sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Nyusi anuncia nova fase do diálogo político-militar


PR falava durante cerimónia alusiva ao dia dos Heróis
O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou hoje o início de uma nova fase do discurso político-militar entre o Governo e a Renamo. Nyusi, que falava esta sexta-feira nas cerimónias centrais do Dia dos Heróis, apelou a disponibilidade dos mediadores para a nova etapa com vista ao restabelecimento da paz.
“Brevemente, deverá dar início uma outra etapa de diálogo, para qual gostaríamos de solicitar que se mantenham disponíveis, caso Moçambique assim considere necessário”, fez saber.
Nyusi aproveitou a ocasião para agradecer aos mediadores pelo contributo dado na busca da reconciliação entre o Governo e a Renamo.
“Enderecei cartas a todos os mediadores internacionais que têm participado no processo de diálogo. Exprimi a profunda gratidão dos moçambicanos pela contribuição valiosa por eles dada na busca da paz, o supremo interesse dos moçambicanos”, realçou Filipe Nyusi, tendo revelado, também, que continua a dialogar com Afonso Dhlakama.
“Caros compatriotas, tenho mantido uma interação cordial com o líder da Renamo, com vista a concretização de dois grupos especializados que irão, em separado, debruçar-se sobre os assuntos militares e da descentralização”.
O Presidente da República prometeu anunciar, em breve, o passo subsequente resultante dos consensos alcançados.
O Chefe do Estado relembrou que não existem fórmulas únicas para resolução de problemas, apelando às forças vivas da sociedade, para acarinhar e apoiar os esforços conjuntos.

BREAKING! 
NEGOCIACOES SERAO RETOMADAS EM BREVE MAS...
Dizem que as negociações serão retomadas em breve mas parece que os mediadores serão outras figuras. Segundo as nossas fontes ligadas à frelimo, havia um braço de ferro entre o Nyusi e a equipa de mediadores internacionais. Isto porque a frelimo estava sempre em parampas perante os representantes da União Europeia liderados por Mario Raffaelli razão pela qual fez se todas manobras para dificultar o seu trabalho e esses mediadores continuassem, a frelimo continuaria com as suas brincadeiras de sabotagem. É por isso que depois houve um entendimento entre Dhlakama e Nyusi para a mudança dos mediadores. Porque o líder da renamo viu que caso continuasse a defender a permanência dos mesmos mediadores, a frelimo aceitaria e mais a frente iria paralisar tudo, culpando os mediadores. 
Então Dhlakama concordou com o término da missão da equipa liderada por Mario Raffaelli, e serão substituídos por outras figuras. Portanto, teremos outros mediadores internacionais. Temos a certeza que a nova equipa de mediadores internacionais vai imprimir nova dinâmica ao processo, numa altura em que faltam menos de 28 dias para o término da trégua. Perdeu se tempo precioso e parece que o regime da frelimo esqueceu se que tem uma derrota militar "em carteira". 
De qualquer forma, os novos mediadores vão trabalhar com os já criados grupos de descentralização e para assuntos militares (defesa e segurança) porque o assunto é sério e não se pode permitir que estes grupos trabalhem sem incluir entidades internacionais por uma questão de responsabilização. Portanto, o assunto dos novos mediadores internacionais é que está a ser tratado neste momento entre as lideranças da frelimo e da renamo. Vamos esperar para ver quais são as figuras que serão indicadas por cada uma partes.
O líder da renamo exige que todos os pontos de agenda colocados na mesa das negociações pela renamo seja discutidos e implementados com máxima urgência e tudo deve ser ratctificado e implementado dentro deste primeiro semestre. É preciso que todos se lembrem que o processo negocial visa sobretudo resolver o diferendo eleitoral, pois, a frelimo perdeu as eleições e recorreu a fraude e força militar para manter se ilegitimamente no poder. 
A renamo e o seu candidato Afonso Dhlakama venceram as eleições de 2014 com mais de 70%. A frelimo tudo fez para esmagar e aniquilar o legítimo vencedor mas valeu a heróica e resoluta resistência das experientes "forças residuais" da renamo que conseguiram destroçar e paralisar as hordas militares da frelimo. 
Já se sabe que nestas negociações a renamo exige o seguinte:
Ponto 1- assunto dos 6 governadores provinciais, que devem ser nomeados no âmbito do quadro jurídico existente. Os governadores irão trabalhar até 2019.
Ponto 2- assunto da descentralização da administração pública:
a) A lei da eleição dos governadores provinciais;
b) A lei da eleição das Assembleias Provínciais;
c) A lei das finanças provínciais;
d) A lei orgânica do funcionamento dos governos provinciais;
e) A lei 3/94 sobre os municipios, que irá permitir que todos distritos sejam municipios. Portanto, o ponto 1 (nomeação dos 6 governadores da renamo) não pode ser confundido com o ponto 2, a), são assuntos completamente diferentes, pois, o primeiro resolve de forma imediata o diferendo eleitoral que opõe a frelimo e a renamo, enquanto o segundo, trata se de alteração da lei que permitirá que o partido que tiver maioria numa determinada província, nomeia automaticamente o seu governador. Não será como o que acontece neste momento, onde o "presidente" da República nomeia amigos e amantes para cargos de governadores (e administradores).
Ponto 3 - assuntos de defesa e segurança:
a) integração e enquadramento dos comandos da renamo nos lugares de chefia e vice chefia no seio das forças armadas de defesa de Moçambique (FADM), forças de intervenção rápida (FIR) e outras sub unidades, para se criar equilíbrio e assim "desfrelimizar" - o exército soberano, que está neste momento a ser usado para defender a fraude eleitoral da frelimo;
b) entrada na polícia de alguns desmobilizados da renamo (ex-guerrilheiros), também para fazer com que a polícia não seja 100% da frelimo. Assim a polícia será mais técnica e profissional e não vai mais intimidar os agentes eleitorais.
c) Enquadramento de alguns quadros e técnicos indicados vela renamo nos serviços de informação e segurança do estado (SISE), também para despartidarizar este órgão repressivo e criminoso da frelimo, uma espécie de PIDE ou GESTAPO de Moçambique. O SISE é neste momento um órgão altamente terrorista e não serve os interesses do estado mas do regime da frelimo. O SISE é um instrumento usado pela elite boçal e radical da frelimo para perseguir e eliminar a todos incluindo os próprios frelimistas. Entre eles matam - se por meio de envenenamentos e acidentes.
Em suma, estas são as exigências da renamo e é o que Dhlakama quer, para que no futuro hajam eleições livres e transparentes e que em cada provoncia o povo seja governado com o partido que escolheu, assim haverá a verdadeira democracia em Moçambique. Desta forma, cada província vai criar as suas próprias políticas sectoriais e já não será preciso aturar as demandas unilaterais e centralizadas de Maputo. 
Isto permitirá, por exemplo, que a riquíssima província do Niassa, com abundantes recursos florestais, faunisticos, hidricos, minerais (carvão) e enorme potencial turísticto, deixe de ser a mais desgraçada do país, onde em plena era do smartphone e telemedicina, as crianças estudam em baixo de árvores e a maioria dos postos de saúde nas localidades são de capim e matope mas nos relatórios que eles fazem para os doadores escrevem "material de construção local", como se fosse algo positivo.
Ultimamente temos visto tentativas dos políticos de ambos partidos falarem de preparação das próximas eleições. Quais eleições, se em Moçambique só existe um simulacro de eleições? Esperamos que não haja amnésia por parte da renamo para abdicar da sua clara vitória eleitoral de 2014. Que a renamo não esqueça das centenas dos seus membros que foram barbaramente assassinados. Que a renamo não repita o sacrifício em vão do caso massacre de Montepuez de 1999. Que a renamo não esqueça que está ha dois anos sem governar conforme havia prometido ao povo nos muitos e vistosos comícios.
Mas de nossas fontes soubemos que a frelimo espera receber em breve ou já recebeu da Turquia muito material bélico e equipamentos de inteligência para fazer uma guerra "quente e fria" contra a renamo para assim arrastar o processo até 2018. É por isso que neste momento estão sendo treinados mancebos em massa. Portanto, meus irmãos das forças armadas, é melhor prepararem - se para fugir e também apelamos desde já aos mancebos recém treinados a venderem as suas armas a renamo e fugir. Atenção que a trégua termina daqui a cerca de 4 semanas...
Mas se a frelimo enveredar por uma nova escalada militar, será um erro crasso e o seu fim porque neste momento todos os ex-guerrilheiros da renamo afluiram em às bases a espera da integração e caso a frelimo continue com as suas lenga-lengas no diálogo, será quase impossível Dhlakama segurar os seus homens. E se a frelimo continuar a assassinar os membros da renamo, o país será dividido, não hajam dúvidas quanto a isso.
Embora não hajam dúvidas sobre a absoluta supremacia militar da renamo, é pertinente que a renamo mude a sua estratégia em casos de novas provocações militares da frelimo. Até agora não se compreende porque a renamo continua a permitir que as forças da frelimo massacrem os povos do centro e norte e "brinquem" na Gorongoza. Ou a renamo não tem capacidade militar para fazer incursões no sul? Não nos referimos a incursões para imitar as macaquices das tropas da frelimo mas para vaporizar as frágeis e medrosas unidades militares existentes no sul e ocupar territórios. 
A renamo deve saber que lutando eternamente na defensiva não vai conseguir nada e a frelimo continuará a (des)governar "numa boa" e a renamo vai continuar nas matas. O povo está a espera de uma acção resoluta e decisiva da renamo. A renamo deve deixar de aturar as manobras negociais e brincadeiras militares da frelimo. 
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
44 comentários
Comentários
Unay Cambuma
Unay Cambuma E desta vez a Renamo nao pode contar com o apoio para as eleicoes. Eu trabalho para o povo e nao por eleger zombies para o parlamento e o pior nenhum deles se ofereceu em ajudar me.
Isidro Madaleno
Isidro Madaleno Para eles o povo é o pó nao tem valor perante eles , homens ricos e sabios ! Que na verdade nada sao sem o povo
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz Dhlakama esta sendo usado enquanto ele luta os seus deputados vivem uma vida de luxo na Cidade. Nao fazem nada dentro e fora da AR.
Daniel Gilberto Ntumwa
Daniel Gilberto Ntumwa Ajudarte em oque mesmo!?
Noe Daniel Borracha
Noe Daniel Borracha Um heroi nunca canca. Forca ai
Gosto · 23 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Afonso Dhlakama firme no seu jogo de defender a frelimo. Em publico exigiu mediadores internacionais e em surdina manda os passeiar. Lider carismatico!
Gosto · 3 · Ontem às 15:18 · Editado
Joana Simeao Ntelela
Joana Simeao Ntelela Gramei, Unay.

Na verdade, eu falando como povo real e sem hipocrisia, quero reforçar o que Unay fala neste post.


O povo Moçambicano já começa a ver Dlakhama e RRNAMO traidores, porque, para além das mortes dos seus militantes, Dlakhama sempre recuou quando a vitória está em mão. RECORDE-SE FAS PALAVRAS DA FTELIMO: O PODER NÃO SE ENTREGA, ARRANCA-SE. 

E a RENAMO e o Líder nunca pensar que a frelimo vai entregar o poder por via de eleições, esquece. 

Mesmo no lugar da RENAMO, depois de roubar o povo como a frelomo roubou, assassinar pessoas inocentes como a frelimo está fazendo, nunca aceitaria entregar o poder nestas condições.

Por isso se desta vez o General fazer se de bonzinho perante estes assassinos e criminosos o povo concluirá que Dlakhama está a comer com a frelimo e usa p povo para perpetuar os seus negócios.

SAIBAM HOJE EM DIA NINGUÉM ESTÁ COM A FRELIMO. POUCA GENTE ESTAVA COM MDM MAS JÁ ESTÁ DECEPCIONADA COM AS COISAS SUJAS QUE O SEU PRRSIDENTE TEM EM CONLUIO COM OS CORRUPTOS NO PODER.

DLAKHAMA, a esperança do povo está em si e na Renamo. Não decepcionem o povo.
Gosto · 1 · 11 h
Manuel Dos Tetenses Tetenses
Manuel Dos Tetenses Tetenses Tudo extà acabado!! ja nao averà dialogo sério, e nao averà guerra nem justiça. cada um por si e deus para todos.
Gosto · 20 h · Editado
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz A Frelimo nao vai deixar a Renamo governar nem uma localidade, a luta da Renamo deve ser no sentido de obrigar a Frelimonegocios a fazer Revisao Pontual da Constituicao da Republica para eleicao de Governadores Provinciais nas proximas eleicoes e Municipalizacao de todos Distritos. Eu aprendi em psicologia que fantasiar combate ansiedade. Entao continuem a sonhar nao se paga imposto.
Mushandi Ndimambo
Mushandi Ndimambo Tudo isso é brincadeira oque é isso dialogo,dialogo , renamo deve ocupar ali mesmo no ponte de rio save ate inchope frelimo iriam dancar e depois cortar a fronteira de ressano , namaacha e ponta de ouro , a brinadeira de nyusi iria acabar em menos 72hr
Bizmungo Arape Tuto
Bizmungo Arape Tuto Está ser difícil para perceber oque está a acontecer e dificil ainda de acreditar que teremos os governadores da Renamo.

É verdade que a Renamo é o povo mas essse povo precisa ser preparada as suas mentes antes das eleições autárquicas e Gerais com te
mpo e hora isso não está a acontecer, e, em contrapartida a frelimo está a proveitar no maximo essa tregua para mentir ao povo. 
Serã que ninguém está ver que a frelimo aceitou a tregua que é para eles conseguirem movimentar às bases e permitir o Censo eleitoral que também vai contar com muita manobra para favorecer a frelimo e dai chegarmos as eleições já com manobras bem estudadas? 

Se se sabe que a frelimo pediu tregua porque não estava a suporta não seria momento de Rangers apertar mais?
Desta vez os rengers.....desta vez a renamo...,desta vez o Lider....mas que vez referimos que nunca é presente?
Gosto · 1 · 20 h
Patricio Ngorima
Patricio Ngorima A resistencia ja consiguiu muitas coisas do governo no passado espero que consiga mais uma vez, nao para eles da renamo mas para o povo de Moz
Rassul Jalilo
Rassul Jalilo Qual imprimir dinâmica sempre mesmo discurso demagogo falecia interminável. Como sabe que vão imprimir essa tal dinâmica? Não há efeito sem causa. A probabilidade é igual da moeda cair cara ou coroa.
Gosto · 6 h
Arcanjo Issa
Arcanjo Issa Ném precebo o k xta dizer nesta pagina sobretudo de Unay Cambuma, k sempre fala mal doutros partidos e dar favor apenas do partido renamo.
Americo Machaze
Americo Machaze Se nao entende fecha boca ilustre, o assunto nao te diz respeito.
Gosto · 19 h
Arcanjo Issa
Arcanjo Issa Com isso sejam governantes a voces k sabem, fui!!!!!!!!!!! Para o meu canto.
Gosto · 13 h
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. Está lento isso...
Americo Machaze
Americo Machaze Kakakakakaka, gostei da imagem
Gosto · 1 · 19 h
Jemusse Abel
Jemusse Abel So de olho..
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Ja perdemos confianca.apena estamos frustrado e a fatura nada mais nada meno a renamo tera k asumir;a frelimo como sempre vai continuar com esse jogo ate proximas eleicoes e neste momento a frelimo esta si investir muito mais para fraudes das proximas eleicoes .
Fernando Limpo
Fernando Limpo Unay a Frelimo nunca vai xeder as 6 provincias via dialogo xquese
Alves Selemane Selemane
Alves Selemane Selemane Tambem é melhor lutar contra Opositores da Oposiçao pork estragam muita coisa aqui por ser do regime actual
Nelson Victor Sozinho Sozinho
Nelson Victor Sozinho Sozinho Os deputados d renamo estao a fazer palhaçadas,la na casa d povo..desta vez opovo no poder..nao dputados falços
Nelson Victor Sozinho Sozinho
Nelson Victor Sozinho Sozinho Esses gajos ja virao torneira deles,onde vao comendo camarao,porq nem esses nao vao diser aqlo q opovo quer,haaaa media nada.
Micas Pedro
Micas Pedro falava se de janeiro pra a renamo comexar a governar e agora ja e primeiro semestre,,,o k signifika ixo????
Santos Alberto Matusse Matusse
Santos Alberto Matusse Matusse Real Madrid. V. Balcerona . e so assistir o jogo na Liga dos Campioes.
Isidro Madaleno
Isidro Madaleno Traga novas deste assunto logo que as tiveres por favor povo informado nao se engana por manobradores da verdade
Raimundo Aguiar Almonte
Raimundo Aguiar Almonte Nao como agora que se elege amigos e amantes.por isso nao sabem governar
Andre Nuvens
Andre Nuvens Unay nao é lunatico.É visionario. Urge que entre os generais da renamo despertem para apurar se o lider é da renamo ou da frelimo.
Ricardo Botao
Ricardo Botao Desculpe mano Unay,com devido respeito pareces um lunatico...
Joy Coulson
Joy Coulson É mais um boato. Frelimo não quer negociar nada com a Renamo que capitulou e foi obrigada a anunciar a tal trégua.
Cardoso Henriques
Cardoso Henriques Agora e tempo de agir.o povo sabe da rasao de Dlhacama e nossa Renamo
Gosto · 22 h · Editado
Micas Pedro
Micas Pedro estamos cansados de ouvir pauladas...
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi to sem palavras porque falei muito desde de 2015
Noe Daniel Borracha
Noe Daniel Borracha Mais uma manobra dilatoria. Nada ira avansar.
Santos Alberto Matusse Matusse
Santos Alberto Matusse Matusse Brincando com o povo de Deus.
Abdala Faustino Faustino
Abdala Faustino Faustino Ja xtamos cansado com as vossas mentiras
Gosto · 1 h
Nelson Marcelino
Nelson Marcelino Pelomenos essa mensagem é boa meu irmão cambuma huuuu
Gosto · 21 h
Jeremias Sozinho
Jeremias Sozinho Jhakama e um homem folte mais sim com deus
Marques Canzamba
Marques Canzamba Stamos cançados,de ouvir mentiras.
Gosto · 21 h

Sem comentários: