domingo, 5 de fevereiro de 2017

Camarões vira sobre o Egito e fatura a Copa Africana pela quinta vez




Camarões vira sobre o Egito e fatura a Copa Africana pela quinta vez


Neste domingo, foi realizada no Estádio L'Amitié Sino, em Libreville, no Gabão, a grande final da Copa Africana de Nações. Após uma disputa acirrada, quem levou a melhor foi Camarões, que venceu o Egito por 2 a 1 e faturou o título pela quinta vez na história.
O Egito abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. Após rápida triangulação pela direita, a bola sobrou para Elneny, que balançou as redes. O troco de Camarões veio aos 13 minutos do segundo tempo. Após cruzamento certeiro, N'Koulou cabeçou firme para o fundo do gol, deixando tudo igual na partida.
Com o empate no placar, a partida dava sinais de que se encaminharia à prorrogação. Porém, aos 42 da etapa final, a decisão aconteceu. Após ótimo lançamento, Aboubakar dominou no meio da zaga adversária, aplicou um chapéu de calcanhar e bateu para o gol, decretando a virada camaronesa.
Esta foi a terceira final entre as equipes, que já haviam decidido a competição duas vezes, em 1986 e em 2008, e nas duas ocasiões os egípcios ficaram com a taça. Assim, os camaroneses acabaram com um jejum de derrotas para o rival e de conquista de títulos, uma vez que o último havia sido em 2002.
Apesar da derrota, o Egito segue como maior campeão da Copa Africana de Nações, com oito troféus. Já Camarões se isolou como segundo maior vencedor, com cinco títulos.
Gazeta Esportiva
A PROPÓSITO DO CAN
Fiquei a saber que ontem Camarões sagrou-se mais uma vez campeão africano da Copa Africana das Nações. Parabéns. Queria saber dos demais em que canal assistiram todo certame. Sinceramente de há três CAN(es) a esta parte está a ser difícil acertar o passo. Aos que possuem TV por subscrição como eu, a situação é simplesmente penosa, uma vez que as televisões nacionais há muito que deixaram ou não conseguem pagar os direitos de retransmissão. Houve tempo em que a URTNA – União das Rádios e Televisões Nacionais Africanas detinham os direitos de retransmissão e por via da TVM conseguíamos ver. Hoje, duvido que poucos ainda se recordem desta entidade. Está tudo caro e comercializado! 
Com este andar, grande parte da história está se desperdiçando; as novas gerações perdem o foco, quando se informam melhor da história dos outros, do desporto dos outros e menos sobre a história nossa, a africana. Parecendo que não, eles investem para isso; nós nos desculpamos pela “falta de fundos”. Ok, teremos consequências.

Gosto
Comentários
Enossy Zunguze
Enossy Zunguze Enfim. 
O jogo foi transmitido através do canal S. Sport Máximo360.
Gosto · 2 · 1 h
Vasco Ernesto Muando
Vasco Ernesto Muando Mataram Kadafi
Gosto · 2 · 1 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Que pagava tudo né? Eheehh
Gosto · 1 h
Nelson Daude
Nelson Daude Sendo um desporto que movimenta massas, apesar da crise acho que governo devia intervir, um bocado do taco da ematum para CAN agradecíamos 🙈
Gosto · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Taco da ematum ainda existe? Kkkk
Gosto · 2 · 1 h
Nelson Daude
Nelson Daude Existem alguns restos de certeza 😀😜
Gosto · 1 h
Filipe Sande
Filipe Sande Nao acaba o que?
Kkkkk
Basilio Muhate
Basilio Muhate Meu amigo o CAN passou uma.vez mais ao lado, os moçambicanos infelizmente nao puderam acompanhar atraves da nossa televisao a festa do futebol africano, exceptuando os subscritores de tvs a cabo ou satelite que tiveram k buscar outros canais.
Gosto · 1 h
Victor Reis
Victor Reis A URTNA ainda existe?
Gosto · 1 · 1 h
Armando Mabote
Armando Mabote Isto deve ser levado a sério começando pelos líderes africanos se realmente queremos uma África livre e próspero. Realmente mataram Khadafi um dos heróis de África cujo dentre vários sonhos era termos nosso próprio satélite de comunicação... porque não pensar-se em continuar com estes projectos, programas?
Gosto · 1 h
Leonel Muchano
Leonel Muchano Mas como esquecer a URTNA? Era o eixo que ligava todo o continente num só canal nas fortes emoções da modalidade rainha, quando decorria o Itália 90, onde os Leões Indomáveis tiveram a proeza de sovar a poderosa Argentina por (1-0) naquele memorável e inolvidável confronto de gigantes do futebol? Para os que tem acesso por via da subscrição, a DStv transmitiu toda a final no seu canal Super Sports (Máximo).
Gosto · 1 · 1 h
Gilberto Foguete Salgado
Gilberto Foguete Salgado Os adultos cometem erros quando sempre nos fazem assistir coisas do ocidente, e nos fazem ignorar coisa da nossa terra negra. Lamento
Gosto · 1 h
Pedro Miguel
Pedro Miguel De facto, com a restrição da transmissão em canal aberto. O CAN passou a ser um produto de luxo e exclusivo para quem sequer o consumiu. Algo mais devia fazer a televisão pública para lograr transmitir este evento continental. Estamos a perder a nossa história. A reviravolta dos Camarões sobre o Egipto, ontem, foi memorável, mas como calhou com um jogo do ocidente. Pouco viram e reportam o facto.
Gosto · 1 h · Editado
Vitorino David
Vitorino David
Traduzido do Inglês
Onde está o kadafi?Ver Original
Gosto · 1 h
Leonel Muchano
Leonel Muchano A modalidade comercial vigente, que só recorda a "guerra do opio", está a alienar e a sepultar os nossos valores. Já não podemos exaltar as grandes vedetas africanas do desporto rei, tudo porque os mercantilistas da televisão é que passaram a decidir tudo sobre os direitos de transmissão.
Gosto · 1 h
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda Sempre o can foi um produto "luxuosado". Sempre foi um produto caro em relação ao mundial. A dependência tecnológica do continente africano empurra para estas e ou consequência. Enfim
Gosto · 1 h
Fernando Caetano
Fernando Caetano O capitalismo desenvolveu-se demasiadamente e esta tornar-se nocivo a certos direitos.
Gosto · 1 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Mocambique esta amaldicoado com liderancas que so estao preocupados em acumular capital para eles mesmos. o povo que de lixe.
Gosto · 1 · 45 min
Issufo Omar Issufo Omar
Issufo Omar Issufo Omar Eu recordo me nos tempos quando a TVM era televisão pública . Assistiamos CAN,MUNDIAL,LIGA DOS CAMPEÕES E A LIGA PORTUGUESA, Mais agora tamos mal pior nos os pobres
Roland Hohberg
Roland Hohberg Basta uma fiscalização independente das contas na Televisão Pública, tudo vai ser esclarecido.
Gosto · 2 · 43 min
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda este assunto nao afecta so Mozambique
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Depois vao sair d peito xtufado cm barrigas a rebentarem pelas costuras nakela ladainha costumeira do tipo' temox k valorizar o k eh nosso' papagaiada.
Andre Dimas
Andre Dimas Saudades daquelas intervenções do Sérgio Marcos em tempos passados na minha caixa a preto e branco.
Manuel Juliao Vilanculo
Manuel Juliao Vilanculo Há quem diga que Khadafi patrocinava a can para muitos países africanos...
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O CAN continua a ser um dos expoentes do Nacionalismo Africano e a perpetuacao do PAN-Africanismo neste seculo XXI!Nao percebo por que monetarizar-se este Direito dos Povos Africanos?As Liderancas africanas estao a peder o foco na consolidacao,conservacao do grande legado africano!Deixando de negocios,lucros,urge resgatar esta identidade africana como um Direito dos Povos Africanos sem barreiras comerciais!Bem haja o PAN-Africanismo seja o Neo Pan-Africanismo...
Gosto · 2 · 20 min
Carlos Vasco Cossa
Carlos Vasco Cossa Mas dinheiro p patrocinar as matancas eles tem de sobra.
Gosto · 1 · 12 min
Felix Mapfinhani Manyundzeke
Felix Mapfinhani Manyundzeke Se até 80% da história que estudamos em Moçambique é do Ocidente acham que seria diferente no desporto???

Sem comentários: