quarta-feira, 22 de março de 2017

três decisões do Senhor Mesquita foram objecto de uma apreciação pelo organismo que vela pela ética pública em Moçambique

Há muita coisa para escrever nesta quarta feira. Desde o parecer da comissão da Ética sobre o ministro Mesquita aos novos preços de combustíveis.
São assuntos complicados mas interessantes.
Em menos de três anos ao serviço do Governo, três decisões do Senhor Mesquita foram objecto de uma apreciação pelo organismo que vela pela ética pública em Moçambique. 
A primeira, quando nomeou o cunhado ao cargo do administrador comercial da LAM. A Comissão Nacional da Ética pronunciou-se.
A segunda, quando assinou memorandos de entendimento com suas empresas. A Comissão de Ética acaba de confirmar o conflito de interesse e submeteu o caso ao GCCC.
A terceira vez, quando aceitou alugar seus camiões ao INGC por ajuste directo. A Comissão da Ética vai se pronunciar. Não há como não concluir que o senhor Mesquita é um ministro problemático e representa um risco a imagem do Governo que se quer de reputação ilibada.
Deixa-lo ir fazer o que mais gosta (negócios) seria melhor decisão. Todos ganhavamos. Ele ganhava dinheiro, o povo ganhava pelos seus serviços e o país um bom empresário ao serviço da pátria. E o Governo iria livravar-se de uma fonte viva de embaraços.
Sobre os combustíveis falarei na próxima ocasião. Mas apenas lembrar que combustível não é mafurra ou tseke. Por muito tempo alguém empurrou os problemas com a barriga e agora alguém deve limpar tudo e de uma vez. Essa sangria poderia ter sido evitada se alguém há dez anos tivesse feito a sua parte.

Gosto
Comentários
Samuel Chacate
Samuel Chacate Tudo isso!!!??? Heeeum!
Gosto · 4 · 6 h
Chemane Enoque
Chemane Enoque Realmente
Gosto · 2 · 6 h
Geraldo Obra
Geraldo Obra Além da comissão de ética, não existem outras comissões com mais músculo para lidar com esse tipo de situações? É que a mim parece que a palavra ética não aquece nem arrefece o nosso ambiente. É uma instituição decorativa
Gosto · 11 · 6 h
Helio Banze
Helio Banze Kakakakaka.....mafurra ou tseke.....
Gosto · 2 · 6 h
Benjamim Bccnuro Conjo
Benjamim Bccnuro Conjo Esse já deveria ter sido substituído a muito tempo;está a nos fazer voltar atrás; nós precisamos duma bicicleta que tem travões nos pedais;que só permite pedalar para frente...
Gosto · 3 · 6 h
Kulupala Ngu Semba
Kulupala Ngu Semba Subscrevo
Gosto · 6 h
Fernandes Muchanga
Fernandes Muchanga Nos é que escolhemos.....
Gosto · 1 · 5 h
Kulupala Ngu Semba
Kulupala Ngu Semba Eu não escolhi ministro?
Gosto · 5 h
Fernandes Muchanga
Fernandes Muchanga Mas a dez anos escolhemos alguem deixou o país assim.
Gosto · 1 · 5 h
Emidio Saturnino Joaquim
Emidio Saturnino Joaquim Assino por baixo isso Fernandes Muchanga .
Gosto · 5 h
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Voces votaram neste sistema
Gosto · 4 h
Fernandes Muchanga
Fernandes Muchanga Mesmo você votou....
Gosto · 4 h
David Damiao
David Damiao CONCORDO PLENAMENTE.ME PARECE K AKI EM MOZ SER POLITICO DO GRUPO NO PODER É MAIS K O DEUS DO CEU......PODEM PISAR AS LEIS NENHUMA INSTITUICAO PODE TER PALAVRA,NEM VIRGULA......PENA DE NOS POPULACAO
Gosto · 5 h
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi
Traduzido do Inglês
Extremamente preocupante.Ver Original
Gosto · 5 h
Juma De Alzira Paulo
Juma De Alzira Paulo Queixam e o homem continua estando na poutrona.. Enfim
Gosto · 5 h
Galdinos Maparage
Galdinos Maparage Egidio Vaz matxerua mbuia? 
Diante das suas afirmacoes concluo na minha total humildade que o governo ou o Presidente nao esta preucupado em resolver essa situacao, pois bem vejamos seria conveniente deixa-lo voltar aos negocios dele sairiamos todos a ganhar, ja estamos cansados de ouvir milandos. Taneta
Gosto · 1 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ta topa nawo. Todos dias apagar foguinhos. Cansa.
Gosto · 4 · 5 h
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Ele que seja o tal empresário de sucesso. Custa ???
Gosto · 1 · 5 h
Dinis Tivane
Dinis Tivane Um dia, alguém irá escrever um projecto para acabar com a corrupção. Não um projecto de Lei para levar gente à cadeia, pois aí 90% dos moçambicanos trabalhadores iriam perder seus empregos. Refiro-me à algo mais tê-à-tê, aonde cada moçambicano reflectisse sobre suas acções e percebesse o quão nocivo é viver com a corrupção. Há uma clara falta de Ética nos mais reputados ou mais endinheirados. Quando um homem não consegue encontrar um limite para PARAR DE ROUBAR ou então quando o sistema está tão viciado que o indivíduo não tem como PARAR DE ROUBAR pois a sua sobrevivência depende de decisões toscas, percebe-se que é momento de um Projecto Sério sobre a Corrupção. 
Reparem: não é para meter as pessoas na cadeia. Mas, para consciencializar. Criar um ponto final geral. Algo que faça as pessoas falarem claramente sobre corrupção, sobre os corruptos, os corruptos identificarem-se e serem perdoados e eles serem o exemplo de uma nova Era. Repito: é preciso falar assim mesmo, com franqueza. Calmamente. Sem guerras. Só falar... 
Temos que ter um Moçambique diferente nos próximos tempos. É possível...
Gosto · 4 · 5 h
Jose Chirruco
Jose Chirruco Concordo.
Gosto · 5 h
Rafik Abdala
Rafik Abdala Quanto ao combustível é culpa da Samira
Gosto · 1 · 5 h
James Alberto James Alberto
James Alberto James Alberto NB: ha uma coisa muito impar nessa history of mesquita, nao podemos nos esquecer q ele sempre foi Homen dos camioes. Independentiment d tudo... Essa parte eu nao vejo uma gravidade.
Gosto · 5 h
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto Gosto da juventude e mente aberta da nova geração...está cada vez mais difícil usar o poder como a galinha de ovos de ouro...cabe ao estado agora assumir o seu papel na vontade política de implementar o que tanto apregoa na reforma da administração pública do estado...não basta parecer é preciso ser...peixe miúdo não enche a rede.
Gosto · 5 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Neste todo "imbróglio" onde estavam os assessores jurídicos? Será que o nosso Ministro é tão teimoso assim que não ouve o que lhe é dito?
Gosto · 5 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Não quero ilibar o bom do Eng. Mesquita mas há que olhar para toda fotografia.
Gosto · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ele foi arrogante ao afirmar que conhece a lei. Mas essa lei que ele conhece é a mesma que nos outros conhecemos?
Gosto · 5 · 5 h
Marilucia Rodrigues Francisco
Marilucia Rodrigues Francisco Teimoso ele é um pouco... Pois foi meu aluno no Colégio do Sagrado Coração de Maria no Gurué,
Gosto · 2 · 4 h
Ericino de Salema
Ericino de Salema Egidio Vaz, se quiser ser mais rigorosa, a Comissão Central de Ética Pública pode ter mais um caso em que Carlos Mesquita se acha envolto: quem pagou os anúncios com logos do MTC, feitos publicar na imprensa, mas para "branquear a imagem" de uma pessoa singular? Não terão sido fundos públicos a suportar uma campanha mediatica sem interesse para a colectividade?
Caso para dizer: a procissão já está a sair da igreja...
Gosto · 13 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Isto é loucos Ericino de Salema. Já não resta mais nada senão a teimosia. Bem, toda atitude tem seu preço. A situação do Mesquita é indefensável e muito vergonhosa para a geração dos nossos actuais governantes.
Gosto · 4 · 5 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Quanto a nomeação do cunhado na LAM, caso cabotagem o ministro meteu a pata na poça, e tem que haver consequências por isso. Entretanto, tenho muitas dúvidas no caso ajuste directo do INGC; Aí a música é outra. É muito forçado falar-se do conflito de interesse ou, tráfico de influência neste caso, até porque, devem no provar. Não basta alegar ou indicar a lei.

A sermos mais rigoroso, pelo menos esse é o entendimento de muitos incluindo juristas, essa lei é ilegal. Do mesmo modo um ministro não deve tirar vantagem em razão do cargo que ele ocupa no estado, também é verdade que ele ministro, não pode ser prejudicado em razão da sua posição. Logo, estaríamos a dizer que essa lei não respeita e viola um comando constitucional que é o princípio da igualdade.
Gosto · 2 · 3 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Esse tipo de publicidade é por lei proibido. De que fundos veio? A ter em conta o cabeçalho, do Ministério dos Transportes. Isso é branqueamento da imagem, propaganda. O estado não faz propaganda sobre os seus actos, a não ser que seja um estado fascista. O estado faz comunicação e tem meios apropriados para o fazer de forma transparente e eficaz.
Gosto · 4 · 4 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Vi no jornal de ontem, achei estranho. Só hoje porquê.

Caso para dizer, a emenda saiu pior que o soneto.
Gosto · 1 · 4 h
Tomas Pereira
Tomas Pereira O pior é que se diz por ai que pretendem o promover a posição de Primeiro Ministro. Moçambique é mesmo Terra de Boa Gente.
Gosto · 5 h
Emidio Saturnino Joaquim
Emidio Saturnino Joaquim Sao coisas de Moçambique que dizer...
Gosto · 5 h
Helio Maximiliano Robiesperre
Helio Maximiliano Robiesperre Caro Egídio Vaz e todos outros que comentam assuntos da actualidade. Peço que não se esqueçam de abordar o silêncio conivente e irritante da PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA . É lamentável a impotência da Sra Buchili, a dita Guardiã da Legalidade
Gosto · 2 · 5 h
Mario Tique
Mario Tique PGR nao existe em Mocambique. Esta instituicao foi criada para defender os interesses dos "poderfrelosos".
Gosto · 1 · 3 h
Elyna Fau
Elyna Fau Só está ali para acomodar interesses de uma minoria.
Gosto · 1 · 1 h
Neves Nhavene
Neves Nhavene "Deixar o ministro Mequita fazer negócio seria melhor decisão" concordo em absoluto.
Gosto · 1 · 5 h
Wilson Mondlane
Wilson Mondlane Mas o que está acontecer em Moz? Nao passa muito tempo que foi anunciado a subida de energia electrica e agora é o combustível. Sera que ninguem se simpatiza com o povo? Sinceramente valha nos Deus.
Gosto · 1 · 5 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Amigo, Levaram muito tempo a atropelar os atropelos dele, desde o início que estava claro que a convivência com a probidade seria difícil para ele
Gosto · 3 · 4 h
Afonso Dete
Afonso Dete A lei d oferta e procura d combustiveis em Mozambique é uma ciência a parte.
Gosto · 4 h
Castigo Muzuculo
Castigo Muzuculo Tudo aqui em Moçambique não obedece as leis normais da ciência.
Gosto · 4 h
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Estamos mal e todos na Mesquita coisas de sheiks meu pais o chefe do Estado espera ele fixar salario para dimiti-lo mas pk demiti-lo se das suas frotas de camioes ele depende para a proxima campanha, logo o simples e pontapear a lei e o povo
Gosto · 1 · 4 h
Castigo Muzuculo
Castigo Muzuculo Está a combater a pobreza absoluta
Gosto · 4 h
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Tens razão Egidio Vaz. E esse alguém é a pessoa que tu idolatrava. Não é?
Gosto · 7 · 4 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Lazaro Mabunda seja rigoroso no uso das palavras. E paro por aqui. Como cristão católico sou proibido de idolatrar alguém. Eu honro apenas a Deus. Segundo, não existe nenhuma inconsistência em gostar de alguém e depois decepcionar ou amar uma mulher e separar. Cada um de nós já teve mais que uma relação amorosa e nem por isso deixamos de ser o que somos. E poucos, homens e mulheres, conheceram-se virgens. Portanto, pelo seu historial empresarial de sucesso era de esperar que aplicasse a sua sabedoria aos negócios do estado. Rico que é, era expectável que não fosse com tanta sede ao pote do estado. E se eu defendo a integridade pública não posso ficar calado só porque um dia fui muito positivo em relação a ele. Como eu, são tantos que pensavam positivamente sobre o Mesquita. Então, não venha aqui com suas indirectas e sarcasmos.
Gosto · 11 · 4 h · Editado
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda O princípio Católico, como um católico razoavel, impede e excomunga quem se casa e se separa. O casamento é definitivo. O adulterio é pecado no catolicismo. E se comete adulterio, um bom catolico deve confessar. Quaresma (agora) e Páscoa, a partir de domingo de Ramos, são momentos para um bom catolico confessar por adulterio.
Gosto · 2 · 3 h · Editado
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Ficou clara a sua exposição. Estamos juntos. Agradeço que tenha deixado tudo claro como bom católico.
Gosto · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Bom dia, com humildade, acho que nao deveria ser o senhor a definir-se como um bom catolico...mas,sim os outros....,
Gosto · 1 · 3 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Adultério é diferente de fornicação. Adultério é relação amorosa na constância de um casamento. Fornicação é sexo não autorizado, ou seja dos que ainda não casaram ou não vivem uma relação estável e duradoura sob o mesmo teto. Então Lazaro Mabunda, vale a Pena ouvir o Papa Francisco de novo sobre mães solteiras e seu destino, ou de viúvos e separados.
Gosto · 2 · 2 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Nelson Junior, eu defino-me como bom católico. A nossa doutrina é clara e é mediante essa doutrina que cada um se avalia. Outros que façam sua avaliação.. Fé é isso.
Gosto · 2 · 2 h
Nelson Junior
Nelson Junior Bom dia, eu tambem sou catolico, mas nao dos bons...kkkkkkkkk!..bom trabalho
Gosto · 1 · 2 h
Marilucia Rodrigues Francisco
Marilucia Rodrigues Francisco Pela honra do bom nome, pessoal e do Governo esste Ministro deve demitirOse ou ser exonerado...
Gosto · 4 h
Azarias Felisberto
Azarias Felisberto Aqui em África os líderes não se demitem . Aqui basta bajular bem o superior
Gosto · 4 h
Azarias Felisberto
Azarias Felisberto Ministro Áfricano num acto de Bajulação
Gosto · 3 h
José Luís
José Luís Demitir-se seria sensato, mas do jeito que gostao de roer o osso, duvido. Quiçá o empregado do povo lhe demita...
Gosto · 2 · 3 h
Celso Luis Cau
Celso Luis Cau Uma grande decepção este ministro. Havia muita expectativa, mas defraudou. Melhor sair.
Gosto · 1 · 4 h
Nelson Junior
Nelson Junior Quando os senhores de negocios envolvem-se em politicas, sempre ou quase sempre so criam estes problemas....notou-se isto com o Berlusconi na Italia e o mesmo se verifica com a nova administracao de Trump...estes sao casos de paises ricos....imagenem voces, o mesmo cenario nos paises de republicas de bananas....A questao nao eh tanto o Mesquita, mas eh por que o Nyusi nomeu pessoas como os Mesquitas, os Pachecos, os Celsos, as Leticias, etc etc....O Nyusi nao eh um enfermeiro como o Samora-eh um homem que estudou( estudou ate no Reino Unido)...Por que ter esta gente de dinheiroes no governo?...Pra governar o Pais ou pra manter a Frelimo na gestao da riqueza???!....
Gosto · 1 · 4 h
Marilucia Rodrigues Francisco
Marilucia Rodrigues Francisco Porque as vezes se pensa que uma pessoa já com dinheiro e negócios não pode deufrdar o Governo, pois tem o suficiente para não andar em esquema. Por isso os Píses Ocidentais não poem pobre na Governação, pois a ocasião faz o ladrão.... Mas aqui em Moçambie quem mais tem mais querem roubar do povo. Malandros esses...
Gosto · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior Bom dia!...so malandro?!!!!...avarentos, maus, e sem compaixao humana....Greed, greed e greed...realmente eh triste!...o que eu nao compreendo, eh como esta malandrice, avareza e maldade nasceram...o mocambicano nao era assim...O colono deixou um Mocambicano pobre materialmente mas riquissimo riquissimo e riquissimo em valores humanos...Mas, como isto mudou?....
Gosto · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...Senhores, a frelimo nao muda e nunca vai mudar...os dinheiros "transtornaram"esta gente....
Gosto · 4 h
Jose Eduardo
Jose Eduardo Bela, coerente, oportuna e pontual analise.
Sobre o combustivel eu gostaria de saber qual seria o preco real e actual desconsiderando os subsidios do governo.
Gosto · 4 h
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Bem conheci o Eng. Mesquita há 17anos e vi que ele é empreendedor ele ganhou a vida no mundo de negócios penso que na política setorial é uma mais valia mas depois vieram as leis das universais de ética e depois queimaram tudo.
Em minha opiniao ele é um alvo a abater porque nem o Primeiro-Ministro o defende
Gosto · 4 h
Abdul Magide Sidi Hassam
Abdul Magide Sidi Hassam Tenho que dizer que conheco o Eng. Mesquita a muitos anos. Fui eu mesmo que o terei recebido no projecto onde trabalhamos juntos no CFM da Beira. Dizer que ele é um ministro problematico, ou ainda ou uma fonte de embaracos...é ser redutivo demais, para um Governo que tem concerteza muitos outros problemas. Julgo apenas que ele proprio, humildemente, deve vir explicar das aguas em que o acusam de estar envolvido. Julgo ainda, que ele talvez faca parte, de um campanha maior de abate à "caca mais grossa". Estamos em tempos de eleições. Nao esquecer. Continuo a dar a minha margem de duvida.
Gosto · 2 · 3 h
Abel Vilanculos
Abel Vilanculos JÁ DEVIA TER SIDO EXONERADO A MUITO TEMPO!
Gosto · 3 h
Emily da Graça
Emily da Graça E assim vai o pais!!!!!!
Gosto · 3 h
Joel Mabasso
Joel Mabasso Egídio Vaz, esse alguém de a dez anos, muito falou de jatropa..... Parece que cada colégio governamental tem nódoas, desta feita é (fu) tseke, em voga!
Gosto · 3 h
Fernando Sande
Fernando Sande tou chataedo ponto final
Gosto · 3 h
Nico Voabil
Nico Voabil Esse Mesquita está muito acomodado no aparelho do Estado, à razões suficientes para desembaraçar-lhe, chega de frescura.
Gosto · 2 h
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Como dizia um amigo de verbo bastante afiado, k mui aprecio as suas lucubraxoes, parece mesmo k nao temos governo, mx um conjunto d comerciantes-alunos dos bangladezx, k xtao a dirigir seus negocios atraves do Estado. Na verdade, ha dirigentes pululando em vArios ministerios com um papel meio apocaliptico, mx o k acontece eh k no governo parece existirem pessoas intocAveis, pessoas mais poderosas k o proprio rei!
Gosto · 1 · 2 h
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave maningue Egidio. esse assunto dos combustiveis ha anos que falo, e com soluçoes, mas ninguem ouve. E uma vergonha um pais com alternativa chorar. quem dera aos outros ter gas como nos, e com investimento feito e tudo. O lobbie do Diesel e tao forte que atrasa decisoes do governo que estao em decreto, o da conversao de 40% da sua frota em gas , e nos transportes publicos. se isso tivesse sido feito com planeado e decidido nao estariamos aqui a chorar e nem a reclamar do custop do chapa , encurtamento de rota e falta do mesmo, pois, os custos de operaçao seriam baixxos, aumentando a rentabilidade dos chapeiros. Nao e verdade que nao ha chapas as pessoas desviam para transporte escolar e aluguer por ser rentavel, e como se nao bastasse, voltam ao estado para pedir compensaçao, porque a maioria esta licenciada, mas o estado nao controla se de facto este transporta ou nao gente. pode abastecer ate com o chapa e drenar para outro carro e receber por isso.
Gosto · 2 h
Dino Said Bufalo
Dino Said Bufalo "...um bom empresario"? Mesmo?
Gosto · 1 h · Editado
Teixeira Teté
Teixeira Teté Tem tudo para se demitir ou ser exonerado.
Gosto · 1 h
Elyna Fau
Elyna Fau E assim vai o nosso Moçambique.
Gosto · 1 h
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Alguem pode elencar que mais valias este ministro trouxe para o sector que dirige nos ultimos 2 anos. O transporte urbano, publico e privado esta pior. O aereo idem, suas mudancas na administracao da LAM, so pioraram a situacao. Nas comunicacoes, asfixiou os bonus que promoviam a concorrencia entre as operadoras. A Mcel e TDM, cam
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Caminham para o buraco. Gerir o porto da Beira, coloca qualquer um em posicao previlegiada em conhecer as cargas que vao desembarcar e vao embarcar, ora deter um frota de camioes para trazer as cargas e tirar as cargas do porto tornaria qualquer um em gestor de sucesso, pois tem acesso privilegiado a informacao que os concorrentes nao detem. Nao entendo porque se pretende passar a imagem de que ele e um grande empreendedor!
Gosto · 9 min
Coisas que já não é possível esconder
Se existe algo que para o Ministério da Educação correu tão mal em 2017 é o atraso na disponibilização do Livro Escolar. Acabo de ver a notícia segundo a qual só este Março é que os livros da Primeira e Segunda classes chegaram a Nampula. E faz falta um pouco por todo canto. Eu próprio enfrento problemas em adquirir livros da Oitava Classe, principalmente os produzidos pela Diname. Estamos independentes há 40 anos e não conseguimos organizar o sector de distribuição do material escolar. O que mais desaponta é notar que durante os tempos da guerra civil o livro escolar e todo material chegava até aos campos de refugiuados no strangeiro. Refiro-me concretamente entre 1989-1992.
Nem com a nomeação da Senhora Conceita Sortane foi-se a tempo minimizar o assunto. Alguém acredita que sem material didático é possível melhorar o ensino das nossas crianças? Esses que vivem do negócio da produção do livro escolar e não honram com compromissos em disponibiliza-lo a tempo, cometem crimes finos mas de grande eficácia na medida em que garantem o insucesso escolar dos milhares de filhos de moçambicanos. A cada início do ano levam o Presidente para abrir o ano escolar. Mas convidam-no para fazer discursos vazios pois o sector amiúde, não está preparado para iniciar em força. Porque é sempre assim?
Quer dizer, porque é que o sector ADORA manter-se desorganizado? É que onde há escola, não há livro escolar; onde há livro escolar, provavelmente estuda-se debaixo da árvore; onde há carteiras não há salas de aula (os distritos da província e Tete são campeões nisso), sem contar com tantas crianças por manter na escola e melhorar o seu aproveitamento pedagógico. E para piorar, onde tudo está disponível, aos professores falta-lhes salário ou mudam do currículo de ensino a cada dois anos. Que complô é esse que armam contra as nossas crianças?
A forma mais simples de avaliar o nosso sistema de ensino e respectiva qualidade é ver como a instituição responsável por ele está organizada. Não se trata de dinheiro; de meios ou de outra coisas. Trata-se da organização; da forma como se chega à execução a partir do pensamento; do conceito à matéria; da ideia à actividade.
Se a CNE fosse feita de pessoas como as que estão no Ministério da Educação, não haveria data das eleições!

Gosto
Comentários
Lytos John
Lytos John Caro Egídio, existe um ano em que a distribuição do livro foi tempo? Eu pelo menos oiço a musica de atraso na distribuição desde que este processo existe. Nos tornamos assuntos "anormais" em normais...isso 'e mesmo que acharmos "normal" os "May Love" nos grandes centros urbanos deste pais.
Gosto · 1 · 19 h
Samuel Chacate
Samuel Chacate Egidio Vaz, vai com calma Mano o Sector de EDUCAÇÃO é o Sector social + pesado que eu conheço...num país pobre como o nosso! A crise é etc pensas que afecta outros sectores o de Educação não???? Me sinto antigido quando o assunto é o Sector de EDUCAÇÃO desfinaciando (Sic) ...Mano veja, se o orçamento de Educação é um pouco gordo é por causa do nr de funcionários (salários)...outras rubricas são quase vazias...já pesquisou isso???
Gosto · 19 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Podemos alegar a crise. Mas quanto ao livro escolar, é mesmo organização
Gosto · 4 · 19 h
Samuel Chacate
Samuel Chacate Kkkkk ok Egidio Vaz, tas tipo temoso não é???!!!
Gosto · 19 h
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha A quanto tempo estamos em crise? Eu tenho hoje 30 se no ensino primario tive sorte de ter todos livros foi porque minha tia era professora mas os meus colegas com sorte diferente nunca tinham livros completos.
Falo ate da altura das vacas gordas onde ate restava para o cabrito onde estivesse amarrado, nos era dificil ou impossivel ter livro dai k tinha de devolver livro no final do ano quem o tiver recebido
Gosto · 1 · 18 h
Samuel Chacate
Gosto · 16 h
Alito Gujamo
Alito Gujamo NÃO PODEMOS USAR A CRISE COMO BODE ESPIATORIO DA NEGLIGENCIA NOSSA. Como dizia Egidio Vaz, mesmo no tempo de guerra, o material chegava a hora certa.
Gosto · 14 h
Samuel Chacate
Samuel Chacate P quantas escolas??? A rede escolar aumentou em 70% ou +...! lustres conhecem algum sector com melhores quadros que educação...provem!!!!
Gosto · 7 h
Coffin Boy Coffin
Coffin Boy Coffin Sector fiscal.
Gosto · 6 h
Elias Gilberto Djive
Elias Gilberto Djive Concordo contigo numa coisa, há demora na distribuição do livro. Mas, so dois reparos: Egidio Vaz, a Diname não produz livros, ditribui (Distribuidora Nacional de Material Escolar). Segundo, os casos de 1a e 2a classes são excepcionais, porque estão na fase de revisão curricular, que culmina na troca de livros destas duas classes iniciais.
Gosto · 3 · 19 h
Samuel Chacate
Samuel Chacate São tb factores Elias Gilberto Djive!
Gosto · 1 · 19 h
Uarivano Barros
Uarivano Barros Pelo que eu saiba, não houve troca do livro da 2a classe.
Gosto · 18 h
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Anualmente mudamos cunriculos nem?
Gosto · 18 h
CJ Bila
CJ Bila O estimado Elias só queria falar por falar. É um facto que todos os anos há dificuldades nesse item. O que me lembro com saudades é que, pelo menos, na minha escola primária as arrofadas chegavam à tempo. Kkkkk
Gosto · 16 h
Lucas Inacio Olece
Lucas Inacio Olece Me parece k se tocou num item super importante k se chama organização....e onde ha organização nos k nao fomos a escola so veríamos as coisas a funcionar e nada de ninguem aparecer a justificar coisas....minha opinião
Gosto · 15 h
Elias Gilberto Djive
Elias Gilberto Djive Sem saudosismos. Cada caso é um caso. O tempo das arrofadas deve ser analisado no seu contexto e factores. É verdade que temos tido problemas na distribuição do livro escolar, anualmente. Aliás, eu, como pai também, estou a espera do livro da 2ª classe. Mas a explicação que até hoje existe é essa. É que o livro da 2ª será trocado. Ponto.
Gosto · 4 h
Valdemar Usta
Valdemar Usta Mano E.V, concordo plenamente com o seu desabafo, é o sentimento de mais de 90℅ dos moçambicanos. Não se exige responsabilidades p'ra os que estão em frente do setor, por qué? 1° está o materialismo (bolada) se o fornecedor atrasa ou não, se o material tem ou não uma boa qualidade, são assuntos sem importancia, para quem está na bolada (os responsaveis) e o sentimento ao próximo (os milhares de prejudicados) não tem importancia!!! A desorganização, é no geral e propositada...
Gosto · 2 · 19 h · Editado
Paulo Cumbe
Paulo Cumbe A educação consegue cumprir as datas dos exames que são anuais e com muitos estudantes, como não conseguiria de eleições quem são quinquenais e com poucos eleitores?
Gosto · 19 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba "Crimes finos, mas de grande eficácia" - in Egidio Vaz. Eu fico por aqui. Vou perguntar ao meu sheik ali na mesquita se é para eu rir ou chorar.
Gosto · 9 · 19 h
El Patriota
El Patriota A CNE não é nenhum exemplo para citar, Mano Vaz. É outra cagada. Demitam-se senhores.
Gosto · 11 · 18 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Pelo menos cumprem com a entrega do material eleitoral. É só isso. Entregar o livro a tempo.
Gosto · 3 · 18 h
Mulopwana Murrom'pwe
Mulopwana Murrom'pwe Entregam a um.partido 45 dias antes.... e ao outros 2 dias depôs depois das eleições. E os editais se perdem...
Egidio Vaz se se esqueceu não há problema próximo ano há mais
Gosto · 1 · 17 h
Tarcísio Azevedo
Tarcísio Azevedo Subscrevo:
"(...) porque é que o sector ADORA manter-se desorganizado? É que onde há escola, não há livro escolar; onde há livro escolar, provavelmente estuda-se debaixo da árvore; onde há carteiras não há salas de aula (...). E para piorar, onde tudo está disponível, aos professores falta-lhes salário ou mudam do currículo de ensino a cada dois anos. Que complô é esse que armam contra as nossas crianças?"
Gosto · 5 · 18 h
Jeronimo Matsolo
Jeronimo Matsolo Boss sabe pq o ferrao foi afastado??? Queria reorganizar a producao do livro entrega lo exclusivamente a Diname, e criar mecanismos baratos de producao de carteiras, com isso cortava taxo de muita gente, entao lhe xutaram
Gosto · 3 · 17 h · Editado
Infante Rufino
Infante Rufino intiyisso leyo??
Gosto · 13 h
Nelson Junior
Nelson Junior Sera????...se nao estou errado parece que a mulher dele esteve ou esta no business de producao do livro...
Gosto · 13 h
Carla Jessen
Carla Jessen Hummm ???
Gosto · 9 h
Daniel Costa
Daniel Costa Negócio de tubarões.
Gosto · 18 h
Manuel Jeque Francisco
Manuel Jeque Francisco Os filhos dos dirigentes estudao no estrageiro ou em escolas particulares com curriculo estrageiro. logo, porque vao se preucupar? se filhos desses peixes estudasse em santungira, marringue, matutuine, moma, chicualacuala, mosorize ou moloque, os livros ja estariam nas escolas.
Gosto · 17 h
Isaias Nyamunda
Isaias Nyamunda Grande desabafo
Gosto · 17 h · Editado
Isaias Nyamunda
Isaias Nyamunda Copiei e colei: "Quer dizer, porque é que o sector ADORA manter- se desorganizado? É que onde há escola, não há livro escolar; onde há livro escolar, provavelmente estuda-se debaixo da árvore; onde há carteiras não há salas de aula (os distritos da província e Tete são campeões nisso), sem contar com tantas crianças por manter na escola e melhorar o seu aproveitamento pedagógico. E para piorar, onde tudo está disponível, aos professores falta-lhes salário ou mudam do currículo de ensino a cada dois anos. Que complô é esse que armam contra as nossas crianças?"
Gosto · 17 h
Nelson Junior
Nelson Junior Batemos sempre na mesma tecla: pessimos governos!...no more comments
Gosto · 17 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..procurem saber, se, os filhos desses "malandros" dos lideres politicos, deputados tambem eles tem falta dos livros...estas magicas palavras: mesmas oportunidades pra todos...nisto, o negro ainda nao aprendeu!
Gosto · 17 h
Marilucia Rodrigues Francisco
Marilucia Rodrigues Francisco Negócios mal arrumados.
Gosto · 17 h
Nelson Junior
Nelson Junior Nao fiquem " fulos" comigo, mas,como eh possivel iniciar um novo ano academico sem os livros????...isto,eu nao compreendo:,realmente terceiro mundo e uma autentica republica de bananas.........
Gosto · 16 h
Saide Jacinto Ali
Saide Jacinto Ali Estamos no pais falhado,quase chorei por ler esta publicacao.
Gosto · 2 · 16 h
Antonio Serra
Antonio Serra Lembro-me que a alguns meses alguém veio dizer que estava tudo a correr as mil maravilhas pra que os livros chegassem a tempo e horas.... é sempre o mesmo discurso
Gosto · 16 h
CB Wilson
CB Wilson Não só em Nampula, quando viajava de navio para o Distrito do Lago, Província de Niassa, o navio também transportava livros escolares, isto no dia 10 do corrente mês.
Gosto · 16 h
Emidio Saturnino Joaquim
Emidio Saturnino Joaquim Kkkkkk!!! País de Moz vai aonde com isso??
Gosto · 15 h
Celso Guirrugo
Celso Guirrugo Cá nos lados de Cumbeza (Maputo) só hoje dia 21 Março é que recebemos os livros da 1° classe
Gosto · 15 h · Editado
Kleber Alberto
Kleber Alberto Este estado falhou em tudo, os problemas da educacao metem nojo, e onde andam os piores dirigentes. Incompetentes, insensiveis e grandes escovas, este sector nao anda, os professores andam uma pilha de nervos, sao humilhados por toda a hierarquia e sao tirados toda autoridade e estimulos, e um caos. Esta um complo para acabar com a educacao.
Gosto · 14 h
Inacio Junior Chichango
Inacio Junior Chichango Vamos ter fé que um dia as coisas irão melhorar. De certeza que a crise agravada por assuntos mal parados também afectou o cérebro; isso é óbvio. Hoje o preço do combustível subiu; se calhar nem era isto planificado, será que o livro ainda vai chegar? Eu tenho medo que o salário não entre; sobre o livro ainda dá para tolerar. A verdade porém é que a coisa da grave. Eu nem tenho nome para dar por também estou na mesma panela a diferença é que sou íntegro.
Gosto · 14 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga "Nem com a nomeacao da Senhora Conceita Sortane foi-se a tempo minimizar o assunto." (SIC). Egidio Vaz, teceste varios elogios e deste muitas competencias a esta senhora na altura da sua nomeacao e mandaste favas a alguns de nos quando diziamos que o problema nao eram as nomeacoes, mas sim o sistema que era obsoleto. Nao passa muito tempo, ja estas decepcionado com a tua elogiada? Kikikikiki
Gosto · 10 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não seria a primeira vez a acontecer. Eu estou a fazer uma crítica. Não estou decepcionado. São 40 anos a fazer mesma coisa e julgo que devíamos melhorar algo. Estou a ser exagerado?
Gosto · 1 · 6 h
Carlos Jonaasse
Carlos Jonaasse O Egidio Vaz, nao esta criticar pessaos mas sim o sistema. A actual ministra, nao deve ser a crucificada nisso! O ministerio de educacao deve se organizar!
Gosto · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Tem razao e muita razao...nao se trata de pessoas mas sim do sistema...apos quase 50 anos no poder, a frelimo ainda nao criou um sistema constante e eficaz como governar um Pais...isto ate eh triste e ridiculo.....Se, um Presidente dum Pais sente-se orgulhoso por ter ter-se dirigido ao Estrangeiro pra mendigar...algo esta errado!...Por quase 50 anos que os governos de Mocambique tem " mendigando"...Quantos trillioes de dolares Mocambique recebeu como oferta desde a Independencia?...Tantos!..e os problemas sao sempre os mesmos....Em Mocambique, pode ate surgir o Deus pra governar...Nem ele vai conseguir resolver os problemas essenciais, pois o sistema de governar, a maquina de admnistracao nao sai ideais.....Por que nao vao a Botswana, ver e aprender como um Pais se governa?.....
Gosto · 4 h
Carla Jessen
Carla Jessen Negócios da China entre a entidade competente e a editora. Quem é a editora dos livros escolares? 
Depois me digam ....
Gosto · 9 h
Gilberto Foguete Salgado
Gilberto Foguete Salgado Falta de democracia, isto é , o povo nao é valorizado. Mas um dia qualquer vao aprender a considerar o povo
Gosto · 6 h
Dercio Saranga
Dercio Saranga Gostei desta comparacao e passo a sita la "Se a CNE fosse feita de pessoas como as que estão no Ministério da Educação, não haveria data das eleições!"' Isto pra concordar com as suas declaracoes dr. E.V pois esse sector deixa muito a desejar talvez seja o caso de irem la estagiar...
Gosto ·

Sem comentários: