segunda-feira, 26 de março de 2018

Propostas do Governo aos credores hipotecam futuro do país

Moçambique. 

Para Centro de Integridade Pública, as propostas do Governo são uma estratégia para hipotecar o futuro de Moçambique ao invés de responsabilizar os autores das dívidas ocultas.
LUSA
Autor
  • Agência Lusa
O Centro de Integridade Pública (CIP), uma organização da sociedade civil moçambicana, considera que a proposta do Governo aos credores das chamadas dívidas ocultas hipoteca as receitas futuras do país sem procurar responsabilizar criminalmente os responsáveis por aqueles encargos.
Na sua primeira análise após o encontro na semana passada entre o executivo moçambicano e os credores, o CIP considera que as propostas de restruturação da dívida visa convidar os credores para o “banquete” das receitas que o país vai receber quando começar a produção de gás natural na bacia do Rovuma, norte do país.
“A proposta levada pelo Governo a Londres poderá resultar em prejuízo para o povo moçambicano. De acordo com a proposta, é nosso entendimento que o Governo já não está a cumprir a palavra de que estas dívidas são das empresas e não do Estado moçambicano”, diz a nota.
Para aquela Organização Não Governamental (ONG), as propostas de reestruturação só confirmam a estratégia do Governo de hipotecar o futuro económico de Moçambique em detrimento da responsabilização dos autores das dividas ocultas.
“Se são dívidas públicas, como admite o Governo, por que não houve qualquer avanço no que diz respeito à responsabilização criminal dos autores das mesmas?” — questiona o CIP.
A organização entende que continua patente a falta de interesse do Governo de partilhar com os moçambicanos o conteúdo da proposta que levou aos credores. “Persistem graves falhas de comunicação e prestação de contas”, diz o comunicado.
O Governo de Moçambique propôs na terça-feira aos credores e investidores na dívida pública um perdão de 50% da dívida atrasada, ou seja, 318 dos 636 milhões de dólares de dívida que já devia ter sido paga.
De acordo com o documento apresentado aos credores em Londres, e a que a Lusa teve acesso, Moçambique propõe um haircut [perdão de dívida] de 50% nos juros passados e nas penalizações, caso existam”, e alterações às taxas de juro e à maturidade da emissão de dívida, cujo prazo inicial terminava em 2020 e já foi alargado para 2023 no final de 2016.
Na prática, Moçambique suaviza as prestações da dívida nos próximos anos e aceita pagar mais no final do período, contando com as receitas do gás natural, que deverão entrar em força a partir da próxima década.
As negociações entre os credores da dívida pública de Moçambique e o Governo vão continuar daqui a quatro semanas, em Washington, nos Encontros da Primavera do FMI, disse à Lusa um dos representantes de credores, Thomas Laryea.

Atenção aos partidos da oposição.

Afrelimo obriga todos professores da escola primária Josina Machel na localidade de Licuar no distrito de Nicuadala.a se recenciare na escola primária de Sanpene na cidade de Quelimane.cada professor tem sua data de ir se recenciar após o recenciamento terá que entregar o cartão a um certo endividou da frelimo.aquele q não entregar o cartão a este fulano sera severamente castigado.



Like · 3h
Manane Baião Não te esqueças q o foncionario é nosso parente.ele nós conta um pouco daquelo q acontece o seu sector de trabalhoManage


Like · 3h
Senito Dalas Cadango MANIPULAÇÃO PRA FRAUDE EM VISTAManage


Like · 3h
Ajm Selemane Nao ao absolutismo. Abaixo.
Tenham vergonha senhores da frel.
A impunidade dà nistoManage


Like · 2h
Mussa Abubacar Mais esses da frelimo nao entendem qe o povo nao lhes qer?. Isso tudo é para provocarem guerra e continuarem nu poder.Manage


Like · 2h
Annlawi Annlawi Jr E por essa razao k convenceram djakama a entregar seus homens e armas pra fzerem e dsfazerem a vontade.... Acostumaram comer em nome da politica pir isso cairem fora lhes da medo...alguns nem esreverem sabem...como sobreviverao se a frel k lhes sustenta com mordomias sair? É isto k lhes da medo... Mas a democracia nao se compadece com isto...

2 hrs · 

EXISTEM ESTUDANTES CADASTRADOS NA UNILURIO DE NIASSA

INBOX:

A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Unilurio sita em Unango Provincia de Niassa: Estudantes Cadastrados impunes.
Na final da semana de 11 de Março 2018, um estudante calouro da faculdade em referência, foi esfaqueado duas vezes na zona do abdómen pelos veteranos do campus! Isso porque depois de o pegarem exigiam que os entregasse celular e tendo entregue exigiram lhe o PIN do Mpeza e negou levando lhe ao esfaqueamento. O jovem ameacado até hoje não quer denunciar o perpetrador deste sinistro e a liderança não denunciou as autoridades o acontecido nem se preocuparam com o perigo que correm os estudares convivendo com cadastrados infiltrados. Apenas levaram o jovem para cidade de Lichinga e está em tratamento. Está mau e o ambiente e doravante tenebroso todo estudante está com semblante murchado e sem cérebro para os estudos.
Ainda na semana que terminou no dia 24 de Março 2018, uma menina caloura escapou de um estupro por um estudante do segundo ano!! Está também a meaçada não quer denunciar o autor mas já estamos próximo de conhecê-lo . O assunto fala se nos bastidores e a timoneira da Faculdade não considera relevantes estes incidentes. A final o que está a a contecer em Inango. Sr Magnífico Reitor que direcção tens naquela faculdade? Como vivermos sabendo que os nossos filhos e filhas estão no leito do perigo comprovado e a directoria não dá conta. Para começar a Directora actual não vive no Campus embora com acomodação garantida aqueles estudantes vivem à deriva agradecendo a Deus cada manhã e cada tarde que continuam a respirar o ar dos vivos. Por favor vejam o que fazem e se não a ainda condições cancelem a faculdade. 
Anonimato...
há 1 hora · Enviada através do Messenger


Nota:
Está mais do que claro que a directora desta faculdade é incompetente e deve ser demitada com efeitos imediatos. 
Na imagem, é o "Magnífico" Reitor da Unilurio, o Francisco Pedro Noa.
Parece que na Unilurio ninguém ainda conseguiu chegar aos calcanhares do Dr Ferrão.

Vasco Lino Ferrao foi o melhor e este tal de Noa tem que ser demitido tambem.Manage


Like · Reply · 2h
Rocha Anibal Ter filho naquela faculdade a ser assim é um martirio!!!Manage


Like · Reply · 1h
Ivan Munguambe Essa impunidade atenta ao bem estar dos restantes estudantes.
Os gestores dessa instituição não pensaram nisso??Manage


Like · Reply · 1h
Francisco Tabua Muito triste mesmo, pior e que maior parte dos docentes passa a vida nas birras....Manage


Like · Reply · 1h
Nuro Warrota onde passa ferrão deixa saudades.


Like · Reply · 1h


Like · Reply · 1h
Bernardo Licumba triste cenario mano unayManage


Like · Reply · 2h
Semedo Pereira Obra Peço grande favor,a quem da autoridade ir para a UNIZAMBEZE EM MOCUBA PROCURAR SABER A CONVIVENCIA ENTRE ESTUDANTES CALOIROS E OS ANTIGOS..DAI PUBLICAREI O RESTO.

4 hrs · 

OS MOÇAMBICANOS DEVEM SE UNIR NUMA SÓ VOZ E DIZER NÃO À ENTREGA DAS RECEITAS DO GÁS NATURAL DO ROVUMA AOS CREDORES DAS DÍVIDAS ILEGAIS: Não se deve sacrificar esta nação ( o bem- estar de todos), as riquezas do Povo (mergulhado na pobreza e na miséria) para pagar dívidas (ilegais) de certas pessoas ( os mais ricos e mais poderosos) !

As Receitas do Gás Natural são a nossa melhor chance de sair da Pobreza, Miséria, estagnação e do subdesenvolvimento portanto, não devemos permitir que nos explorem outra vez!


Moçambicanas e Moçambicanos, o país enfrenta a maior ameaça à nossa nação, à nossa soberania, à independência, ao desenvolvimento e à Paz desde o fim da guerra Civil em 1992. Corremos sérios e grandes riscos de voltarmos a ser colonizados e escravizados por causa das dívidas ocultas ilegais. Não devemos aceitar isso! A riqueza pertence à todos e não é propriedade dos que estão a governar. Eles não devem hipotecar o que não lhes pertencem sem o nosso consentimento. As tais dívidas foram feitas sem o nosso consentimento, a nacionalização das mesmas também foi feita sem o nosso consentimento. A restruturação também está sendo feita da mesma forma. O Governo de Moçambique não deve decidir sozinho e a bel- prazer sobre este assunto, mas deve envolver a sociedade e outras instituições relevantes. Este assunto diz respeito à todos e afecta à todos nós e também às gerações vindouras. Não devemos ficar quietos a assistir esta tentativa ultrajante e criminosa de escravização do povo através hipoteca e pilhagem das nossas riquezas nacionais (colectivas). Todos os Partidos Políticos incluindo a Frelimo, a Sociedade Civil, o sector Privado, enfim, todos os Moçambicanos (conscientes) devem dizer não à entrega das receitas do gás natural ao pagamento das dívidas ilegais e aos credores. Não se deve sacrificar a riqueza de todos para pagar as dívidas de algumas pessoas (que por sinal comeram sozinhos o tal dinheiro e não foram responsabilizados).

Péricles Maquiavel, 26/03/2018
Evanizei Faimane Da Silva ELES DEVERIAM TOMAR VERGONHA NA CARA e devolver..(explicar ond aplicaram os valores e como.. Esse pais perdeu credibilidad com os doadores... Pronts ne... Eles sabem oq fzr o pais é deles..

UM LADRÃO NÃO DEIXA DE SER LADRÃO POR NÃO ROUBAR DURANTE UMA SEMANA NEM UM PECADOR NÃO SE TORNA SANTO POR NÃO PECAR NA SEMANA SANTA

SOMENTE A PALAVRA DE DEUS SANTIFICA. Aceitem a Jesus por meio da fé como vosso senhor e salvador e vivam conforme a Palavra de Deus por Ele expressa. Amados, ninguém é santificado, justificado e salvo por não pecar na semana santa. O mestre Jesus disse: "Fiquem certos disto: quem aceita as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna. E não é julgado, porque já passou da morte para a vida". (JOÃO 5:24)


Ao invés de não pecarem somente na semana Santa vivam de acordo com a Vontade de Deus/Palavra de Deus expressa por Jesus porque de acordo o mestre Jesus: "Porém, aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática pode comparar-se ao homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu muita chuva, vieram as cheias e os ventos sopraram com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou arruinada.»
MATEUS 7:26‭-‬27)

"Só o Espírito é que dá vida; sem ele, o homem um consegue. As palavras que eu vos disse são espírito e vida". (JOÃO 6:63)

Não pecar na Santa Santa não faz ninguém entrar no Reino dos Céus. Disse Jesus Cristo:
«Nem todos aqueles que me dizem: “Senhor, Senhor!” entrarão no reino dos céus , mas apenas os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus".(MATEUS 7:21)

Não pecar na Semana Santa não santifica a ninguém pois somente a Palavra de Deus Santifica. Jesus orando pelos seus discípulos disse: "Faz com que te sirvam pela verdade. Santifica-os pela verdade; a tua palavra é a verdade". (JOÃO 17:17)

Numa outra passagem o mestre Jesus disse aos seus discipulos: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.' (João 15:3)

Por PM 25/03/2018

SOMOS OS CULPADOS DO FUTURO SOMBRIO DOS NOSSOS FILHOS

O preambulo constituição dos EUA, devia inspirar povos e Governos. Em síntese, o autor (Thomas Jefferson) diz o seguinte: O Homem eh imagem e semelhança de Deus, e este nasceu para ser livre e feliz. E endo em vista salvaguardar a liberdade e felicidade, os homens instituem Governos.

E no paragrafo seguinte diz, sempre que um Governo não consegue garantir a liberdade e felicidade para os seus membros, eh direito das pessoas que compõem a comunidade politica, remove-lo, seja por via de votos, ou outras vias.


Meus irmãos, o Povo moçambicano eh o mais infeliz do mundo. A causa dessa infelicidade são os nossos governantes (o Homem), que nada produzem mas vive saqueando o pouco que o Povo (os animais) com muito sacrifício consegue.

Irmãos, nenhum Governo opressor como o nosso,proporcionar a liberdade felicidade ao seu Povo, dee bandeja enquanto este não reclamar.

Enquanto não reclamarmos, o preço do combustível continuara a subir, as dividas ocultas, continuarão a ser contraídas e nunca esclarecidas, as mansões dos opressores continuarão a ser erguidas e o povo a pagar o respectivo preço, enfim, tudo continuara enquanto não agirmos.

E ai, seremos os maiores culpados, de termos deixado isso acontecer. Enfim, somos os culpados do futuro sombrio dos nossos filhos e netos.
Kelvintino Massas Africa surge et'ambola


LikeShow more reactions · Reply · 2d
Munguambe Nietzsche Certo. Eu terei muita vergonha de algumas perguntas do meus filhos no futuro.


LikeShow more reactions · Reply · 2d
Edwin Hounnou Aacredito que as pessoas mais sérias e comprometidas com o país sentirão muita vergonha quando os nossos filhos e netos nos perguntarem como deixamos o nosso país resvalar para a sergeta.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 2d
David Colaco Ribeiro VUCA...o terno correcto para o povo moçambicano


LikeShow more reactions · Reply · 2d
Sergio Baloi Sergio Nos somos culpado pela nossa desgraça


LikeShow more reactions · Reply · 2d
Ivan Maússe Troquemos de povo e apontemos, digo, escolhamos quem deva ser moçambicano!


LikeShow more reactions · Reply · 1d
Maria Manjate Nao é só o preço de combustível k nos apoquenta. A vida está quase impossivel em Moçambique para o cidadao comum. Há coisas k sobem e nós nao reclamamos porque n notamos. Energia é uma delas e nao só.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1d
Mouzinho Zacarias O povo da zona centro e norte anseia mudanças


LikeShow more reactions · Reply · 1d


LikeShow more reactions · Reply · 1d

Write a reply...




Nelita Jose Na minha humilde opinião não se trata de separatismo.trata-se sim de cobardia.


LikeShow more reactions · Reply · 1d
Jah Warrowarro Salazarismo? Donde? Estamos a ser cobardes! Ja é tempo de dizer bastaManage


LikeShow more reactions · Reply · 23h
Write a comment...










QUANTA ABERRACAO!




OS MOÇAMBICANOS NÃO DEVEM SER PUNIDOS/PENALIZADOS DUAS VEZES PELO MESMO CRIME (DÍVIDAS ILEGAIS) ENQUANTO OS RESPONSÁVEIS DE TUDO ISSO ESTÃO NUMA BOA (WELLA): Não se deve condenar este povo a desgraça e pilhagem dos recursos naturais por causa das dívidas ilegais privadas que não beneficiaram o Povo.


Nada é tão injusto e inaceitável tanto como pagar por aquilo que não se consumiu, pagar dívidas de terceiros que só e somente tiraram proveito delas os que fizeram as tais dívidas. É mais injusto ainda saber que se pretende pilhar os recursos naturais em nome das dívidas, sacrificando as riquezas deste país mergulhado na pobreza para pagar tais dívidas que trouxeram crises (económica, financeira e fiscal), retrocesso (aumentaram a pobreza) e muito sofrimento aos moçambicanos. Ninguém viu a cor desse dinheiro, a não ser os que contrairam as tais dívidas. 
O País já está a ser duramente penalizado por causa das dívidas ilegais que nos ultimos dois anos levaram a suspensão da ajuda ao orçamento por parte dos Doadores e ao bloqueio financeiro parte do FMI e outras instituições que por sua vez, contribuiram para o aumento de custo de vida, desemprego, falências, cortes nas despesas publicas e restrições orçamentárias (austeridade). O mesmo Povo não deve ser impedido (punido e penalizado outra vez) de usufruir e se beneficiar das receitas da exploração do gás natural do Rovuma por causa das mesmas dívidas contraídas por terceiros e de forma ilegal. Ninguém deve ou devia ser condenado ou punido duas vezes pelo mesmo crime…mas está a acontecer.

Péricles Maquiavel 22/03/2018



LikeShow more reactionsCommentShare

Comments

Write a comment...











s instituicoes estao a fazer....ca em Tete, Cidadaos tem o Cartao de Eleitor com endereco TETE...A minha questao e':
Em quantos bairros esse cidadao podera votar????
Melhor reclamar-se e serem inutilizados os Cartoes enquanto antes!
Por ventura essa manobra esta a ser feita em Todo Pais....



LikeShow more reactionsCommentShare

Comments


Write a comment...












OS MOÇAMBICANOS NÃO DEVEM SER PUNIDOS/PENALIZADOS DUAS VEZES PELO MESMO CRIME (DÍVIDAS ILEGAIS) ENQUANTO OS RESPONSÁVEIS DE TUDO ISSO ESTÃO NUMA BOA (WELLA): Não se deve condenar este povo a desgraça e pilhagem dos recursos naturais por causa das dívidas ilegais privadas que não beneficiaram o Povo.

Nada é tão injusto e inaceitável tanto como pagar por aquilo que não se consumiu, pagar dívidas de terceiros que só e somente tiraram proveito delas os que fizeram as tais dívidas. É mais injusto ainda saber que se pretende pilhar os recursos naturais em nome das dívidas, sacrificando as riquezas deste país mergulhado na pobreza para pagar tais dívidas que trouxeram crises (económica, financeira e fiscal), retrocesso (aumentaram a pobreza) e muito sofrimento aos moçambicanos. Ninguém viu a cor desse dinheiro, a não ser os que contrairam as tais dívidas. 
O País já está a ser duramente penalizado por causa das dívidas ilegais que nos ultimos dois anos levaram a suspensão da ajuda ao orçamento por parte dos Doadores e ao bloqueio financeiro parte do FMI e outras instituições que por sua vez, contribuiram para o aumento de custo de vida, desemprego, falências, cortes nas despesas publicas e restrições orçamentárias (austeridade). O mesmo Povo não deve ser impedido (punido e penalizado outra vez) de usufruir e se beneficiar das receitas da exploração do gás natural do Rovuma por causa das mesmas dívidas contraídas por terceiros e de forma ilegal. Ninguém deve ou devia ser condenado ou punido duas vezes pelo mesmo crime…mas está a acontecer.


Péricles Maquiavel 22/03/2018



LikeShow more reactionsCommentShare

Comments
Aghast Mandu Mas qual é a dificuldade de entregar os responsáveis deste crime a barra da justiça? Não percebo, vejo que nas próximas eleições terei mesmo de votar!


Like · Reply · 4d

Fernando Veloso Sem dúvida !!! Esta é a pergunta para a qual todos nós deveremos ter resposta !!!... estou consigo


Like · Reply · 4d
Isac Dos Djives Somente o governo pode denunciar os verdadeiros culpados. O governo pode mudar os culpados, mas somente o povo pode mudar o governo


Like · Reply · 4d


Like · Reply · 4d
Aghast Mandu O governo já se apercebeu como nós (povo) somos, nunca tomamos medidas para revirar essa porra, só sabemos murmurar, por isso mesmo que a Frelimo faz e desfaz, e cá estamos nós, caladinhos ao olho do malfeitor!


Like · Reply · 4d
A-xikunda Materula Estes gatunos merecem cadeia


Like · Reply · 4d
Aghast Mandu A-xikunda Materula temos de fazer algo, antes das eleições


Like · Reply · 4d
A-xikunda Materula Sim temos k nos mobilizar em grande escala,EU começarei a falar nas minhas actuaçõesManage


Like · Reply · 4d
Aghast Mandu A-xikunda Materula eu serei o primeiro a lançar a pedra, mas não me deixe sozinho na hora de blindados quando chegarem, please confio em ti!


Like · Reply · 4d
A-xikunda Materula Na boaaaaaaaaaaa meu brother


Like · Reply · 4d
Aghast Mandu Fernando Augusto Januario meu Caro você falou tudo, estás de parabéns! Mas acontece que nós somos medrosos ou não nos importamos!


Like · Reply · 4d
Gilson Sitoe Se a situacao nao mudar ate Outubro nao irei votar pois nao sei aquem votarManage


Like · Reply · 4d
Aghast Mandu Gilson Sitoe vamos criar igreja e saímos da crise kkkkkkkkkkkkkk


Like · Reply · 3d
Wastter Abdul Chabane Oh...meu caro mudou de ideias...kkkkManage


Like · Reply · 3d
Write a reply...


A-xikunda Materula Parece me k o povo de Nampula teve uma solução


Like · Reply · 4d


Like · Reply · 3d
Write a reply...


Fernando Augusto Januario Como é que o Governo do dia pode entregar os culpados se também faz parte da culpa? Quem pode resolver este assunto é o próprio povo, em suma somos nós não o Governo que também esta hipotecado. Num País onde o PGR é nomeado pelo PR, o que se espera? Nos vivemos num País onde a cegueira nos consome, onde aceitamos ser enganados passam anos, mesmo nesta época que difere das décadas 70, 80 e 90, onde o nível de intelectualidade em Moçambique era quase zero. 
Agora estamos a associar o pagamento das dívidas ocultas ao Gás do Rovuma, eu pergunto alguma vez nosso Governo já fez algo com humanidade a pensar no desenvolvimento da população? O negócio do gás de Pande/Temane, quando foi feito será que alguns Governantes não eram Sócios da Sasol? Não se justifica que num país com tantos recursos energéticas e outros a população tenha o nível de vida que tem. Mas em fim precisamos de ter humanos no Governo, já basta gente sem um pingo de humanismo e sempre vestidos com a capa de Libertadores.


Like · Reply · 4d
Diego Bellafiore Mamarom o dinheiro se o povo não entrega os ladrões então são cúmplices!!!penhorar o gás com juros?!!


Like · Reply · 4d
David Balles ÚNICAS FORMA DE PENALIZAR OS GATUNOS DA FAMOSA E VENENOSA"MORTAL" "DÍVIDA OCULTA" e "MÁ GESTÃO DO PATRIMÓNIO DO POVO" É O CORTE PELA RAIZ DA FRELIMO. 
estamos sufocados, não ha emprego, não ha dinheiro a circular, água que se bebe é turva"amarela ", não ha negócio, não ha liberdade, em suma tudo está mal, eu mi pergunto: " O QUE VOU LEVAR DAKI DE MOZ PARA IR VENDER EM ZIMBABWE?? " o dinheiro já não tem valor. E agora moz, só mi resta sacudir a FRELIMO Para entera-la.


Like · Reply · 3d
Buene Boaventura Paulo A mana Fatima Mimbire levanta com a devida profundidade os contornos do mecanismo para pagamento das 'dívidas ocultas'; Moçambique é mesmo 'maning nice'; Angola está para reaver 500 milhões que tinham sido transferidos para UK em esquemas não muito diferentes dos Ematum & cia. No acto da responsabilização há muito dinheiro a recuperar nas mãos dos 'boladeiros', que dariam muito jeito para amortizar a nossa dívida... bem vistas as coisas menos de 1/4 do valor foi aplicado em bens e serviços concretos daquelas empresas e o resto está aonde? O Governo anda preocupado em reestruturação/negociações e agora coloca na mesa uma troca desigual do tempo pre-monomotapa (sal com boi, por exemplo) quando tem uma oportunidade de ouro do recuperar parte do dinheiro, que entretanto está cada vêz mais a escoar. No final não precisamos duvidar: só age desta maneira quem por culpa assumida sabe que o dinheiro roubado é para seu benefício próprio. O que fazer? As urnas soam muito pouco, talvez antes corrermos com a corja para não ter o privilégio de concorrer também...


Like · Reply · 3d
Francisco Mbumila Prezado Buene!! Essa não é nossa dívida, é de Guebuza e seus capangas.


Like · Reply · 3d

Write a reply...




Like · Reply · 3d
Joefarman Manjate Estamos a atrasar sacar estes piolhos 
Estamos a dar-lhes mais oportunidade para nos fod... de novo


Like · Reply · 3d
Lito Heliodoro Mundlovo Tem que haver uma maneira de nos levantarmos como povo e exigir que sejam responsabilizados os criminosos que puseram o país nesta situação...não por nós mas pelos nossos filhos


Like · Reply · 3d · Edited
Fidelio Gustavo Por nós tambémManage


Like · Reply · 3d
Write a reply...


Wastter Abdul Chabane Moz vai virar caso China...oposiçao no poder


Like · Reply · 3d


Like · Reply · 3d
Clara Antonio Hilario 10/10, eu farei justiça com as minhas próprias mãos, juro!


Like · Reply · 3d
Loved Nelo É bem possível que estes caras não poder estejam a ganhar mais dinheiro mesmo com essa mentira de que a exploração de gás para eu pagamento da dívida. Moçambicanos devem mesmo abrir os olhos e começar a pensar e agir de um modo diferente. Um dias vamos acordar e descobrir que o país está todo na mão do estrangeiro. Seremos hóspedes em nosso próprio sem direito á nada. Tempo de ter uma atitude virtuosa porque esta gente no poder pensa que a sociedade moçambicana ainda é de analfabetos.


Like · Reply · 3d
Domingos Sande Solução correr com eles do poder enquanto é cedo. Ladrão não prende outro ladrão porque são cúmplices. O actual presidente foi posto a dedo pelo ladrão mor para exactamente fazer o que está fazer hoje proteger e gerir esse crime. Ninguém será responsabilizado . Vamos correr com eles do poder nas urnas.


Like · Reply · 3d
Salomao Facitela Percebi que temos uma ideia em comum: usar a urna para fazer o que é certo!
Mas muita atenção irmãos: evitemos espalhar os votos...
Devemos ter um foco comum para não haver a 2volta.
Esmagar a cabeça da cobra!


Like · Reply · 3d
Marcelo Muane Apoiado e nossa aposta é Renamo pk MDM ja mostrou ki é copia fiel da Frelimo.


Like · Reply · 3d


Like · Reply · 2d

Write a reply...


Marco Daud D'Almeida Ribeiro Lembram se da música 

"Tudo que vôa vem pra baixo de vez em quando alimentar"

Pois é ...quando vierem pra baixo a procura de alimentar=(votos) é só não alimentar que eles não voam mais ....


Like · Reply · 3d · Edited
Asif Sdt Tudo subir e ha empresas a fechar pk ja n aguentam e nao ha negocio,salarios baixos,gasolina e produtos alimentares subir e salario nao chegam


Like · Reply · 3d
Carla Denise de Sousa Nas proximas eleições votarei sim com muito gosto. O mal deve ser cortado pela raiz


Like · Reply · 3d
Yatsura Cunha N vão nos burlar novamente?


Like · Reply · 2d
Write a reply...


Felizarda Matusse Para mim a ideia sempre foi essa de olho no "Gas", eles sabiam que os governantes sao tao corruptos e defedem uns aos outros que não se entregaria a cabeça de ninguem. Esses credores sao bem inteligentes. Mas nas proximas eleições farei valer o meu voto


Like · Reply · 3d
Magaia Magaia Merda desse governo estao ai a desfilar parecer estarem na passarela, Moçambicanos que ja quando saimos a rua o frelos mandam os FIR, e os vulgos cizentos pa nos atacarem, a nossa chance vem ai, vamos zangar no voto, temos encher os postos de votaçao ai sim estaremos a vingar nos,


Like · Reply · 3d
Vicente Joao Esse tako é oque comprou os aud's, os ferrares e os mercedes do filho de Nyusi, para nos chingar e ainda mandarem a nós a pagar. Ltha..., cara sem vergonha ainda nos chama de patrão.
Afinal tais 600 milhões oque é para andarem a dar tantas anobras e falarem de gás como única maneira para se saír disso? Um valor que até uma empresa símples de logística, ouví uma vez dessas que pode pagar só com a receita de um mês.
Ou isso é também manobra para levarem recitas de gás aos seus bolços. Combatentes de merda, mataram Machel por ganância e ambição, agora querem matar a nós, mas antes disso vamos acabar com eles sem usar armas da UIR.


Like · Reply · 3d · Edited
Faizal Suleimane kkk essa é a frelimo d assassinos quando o povo comete eles prendem o povo e ate matam quando eles cometem prendem o povo ou ate matam kkk,moçambicano abre o olho correr com essa gente agora,e voces da fir e cizentinhos quem e q vos falou q voces sao da frelimo,aceitam ser usados por 5pessoas,voces sao povo tambem,q eu saiba voces tambem estao a pagar uma divida q nao contrairam e parem d robar aos vossos irmãos deixemd ser burros


Like · Reply · 3d
Nelson Samuel Eles fazem isso a confiar em povo de sul que vota mais na frelimo...


Like · Reply · 3d
Fazine Adércio Chachine Eu tive um sonho. Dlhakama vencia as eleições 😁


Like · Reply · 3d
Emerson Claudio Gomes as ideias e pontos aki xpostas/os sao realmente de se tirar o chapeu,no entanto existe um porem:ha muita gente neste pais desprovida de formacao academica assim como uns tantos outros com pouca formacao que ao chegar ao pleito eleitoral fica pensando nas t-shirts,capulanas,rebucados e promessas de melhoria de condicoes de vida e cometem o "erro",a facanha de manter os larapios 1 vez mais no trono (pois isto mais parece um regime monarquico absoluto)...


Like · Reply · 3d
James Kawy Kawy Que Deus os julgue esse causadrs das dividas ocultas.


Like · Reply · 3d
Rui Virchand Vamos todos fazer o que Nampula fez. Ponto final


Like · Reply · 3d
Yoshimitsu Tekken Como SOMOS um povo medroso, conformado, pacifico, a unica coisa que faremos é vingança por meio de votos. So lrecisarmos de ir todos nos as urnas e amnifestar o repudio e rezarmos pra q nao hajam cortes de energia, compra de representantes das urnas, entrada de urnas preenchidas etc...


Like · Reply · 3d
Buene Boaventura Paulo Essa possibilidade de vingança nas urnas não passa mesmo de possibilidade, eles dominam os processos de preparação e efectivação de eleições. O mais correcto era já com um grande RUA


Like · Reply · 3d
Yoshimitsu Tekken Impeachment... talvezManage


Like · Reply · 3d
Buene Boaventura Paulo Os nossos deputados deviam acender o rastilho, propondo impichement e cá fora tomarmos a acção... se Renamo e MDM se unissem nesse sentido teríamos alguma chance. Olha que deixaram o assunto correr e Nyusi pulou para outra plataforma - apresenta - se como timoneiro da paz, só para nos enganar...


Like · Reply · 3d
Yoshimitsu Tekken A votacao la no parlamento devia ser secreta, provavelmente hajam deputados da frelimo que estejam insatisfeitos... quanto a nos so tentar ter corragem e ir a luta.


Like · Reply · 3d
Buene Boaventura Paulo O povo só sai a rua sob liderança de alguém; sair por sair não traz nenhum fruto. Os deputados deviam agir...


Like · Reply · 3d


Like · Reply · 2d
Write a reply...


Egídio Nhoela Kem vai julgar o outro se todas sabem sobre as dividas ocultas, a única solução o povo éki tenki saber escolher na mudança porki já xtamos cansado de sermos castigados e burlados pela Continuidade ki só xta pra continuar a destruirManage


Like · Reply · 3d
Santos Rafael Lituge Em Nampula já fizeram a parte deles falta nós também. Desta vez kero votar


Like · Reply · 2d
Arcadio Joaquim Que tristy...Manage


Like · Reply · 2d
Vocal Lírico UnderMaster Se esse partido ganhar desta vez posso afirmar categoricamente que esse povo é burro completamente


Like · Reply · 2d
Muhammad Aly Qual voto?a FRELIMO vota sozinha,alguns aqui já apoiaram várias vezes roubar votos favorecer ladrões só por uma migalha


Like · Reply · 2d
Vitinho Silvino Sendela O povo Moçambicano ainda esta na fase embrionária, quando nascer, aprender a andar e falar ai sim vai recompor os tomates e agir... Ate aqui haaaaaaa


Like · Reply · 2d
Cesar Antonio Governo corrupto, estamos mergulhados numa merda em moz onde quando se fala do povo refere se a deterninado numero de pessoas que esta no topo, eles fazem e disfazem como se o país fosse deles, fdpManage


Like · Reply · 2d
Dario Moreno Epa vamos ficar de olhos abertos... Pagar as dividas com dimheiro que ia beneficiar opovo kkkk acho que ele nao queria dizer isso....Manage


Like · Reply · 2d
Manykash Armando Messias Falo e dixe👍


Like · Reply · 2d
Baptista Kampango Uque me deixa triste eque vejo sempre a dirigentes em televisão a falar de corrupção, nunca falam da melhoria de vida das populações, funcionários de salário mínimo sendo responsabilizados e expulsos por crimes leves de corrupção porque uque recebem nem satisfaz, mas os que desgraçaram moz com bilhões estão a disfilar nos ministérios onde estamos afinal?


Like · Reply · 2d


LikeShow more reactions · Reply · 1d
Berta Meneses Tristeza mesmo não são só salários as pensões dos velhos? Q já ganham uma miseria mas não temos a quem pedir socorro eu não vou votar para quê? Para continuar a ser roubada e humilhada?Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1d
Apy Yahaia Malenga A frelimo ja entregou o poder a oposição a bandeja, algue quando aproxima azar perde toda consciência ali xta.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1d
Write a comment...










SENHOR PRESIDENTE, ENTREGAR AS RECEITAS (E O NEGÓCIO) DO GÁS NATURAL AOS CREDORES DAS DÍVIDAS ILEGAIS É TRAIR A CAUSA DO POVO, AOS IDEIAS DO PAPÁ SAMORA MACHEL, PAPÁ MONDLANE E DA LUTA DE LIBERTAÇÃO ARMADA NACIONAL: Continuem firmes nas negociações e não permitam que os credores das dívidas ilegais se apoderem das nossas riquezas colectivas de forma injusta, ultrajante e criminosa!

É com profunda tristeza e revolta que tomamos o conhecimento de que os credores das dívidas ilegais da Ematum, MAM, Proindicus recusaram as propostas do governo de Moçambique para reestruturar as dívidas e exigiram a inclusão das receitas e do negócio do gás natural na bacia do Rio Rovuma como forma de pagamento das dívidas ilegais. Senhor presidente, nunca fomos a favor da nacionalização destas dívidas ilegais, mas o seu governo assim o fez, mesmo contra a vontade do Povo Moçambicano. O povo moçambicano sofreu e está sofrer bastante por causa da crise das dívidas e dos seus efeitos. Apoiamos a vossa intenção de não incluírem o negócio do gás na bacia do Rovuma na reestruturação das dívidas e encorajamos para que continuem a agir neste sentido mas também reafirmamos que os responsáveis dessas dívidas devem ser responsabilizados. Senhor presidente, os papás Samora Machel, Mondlane e o Povo Moçambicano liderados pela Frelimo de ontem, lutaram para alcançar a independência total e completa de Moçambique deste modo, não permita que seja o seu governo a autorizar que este país seja escravizado e recolonizado pelos credores internacionais por causa das malditas dívidas ocultas. Não hipotequem a nossa independência, a nossa soberania e as riquezas nacionais para credores internacionais condenando desse modo, a nação moçambicana, a eterna pobreza e dominação externa por causa das dívidas ocultas. Não matem o futuro de Moçambique. As receitas da exploração do gás natural constituem a grande chance para o país sair da pobreza, estagnação, miséria e do subdesenvolvimento.


Péricles Maquiavel 21/03/2018




Comments
Eagle Eye O gás natural só pode ser do grupo EMATUMManage


Like · Reply · 4d
Buene Boaventura Paulo Eu não entendo estas coisas... as mais valia em Moçambique superaram as dividas ocultas; porquê não pegar nas tais mais valia e 'pumba' pagar as dívidas? Mas se essas empresas existem e seus PCAs andam por aí, porquê não são estes a negociar a reestruturação? Porquê tem que ser o governo a sair em socorro das empresas? Aonde o cidadão entra nos negócios das empresas, tanto mais que a aval pelo Estado não seguiu os trâmites legais?


Like · Reply · 4d
Pericles Maquiavel Meu caro concordo com as suas questões e acrescento outra: Por que é o estado deficitário teve que assumir dívidas ilegais que envolve valores elevadíssimo? Na verdade essas dívidas foram feitas em nome do gás, por causa do gás e a contar as receitas do gás natural. E hoje os bancos estão a exigir o que foi prometido.


Like · Reply · 4d
Laercio Eder Camal Mulima Única coisa que sei é que estamos na Merda.


Like · Reply · 4d
Muhamad Yassine Porque Pagar algo que legalmente nao devemos?


Like · Reply · 3d

Write a reply...




Roque Loforte Se analisarmos a origem e o processo de formação da Dívida Externa de Mocambique-INTEGRADO NO CONJUNTO DOS PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS ENTRE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO(os chamados "least developed Countries"-LDC's, segundo o jargão das Nações Unidas/Unctad)-aí iremos compreender melhor ainda a natureza injusta e IMORAL da "Proposta"dos Credores de Moçambique na última reunião de Londres. O problema é que Moçambique e os restantes LDC,s sempre foram produtores e exportadoresde matérias primas de origem agrícola e mineral cujos preços de exportação são fixados unilateralmente pelos importadores sediados nas Cidades Capitais dos Países Desenvolvidos de Economia de Mercado, Membros da OCDE(Londres, Paris, New York,..)

Sem comentários: