Maputo
Maputo é uma cidade cosmopolita, que já saiu das pertences de gentes ao estilo “nirivava”, e tem exigências próprias de uma urbe suis generis como qualquer capital do mundo.
Maputo já não tem estatuto de laboratório político (falando em dirigi-la, que é o mote deste post), e precisa de gente tarimbada, que não pode estar refem ou alheia às exigências de uma urbe como esta.
Sinceramente falando, Maputo já conheceu melhores dias, e embora o mano David tenha feito coisas que nos passaram “despercebidas”, como a asfaltagem das ruas de ligação às principais avenidas da cidade, ele não teve a tarimba de comunicar como a própria cidade exige.
Estamos numa fase de desencanto como cidadãos, onde não há postura séria, tanto dos munícipes, assim como das autoridades para dar balizas dos cidadãos sobre como estar numa cidade cosmopolita como Maputo.
A verdade, e política a parte, na passagem de EC79 por esta cidade, respirou-se um ar fresco, e a cidade experimentou um momento de ordem, onde os vários interesses eram geridos rumo a uma Concórdia com as próprias exigências de Maputo como urbe cosmopolita.
EC79 soube dizer não, e soube dizer sim, quando os momentos exigiam que tomasse cada tipo de resposta, e os citadinos ficaram um pouco confusos quando ele não renovou naquele ano.
O que quero dizer, é que EC79 é a pessoa certa para Maputo, pois para além de conhecer a cidade e suas dinâmicas, os seus concorrentes directos não passam de aprendizes. Não que isso seja mau no geral, mas como disse, Maputo já deixou, há muito tempo o estatuto de laboratório político, e precisa de alguém que entra e logo e já está a trabalhar.
Por isso, e desde sempre, achei o EC79 como a pessoa ideal, não só para dirigir Maputo, mas para transformar Maputo, não na Suíça de África, mas na capital que todos nós almejamos, e já experimentamos por uns anos.
A boa, é que a gestão dos interesses feita por EC79, sempre foi underground, e a nos cidadãos interessados em ver a cidade a prosperar, nunca nos passou pela cabeça que o homem geria dossiers, e defendia a cidade com unhas e garras.
EC79 é a aposta certa, e até pode se dizer que os outros são bons, mas Maputo é muita areia para a sua retórica, e precisa de ações diretas e pragmáticas. E só uma pessoa tem essa capacidade: EC79.
Nhanisse!
Sem comentários:
Enviar um comentário