segunda-feira, 26 de março de 2018

Quando vivemos na base de favores, o passado vira lixo.


Estou a lembrar em tempo que eu não existia as Únicas Universidades públicas existentes no país estavam baseadas na METRÓPOLE. Maldito Guebuza que permitiu a criação da UniZambeze e UniLurio com sedes na Beira e Nampula.
Uma a dar cursos até de Doutorado e outra mestrados onde eu recebi diploma de honra com o camarada Presidente da República.
Há quem não se lembra que este Moçambique estava em obras imparáveis. Quando vivemos na base de favores, o passado vira lixo. O presente nem busca nada do passado, pois se o fizesse, seria fácil recordar que há quem aconselhou os moçambicanos que votasse no Camarada Nyusi e não no RIDER, a mudarem-se para o estrangeiro assim que o homem da serra ganhasse.
-------
Bem, o ser humano quando recebe dinheiro pensa com ele e não sobre ele.
Comments
Jossias Ramos Digo: Correcção/ edição. Mas são detalhes. Deixa-Me fechar os olhos um pouco. Volto as 05h00 para reagir a postagem. Vou apagar os meus primeiros comentários.
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Estou com o mais novo Jessemusse. É imaginar hehehehehe
Manage


2d
Dickson Guilherme Reserve se meu irmao. Mais do que um comentario academico, vejo uma beap politico... Faça correr uma tinta de analuse intelectual e nao (SACO PUXADO)..
Manage


2dEdited
Jose Rafael Siniquinha Siniquinha Essas universidades não terão sido abertas por pressão política do centro e norte porque a Frelimo estava ali a perder popularidade no seio da juventude?
Manage


2d

Agostinho Armando Eu acho que não foi uma pressão política, mas sim uma acção política de expansão das universidades no país.

Se não estou errado, mesmo naquele tempo em que elas eram sediadas na metrópole, os jovens incansavelmente iam ao encontro delas.

Com a expansão das mesmas, vimos esses jovens a se afastarem da gloriosa Frelimo.

Agora pergunto, se fosse uma pressão política, e uma vez expantidas, porque é que continua a existir jovens académicos nestas duas regiões descontentes?

Bom, entendo que quando a Frelimo promete e cumpre, há quem percebe que se ela cumpriu foi pressionada.

Manage


2d
Jose Rafael Siniquinha Siniquinha Bem amigo, é bom ouvir o que os outros dizem e não andar formatado. Eu dos jovens que teve que abandonar os pais, a província para a capital estudar e arranjar emprego. Convivi com muitos estudantes oriundos de todas as províncias e a lamentação comum era porque a própria UEM, que era única na altura, não se disseminava para Beira e Nampula? Quanto a questão de Porquê as pessoas mesmo com universidades no centro e norte quando se formam se distanciam da Frelimo? É simples: é que a base ideológica da Frelimo é contra a cultura e princípios dos africanos. É muito alienante.
Manage


2dEdited
Wilson Profirio Nicaquela Plenamente José Jose Rafael Siniquinha Siniquinha. Nem vírgula não tiro. Dickson Guilherme, leia aqui e se quiser vá falar com prof Bonnet, Mangrasse, Chereua, Vala e ouvir a experiência deles. Depois volta ao debate. Respostas fixadas em replicas ou julgamentos emocionais, ou seja, baseadas e sugestões sociais só nos aceleram o nosso bloqueio cognitivo.
Manage


2d
Dickson Guilherme KKKKKK. Fugir com rabo a seringa?.... Força ai mano
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Hehehe, o piripiri no olho do outro tem sabor de mel na língua.
Manage


2d
Cortez Malaquias Na minha modesta maneira de ver as coisas, é errado dizer que a Frelimo prometeu isto/ ou cumpriu aquilo. A Frelimo nas últimas décadas não passa dum simples suporte de candidatos à presidência. Os que esses candidatos fazem após a eleição é puramente contrário ao manifesto eleitoral. Presidente Guebuza prometeu pouco porém fez muitas maravilhas que extravasaram sobremaneira as expectativas dos moçambicanos. O mesmo aconteceu com Amurane e o MDM.
Manage


2dEdited
Wilson Profirio Nicaquela Opah, Cortez Malaquias, está interessado a me ajudar ser lambe-bota? Quando somos guiados pelo ódio nem onde tem luz, gente encontra escuridão.
Manage


2dEdited
Dickson Guilherme Kkkkkkl. Meu Wilson esta ser rodeado de arame farapado...
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Mais outro acidente de compreensão Dickson. Veja a relação paternal do meu comentário e o de Cortez Malaquias. Vais perceber que nem ele nem eu discordamos um do outro. Há vezes que precisamos despir as cores embora seja muito difícil.
Manage


2dEdited
Dickson Guilherme Cortez vem do Corte. Agora Wilson vem de? Kkkkkk
Manage


2d
Lunede Parrote Quem permite a abertura das universidades não é o chefe do Estado, não foi um favor serem abertas as universidades, elas foram abertas com o objectivo de descongestionar a metrópole e diminuir os custos de quem tinha de sair do norte para obter o nível superior, não precisamos venerar a ninguém por esses feitos. É dever do Estado.
Manage


2dEdited
Wilson Profirio Nicaquela Bem mesmo. Infelizmente esse processo de descongestionar a metrópole com o então cursos da ELITE? foi no tempo dele. Mas como ele não liderou as comissões de instalação eu concordo e respeito a sua opinião.
Manage


2d
Cortez Malaquias Esta pode ser mais um comentário injusto. E porquê não infantil? Se assim fosse, não haveria assimetrias flagrantes no país. Se acha que há equidade no país, pode me dizer porque razão as estradas da província de Nampula são quase todas transitáveis e Sofala não? Acorda, presidentes decidem sim!
Manage


2d
Lunede Parrote Cortez Malaquias , recomendo a revisitar a CR para melhor se inteirar sobre as funções do PR
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela A Constituição da República só vigorou de 2005-2013 ó Lunede Parrote?
Manage


2d
Cortez Malaquias Ilustre Lunede, entendo a sua cegueira, nos EUA também estão a seguir à constituição no barramento das mercadorias
Manage


2d
Lunede Parrote Wilson Profirio Nicaquela faço vênia para o nível em o país chegou nos anos em que ele esteve a chefiar o Estado, mas não posso concordar que ele toma decisões sobre o rumo em que o país deve seguir. Ele não Leviatã.
Manage


2d
Lunede Parrote Cortez Malaquias não é cegueira, é preciso manter o comentário a luz das funções inerentes ao cargo de PR não em a nível das nossas suposições
Manage


2d
Cortez Malaquias Lunede, sabia que presidentes mudam constituições dos seus países para acomodar os seus interesses?
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Ah. Esperava que ele fosse o soberano no vários assuntos? O Líder não precisa de carregar o poder, o poder vem para ele. Ou seja, ele cria outros líderes dentro do grupo que Lidera. Aliás, veja só, que a própria Unilurio por exemplo, teve uma lideranças extraordinária naquele tempo. Não foi Guebuza em pessoa, foi ele como lider de seu governo.
Manage


2dEdited
Cortez Malaquias No período da vigência do seu mandato o presidente decide quase por tudo. Os técnicos simplesmente trazem propostas para que ELE as aprove.
Manage


2d

2d

Lunede Parrote Artigo 160 
(Domínio do Governo) 
1. No domínio do Governo, compete ao Presidente da República: 

a) convocar e presidir as sessões do Conselho de Ministros; 
b) nomear, exonerar e demitir o Primeiro-Ministro; 
c) criar ministérios e comissões de natureza ministerial. 
2. Compete-lhe, ainda, nomear, exonerar e demitir: 
a) os Ministros e Vice-Ministros; 
b) os Governadores Provinciais; 
c) os Reitores e Vice-Reitores das Universidades Estatais, sob proposta dos 
respectivos colectivos de direcção, nos termos da lei; 
d) o Governador e o Vice-Governador do Banco de Moçambique; 
e) os Secretários de Estado.

Manage


2d
Lunede Parrote Cortez Malaquias ele não aprova, essa função é do poder legislativo
Manage


2d
Cortez Malaquias Lunede Parrote , neste caso o presidente Guebuza não tem nada a ver com as ditas dívidas ocultas uma vez que é primeiro ministro é que propõe a criação das empresas públicas. Que injustiça! Kkkkkk
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Irmão Lunede Parrote, estás a viajar. Quem permite acontecer as coisas é o PR. Quem lhe ajuda a perceber a beneficência e a malticencia duma decisão política são os Ministros que recebem informações detalhadas de seus técnicos (inclusive os vice-ministros) Saiba que os vocês também estão na classe dos técnicos. Os assessores técnicos do PR, ajudam a clarificar aspectos sombrios vindos dos ministros.
Manage


2d
Lunede Parrote Wilson Profirio Nicaquela vamos dividir o todo em partes para melhor percebermos.
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Lunede Parrote, a Psicologia da Frofundidade ou da Forma, sugere e eu concordo que : "o todo é mais significativo que, a soma de suas partes, embora, ele não exista sem as partes". Simples. Não são os ministérios, é o governo liderado por alguém, neste caso esse alguém foi o Presidente Guebuza. Mesmo nos EUA, a avaliação da Administração Trump é feita usando como referências aquele que Cortez Malaquias chama aqui de Psicótico (TTRUMP), que por vezes eu dou-lhe razão pois muitos líderes Africanos estão são Cegos.
Manage


2dEdited
Agostinho Armando Concordo que não foi um favor. Dado que é a tarefa do chefe do Estado permitir a existência das universidades no país, mas de razão nenhuma, pode-se perceber que ele foi pressionado para fazer isso.
Manage


2d
Jose Rafael Siniquinha Siniquinha O chefe de Estado não cria universidades. Os técnicos e consultores e que fazem os respectivos estudos detalhados , fundamentam a razão de criar a universidade naquele ponto e há pareceres positivos de pessoas de direito em departamentos especializados. Quando vai ao chefe de Estado é só para assinar e carimbar.
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Agostinho Armando, concordo basta lembrar que a pressão só acontece apenas com ele. Só isso simplesmente.
Manage


2d
Cortez Malaquias Nesse seu raciocínio, pode me dizer o que fazem os técnicos e consultores do Presidente Nyusi? Essa é uma conversa infantil. Sabia que esta semana o mundo tremeu porque o psicopata Trump quer sobretaxar as importações para os EUA? É presidente que decide. Não tente apagar a capacidade do Guebuza.
Manage


2d
Mustafa Habibo Ussene Alineas a, b ... e seguintes do Art. 11, associados aos Nrs. 1 e 2 do Art. 88, ambas da CR. De Moçambique...
Manage


2dEdited

Wilson Profirio Nicaquela Essas coisas quando são aquelas que o ocidente superou antes da nossa independência e um grupo de africanos que implementar é um modelo a seguir. Quando são aquelas que o mundo acaba de abraçar e um moçambicano quer seguir o mesmo exemplo, considera-se influência da mão externa. Quando um antigo dirigente fala de boas práticas durante o seu reinado é perca de tempo e falta de agenda. Quando um dirigente em actividades não faz é por falta de tempo ainda. Assim funciona a lógica Africana(?) Há quem gostaria de ver Guebuza formando aliança com Mugabe já. 
Só para lembrar que tal constituição estava a vigorar com os mesmos traços de 2004, desde a de 1990. Espero que ninguém venha dizer que tais universidades foram abertas em 2004 ou 2016. 

PS: tenho saudades do tempo em que as coisas aconteciam, "quando o distrito e as providências se desenvolviam e não eram desenvolvidos"... O tempo como nos julga rápido, é inimigo de todas coisas velhas.... 
---------------
Bem, como na análise cada um busca o que lhe é fácil ler e lhe convém, podemos continuar a falar de direitos e deveres é o que vêm... Pois, Essas coisas quando estão nas nossas MÃOS não conseguimos VER.

Manage


2dEdited

Guerreiro Joao Baptista Palavras lindas, quero recordar o camarada Guebuza foi grande homem e perdemos esse homem para sempre, me lembro na era dele um pobre conseguia viver com o pouco qui tinha, mas agora com camarada Nyussi tudo mudou para o negativo, mas eu não dou culpa o Nyuss mas sim o partido que elegeu, no partido eles deviam apostar muito mais com jovens empresários, como fazem outros países não pelos camaradas que nem algo tem só porque são simpatizantes do partido. Se os partidos políticos continuarem assim, Moçambique sempre estará mergulhado no água.
Um exemplo concreto de Nampula, vocês acham que o pobre Vahanle irá contribuir o quê no desenvolvimento do Município de Nampula?se ele nem calça para usar não tem e nem o qui comer e vesse que está mal nutrido.
Caro moçambicanos só nós podemos mudar e resolver os problemas de Moçambique.

Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela MALDITO GUEBUZA QUE PERMITIU... espero que não estejamos a usar frases ou verbos diferentes nos comentários?
Manage


2d
Cristiano Mario GUEBUZA sinonimo Mbava que iguala a Latarau em emakuwa não espandio as universidades em nome da frelimo...ele era o presidente do país e fez o seu dever e nada mais...nao ha favores para isso nem merecimento de honra pois era o dever dele. O povo de centro e norte pagam os mesmos impostos como os do sul e teem os mesmos direitos...Quando um presidente constroe estradas e pontes ou sei la outras infrastructuras como as universidades nao esta fazendo nada de extraordinário nem menos esta fazendo favores aninguem...ele esta simplesmente fazendo o dever dele. Aquilo que lhe compete fazer e ponto.
Manage


2dEdited
Ser - Huo Quando vejo Wilson Profirio Nicaquela a guebuzistar, fico a pensar sera que ouviu que o construtor voltara a Ponta Vermelha? Nada demais, e' que conheco o mano Wilson como o Nyusista ferrenho, que chama cautela a malta nohs Guebuzistas (que endeusamento falso) para tomarem cuidado sobre analises fundadas no "ontem", afinal, temos o "hoje".
Manage


2d
Ser - Huo Ha um comentario com toque a falacia ai em cima, segundo o qual "quando um presidente faz isto ou aquilo, nao faz em favor, e sim, o que deve fazer". Serio? Primeiro, o PR nao faz nada, ele e' apenas um orgao num sistema todo; segundo, se aceitamos que o PR e' que faz, podemos entao presumir que muitos presidentes nao fazem nada (incluindo o actual), porque nada se ve? Terceiro, fazer análises emocionadas (mbava e outras anti-retoricas tipicas de quem nao quer pwnsar por si, e sim, se guia por aquilo que os outros dizem blablabla) , sem nenhuma base dao nisso, e me recordam aquela estoria de duas vizinhas, em que uma diz que viu um policia de transito a sair da casa dela, e pergunta se havia la acidente dentro de casa; quarto, e' dissonante quandl num unico comentario a gente diz nao fez nada pois era mbava, e na linha seguinte a gente diz "se fez o que fez estava a fazer sua obrigacao". Afinal, fez ou nao fez? Precisamos de ser coerentes.
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Chamei atenção lá antes que essa coisa reproduzir mensagens fosse doença era melhor dispirem-se de emocionalismo.
Manage


2d
Wilson Profirio Nicaquela Mais velho Ser - Huo, não senhor, senti que há necessidade de chamar as coisas pelos próprios nomes. Aliás, aqueles que ontem chamaram os pro regime de bajuladores blablablá, hoje viraram verdadeiros Apóstolo do Engenheiro que não constrói nem repara vôos da LAM, aliás aqueles que apelaram aqui na REDE que ele não fosse eleito, hoje o rodeiam aberta e obscuramente só para fins do EU deles. até diziam que quem votasse nele devia mudar-se para a RAS... Agora o Guebuzismo eu nunca revoltei-me em bom rigor. Recordo quando perguntei aqui num texto Longo se as armas fossem compradas na FRANÇA ou EUA teria o mesmo impacto? Ou se tal dúvida era secreta mesmo para os Gestores mundiais da mola?
Manage


2d
Ser - Huo Blablabla, voce "agrama" do cota Guebas, tal como eu. Hahahahhhh,
Manage


2d

Nunes Alfredo Nicua Nicua Camarada, eu tenho concordado que sempre do passado é muito mas não se aplica, só ignoramos o povo nada vem do bom, só do mal, é por está razão que a mentalidade das pessoas não desenvolve e não tem base de critica. Porém a decisão é necessário ter duas balizas: 
1. Positiva, essa permite avaliar o que foi do bem,
2. Vegativa, essa permite avaliar o que foi do mal.

Manage


1d
Albano Joaquim Muito arrependido, ou alienado? Deixa o povo seguir outros, quiçá, melhores "iphiro", nyeenhuu?! M,makhua!...
Manage


1d

Nunes Alfredo Nicua Nicua Concordo Sr. Albano Joaquim, deixar o povo sequir outros, mas tenho questões:

Quê é o povo?
O que pode sequir?
Deixa nos claro nesta rede social, sinta se que o sr faz parte do povo a sua análise faz parte do melhoramento do país.

Por isso vamos direito ao assunto o que nós preecupa em Moçambique.
Tendo em consideração o lema " cada um faz sua parte"
Manage


1d
Albano Joaquim Kkk... Caro Nunes Alfredo Nicua! Pelo apelido, se pode depreender que se trata de um cidadão moçambicano, cuja L1 é Emakhua. Logo capaz de entender o sentido "iphiro" ali no meu post. E, portanto, não julgo pertinente as interrogações ao meu comentário. Ademais, não sou porta voz de ninguém, nem me assumo como defensor de células e/ou movimentos da direita nem da esquerda. Importa me sim e somente o progresso e o bem estar do povo moçambicano! E então? Que se degladiem na arena, no circo...
Manage


1d
Saul Bruno Júlio Vahanle dirigirá o município de nampula graças a frustraçao dos próprios munícipes de nampula. Portanto, devia se pensar o que mesmo frustrou os nampulense?s

Sem comentários: