sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Samito! Muitos estão com ele

“Eu sou mãe, enquanto outras pessoas pensam com a cabeça e outros sentirão com o coração, para mim é o umbigo que fala. Eu estou aqui como cidadã e como membro da Frelimo, mas sou mãe e as pessoas têm de se lembrar de uma coisa: a Josina não está aqui, o Samora não está aqui. A única pessoa que pode estar ao lado do Samito para aconselhar ou não aconselhar… Há de haver muitos mas mãe é só esta. Não há outra”, Graça Machel.

Muzila Wagner Nhatsave Egidio sai la desse assunto. o que esta em causa nao e isso e tu sabes. Estamos fartos de trafulhices e falta de seriedade no nosso partido. Os sinais de ebuliçao foram dados ha muito tempo. Ao inves de resoçlverem o assunto preferiram ser arrogantes e petulantes. Nenhum membro com o minimo de honestidade esta contra ele. As pessoas so estavam a espera de aparecer alguem com culhoes para dizer basta. Pergunta aos teus amigos quanto saiu de dinheiro ontem no Jantar. Uma vergonha . ninguem foi ao seu bolso para isso. Aprendam a ler os sinais meu caro. sou da casa e conheço como funcionam as coisas. Aguarda traiçao meu irmao. Se ate os filhos estao a dizer aos pais que estao com ele.

Carlos Nuno Castel-Branco Samora Machel morreu há 32 anos. Nestas três décadas o país, a região e o mundo mudaram de tal forma que seria improvável que Samora não tivesse sido parte dessas mudanças, como sujeito e como súbdito da história. Hoje teria 85 anos, se fosse vivo, e ou não estaria na política activa, ou, se ainda estivesse, seria provavelmente um dinossauro como tantos presidentes africanos que entram e esquecem de sair. O Samora de há 32 anos, e o contexto político e histórico de que ele foi parte, seriam muito diferentes hoje, ou seriam irrelevantes. Portanto, a pergunta deste post não é muito sensata nem útil.

Para responder a essa pergunta, seria necessário considerar questões mais fundamentais, do tipo: 1) seria Samora relevante hoje? 2) estaria Samora na Frelimo hoje? 3) teria Samora resistido politicamente? 4) o que representaria Samora hoje? 5) como seria Samora hoje? 6) seria o Júnior o que é e teria alguma relevância? 7) que forças históricas são relevantes, além de Samora, fora do controlo de Samora e formadoras do Samora como ser social, e que opções estariam hoje em disputa?

Tudo isto vem muito antes da pergunta sobre se o Júnior, com Samora vivo, concorreria como independente.

Neste mundo, não há nada que nunca morra, nem o próprio universo viverá para sempre, quanto mais a Frelimo, ou a época de Samora, ou as minas de rubis, ou os paraísos fiscais, ou as forças que assassinam para expropriar terras, ou o modelo extractivo de construção social, política e económica.

Tudo muda, e se tudo muda, porque devemos ter medo da mudança?

O que seria um manifesto Samoriano para a cidade de Maputo hoje? Em que premissas e análises se basearia, que prioridades definiria, que opções e caminhos escolheria e como seria debatido e implementado num contexto de profunda crise económica e crise de identidade e credibilidade institucional, política e de entendimento da nossa história? Nem sequer conseguiríamos responder consensualmente a esta questão porque nem estamos consensualmente de acordo sobre o que seria ser Samoriano, se é que existe isso.

Mas um dia espero ver todo este tempo e energia usados para discutir as ideias, os manifestos, as premissas, as análises, as opções, os caminhos e o envolvimento de cada um, em vez de uma batalha inglória sobre nomes, lealdades e, até, sobre um pouco de feitiçaria futurística.

Confirma se a previsão do Padre Couto?
Em entrevista ao Jornal Savana há uns anos, o Padre Couto (então reitor da UEM) referia que a "verdadeira oposição", a surgir, seria de dentro da FRELIMO.
Hoje SMJr concorre para a Cidade de Maputo pela AJUDEM e não como cabeça de lista do seu Partido, por acaso, o mesmo que seu pai dirigiu até 19/10/1986.
Será o confirmar da ideia avançada por Couto há uma década?
Comentários

Agostinho Augusto Concordo com o Padre Couto.
Gerir


Responder1 h

Júlio Massango Tudo é possível mas que seja necessário mexer e remexer mentes que protegem embraer's e ocultas, isso sim, Samito pode contar com muitos apoiantes.
Gerir


Responder1 h

Antonio A. S. Kawaria Início de cisão, sim. Até já pensava-se que todos os ficaram na Frelimo eram coesos.
Gerir


Responder1 h

Muzila Wagner Nhatsave Sempre disso isso Júlio Mutisse, que a verdadeira oposiçao esta na Frelimo. Vendo o assunto de perto , so por falta de seriedade e humildade isto pode resvalar para uma cisao, mas essa chance e pouco provavel. A frelimo vai encontrar se e resolver a questao. Mas vai custar algumas cabeças este assunto e mexidas quase que imediatas na direccao do partido. Esta mais que claro que nao ha confianca e respeito ha muito tempo. O que havia era medo que segurava as pessoas. E esse medo acabou. Se ha alguem que esta errado neste assunto de certeza nao e o Samito. Prova disso e o apoio que esta ter internamente, onde ate os filhos dos dirigentes estao a dizer os pais que estao com ele.
Gerir


Responder1 h

Augusto Chivangue O processo de cisão já começou, só não vê quem não quer. Mesmo que a cisão não se concretize, a estrutura já está abalada e o mito da disciplina partidária já foi posto em causa.
Gerir


Responder1 h

Adelson Rafael Ilustre Júlio Mutisse julgo ser natural que um membro de um Partido Político que mudou o seu pensamento e em questões fundamentais se deixe de identificar com os objectivos, orientações e princípios do Partido possa entenda candidatar-se por outro ou sair do Partido, acto tão livre e voluntário como o da adesão. Como é natural que um membro do Partido, mantendo discordâncias em questões importantes, se mantenha no Partido, actuando no quadro dos Estatutos e do Programa, condição para ser membro do Partido. O que não é partidária e eticamente aceitável é que membros do Partido rompam com compromissos fundamentais inerentes à qualidade de membro do Partido e persistam em promover, uma acção interna de desagregação da organização e do funcionamento partidários. Que saia do Partido quem com ele não se identifique, mas que não fique na “porta”, pois impede quem pretende sair bem como quem pretende entrar.
Se a Frelimo decidir de facto em expulsar o Samora Machel Júnior do partido por alegada violação de um dos estatutos internos que proíbe seus membros da Comissão Política de concorrem a eleições de forma independente ou não, então, que expulse a sua mãe, Graça Machel, expulse os membros da Associação dos Combates da Luta de Libertação Nacional (ACLIM), que expurgue, para finalizar, todos os membros da OJM que fervorosamente endossam a candidatura do Samora Júnior. Que a frelimo faça isso para mostrar que é um partido político feito de pessoas com tomates em seus devidos lugares, intoleráveis a violações das condutas regimentadas pelos textos estatutários internos , uma vez que o estatuto reforça a obrigatoriedade a todos os membros de apoiem vigorosamente os candidatos saídos daquele partido. Já vínhamos dizendo que a escolha do velho Enéas Comiche daria numa gritante aberração. Agora o bolo é do Venâncio, todinho.
Comentários

Mário Caetano Inácio Eles nao estao malucos de fazerem isso. Porque sabem que se fazem sera o fim do imperio dos saguinarios
Gerir


Responder16 min

Jose Manuel Muzungu Ndini sabes que aquela associação criminosa jamais será o que te referes são um bando de bandidos armados que se juntaram para se banquetear a custa dos recursos e dinheiros públicos dos moçambicanos nem vou questionar essa corja de assassinos e gatunos
Gosto · 1 h

Egidio Vaz
3 h ·

Se Samora Machel estivesse vivo, Samora Machel Junior iria concorrer ao Município de Maputo contra a vontade do partido Frelimo? E em caso afirmativo, a mãe iria endossar contra a vontade do partido do marido?

Quero respostas tipo SIM/NÃO.


Cossito Freitas NãoGerir


Gosto · 3 h


Jonas Joaquim NaoGerir


Gosto · 3 h


Rebeca Cipriano Mashava NãoGerir


Gosto · 3 h


Tomas Dobrao Capece Se o Samora Machel estivesse vivo estaria nos 85 anos e se o samito quisesse concorrer não iria ser excluído.porque gozaria de fortes influências.nao.
11Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Aida Jonas boa observacaoGerir


Gosto · 3 h


Alex Amur Amur NaoGerir


Gosto · 3 h


António Manheia SimGerir


Gosto · 3 h


Joao Alfandega Sr. Egidio Vaz, este assunto é muito pessoal. Afinal de contas, o que diriam ainda se a mamã Graça tivesse mostrado "Hipocrisia" perante a decisão do Samito? As vezes perdemos tempo discutindo assuntos que pouco nos importam.

Bom Dia!
11Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Egidio Vaz Esse teu comentário merece ser apagado. mas deixare como aviso. Quero respostas SIM/NÃO. Pelo menos respeite o meu pedido. SIM ou NÃO?Gerir


Gosto · 3 h


Joao Alfandega Sr. Egidio Vaz, se a Mamã Graça tivesse dito assim "Ah, ele foi longe demais. Isto surpreendeu-nos a todos. É uma vergonha (...), e, não posso compactuar-me com esta malandrice." Estariam ainda a postar o outro assunto/ponto de vista hoje.

Mamã Graça mostrou-me ser mulher-homem. 👏👏👏👏
8Gerir


Gosto · 3 h


Marcelino Seda NaoGerir


Gosto · 2 h


Cadu Moreira kikikikikiki "mulher homem".
1Gerir


Gosto · 2 h


Fidalgo Salomao Mauai A frelimo não seria o que é hoje. "sem alma"
12Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Mauricio Guiamba Para uma mulher, o filho vale mais que o proprio pai (marido).
7Gerir


Gosto · 3 h


Estevao Simoes Seria uma frelimo bem diferente lado alado com o povo
2Gerir


Gosto · 3 h


Victor Famandha Kufeni Vivas Isto ainda vai animar. Há muito blá blá blá aqui. Rsrsrsrs
1Gerir


Gosto · 3 h


Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Não iria concorrer contra vontade do pai, pelo contrário, seria cabeça de lista com a benção do pai e apoio das "bases"...
11Gerir


Gosto · 3 h


Lit Safrao Tambem acho que Graça mostrou que o mundo não se faz com hipocrisia mas com realidade dos factos a ala Samoriana deu tempo a todas que culminará com mas um mandato de Nyusse, estão preparando o seu regresso e Samito terá 55 anos.
1Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Armandinho Caula Mano Egidio Vaz, não iria concorrer porque comungavam os mesmos ideiais. Agora está claro que os ideias de Samora estão a ser pontapeados!
5Gerir


Gosto · 3 h


Samuel Silvestre Zaqueu Samora Machel, não está vivo. R: SimGerir


Gosto · 3 h


Benny Matchole Khossa Se Samora Machel estivesse vivo continuaria na Frelimo? A Frelimo continuaria a existir? A Frelimo teria chegado ao ponto de ruptura? A Frelimo continuaria Governo?
7Gerir


Gosto · 3 h


Egidio Vaz SOFISTAGerir


Gosto · 3 h


Benny Matchole Khossa Egidio Vaz quem está a brincar com a palavras aqui és tu...
1Gerir


Gosto · 3 h


Egidio Vaz Benny Matchole Khossa estás a ser sofista do seculo XXI. Precisas de um BANNER na tua testa: SOFISTA
2Gerir


Gosto · 3 h


Benny Matchole Khossa Egidio Vaz sofismas estas tu a lançar... sofismas e falácias
3Gerir


Gosto · 3 h


Domingos Cossa A FRELIMO nao estaria neste caminho sr. Vaz. Nao teria este tipo de gente que tem agora, muita gente estaria na cadeia. O que Samito quer fazer, Samora ja teria feito ha muito tempo mas de outra forma. Fiques claro disso. Veja os discursos de Samora feitos em 1975 a 1986.
1Gerir


Gosto · 2 h


Domingos Cossa O Vaz tem razao de falar assim. Se ele continua a usar a ciencia e o conhecimento dele, como era de antes, vai morrer pobre. Para ter emprego, casa, carro ee preciso escovar, escovar para viver bem. EE isso que Samora combatia duro desde a independencia, samora queria ver jovens que falam a verdade, a ciencia, etc.Gerir


Gosto · 2 h


Meque José Meque Dependeria da sua influência política no partido tanto como os seus projeto de governação. SIMGerir


Gosto · 3 h


Renato Zeca Acho que mano Egidio Vazegidio passou por uma lavagem cerebral ja não o reconheço. Parece ate aqueles alunos principiantes em ciências políticas👨🏾‍🎓
10Gerir


Gosto · 3 h


Chadreque Capece Jr. Porque assim o diz?Gerir


Gosto · 2 h


Renato Zeca Chadreque Capece Jr. Peço para revisitares as recentes publicações e partilhas dele e dai tire a conclusão por si so. Bom diaGerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Responde com sinceridade oh Renato Zeca.
1Gerir


Gosto · 2 h


Chadreque Capece Jr. Renato Zeca, precisa se ser justo nas análises...As coisas devem ser ditas tal e qual elas são. Elogios quando é necessário e críticas tambem caso for...Não se pode viver cego enquanto tens a capacidade de visão.
1Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Aderito Tamele Existe sempre uma razão para que algo aconteça, se as razões justificassem ele o faria, "ele tem 48 anos, em novembro completa 49 e próximo ano 50" , é Homem ele.
2Gerir


Gosto · 3 h


Alcy Amosse Se Samora Machel estivesse vivo nada disso estaria a acontecer.
1Gerir


Gosto · 3 h


Eusebio Sanjane Se Samora estivesse vivo provavelmente ninguém teria acantonado o Samito, na expectativa dele se resignar a disciplina partidária. O tiro saiu pela culatra. Razão para dizer Egidio Vaz que Samora vive em Samito ... los cu***ones de aço 😜😜😜
1Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Blessed Paulo Simbe Se Samora estivesse vivo, o Jr. seria chamado de Reaccionário e iria ao campo de reeducação. Seria antipatriota e inimigo do povo.
3Gerir


Gosto · 3 h


Tony Ferreira Fuzilado em praça públicaGerir


Gosto · 2 h


Agostinho Augusto NãoGerir


Gosto · 3 h


Dimas Xavier A política sem Samora mudou muito ou seja a visão da frente não é a mesma e mais; se é que são do bem não há nada a temer dizem que quem não deve não teme .
1Gerir


Gosto · 2 h


Benjamim Muaprato Nunca se chega a lado algum com os "se"
1Gerir


Gosto · 2 h


Carlos Augusto Carlos Meu caro Egídio... Este País precisa de sangue novo....Ele é maior de 18 anos, é livre de fazer a escolha,apesar de ser FRELIMOGerir


Gosto · 2 h


Ed Mazive pergunta boba. mas com estamos a brincar bobagem foi respnder de forma boba: Nao!Gerir


Gosto · 2 h


Isaias Mahangue Não.Gerir


Gosto · 2 h


Mário João Francisco Francisco A mãe não casou com a Frelimo. A mãe teve escolha.

estamos longe a ser assim
3Gerir


Gosto · 2 h


Octavio Jaime Mondlane Chega de velhos sem sonhos minando trilhos de jovens sonhadores. Isto aconteceu devido aos moldes usados para retirarem a candidatura do Jr.Gerir


Gosto · 2 h


Octavio Jaime Mondlane Ou seja, Não aconteceria.Gerir


Gosto · 2 h


Gabriel Jose Titosse Nesse caso, provavelmente Mandela ainda estivesse vivo e Moçambique estivesse em guerra contra a RSA. Samora estaria "fox" por a sua amada Graça ter-se deixado apaixonar e residir com outro homem. É meu ponto de vista. (Risos).
3Gerir


Gosto · 2 h


Rybeiro Afonso Risos 😀😀😀Gerir


Gosto · 2 h


Alfiado Inacio Ranjo KkkkkkGerir


Gosto · 1 h


Julio Machava Se se... parabéns Samito pela decisão. Precisamos de pessoas que dizem sim eu posso, não aquelas que dizem eu sou graças a vontade do meu partido, fui indigitado pelo meu grupoGerir


Gosto · 1 h


Válter Simbine Samora Machel Junior iria concorrer ao Município de Maputo contra a vontade do partido Frelimo? NÃO, PORQUE NÃO SERIA NECESSÁRIO (Isso é resultado do mal estar instalado no seio do partido).
6Gerir


Gosto · 2 h


Manuel Saleh SIM/NÃOGerir


Gosto · 2 h


Victor Sengo NãoGerir


Gosto · 2 h


Edú Da Nora Se Samora Machel estivesse vivo.
Samora Machel Junior iria concorrer ao Municipio de Maputo com a vontade do partido Frelimo!
E em caso afirmativo, a mãe iria concordar com a vontade do partido do marido!
3Gerir


Gosto · 2 h


Pedro Manguene Se Samora estivesse vivo, Jr não ia concorrer, sequer iria candidatar-se. Seria nomeado, proclamado, aclamado, unanimemente!
4Gerir


Gosto · 2 h


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
COM A JUVENTUDE, MULHERES, COMBATENTES, SOCIEDADE CIVIL E SAMORA MACHEL Jr, UNIDOS, MAPUTO PROSPERA.
4Gerir


Gosto · 2 h


Shanawaz Salim Omar SimGerir


Gosto · 2 h


Eusebio Zelio cada um e livre de fazer o que bem entender, a mae falou muito bem ele e crescido e responsável
1Gerir


Gosto · 2 h


Francey Zeúte Mas se se se se se e mais se se se ... a verdade é que Samora Machel Jr já é candidato e por uma força que não é a Frelimo. Tudo para gastarmos paleio.Parece ate que não acredita que aconteceu. ehehhehhe
1Gerir


Gosto · 2 h


Isaias Jaime Massango Penso que sim iria concorrer e mais até talvez ganhasse sem sobressalto e é um direito que lhe assiste como cidadão.em relação a mamã Graça iria sim defender com Garras mãe é mãe .Gerir


Gosto · 2 h


Lyndo A. Mondlane A premissa esta errada, ha que proucurar a origem deste problema, nao as consequencias.
Mas bom è nosso custume querer solucionar as consequencias sem analizar ou combater as causas, e assim nos vai como pais.. em fim
4Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Egidio Vaz Não há premissa aqui. Os problemas, se quiser que sejam procurados, procure-os. Aqui não há problema nenhum. Fiz uma pergunta...e julgo que preenche as qualidades de uma pergunta objectiva.
1Gerir


Gosto · 2 h


Lyndo A. Mondlane Aqui pode nao haver problema meretissimo Egidio Vaz, as perguntas as formulas como estimes oportuno.. mas la naquele partido sim.
Samito è conssquencia da falta de democracia naquele partido, de forjar candidaturas, de nao escutar as bases, de chegar de forma meio democratica a liderança do partido, depois praticar a dedocracia pura ( como aqueles professores q castigam.os alunos, esquecendo q foram alunos)..
Ou seja se Samito tivesse sido chumbado pelas bases, este problema.nao existiria.. ele entenderia q nao tem.apoio popular e iria a casa ou donde veio.
Mas nao, se preferiram cortamatos para decepar as aspiraçoes de um miltante e de forma injusta.

Ha q solucionar as causas, em todos problemas, para poder conter ou solucionar as consequencias..
Sempre deveria ser assim.

Esse jovem esta levantar moral e entusiasmo em muitos.. por tanto.. pode ganhar...
5Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Edgar Cubaliwa E ainda somos pedidos o sim ou o não num questionamento que parte de bases frágeis. Fica dificil
6Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Sergio Buque Né mais Lyndo A. Mondlane , tudo dito.
1Gerir


Gosto · 2 h


Ramalho Edson Paris Caro ilustre Egidio Vaz tou disconfiado dos seus posts de canhão
2Gerir


Gosto · 2 h


Isaias Jaime Massango Samito tera o meu voto sim mostrou maturidade .
2Gerir


Gosto · 2 h


Felix Vicente Acho que o malogrado Machel iria lhe deixar concorrer e quem sabe, iria lhe apoiar. Motivos:
Machel era anti corrupto e nao aceitaria essas brincadeiras de corrupção que hoje existe.
Tambem não aceitaria que se desprezasse o povo por um punhado de gente.
6Gerir


Gosto · 2 h


Fernando Caetano Deixem o jovem governar o país. Qual é o problema afinal?! Quando os jovens vão aprender a se apoiarem?! Esse tipo de pensamento, só dá vantagem os velhotes.
5Gerir


Gosto · 2 h


Abdullah Afonso Aba Ai não ha resposta samora morreu uma morte ate agora não esclarecida ,por isso ilustre deixe o passado,o caminho é a frente avamça samito.
2Gerir


Gosto · 2 h


Jabento Quetxoaio Achas que os ideais actuais da Frelimo se Samora estivesse vivo seriam os mesmos ? Peço ainda que visites algumas leis moçambicanas pois cada um é livre de escolher o seu partido . Se não sabias .... saiba desde já que a cantora Júlia Mwito é do partido dia e o marido é da oposição pois eles sabem alguma coisa das leis .
Pena da sua esposa ....
4Gerir


Gosto · 2 h


Rafik Abdala Eis a resposta desenhada e a cores..Gerir

8


Gosto · 2 h


Mamina Algy Aly Natu Se o Samora Machel estivesse vivo o Samorajr nao precisaria de se candidatar pra o município de Maputo pk isto estaria outro nível acredite.Gerir


Gosto · 2 h


Felisberto Amade Ibraimo Sim. Não seria primeiro caso no mundoGerir


Gosto · 2 h


Lenine Daniel Não é possivel ser se justo comigo mesmo ao responder sim ou não! Não concordo com as premissas!!!
1Gerir


Gosto · 2 h


Lyndo A. Mondlane È o.mesmo.q estava dizer eu.. se parte de premissas erroneas..Gerir


Gosto · 2 h


Lenine Daniel Isso aí Lyndo A. Mondlane não aceitemos ser arrastados nessa coisa de sim ou não, quando a pergunta em si é problemática!!! Fico louco quando vejo pessoas que pensam a fazerem isso. E, depois nos questionamos sobre a razão do País ser o que é. Não se constrói um país pensando desta forma.
2Gerir


Gosto · 2 h


Lyndo A. Mondlane Ha q ver samito no contexto actual, porq essas perguntas acabam.carecendo.de sentido..
3Gerir


Gosto · 2 h


Emildo Manhengue Sim.Gerir


Gosto · 2 h


Edgar Cubaliwa Se Samora estivesse vivo se reconheceria nesta Frelimo? A Frelimo seria o que é hoje?
3Gerir


Gosto · 2 h


Aguilario Salvador Ilustres Egídio Vaz , qual é o teu partido ? Espero resposta.
1Gerir


Gosto · 2 h


Tiago Valoi A resposta certa para as tuas perguntas Egídio é se Samora Machel pai estivesse vivo, o nome de Samito não teria sido excluído de forma milagrosa na lista dos pré candidatos para cabeça de lista. Portanto, ele teria concorrido e se calhar derrotado masdentro de um processo democrático e transparente. Oque não aconteceu! Ou seja, se Samora estivesse vivo as tuas questões nem fariam sentido porque isso não teria acontecido! Satisfeito?
8Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Não respondeste nada. Queria tanto apagar este texticulo. Mas amigo é amigo.
4Gerir


Gosto · 2 h


Tony Ferreira Egidio Vaz hehehehe
1Gerir


Gosto · 2 h


Adilson Mahomed Tajú Egidio Vaz meu caro, a tua pergunta, embora o teu desejo seja esse, requer mais do que um sim/não. Pois como bem foi exposto pelo Tiago Valoi. Ademais será sempre impossível saber se com Samora vivo a Frelimo seria a que temos hoje, se o país estaria neste rumo. E por ai vai.
1Gerir


Gosto · 39 min


Filipe Nhalungo Nao, olhando para tradiçao africana, quando morre chefe da familia casa fica ingovernavel.
1Gerir


Gosto · 2 h


Raimundo Chigarisso Tenho A admirado muito as publicações desse respeitado Egidio Vaz........
Mas essa não gostei muito pelo objectivo que ele pretende atingir é a maneira como descreve é no fim deixar a questão.
Nunca esperei isso da sua parte.
3Gerir


Gosto · 2 h


Fortuna Dalice Manguinde Junior NÃOGerir


Gosto · 2 h


Pires M'buana Kalembo Escovista nada disseste primeiro se ele estivesse vivo não estaria no poder pois a idade não ia lhe permitir!!
1Gerir


Gosto · 2 h


Sic Spirou Sim e não. Sim se ele fosse mais democrático... não se ele continuasse igual aos que ficaram.Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Se Samora estivesse vivo seria rico como o filho?Gerir


Gosto · 2 h


Sic Spirou Não o sabia rico! Mas de os camaradas dele Samora hoje estão "ricos" incluindo Guebuza (neste momento ele até gere a fortuna da filha falecida), resta saber como Samora lidaria com este aparato.
P.S. e faço te uma pergunta; se Samora fosse vivo a frelimo teria empresass? SPI uma delas se bem lembro!! Muitas perguntas que não terão respostas!Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Sic Spirou a Frelimo teria sim empresas. Todos partidos Comunistas da actualidade têm empresas. Com Samora não seria diferente.
1Gerir


Gosto · 2 h


Sic Spirou ....logo não vejo porquê o filho dele não ter o que deve ter!!
2Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Sic Spirou só ele é que não tem problemas. Quanta água benta!
1Gerir


Gosto · 2 h


Sic Spirou ...e já não são comunistas nesse caso; são partidos "imperialistas"! Não se coaduna com o ideal comunista essa acumulação de capital e com ferocidade que vemos nesses partidos.
2Gerir


Gosto · 2 h


Antonio Bote Egidio Vaz acho infeliz a pergunta.
1Gerir


Gosto · 1 h


Brazao Catopola Estas a pressupor que os filhos são geneticamente partidários? Poderia sim, desde que não concordasse com o pai e se julga se capaz de tomar outra direção.
2Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Pode ser mais CLARO?Gerir


Gosto · 2 h


Brazao Catopola Sim, podia se quisesse porque nada inibi, nem mesmo o fato do pai.Gerir


Gosto · 29 min


Assane Assuade A pergunta seria, se samora machel estivesse vivo, a frelimo iria eliminar samito e admitir quem nao estava na lista dos concorrentes?
2Gerir


Gosto · 2 h


Antonio Gomes Fora de qualquer contexto...mesmo num cenário de ficcao!Gerir


Gosto · 2 h


Ilidio Tale Sim, Nao, TalvezGerir


Gosto · 2 h


Puto Seleja Numa dessas celebrações do dia 19/10. Certo jornalista interceta o Fomer President Joaquim Chissano, eis que o mesmo pergunta: Se Samora Machel estivesse vivo...?
No seu jeito caracteristico calmo e sereno respondeu: Samora já não esta vivo.
Com isso quero dizer o seguinte "hoje é hoje" camarada Egidio Vaz. Analisemos hoje, as dinamicas de hoje, tendo em conta que hoje já temos uma população sociologicamente diferente a dos anos 70/80, mais alfabetizada e com outras demadas.
3Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Jayden Majo Joseph Se samora machel se estivesse vivo nem teriamos multipartidarismo nem eleicoes democraticas
1Gerir


Gosto · 2 h


Lukuekue Amani SIM...Gerir


Gosto · 2 h


Zarito Mutana EU ACREDITO QUE SE O MACHEL ESTIVESSE VIVO teríamos poucos lambibotas.
11Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Você precisa de um curandeiro! Estás consumido com maus espíritos. Só vê lambebotas em tudo. Até num pão vê lambebota.
Aviso aos visinhos deste Zarito para o resgatarem ao curandeiro mais próximo.
2Gerir


Gosto · 2 h


Benjamim Bccnuro Conjo
Gerir


Gosto · 2 h


Madlha Nhuku Kkkkkkkkkkk... Está agressivo istoGerir


Gosto · 2 h


Nelson Badaga Isso já deixou de ser um debate, fico triste com certas reações.Gerir


Gosto · 45 min


Sergio Conceição
Gerir


Gosto · 21 min


Simões António José Não!
1Gerir


Gosto · 2 h


Abdul Magide Sidi Hassam Se Samora estivesse vivo o quadro politico seria concerteza muito diferente...Gerir


Gosto · 2 h


Aiuba Oliveira Mtw Às vezes sinto decepção de si E.V.

Se Samora estivesse vivo a Frelimo não seria esta que temos hoje. Daí que a sua pergunta ou suposição não tem lugar. Bom dia
5Gerir


Gosto · 2 h


Mamba Mamba Mamba Execelente resposta a medida do cerebro dele. Bom dia e optimo final de semana antecepado.
1Gerir


Gosto · 2 h


Ibraimo Assane ValeuGerir


Gosto · 1 h


Adriano Biza Deixa o quadro fazer a vontade dele e dos que o apoiam. Se Samora estivesse vivo terias tido a oportunidade de fazeres estas perguntas, terias manifestado expressamente os seus endossos ao Dhlakama em várias etapas do seu pensamento e terias tido oportunidade de exercer o seu direito de mudar de opiniao tantas e quantas vezes nos brindastes. The context matter. Vamos ouvir o que ele e outros tem para oferecer a nós maputenses.
8Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Chief, you still owe a response. Please do that. Isto o que acabou de escrever é sofisma.
1Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz A pergunta não deve ser respondida com devaneios ou ataques ad hominen. That's bulshit Prof.
1Gerir


Gosto · 2 h


Fernando Sande Kkkkkkk dr Pepany pfundisseGerir


Gosto · 2 h


Adriano Biza Just mimicking your approach towards SMJr. It's also 'ataques ad hominen' and alike. Conversely to you I will not labelling your posture.

4Gerir


Gosto · Ver Tradução · 2 h


Sweepa O MozDemente NãoGerir


Gosto · 2 h


Marcio Morais Talvez sim talvez não
1Gerir


Gosto · 2 h


Fernando Seda NaoGerir


Gosto · 2 h


Edú Da Nora Se Samora estivesse vivo todos esses trafulhas estariam bem alinhados e o pais nao estaria metido de cabeça e pernas nessa crise financeira e social. A PAZ nao seria nossa preucupaçao nesse momento mas como vivemos de "Se Samora estivesse vivo" tudo isso esta acontecendo. Essa expressao oiço desde a infancia e é sempre sublinhada quando lamenta se o estado de deteorizaçao do Pais.

PS:sera que os jovens so foram feitos pra serem a seiva da naçao e nunca cabeça de lista/ concorrentes no seio da frelimo?
-sera que os jovens so servem pra fazer campanha?

WAKE UP BROTHER
1Gerir


Gosto · 2 h


Joaquim Mavone Se Samora estivesse VIVO ,o Samora Jr não Seria excluído desta maneira ,seria um processo democrática e ia se converser,logo n ia concorrer.Gerir


Gosto · 2 h


Adelino Branquinho Se a minha querida avó, não tivesse morrido, ainda hoje, estaria viva. Sim ou não. Este assunto, do Samito, deve ser observado com seriedade; e não como uma mera birra infantil. A história, não é estanque ela evoluí. Estarmos a fazer suposições, caímos em erro de estagnação política.
7Gerir


Gosto · 2 h


Luciano Mapanga Gosto.Gerir


Gosto · 1 h


Dinis Francisco Cossa Eu acho que não, até não chegaria esse extremo porque talvez ocuparia uma posição previligiada.
1Gerir


Gosto · 2 h


Benjamim Bccnuro Conjo NãoGerir


Gosto · 2 h


Sergio Serpa Salvador Respostas fechadas como estas, deveriam ser acompanhadas com argumentação. É difícil responder a essa pergunta. Quem a Frelimo de facto? Se não foram as bases a legitimar o seu afastamento. Deixem Samora jr à vontade. Deixem os munícipes de mpt terem mais opções. Faça a pré-campanha do seu partido.
5Gerir


Gosto · 2 h


Macedo Mário Franque Alface Se samora machel se estivesse vivo, o samito n ia se candidatar, mas sim proclamado.
1Gerir


Gosto · 2 h


Sonya Mondlane " Se" ... Ele já é candidato. O que importa é o que virá. Concentrem se nisso
2Gerir


Gosto · 2 h


Shelio Chaia Egidio Vaz, espera aí porque eu também tenho outra pergunta para ti, não conheci pessoalmente o Samora moisés machelmas pelo leque de discursos que tenho dele e videos inspiradores de um homem sensato, integro e muito mais que não posso terminar aqui de mencionar, será que teriamos uma FRELIMO que se mostra dividido com duas alas tão antagonicas ????
3Gerir


Gosto · 2 h


Arnold Lawes E.V está muito equivocado, se Samora estivesse vivo estaríamos ainda em guerra, e no Monopartidarismo.Gerir


Gosto · 2 h


Elias Valente Langa O país precisa de homens como Sanito. ParabénsGerir


Gosto · 2 h


Ibraimo Assane Essa pergunta foi mal formada, me parece ser indutiva mas seja como for o Samor Jr. Está lá os que não gostarem terão que se habituar
1Gerir


Gosto · 2 h


Mateus Moiane Se Samora Machel estivesse vivo, teriamos que abordar muitos assuntos, antes de chegarmos ao Samito.
1Gerir


Gosto · 2 h


Elias Valente Langa A minha pergunta é essa a crences na Frelimo ou não? Os nossos historiadores e políticos só vê problemas quando são dos partidos da oposição.
1Gerir


Gosto · 1 h


Elias Valente Langa SimGerir


Gosto · 1 h


Madlha Nhuku Só que ha uma coisa que me intriga aqui no meu mano o ilustre Egídio Vaz.Antes nao se batia pela renamo?Nós todos aqui no fb sabemos disso,pois que até corroborávamos com o mesmo. É claro que todo mundo está livre de militar ou apoiar a quem quiser.Mas,por quê ilustre desta sua NHONGWA para com o jovem Samito Jr?Ontem o senhor nao era "anti-frelimo"? E como é que hoje aparece com esta CARA?Só o senhor é que tem o direito exclusivo de pular de galho em galho?Nos poupe,faxavor
Gilder Anibal,anda curar seus KIWISTAS aqui
1Gerir


Gosto · 1 h · Editado


Vagner Basilio To rindo. KkkkkGerir


Gosto · 1 h


Jeronimo Matsolo Se Samora fosse vivo não haveria democracia logo não haveria municipalização logo a pergunta não faz sentido kkkkkk
2Gerir


Gosto · 1 h


Paulo Muhate Se Samora fosse vivo a Frelimo de hoje não existiria e Samito não tinha de fazer as coisas como está a fazer hoje. Está ação dele hoje deve ser entendido como a reencarnação do presidente Samora Maciel
3Gerir


Gosto · 1 h


Valerio Alexandre Mas que pergunta descabida...
1Gerir


Gosto · 1 h


Rui Purrula Estamos em contextos e um país diferenteGerir


Gosto · 1 h · Editado


Inocencio Fernando Mondlane NÃOGerir


Gosto · 1 h


Aulate De Almeida Dino NaoGerir


Gosto · 1 h


Amilcar Joaquim Inguane naoGerir


Gosto · 1 h


Ernesto Nhaule Se Samora estivesse vivo o comportamento da Frelimo não seria este que acontece actualmente, dai que nem haveria probabilidade de cisão partidária... Mas respondendo a pergunta do ilustre E. Vaz, penso que Samito não ia se atrever...
1Gerir


Gosto · 1 h


Aulate De Almeida Dino Nota: Egidio Vaz, tu pediste resposta tipo: Sim ou Nao, agora estes textos grandes aqui? porque mesmo? kkkkkkkkGerir


Gosto · 1 h


Stella G. Sousa Ferrao Sao contextos diferentes. E Samora pai tinha outro tipo de abordagem.Gerir


Gosto · 1 h


Antonio Bote simples quanto isso, Samora Machel nao esta vivo, a unica pessoa que pode estar ao lado dele e a mae.
3Gerir


Gosto · 1 h


Constancio Nguja Claro que nao precisaria neh? O pai decidiria que o filho fosse o candidato, ponto final.
2Gerir


Gosto · 1 h


Pedro Chavane Acredito que antes de formular a perguntas já tinhas a resposta.
1Gerir


Gosto · 1 h · Editado


Muzila Wagner Nhatsave Egidio sai la desse assunto. o que esta em causa nao e isso e tu sabes. Estamos fartos de trafulhices e falta de seriedade no nosso partido. Os sinais de ebuliçao foram dados ha muito tempo. Ao inves de resoçlverem o assunto preferiram ser arrogantes e petulantes. Nenhum membro com o minimo de honestidade esta contra ele. As pessoas so estavam a espera de aparecer alguem com culhoes para dizer basta. Pergunta aos teus amigos quanto saiu de dinheiro ontem no Jantar. Uma vergonha . ninguem foi ao seu bolso para isso. Aprendam a ler os sinais meu caro. sou da casa e conheço como funcionam as coisas. Aguarda traiçao meu irmao. Se ate os filhos estao a dizer aos pais que estao com ele.
11Gerir


Gosto · 1 h


Muzila Wagner Nhatsave Nao nos desviemos do cerne da questao com essas distraçoes Egidio Vaz
1Gerir


Gosto · 1 h


Egidio Vaz Estou atentoGerir


Gosto · 1 h


Paulo Muhate Caro Constancio, Samora Machel foi dos poucos líderes mundiais que praticou nepotismo daí que não vejo ele a “ colocar” samito jr. na presidência de Maputo Cidade.Gerir


Gosto · 1 h


Constantino Joao Antes de mais, há que perceber que por de traz de Samito estão grandes figuras influentes dentro da Frelimo que não se revêem com o rumo em que o partido se transformou e está a seguir. Muitas dessas figuras foram próximas de Samora Machel.
Eu perguntaria ao Dr Egídio: Se Samora estivesse vivo estaria alinhado com essa máfia que se instalou dentro do partido Frelimo? Não acha que romper com actual "máquina" seria honrar a memória e os ideais de Samora Machel?
8Gerir


Gosto · 1 h


Carlos Nuno Castel-Branco Samora Machel morreu há 32 anos. Nestas três décadas o país, a região e o mundo mudaram de tal forma que seria improvável que Samora não tivesse sido parte dessas mudanças, como sujeito e como súbdito da história. Hoje teria 85 anos, se fosse vivo, e ou não estaria na política activa, ou, se ainda estivesse, seria provavelmente um dinossauro como tantos presidentes africanos que entram e esquecem de sair. O Samora de há 32 anos, e o contexto político e histórico de que ele foi parte, seriam muito diferentes hoje, ou seriam irrelevantes. Portanto, a pergunta deste post não é muito sensata nem útil.

Para responder a essa pergunta, seria necessário considerar questões mais fundamentais, do tipo: 1) seria Samora relevante hoje? 2) estaria Samora na Frelimo hoje? 3) teria Samora resistido politicamente? 4) o que representaria Samora hoje? 5) como seria Samora hoje? 6) seria o Júnior o que é e teria alguma relevância? 7) que forças históricas são relevantes, além de Samora, fora do controlo de Samora e formadoras do Samora como ser social, e que opções estariam hoje em disputa?

Tudo isto vem muito antes da pergunta sobre se o Júnior, com Samora vivo, concorreria como independente.

Neste mundo, não há nada que nunca morra, nem o próprio universo viverá para sempre, quanto mais a Frelimo, ou a época de Samora, ou as minas de rubis, ou os paraísos fiscais, ou as forças que assassinam para expropriar terras, ou o modelo extractivo de construção social, política e económica.

Tudo muda, e se tudo muda, porque devemos ter medo da mudança?

O que seria um manifesto Samoriano para a cidade de Maputo hoje? Em que premissas e análises se basearia, que prioridades definiria, que opções e caminhos escolheria e como seria debatido e implementado num contexto de profunda crise económica e crise de identidade e credibilidade institucional, política e de entendimento da nossa história? Nem sequer conseguiríamos responder consensualmente a esta questão porque nem estamos consensualmente de acordo sobre o que seria ser Samoriano, se é que existe isso.

Mas um dia espero ver todo este tempo e energia usados para discutir as ideias, os manifestos, as premissas, as análises, as opções, os caminhos e o envolvimento de cada um, em vez de uma batalha inglória sobre nomes, lealdades e, até, sobre um pouco de feitiçaria futurística.
26Gerir


Gosto · 1 h


Guilherme Noronha SIM. SIM!Gerir


Gosto · 1 h


Sergio Matos Adriano Biza....ele disse para responder SIM ou NÃO exactamente para não o embaraçar.Gerir


Gosto · 1 h


Roberto Lamba Poderia concorrer sim pelo Municipio de Maputo por ser sua vontade propriaGerir


Gosto · 1 h


Antonio Bote “Eu sou mãe, enquanto outras pessoas pensam com a cabeça e outros sentirão com o coração, para mim é o umbigo que fala. Eu estou aqui como cidadã e como membro da Frelimo, mas sou mãe e as pessoas têm de se lembrar de uma coisa: a Josina não está aqui, o Samora não está aqui. A única pessoa que pode estar ao lado do Samito para aconselhar ou não aconselhar… Há de haver muitos mas mãe é só esta. Não há outra”, afirmou.
2Gerir


Gosto · 1 h


Sergio Conceição Ela expressou-se muito bem. Que mãe deixaria de apoiar o seu filho? Força Samito!Gerir


Gosto · 18 min


Elio Jonasse Meu amigo e jovem Vaz, outros tempos, outros ventos.
2Gerir


Gosto · 1 h


Egidio Rodrigues Dificil analisar porque se Samora Estivesse vivo, Samito nao precisaria de Concorrer contra vontade do partido.Gerir


Gosto · 1 h


Magacebe Majacunene Se Samora estivesse vivo a Organizacao continuaria com uma coesao positiva e dai o seu nao teria razoes para derivar para outra.
A coesao negativa leva a Organizacao a sugeitar-se a visao do nucleo dicisorio de momento.Gerir


Gosto · 1 h


Vagner Basilio Vou continuar me alimentando das vossas posições.Gerir


Gosto · 1 h


Naine Mondlane Não, Não!Gerir


Gosto · 59 min


Obadias Mazive Olha, dr Vaz, é deficil responder sem argumentar. Mas é assim, os ideiais de Samora na Frelimo foram rompidos pela ambição, clientísmo, favoritísmo e oportunísmo a favor dos poderosos, não do povo. Onde cada um luta para chegar ao poder para se enriquecer.
3Gerir


Gosto · 49 min


Damiao Simango Eu neste momento estou a tento para no futuro ver o que os historiadores, os politologos e outros cientistas sociais vão trazer no debate público sobre todas estas metamorfoses política que os actores políticos nacionais nos proporcionam desde o caso MDM falo dos acontecimentos da passagem para o outro lado do murro, passando pela diplomacia silenciosa de Nyusi/Dlakama, até este do Samora Jr. Uma coisa é certa há uma nova história que poderá ser inscrita na arena política nacional incluindo um possível novo vocabulário político.Gerir


Gosto · 48 min


Desidério Chambo A vontade da Frelimo seria ser Samora Junior a concorrerGerir


Gosto · 45 min


Elton Parruque NãoGerir


Gosto · 43 min


Initovitch Gulupov Nao...SMJr nao ia concorrer pois nao teria motivos/razoes para tal nem teriamos a FRE que temos hoje. Foca te nas razões que ditaram esta decisao do SMJr em concorrer fora do seu partido.
2Gerir


Gosto · 41 min


Lúcio Langaa se Machel estivesse vivo, Samito ia concorrer e perder limpo ou mesmo ganhar limpo. talvez, ja que é tudo se se se...Gerir


Gosto · 38 min


Samuel Bernabe A verdade é que Samora Machel já não existe e tudo é possível hoje.Gerir


Gosto · 38 min


Bob Liss Nengum Frelimista seria contraGerir


Gosto · 35 min


Ana Ouana Está consumado.
1Gerir


Gosto · 30 min


Ressano Macanze Granda provocação! HeheheGerir


Gosto · 29 min


Adriano Nuvunga Pelo que sei, o Egidio Vaz é um historiador e dos bons. A história é uma ciéncia com metodologia própria que exige responsabilidade dos seus profissionais. O debate aqui lançado parece não se conformar aos métodos de trabalho da ciência de que o Vaz é professional.
8Gerir


Gosto · 28 min


Eliseu Soares Olha se o Samora estivesse vive o Samito nem teria necessidade de concorrer dentro do Partido Frelimo, e nem teriamos esta confusao que andava escondida a bastante tempo no partidao.Outros poderao seguir o exemplo de Samito, agora podem perceber que e possivel pensar diferente.
2Gerir


Gosto · 25 min


Kamal Badrú A pergunta coerente devia ser
Será que se Samora estivesse vivo teríamos conflitos internos no nosso partido?
Será que se Samora estivesse vivo iria se gerir o partido com objectivo de satisfazer o estômago pessoal?
2Gerir


Gosto · 19 min


Elecas António As vezes o Vaz decepçiona pela pior.
Ter uma mente refém de certos partidos faz muitas pessoas do famoso Kiwistas.

Um académico, volta no passado pra fazer uma analise de "imaginemos "
5Gerir


Gosto · 16 min


Costa Manhiça Ha muitas coisas que aconteceram no pais mas se o Samora estivesse vivo nao teriam acontecidoGerir


Gosto · 14 min


Edwin Hounnou As condições mudaram bastante. Nada se pode comparar.Gerir


Gosto · 14 min


Niz Tambira Porquê o partido está preocupado com isso? Esse samora é ou não é cidadão? Então se isso tem repercussão que tem, a candidatura do samito, deve ser porque temem que o fantasma do samora reapareça como autoridade moral recusada na
consciência dos camaradasGerir


Gosto · 11 min


Egidio Filipe Tembe Se Samora estivesse vivo, não haveria eleições. Seria simplesmente apontado ao cargo.Gerir


Gosto · 10 min

Sem comentários: