sábado, 18 de agosto de 2018

EC79 é a pessoa certa para Maputo

Maputo
Maputo é uma cidade cosmopolita, que já saiu das pertences de gentes ao estilo “nirivava”, e tem exigências próprias de uma urbe suis generis como qualquer capital do mundo.
Maputo já não tem estatuto de laboratório político (falando em dirigi-la, que é o mote deste post), e precisa de gente tarimbada, que não pode estar refem ou alheia às exigências de uma urbe como esta.
Sinceramente falando, Maputo já conheceu melhores dias, e embora o mano David tenha feito coisas que nos passaram “despercebidas”, como a asfaltagem das ruas de ligação às principais avenidas da cidade, ele não teve a tarimba de comunicar como a própria cidade exige.
Estamos numa fase de desencanto como cidadãos, onde não há postura séria, tanto dos munícipes, assim como das autoridades para dar balizas dos cidadãos sobre como estar numa cidade cosmopolita como Maputo.
A verdade, e política a parte, na passagem de EC79 por esta cidade, respirou-se um ar fresco, e a cidade experimentou um momento de ordem, onde os vários interesses eram geridos rumo a uma Concórdia com as próprias exigências de Maputo como urbe cosmopolita.
EC79 soube dizer não, e soube dizer sim, quando os momentos exigiam que tomasse cada tipo de resposta, e os citadinos ficaram um pouco confusos quando ele não renovou naquele ano.
O que quero dizer, é que EC79 é a pessoa certa para Maputo, pois para além de conhecer a cidade e suas dinâmicas, os seus concorrentes directos não passam de aprendizes. Não que isso seja mau no geral, mas como disse, Maputo já deixou, há muito tempo o estatuto de laboratório político, e precisa de alguém que entra e logo e já está a trabalhar.
Por isso, e desde sempre, achei o EC79 como a pessoa ideal, não só para dirigir Maputo, mas para transformar Maputo, não na Suíça de África, mas na capital que todos nós almejamos, e já experimentamos por uns anos.
A boa, é que a gestão dos interesses feita por EC79, sempre foi underground, e a nos cidadãos interessados em ver a cidade a prosperar, nunca nos passou pela cabeça que o homem geria dossiers, e defendia a cidade com unhas e garras.
EC79 é a aposta certa, e até pode se dizer que os outros são bons, mas Maputo é muita areia para a sua retórica, e precisa de ações diretas e pragmáticas. E só uma pessoa tem essa capacidade: EC79.
Nhanisse!
Gosto
Comentários
Francey Zeúte Tio Meco, quando foi da vez do David Simango, também vendeu-se esse mesmo discurso, de ser tarimbado, experiente txakala txakala, e foi isso que vimos. Agora o Eneas Comiche, o mesmo discurso... Se o outro tivesse passado, o SMJr nos vinham vender outro discurso de que é jovem e tem energia para corre e ultrapassar Lurdes Mutola.
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah Mano, estou a mentir? Deixe de generalizar e vai ao post. Diga que não é verdade. Só.
Gerir
Francey Zeúte É isso sim tio Meco.
Gerir
30 min
Kuyengany Produções Primeira Forma wéni mano Meco wéni
Gerir
Angela Maria Serras Pires Por favor não sejam tão fanáticos, Maputo desde que é Maputo (ou seja, frelimo) tem sujidade e passeios degradados e estradas péssimas e prédios por pintar e ruínas por todos os lados etc etc etc
Gerir
Manuel Carlos Zacarias E porque lhe excluiram da última candidatura? Este estatuto que atribuis a Maputo só serve para Maputo ou todas cidades merecem esse tratamento? Aliás já deviam passar a municipios todos distritos do país. Sob vantagem de desenvolverem e evoluíram com uma velocidade astronômica.
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah Boa visão essa. Proponha mano. Afinal temos pessoas com ideias progressistas aqui? Proponha nos órgãos próprios.
Gerir
Manuel Carlos Zacarias Nhanisse Jah Yahwah e esses órgãos próprios já fizeram proposta só que alguns do mesmo órgão não aceitam por interesses.
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah E você fez o que além de vir propor aqui no meu post?
Gerir
Manuel Carlos Zacarias Nhanisse Jah Yahwah abafar seu post. Reduzir a zero.
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah 🤣🤣🤣🤣E conseguiste?
Gerir
Edgar Barroso *LÓGICAS ESTRANHAS: VELHO COMICHE PARA UM NOVO MAPUTO?!*

Por: Ntiyiso Fumo


Eneas Comiche já foi Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, por 5 anos. A sua candidatura para um novo mandato foi barrada por “interesses internos” do partido Frelimo, tendo sido substituído na gestão dos destinos municipais por uma administração infame de David Simango, também do mesmo partido, durante quase 10 anos. Hoje em dia, já com 79 anos de idade, Eneas Comiche é, estranha e surpreendentemente, a aposta desesperada do partido Frelimo para ser, novamente e sob proposta de “interesses internos”, Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo. A única aposta, num universo inqualificável de quadros do referido partido… Um cidadão com a vida já a navegar nas algozes e irreversíveis águas da senilidade!

A “escolha” (uns falam de “imposição” e outros tantos de “nomeação”) de Eneas Comiche tem estado a ser motivo, tanto dentro como fora da Frelimo, não só de chacota pública como também de massiva indignação, descontentamento, contestação e até de rebeldia (com a candidatura “independente” de Samora Machel Júnior, destacado membro do mesmo partido). A opinião pública moçambicana, sobretudo a urbana, mais jovem e informada, questiona, legitimamente, a pertinência da “escolha” de um ancião, já na terceira idade, para eventualmente dirigir os destinos futuros de um Município com uma larga maioria da sua população abaixo dos 35 anos (com idade quase 3 vezes menos do que os 79 anos de Eneas Comiche). 

Dentro dessas vozes, muitas se levantam contra a eterna captura e concentração de poder (executivo, legislativo e judicial) nas mãos de uma geração específica de pessoas (associadas ao partido Frelimo) e por quase toda a história de Moçambique independente, que já dura 43 anos. Essas vozes denunciam a injustiça crónica de serem as mesmas pessoas a ocupar um conjunto concreto de cargos públicos (deputados, edis, ministros, juízes, procuradores, governadores, PCA´s) alternando ciclicamente apenas entre eles. Eneas Comiche é um deles e um exemplo paradigmático. Essa corrente crescente de vozes críticas hoje se insurge, perguntando: dos cerca de 28 milhões de habitantes que Moçambique possui, por que é que apenas algumas centenas é que podem ser governantes ao mais alto nível? E, se mais de metade dessa população tem menos de 35 anos, por que é que apenas anciãos da geração a que pertence Eneas Comiche é que são naturalmente elegíveis e quase nenhum jovem o pode ser?

Na história da humanidade, foram sempre os jovens que estiveram na vanguarda dos processos evolutivos das sociedades em que se encontravam inseridos. Aliás, essa mesma tradição ocorreu em Moçambique, aquando da luta de libertação colonial. Foram os jovens daquele tempo que libertaram o país. Então, por que raios de água não podem (ou não devem, para ser mais preciso) os jovens de hoje também dirigir e ajudar a desenvolver uma cidade como a de Maputo? Uma cidade que precisa de sangue, suor e ideias novas para os seus enormes desafios também do presente… O que terá um velhote como o Eneas Comiche de tão especial que mereça ser insubstituível? 

Eneas Comiche é, sem sombra de dúvidas, a personificação de um estilo de liderança que tem estado a atrasar África. Eneas Comiche é o exemplo infeliz que caracteriza historicamente as lideranças africanas: um conjunto de velhotes que acham que “foram escolhidos por Deus para governar eternamente”, custe o que custar. Ele faz parte de um paradigma de liderança onde as gerações mais novas são sempre subalternizadas, combatidas e exterminadas. Eneas Comiche é de uma escola de tiranos que cultiva e promove a eterna e inquestionável submissão das suas bases, que sufoca toda a oposição construtiva dentro do seu próprio partido e que governa apenas em função do que o selecto grupo de que faz parte deseja que o país seja. 

Hoje não espanta a ninguém, com o exemplo da indicação obrigatória do velho Comiche para ser o cabeça-de-lista da Frelimo para as eleições autárquicas em Maputo, que o espaço dentro desse partido que aparentemente era de esperança, de liberdade e de cultura democrática, demonstra-se ser hoje um espaço de opressão, de terror e de medo… O que espanta mesmo é testemunhar todo um viveiro de jovens vibrantes, brilhantes e com potencial que ali militam a serem esterilizados, silenciados e ridicularizados por uma associação de velhos senis com prazo de validade há muito expirado para as dinâmicas políticas actuais do país. Pior ainda, ver outros tantos jovens a defender estas lógicas incongruentes e a combater os jovens que decidem ser eles mesmos os senhores dos seus próprios destinos, longe da instrumentalização facínora dos “jovens de 79 anos” que Eneas Comiche é triste representante.
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah O único argumento é a idade? Yuh!
Gerir
Edgar Barroso itaco leto.
Gerir
23 h
Nhanisse Jah Yahwah Wena pah. Só falta ser como o mano Tomas Mulungo, e só dizer: Resistence!🤣🤣🤣🤣🤣
Gerir
23 h
Gito Katawala Maputo isso?
Quantos hospitais tem?
Quantas escolas tem?

Tem bombeiros?
Quantos museus tem?
Quantos parques tem?

As barracas do museu ainda estão lá? É as do Estrela? Mandela?

De que cidade cosmopolita estás a falar?
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah De Maputo mesmo. De Maputo. Venha ver.
Gerir
23 h
Gito Katawala Nhanisse Jah Yahwah

Já deu para perceber que o teu conceito de cosmopolita é esse mesmo. Hehehe!!! Basta ser uma cidade maior que Xai-xai ou Beira, já se pode considerar cosmopolita.

Sei que Maputo não é comparável a Johannesburgo, Pretoria ou Cape Town.
Talvez é mais atraente que Blantyre ou Lilongwe....
Hehehe!!! 

Cosmopolita
Gerir
23 h
Nhanisse Jah Yahwah Para comparar é preciso conhecer. Para a minha vida a maior cidade do mundo é Maputo.
Gerir
22 h
Gito Katawala Nhanisse, e aí está o limite. Talvez devias rever a descrição de "cosmopolita".
Hehehe!!!!
Gerir
3 h
Nhanisse Jah Yahwah Não faria sentido para mim. Para mudar de opinião, deves me descrever Paris, Praga, Roma, Washington e outras cidades cosmopolitas segundo a tua superior opinião de viajado. Sem eu saber as diferenças, não posso trair os meus entendimentos. Simples.
Gerir
3 h
Gito Katawala Jah Yahwah, depois de rever, não tens que mudar de opinião, aliás, terás o direito de manter a opinião. Era só uma dica. 🤣🤣🤣🤣
Gerir
3 h
Nhanisse Jah Yahwah Sorry. Não posso fazer comparação entre algo que conheço e algo que não conheço. Se me ajudasse...
Gerir
3 h
Gito Katawala Já chega. Não vou entreter o teu desejo. Acho que se o teu objectivo era ser subjectivo, então parabénsporque conseguiste.
Over and out!
Gerir
2 h
Homer Wolf BALELAS!... 

(Estiveste ontem no meeting de angariação de fundos do cota "comass'? NÃO!... 

Agora!!! Queres nos guengar o quê aqui?...tsc)
Gerir
22 hEditado
Kuyengany Produções É Nangah esse Rasta
Gerir
22 h
Homer Wolf Hj estive a tarde inteira com o Profe, que participou, e FALOU, lá no tal meeting... Esse SIM tem autoridade para dizer o k lhe vai na alma!... Agora esse people da "Brigada do 🚜"...tsc
Gerir
22 hEditado
Nhanisse Jah Yahwah Eu não tenho? E o direito constitucional foi aonde? Para mim não serve? Yuh!
Gerir
22 h
22 h
Homer Wolf Tu tens é garganta!...😁

Eu a primeira coisa k perguntei ao Profe quando começou a me showofar cenas dele lá da tal jantarada foi: "viste lá guengue Jah Yahwah , Djone Lenon, Lazarito Bamo e o resto da «Brigada do Tractor»???"... 

Ele: "Yuh!😱 Não vi nenhum desses aí!"
Gerir
12 hEditado
Lazaro Bamo Zolf anda agitado já que a concorrência no salão onde trata cabelo aumentou com a chegada de Vena. Só pode. Kkkkkk
Gerir
7 h
Homer Wolf Senhor, não viram nem tua sombra – nem a de ninguem da Brigsda do Tractor – lá no salão onde decorreu o "network meeting" em honra do cota Comass... Afnal è só lata aqui nas redes?...😂😂😂
Gerir
6 hEditado
Lazaro Bamo Zolf quem está à procura de holofotes aqui é você kkkkk então continua na tua
Gerir
6 h
Homer Wolf Euuu??!... Yuh😱
Estou a dizer k ouvi de alguem k esteve lá. 
E esse sim, pode falar com propriedade de Comiche 😂... 
J
á a Brigada limita-se a "cumprir ordens superioree"
Gerir
6 h
Lazaro Bamo Homer continua a ouvir dizer Zolf, isso agrada a tua alma kkkkkk
Gerir
6 h
Homer Wolf Foi "Mazuaia" que escreveu isso de «apenas cumpro ordens», ntsém...
Enquanto isso guengue Profe vão lá, discutem e trocam ideias com Sexa & Cia... A esses eu respeito...😂

Mas vamä deixar... Continuem nas redes...
Gerir
6 hEditado
Lazaro Bamo Zolf vou colocar copo de água em cada um dos nossos murais, porque essa maratona não termina tão já é vais precisar de água mesmo kkkk
Gerir
6 h
Nhanisse Jah Yahwah 🤣🤣🤣🤣
Gerir
3 h
Homer Wolf O kêke foi vc tb jah?😠... tsc
Gerir
3 h
Nhanisse Jah Yahwah Essa de por água em cada mural por causa da tua corrida.🤣🤣🤣🤣 É assim: chegas num mural fazes duas voltas, Tomás o copo de água num trago; e lá vais para outro mural correr, e água na garganta...🤣🤣🤣🤣🤣 e depois vais noutro. Acho isso muito desportista e FairPlay.
Gerir
3 h
Lazaro Bamo Hehehhe Zolf kkkkkkk
Gerir
3 h
Homer Wolf Vejam o post do jovem Bitone masé... Tem lá o programa do jovem Sammy, ntsém
Gerir
3 h
Homer Wolf Mas agora falando sério: vcs da "Brigada do 🚜" deviam se inspirar no movimento dos Pseudo👊Lyricistas – aquele people da "Galinha🐔 de 50" – (movimento esse) que se chama "Das redes para as ruas"...
É que, enquando vcs ficam aqui a nos atazanar nas rede
s, guengue Profe vão lá, discutem com Comiche, dizem ao Filipe o que deve ser feito, falam na cara da "mamã" Graça que ela está "assa fazer" e que o pessoal já a topou há bué... Cenas dessas...
Gerir
2 hEditado
Lazaro Bamo Zolf andas a consumir coisas pesadas kkkkkk
Gerir
2 h
Homer Wolf Nada pah... É a mesma "sorume" de sempre...
Gerir
2 h
Antonio A. S. Kawaria Parece-me que o mano Nhanisse Jah Yahwahqueria nos dizer que de boa saúde ele está mas que está abalado, ele está. Abraço mano. Kkkkkkkkk
Gerir
22 h
Homer Wolf Sicqueê, táza ver esse bruh aqui?! O gajo precisa de aprender com os Pseudo👊Liricistas: sair «Das redes para as ruas!...» 😂😂😂
Gerir
12 hEditado
Nhanisse Jah Yahwah Não porque não se focam no post. Há algo na mentira aqui? Claro que não há, por isso que andam ao redor dele e não lhe tocam. ☺️☺️☺️
Gerir
15 h
Gito Katawala Você parece Trump!
O teu Pensamento é a verdade, quem não aceita vira o mentiroso. Fake News.
Hehehe!!!
Gerir
13 h
Homer Wolf Ntsém
Gerir
12 h
Nhanisse Jah Yahwah Nada. Deve me provar que não procede. Chamar de mentiroso sem argumentos é fuga para frente.
Gerir
12 h
Kuyengany Produções Primeira Forma !!!
Gerir

Sem comentários: