domingo, 5 de março de 2017

Presidente da República rende homenagem ao Destacamento Feminino

Início  Política  Política  Presidente da República rende homenagem ao Destacamento Feminino


Filipe Nyusi comprometeu-se a trabalhar para consolidação da paz e unidade nacional
O Presidente da República, Filipe Nyusi, enalteceu no sábado, o que classificou de bravura, coragem e determinação do Destacamento Feminino (DF), um grupo de mulheres que se notabilizou na luta de libertação nacional.
Falando nas cerimónias centrais que marcaram a celebração dos 50 anos da criação daquele que foi o braço feminino da luta armada, Nyusi classificou o DF como a expressão sólida de todas as manifestações emancipatórias da mulher moçambicana sobre a história da luta anticolonial, que exprime a inequívoca determinação da mulher na construção do país.
Nyusi disse ainda que as mulheres do DF desbravaram o caminho para a afirmação de uma sociedade livre de descriminação baseada no género, onde as oportunidades fossem iguais para todos, perante a lei. “O Destacamento Feminino representou o prelúdio para uma ampla frente para a emancipação da mulher moçambicana. Estas mulheres dedicaram as suas vidas para assegurar que Moçambique estivesse livre do jugo colonial. É por isso que, 50 anos depois, curvamo-nos, perante as mulheres do Destacamento Feminino, por terem suportado as privações durante a luta armada e, acima de tudo, por terem vencido estas privações”, disse o Presidente.
Segundo o estadista, todos moçambicanos são cobrados a transformar os sonhos destas mulheres em seus próprios sonhos, o que em parte, passa por uma mudança de atitude.
“Estamos, por isso, profundamente, gratos pela vossa determinação, pela vossa honestidade e pelo exemplo de heroicidade que deixam para o povo moçambicano e, em especial, para os jovens de hoje e os de amanhã”, exortou.
O Chefe de Estado reafirmou ainda o compromisso de continuar a trabalhar para a consolidação da paz, unidade nacional e promoção do bem-estar social e inclusivo.
Numa altura em que a paz continua a ser a palavra de ordem e o principal desafio e desejo do país, o Chefe de Estado renovou o convite a todos os moçambicanos, dentro e fora do país, homens, mulheres e jovens, para que “caminhem juntos na busca de uma paz e tranquilidade duradoiras, um desenvolvimento sustentável e um clima social e político, onde todos podem fazer Moçambique sua casa para viver, trabalhar e prosperar.”
O evento contou com a presença do Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário; antigos estadistas, Joaquim Chissano e Armando Guebuza; ministros e vice-ministros; membros da Comissão Permanente da Assembleia da República (o parlamento), deputados, membros do corpo diplomático, representantes do DF de todas as províncias, confissões religiosas, entre outros.

Sem comentários: