domingo, 12 de março de 2017

HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO: UM ANTRO DE CORRUPÇÃO E PODRIDÃO


INBOX:
Ilustre Cambuma, pedimos que publique o seguinte:
As mortes estão a aumentar na maior unidade sanitária do país popularmente conhecido por Hospital Central de Maputo. As casas deste cenário são uma reunião de iniquidades deliberadas.
1. A direção do médico internista João Fumane (que prefere ser tratado como oncologista enquanto não é), co-adjuvada pelo médico cardiologista Domingos Diogo ocupando os cargos de director geral e director clínico respectivamente. Nos últimos anos inventaram a construção de um parque para automóveis bem em frente ao banco de socorros num concurso público cheio de irregularidades e nada lhes aconteceu na era do ministro Manguele. Daí em diante os roubos só foram crescendo. Fizeram uma reabilitação do edifício da maternidade que enriqueceu a dupla e de seguida uma construção de raiz da dermatologia, otorrinolaringologista, oftalmologia e tantas outras obras só para não mencionar a estrada de pavê em frente a lavandaria que durou 2 anos e meio de um percurso de 50 metros e que está inacabada. Todas essas obras tiveram o mesmo modus operandi. As luvas foram enchidas nos concursos públicos. O próprio bloco de consultas de cardiologia. Aquisição de material de escritório topo de gama tais como mesas de escritório em tudo quanto é gabinete com suas respectivas cadeiras (impróprias para uma postura saudável da coluna, que o digam os fisiatras/­fisioterapeutas). Substituição de ar condicionados por vezes desnecessária, alteração das folhas de processo clínico, tais como requisição de análises e até diários do anterior papel simples para papel especial que é perto de cinco vezes mais cara. Tudo isto com o intuito de roubar o estado. Colocaram as famosas máquinas de orientação da bicha, aquelas que tiram senha que geralmente encontramos nos bancos, vodacom, mcel, etc. Tais máquinas estão em quase todo lado só faltou nos carros que levam cadáveres para a morgue e a este ritimo não falta muito.
2. Perseguição aos funcionários e aposentação compulsiva dos funcionários chaves e tidos como reaccionarios. Os exemplos são muitos, tal são os casos do professores Jalá (um imagiologista de renome, e curiosamente desde a sua saída do hospital central de Maputo parou a formação contínua na pós graduação ou residência médica, mas este assunto debruçaremos mais adiante), Rui Bastos, Antônio Zacarias, entre muitos pediatras e obstetras.
3. Neste momento não se faz raio-X porque não há chapas para tal envia-se os doentes para fazerem noutras unidades sanitárias, o aparelho de TAC andou avariado por muito tempo e actualmente funciona mas sem chapas para contornar essa situação o médico deve tirar a foto da imagem ou se basear no relatório se sair a tempo com o risco de se perder como é típico. O aparelho de ressonância magnética desde ano passado que deu seu último suspiro. Não mais se faz aquele precioso exame.
3. Falta de medicamentos de varia classe desde os analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, antissépticos, desinfectantes, suplementos vitamínicos e nutricionais e tromboliticos muitos deles insubstituíveis.
4. A dieta já nem se fala só para dar exemplo desde a primeira semana de março até a fecho desta semana os doentes, acompanhantes e funcionários só comem arroz com feijão que tem bichinhos pretos.
5. Desde Setembro de 2016 que os funcionários não recebem o dinheiro de urgências que actualmente tentam chamar de horas extras mas o facto é que as mulheres não dormem em casa com seus maridos e os homens não o fazem se forem funcionários daquele hospital e para agravar nada recebem como compensação. Falam as más línguas que foram pagas as urgências de um mês desconhecido como forma de acalmar os ânimos de uma greve nos serviços de urgência. Mas o ponto é que o Fumane fumou toda a mola com Diogo nos Domingos.
Como consequência são mortes em massa ou seja uma verdadeira chacina ou mesmo hecatombe.
- Um grupo de médicos comprometidos com a boa prestação de serviços ao povo mocambicano"
há 40 minutos · Enviada através do Messenger
Nota:
Parece que a "ministra" da saúde está mais concentrada nas boladas chorudas de medicamentos piratas da Índia junto dos Sidats.
GostoMostrar mais reações
26 comentários
Comentários
Idrisse Max
Idrisse Max Assino em baixo. Uma incapacidade danada. Ontem entrei com um paciente por volta das 10h. Recebeu soro, e a medica me mandou aguardar na sala de espera. Acreditem que eu, sempre preocupado, pois, este paciente entrou ja reclamando de fome. Porém, mandam as normas que, para melhor diagnóstico, o paciente nada deve consumir e, nem limpar a com pasta dentífrica. Sempre que procurasse saber dos médicos sobre o diagnóstico final, se podia providenciar o alimento, "aguarda, que o médico dirá algo". Ouvi essas respostas inúmeras vezes ate dar 19h50. Após me rebeldar e, praticamos entrar à força no sala aonde eu havia estado com o paciente, espreitei na cama, e ele não se encontrava. Perguntei aos médicos e "procuramos saber dos acompanhantes dele há muito tempo, e não achamos ninguém, ele foi transferido para a enfermaria 2 (salvo erro meu no nome)". Fiquei espantado, pois, desde às 10h40 que não me ausentei da sala de espera, e ficava atento à todos movimentos.
Pois bem. Me dirigi a tal edifício, procurei e, o paciente lá se encontrava, num colchão no chão, de lábios secos, mal respirando, certamente esfomeado, pois, a efermeira disse que ele entrou após a hora da refeição. Ainda tentamos lhe dar algo pra comer ou beber, mas não foi possível. Precisei chamar a enfermeira pra dar um jeito na respiração deste, ao que esta acedeu, trazendo a botija de gaz, mas o cenário ja era de angústia total.
As enfermeiras ainda tentaram nos "enganar", dizendo que podiamos ir embora descansados. Pensei em ir assinar o livro de reclamações, na hira que retirei de la (cerca das 21h30), mas desistí, prevendo a vingança deles no paciente. Esta madrugada sou que este perdera a vida.
Assassinos e corruptos autênticos.
Gosto · 3 · 7 h
Joao Dombole
Joao Dombole Muito triste...
Gosto · 1 · 6 h
Mauro Jesus
Mauro Jesus Isso é um autêntico crime. Idrisse Max te aconselho a procurar um advogado para processarem o hospital. É um dever moral fazer isso para que as outras vidas sejam poupadas
Gosto · 1 · 6 h
Ahrkahdeey Ahnahtoleey
Ahrkahdeey Ahnahtoleey Sinto muito irmão. É muito triste essa situação.
Gosto · 1 · 4 h
Ahrkahdeey Ahnahtoleey
Ahrkahdeey Ahnahtoleey Sinto muito irmão. É muito triste essa situação.
Gosto · 1 · 4 h
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed Este foi o melhor governante que o país já teve: Meu "pai" Dr Paulo Ivo Garrido.
Gosto · 1 · 2 h · Editado
Jose Manuel De Jesus
Jose Manuel De Jesus Ja estou cansado de ouvir isso eu so quero o Cota Dhlakama entrar no poder, e todos verao que estas pauladas vao terminar, e tudo ficara na linha. E estes mbavas vao comer do seu proprio veneno.dia e noite fico a orar pra termos nosso presidente.
Gosto · 2 · 7 h
Raul Novinte
Raul Novinte Amen! Assim seja pela vontade de Deus!
Gosto · 7 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Kkkkkk mas que grupo de médicos que não dá cara??? Não estão vedados os canais ou foruns de diálogo. O governo melhor esta mas sensibilizada com a Classe médica depois da grave em 2013. O próprio Bastionário diz que o governo Mocambicano acomodou muitas das reivindicações da classe e aprovação do Estatuto Médico etc. ...
Gosto · 5 h
Helio Macanga
Helio Macanga Em que país vives? Esqueceu k até Cistac, academico de descendência, foi morto só por expressar opinião? Se mostrares a cara sofres perseguições. Este medicos já foram corajosos em denunciarem as o regularidades
Gosto · 3 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Não é possivel este governo e do povo ok
Gosto · 2 h
Mapa De Moçambique
Mapa De Moçambique Apesar que maputo n est incruso nas provicias antonimas mas os resistente vai trabalhar neste hospital obrigado por nos informar.
Gosto · 2 h
Rosa Buque
Gosto · 1 · 7 h
Armindo Francisco Senda
Armindo Francisco Senda Filha está bad por lá?
Gosto · 7 h
Rosa Buque
Rosa Buque Meu bem sem comentários..

.
Gosto · 1 · 6 h
Armindo Francisco Senda
Armindo Francisco Senda Conta boa coisa do dia
Gosto · 6 h
Rosa Buque
Rosa Buque Calor só
Gosto · 6 h
Armindo Francisco Senda
Armindo Francisco Senda Estás aqui na zv?
Gosto · 6 h
Rosa Buque
Gosto · 6 h
Armindo Francisco Senda
Armindo Francisco Senda Fds andas meio livre?
Meu único dia livre quero te contar um barrulho
Gosto · 6 h
Rosa Buque
Rosa Buque Estou livre sim
Gosto · 6 h
Mendes Menete
Mendes Menete Estao a namorar aqui mesmo num assunto sério! Ai jesus.
Gosto · 3 h
Tomas Mahangue
Tomas Mahangue Quem tem lido as posts DE zeca caliate?
" enquanto nao forem presos e julgados os assassinos ..."
MAIS nao disse
Gosto · 1 · 7 h
Àfrica Campo de Guerras
Àfrica Campo de Guerras Iram mandar seus caes de raca para nos perseguir,este governo...
Gosto · 6 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Como o Sr. Unay sabe disto?? São especulações ou informacao veridicos??? Queremos a fonte desta informacao tão séria ok
Gosto · 5 h
Mendes Menete
Mendes Menete Queres a fonte? Em vez de ir ao terreno ir ver in loco se é verdade ou nao! Frelixo.
Gosto · 1 · 5 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Denegrir ou difamar dirigentes é um crime público ok. Eu vou p lá saber se verdade ou não. Quero ir directamente ao RX porque tenho um entorso ok. Mano não sejamos politicos de meia tigela ok eu só estou a gozar ou exercer o meu direito ok
Gosto · 4 h
Mauro Jesus
Mauro Jesus Que vá
Gosto · 1 · 3 h
Mauro Jesus
Mauro Jesus De preferência agora que não está cheio.
Gosto · 1 · 3 h
Mendes Menete
Mendes Menete He he he. Vais encontrar todo pessoal a ferrar.
Gosto · 1 · 3 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Agora tou longe talves amanhã, sera estão a ferrar mesmo??? Eles não trabalha em turnos???
Gosto · 3 h
Mauro Jesus
Mauro Jesus Os dois têm mansões na zona de Costa do sol e Gwava
Gosto · 1 · 5 h
Gildo Marrumete
Gildo Marrumete Meu Deus de toda criatura.
Gosto · 6 h
Henrique Cabral Trucks
Henrique Cabral Trucks nem sei se chamo de Hospital ou pocilga cheira tao mal
Gosto · 7 h
Gote Rafa
Gote Rafa Moçambique agora virou inferno, até hoje não sabemos qual será o destino desse país e do povo porque estamos entregues a um grupo de cães vadios. Os nossos hospitais virou matadouro público do povo. Onde vamos refugiar com tantas doenças que próprio eles nos trás de onde sé lá triste essa situação.
Gosto · 5 h
Cruz Manuel Manuel
Cruz Manuel Manuel ate cobram camas as pessoas que se encontram de baixa naquel hospital.
Gosto · 1 · 7 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Mas uma obra da Renamo implantado no sistema do Estado.
Gosto · 5 h
Francelino Orlando Ringe
Francelino Orlando Ringe Muito triste isso e eu confirmo essas atrocidades
Gosto · 6 h
Salane Mario
Salane Mario Si guebuza émbava o médico????
Gosto · 5 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Se for verdade só tenho a lamentar.
Gosto · 5 h
Esmeralda Machel
Esmeralda Machel Meu deus...
Gosto · 7 h
Laifod Cuzianda
Laifod Cuzianda TODOS NOS VAMOS NO MESMO DISTINO NINGUEN É FERRO ,,,,
Gosto · 6 h
Cruz Manuel Manuel
Cruz Manuel Manuel a dois pracitamoles vip.e simples.
Gosto · 7 h
Edgar Lourenco
Edgar Lourenco Por isso algunx professorex usam artex marciaix contra algunx medicox.

Sem comentários: