domingo, 5 de março de 2017

A tradição já não é o que era



Publicidade
FIM-DE-SEMANA
05/03/2017
 
 
 
 
 
JN
 

Inês Cardoso
 
 

 
 
 
 
Há quem lhe chame cultura e tradição. Mas as tradições também se alteram à medida que evoluem os valores de uma sociedade. Numa altura em que tanto se legisla e luta pelos direitos dos animais, não deixa de causar espanto o peso que as touradas continuam a ter em Portugal.
 
Os números revelam, contudo, que a adesão do público está a mudar: em 2016 os espetáculos tauromáquicos registaram o mínimo histórico dos últimos 20 anos. O tema está em destaque na edição de hoje do JN, que analisa à lupa a evolução dos dados sobre o setor.
 
 
PUB
 
 
Também de números se faz a leitura detalhada da evolução do parque habitacional. Nos últimos 41 anos privilegiou-se a construção em detrimento da reabilitação, o que fez disparar o número de prédios devolutos. A recente valorização dos centros históricos não chega para apagar o saldo pesado das décadas anteriores: cerca de 753 mil imóveis ao abandono.
 
Depois de um sábado cheio para os três grandes, não poderia faltar destaque ao Desporto. O F. C. Porto goleou o Nacional, mas o Benfica aguentou a pressão e foi a Santa Maria da Feira buscar os três pontos que mantêm a liderança segura. E Bruno de Carvalho segurou a presidência do Sporting, numa eleição com níveis de participação históricos. Em Belgrado, Patrícia Mamona saltou para o pódio e sagrou-se vice-campeã europeia de pista coberta no triplo salto.
 
JN
 
Domingo é também dia de Notícias Magazine, que hoje assinala os 90 anos de Ruy de Carvalho com uma conversa a três: o ator junta-se ao filho e ao sobrinho para falarem sobre a paixão pelo palco e a família.
 
Vale a pena aproveitar o fim de semana para recuperar leituras dos últimos dias. Filomena Abreu e Leonel de Castro andaram pelos bairros sociais do Porto em que mais se faz sentir o problema da toxicodependência. O que viram é relatado e mostrado sem rodeios, cruzando histórias que nos deixam a pensar no tanto que está por fazer.
 
Para desanuviar das sombras do tema, passe pelo testemunho de Francisco Porcella, o italiano que poderá ter batido um novo recorde nas ondas da Nazaré. O surf, a pequenez que sentiu perante as curvas do mar e a hospitalidade dos portugueses, numa conversa conduzida por Joana Almeida Silva.
 
E antes de uma nova semana começar, damos-lhe música. Com "muito power", a condizer com o que se espera do tema mais quente na agenda nacional. À medida que se aproxima o dia 17, data limite para estar terminada a acusação na Operação Marquês, adensam-se os indícios de que pelo caso passam muitos dos protagonistas e fios da meada que abalou o sistema financeiro nos últimos anos. Conseguirá o Ministério Público fazer "Xeque-Mate" a este interminável processo, que se arrasta desde 2014?
 
 
PUB
 
 
 
Partilhe estas notícias com os seus amigos

Sem comentários: