sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Será que a Frelimo não sabia que Samora Machel Junior estava com a boca azeda com tantos desvios da linha politica estatutária cometidos pelo partido?


Pais que comem uvas verdes seus filhos sentem o azedo e se embotaram
Será que a Frelimo não sabia que Samora Machel Junior estava com a boca azeda com tantos desvios da linha politica estatutária cometidos pelo partido?
Eu não acredito!
Política é fingir que você não sabe o que todo mundo sabe, e que você sabe o que ninguém sabe, fingir que você percebe coisas que ninguém entende, fingir que não escuta o que todo mundo ouve, o mais importante na política é simular que você pode superar-se a si mesmo e pode fazer ser segredo o facto de que no mundo não há segredos, às vezes trancar-se no seu escritório apenas para descansar, coçar-se as partes íntimas e fazer-se de intelectual acérrimo, enquanto a falta de inteligência, de delicadeza e de sentimentos está a ventilar na sua cabeça, e mesmo assim, frequentemente aparecer ao público falar mal da hipocrisia e da desonestidade, e elogiar a coerência e frequentemente assumir compromissos que de antemão sabe que nunca os vai honrar. Isso chama-se POLÍTICA.
Será que dentro dos órgãos da Frelimo ninguêm vê o descontentamento generalizado das populações pelo curso actual do partido? Uma pequena dica marcante, em 2013 a Comissão Política propôs Filipe Nyusi, José Pacheco e Alberto Vaquina para candidatos à sucessão do Guebuza e houve quem entendeu propor mais outros candidatos, recordo-me que Paunde então SG do partido, precipitadamente e sem consultar a ninguém quis dar por fechada a lista dos candidatos e desde Portugal, numa entrevista, Joaquim Chissano disse que a lista dos candidatos estava aberta e a CP não se opôs que houvesse mais candidatos, realmente houve mais candidatos, todos concorreram e no fim a FRELIMO saiu mais democraticamente forte e coesa!
Uma pergunta para a direção da FRELIMO na cidade de Maputo e em especial para Francisco Mabjaia, por que este processo, igualzinho ao processo dos candidatos à sucessão do Guebuza, na Cidade de Maputo foi diferente? Por que não deram oportunidade para Samito ir ao escrutínio de sufrágio universal dentro do partido?
Ter todos os tipos de benefícios e muito poder não é tudo, mas ter prazer em possuí-los é o que é a maior felicidade, porque a agradável excitação da alegria nunca acarreta nenhumas consequências perigosas e permite fazer desmandos e abuso de poder se este for excessivo.
Portanto você só pode corrigir as pessoas apenas mostrando-lhes o que elas realmente são, por isso a direção da FRELIMO na cidade de Maputo deve responder pela colisão do partido
Todos sabemos que há uma verdade que toda gente conhece, mas todos silenciam-na, existe tal verdade que todo mundo elogia, mas com hopocrisia, porque nem toda verdade deve ser dita nem acreditada e Francisco Mabjaia pode ser um simples bode espiatório porque possivelmente alguém mandou a ele para pisar e humilhar Samora Machel Junior e Mabjaia simples e cegamente cumpriu essa ordem, mas a Frelimo não é um partido privado, aí está a questão!

GostoMostrar mais reações
Comentários

Atalia Macuacua Forcas Samito , tamos juntos !
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 h

Lyndo A. Mondlane Em grande Alvaro Simao Cossa...transmite o q muitos nao conseguimos..
Mas como disse outra vez, eate ppde ser o ocaso do imperio romano..
Todos imperios, desaparecem consequencias de sus ocultaçoes e contradiçoes.. so ver o PCUS...

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 h

Alvaro Simao Cossa Prof Elisio MacamoJúlio Mutisse Lyndo A. Mondlane João Pedro Muianga e Jaime Langa depois não digam que eu não vos disse a verdade. Dentro de poucos dias vai chover marhalala (granizo), cuidem-se!

Gerir


GostoMostrar mais reações
48 minEditado

Lyndo A. Mondlane Estou ao abrigo...kkkk
Gerir


GostoMostrar mais reações
42 min

Alvaro Simao Cossa Viva España!
Gerir


GostoMostrar mais reações
41 min

Simao Benzane Muito bem formuladas as questoes meu caro Alvaro Simao Cossa! Mas o Francisco Mabjaia respondeu que foi ensinado no partido a respeitar os chefes, mesmo que isso signifique atropelar os estatutos. Mais disse que todas as perguntas, fossem dirigidas a chefe da bancada ou ao proprio Chefe porque ele nao inventou nada.

Gerir


GostoMostrar mais reações
1 h

Alvaro Simao Cossa Por isso eu disse que Francisco Mabjaia pode ser um simples bode espiatório
Gerir


GostoMostrar mais reações
1 h

Tomo Valeriano Exposição brutal esta! E vai se ensaiando tapar o sol com a peneira. Algum dogma a quebrar se...
Gerir


GostoMostrar mais reações
44 min

Partido que sabe acomodar a juventude tem futuro
De acordo com as agências das Nações Unidas a juventude ocorre entre 15 e 25 anos, porém esta definição para mim é discutivel porque é complexo tentar explicar idades e fases do desenvolvimento do homem com termos definitivos ou parâmetros preestabelecidos já que tais elementos variam em cada caso, por se tratar de uma fase de busca de identidade, com certa desesperança ou desespero implícito e por se tratar de uma fase etária com uma grande quantidade de energia diversificada prestes para entrar ao mundo social independente que se desenvolve em situações biológico-socio-climatéricas não homogéneas e com ambições diferentes. Por ser na junventude onde se atinge a plenitude, na sua difinição entram não apenas os limites etários, as formas de se mover, de se comportar ou de agir, mas também todas as projeções, expectativas e sonhos que o indivíduo pode começar a moldá-los para sua vida futura e para a sua inclusão em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, esta fase é também a etapa da tomada de consciência da necessidade de independência da família, bem como a entrada ao mundo composto por grande parte da sociedade, uma das etapas mais bonitas e interessantes da vida, mesmo com todos os seus problemas. Por isso, as amizades feitas nesta fase são as mais coesas e as aderências politicas feitas nesta fase as mais significativas por toda a vida, por esta razão os políticos que pensam nos problemas da sua geração e não apenas nas eleições que se aproximam, sabem ouvir tolerantemente as vontades da juventude, mas também não basta ficar esperando que os políticos preocupem-se, de noite para o dia, com os anseios e demandas da juventude, é importantíssimo que os próprios jovens comecem, desde a escola, a interessar-se pela política e actuem diretamente, cobrando responsabilidades aos governantes, propondo acções e participando nos fóruns, conselhos e processos eleitorais, recordem-se que a história de Moçambique foi feita, maioritariamente, pela juventude. Eu tenho entendido que a juventude é um centro de disputa de todas as forças e camadas da civilidade e especialmente políticas, portanto, o partido que sabe educar a juventude garante a sua carreira política futura.

GostoMostrar mais reações
Comentários

Alvaro Simao Cossa Agir contra a juventude é ser miope politico

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Berno Kunchenje A juventude é a seiva da Nação! Será que todos percebem essa frase?

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Bem dito meu irmão Berno Kunchenje, fraseando o Presidente Samora

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

DA Silva Sisal Só que estes não deixam à seiva circular desde à raiz do caulo até ao limbo pra dar vida as folhas de Moçambique.
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Berno Kunchenje DA Silva Sisal a seiva deve circular normalmente. Sem fazer shortcut.

Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

DA Silva Sisal Berno Kunchenje 😂 kkkkk
Da “expulsão” de Samora Machel à não coesão
O termo camarada encerra em si uma ideia de igualdade entre os seus cultores, não há súbitos nem Reis, nobres nem plebeus, muito menos diferença entre homens e mulheres... como também encerra a ideia de igualdade entre os camaradas na observância dos comandos que norteiam a actuação dos camaradas de verdade.
Vem este intróito por conta de uma azáfama que aguça os corredores da FRELIMO, alguns menos avisados gritam aos quatro ventos que Samora Machel Júnior, carinhosamente tratado por Samito, deva ser “excomungado” por violar as normas estatutárias, sem ideia da espiral de expulsões que podem daí advir.
A primeira nota de reflexão é que “condenar” Samito por violar as normas estatutárias pode significar subverter o próprio sentido de justeza das causas da FRELIMO! Porque não foi Samito o primeiro violador, é verdade que quebrou as normas, mas quase que em legítima defesa, para exercer um dos seus mais sagrados direitos fundamentais, de eleger e ser eleito, causa de honra da luta da FRELIMO pela independência de Moçambique... tudo começa por aqui, mas não tanto por aqui.
A violação das normas estatutárias não começou com este processo, começou com inobservância de uma directiva que não permitia que secretários do Comité Central cumulassem com os cargos de Deputados, uma paradigma que só vincou para os “pobres” Edson Macuácua, Sérgio Pantie, Moreira Vasco e Damião José. E que veio a resultar na “indicação” de outros na mesma situação, sem observar tal directiva... e nessa altura ninguém falou de violação de normas e de qualquer expulsão ou sanção...
Depois disso ficou assente a ideia de que as normas na FRELIMO eram figurativas e não de cumprimento obrigatório e ninguém foi responsabilizado por isso... e agora deve o “abestardo” do Samito ser expulso?
Penso por isso que deve haver uma reflexão profunda do problema e não uma fuga do mesmo com soluções simplistas, porque há direitos impedidos de exercer... lembro-me com nostalgia que em 2013, quando a comissão política propôs os camaradas Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyusi (era assim o figurino na altura), houve quem entendesse propor outros candidatos e a direção de então não se opôs, todos concorreram e no fim saiu coesa a FRELIMO! Custava fazer o mesmo?
A fechar, penso que a direção da FRELIMO na cidade de Maputo deva demitir-se em bloco, não dá garantias de conduzir com lucidez e harmonia o processo eleitoral que se avizinha e a adivinhar pelas perseguições conduzidas por alguns dos seus membros nos grupos de WhatsApp aumenta esse receio...
Felicitações são devidas ao SG da FRELIMO, pois soube, “pressionado”, reagir com naturalidade e maturidade de um diferente daquele gabarito.

Comentários
Geraldo Ilidio Filipe Governo Eu, sinceramente, estou deveras perplexo com a falta de lucidez que paira em alguns círculos da nossa Frelimo. Temos no nosso seio indivíduos que são tudo, menos líderes, ou seja, analisar com calma e agir depois de muita ponderação e análise das consequências a médio e longo prazo.
Vamos aguardar que haja alguma lucidez depois da ouvida e vida a entrevistas dada pelo nosso Camarada Secretário Geral.
Gerir
Benedito Macaua Excelente reflexão! Parabéns pela sapiência.
Gerir
Gabriela Das Neves Santos Não se pode comparar casos de Edson Macuacua etc... com o actual cenário. Penso que cada caso é um caso. Se fosse Gilberto Mendes acho que o entendimento seria outro.
Gerir
Isalcio Mahanjane Terá de compreender a FRELIMO primeiro...
Gerir
Alexandre Chivale Gabriela Das Neves Santos, o que está em causa é o respeito pelas regras que a própria FRELIMO estabelece. Quando António Rosário Niquice substituiu Damião José estava na situação que levou este último. ser afastado. O mesmo se aplica para Edson Macuácua e Calos Moreira Vasco, que foram substituídos por deputados...
Gerir
Gabriela Das Neves Santos Assim o vosso entendimento é que a frelimo não expulse o Samito mesmo depois de atropelar os estatutos? E se amanhã aparecer outro membro da frelimo com a mesma actitude (concorrer com outro partido) qual sera(ia) actitude do partido?
Gerir
Isalcio Mahanjane Gabriela Das Neves Santos, sugiro que volte a ler a reflexão...
Gerir
Alexandre Chivale Gabriela Das Neves Santos, vosso? Leste bem? Até pode se expulsar Samito, porque o comportamento dele tem esse tratamento nos estatutos do Glorioso. Porém, não foi o primeiro a violar normas. Esse exemplo de deputados que citei acima é resultado de violação de normas. E alguém as violou. Portanto, se for para expulsar Samito (o que não se discute) que seja expulso quem também as normas da incompatibilidade.
Gerir
Heelio Sive Marcos Houve muita clareza por parte do dono do post..não vejo a razão de muitas dúvidas e equívocos.
Gerir
Responder7 h
Lenine Daniel Adorei ler este texto, esplêndido!!!
Gerir
Jessemusse Cacinda Gosto quando juristas falam
Gerir
Miro Guarda Subscrevo na integra, assim se deve pensar na Frelimo... Um abraco Isalcio Mahanjane...
Gerir
Theo Mbappé Matsule Sabe Dr. 
Muito obrigado pela aula...
Gerir
Inacio Arnaldo Mazive Dr Isalcio Mahanjane o Samora Machel Jr já não é membro do Partido Frelimo a partir da altura em que o mesmo concorre pelo grupo de cidadãos aqui nada resta senão a sua expulsão. Ele está a perder a oportunidade de sair pela porta grande aconselha-o a pedir desfiliação de membro da Frelimo antes da expulsão. Ele já está manchando todo o trabalho que o seu falecido pai fez por este Moçambique. Ele não concorre pela Frelimo mas sim por um outro partido digo grupo de cidadãos esta violação é a mais grave é absurdo compará-la com os casos dos Deputados Édson Macuacua, António Niquice por aí.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Mwua Thinhenhana Tembe Duvido que a Frelimo vai despeja-lo banalmente...terá que "comer ossos da cabeça - Mozambu ya Lhoko" para o fazer sem biliscar-se, pois se o fizer, será mesmo que dar um tiro no próprio pé...proximo ano tem mais, e a Freli não querer queimar essa ultima parte do filme de qualquer...
Gerir
Inacio Arnaldo Mazive A Frelimo já expulsou das suas fileiras membros qualificados e com peso mais que ele.
Gerir
Alexandre Chivale Custa ler o post e entendê-lo?
Gerir
Lenine Daniel Inacio Arnaldo Mazive quem são esses qualificados e com mais peso? Já agora o que significa neste contexto qualificado?
Gerir
Inacio Arnaldo Mazive Lenine Daniel um deles é o falecido pai do edil da Beira
Gerir
Sílvio Eduardo Procura saber quem compõe o dito "grupo de cidadãos", depois saltemos para conclusões precipitadas.
Gerir
Inacio Arnaldo Mazive Sílvio Eduardo Não estou interessado e nem quero saber.
Gerir
Maria Feliciana Velemo Dambo Inteiramente de acordo caro Inacio Arnaldo Mazive. Ao meu entender, com a candidatura e a concorrer contra a própria FRELIMO não tem como continuar membro. Já que os ovos estão quebrados mesmo, vamos fazer então omeletes. Para mim a expulsão do filho do chefe é automática e nem se discute.
Gerir
Mathause Fernando Viva a Democracia Interna da nossa gloriosa e vitoriosa Frelimo!
Gerir
Octavia Mahanjane Procede, e na minha opinião Samora Moisés Júnior não está a manchar o trabalho do seu saudoso pai, Queremos coesão! Sobre violação desculpem! Não o sacrifiquem! Sabemos muito bem quem e como muitos violaram leis plasmadas na CRM, então expulso ou não Samito tem direitos, e a sua candidatura preocupa muita a Frelimo.
Gerir
Inacio Arnaldo Mazive Quem é que te disse que a Frelimo estava preocupada? Ele é gota de água doce no oceano.
Gerir
Nel Mondlane Muita lucidez neste texto, era bom que "os visados" lessem!
Gerir
Sílvio Eduardo Well written 👌
Gerir
Sérgio Gimo Bem dito.Gostei da reflexão ilustre Isalcio.
Gerir
Urraca Matias , nova era, novos procedimentos. Precisamos de coerencis
Gerir
Jorge Heraclito Vale a pena ler! Sim sim! Obrigado ilustre Isalcio Mahanjane
Gerir
Adérito Amone Gove Diz um velho ditado que "roupa suja se lava dentro da casa"...
Gerir
Isalcio Mahanjane E quando a casa tiver desabado?
Gerir
Heelio Sive Marcos Mas bem bem com tantos jovens formados e intelectuais que a Frelimo tem.só se viu a qualidade apenas num velho de quase 80 anos.qual é a mensagem que se pretende transmitir mesmo?
Gerir

Sem comentários: