O Tribunal Constitucional espanhol decidiu que Carles Puigdemont pode ser investido como presidente da Generalitat, mas para que isso aconteça tem de estar no parlamento catalão.
A decisão foi tomada por unanimidade pelos juízes do Tribunal Constitucional espanhol. Carles Puigdemont pode ser investido presidente da Generalitat — recusando assim o pedido do Governo de Mariano Rajoy de que a nomeação fosse anulada — mas para que tal aconteça Puigdemont terá de se apresentar no parlamento regional, em Barcelona, depois de requisitar uma autorização a um juíz para o fazer. Vê-se assim também gorada a intenção do líder independentista de ser investido a partir de Bruxelas, onde se encontra.
Na prática, o que esta decisão dos juízes do Constitucional espanhol significa para já é que fica suspensa a sessão de investidura marcada para esta terça-feira.
Puigdemont fugiu à justiça espanhola e chegou à Bélgica a 30 de outubro, juntamente com quatro conselheiros, depois de o governo espanhol os ter destituído, ao abrigo do artigo 155 da Constituição de Espanha.