo, de volta a casa, um dos seus objectivos constitucionais não terão sido cumpridos. É da responsabilidade constitucional do Presidente da República de Moçambique dirigir a política externa do estado. Por outras palavras e para efeitos desta viagem, significa também promover o bom nome de Moçambique além-fronteiras.
As visitas presidenciais são uma boa oportunidade e momento alto para tal; até porque com ele estavam mais de 30 empresários nossos em busca de oportunidade de negócio. E é aqui onde reside o grande problema: o investimentocestrangeiro funciona com perceção. A perceção molda-se. O maior determinante da perceção é a informação. Na Noruega, a perceção que os homens de negócio e o público norueguês incluindo seu governo têm de Moçambique NÃO É BOA.
O grupo dos organizadores dessa viagem sabiam disto. Antes e durante toda a visita do Presidente na Noruega, as notícias sobre Moçambique foram más. Eis alguns exemplos:
1. 13 de Outubro de 2014. AFTENPOSTEN, o maior jornal impresso da Noruega por circulação escreve: “De er alle presidenter i land hvor folk sulter. De får millioner i norsk bistand. Og vil ha samme luksusfly som Beyoncé” ou seja, “ São todos eles presidentes de países onde as pessoas passam fome. Recebem milhões em ajuda norueguesa e querem o mesmo avião de luxo igual ao da Beyoncé”. A foto que aparece é do nosso Presidente. Na verdade, o que despoletou essa capa foi a compra do avião presidencial da Zâmbia. Devia ser Edgar Lungu a parecer na foto. No lead da capa, pode ser ler: “O presidente da Zâmbia não é o único grande beneficiário da ajuda norueguesa que compra aviões de luxo. "Sinceramente não faz sentido na minha cabeça", disse o ministro do Desenvolvimento norueguês Nikolai Astrup, comentando sobre como países receptores da ajuda norueguês usam o dinheiro.
2. 1 de Novembro de 2018. A NY TID, o maior jornal mensal norueguês orientado para assuntos internacionais, escreve: "Sløsingen med bistandsmidler fortsetter", ou seja “O desperdício de fundos de ajuda continua”. No lead, o jornal escreve “o facto de presidentes em países pobres comprarem aeronaves privadas exclusivas tornou-se no símbolo do desperdício de ajuda. Agora aconteceu de novo - na Zâmbia”.
Estranhamente colocam lá de novo, a foto do nosso Presidente em vez da do Presidente Edgar Lungu que é quem comprou a aeronave com fundos de ajuda.
3. Dia 12 de Novembro de 2018: A FAGPPRESSENYTT (https://fagpressenytt.no/) escreve: " Ville du gjort forretninger med Mosambiks president? Ou seja, "Faria negócio com o Presidente Moçambicano?" Nele, o jornal fala muito mal do nosso país, principalmente sobre as dívidas contraídas pelas empresas EMATUM, MAM e PROINDICUS. O artigo claramente diz que o Presidente da República vem a Noruega interessar os investidores nacionais para Moçambique. Não é que é verdade? Só que a descrição que faz sobre nós desencoraja qualquer atrevido.
4. Dia 14 de Novembro de 2018: A ABC NYHETER escreve sobre mortes em Cabo Delgado. Assuntos de há muito tempo. “12 drept og 14 såret i angrep i Mosambik “12 mortos e 14 feridos em ataque jihadista.
5. Dia 14 de Novembro de 2018: A DAGBLADET, o sexto maior jornal da Noruega, com uma tiragem de 46.250 cópias, escreveu “Mosambik: En partistat med systemisk korrupsjon”, ou seja “Moçambique, um estado-partido assolado por uma corrupção sistémica. O Lead diz o seguinte: “O Presidente Moçambicano Filipe Nyusi, está a dirigir um país em profunda crise. Agora que ele está em Noruega, as autoridades norueguesas podem dizer um pouco sobre como o país pode melhor gerir os recursos de petróleo e gás.
Julgo que com os 5 exemplos consegui demonstrar como é que os noruegueses foram preparados para receber o nosso presidente. Os responsáveis diplomáticos moçambicanos para esse país sabiam disto. Liam estas noticias. É trabalho deles. Não fizeram absolutamente nada para mitigar esta trama toda.
O que poderia ter sido feito? Entre outras medidas, podiam:
1. EXERCER O DIREITO DE RESPOSTA, repondo a verdade, clarificando certos mal-entendidos. Esta seria uma oportunidade de passar a mensagem positiva do país mencionando os esforços em curso para corrigir certos desvios e até falar da contribuição da noruega para o desenvolvimento do pais! Foram 4 oportunidades perdidas, oferecidas de bandeja pela Lei de Imprensa norueguesa. OPORTUNIDADE PERDIDA.
2. Podiam encontrar oportunidades para ENTREVISTAS EXCLUSIVAS OU COLETIVAS com os media nacionais, onde o Ministro dos Negócios Estrangeiros ou outro pudesse actualizar a comunidade norueguesa não apenas dos progressos que Moçambique está a fazer, mas sobretudo comunicar sobre a “generosidade da Noruega e sobre como ela tem ajudado o país a avançar". Aqui, podia se dizer também que nenhum dinheiro noruguês foi usado na compra da aeronave. Todo dinheiro noruegês foi usado para alavancar a economia e a vida dos moçambicanos! OPORTUNIDADE PERDIDA.
3. Era possível trabalhar com representações de grandes órgãos de informação (CNN, Reuters, AFP ou outros), baseados em Johannesburg ou a Akoma da antiga jornalista da CNN Zain Verjee baseada em Nairobi, para ajudar a contar uma outra versão diferente e apreciável sobre estes assuntos, que pudessem ser aproveitadas pela imprensa norueguesa e internacional. OPORTUNIDADE PERDIDA.
ACREDITEM MEUS AMIGOS
O que vai fazer crescer o país não serão apenas investimentos saídos da mesa estadual e eventualmente abocanhados pelos gatos debaixo da mesa. O que vai fazer crescer Moçambique será TAMBÉM o investimento de pessoas e investidores que, não tendo estado em visitas presidenciais, descobrem o lado BOM de Moçambique pela internet e ficam encorajados e fascinados e apostaram.
E os que estiveram na preparação desta visita, chumbaram na sua missão de assegurar que isso acontecesse. Não é nenhum favor muito menos estranho o que estou a sugerir. Faz parte de qualquer análise situacional, componente preparatória de qualquer viagem, acção ou estratégia.
Com 7 valores alguém chumba por exclusão. É medíocre.
Comentários
GostoMostrar mais reações
4 h
Bernardo J. Nopiha Nós usamos bem os fundos da Noruega na promoção de acesso a energia electrica, que venham visitar os projectos financiados pela Noruega, sem falar na capacitação técnica.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Pois é. É o que estes diplomatas, pagos pelos nossos impostos, deviam se esforçar em dizer/comunicar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 hEditado
Genito Zunguze OAbraão Noruega Aquacultura
Chokwe
Gerir
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução4 h
Dario Nhacassane Bernardo J. Nopiha Muito certo eng Nopia...tenho o previlegio de acompanhar de perto o excelente tabalho que tem feito... concordo plenamente com o Egidio Vaz
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
GostoMostrar mais reações
4 h
Pio Cassicasse A CARAVANA PROSSEGUE...
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Eddy Prínce Xisiwana Eu acho q o ministro J. Pacheco precisa de vir ler isto junto com seus colaboradores na diplomacia, uma grande contribuição Egídio Vaz thenk brow.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Ele é amigo do facebook.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Samuel Félix Majadire Já sentia nostalgia deste tipo de abordagem. De facto, é preciso "vender" no sentido positivo a imagem do país.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Joaquim Micas Pois, o PR não pode fazer tudo sozinho, tem acessores, estes deviam ter feito o seu trabalho.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Lukuekue Amani O proceder e' refem das intencoes, para o bem maior, conhecido e querido por todos, nao se devia medir esforcos no colher o maximo de ideias, orientacoes e recomendacoes para a efetivacao do mesmo. 

E' claro que existem canais indicados para tal contudo, penso ser enbaracoso assumir que foi uma falha dos organizadores, socorrendo se na ideia de que sempre querem o bem para todos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 hEditado
Egidio Vaz Amani, vai perdoar-me mas eu tenho 17 anos de experiência contínua de trabalho em pelo menos 5 missões diplomáticas ocidentais em posições de relevo. Portanto, sei exactamente como se fazem as coisas. O que descrevi é o mínimo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Lukuekue Amani provavelmente o que fazem e' isso mesmo que tem na agenda... mesmo que estivesse ao alcance deles outra agenda melhor que essa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
GostoMostrar mais reações
4 h
Lukuekue Amani nao se pode assumir que todos acessores do Presidente sempre buscam o melhor para o pais... o que conta sao os resultados, as obras... essas falam por si.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 hEditado
GostoMostrar mais reações
4 h
Isaura Mutongoreca Ishiiiii.... dedo na ferida.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Vasquinho King Os nórdicos foram maus ao falar de nós e fingir em nos receber bem
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Foram maus sim. E nós péssimos. Lá, Africa é tida como país. Há muita ignorância e quando o assunto é corrupção, são muito alérgicos e as vezes violentos na forma como lidam com estes assuntos. Era preciso fazer uma aproximação séria, antes, durante e depois.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Vasquinho King Mas a Vice-Ministra do MINEC é diplomata com unhas firmes como deixou passar isso? No mínimo tinham que haver corredores de limpeza Oslo/Maputo. O estado merece dignidade a luz de vários protocolos incluindo o de Viena
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Vasquinho King a resposta é simples: NEGLIGENCIARAM. Acharam que é pouco. Mas não é. É essencialmente isto que ficou lá. O que foi consgeuido a mesa de negociações é so isso. E nada mais. Seria MAIS caso pudessem abordar com sucesso este aspecto por mim aflorado. Doravante, os proprios políticos noruegueses terão muito receio em pronunciar o nosso nome no parlamento. O nome nmão está bom.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Nelson Junior ................Se, talvez voces soubessem o quanto, esses nordicos ajudaram à Frelimo , ao governo Moçambicano e ao povo Moçambicano, nao criticariao esses Paises de Norte da Europa.......so um exemplo;...logo apos a Independencia, a Suecia ofereceu ao Governo Moçambicano novos Volvos luxuosos para todos os Ministerios....e nao so, os Paises Nordicos, incluindo a Holanda e a Belgica foram sempre e sempre para o bem do Povo Moçambicano, mas, hoje fartaram-se da tanta tanta e tanta corrupçao...Para que servem as embaixadas do Ocidente em Maputo??...mas, realmente, voces pensam que o Ocidente nao sabe da gatunagem, das roubalheiras, das mafias, dos malabarismos da Frelimo????...abram os olhos....A midia norueguesa nao disse, nada mais e nada menos, do que a verdade...e a verdade doi....
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Nelson Maulate ...mas do que jogar a poeira para baixo do tapete dos noruegueses, o trabalho deve ser em casa, disciplina, disciplina, disciplina...sabe caro EV que em verdade a indisciplina é tão Grande que não cabe no cofre da vergonha..
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Eddy Prínce Xisiwana O q leva os assessores e outros diplomatas a não fazer com eficácia o seu trabalho é q ocupam maior parte d tempo a lerem dicionários e extrairem os melhores vocábulos para lamberem ou escovarem a figura do PR, ntsém!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Vasquinho King Kkkk wanlay é isso mesmo palavras como firmes e resiliência e parcerias digital inteligente atraem dirigentes para o botismo : a ciência de lamber
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Joaquim Micas 😂😂😂😂😂😂😂😂
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Leonel Sarmento Sabermos quando é que a Noruega endereçou o convite a Mocambique, poderia ser um ponto de partida para entendermos essas nuances!! Qual é o interesse da Noruega ao formular um convite destes a um país que mal usa a ajuda externa!?
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Essa questão é periférica. Noruega é um dos países que vai apoiar o processo de desmilitarização da Renamo. E, como guru em criar Fundos Soberanos, havia todo interesse em ouvir destes sabios como melhor gerir as riquezas não renováveis.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Leonel Sarmento Devo perceber então que não se tratou de um convite, mas sim nosso interesse em colher suas experiências!?
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Leonel Sarmento seguramente. O presidente Nyusi está nunca campanha de mobilização de recursos para viabilizar o DDR ainda este ano.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 hEditado
Samuel Simango Nem sempre os lobies dão certo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Raúl Nhagumbe Aqui não haverá nenhum fundo soberano. Foi se buscar experiências mas duvido a sua implementação. Afinal o gás não é para pagar as dívidas?
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Frederico Pereira estamos a precisar de diplomacia seria!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Jabento Quetxoaio O ilustre José Pacheco não fez uma pesquisa antes de Sua Excelência dirigir se até lá ? As dívidas já estamos a pagar e FMI está muito bem esperançoso nisso. Que venham averiguar os investimentos no gás energia etc. 
No que tange as tais avionetas " i am out " mas sim estamos sim a melhorar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Daviz Tivane Junior Quando és um indivíduo problemático,mesmo quando não seja tu o causador do asseguir,é normal que te confundam.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Tiago Valoi Muita verdade neste post Egídio. Pensamento estratégico precisa-se!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Isso mesmo, pensamento estratégico.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
GostoMostrar mais reações
4 h
Domingos Cossa Sabem. Quando se diz que devemos escolher os melhores filhos de moz para cargos de alto nivel, se refere a isto. O Sr. PR sta rodeado por amigos que muitas vezes nao sabem/conhecem o trabalho, mas pq sao do mesmo, meu partido, estao la. Em debandade esta o interesse nacional entregue a sua sorte. muita razao EV, so que voce tambem quando comeca a dizer coisas sem sentido, pioras. Tu EV, es um dos muito poucos que fala ciencia e os mais novos aprendem e tem referencias, isso ee bom.!!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Carlos Calo Waw cossete , djaha ra magude a nkanhuini,bem dito.eu sei que ele é muito enteligent entendeu muito bem
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Bernardo J. Nopiha Bem falado, essa cometiva tinha muita informação para levar e demostrar o bom uso dos fundos vindo da Noruega, faltou pesquisa. O único projecto financiado pela Noruega que não teve pernas para andar foi energias novas e renovaveis concretamente combustíveis através da chatrofa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
João Pedro Muianga Grande texto com um grande valor didático e patriótico!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
José Luís Nós repudiamos a quando da nomeação deste Agro-diplomata, mas os ditos ACADÊMICOS o defenderam fielmente...resultados são estes: visitas de estado desorganizadas, imagem do país cada vez mais a afundar, a figura do PR banalizada...Que diplomacia espera-se quando as nomeações são por acomodação de Camarada.

O que os jornais Noruegueses escreveram não esta longe da realidade Moçambicana, desta o FJN pode ter apanhado por tabela, mas diga-se em abono da verdade, os Financiadores estão fartos de ver um grupinho a levar uma vida de Sr's feudais e o povo de servos. Se a viagem fracassou "Welldone"
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Carlos Calo Bem dito
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Adriano Novela O ponto nr 5 é totalmente verdadeiro. Não percebo porquê temos de varrer o lixo para debaixo do tapete.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Laos Saraiva Parabéns pela oportuna abordagem! 
Duas questões: 1) Na era da globalização digital, não é normal, confundir um PR da Zâmbia com o de Moçambique, para um jornalismo atento e muito informado como o nórdico. Quero crer que, à exibição da foto do PR Nyus
i nesses tais jornais, tenha sido intencional...uma espécie de mensagem, do tipo: todos eles são iguais"...
2) organizar conferência de imprensa nesses países, significaria ter que estar bem preparados para responder questões complexas relacionadas com as dívidas ocultas. E, talvez, se tenha pautado por um comportamento mais "prudente"....dado que esse assunto ainda não tem desfecho...
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Obrigado. Mas é jornalisticamente proibido colocar uma foto que não ajuda a clarificar a noticia. Por outras, eu não posso falar de A e colocar a foto de B. Mesmo que para tal seja para dar uma mensagem. Podem, isso sim, aparecer juntos no mesmo texto, indicando claramente quem é quem. Alternativamente, poderia, isso sim, ser aceite, outra imagem SUGESTIVA.
SOBRE O PONTO 2, isto é simples organizar. Eles são ou devem estar preparados para tal. Em diplomacia existe uma máxima. O jornalista pode fazer a pergunta que quiser. Mas o diplomata também pode responder o que quiser. É momento oportuno para passar amensagem. É assim como funciona. Não houve prudência nenhuma. Se tivesse havido, os resultados seriam melhores. Não foram melhores.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Benedito Sefanhane Posse Bem, que o Pacheco fique à saber da avaliação que fizeste do seu desempenho. Bom texto, de facto perde-se uma grande oportunidade de usar o direito ao contraditório para fazer marketing do que de bom ha por cá.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Alficha Joao Alficha Francisco Bem dito Tio Egidio Vaz, sobre este assunto, dum lado posso dar culpa aos representantes de Moçambique em Noruega, porque com todas essas informacoes que a imprensao noruega estava a publicar eles poderiam desmetir. Por exemplos: Passo a citar, VAZ, 2018 apud A NY TID, no dia 1 de Novembro de 2018. A NY TID, o maior jornal mensal norueguês orientado para assuntos internacionais, escreve: "Sløsingen med bistandsmidler fortsetter", ou seja “O desperdício de fundos de ajuda continua”. No lead, o jornal escreve “o facto de presidentes em países pobres comprarem aeronaves privadas exclusivas tornou-se no símbolo do desperdício de ajuda. Agora aconteceu de novo - na Zâmbia”.
Estranhamente colocam lá de novo, a foto do nosso Presidente em vez da fotografia do Presidente Edgar Lungu que é quem comprou a aeronave com fundos de ajuda. Ai surge uma questao: Sera que o embaixador ou os nossos representantes nao viram que a pessoa na imagem do jornal nao é Edgar Lungu é o nosso presidente?
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Ai está a pergunta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Alficha Joao Alficha Francisco Tio Egidio Vaz, eu sugiro que o Governo Moçambicano, retire todos os individuos que estao a nos representar em Noruega, por nao estao a desempenhar nenhuma funcao. Acima de tudo, eles deixam que o Pais defame o nosso Pais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
GostoMostrar mais reações
4 h
Salvado Novela É tempo de abandonarmos o espírito de deixar as coisas acontecerem,e esperar o tropeço do outro para depois atacar. 

Se o ilustre EV, é um especialista na área de comunicação, camarada e militante no activo. Portanto não custava nada para o bem nacion
al prestar acessória de forma gratuita e voluntária.

Agora caso os organizadores da visita... ignorassem as suas ideias, ai sim, linchavamos-lhes publicamente, e sem exceção.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Alficha Joao Alficha Francisco Ilustre SALVADO NOVELA, Voce nao pode dar culpa ao Egidio Vaz.Prestar acessória de forma gratuita e voluntária não é algo fácil ou melhor nao é um individuo qualquer, sao eles que os escolhem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Egidio Vaz Que linda sugestão Salvado Novela! Mas digo-lhe que o que sugeri é procedimento. Sabe o que é procedimento? É o que que se deve fazer antes, durante e depois de uma actividade. É como voce receber um doente que se queixa de malaria. O procedimento é claro: observar, proceder analise laboratorial e concluir com a medicação. Isso não precisa de ajuda. E mesmo se fosse para ajudar, esta ajuda tinha que ser solicitada.
Todavia, o que eu fiz aqui também é importante e estou ajudando muito mais. Porquê?
1. Porque não apenas identifiquei fracassos como apontei caminhos. Esta experiencia pode ser usada no futuro.
2. Porque acredito que pus pressão pública sobre os responsáveis que no futuro prestarão mais atenção.
3. Porque apesar de crítico, o texto não busca proteger um partido qualquer; pelo contrário, busca elevar o país, sugerindo mecanismos que podem ser accionados para corrigir. Neste momento, se você está na Noruega, pode exercer o direito de resposta e escrever para estes jornais, repondo a verdade. Ou seja, amplifiquei a oportunidade de uma campanha positiva. Ao enviar apenas a um grupo restrito, provavelmente não teria o mesmo impacto.

No geral, fortaleci ainda mais o nosso governo. Sabe porque? Porque tudo o que escrevi foi em prol disto.

PS: os camaradas são e estão para serem ajudados e não para serem encobertados.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 hEditado
Salvado Novela Caro Alfiro, estamos todos no mesmo barco e se não remarmos na mesma direção, não iremos a lado nenhum.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Alficha Joao Alficha Francisco Egidio Vaz o SALVADO NOVELA conhece esses todos procedimentos que constam acima... Ele so quer complicar mais as coisas, enquanto as coisas estão a complicar. Em vez de SALVADO NOVELA ajudar, está a rebaixar mais as coisas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Carlos Jonasse Caro ilustre Egidio Vaz, aprecio a sua inteligencia e coerencia na maneira que colocas as suas ideias!Nao é que as instituicoes do estado nao saibam lidar com este tipo de procedimento.Sabem, o pomto é, porque nao procederem?Para mim, o ponto é que asVer Mais
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Egidio Vaz Carlos Jonasse é exactamente isso!
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nelson Junior ..........Ps!..Voces nao vao acreditar, mas o governo Moçambicano tem mais carros super luxuosos do que os do Governo da Noruega...Se, nao estou errado, nenhum ministro da Noruega ou da Suecia ou da Dinamarca tem serventes em casa....A midia Norueguesa talvez se tenha enganado em pequeno detalhes, mas ao fim ao acabo ela( a midia Norueguesa) tem toda toda toda toda toda e toda razao
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Carlos Calo Bem dito,pura verdade
Gerir
GostoMostrar mais reações
40 min
Lazaro Filimone Pene Nelson Junior, perdeu-se um momento de fabricar e apresentar mais mentiras para parecermos o que não somos...! Pode ter sido bom porque os jornalistas, dirigentes e outros exploraram até à exaustão a nossa parte menos boa. Que (lhes) sirva de inspiração para melhorarem o seu desempenho na gestão do bem comum.
Gerir
GostoMostrar mais reações
21 min
Nelson Junior indeed!...esses ai;antes nos diziam de que a Republica Popular de Moçambique era pra todos...mas, eles nao nos permitiam de "abrir a boca" e nem de lhes criticar....hoje, mais uma vez nos dizem que somos os patroes,porem, eles monopolizaram tudo e todos...;;nao ha nenhum País Nordico que nao saiba as malandrices da Frelimo.......la,na Suecia, Dinamarca, Noruega, Belgica, Holanda,etc etc, os ministros às vezes vao ao Ministerio de bicicleta ...e em Moçambique?????....em Moçambique, sempre e sempre de luxuoso Mercedez....e nem teem pudor e nem vergonha
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 min
Estêvão Manhiça Egidio Vaz não podias ser mais claro...que tirem ilações positivas deste teu post e não escondam o rabo entre as pernas, afinal tem gente a receber salários todos os meses para trabalhar...como foram parar lá é pano para muita manga, mas não estamos em altura de perder tempo...espero que o presidente Nyusi tenha acesso a este teu post e se lembre que ele disse que tem uma equipe com suplentes,,, tem gente competente aquecendo banco...
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Antonio Tomo O Motivador Grande homem, isto é que se chama contribuir para nação. Saber ser imparcial quando o assunto é a nação. Muita força MWATU 👌
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 hEditado
Rui Jose de Carvalho Estamos mal meu irmão Egídio. Pacheco entende o quê de diplomacia. Quando era ministro da agricultura afugentou todos os doadores que suportavam o sector. Agora está afugentar diplomacia.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nemane Selemane Diante de uma verdade e dificil virar as coisas. E que muitas vezes la fora a informacao do pais e bem consumida que aqui. Como contrariar para convencer?
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Delfim Jr de Deus Na POLÍTICA, na GUERRA e No AMOR a PERCEPÇÃO conta DEMAIS, quase que posso dizer que é o que CONTA
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Isalcio Mahanjane Egidio Vaz, mbuya, caminhas á passos largos para a excomunhão... heheheheh
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Egidio Vaz Hahahaha, ilustre Isalcio Mahanjane. Não diga isso. Fiz uma observação totalmente objectiva e superadora. Mas precisava ser escrito assim. Em público, para evitar qualquer especulação e para a leitura de todos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Isalcio Mahanjane Egidio Vaz, sabes que isso é "inconcebível e incompreendido"!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Egidio Vaz Isalcio Mahanjane eu costumo dizer, as vezes quando me intimidam. Digo que eu não caio porque estou sentado. Portanto, o movimento provável pode ser o de rebolar. 😂😂😂😂. Por outras palavras, estou-me nas tintas com isso
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Jossias Ramos Não cais porque estás sentado. Gostei de ouvir essa. Vou passar a usar, com tua permissão, Egidio Vaz!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
GostoMostrar mais reações
1 h
Isalcio Mahanjane Egidio Vaz🤣🤣🤣🤣
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
GostoMostrar mais reações
2 h
José Abdul Amade Isso é como dizer a um turista hospdado nos nossos hoteis que aqui não se passeia de calções no restaurante do hotel e ele simplesmente tira o calção e fica andar de cuecas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
GostoMostrar mais reações
2 h
Sansão Manhique É lamentável a impressão que se tem sobre Moçambique no mundo fora. Não é só na Noruega. Estamos a precisar de uma purificação!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Andre Raimundo Chavane Nao podemos cair na gafe de esperar uvas duma mangueira, o PR anda cercado de quadros/assessores podres, (com algumas excepcoes claro), por isso os dados arrolados no post, nao surpreendem. Temos problemas sErios nos critErios de seleccao.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Helder Hugo Pensamento muito lógico o seu prezado Egidio Vazsó não percebo porque levou tanto tempo para esclarecer a ma tradução que os moçambicanos principalmente os críticos do sistema durante esses anos todos da ma interpretação ou tradução da noticia sobre compra de avião com a imagem do nosso Chefe de Estado. Faz-me pensar que na época que a noticia foi publicada o prezado sabia, mas interessava-lhe que os moçambicanos pensassem que o Presidente de facto comprou avião. Sabia a verdade e com ela ficou deixando o Presidente ser enxovalhado por analistas e comentadores de ouvir dizer sem conhecimento da autenticidade da informação. Sinceramente não percebo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Egidio Vaz Ilustre, Helder Hugo denunciei isso. Em tudo o que foi canto relevante. E sugeri que fosse denunciado, pontualmente. Não foi feito. Uma melhor estratégia para pôr gente de cá envergonhado era sugerir um despido de desculpas formais vinda deste órgão e esfrega-los na cara. Era este melhor estratégia. Esta sugestão minha não foi tida em conta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Egidio Vaz E mais Helder Hugo, aqui temos pessoas, que não são poucas, cuja missão é exactamente ouvir e agir. Não agiram de novo
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Helder Hugo Começo a preocupar-me com perfil das pessoas que rodeiam o Chefe.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Egidio Vaz Ilustre Helder Hugo era trabalho da Embaixada da Moçambique na Suécia e países nórdicos em colaboração com o MINEC aqui na base e eventualmente outros interlocutores
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Egidio Vaz Ilustre Helder Hugo existem neste país, indivíduos empregados pelo Estado Moçambicano para defenderem interesses do estado que ficam impávidas ao verem um dos pilares do Estado a ser vilipendiado. Neste caso é de bradar os céus
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Helder Hugo Então o Presidente viajou as cegas ao Deus verá? Que inconsequência.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Egidio Vaz Ilustre Helder Hugo, na agenda do PR, tudo correu às maravilhas pois dentro da sua apertada agente, fez tudo e conseguiu tudo. Mas para a outra dimensão, a dimensão de sustentabilidade do nome é dos objetivos de longo prazo, não foi tão feliz, pois este trabalho deve começar já. A forma como a África do Sul nos vê.... Deveria ser a mesma forma que noruegueses deviam nos ver. Isso é feito com trabalho
Gerir
GostoMostrar mais reações
58 minEditado
Paulino Manuel mas tbm vamos ser cientes comnosco. Nao foi o PR que na Inglaterra falou o que nao devia? lembram-se o caso das dívidas ocultas. Ele saiu de lá totamente vergonhoso. Agora na Noruega, nao há fumo sem foco
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Mondlane Calane Dzovo Kito Já porque não escreveu isto tudo antes mesmo do baixinho viajar?
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Egidio Vaz Mondlane Calane Dzovo Kito você leu bem porque escrevo agora?
Gerir
GostoMostrar mais reações
54 min
João Machava Simplesmente...sensacional! Do escrito, facilmente se conclui que nem todos assumem a necessidade de promover Moçambique...que pena!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Carlos Dick Pascoal Porque voce nao fez isso Egidio Vaz se agora es comentador da Radio Mocambique, os teus amigos estao la com ele, alguns fizeram parte da comitiva do presidente, deixa o povo noroegues que tem bons olhos de ver escrever a verdade que eles ve! queria transportar a sua maquina manipuladora da opiniao publica para aquele Pais? Poupe-nos dos teus delirios aqui...
Gerir
GostoMostrar mais reações
45 min
Dercio Saranga Bem colocadas as questões meu caro Vaz, é caso para um TPC por parte dos nossos governantes, perdeu se uma oportunidade soberana para pôr o ponto nos is...e tirar proveito da visita. Talvez seja caso para repessar a politica externa do país.
Gerir
GostoMostrar mais reações
43 min
Carlos Calo O E vaz Pensa que a emprensa norueguesa inventou algo que nao constitui a verdade?,se o colocaram na capa do jornal eles sabem porq,se falaram tudo oq escreveste aqui é porq isso é verdade,hoje para ti isto tudo nao é verdade mas se fosse nos anos passados estarias a dizer que tudo isso é verdade de pés juntos
Gerir
GostoMostrar mais reações

Sem comentários: