Luanda - O Supremo Tribunal das Ilhas Maurícias ordenou o congelamento de 25 contas bancárias pertencentes ao empresário suíco-angolano Jean-Claude Bastos de Morais, por suspeitas de estarem associadas a um desvio de milhões de dólares do Fundo Soberano de Angola, durante a gestão de José Filomeno dos Santos, "Zénu".

Fonte: NJA ordem de congelamento das contas bancárias, onde estão depositados cerca de 7 mil milhões de rúpias mauricianas, quantia equivalente a mais de 200 milhões de dólares, surge na sequência de um pedido da Comissão dos Serviços Financeiros, da Unidade de Informação Financeira e do Ministério das Finanças das Maurícias.
Segundo revela a imprensa local, o processo foi desencadeado em Janeiro pela Comissão dos Serviços Financeiros, que regula o sector não bancário do país, e surge na sequência das suspeitas expostas pelos Paradise Papers, escândalo global de fuga a impostos por celebridades e proprietários de grandes fortunas.
De acordo com a edição digital do jornal L"Express, no âmbito das averiguações, um representante do Governo angolano deslocou-se este mês às Maurícias, tendo mantido, no passado dia 3 de Abril, um encontro com o primeiro-ministro Pravind Jugnauth. Embora o resultado da reunião não tenha sido divulgado, o facto de a decisão do Supremo Tribunal chegar dias depois sugere que os acontecimentos estejam ligados.
No centro das suspeitas estão o antigo presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano, José Filomeno dos Santos, "Zénu", e o seu homem de confiança, o empresário Jean-Claude Bastos de Morais.
Segundo escreve o L"Express, o suíço-angolano terá beneficiado de uma transferência suspeita de 500 milhões de dólares ordenada por Zénu.
O dinheiro agora congelado está ligado a vários projectos da Quantum Global, empresa fundada e presidida por Jean-Claude Bastos de Morais e que, segundo revelaram os Paradise Papers, tem facturado milhões com dinheiros públicos angolanos, desviados por via do Fundo Soberano.
O esquema foi exposto em Novembro do ano passado pelo jornal suíço Le Matin Dimanche.
Fundo Soberano usado como banco pessoal?
Com o título "Les milliards du peuple angolais font la fortune d"un entrepreneur Suisse", que se pode traduzir por "os milhares de milhões de dólares do povo angolano fazem a fortuna de um empresário suíço", a publicação passou a pente fino as "ligações pessoais" de Jean-Claude Bastos de Morais com o aparelho de Estado angolano.
Contas redondas, num único ano, de 2014, Jean-Claude Bastos de Morais encaixou cerca de 120 milhões de dólares pela prestação de serviços de consultoria ao FSDEA. A partir do ano seguinte, 2015, passou a receber entre 60 a 70 milhões de dólares anuais pela gestão de sete fundos de investimento criados nas Ilhas Maurícias pela sua empresa Quantum Global, com 3 mil milhões de dólares do Fundo Soberano. A estes ganhos directos, decorrentes de honorários pagos pelo Fundo Soberano de Angola, Bastos de Morais junta dividendos de investimentos viabilizados pelo Fundo.
Por exemplo, o FSDEA financia em 180 milhões de dólares o projecto de mais de 800 milhões de dólares para construção do Porto de Caio, em Cabinda, cuja empresa concessionária - Caioporto SA - é detida maioritariamente pelo empresário suíço-angolano.
O Fundo também aprovou 157 milhões de dólares para a edificação de uma torre futurista no centro de Luanda, num terreno que pertence a uma empresa de Bastos de Morais.
Para além de o Estado angolano ter assinado um contrato com essa firma do empresário, uma segunda empresa do suíço-angolano ficou com a direcção do projecto e execução de uma parte da torre destinada a alojar escritórios.
Resumidamente, estes são "os milhares de milhões de dólares do povo angolano que fazem a fortuna" do empresário, descrevia o Le Matin Dimanche.
Por detrás da análise está uma gigantesca fuga de informação, com a exposição de mais de 13 milhões de ficheiros de uma firma de advogados, a Appleby, que tinha nos seus arquivos os "truques" de milhares de pessoas e empresas abrangendo o período entre 1950 e 2016 para "pouparem" nos impostos devidos, ou ainda a Asiaciti Trust, de Singapura, ambas com escritórios e representações nos mais importantes paraísos fiscais do mundo.
Como Jean-Claude Bastos de Morais e a Quantum Global têm ligação privilegiada com os escritórios da Appleby nas Ilhas Maurícias e nas Ilhas Virgens Britânica, os Paradise Papers incluem centenas de documentos sobre o empresário suíço-angolano, considerado pelos advogados como um cliente de "alto risco".
Recorde-se que Bastos de Morais é detentor de 85% do Banco Kwanza Invest (ex-Banco Quantum), participação que adquiriu a José Filomeno dos Santos, quando este foi nomeado para o FSDEA pelo ex-Presidente da República e seu pai, José Eduardo dos Santos.
Um patriota não consegue ter essa atitude, isso prova que estes gajos não são Angolanos.
Ninguém do mpla é angolano KAKAKAKA
Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!
Irmão, "me mataste" com essa dica.
Kia kia kia kia kia! Epah! Vou dormir....
Estes 2 malandros devem imediatamente ir pr cadeia. E pr o bochechudo do PGR, ele q não diga mais q n tem quadros pr investigarem o trabalho q já lhe foi facilitado.
E este tipo de gatuno q o JLO quer amnistiar, com dinheiro de todos roubado e amanhã este msm dinheiro tornar-se limpo. Que branqueador do estado é esse!
O PGR não sabe fazer nada de nada.
Se alguma vez o seu pai não foi parado de nós impor seu filho sendo seu sucessor no palácio presidencial que seria o dinheiro dos Angolanos com este carrasco ?
pior que seu pai,pior que Mobutu ou falecido Ferdinand Marcos das filipinas.
Este mulato da foto recebia qualquer coisa como USD 5 milhões mensalmente a título de comissão por gerir as fortunas do Fundo Soberano.
ABAIXO OS MESTIÇOS DO MPLA!
Qual mulato? Tá aonde o gajo? Andas a precisar de mudar de lentes ou então mudar a lâmpada para uma mais potente, só pode...
P.S.: e vamos distinguir os mulatos do MPLA como? Pedimos-lhes para nos mostrarem o cartão de militante, ó "POLITOLOGO" provocador disfarçado? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nguabi, triste realidade, se o pai dele nao fosse travado de sua pretensao de injectar seu filho Jose Filomenos Dos Santos (Zenu) Como PR, Angola e os Angolanos seriam seus escravos comprados com no proprio dinheiro, tambem estou de acordo com opinioes de muitos que nao confiam nestes processes em curso, nestes constituidos arguidos sem prisao e moralizacao
Não sabe? Ensina-lhe o caminho do cofre.Não precisa entregar as chaves...é do MPLA...
"Bochechudo do PGR" kkkkkkkk.
Governo façam negociações para que o dinheiro va de volta para Angola que os cágados nomeados pelo JSE roubaram
Fiquem com o dinheiro por lá o povo nunca viu nem vai ver a cor desse dinheiro, fiquem com o dinheiro assim sabemos que mais ninguém o vai roubar KAKAKAKA
Nas Ilhas Mauricias contam 25 contas. Quantas contas na Suic($$)a? Nas Bahamas? Nas Ilhas Virgens? No Panama? No Reino Unido da Gra-Bretanha? Nos EUA? Na Franca? Mais onde? Onde mais? Tem de saber contar para ter tanta conta. Como eles, afinal, sao bons em contas, hein!
E as contas com a Justi$$a? Como estao? Bloqueadas?
POOORRRRÁÁ!!!??? O ZÉ DITADOR-GATUNO EDUCOU BEM OS SEUS FILHOTES,KKKKKKKKKKK,GRANDES GATUNOS!!!!....MAS,ISSO DO FUNDO SOBERANO TODO MUNDO JÁ SABE Q O INCOMPETENTE E GATUNO ZENU 'TORROU' A MASSA TODA COM O AMIGO DELE BRANCO!!!???AGORA QUEREMOS E EXIGIMOS SABER O QUE É Q O JLO ESTÁ FAZER!!!???EM VERDADE,EM VERDADE VOS DIGO,A ELITE DIRIGENTE DO MPLA É UMA IRMANDADE CRIMINOSA, Q COMETEU CRIMES ECONÓMICOS E FINANCEIROS Q COM CARÁCTER DE TRAÍÇÃO À PÁTRIA!!!Ñ TENHAMOS ILUSÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS 16 ANOS DE PAZ.PORTANTO,ESSE SILÊNCIO OFICIAL FAZ MAL ÀS NOSSAS BARRIGAS FAMINTAS PÁ!!!???OS LADRÕES Ñ PODEM VIRAR PATRÕES!!??NA CADEIA SIM,PODEM VIRAR CHEFES DOS BANDIDOS!!!!????KKKKKKKK.VIVA A REFORMA.
Sendo está notícia verdadeira o presidente da república é um aldrabão, quando veio a público dizer que o dinheiro estava lá todo e existia!
Agora pergunto quem está a mentir e quem roubou os milhões, Zenú na cadeia e o pai também.
Antes das eleições do ano passado, quem denunciasse torpelias ligadas à corrupção, à delapidação do erário público, ao saque desenfreado do dinheiro dos angolanos era tido como alguém da oposição. Agora a oposição, que já denunciara tudo isso, está sendo auxiliada pelas vozes da população cansada. Todas as verdades estão vindo ao de cima. A luta contra a corrupção, a devolução dos dinheiros públicos de fora para cá, transformaram-se numa luta intestina entre a ex-grande familia do Mpla. Essa luta não se faz branqueando o realismo do passado e o status quo dos angolanos atolados na miséria, graças à insensibilidade dos que se consideraram os mais espertos que os demais. É possível enganar muitas pessoas durante algum tempo; mas não é possível enganar todos durante muito tempo. Os Israelitas estiveram no Egipto como escravos durante quatro séculos e meio. Mas Deus não se esqueceu deles: suscitou para eles Moisés, qual paladino do povo cujo clamor foi escutado.
Esse moço já deveria estar preso, para que não se suicide! É muita falcatrua. Em país nenhum do mundo seria permitido ter um bicho destes em liberdade, vivendo a paris e à francesa com tantos milhões roubados.
So 200 milhoes de dolares e o resto que foi desviado antes deste 200 milhoes dolares para outra ilhas isto com ajuda do proprio grande boss Zenu dos Santos,estamos feitos bifes.Depois do J.LO ganhou as eleicoes atrazes da FRAUDE e o Zenu dos Santos foi a BNA a noite por ORDENS SUPERIORES para tirar mais de 500 milhoes de dolares"cash" com soldados da UGP e levou o mesmo direito para o Aeroporto e direito a S-Tome e Prince o porque que o J.LO nao manda tambem congelar a conta aonde esta este dinheiro roubado de Angola em S-Tome.
Para esses Bandidos existem apenas três tratamentos a dar:
1- Julgamento
2- Condenacao com a pena máxima
3- Prisao
PRENDAM À JES, ELE NÃO OUVIU A VOZ DO POVO QUANDO DIZIA QUE A NOMEAÇÃO DOS SEUS FILHOS PARA CARGOS PÚBLICOS ERA NEPOTISMO. PRENDAM À JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS ELE É CULPADO PELA TEIMOSIA DE COLOCAR A SUA FAMILIA NESTA CONFUSÃO!
Destrairam os Angolanos com as novelas , nos atiraram na miseria .
O jes e a sua familia representão um mal tao grande nas nossas vidas .
Mas afinal o que , a PGR e os "Serviços de Informação"de Angola estão a fazer para tomar a iniciativa de investigar e pesquisar a nível dos bancos internacionais o "rasto" do dinheiro angolano ,ilicitamente saído de Angola??? Este trabalho de sondagem devia ser em principio ,preocupação do governo angolano?? O governo angolano devia manter e solicitar e fazer diligencias junto a estes países onde o dinheiro angolano roubado foi supostamente depositado ou investido.Mas o que estamos a observar ultimamente tem sido ,os próprios países que honestamente tomam a iniciativa,ao invés do governo de Angola ser o primeiro interessado!!! Isto revela-nos "aos angolanos" que o governo angolano não esta a levar este combate de recuperação do capital roubado com a devida energia ,e seriedade ,e vontade politica.Joao Lourenço ,e a Assembleia Nacional estão mais interessados em negociar com os ladroes,do que lançar uma campanha internacional "forte" com os seus parceiros,para identificar e detetar os locais e as quantidades do capital que foi "usurpado" dos angolanos,e que se encontra fora das suas fronteiras.Foi por iniciativa do Reino Unido,que os angolanos ficaram a saber dos 500 milhões de dólares,e agora também por iniciativa do governo das Ilhas Maurícias ficamos a saber deste caso,outra vez.As instituições de direito de Angola so vao por "arrasto" nunca fizeram um trabalho ou pesquisa semelhantes a estas. Mas alguém acredita que este governo e´ mesmo serio e tem alguma capacidade para fazer que todo dinheiro roubado de Angola seja "reposto" para os cofres do Estado???? Ou o João Lourenço tem receio que sejam também descobertos os seus "montantes" em capital numa destas investigações e pesquisas!!???? Os angolanos que fiquem descansados esta PGR não vai resolver coisa nenhuma!!!.Esperem um próximo governo liderado por outro partido politico em Angola.Mas com estes órgãos de justiça de Angola ,actual,e´ so teatro e simulações e faz de contas.O resto e´ so conversa para o "Boi Dormir",Nenhum ladrão e corrupto ira para cadeia ,enquanto o Mpla "mandar" neste Pais. Podem ter a certeza angolanos. Fui......................
Sem comentários:
Enviar um comentário