Euclides Flavio adicionou 2 fotos novas — com Homer Wolf e 16 outras pessoas.
Como é que um possível candidato as eleições do CMB viola o artigo 7 de EGFAE?
Atanasio Marcos, Delegado Provincial da Televisão Publica de Moçambique (TVM) em Sofala, tem estado em conflito com lei desde que foi nomeado Delegado da TVM naquela província. As visitas que este funcionário “público” tem feito a certas famílias que tem visto as suas casas alagadas em diferentes bairros na cidade da Beira em virtude das calamidades naturais que tem fustigado quase todas as províncias do Centro e Sul do Pais, sao uma clara violacao de lei quando analisadas no context de EGFAE. Ora vejamos,Marcos tem praticado as suas acções sócias dentro da hora do expediente, desonrando desta forma com o seu compromisso social com o povo. Para melhor compreensão dos pontos acima, trago aqui o artigo 7 do EGFAE, denominado: (Incompatibilidades), esta clausula encontra-se plasmada no Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. Ora vejamos: “A qualidade de funcionário e a de agente do Estado é incompatível com o exercício de outras actividades profissionais, designadamente: a) as declaradas incompatíveis por lei; B) AS QUE TENHAM HORÁRIO COINCIDENTE COM O DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; c) as que possam comprometer o interesse público ou a imparcialidade exigida no exercício de funções públicas”. Paralelamente a isto, já circulam informações nos corredores, segundo as quais, Atanasio Marcos é novo inquilino à presidência da autarquia da Beira como candidato da (Frelimo). Desta maneira pode se aventar algumas hipóteses como forma de aprofundar mais o assunto em voga. Alias, mais do a artigo 7 do EGFAE, e" preciso recordaar sobre o que esta dispotsto no artigo 28 da lei da imprensa que trata sobre os deveres passo a citar "g) Abster-se da utilização do prestígio moral da sua profissão para fins pessoais
ou materiais".
1. HIPÓTESE PRIMARIA: A nomeação de Atanasio Marcos como Delegado da TVM em Sofala é uma farsa, pois, o objectivo principal é a candidatura para o CMB em 2018.
HIPÓTESE SECUNDARIA: As acções sócias do Atanasio Marcos a nível do Município da Beira, estão inseridas na Pré- campanha rumo as eleições de 2018.
HIPÓTESE TERCIÁRIA: Atanasio Marcos pratica essas acções sócias individualmente como forma de atrair a candidatura no seio da Frelimo.
Se for verdade que Atanasio Marcos irá se candidatar para as eleições autárquicas de 2018, desde já fico profundamente decepcionado com a forma como ainda fazemos a politica em Moçambique. Pois, fica-me muito difícil compreender até que ponto que um violador de lei enquanto estagiário-politico ira cumprir com a lei quando tiver formas de contornar a ela enquanto for um gestor público. Segundo, que tipo de servidor publico os munícipes da Beira podem esperar dum possível candidato que não honra com o artigo 7 do EGFAE? Onde esta a limitação entre a TVM e manobras do regime na promoção dos candidatos numa televisão estatal? Alias, o Artigo 6 do mesmo instrumento em analise, onde versa sobre (imparcialidade), na sua designação diz o seguinte: no exercício das funções públicas, os funcionários e agentes do Estado actuam com isenção e imparcialidade. Logo, estamos numa clara situação de violação da constituição (lei mãe), e do EGFAE.
PS: Estou muito desampotado com o assessor político e gestor de imagem do jovem Atanasio Marcos, por aquilo que andam a fazer com ele. Penso que ele não pode ser tão banalizado assim. Alias, em política não basta só aparecer, o sensato é saber aparecer bem. Não é o fato que te torna aceitável a nível das comunidades, mas sim o CARÁCTER, SINCERIDADE e INTEGRIDADE INDIVIDUAL. Se eu fosse assessor político de Atanasio Marcos, primeiro iria estudar as preferências políticas dos beirenses. Se fosse gestor de imagem do possível candidato, iria convencer a ele para sair de fatos caso queira interagir com as comunidades, pois, fato distancia-se qualquer candidato do povo. É preciso aprender um pouco do Deviz Simango, Calisto Cossa e do Edil de Quelimane. Mais não disse, os munícipes da Beira são politicamente evoluídos, creio que farão a melhor escolha quando o momento da verdade chegar.
Comentários
Domingos Raul Escrever Qualquer Nas profundas catacumbas da Beira...mas a imagem também mostra o outro lado da Beira que não conhecemos...mas por conseguinte concordo com a sua visão e estou de acordo que se corrija o erro
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:02
Homer Wolf Até já tem "assessor político"?...
Gosto · Responder · 5 · 16/2 às 20:02
Euclides Flavio Dizem que ja tem. Hehehehehe. Esses gajos sao "organizados". Esqueceu?
Jessemusse Cacinda Volto a dizer: Atanásio Marcos não é funcionário público, logo não é abrangido pela lei que cita. Talves ainda encontre outro instrumento legal para condená-lo
Gosto · Responder · 4 · 16/2 às 20:03
Euclides Flavio Pode me provar isso caro Jessemusse Cacinda?
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:06
Homer Wolf Não é funcionário público, como assim? É contratado? E como é que chega a delegado provincial de uma EP?
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 20:10
Jessemusse Cacinda Com que bases afirmas que ele é funcionário do estado? A TVM e RM são empresas que tem uma forma de constituição diferente. No post do Bitone esclareci isso, mas há quem insiste em falar do funcionamento das duas leis, mas insito que os trabalhadores da TVM e da RM não são regidos pela lei a que se refere.
Gosto · Responder · 3 · 16/2 às 20:11
Jessemusse Cacinda Senhores evitemos especular. Primeiro perguntem quantos funcionarios públicos a TVM tem e depois rematam. Mas esta lei näo os abrange
Euclides Flavio Jessemusse Cacinda, ja ouvi esses papus, e incluem tambem a SOCIEDADE NOTICIAS. Conversei com um juristaa a anos atras em relacao a este assunto. Isso nao constitui verdade. Vou descortinar isso nos proximos dias.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:14
Jessemusse Cacinda Ok. Esse jurista consegue transformar um trabalhador com contracto indeterminado de uma empresa e que desconta no INSS para a sua reforma em funcionário público? Wau. Há gajos bons para manobras. Quero que ele tamb mude o meu estatuto
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:18
Jessemusse Cacinda Sociedade do Notícias é diferente da TVM e RM. Tem uma outra forma ainda de funcionamento e participação. É uma empresa da Petromoc e do Banco de Moçambique. Enquanto que a RM e TVM é participada directamente pelo estado. São aspectos que acho que deveria investigar antes de escrever, uma vez que o seu argumento fica fraco por citar um instrumento que não é funcional a pessoa que criticas.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:21
Euclides Flavio Jessemusse Cacinda, nao te enganes. O jurista nao transforma nenhum einstrumento em nada que pensas. Mas eles sao as pessoas que entendem melhor sobre essas materias. Veja o artigo 16 do ERGFAE depois diga me se estas certo. Cansei de mentiras eu.
Gosto · Responder · 16/2 às 20:55 · Editado
Homer Wolf O mesmo aconteceu na TVM...
Euclides Flavio Jessemusse Cacinda, venha ver este document meu irmao.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:54
Jessemusse Cacinda Que lei é esta?
Homer Wolf Isto não é nenhuma lei. É (parte de) uma dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção da licenciatura...
É apenas um subsídio para o que estamos a discutir aqui
Gosto · Responder · 3 · 16/2 às 21:11 · Editado
André Cardoso Mas ele vai lá como quem é porquê? Com que fim?
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 21:38
Adelle Albertinah Posso ate estar equivocada peço esclarecimento.
Ele não è funcionário da TVM afinal? TVM n é uma instituição estatal? E então?
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:20
Euclides Flavio Diz-se empresa Pública mas não do Estado. Amanhã iremos lutar aqui. Está noite irei me formar em Dto.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:25
André Cardoso Kkkkkkkkkkk. ..
Dioclécio Ricardo David Euclides, com a ajuda do Dércio, tens de aprender e apreender melhor as figuras de desconcentração e descentralização. Vais evitar que tenhas este tipo de equívocos. Prefiro não ser eu pois dar-te-ei uma perspectiva legal e dificilmente entenderias o cerne que tudo isto envolve.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:43 · Editado
Zea Nhambessa Jessemusse Cacinda É com alguma tristeza que assisto o espetáculo do Atanásio Marcos. Algumas questões que faço a si são; quem paga o ordenado do ilustre Delegado? Pode um contratado chegar a Delegado? Quais os requisitos para se ser Delegado? Penso que o jovem está mal assessorado, ademais seria muito melhor que ele na qualidade de Delegado fizesse, isto é, mandar fazer, uma reportagem sobre a matéria e confrontasse o CMCB. Um dos preceitos basilares do jornalismo é a imparcialidade, verdade e "confronto", ou seja, ouvir a contraparte (edilidade), estarão estes princípios salvaguardados? Outrossim, é a moral, idoneidade do Delegado a enquanto ser pensante (consciência individual). A Beira é um dos campos políticos mais difíceis é de lembrar que "colossos" Frelimo e Renamo foram durante anos derrotados. O que é que esteve por de traz da derrota destes? Consta-me que é o único lugar do nosso solo pátrio onde um independente venceu, e tem sido uma edilidade com contas sólidas. Boas práticas são necessárias!
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 9:50 · Editado
Euclides Flavio Muito obrigado caro Dioclécio Ricardo David, eu aprendo tudo com todos. A matéria de descenscentralizao e desconcentração é deveras pertinente. Porem, não há tanto equivoco assim como te referes. Alias, entendo o básico sobre esta matéria, afinal de contas Administracao Publica é uma das áreas de formacao superior em curso. Ademais, penso que esta temática especifica tem mais o cunho jurídico (Direito Laboral), que qualquer outra área, embora haja alguma complementaridade.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 13:07
Dioclécio Ricardo David Nop! Tem que ver com a descentralização pois notamos que o Estado cria pessoas jurídicas autônomas e, por conseguinte, diferentes dele. É precisamente neste ponto que a normatividade das empresas públicas ganha o cunho privado. Portanto, nas relações empresa trabalhador o regime só podia ser do direito laboral em vigor.
Gosto · Responder · 17/2 às 13:10 · Editado
Euclides Flavio Pois, mas aqui estamos a reflitir sobre o "Homem Laboral" em confronto com a lei. Por isso que penso que ha complementaridade. Alias, a Desconcentracao e Descentralizacao nao estao dissociadas da lei como tal. Ademais, se formos a reflitir de forma profunda iremos entender claramente que o que esta em debate (jogo) nao e" o espaco fisico em si mas sim OS EFEITOS DE UM SERVIDOR PERANTE A LEI. Neste caso, EGAFAE se for o caso, LEI DE IMPRENSA E CRM. E"um problema complexo, veja a Lei de Imprensa no seu artigo 28, alinea g) provavelmente ira entender ate que ponto digo que e" um problema de character juridico embora tenha alguma complementaridade com a DESCENTRALIZACAO E DESCONCENTRACAO. Dai que em parte percebo o contexto em que citas Dércio Tsandzana.
Abinelto Bié Hehehehe Esse Euclides Flavio , sempre muito lúcido nas suas abordagens.
Olha, isto realmente é muito preocupante. Eu, logo a priori, nas primeiras visitas de A. Marcos, vi que tratava-se duma propaganda política a favor do partido no qual o dito cujo é membro, ou seja, a Frelimo. Logo aventei a possibilidade de A. Marcos ser o possivel candidato às eleições autárquicas de 2018... A sua nomeiação como delegado da TVM em Sofala é, sem dúvidas, estratégica para o cumprimento dos intentos do partido em referência.
Mas eu não me preocupo muito, na Beira não há espaço para o partido deste, por mais que doam toneladas de alimentos, aqueles já despertaram há muito tempo.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 20:07 · Editado
Euclides Flavio Devemos ficar atentos caro Abinelto Bié, estamos nas vesperas das eleicoes. Ontem me deram doce com um politico, neguei. Pois, nao quero ser cobrado nada amanha. Hhehehehehe
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:12
Abinelto Bié Muito atentos, confrade. Eu, particularmente, sou adicionado em alguns grupos do WhatsApp criados por líderes de alguns partidos com uma certa relevância, mas logo abandono o barco.
Jurei a mim mesmo ser apartidário se a política em Moçambique não mudar, se os políticos em Moçambique continuarem a olhar para o umbigo.
Gosto · Responder · 3 · 16/2 às 20:18
Euclides Flavio Ja viu? Hhehehehehe
Jossias Six Sempre Beira
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 20:06
Jeremias Chilaw O autor deste post esta a prestar um mau servico ao pais, senao vejamos: o artigo que eh aqui citado, sobre as incompatibilidades, refere-se ao exercicio de outras actividades profissionais, como o autor diz. Ora, uma questao se coloca: realizar visitas a familias necessitadas eh actividade profissional? Segundo, os jornalistas ou funcionarios das televisoes, nao se guiam pelo horario da funcao publica (7H30-15H30), na medida em que a natureza do seu trabalgo exige que estejam disponiveis para o periodo em que durarem as emissoes da TVM. Finalmente, o autor do post, ao inves de trazer factos, traz fofocas, nao-informacoes e nada de relevante, para alem do facto ignobil de por em causa o trabalho de alguem que nada faz se nao ajudar os necessitados. Recomenda-se seriedade
Gosto · Responder · 5 · 16/2 às 20:13
Euclides Flavio Jeremias Chilaw, nao te enganes. Nem enganes ao Pais, pois, todos estao atentos ao dizes aqui. Preste atencao meu caro, ai esta bem escrito. A lei refere que Realizar atividades profissionais dentro da hora do expediente " 7:30-15:30min, e" ferrir comprimisso, outro sim, dentro deste instrumento podes ver o artigo 9, versa com maior profundidade sobre o assunto, e avanca ainda sobre imparcialidade artigo 6. Qudaro pessoal 9, prazo 16. Leia isso depois volta para aqui ilustre. Mesmo dentro do regime de trabalho dos Medicos, Comunicacao social, sao sim abrangidos pela lei. Porem de forma especifica.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:25 · Editado
Jeremias Chilaw Visitar as familias carencias nunca foi actividade profissional. Aquelas sao actividades filantropicas e nao se enquadram no ambito daquele artigo 7. Saiba diferenciar actividade profissional (de profissao) de actividade filantropica (ajuda humanitaria).
Jessemusse Cacinda Hehehehehehehehehe
Euclides Flavio Sim, quem disse e"? voce leu uma alinea apenas. Veja todas do artigo 7. Mano, esse sentimentoo humanitario comecou a se manifestar em Chiveve?
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:29
Jeremias Chilaw Euclides Flavio, nao cabe a mim questionar quando eh que o sr em questao comecou a fazer o que faz, ou seja o que for, mas isso nao deve ser motivo para inventarmos o que bem entendermos a despeito de questionarmos as intencoes do jovem. Questione as actividades dele, mas nao digas que violam, dentre outros, o artigo 7 que mencionas, porque esta errado.
Gosto · Responder · 16/2 às 20:32 · Editado
Euclides Flavio Meu caro, voce esta equivocado. Eu lhe recomendei 3 artigos apenas e as respectivas alineas.
Jeremias Chilaw O que este jovem fez, pelos dados ao nosso dispor, nao tem absolutamente nada de ilegal, nem de imoral e muito menos de incorrecto.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:43
Gércio Alexandre Seja sensato caro Euclides Flavio. Deixa o jovem Atanasio ser Filantropo 😂😂😂
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 21:02
KingKinho Vasquinho Outrossim e nao Outro sim.... apenas estava a rever linguística portuguesa
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 6:50
Georgino Mariano Joaquim Eu sou funcionário público (docente) e não trabalho no regime citado: 7h30 - 15h30. Na TVM, há os que entram de serviço pelas 5h, outros, durante o telejornal estão a trabalhar. Será que usam o horário laboral 7h30-15h30. Meus caros, existe no Estado carreiras de regime geral e outras de regime específico(têm regulamento próprio), por isso evite-se generalizaçöes.
Matsule Theo Tio Crush Está na terra da mamã Helena Taipo e papa Simango
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:14
Homer Wolf "Mamã" Helena né?...eh eh eh
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:17
Laurio Matsinhe O dono deste post está muito equivocado. Não tem a mínima noção do que diz. 1o: diz se EGFAE e não ERGFAE.
Filho De Deus Mais um pra levar txaia com Daviz simango
Gosto · Responder · 3 · 16/2 às 20:34
Armando Tomas Fernando Fernando Esta perder seu tempo beira nao e para malucos da frelimo,dixa o gajo vai sair muito humilhado,perguente o seu colega bulha.
Gosto · Responder · 6 · 16/2 às 20:39
Lúcio Langaa Logo desconfiei de algo
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 20:44
Carmelo Pontes Quando a esmola é demais o santo desconfia kkkkkkk deixem o homem ser um filantrópico kkkkkk
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 20:46
Delfim Bica Lucas epah enqunto ele estiver ajudar os necessitados e de louvar pois poucos o fazem.
Gosto · Responder · 8 · 16/2 às 20:49
Jaime Chambule Alguma coisa me diz que o Atanásio está a violar a lei, não sou jurista! Não é possível ele deixar de trabalhar, andar a fazer pré campanha da frelimo!
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 20:54 · Editado
Gércio Alexandre Moçambicano è rancoroso 😂😂😂
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 21:03
Jessemusse Cacinda Filantropo tas aonde? Estou a tentar ligar-te e nada. Quero beber contigo aquele vinho que restamos ontem e desenharmos nossa acção de filantropia. Vamos na companhia do Euclides visitar fmilias afectadas pela crise de agua e conforta-las
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 21:07
Gércio Alexandre Não quero! Porque eu sou locutor da RM ha moçambicanos que vão pensar que è uma pre campanha de candidatura as eleiçoes de secretario do bairro😂😂😂 Jessemusse Cacinda prefiro continuar na cabine de locução
Gosto · Responder · 3 · 16/2 às 21:12 · Editado
Euclides Flavio Hehehehehehehehhh... Cacinda, Cacinda.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 21:11
Jessemusse Cacinda Hehehehehe já tens medo. Mas temos testemunhas que confirmam que sempre foste filantropo. Kkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 21:12
Euclides Flavio Vou confirmar amanhã de manhã.
Carla Silva Mabunda Talvez recebeu instrucoes dos superiores
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 21:10
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 21:17
Dércio Tsandzana É preciso separar as águas aqui. A TVM é uma empresa pública, mas não é uma entidade ou organização do Estado. As empresas públicas regem-se por normas e princípios internos conjugando com a Lei do Trabalho (embora seja do direito privado), mas o EGFAE é sim um instrumento que entra nesse jogo.
Contudo, temos que perguntar até que ponto as normas internas da TVM permitem o que está a suceder, pelo que não configura nenhuma violação se não conhecermos o que dizem os seus estatutos e normas internas da própria TVM.
O segundo aspecto é sobre o facto de estarem espantados com o que está a fazer o Atanásio. Só é preocupante para quem não conhece um pouco do como se faz a política em vários países (até cá no Ocidente) e um pouco é por toda a África. Sabem muito bem que se podem usar de todas as artimanhas para se conquistar o eleitorado e a comida é um desses elementos.
Um eleitorado faminto delira mesmo com uma ‘’folha de chá’’, mesmo sem ter água quente em casa. Atanásio está a fazer política para o partido dele (Frelimo), o mesmo que fez o MDM quando foi dar comida lá na ocasião do incêndio em Tete, agora a questão é perguntar se é momento de campanha ou não e se isso pode ser aceitável.
Mas, penso que mesmo não que seja tempo de campanha (legal) já estamos nela – a dita campanha não anunciada, 2018 é já amanhã. Para terminar, caso tenham oportunidade, leiam o livro de François BAYART (em francês) intitulado ‘’L’État en Afrique – la politique du ventre’’. Ele explica como se constrói o Estado em África a partir das necessidades da população, concretamente a questão alimentícia.
Gosto · Responder · 29 · 17/2 às 3:25 · Editado
Euclides Flavio Muito lúcido o seu comentário caro Dércio. Simpatizo muito com ele sobretudo nos pontos 3 e 4. Aliás, o argumento que vem a seguir mostra ainda quão é pertinente para reflectir sobre o artigo 28 da lei de imprensa na sua alínea g) que refere o seguinte: Não se pode usar os órgãos públicos para benefício moral ou moral individual. Lamentavelmente, temos essa forma de fazer a política. Mas é preciso dizer que os pontos 1 e 3 são dissonantes entre si. E' uma história de ovo e galinha no âmbito das leis.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:02
Jessemusse Cacinda Dercio a ser torrado na Escola Francesa. Risos
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:49
Euclides Flavio Pois, pois. Kkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:53
Filipe De Castro Matuassa PhD (Push Him Down).
Bien dire mon ami.Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:59
Hélder Nemésio Ilustres, estão a induzir as pessoas em erro. A Lei das Empresas Públicas em vigor é de 2012.
O Direito Regulador dos Funcionários e Agentes do Estado varia consoante a sua natureza. Por um lado, existe a gestão pública da Administração Pública, onde se aplica o EGFAE ao pessoal colaborador (Órgãos Centrais, Órgãos desconcentrados e descentralizados). Por outro lado, temos a gestão privada da Administração Pública, que é o sector empresarial do Estado, cujo pessoal é regido pela Lei do Trabalho.
Como devem saber, a existência desses dois eixos reguladores está ligada à dicotomia Direito Privado e Direito Público.
Lembremos que o Direito Privado é a regra e o Direito Público é a excepção, por isso a Lei do Trabalho (Lei 23/2007 de 1 de Agosto) é SUBSIDIÁRIA do EGFAE.
A Lei das Empresas Públicas, estabelece que o Direito Privado é o regulador das Empresas Públicas, daí, a situação do Atanásio Marcos deve ser vista à luz desse preceito legal.
Euclides, recomendo vivamente a leitura do artigo 2 da Lei do Trabalho, Lei 6/2012, Lei das Empresas Públicas, Lei 7/2012, Lei da Organização da Administração Pública, onde verá os conceitos e a natureza da descentralização, desconcentração, sector empresarial do Estado, Administração Autônoma, entre outros. Veja, também, a Lei 8/2003, Lei dos Órgãos Locais do Estado.
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 3:07 · Editado
Edy Tsakane Ainda queria dizer algo sobre este Post, mas ficou inútil. Você falou e disse Dércio Tsandzana. Ademais, acho que há muita paixão por parte do autor.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 9:59
Altino Mandlaze Os medias têm sua forma de trabalhar, uma espécie de turnos que variam quase que diariamente, principalmente na redação pois Deus apresentadores Não têm programas fixos diariamente e podem até ser chamados à meia noite para trabalhar e sem horas extras.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 10:27
Georgino Mariano Joaquim Esse #Dércio, onde pára(risos)? Explicou tudo para os surdos e os não surdos. Adorei. Sem comentários amais!
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 11:10
Durão Barroso Dércio e Hélder Nemésio, em atenção o número 1 do artigo 52 da Lei n. 6/2012 de 8 de Fevereiro.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 16:13
Hélder Nemésio Estou a gostar do debate, há muita partilha e muita aprendizagem.
El Patriota Exacto. Mas, estava aqui a ler com a minha avó, ela perguntou o que é ERGFAE!?
Gosto · Responder · 5 · 16/2 às 23:01 · Editado
Dércio Tsandzana ERGFAE não existe...mas sim EGFAE e REGFAE.
Euclides Flavio Pois, Dercio. Patriota está numa piada. Irei retificar amanhã de manhã.
Adelle Albertinah Kikikiki retífica mesmo
El Patriota Piada? Perguntar é mau? Na verdade faltou definir a sigla. Primeiro definir depois usar a sigla quantas vezes se pode.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 7:17 · Editado
Avelino Francisco Navaia ERGFAE> Estatuto e Regulamento Geral dos Funcionários e Agentes do Estado.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 8:18
El Patriota Dércio, volta aqui
Dioclécio Ricardo David ERGFAE simplesmente não existe. O Regulamento é um Decreto e o Estatuto é uma Lei. Portanto diferentes e com qualidades diferentes.
Altino Mandlaze Atanásio Marcos não é funcionário do estado.
Altino Mandlaze É sim de uma empresa estatal
Dércio Tsandzana Repito, ERGFAE não existe. mas sim EGFAE - Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (Lei nº 14/2009 de 17 de Março) e REGFAE - Regulamento do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (Decreto 62/2009). Ficou claro agora, meus caros Euclides Flavio e El Patriota?
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 13:22 · Editado
Altino Mandlaze Isso eles sabem Dercio. Euclides apenas falhou e El estava a chamar atenção ao facto de ausencia e decifração apenas. Haaaaa
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 13:24
Dioclécio Ricardo David Altino está com disposição de meter água, hoje. Lol! Já não existem empresas estatais. É trabalhador de empresa pública.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 13:25
Dércio Tsandzana Bom final de semana bradas, obrigado Euclides Flavio pelo debate que criaste aqui, valeu mesmo.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 15:59
Dioclécio Ricardo David Óptimo fim de semana para si também oh caro Tsandzana!!!
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:31
Euclides Flavio Eu agradeço a cooperação de todos, penso que saímos mais fortalecidos e unidos. Cada um contribuiu no que pode, isso é o que mais importa num jogo. Eu pessoalmente aprendi bastante e estou com orgulho de todos e de cada um individualmente. Avante pessoal. A vos Dércio Tsandzana e Dioclécio Ricardo David bom fim-de-semana.
Euclides Flavio Heheheheh... Sua avó não dorme?
Dioclécio Ricardo David A Lei n.o 17/91, de 3 de Agosto foi revogada pela Lei n.o 6/2012, de 8 de Fevereiro. O regulamento desta Lei é o Decreto n.o 84/2013, de 31 de Dezembro. Logo, Dércio, infelizmente citou uma lei que já não está em vigor desde 2012.
Os órgãos das empresas públicas são o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal. A estes é aplicado o estatuto do gestor público, e Regulamento dos representantes do Estado nas Empresas públicas, assim como outra legislação que oportunamente se julgar legalmente conveniente. Logo, as delegações não são órgãos estatutários.
Realçar que a luz do artigo 47 da Lei das Empresas Públicas, estas regem-se pelo regime fixado na lei que os governa, e regulamentação complementar, diploma de criação e estatutos, assim como pelas normas do direito privado. Só em casos tipificados na lei é que o direito público pode ser chamado. Atenção que estamos ainda a falar de empresas públicas e não do trabalhador. O tribunal competente para dirimir litígios é o judicial e só excepcionalmente e nos casos devidamente previstos é que a empresa pública submete-se ao Tribunal Administrativo.
Em atenção ao que está em tema urge dizer o seguinte e em letras garrafais: AOS TRABALHADORES DA EMPRESA PÚBLICA É APLICÁVEL A LEGISLAÇÃO DO TRABALHO EM VIGOR, NOMEADAMENTE QUANTO Á CONTRATAÇÃO, HORÁRIO DE TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL. Quem exerce funções nas empresas públicas na qualidade de funcionário ou agente do Estado o faz em regime. Ou seja, em comissão de serviço.
Tudo dito, importa concluir o seguinte:
1. Atanásio Marcos trabalhava na STV, empresa privada e foi para a TVM e tudo indica que não houve concurso público e por isso só pode ser no regime de contratação privada. Aliás, sabemos que os funcionários públicos ou seus agentes estão nas empresas públicas no regime de comissão de serviços.
2. A sua actuação rege-se pelo Direito Privado e por isso não podemos e muito menos devemos convocar para este debate o EGFAE. Convocando o EGFAE por hipótese o seu argumento cairia por terra, caro Euclides, pois seria difícil provar que ele estivesse a exercer outras actividade s profissionais no horário de expediente. Os dados que trazes não passam de meras suposições e não são suficientes para qualificar de actividade profissional. Teria que existir um contrato de trabalho com outra entidade.
3. Delegação não é um órgão estatutário da Empresa Pública.
Parabéns por trazer a debate um assunto candente. Creio que o melhor enquadramento é na Lei da Probidade Pública. Amanhã posso elaborar melhor. Abraços
Gosto · Responder · 9 · 16/2 às 23:24
Euclides Flavio Abraço ilustre. Amanhã trarei mais alguns pontos que acho pertinentes em volta do tema, igualmente irei rever o post para dar espaço a certos acertas linhas. Vou dormir em paz. Aprendi bastante.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:44
Dércio Tsandzana Embora revogada, sabemos que a revogada não implica anulação definitiva da forma, mas sim reajuste. Sobre este assunto sou ainda da opinião que com a Lei da Probidade Pública se possa ter outra visão.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:45
Jessemusse Cacinda Argumentaste juridicamente o que eu defendi com recurso a minha pequena experiencia de ter passado numa dessas empresas. Muito obrigado pelo esclarecimento.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:46
Dioclécio Ricardo David Pois meu caro Dércio! Entretanto de toda a sua laboração pecas, a meu ver e em arrepio à Lei da Empresa Publica, por concluir que aos trabalhadores aplica-se EGFAE.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:47 · Editado
Euclides Flavio Cacinda deixa protagonismo.kk Penso que está tudo em aberto amanhã há mais. Está noite vou fazer licenciatura em Dto.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:50
Dioclécio Ricardo David Não "insulte" a nós outros que passamos quatro anos a tentar entender o Direito.
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:52
Euclides Flavio E' uma simples metafora. Kkk. Sei que é impossível.
Jessemusse Cacinda Euclides não ofenda-me na presença do meu advogado. Eu já não me pronuncio. Dioclécio ele pode ser processado com base no estatuto da ordem. Risos
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:57
Dioclécio Ricardo David Risos...Euclides, entendi. Dai que o insulto está entre comas. Mais, não seria uma metáfora mas sim o recurso estilístico hipérbole.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 0:00
Euclides Flavio Kkkkk... Que venha defender Dioclesio, mas pelo que eu saiba bons Advogados defendem melhor aos seus clientes quando estão distantes do OBJECTO. Neste caso especifica ganharias o caso mas ao mesmo iria questionar a IMPARCIALIDADE do seu advogado. Uma vez que ele percebeu que eu apenas agi em legitima defesa. Hehehe
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 0:05
Euclides Flavio Hehehehhh... literalmente, todo recurso estilístico é Metáfora. Kkkkk
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 0:07
Dioclécio Ricardo David Ohhh...tudo bem. Pelo que saiba a metáfora é um dos recursos estilísticos. Comparar sem usar a partícula comparativa "como". Enfim...tu é que sabes.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 0:11
Euclides Flavio Essa de Adelle é uma Rosa (Metáfora)... Conhecemos, mas literalmente falando todo recurso estilistico é uma Metáfora.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 0:16
Hélder Nemésio DércioTsandzana, quando uma lei é revogada ela deixa de ser aplicada. NÃO há espaço para sustentar os seus argumentos com base naquela lei.
Olhando para a Lei de Probidade Pública, não vejo alguma disposição dessa Lei que tenha sido violada. Ajude-me a encontrar um artigo dessa Lei que tenha sido violado.
Leiam a Lei 7/2012 de 8 de Fevereiro. Há luzes sobre esse assunto por lá. TENHO DITO.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 3:20
Dioclécio Ricardo David Hélder, o carácter impositivo não é de salutar num debate que se queira harmónico, cordial e produtivo. Quem disse que a Lei da Probidade Pública não se aplica? Vejamos as normas potencialmente aplicáveis: alínea n), artigo 6, "O servidor público, além dos deveres gerais contidos na Constituição, e sem prejuízo do que dispuser legislação especíca, pauta a sua actuação pelos seguintes deveres e princípios éticos: escusa de participação em actos em que incorra num conflito de interesse; alínea a), d),g), l) artigo 25, "Durante o exercício da função é proibido ao servidor público usar o poder ocial ou a influência que dele deriva para conferir ou procurar serviços especiais, nomeações
ou qualquer outro benefício pessoal que implique um privilégio para si próprio, seus familiares, amigos ou qualquer outra pessoa, mediante remuneração ou
não; usar os serviços de pessoal subalterno, assim como os serviços que a instituição presta, para benefício próprio, de familiares ou amigos, salvo as regalias a que tem direito; e, levar a cabo trabalhos e actividades, remuneradas ou não, fora do seu emprego, que estejam em conito com os seus deveres e responsabilidade ou cujo exercício possa dar lugar, com natural razoabilidade, a dúvidas sobre a imparcialidade na tomada das decisões, salvo excepções admitidas por lei; auferir benefícios à margem daqueles a que tenha legalmente direito e utilizar abusivamente, para fins particulares seus ou de terceiros, os meios que lhe estão confiados para o cumprimento das suas funções, designadamente fundos orçamentais, viaturas de serviço, fotocopiadoras, telefones, computadores, fax, scanners e demais equipamentos;" alínea a), d) do artigo 28 "É proibido ao servidor público usar os bens materiais e equipamento da instituição para fins pessoais; utilizar, indevidamente, os veículos, combustível, ferramentas e sobressalentes do veículo, atribuídos ao servidor público conforme as regras específicas da instituição." alínea a), b), c), d) do artigo 43, "Considera-se uso ilegítimo da qualidade de servidor público e gerador de situação de con�ito de interesses: o aproveitamento da função pública para ganhos individuais;
b) o uso de informação privilegiada ou classificada em proveito próprio ou de terceiros, enquanto tal informação se mantiver inacessível à generalidade do público; uso dos bens públicos em proveito individual, salvo os casos devidamente previstos na lei; uso do período de trabalho ou de duração de mandato público para obter vantagens pessoais, nomeadamente prestação de actividades, remuneradas ou não remuneradas, fora da Administração Pública;" E ENTÃO?
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 11:19
Hélder Nemésio Dioclécio Ricardo David acolho as críticas, mas continuo insistindo que estamos na presença de acto de solidariedade e filantropia, NÃO percebo em medida fala do conflito de interesses.
Notei, com muito agrado, as referências e citações que faz da Lei, mas não vejo relação directa com o caso concreto. NÃO temos dados que sustentem o que as referidas disposições estatuem.
Temos que fazer a análise tendo como base os dados que temos e não forçar conclusões em nome da crítica ao regime.
Gosto · Responder · 17/2 às 12:14 · Editado
Hélder Nemésio Quer a alínea a), quer a alínea b) NÃO acho que tenham enquadramento na situação concreta em análise.
Não há, objectivamente, dados que nos remetam à ideia de Atanásio Marcos ter usado bens públicos em seu benefício, não temos contacto com o horário de trabalho para confirmar se efectivamente estaria no período de expediente (lembremos que estamos na presença de uma Televisão, onde os horários podem alterar consoante o regime de trabalho).
Sinceramente, há mais especulações do que dados concretos.
Houve visitas, solidariedade, filantropia não concordo que tenha havido violação da Lei de Probidade Pública.
Gosto · Responder · 17/2 às 12:06 · Editado
Dioclécio Ricardo David Hélder, qual al. a) e b)?
Hélder Nemésio Refiro-me às alineas da sua resposta.
Dioclécio Ricardo David Tem várias alíneas a) e b) citadas, ilustre.
Manasse Mudlhovo Sendo ou não sendo é um projecto falhado. TVM ja and a individado com o povo.
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:33
Gosto · Responder · 2 · 16/2 às 23:38
Euclides Flavio Va defecar no seu mural. Kkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:46
André Cardoso Kkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 16/2 às 23:47
Euclides Da Flora você PAH
Cidadão Comum Ilustre Euclides Flavio, não há melhor forma de pensar este assunto senão sobre uma pia! (Gargalhadas)
Mas, e então, um delegado de um canal televisivo, embora estatal, já vai fazendo visitas de Estado! Tasc.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 8:35
David Rogério Cidadão Comum muitos nao entenderam quando Guebuza disse a frelimo e que fez e a frelimo e que faz seja o que for ela sempre fara...
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 10:13
Cidadão Comum Pois; provavelmente porque percebeu que os moçambicanos são fáceis de enganar... não somos inteligentes nós!
Gote Rafa S FRELIMO respeitou a lei um dia em Moçambique?
Manuel Horacio Frengue Ainda e conversa de bastidores. Vamos dar tempo ao tempo
Ivan Maússe Sublinho as palavras do ilustre Dioclécio Ricardo David.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 1:31
Wilass Scofield Te doi né?
David Filho De Jairosse Oqui Eu Vejo Aqui,o Atanásio Está Para Concorrer As Aútarquicas Em Nome Do Seu Partido Frelimo! E Esse Frelimo É Qui Viola A Lei Em Atecipar A Campanha Eleitoral Antes Dos 2018! A Frelimo Manda E Dismanda,faz E Disfaz! Nao É Novidade Ver A Frelimo Com Os Seu Candidatos A Violarem A Lei Da Constituiçao Da República.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 2:02
Sergio Chambal Gostei do debate!
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 2:31
Elígio Maúre Euclides, um debate interessante que aqui levanta mas apelo para que escreva textos mais curtos e condensados assim fica mais fácil para nós os leigos percebermos e interagirmos.
Apanhei um pouco da ideia mas não entendi o texto ao todo. Não sei o que é ERGFAE…
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 3:04
David Moiane Estatuto e Regulamento GeraL dos Funcionários e Agentes do Estado (ERGFAE)
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 7:55
Elígio Maúre Regra geral: antes de usar qualquer sigla, define-a. Esta deve ser a prática principalmente para vocês informadores das massas oh Euclides
David Moiane Gente escrevendo muita palha aqui sejam objectivos
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 7:55 · Editado
Fredy Banze Brada Euclides isso é preparação para autarquias ele é o próximo candidato da FRELIMO para concorrer como edil de chiveve tudo política
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 8:16
Will Fagir Fantocçxe
Will Fagir Fantoche
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 8:28
Mussa Abdula Me parece não haver nenhum problema nessas incursões que o Atanásio anda a fazer. A grande questão que podia me preocupar é carregar objectos que simbolizam o partido. Enquanto não existirem estaremos perante um pessoa precupado com a causa nacional.
Altino Mandlaze Atanásio Marcos não é funcionário de estado mas sim funcionário de uma empresa do estado Euclides Flavio, estou errado Jessemusse Cacinda?
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 10:33 · Editado
Jessemusse Cacinda Exato. Voce que é jurista sabe as designacoes exatas dessas coisas. Enfim.
Dioclécio Ricardo David Errado Altino. Essa empresa não é participada pelo Estado. É uma empresa pública criada pelo Estado. As participadas pelo Estado são as privadas, normalmente Sociedades Anónimas, que o Estado é accionista. Exemplo: LAM.
Gosto · Responder · 4 · 17/2 às 11:20 · Editado
Altino Mandlaze Foi um erro sim. Rectifiquei, me distraí e obrigado pelo comentário
Leonel Ricardo Chilambe O A. Marcos não é funcionário do Estado, portanto, não vejo nenhuma incompatibilidade, salvo outro fundamento. Ora, crendo que é um futuro candidato, conforme hipoteticamente avança Euclides Flavio o A. Marcos pode acho eu, ele " vender" a sua imagem.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 10:33
Homer Wolf Mas estamos a desviar maningue o assunto. A questáo de ser ou náo "funcionário do Estado" já está clarificada (e se náo estiver tb náo importa mais).
Penso que a questáo central é: é correcto/legítimo que Atanásio Marcos, delegado da TVM em Sofala - com os poderes que tem num OI público - ande por aí a fazer campanha política antes do tempo?
Gosto · Responder · 4 · 17/2 às 11:05 · Editado
Leonel Ricardo Chilambe Meu caro Homer Wolf, quais são os elementos que o levam a afirmar q esteja a fazer campanha política?
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 11:06
Georgino Mariano Joaquim Usou que bandeiras e símbolos de que partido?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 11:14
Dioclécio Ricardo David Homer, quem disse que está em campanha? Se nem data das eleições está marcada. Outra coisa é propaganda eleitoral que também não está em curso pois entende-se por propaganda eleitoral toda a actividade que vise directa ou indirectamente promover candidaturas, seja dos candidatos, dos partidos políticos, coligação dos partidos políticos, dos titulares dos seus órgãos ou seus agentes ou de quaisquer outras pessoas, nomeadamente através de manifestações, reuniões, publicação de textos ou imagens que exprimam ou reproduzam o conteúdo dessa actividade. Isto ainda não está a acontecer.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 12:15 · Editado
Carlos Edvandro Assis Georgino Mariano Joaquim Nao precisa ter bandeira ou simbolo de um partido politico, basta os indicios. O Atanasio viveu muitos anos no Maputo quero eu acreditar desde 2004. No entanto nunca fez coisa igual (suposto acto de filantropia) aqui no Maputo. A Filantropia so aparece quando e apontado delegado da TVM na Beira? Sera que este bichinho da filantropia so aparece quando se e delegado? Se for assim entao todos quereremos ser delegados
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 12:50 · Editado
Dioclécio Ricardo David Carlos, quer dizer que você nunca ajudou pessoas? Não digo que a ajuda ou filantropia dele é desinteressada. Mas faça o favor de dizer que basta indícios. Que indícios? Para já ele nem sequer é candidato formal...
Leonel Ricardo Chilambe caro Carlos pode avançar com esses indicios, q já estou curioso.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 12:51
Carlos Edvandro Assis Dioclécio Ricardo David Ajudamos as pessoas todos os dias. A pergunta eh so quando se e delegado?
Carlos Edvandro Assis Leonel Ricardo Chilambe Os indicios estao claros no relato em que o post do Euclides Flavio faz. Nao precisamos de tanta sabedoria (cientifica) e ate endogena conteporanea para perceber isso muito menos ainda precisamos de lupa ou microscopio para tirar estas nuances.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 12:55 · Editado
Dioclécio Ricardo David E eu pergunto, como sabes que ele não fazia o mesmo antes de ser nomeado delegado? Não sabes que o cargo atrai holofotes?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 13:11
Dioclécio Ricardo David Não não...indícios, por favor. Já dissemos que os indícios do Euclides não são fortes. O seriam caso ele fosse candidato formal.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 13:13
Carlos Edvandro Assis Dioclécio Ricardo David Antes de formalmente ele ter sido nomeado (apontado) delegado esta noticia ja andava vividamente nos bastidores o que veio mesmo a acontecer, na mesma medida ja se fala nos bastidores da missao que o levou a nomeacao de delegado, tambem incredulamente muita pura conscidencia que ele ja anda nesta lenga lenga (pre-campanha). E confesso te que da mesma maneira que estas todas coisas conscidiram tambem vai conscidir com a sua nomeacao para candidato a municipio.
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 13:25
Dioclécio Ricardo David Conjecturas são conjecturas e tem seu valor. Para esta matéria só podemos chegar a bom porto falando de factos existentes.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 13:28
Georgino Mariano Joaquim Eu tenho dificuldades em analisar com vivacidade, quando se tratar de especulaçöes e de algo falado nos bastidores. Classifico isso de #fofocas.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 13:49
Homer Wolf Está fazer pré-campanha, ntsém!...
Aurora Lopes Deixem o jovem fazer a vida dele,quem não gostaria de estar
Carlos Edvandro Assis Deves ter te perdido por sitio algum, nao se esta a discutir a pessoa de alguem. Volte a reler os comentarios. Aqui esta a se discutir o conflicto com a lei de probidade publica na essencia.
Melucha Mahumane ah outras coisas kunavela
Melucha Mahumane Maperre
Emília Salato Pré - campanha.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 15:16
Hilario Sabonete Adelino Eu não estou preocupado com esse ai. Já houve homens à altura do Devis e foram trucidados. Beira é uma verdadeira lição p o país. O país cresceu gente. Esse visita às pessoas e depois?! Beirense não é burro. Confio nesse povo.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 15:42
Leví Matsinhe Tenha ou nao violado o aludido artigo o povo merece futuros candidatos minimamente reputados por moralidade. Nao quero dizer que a figura em alusao ja teve problemas disciplinar na TVM por brandir arma a cidadao. Nao sei se e este governante que os municipes da Beira peretendem!!!
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 19:48
Xavier Dimbane Moz...
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 20:48
Tiberio Cesar Simango É difícil opinar quando o próprio texto é expeculativo. Só sei dizer que apesar de delegado a figura em alusão é jornalista e a missão é buscar informação e uma das maneiras de ter sucesso é aproximando da população e isso tem de ser feito na hora do expediente.
Não quero negar a ideia de ele ser futuro candidato mas se anda nos bairros está a fazer bem. Um jornalista deve conhecer a área para melhor reportar os factos. Veja lei de imprensa.
Alberto Mandava este gajo sempre foi estupido na vida
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 8:13
Alberto Mandava este sempre foi estupido
Eduardo Domingos adicionou 4 fotos novas.
FRELIMO BRINCANDO A LUZ DO DIA.
QUANDO Faltam 18 MESES PARA ELEIÇOES AUTARQUICAS, O CANDIDATO DA FRELIMO JA ESTÁ EM CENA. ASSIM, SO AOS TIROS QUE ISSO PODE PARAR, MINTO MDMITAS?
Comentários
Hélder Thavede A Televisão de Moçambique só tem Delegado na cidade da Beira ou a população da cidade supra citada é a mais carenciada a nível nacional?
Quem está doar, a TV/// ou delegado de forma particular?
Pelo que sei o sujeito nas imagens não é nenhum agente económico, como funcionário público duvido ter algo para doar nessas alturas do campeonato da "crise" que não se advinha o amanhã.
Vota em mim! ☆
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 16:45
Eusébio A. P. Gwembe Em defesa ao filho, Eduardo Domingos? Consegue ver que o tal bem estar de que se fala e os tais premios internacionais nao passam disso: premio
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 16:47
Ákila Eunice Papasseco Domingos A derrota não será do Atanásio, será da frelimo.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 16:49
Eduardo Domingos Isso é pura malandragem da frelimo, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe. Se eu vivesse na Beira ia levantar um predio com cimento de Anatasio Marcos.
Gosto · Responder · 7 · 17/2 às 16:50
Betinho Benjamim Verniz Kkkkkk...ah ta!!!
Elmo Buene frelimo é mafioso deverdade pk o delegado da TV/// so apoia n beira pk n vai p inhembane k sofreu ciclone?
Costa Mondlane Parece que a frelimo vai investir um pouco do dinheiro roubado para recuperar o municipio da beira
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:14
Escreve uma resposta...
João Luis Chigura Todos delegados provincias da Tvm, stv e miramar sigam o exemplo de Atanasio queremos cimento nos,
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:17
Bareiro Carmen Alicia Olá a oportunidade de alcançar.
Eu sou uma senhora séria e honesta, que oferece empréstimos no exterior para todas as pessoas que querem reiniciar a sua atividade ou um projeto específico, você vai assinar um contrato e um certificado de seguro e uma taxa de juros de 2% para mais informações.
E-Mail: dominguezfreirefrancia@gmail.com
Aziza Throne Kkkkkk
Adolfo Matule Mandemos fumar lenha esse puxa saco
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:22
Pedro Nova Kkkkkkk assim vai Moçambique
Aprendeu Sozinho Bicicleta pulou na agua
Agostinho Augusto Esse vai apanhar AVC.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:33
Joao Soares Nao teem vergonha nenhuma nos focinhos. Se fosse outro partido a fazer isto seria ameacado de tudo, mas os frelos podem fazer o que quizerem e ninguem os impede. Vamos la, a lei e para todos e quem nao obedecer tera que ser chamado a pedra ou fazer como os frelos, abater o infractor.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:41
Be Focus Atanasio esta gastando sua poupanca para o nada, pois nao ganhara municipio algum
Gosto · Responder · 17/2 às 17:52 · Editado
Eduardo Domingos Atanasio nao tem dinheiro para suportar essa paranoia, nem 40mil ganha no fim de 30 dias
Be Focus Sao do gajo. Eu conheco as regras na frelimo para a precandidatura. So depois e nas campanhas e onde entra o tako publico saqueado e de outros capangas do partido.
Na frelimo para passar no sufragio das assembleias para a candidatura tem que mostrar primeiro a gordura da sua conta bancaria.
Aquilo e como um negocio. Dinheiro faz dinheiro
Jose Majasse Dombe O deseperado de Atanásio?
Que engraçadinho.
Kkkkk antes era de casa em casa,agora está para ajudar na construção?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 18:12
Jossias Ramos Do mural de Lucio Langaa:
' Delegado da TVM em Maputo, por favor faça alguma coisa por nós #Maputenses. É que estamos quase 2meses sem água nas torneiras. Estamos a pedir visitar bairro de maxaquene A. E ja?'
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 18:35
Naine Mondlane Feleciano Neemias Cossa , Navalha Agnaldo Navalha vejam isto
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 18:52
Feleciano Neemias Cossa Massinguita, já dizia o Navalha Agnaldo Navalha vão mbunhar com o osso na boca
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 19:33
Escreve uma resposta...
Bareiro Carmen Alicia Olá a oportunidade de alcançar.
Eu sou uma senhora séria e honesta, que oferece empréstimos no exterior para todas as pessoas que querem reiniciar a sua atividade ou um projeto específico, você vai assinar um contrato e um certificado de seguro e uma taxa de juros de 2% para mais informações.
E-Mail: dominguezfreirefrancia@gmail.com
Ismael C. Gocaldas Esse é um pintainho ainda,vão ser esmagados, tanto a frelimo como a renamo.
Adriana Dos Santos Quero apelar também os Delegados da STV, Miramar, TIM, TV sucesso e outros pra seguirem o exemplo por favor
Gosto · Responder · 4 · 17/2 às 19:37
Joao Joaquim Joao Olha se for oferda de uma entidade deve trazer o logo gotipo desta mesma entidade pelis vistos este quer tirar protaginismo,nao vai arancar nada perguntar bulha e perreira MDM esta ai mas camis qudstionar que este senhor nao use nosso imposto para fins partidarios.
Eduardo Domingos Quem vai esmagar a Renamo, Ismael C. Gocaldas, o pequeno Kabila?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 20:24
Raxid Carlos Soares Soares Vai ser candidato de onde este senhor?
Calisto Meque Meque São últimos dias da frelimo
Leonardo Chamussa Palhaçada!
Pires Calembo Esse senhor esta preder seu dinheiro e tempo! So com nome da frelimo ja predeu eleicoes talvez como indipendente!
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 10:09
Patos Guebuza Não é dele, por isso faz.
Gosto · Responder · 2 · 18/2 às 12:49
Pires Calembo Alias é nosso dinheiro mbava!
Aziza Throne Kkkkk. A brincar no matope de estivador kkk
Pires Calembo Esta vir a R E N A M O chega de brincaderas ou chega de brincar na cadeira corçensa.
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 10:16
Patos Guebuza Doa e no dia vão chorar pelo gastos quando a derrota cegar.
Ester Melo Quando a esmola é grande, o pobre desconfia...
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 13:15
Antonio Macutcha A manobra do leao ja e conhecida,os macacos ja estao n ramo d cima,so pod pegar gafanhotos
Antonio Rosario Alvaro Rosario Eu gostei. A f.imped a. R...nao sei porque
Sugiro à exoneração de todos delegados da TVM exceptuando o Papa Mubuto, queremos delegados filantropicos como Papa Mobuto.
Acredito que se tivessemos todos delegados como Papa Mobuto, Moçambique avançaria para o melhor.
Onde andam os delegados de Gaza e Inhambane e Maputo? Será que estes não tem chapa, cimentos e outros bens para doar?
Ps: caso essas exonerações não aconteçam então não há duvidas de que estamos em campanhas não anunciadas rumo as Autarquias de 2018.
Nico Voabil Concerteza, apoiado.
Filipe Ricardo-Amizade Zakhale-khale Bitone Viage kkkkkkkk tem calma...apenas é caridade... também podes fazer....
Gosto · Responder · 5 · 17/2 às 16:57
Adao Joao Paia Joao Bitone Viage, uma provocação que merece toda atenção, resta saber se o lado hamano, sensivel, acompanha a todos, pois o Papa Mubuto, faz pelo sentido caracteristico da sua personalidade.
Porque seria campanha neste periodo?
Se a base legal, seja o que for não permite?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 16:57
Filipe Ricardo-Amizade Zakhale-khale Papa mubuto em em que lado? A ou B?? Caso conheça o lado dele então esqueça a legalidade meu caro...vai para o lado certo que não precisarás seguir esse documentos tido como "Leis"
Duclesio Chico Face a este assunto, hoje pela manha li um artigo do Euclides Flavio que versa tambem sobre a mesma coisa, cheguei a conclusao que voces caros Bitone Viage e Euclides Flavio sao os "Messias" desta patria, porem ninguem vai dar-vos a razao.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:02
Bitone Viage Entre no meu mural ja vinha despolentado esse assunto.
Duclesio Chico Bitone Viage Estou a pari passos desde o comeco. Por isso que cheguei a conclusao de que sois o Messias. Ninguem esta perceber patavina disto. O Amosse Mucavele chegou a pensar que era campanha para PCA da Tv publica.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:09
Amosse Mucavele a principio sim
Amosse Mucavele kkk triste
Teixeira Teté E uma vergonha o que vejo em certa província, será que aqui em Maputo e restantes províncias não tem mesmo delegados para oferecerem cimento, chapas, etc..
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:03
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:10
Bitone Viage Kkkkk mas Papa Mobuto, não sabe que voltara a chove ai? Melhor dar terrenos.kkk
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:12
Ireneu Bagao Mas esse dinheiro é dele mesmo ou é uma encomenda? Este sr não tem familiares que estão na miséria e que vivem em casas precárias, que ele devia dar atenção? Não porque não pode fazer mas é estranho e em política não há cooperação sem interesse, logo, qual é o interesse do delegado?
Abinelto Bié Boa! Candidato às eleições autárquicas 2018 à vista.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:10
Dércio Tsandzana Ponto prévio: eu me preocuparia em saber se ele (Atanásio) faz isso em nome de quem? Dele? Da TVM? Não estará ele em pleno horário de "Job"?
|
Quanto a publicação em si, isso só é preocupante para quem não conhece um pouco do como se faz a política em vários países (até cá no Ocidente) e um pouco é por toda a África. O meu amigo Bitone Viage sabe muito bem que se podem usar de todas as artimanhas para se conquistar o eleitorado e a comida é um desses elementos.
Um eleitorado faminto delira até com uma ‘’folha de chá’’, mesmo sem ter água quente em casa. Atanásio está a fazer política para o partido dele (Frelimo), o mesmo que fez o MDM quando foi dar comida lá na ocasião do incêndio em Tete, agora a questão é perguntar se é momento de campanha ou não e se isso pode ser aceitável.
Mas, penso que mesmo não que seja tempo de campanha (legal) já estamos nela – a dita campanha não anunciada, 2018 é já amanhã. Para terminar, caso tenha oportunidade, leia o livro de François BAYART (em francês) intitulado ‘’L’État en Afrique – la politique du ventre’’. Ele explica como se constrói o Estado em África a partir das necessidades da população, concretamente a questão alimentícia.
Gosto · Responder · 8 · 17/2 às 17:25 · Editado
Bitone Viage Sidio Macuacua aqui apela-se ao debate cientifico. Meu irmão
José Macanhengane A fome humilha a todos, até as bacterias.
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 17:24
Bitone Viage Assim estou com fome meu Maza?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:31 · Editado
José Macanhengane A frase supra, foi para acentuar a análise do Dercio "La politique du ventre". Que equipara-se ao simbolismo politico caracterizado pelas "ofertas" de capulanas, bicicletas na epoca de campanha.
Jessemusse Cacinda Puto Dércio Tsandzana vou mandar por uma estatua boneco em Nampula em tua homenagem. Força ai na Escola Francesa. Tou a gostar das reflexões. Bitone Viage manda um abraço para o meu amigo Papa Mobuto. Vou ali no armazem ver ima caixa de 2M e até já
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:50
Dércio Tsandzana Também quero essa cerveja aí, guardem para mim.
Jessemusse Cacinda Hehehehehehehehe niku dhum. Voce bebe vinho. Fabricado ali na casa do meu filósofo preferido. J. J. Rousseau
Dércio Tsandzana O que é de casa anima mais, até breve.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:55
Bitone Viage Hehehehhee eu ja não bebo e quando tu voltares eu ja não estarei aqui
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:56
Jessemusse Cacinda Força. Quadro. Voce tem a honra de estar no ambiente onde foi criada a corrente filosófica e cultural com a qual mais me identifico: ILUMINISMO
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:57
Dércio Tsandzana Quer nos fugir já Bitone Viage?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 17:58
Bitone Viage E você que nos fugiu?
Américo Matavele Eu Acho que em política(falando dela), há aquilo que se chama pre—campanha, e nesta faz—se todo o tipo de malabarismo fora do tempo legal. Portanto, se é de política que falamos, não vejo erro nenhum. Se for pelo lado social, do sujeito sendo delegado da TVM, também não vejo nenhum em prestar auxílio aos necessitados. Normalmente estas tem tido essas nuances, claro, dependendo da sensibilidade do titular da empresa num determinado sitio. O HCB de Songo tem uma equipa de futebol, mas não é este o seu objecto. Agora, a comparação com outros delegados acho muito apertada e com laivos de censura e de culto ao comodismo. Não é que um estudante que fez RI seja muito interventivo em assuntos, que todos os seus colegas devem ser. Isso é reducionismo e censura no mesmo saco. E por fim, eu acho que para além de se passear pelas acções, o mano Bitoque devia procurar aleiqueaquela acção fere, para o debate ser objectivo. Acho nestes termos aqui postos, há muito espaço para se falar, e não há nenhum rigor.
Gosto · Responder · 4 · 17/2 às 19:04 · Editado
Bitone Viage O Decreto não preve isso meu caro Américo Matavele, iremos publicar um artigo eu e o Ivan Maússe só para fecharmos este assunto
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 17:54
Américo Matavele Espero.
Homer Wolf Assim Matavele Jah tem conhecimento "oficial" da candidatura?
Américo Matavele Não.
Homer Wolf Então está aí com paninhos quentes porquê?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 20:11
Joaquim Gove De que Decreto fala, ó Bitone Viage, que ñ prevê o quê exactamente e diz o quê à respeito do que aborda??
Américo Matavele Homer, foi por causa do frio.
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 9:13
Homer Wolf eh eh eh... outro filantropo! tsc...
Almeida Francisco Madeira Madeira Estou teclando............
Bitone Viage Venha dai
Felicio Tomé A propósito ja conseguiu o estatuto dos delegados provinciais? Se caso esteja plasmado a componente de acção social, então os outros não fazem nada. Bem haja a exoneração. final de semana
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 20:48
Joaquim Gove Conseguiu os Estudos dos Delegados da Televisão de Moçambique ou já não aguenta esperar e prefere a precipitar o julgamento??
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 21:31
Forbes Nhaca Infelizmente este é meu Moçambique que a inveja, chega ao extremo de gozar com alguém que mostra a sua caridade, oferecendo um pouco do que tem, aos que foram assolados por uma calamidade. Meus caros amigos ao invés de estarmos a tentar montar problemas onde não há problemas, vamos também mostrar a nossa caridade. Nos vimos o nosso amigo a mostrar a reabilitação da casa dos Pais, a quem em breves comentários disse : este puto é maluco parece que é o único que reabilita a casa dos pais, eu disse ao meu ilustre amigo calma, é bom que ele mostre, para que aqueles que têm, mas não fazem nada para ajudar os pais.
Assim sendo não vamos andar a colocar picos onde devíamos colocar rosas, apesar das roseiras terem picos. Aquele grande abraço juventude, vamos nos apoiar para Unidos pegarmos Moçambique.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 22:57
Joaquim Gove Nem mais...!!
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 0:25
Observador da Justiça Hmmm...essa comparação ñ ta bater certo, o certo é q esse típico" mapirimanguice" pra enganar o encauto, coitadinho do povo africano, n lugar de Educação é entretido com sobras...
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 0:46
Forbes Nhaca Meu caro a minha comparação simplesmente é no incutir os jovens a mostrar os outros a fezer bem, não em coisas mesquinhas. Eu não me meto em coisinhas que só fazem perder tempo os jovens, criar Vuku vuku porque um outro jovem ajudou bem ou mal aos outros.
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 0:56
Observador da Justiça Que se experimente numa investida na Educação durante 20 anos só pra vermos se o nosso povo Africano dá espaço pra esse tipo de "filantropia"!!!!
Gosto · Responder · 1 · 18/2 às 1:03 · Editado
Forbes Nhaca Então não vamos andar ai em blá blás , para quem ja tem esse tipo de educação filantropica. Deixem o jovem Atanasio Marcos ( papa Mubuto) fazer a sua parte. Conheces a história do Pablo Escobar, um bandido perigoso mas era um filantropo de primeira linha, depois de ser morto pela policia colombiana, o governo continuou com algumas das acções solidarias, por ele criadas.
Gosto · Responder · 2 · 18/2 às 1:18
Observador da Justiça Muito bem, Pablo Escobar, a sua filantropia tinha por detrás alguma inteligência, que era do "abrigo/proteção" tanto do povo que o rodeiava como do próprio governo, tenha a MÁXIMA certeza, q a filantropia essa em discussão tratar se de uma cabala bem encomendadinho, poq o visado nem...bom...Mas o tempo dirá.
Observador da Justiça Kkkkk exoneração!? Isso é "aprovação".
Bitone ontem xtas "Biz" n estatuto de TVM, será q encontraste?
Pré Politização da Solidariedade, Uma Caminhada Rumo as Autarquias?
Ps: aos poucos vou sanando as minhas duvidas em torno das campanhas não anunciadas.
Cheu Domingos Bem apromado, perfumado estendo à mao a uma senhora que nem sabe o que vai comer. Palhaçada mais nada.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 8:09
Bitone Viage Enfim assim vai o meu país Cheu Domingos. Inacreditacel acredito que poderia ter vestido outra roupa.
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 8:10
Guiliche Schönhausen Vissaryonovytchenkowsky Bulo Ele normalmente veste-se assim. Ou esperava que ele fosse lá menos aperaltado para fingir ser igual aos que lá estavam? Isso seria hipocrisia meu caro, isso sim seria coisa de político. Já agora, parabéns por sua tremenda habilidade de identificar perfumes via televisão.
Gosto · Responder · 4 · 17/2 às 8:32
Bitone Viage Guiliche Schönhausen Vissaryonovytchenkowsky Bulo meu caro tu sabes como um trabalho de campo é feito, será que fez a leitura das imagens? E o seu devido enquadramento?
Lúcio Langaa Atentos
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 8:22
Bitone Viage Fiquemos cada vez mais.
Charles John Política africana faz se domesticamente assim. Mesmo sem qualidades de liderança, basta ter simpatias com camaradas e escovar bem. Mas deixemos ele. Ele não eh condenado por ninguém porque não anda com nenhuma bandeira do partido. Esta a «Civil» ajudando aos Pobres através duma acção apelidada por solidariedade!. São os sinais dos tempos impróprios. Solidariedade aos pobres eh fazer habitação em zonas seguras com água e energia. O resto eh palhaçada politica.
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 8:23
Bitone Viage O acto de ajudar os pobrea é bom, mas o acto de poltizar o sofrimento do pobre é mau.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 8:27
Carlos Edvandro Assis Bitone Viage, O mau do sofrimento do pobre é o bom do African "politics".
Guiliche Schönhausen Vissaryonovytchenkowsky Bulo Bitone meu caro, qualquer indivíduo pode visitar aquelas pessoas, mas o que dita se será noticiado ou não, é a relevância do indivíduo em causa. Mesmo o Bitone pode acordar amanhã e ir visitar, caberá aos serviços noticiosos decidir se é ou não digna de ser noticiada. Pode não ser política.
Gosto · Responder · 6 · 17/2 às 8:29
Bitone Viage Bem colocado ilustre, espero que os delegados de Gaza e Inhambane façam também o mesmo.
Sabias que o Os *Delegados Provincias são Representantes do PCA? Então bem-haja papa Mobuto
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 10:28 · Editado
Bitone Viage Ultima questão porquê só Beira? Cá em Maputo não havia espaço?
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 8:32
Monane Sergio Zitha Pode agora ter maior liberdade de fazer. Tsem
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 9:20
Руи Цезарь Bitone, se ele é solidário com as pessoas, deixa ele, e se você não é solidário os outros não podem ser? Hoje em dia ajudar é fazer campanha? E quando não ajudam reclamam ..
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 10:21
Руи Цезарь Estou com medo já, assim amanhã já não posso ajudar o próximo ..
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 10:22
Bitone Viage Bem-haja a solidariedade.
Gosto · Responder · 3 · 17/2 às 10:24
Bitone Viage Viva!
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 10:31
Monane Sergio Zitha Estas a ta perder ilustre criminoso Bitone Viage secalha se tivesses aconselhado a ele melhores formas de estar no momento da solidariedade a exemplo de na usar fatos, ate teria sido melhor, para que o. Povo o reconheça já nos tais pleitos que achas de que sera o candidado, nos da Frelimo ainda nao sabemos , tanto a nossa forma de ser e estar na nossa casa quem escolha os candidados é um orgão legalmente constituido e com plenos poderes para tal. Na ter lido uma grande parte do livro da FRELIMO dá nisso
Gosto · Responder · 1 · 17/2 às 11:53
Bitone Viage Bravo Monane Sergio Zitha.
Almeida F. Massango Esta historia ainda tem muito que contar quero ver ate onde a hipocresia reina.
Sidio Macuacua VAKITHEE! SE TEM AJUDA. SE NÃO TEM NADA, MELHOR FICAR CALADO MEU IRMÃO.......................................................................................QUER DIZER QUE AGORA BASTA ALGUÉM APOIAR OUTRO CIDDÃO CARRENCIADO ESTÁ A FAZER CAMPANHA??? JÁ VIROU MODA PENSAR DESSA FORMA, ENTÃO JÁ NÃO HÁ AMOR ENTRE POVO IRMÃO. JÁ NÃO SE PODE FAZER NADA DE MOÇAMBICANO PARA MOÇAMBICANO PORQUE DEVE ESTAR A FAZER PRÉ-CAMPANHA??? JOVENS, HAJA PACIÊNCIA PAHH... NÃO DEVEMOS PENSAR ASSIM. TEMOS QUE NOS APOIAR NOS MOMENTO BONS E NOS MOMENTOS DIFÍCEIS. SE TU TENS ALGO QUE ACHAS QUE PODES PARTILHAR COM O TEU PRÓXIMO, PARTILHA E SE NÃO TENS DEIXA OS QUE TEM AJUDAR E FECHA A BOCA.... É MUITO FEIO ISSO QUE ESTÃO A FOMENTAR IRMÃOS, MAS MUITO FEIO MESMO! ESTOU DECEPCIONADO COM ALGUNS COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE ATÉ CONHECEM O SOFRIMENTO DAQUELES NOSSOS COMPATRIOTAS, MAS NADA FIZERAM ATÉ HOJE PARA AJUDAR E QUANDO APARECE UM MOÇAMBICANO COM O CORAÇÃO HUMANO E HUMILDE A AJUDAR, SENTEM-SE COÇADOS E COMEÇAM COM AGENDAS DA SELVA. POR MIM, DEVIAM SE LIBERTAR DAS CORRENTES MALVADAS E SE JUNTAREM A ELE PARA APOIAR OS CARENCIADOS.
Cidadão Comum Já não é Pré, amigo Bitone Viage! É politização mesmo... isso já vem acontecendo!
Gosto · Responder · 17/2 às 9:11 · Editado
Sidio Macuacua VAKITHEE! SE TEM AJUDA. SE NÃO TEM NADA, MELHOR FICAR CALADO MEU IRMÃO.......................................................................................QUER DIZER QUE AGORA BASTA ALGUÉM APOIAR OUTRO CIDDÃO CARRENCIADO ESTÁ A FAZER CAMPANHA??? JÁ VIROU MODA PENSAR DESSA FORMA, ENTÃO JÁ NÃO HÁ AMOR ENTRE POVO IRMÃO. JÁ NÃO SE PODE FAZER NADA DE MOÇAMBICANO PARA MOÇAMBICANO PORQUE DEVE ESTAR A FAZER PRÉ-CAMPANHA??? JOVENS, HAJA PACIÊNCIA PAHH... NÃO DEVEMOS PENSAR ASSIM. TEMOS QUE NOS APOIAR NOS MOMENTO BONS E NOS MOMENTOS DIFÍCEIS. SE TU TENS ALGO QUE ACHAS QUE PODES PARTILHAR COM O TEU PRÓXIMO, PARTILHA E SE NÃO TENS DEIXA OS QUE TEM AJUDAR E FECHA A BOCA.... É MUITO FEIO ISSO QUE ESTÃO A FOMENTAR IRMÃOS, MAS MUITO FEIO MESMO! ESTOU DECEPCIONADO COM ALGUNS COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE ATÉ CONHECEM O SOFRIMENTO DAQUELES NOSSOS COMPATRIOTAS, MAS NADA FIZERAM ATÉ HOJE PARA AJUDAR E QUANDO APARECE UM MOÇAMBICANO COM O CORAÇÃO HUMANO E HUMILDE A AJUDAR, SENTEM-SE COÇADOS E COMEÇAM COM AGENDAS DA SELVA. POR MIM, DEVIAM SE LIBERTAR DAS CORRENTES MALVADAS E SE JUNTAREM A ELE PARA APOIAR OS CARENCIADOS.
Cidadão Comum Yuh! Essas maiúsculas são todas para mim! Hehehehehehehe...
PS: Vejo que ainda não conheces as artimanhas políticas, meu ilustríssimo jovem... na política, até o mais singelo acto de solidariedade pode servir de instrumento para se granjear simpatias!
Cc: Sidio Macuacua
Ivan Maússe Dr. Bitone Viage, meu respeitado amigo, em toda a parte do mundo existe pré-campanha e isso não é ilícito.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 13:22
Bitone Viage Não é dr Ivan
Francisco Zunguene Boa tarde caros jovéns, qualquer um está livre de prestar qualquer opinião. ora bem, quem faz a política são os Homens, qualquer um está livre de a fazé-la eu acho que esse Cidadão que estão massivamente critica lo tem minimamente qualidades para desempenhar aquilo que qualquer um pode fazer. Agora, criticando como não ele está fazer, jovéns cíber intelectuais estão a se desviar.
Gosto · Responder · 2 · 17/2 às 13:32
Dias Cardoso Tuchu Prefiro essas acções de solidariedade à aquelas que só são feitas em tempos de campanha eleitoral. O Delegado está em bom caminho.
Gosto · Responder · 17/2 às 17:26 · Editado
Jaime Chambule Meus senhores, deixam criar confusão! Atanásio Morcos está a violar a lei! Ainda não estamos na campanha, mas cara sem vergonha ele está a fazer campanha!
😀
Sem comentários:
Enviar um comentário