quarta-feira, 1 de agosto de 2018

MAIS UMA AULA PARA OS NOSSOS JUIZES-LIÇÃO NÚMERO 2 Por Nini Satar

Momade Assife Abdul Satar adicionou 2 fotos novas.
MAIS UMA AULA PARA OS NOSSOS JUIZES-LIÇÃO NÚMERO 2
Por Nini Satar
No dia 28 de Novembro do corrente ano postei nesta minha página do Facebook uma matéria com conteúdo semelhante a esta matéria que posto hoje: tratou-se da lição número 1 para os nossos juízes da instrução criminal.
Alguns jornais da praça, dada a relevância da matéria tratada no post do dia 28 de Novembro, entenderam por bem inserir o texto nas páginas dos seus jornais. Quero aproveitar esta oportunidade para manifestar a minha profunda gratidão a esses jornais que desta forma contribuem para a formação da opinião pública.
Muitos dos meus leitores me têm perguntado por que razão eu, Nini Satar, ataco o nosso judiciário, sendo que me encontro em liberdade e resido fora de Moçambique. Aproveito este ensejo para responder aos meus amigos leitores e seguidores que me mandam conselhos e me questionam sobre os meus comentários e criticas ao funcionamento do nosso judiciário. Assumo que perco diariamente cerca de uma hora a escrever estes meus artigos que denunciam a podridão do nosso judiciário.
Meus amigos, eu Nini Satar fiquei preso durante 13 anos e meio, a cumprir uma pena de um crime que não cometi. Como podem imaginar, durante este longo e penoso período de reclusão injusta conheci e convivi com muitos reclusos inocentes a cumprirem penas injustamente impostas pelo nosso judiciário em resultado do seu mau funcionamento. É difícil dizer o número exacto de presos nesta situação de actuação arbitrária, irresponsável, podre, degradante e injusta dos nossos órgãos de administração da justiça. Falo de números de acima de mil pessoas! Não é nada fácil, é revoltante, intrigante, cria repulsa, cólera e ira permanecer meses na cadeia a cumprir pena de crime que não se cometeu.
Eu, Nini Satar, não fugi da cadeia. Depois de um longo período de reclusão injusta, reunindo os requisitos legais para beneficiar da liberdade condicional, fiz o necessário pedido e com a concordância da autoridade penitenciária, que promoveu a minha soltura, o tribunal me concedeu a libertação. Logo que sai da cadeia disse claramente que tinha empresas e negócios fora de Moçambique. E porque precisava, igualmente, de cuidados médicos que, infelizmente, o nosso país ainda não oferece, pedi a devida autorização ao tribunal para que saísse para o estrangeiro e esta solicitação foi aceite pelo competente tribunal. Por isso, estou legalmente fora do país. E como sempre digo, logo que terminar o meu tratamento voltarei a Moçambique.
Qualquer cidadão moçambicano que tivesse sido vítima da má actuação do judiciário não faria diferente de mim, a não ser que fosse cobarde. E eu não sou cobarde. Sempre denunciarei a podridão do nosso judiciário até que as coisas mudem. Vou dar um pequeno exemplo da actuação putrefacta do nosso judiciário. André Timane foi condenado em tempos pelo juiz Augusto Paulino a uma pena de 23 anos de prisão maior. Cumpridos 12 anos de prisão, o Tribunal Superior de Recurso inocentou este cidadão. Repito: o juiz Augusto Paulino condenou um inocente a 23 anos de prisão maior para depois de a pessoa cumprir 12 anos aparecer um tribunal do mesmo sistema e país a inocentar o cidadão. Que justiça é esta? Não há outro termo para qualificá-la se não de justiça Podre. Em Moçambique não existe justiça!
Outro exemplo: Todos se lembram, certamente, do caso Albano Silva. Nós os réus fomos pronunciados pelo juiz Augusto Paulino no ano de 2002. Todos decidimos não recorrer da decisão mas como o juiz havia se esquecido de pronunciar um dos réus, o ofendido no processo, o Albano Silva decidiu recorrer para o Tribunal Supremo. Os Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo guardaram o processo na gaveta e passados 6 anos, num dia desses, talvez porque nesse dia acordaram bem dispostos, decidiram analisá-lo. O escrivão do processo, na sua revisão, já havia detectado uma grave irregularidade processual: que o recurso era intempestivo. Os Juízes Conselheiros, ordenaram a baixa do processo sem julgamento da matéria do recurso, dando provimento à observação do escrivão.
Meus amigos, fãs e seguidores, o processo ficou 6 anos no Tribunal Supremo sem julgamento. Falo de um processo de réus presos! Estes 6 anos acrescidos dos 2 anos de instrução contraditória, totalizam 8 anos. Foram 8 anos de espera para se ouvir do Tribunal Supremo apenas isto: que o recurso era intempestivo! Quando o juiz Paulino aceitou o recurso sabia perfeitamente que o mesmo estava fora do prazo pois fora alertado pelo escrivão Cossa, na altura seu escrivão, mas fez-se de mudo, surdo e cego, aceitando o recurso e o mandando subir para o supremo.
8 anos depois da prisão o processo foi julgado só que na altura o juiz já não era o Augusto Paulino mas sim o juiz Dimas Maroa e todos os réus foram absolvidos.
A pergunta que não me deixa calar é: 8 anos de prisão preventiva? Isto é justiça que funciona? Tenho de me calar diante destas atrocidades? 8 anos a espera de julgamento?
Os juízes, alguns dos quais até se arrogam conhecedores da lei, recebem ordens e intimações da Procuradoria para prejudicar inocentes. O povo moçambicano quer ver os tubarões na cadeia e não o peixe miúdo. Mas a Procuradoria não tem coragem para servir devidamente o seu povo.
Durante vários meses tenho dito nesta minha página do Facebook, de forma insistente e reiterada, que alguns dos nossos juízes são burros e manipuláveis. Quando recebem instruções da PGR, da Procuradoria da Republica da Cidade de Maputo ou do SERNIC (antiga PIC) para prender determinada pessoa ou fazer arresto de bens, os juízes da instrução obedecem cegamente as instruções. Pegam nas suas esferográficas e ordenam as capturas e/ou os arrestos dos bens. Não investigam nem analisam os fundamentos dos pedidos das prisões e dos arrestos. Não estudam os processos. Mais para a frente vou narrar um facto arrepiante e esclarecedor desta actuação torpe dos nossos juízes mas antes vou ainda tecer alguns comentários introdutórios.
Quando um juiz da causa recebe uma acusação provisória do M. P e quando o processo deva seguir para instrução contraditória, o juiz, como é de lei, notifica o arguido da acusação provisória-artigo 352 do C. P. Penal. Na instrução contraditória o arguido procura mobilizar provas para enfraquecer a acusação, mostrando a sua inocência e procurando obter ilibação dos crimes imputados. De seguida o juiz ouve o réu e o M. P para argumentarem sobre a prova produzida na instrução contraditória-artigo 363 do C. P. Penal- e esta é a oportunidade que a lei oferece à defesa para rebater a acusação tendo em conta a prova produzida nas diligências da instrução contraditória, mas é também uma soberana oportunidade para o M. P, em face da prova produzida nesta fase processual que é dirigida pelo juiz, manter, modificar ou retirar a sua acusação. Porque ao M. P não cabe acusar a todo o custo. O M. P quando entenda que a prova produzida na instrução contraditória retira força à sua acusação provisória deve retirá-la -artigo 346 do C. P. Penal.
O que acontece, tristemente, no nosso país é que o M. P acusa definitivamente, a todo o custo. É aqui que se esperava que os juízes brilhassem, que mostrassem ao M. P, aos cidadãos e ao povo em geral, como funciona a justiça! Os juízes deviam com base na prova produzida na instrução contraditória receber ou rejeitar a acusação, trazendo argumentação que fizesse análise da nova prova resultante desta fase processual, mas infelizmente que estes não fazem mais do quecopy and past da acusação provisória. Ignoram completamente a nova prova surgida na instrução contraditória.
Todos nós sabemos que, contrariamente ao plasmado na lei, o nosso M. P nunca se abstém de acusar-artigos 349 e 362 do C. P. Penal e ainda o artigo 26 do Decreto-Lei no 35007, de 13 de Outubro de 1945. O nosso M. P, talvez por busca desenfreada de números de acusados, acusa a todo o custo, chegando ao ridículo de produzir acusações vergonhosas e sem nexo. Se os nossos juízes fossem bons aproveitavam esta fraqueza do M. P para brilharem nas suas carreiras mas, como disse acima, caiem no mesmo ridículo, reproduzindo estas acusações sem nexo, copiando até os pontos e vírgulas.
Vou agora vos falar do caso Embraer. Este caso está a mexer com Moçambique já há algumas semanas. Eu, Nini Satar, fiz chegar em primeira mão a informação de que o M. P deu ordens a uma juíza, chamada Ludovina, para que esta emitisse mandados de captura contra José Viegas, Mateus Zimba e Paulo Zucula. Mas eu vos digo que o M. P não devia dar ordens a juíza. Devia, isso sim, promover a captura das pessoas. É assim que manda a lei. Em todo o mundo as coisas funcionam desta forma. Mas em Moçambique o M. P produz um rascunho e manda o juiz assinar e, zás, temos fulano e beltrano na cadeia. A juíza nem sequer estudou o processo para aferir da consistência dos motivos para a captura. Como em irei vos provar nas linhas que se seguem.
Os cidadãos que se mandou capturar são figuras públicas, tem domicílios conhecidos, a liberdade é a regra e a prisão excepção. Estas capturas só não foram executadas na 2a feira da semana passada, dia 04, porque houve vazamento da informação. Na quarta-feira, dia 6, por volta das 13:30hrs, os três arguidos foram finalmente presos.
Que se compreenda que não estou contra a prisão de quem quer que seja. Entendo apenas que existem pressupostos para a prisão preventiva: o receio fundado de perturbação da instrução dos autos, da continuação da actividade criminosa e de fuga. Será que estas figuras públicas oferecem estes receios?
Temos vários exemplos de figuras públicas que foram julgadas em liberdade. É o caso do antigo ministro Manhedje, do antigo ministro Abdulremane, do antigo ministro Mungwambe e mais recentemente da Sra. Setina Titosse que, apesar de ter sido presa, chegou no julgamento em liberdade provisória.
No caso do Zucula foi até ordenado o arresto de um seu complexo turístico sito algures em Vilanculos. Deslocou-se para Vilanculos um oficial do Gabinete Central de Combate á Corrupção(GCCC), acompanhado de um escrivão e de um oficial da justiça. A ideia era a busca e apreensão deste complexo, que implicaria o seu encerramento, com a retirada de turistas estrangeiros que escolheram este local para o seu repouso, como também a perda de emprego dos vários trabalhadores do complexo.
O único argumento para a apreensão deste complexo é o de que o mesmo foi adquirido com fundos duvidosos e se procura fazer uma ponte com um negócio de imóvel entre o Zucula e o Zimba. Mas tenho conhecimento que este complexo foi construído em 1992, muito antes de Zucula ser Ministro. Esta instância turística não tem nada a ver com o imóvel do negócio entre o Zucula e o Zimba, apesar de se encontrar dentro do complexo turístico pertencente ao Zucula. Também sei que o dinheiro com que Mateus Zimba fez o pagamento do imóvel que comprou do Zucula foi transferido através de uma conta de um banco sito em São Tomé e Príncipe e para o dinheiro chegar nas mãos deste seguiu um circuito bancário transparente, passando pelo Banco de Moçambique. Se fosse de facto dinheiro de corrupção seguiria este circuito, deixando rastos? Pensam os procuradores e a juíza que ordenaram a busca e apreensão do complexo turístico que Zucula e Zimba são burros para não esconderem rastos de dinheiro de corrupção?
Se o imóvel do Zimba é que é o objecto do crime porque apreender o complexo do Zucula? Este imóvel não tem valor próximo do valor do complexo. Como entender que um complexo de valor muito superior ao valor de um imóvel sito no mesmo complexo seja todo ele apreendido por causa deste imóvel? Não faz sentido isso. Não cabe na cabeça de ninguém.
Mas todos nós sabemos que a Procuradoria quer e gosta de mostrar trabalho. Quando foi da vez da apresentação do relatório da Kroll, para desviar atenções, apareceram com estórias de mandado de captura contra mim, Nini Satar, no dia 25 de Abril. E para tornar o espectáculo interessante quiseram-me associar a fuga de dois presos cuja a própria PGR mandou retirar-se do carro celular da PIC e mais tarde veio a saber-se que a própria PGR mandou matar os dois indivíduos. E digo isto sem medo algum porque posso provar. Neste mesmo período, com o objectivo de desviar atenções sobre o relatório da Kroll, a PGR mandou condenar o antigo ministro da Justiça, Abdulremane Lino de Almeida, pedindo pena máxima. Mas o juiz foi cauteloso e condenou-lhe a uma pena justa.
A Procuradoria pretendia que o ex-ministro Lino de Almeida fosse condenado cerca de 20 anos por ter usado indevidamente perto de 20 mil dólares. Tudo isto para mostrar serviço e desviar atenções.
Neste momento os doadores internacionais exigem a prisão imediata e sem contemplações das pessoas que desviaram mais de dois biliões de dólares e a PGR, no seu estilo característico, tinha de encontrar e inventou um bode expiatório: caso Embraer.
E todos nós sabemos que a intenção é de a todo o custo se envolver neste caso o Paulo Zucula para se dizer que se fez trabalho. Que se prendeu um antigo ministro! A PGR tenta a todo o custo desviar a atenção do povo. E como a maioria do povo nada entende da justiça, vai acreditando que a Procuradoria está a trabalhar e deste modo se vai deixando os graúdos que desgraçaram a República fora dos calabouços.
A bem pouco tempo escrevi nesta minha página de Facebook sobre a forma humilhante como foi preso o Rofino Licuco. O Licuco havia apresentado uma queixa contra a juíza. Foi notificado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial para prestar seu depoimento em relação à sua queixa. Chegado no local da audição a PGR promoveu um espetáculo gratuito, mandando agentes do SERNIC arrastá-lo como se de um boi se tratasse a ser levado para o matadouro. Postei imagens desta prisão vergonhosa nesta minha página. Esta prisão resultou de ordens verbais da procuradoria para uma juíza e quando o Rofino chegou à cadeia da Machava não tinha mandado de captura. Porque a cadeia se recusou a recebê-lo nestas condições teve de aguardar uma hora para a emissão do mandado e consequente ingresso na penitenciaria. Que vergonha!!!
Eu, Nini Satar, fui o primeiro moçambicano a dizer que a prisão do Rofino era inconstitucional. Esta matéria foi publicada nesta minha página do Facebook e replicada em alguns jornais da praça. Mas tanto a procuradoria como o tribunal fizeram ouvidos de mercador. Os advogados do Licuco interpuseram recurso e teve que se aguardar intervenção do Conselho Constitucional que declarou de inconstitucional a prisão e só desta forma este cidadão foi liberto.
As perguntas que não me deixam calar são:
Como ficou a Procuradoria diante deste cenário vergonhoso e repugnante?Como ficou a juíza em face deste episódio triste e ultrajante?
Infelizmente que estas pessoas, estes procuradores e juízes, não têm vergonha na cara! São magistrados de meia tigela. Fica a ideia que não foram a escola. Parece que não tiveram o mínimo da educação religiosa e familiar que formata a mente humana e a sua consciência a sentir vergonha.
Meus amigos, as redes sociais difundem informação em meio segundo. Fico desapontado com os meus concidadãos que assistem a estas arbitrariedades da nossa justiça e não reagem. Ficam impávidos e serenos. Chega de lamentações nas redes sociais!
É chegado o momento de arregaçarmos as mangas e exigir de quem nomeia estes magistrados que os demita sem contemplações!
Temos de pensar num cenário em que o Presidente da República não nomeia nem demite o Procurador-Geral da República, o Presidente do Tribunal Supremo, o Presidente do Conselho Constitucional e o Presidente do Tribunal Administrativo. A verdadeira separação dos poderes Executivo e Judicial exige um cenário em que os dirigentes máximos destes órgãos da Administração da Justiça devam ser eleitos pelos seus pares.
Enquanto o quadro constitucional não se altera o povo moçambicano deve revoltar-se! E os nossos políticos que dirigem o Governo do dia devem ter inteligência suficiente para compreender que a paciência tem limites .Que o Povo pode se revoltar um dia.
E o dia de o povo moçambicano se revoltar contra a inoperância da nossa justiça e em particular da nossa PGR, ese dia, meus caros amigos, chegou! A PGR deve ser demitida em bloco! De cima para baixo! Desde a Procuradora-Geral da República, os Procuradores-Gerais Adjuntos, os Procuradores Chefes Provinciais e os Procuradores Chefes Distritais. Todos devem cair em bloco. Não basta tirar a Beatriz Buchilli e colocar por exemplo o Mucobora ou outro do mesmo perfil! Deve se varrer todo o colectivo porque a podridão desta nossa PGR é sistémica. Precisamos de outro perfil de Procuradores.
O Povo é soberano! Reclamações das redes sociais e das esquinas devem acabar. O Povo deve denunciar, pressionar e exigir o fim do abuso do poder da PGR; a impunidade dos tubarões deve acabar!!!
No dia da detenção dos suspeitos no “caso Embraer” a Procuradoria pôs circular uma nota de imprensa do Gabinete Central de Combate à Corrupção que informa da detenção de José Ricardo Zuzarte Viegas, antigo PCA da LAM, Paulo Francisco Zucula, antigo Ministro dos Transportes e Comunicações e Mateus Lisboa Gentil Zimba, antigo Gestor Sénior da Sasol Petroleum Temane. Precisava a PGR de produzir esta nota de imprensa? E o principio de presunção da inocência de que sou acérrimo defensor onde fica? Precisa a PGR que o Conselho Constitucional venha lhe ensinar, novamente, a respeitar este principio?
Imaginem, meus amigos, fãs e seguidores: como disse anteriormente que os nossos juízes não lêem os processos que lhes chegam às mãos, apenas limitam-se a obedecer ordens da Procuradoria.
No dia 7 de Dezembro, dia imediato à detenção dos suspeitos, o tribunal decidiu legalizar a sua prisão. E sabem quem foi a juíza encarregue de legalizar a prisão? Foi a mesma juíza que assinou os mandados de captura, drª Ludovina!
Sabem por que emitiu os mandados de captura e depois os soltou? Porque ela, a juíza, recebeu uma chamada telefónica da Procuradoria para emitir os três mandados de captura e nem sequer leu o processo. Soltou-lhes porque depois de já ter analisado o processo verificou que não havia matéria bastante para mantê-los presos. Coisa que teria descoberto antes de emitir de assinar os mandados se tivesse lido o processo.
Até dá a sensação de que o nosso Palácio da Justiça está completamente falido. Promove prisões arbitrárias para depois caucionar em valores absurdos. A Procuradoria, mais uma vez, passou vergonha em mandar prender os três cidadãos meramente por 24 horas. Queria mostrar serviço aos doadores até se deu ao luxo de distribuir comunicados sobre a detenção por todas as embaixadas acreditadas em Moçambique.
Só o povo pode parar estas atrocidades jurídicas!!!
Nini Satar
Flora Honeywell Manuel, Wagner Mocxinho DA TG, Bob Lee Swager e 597 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Mindo D'avila
Mindo D'avila A Renamo nas rondas das Negociações sempre exigiu a separação de Poderes, o erro esta em nomeacoes, permite muito manobras e lambe-botismo. No Brasil onde neste momento ocorre a Lava Jato o Politico e Ricos influentes estao a dancar musica dos juízes isto porque estes sao independentes, sao votados em órgãos próprios e não nomeados arbitrariamente por alguém a seu belo prazer.
A nossa constituição precisa de ser mexida, ela não é bíblia, o partido FRELIMO tem que perceber isso.

Estamos cansados de nos fazer tomar Sopa com garfo.
Gerir
Martinho Celso Elias
Martinho Celso Elias Até a própria Bíblia tem o 2o Testamento, porque mostra k existe algo k deve ser atualizada de acordo com a realidade.
Gerir
Mindo D'avila
Mindo D'avila Verdade meu caro!
Gerir
Feliciano Mugote
Feliciano Mugote A frelimo já pecebeu isto a muito tempo, de maneira nenhuma ela vai tudo conforme, porque todos do tecido admistrativo do país estão em problemas graves com o povo, e o povo é a base para eliminar todos eles.
Gerir
Scheila Sitoe
Scheila Sitoe Eu scheila Sitoe não estudei Direito como tal, (terminei na introdução ao mesmo, tenho noções de Dto internacional público e privado e por fim Dto Constitucional Mas todas cadeiras dispensei por empenho e boa argumentação) enfim...

Parabéns pela Su
blime explicação, simples compreensão, mas mesmo assim esses não vão compreender faltou talvez um Fluxograma/ banda desenhada ou sei lá...

Mas Nini, o problema de fundo na minha percepção não está nas pessoas (não julgo muito a incapacidade, ou falta de domínio na matéria, alguns deles foram bons Estudantes sabem o que fazem.
O problema Aqui está no Sistema na GENEralidade (O mindset foi construído dessa forma nem que se mudem as pessoas em "Dominó" dificilmente teremos resultados plausíveis, aqui trabalham sob ordens da Camisola, a performance se mede pelo lambibotismo, as cláusulas contratuais fazem jus à corrupção.
Então estazaver neh. . não será tarefa por resolver na geração dos nossos netos tão pouco na nossa. 
Mas a Luta continua!
Gerir
Nelson Munequele
Nelson Munequele Fxo das palavras dela as minhas
Gerir
Abdul Kalu
Abdul Kalu Muito bem dito.
Gerir
Francisco Albino Inrugula
Francisco Albino Inrugula O problema do medo foi mais incutido na zona sul, e ai onde as coisas deveriam ter o cenário totalmente diferente, nossos irmãos do centro e norte se for para reclamar para mudanças se fazem nas ruas e fazem o que deve ser feito, temos tbm o exemplo do povo da vizinha RSA não tem medo tbm, eu não sei o que esta acontecer com pessoal de inhambane, Gaza e Maputo tem muito medo, são basta viver e querem ostentar vida boa enquanto passam mal, é hora de reclamarmos por descentralização e separação de poderes no nosso país para isso mudar....
Gerir
Mwadjuma Phiri
Mwadjuma Phiri Mano melhor seria voce cm a tua famili ir as ruas fazer manifestaçoes. Vcs so agitam mas quand xega a hr d sair pr ruas se escondem dntro d cza
Gerir
Francisco Albino Inrugula
Francisco Albino Inrugula A tua consciência vai te dar a resposta que mereces, não eu!
Gerir
Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Quarta feira, juntem-se aos madgermane's e comecem a treinar, pois num futuro muito próximo, acredito eu, vão precisar de se fazerem a rua
Gerir
Tomás Simião Tamele
Tomás Simião Tamele Mais uma aula para esses palermas,nini tinhas que abrir uma inscricão de ensino a distância de direito,quem sabe assim agente teria uma formacao boa e ajudar na justiça moçambicana.
Gerir
Ramalho Quelhas
Ramalho Quelhas Ya voçê foi enviado por Deus pra tentar salvar o Povo Moçambicano,cabe a nós saber fazer o uso desses ensinamentos.respect.....
Gerir
Joao Simango
Joao Simango Triste Justiça moçambicana!!! É vergonhoso isso....
Vou reenviar este artigo pra mais pessoas lerem...
Gerir
Mitcherlitcher Smith
Mitcherlitcher Smith Apoiado meu caro amigo, devem se demitir em bloco. E voltar a se uma nova máquina para dirigir os órgãos judiciários moçambicano
Gerir
Hermildo Barros
Hermildo Barros Apoio a demissão em bloco.
Muita coisa escondida por detrás das instituições de justiça.
Até o simples funcionário também faz as suas macacadas, já passei por isso várias vezes.
Gerir
GiGi Maria
GiGi Maria Para ser sincero não perdi nenhum tempo em ler este artigo,muito pelo contrario valeu a pena em ter algo muito importante do que afinal se passa no seio da na justiça. É muito lamentável.
Gerir
Rogério Supinho
Rogério Supinho Queira por favor aceitar meus respeitos. Permita-me por favor fazer um acréscimo na frase " procuradores de meia tigela de chima e feijão bueri"
Gerir
Cipriano Dos Santos
Cipriano Dos Santos Sinto cheiro de mau caráter mesmo de longe em relação à máquina judiciária.., não faz sentido privilegiar os dirigentes da #Frelimo enquanto o pobre moçambicano é humilhado diariamente no "Balanço Geral".

Se os políticos fossem responsabilizados pelos
 seus atos.., não haveria espaço pra criminosos.

O homem é o animal mais
difícil de eliminar. Se ele escapar, ele voltará para te matar.
Obrigado pela aula... #forçaNini
Gerir
Dito Mahamad Dito
Dito Mahamad Dito Nini o povo ainda e um objecto q n tem valor para o governo do dia,mais um dia num futuro proximo o povo vai pegar em pedras e varas p combater este governo será uma situação triste q vai cair um hebodeiro mais o desejo do povo n seria esse por já estar cansado, Moçambique os político só aparecem na eleições p fazer fortuna p oposição q e bom n temos.
Gerir
Maputsu Mavila
Maputsu Mavila Mano nini, eu era um dos que comentam a sua pagina mas leio todos os dia, a sua pagina e uma escola, mas o desenvolvimento do pais so e possivel mesmo quando tiver um sistema judiciario transparente, onde o pobre nao tem medo do rico porque diante da lei todos somos iguais, agora ja estamos a pagar a divida, o dinheiroiro roubado agora sera injectado na compra de 7,5 das accoes da HCB, pedimos carecidamente que devolvam ess3 dinheiro porque ja temos medo de fazer filho por pena de nao saber o que dar de comer, mas eles numa boa e tranquilidade e tanto. Forca mano
Gerir
Lemos Ubisse
Lemos Ubisse Bom dia caro Nini essa aula não é só para magistrados, e é também serve para nós (povo) assim havemos de saber como nos defender, mas as mudanças já começaram a exoneração dos 4 ministros já se demostram uma luz no fundo do túnel, tenho certeza que a seguir sera na magistratura
Gerir
Lucas Rangisse
Lucas Rangisse É visível que o sistema jurídico em Moçambique esta cheio de patologias e para que estas seja eliminadas é necessário que haja um trabalho acompanhado com uma vassoura, e isto é imediato para evitar haver uma grande percentagem de declividade.
Gerir
VG Mathavel
VG Mathavel Quando estava a começar a ler o seu texto, esperava apanhar a parte que fala da prisão injusta do falecido Danger Men. E lamentável o que as vezes assistimos neste país. Chega a parecer que colocaram estrangeiros para pilharem e sairem do país. De todas formas a que lembrar que a justiça e feira terra
Gerir
O Proprio Bashir Mbs
O Proprio Bashir Mbs A própria justiça é injusta, se existissem formas pra fazer um restart deste país já estaríamos minimamente bem,,,so que o povo de ontem não é o mesmo de hoje, agora quem te mata é uma criança. Aquela que tanto criou e esperou k um dia será alguém...
FRELIMO One day..."..?.."
Gerir
Miguel Tite Migas
Miguel Tite Migas Heiii este texto é longo mas deu para aprender muita coisa....há quem diz que ser ignorante é bom porque você não reivindica e pensa que tudo é normal, mas o chato é quando você intelectual porque sabes que está a ser injustiçado e começa a reivindicar tudo menos nada
Gerir
Zefanias Macamo
Zefanias Macamo Valeu a pena ler esse artigo aprendi alguma coisa. Obrigado e muita força, continue ajudando o povo moçambicano contra esse sistema judiciário vicíado.
Gerir
Lhoma Khossa Lk
Lhoma Khossa Lk Verdadeira aula de sapiencia e exortacao a um despertar deste sono profundo mediante aos atropelos juridicos que quebram o conceito igualdade perante a lei e so beneficiam os "Boisses". O povo no poder.
Gerir
Feliciano Mugote
Feliciano Mugote Renamo fez muito mal em aceitar aldrabices mani, o diálogo já corria bem e agitava bem os curruptos , logo quebraram tudo, por aquí a paciência do djakama já acabou , não queremos outra paciéncia;
Se fôr divisão do país , seja de imediato, frelimo tem muito abuso quando é poupada,
Gerir
Rodrigues Odala
Rodrigues Odala Nini sou seu fã e seguidor dos seus ideais quero saber de você sobre as dívidas ocultas até que ponto a FMI se encontra com o nosso belo país imaturo. E quero saber saber neste post o significado de M.P?
Gerir
Márcia José
Márcia José Ministerio Publico
Gerir
Márcia José
Márcia José O órgão que congrega a Procuradoria Geral da república, Gabinete Central do Combate a corrupção,...
Gerir
Rodrigues Odala
Rodrigues Odala Obrigada
Gerir
Rodrigues Odala
Rodrigues Odala Aprendi algo novo de ti agradeço imenso
Gerir
Chambal Edson
Chambal Edson M.P = Ministério Público.
Gerir
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana M.P - Ministério Público. O resto a Márcia disse.
Gerir
Txal Txalito
Txal Txalito Ministério Público
Gerir
Albertino Pinto
Albertino Pinto Obrigado... Li e percebi perfeitamente! Algumas informações me são úteis para meu conhecimento. Tiro o chapéu em você pelo seu conhecimento e atualização dos factos In- loc. Obrigado.
Gerir
Reggie Muac
Reggie Muac
Raimundo Costa Simango
Raimundo Costa Simango O povo ainda ta dormir....
.
Gerir
Mba Bila
Mba Bila Obrigado caro Nini por ter nos dado um poco da tua sabedoria sobre a justiça en Moçambique
Gerir
Celso Rafael Raimundo
Celso Rafael Raimundo Quanto nos custa a podridão dos órgãos de administração da justiça em Moçambique???
Gerir
Alberto Semedo
Alberto Semedo Afrelimo é que fez,afrelimo é que faz tudo frelimizado, de acordo com os Meu comhecimentos chefe ou responsavel pela uma instituiçao nao é nomeado Pelo seu encarregado de educaçao mas SIM pela propia instituiçao , isto é os funcionarios da propia instituiçaoé que nomeiao nao com opolitico esta na lei que o cidadao de qualquer instacia publica exerce opoder politico atraves do sufragio universal directo , igual secreto e periodico para a escolha dos seus representantes. Isto é nao se elege niguem com dedo indicador por que seguindo a ordem dos factores os dedos que nao serviram mostram que a eleiçao do indicado é mas importante pra quem elege do que pra o elegido
Gerir
Leonel Armindo
Leonel Armindo Aula boa, valeu ter despensado 40 min para ler o Artigo! Genio #Nini Satar, continuem nos servir a bom porto
Gerir
Muthetho Nhazilo
Muthetho Nhazilo O bom ler surge nos seus textos mano .
Quando leio seus posts fico nervoso quando percebo k estao quase no fim .forca
Gerir
Abdul Kalu
Abdul Kalu O velho djakas devia mandar,e usar os seus professores rangers para o bem do povo,no bom sentido dar umas lições aos cobardes desta instituição.e não para atacar nagí onde quem sofria era o povo.
Gerir
Pedrotamele Tamele
Pedrotamele Tamele boa licao depois vao dizer q nao estudaram nas faculdades em q passaram coisas d moz
Gerir
Carvalho Nunes Neves
Carvalho Nunes Neves Sinceramente tio nini todos os dias me concentro nas suas publicacoes pois elas mudam o pais e desperta a mente dos cidadaos como principalmente na burrocracia que enxiste nos tribunais.
Gerir
Inácio Ernesto Nzonga
Inácio Ernesto Nzonga Eu não conheço bem o significado de direitos o que em? Não precisam ter o direitos para perceber ou entender a doença que o país tem? Samora não tinham entrado nos ensinos superior mais eles sabia e percebia o comportamento de um preto será que estou a mentir? O Afonso Não em um Dr formou-se em guerrilha mais consiguiu ver as merdas que existem nas nomeações dos procuradores gerais das República sejam ; mais COMO somos e viemos de uma guerra sem capacidade de organização dos seus povos os resultados nao em para admirar e não precisamos percorrer os ensinos superior até ao doutoramento Não é não desde que sejam um nascido crescido envelhecido a comer camaradagem e acabou Não maisGerir
Manane Baião
Manane Baião Enquanto tivermos FRELIMO no poder nada mudará neste país.,.
Gerir
Alex Alexandre Missal Missal
Alex Alexandre Missal Missal LAMENTAVÉL NOSSO MOZ.
Gerir
Oga Dee
Oga Dee O Remedio Aki É Tirar A Frelimo No Poder.Ai O Povo Cortará O Mal Pela Raiz.
Gerir
Camuflagem Camuflagem
Camuflagem Camuflagem Ya tens razão, nem acabei de ler o texto é longo..... tens razão, a justiça está mal mesmo
Gerir
Bruno Manhica Laice
Bruno Manhica Laice Grande aula de sapiência, dá vontade de cursar Direito. Parabens
Gerir
Samo Uamba
Samo Uamba Sabia aula, essa é para todo moçambicano, stop carregar crucifixo da classe de elite... o presidente deve ter tomates no ponto e dar basta
Gerir
Talvino Langa
Talvino Langa Uma verdadeira aula de sapiência.
Gerir
Luis Filipe Beula
Luis Filipe Beula Wau infelizmente quem devia por ordem nisto Fingem d Ser Mudo,Surdo e cego-Pobre do Moz.
Gerir
Jorge Amade Luis Buraimo
Jorge Amade Luis Buraimo Bom trabalho mano niny.eu na minha optica vejo qi temos d ter a lei d indiminizacao casa alquem seja condebado e depois discobre a sua inocensia.ja chega d pagarmos loxos dos de cima
Gerir
Antonio Matavel
Antonio Matavel Normalmente se alguem em vida viu doentes perdendo vida ou viu alguem ser maltratado por criminosos , decide agir: ser medico ou ser policia-accao directa e imediata k ajuda a salvar os outros e sentir se alviado em em vez de escrever. E opiniao!
Gerir
Sattar Juma Ibraimo
Sattar Juma Ibraimo Até quando que vamos nos livras desta situação, enque o povo moçambicano é que paga a maior dor que provo um individuo?!
Gerir
Felisberto Júlio Sankhu
Felisberto Júlio Sankhu Um texto longo mas com forte mensagem. Força Satar! Vc é um verdadeiro heroi!
Gerir
Felizardo Vunza
Felizardo Vunza Enquanto haver gananciosos estaremos sujeitos à estas arbitrariedades
Gerir
Frans Maring
Frans Maring Uuf so da ' com um panado depois da leitura, Nini, acho eu que para alem de se entregar em dar aulas gratuitas aos juizes de Mocambique, oque pode ajudar a justica e o povo sera o senhor lutar em ser o ministro da justica, porque duvido que o ministro actual pode ter o seu conhecimento da lei, ou se ter entao tem receio de exercer por isso que os juisos e magistratos nao entendem nada, a negligencia deles complica a vida dos inocentes. E somente minha openiao!
Gerir
Gracio Flausino Cutana
Gracio Flausino Cutana Belo aprendizado
Gerir
Nelsynho Marlon Buleza
Nelsynho Marlon Buleza Kkkkkkkkk lição número 1, agora lição número 2...grande professor.

Sem comentários: