segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Ainda sobre o assassinato de Valentina Guebuza (2)


Há-de convir boa gente que este assunto ainda merece destaque, não pelo facto de a vítima ser filha do então Presidente da República, mas, sobretudo, por se alegar tratar-se do zénite da violência doméstica. Já vos mostrei qual é o meu posicionamento referente ao assunto (violência doméstica). Abomino-a com todas as minhas forças!
Hoje, trago-vos, em primeira mão, a acusação da defesa da vítima. De salientar que quem abriu queixa contra Zófimo Muiuane não foi Armando Emílio Guebuza (pai da vítima), mas sim o seu filho Mussumbuluko Guebuza. Para o efeito, nomeou dois advogados São eles os doutores Alexandre Chivale e Isálcio Mahanjane.
Se há dias, no meu post, escrevi que Zófimo Armando Muiuane era acusado pelo Ministério Público (MP) pelo suposto assassinato da sua consorte, Valentina Guebuza, a defesa acrescenta-lhe outras acusações de uso de documento falso e espionagem.
Juntando os argumentos do Ministério Público e da defesa da vítima, entende-se que Zófimo Muiuane só irá escapar a uma condenação certa por milagre. Há aqui argumentos demolidores.
Por outro lado, sem querer especular, Zófimo e Valentina eram casados em regime de separação de bens. Em caso de divórcio, quem sairia a perder nesta relação era sem dúvida Zófimo. Os bens que Valentina tinha são incontáveis. Terá sido esse o motivo que o levou supostamente a assassiná-la? Caberá ao tribunal provar…
O que temos em comum na acusação do MP e da defesa é que o casamento de Zófimo e Valentina não era saudável. Dai que no referido encontro que o casal manteve com os padrinhos, ela solicitou que o esposo abandonasse a casa que, afinal, era propriedade dela. Zófimo não aceitou, alegadamente porque havia arrendado a sua casa e não tinha onde morar.
Compulsando a acusação, a dado passo diz que “depois do encontro com os padrinhos, Valentina disse a Ajudante de Campo (ADC), de nome Raquel, que devia estar preparada para a acompanhar de saída daquela casa, porque tinha consciência do perigo que corria, preferindo, deste modo, afastar-se do arguido, tendo, igualmente, por volta das 21H 10 do dia 14 de Dezembro de 2016, enviado mensagens, SMS, para o seu irmão Mussumbuluko e para o sobrinho Osvaldo Nhanala, com expresso pedido de se lhe reforçarem a segurança, para a escoltarem no acto de saída da sua casa para a casa do seu pai, na Friedrich Engels ”.
A defesa da malograda refere que o encontro com os padrinhos não foi, de todo, pacífico. Talvez, foi o que acendeu o rastilho. Daí que Valentina tenha avisado os demais para a auxiliarem em caso de necessidade. Ademais, os autos referem que o arguido “participou (em sua própria casa) do encontro , com a sua esposa e padrinhos, armado e com uma bala na câmara o que agudiza as suspeitas sobre os seus reais intentos naquela noite”.
A defesa refere , por outro lado, que Valentina, nos últimos dias, até evitava o marido, optando, “vezes sem conta, passar refeições separado deste, para além de ter confidenciado ao seu sobrinho, Osvaldo Nhanala, que o casamento dela estava em crise, que era vítima de violência doméstica, protagonizada pelo arguido, a ponto de proferir, nalgumas ocasiões, ameaças, como sejam e citamos: ' não me queiras como teu inimigo; vou-te enviar filmes versando sobre os crimes passionais; tu levas a vida profissional como se ainda de solteira se tratasse', à mistura com insinuações, pelo arguido, de que ela mantinha alguma relação extraconjugal, sem nunca provar ”.
Portanto, naquele fatídico dia, uma vez ambos no quarto, após a saída dos padrinhos, provavelmente porque Valentina estava predisposta a sair de casa, “o arguido desferiu um soco na parte superior esquerda da cabeça da esposa e com a coronha da pistola que portava, atingiu, com uma certa violência, a face lateral esquerda da cabeça de Valentina, o que afectou principalmente a sua estabilidade e consciência ”.
Argumenta a defesa que sem a possibilidade de Valentina se defender, Zófimo “com recurso a uma arma de fogo de tipo pistola, marca PietroBeretta, n° G58833W, calibre 7,65, deferiu vários tiros, tendo dois deles atingido, mortalmente, sua esposa, Valentina da Luz Guebuza!”.
Os autos referem que foi a ADC Raquel e a ama da filha de Valentina que ao ouvirem os gritos correram até ao quarto do casal. Na altura encontraram Valentina a esvair-se em sangue e em agonia. A pistola estava próximo da vítima.
Estranhamente, dizem os autos, foi a mesma Raquel e a ama que saíram em busca de socorro. Zófimo permanecia ali, assistindo tudo.
Há ainda o relatório da autópsia que é citado pela defesa. Ele nega que os disparos hajam sido feitos numa disputa e “nem sequer à curta distância, e que consideradas as zonas corpóreas atingidas, revela clara intenção do arguido de produzir o efeito morte”.
Salientar que o arguido foi treinado como fuzileiro.
Os autos revelam que o arguido nada fez para socorrer a vítima, aliás, durante o interrogatório, foram dele as palavras de que recolheu os projécteis e cápsulas e jogou-os janela afora. Ademais, as viaturas, tanto da vítima assim como do arguido, estavam parqueadas por perto, mas Zófimo não tentou sequer socorrer a esposa e levá-la ao hospital próximo. Ficou a assistir tudo!
Acima referi que ele é acusado, para além deste crime, de uso de identidade falsa. É que durante as buscas feitas à sua residência, teriam encontrado um documento de identidade sul-africano, com a fotografia de Zófimo, mas com o nome de Washington Dube. O arguido não clarificou como é que adquiriu aquele documento. É ainda acusado de ter criado uma empresa de espionagem junto com dois sócios coreanos.
A procissão ainda vai ao adro. E eu, Nini Satar, trarei novidades sobre este assunto, sempre que os tiver.
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
73 comentários
Comentários
Unay Cambuma
Unay Cambuma É impressão minha ou o ilustre Nini agora virou um defensor da familia Guebuza? Porque nunca colocas a hipótese de o Zofimo estar a ser caluniado e falsamente acusado como bem o fizeram contigo para lavagem da imagem do "falecido" Nyimpine? Nesta história o Zofimo e o elo mais fraco e devias estar do lado dele . Desde a primeira hora sempre estas a cruxificar e a condenar o Zofimo apesar deste gozar da presunção de inocência. Ja agora peço lhe que publique na íntegra a defesa do Zofimo talvez como fez com a acusação da familia Guebuza.
Gosto · Responder · 49 · 9 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Hehehe
Unay Cambuma
Isto e um processo.
...Ver mais
Gosto · Responder · 4 · 3 h · Editado
Jose Carlos Barbito
Jose Carlos Barbito Nini deve estar a escovar a familia guebuza. Kkkkkk nini pá
Gosto · Responder · 5 h
Mario Tiago Sithoe
Mario Tiago Sithoe Estas coberto de razão, os post's de nini tentam claramente inocentar a valentina e diabolizar o zofimo, esse caso não esta claro, o zofimo tem uma ficha limpa, nunca ouvimos coisas sujas dele, so o facto dele ter assassinado (como dizem ) a valentina e não ter tentado fugir. .. ja da para ver que algo esta errado nessa história... nini esta a trair a verdade nem parece que ele foi vítima desse sistema corrupto, embora ela tenha sempre se declarado inocente a informação que recebiamos em todos os cantos dava a entender que ele é criminoso, que enriqueceu a custa dos outros. ..
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Adérito Do Rosário Arnaldo
Adérito Do Rosário Arnaldo Ilustre, tenho lido atentamente todas suas publicações e tem-se demonstrado imparcial. Porém para o caso em questão, deixou-me assarapantado, isto porque tende a defender um lado e julgando outro. Não quero com isto defender o Sr. Zofimo, mas sim dando-lhe o benefício da dúvida. Não tenho dúvidas nenhumas de que essa acusação fora arquitectada, infelizmente não posso provar...
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Samuel Manteiga
Samuel Manteiga Talvez precipitação nossa ainda vem a parte da defesa do Zofimo.
Gosto · Responder · 1 h
Anselmo Cossa
Anselmo Cossa Yaaaaaaaaaaa nini comecou a por agua. Agora o senhor esta do lado do seus es inimigo???!!!! Yuuuu
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Já disse, a verdade virá, pode demorar mas virá... Nini deixa de dar razão a família Guebuza, pk se você fosse do bem...nao estaria a viver longe de Moz, vamos esperar pelo Zófimo!
Gosto · Responder · 14 · 11 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Dercio Kalashnikov Hung
o senhor parece ignorante mesmo.
Gosto · Responder · 14 · 11 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Ignorante k nada,se tivesse sido o Zófimo a vítima mortal ...esse assunto já estaria encerrado e enterrado... E você nada iria postar acerca do assunto, não somos idiotas!
Gosto · Responder · 11 · 9 h
Ivo Biono da Silva
Ivo Biono da Silva Senhor Dercio Kalashnikov Hung, não tente se cobrir a vista para não ver uma verdade que esta mais que clara.. Ou o senhor é familiar do Assassino Zófimo Muiane
Gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Assacino não se escreve assim, primeiro ponto,o correcto seria assassino... Depois o pai da tal assassinada já cometeu vários crimes,mas ignorantes aki vão fazer vista grossa...fraudes,assassinatos entre outros!
Gosto · Responder · 6 · 9 h
Gerson Fe
Gerson Fe Irmão ele está nos informar que continue a nós informar eu agradeço mas na verdade bem bem todo Moçambique quer ouvir o Arguido se fosse possível ao vivo porque este crime é público afecta todos Moçambicanos quem é ele para Matar filho do ex chefe do estado que escolhemos para nos governar até lhe governar ele e os motivos aí me interessa que motivos são esses tirar vida de uma pessoa não há motivos mas da filha do chefe de estado quero saber o que lhe motivou
Gosto · Responder · 8 h
Ivo Biono da Silva
Ivo Biono da Silva Ja está retificado... obrigado..

Mas diga me, 

Onde voce viu o Pai dela a cometer tais fraudes, e ou assassinatos.. E o seu grande Erro é a mistura de assuntos ( Aqui fala se de violencia doméstica na qual a vitíma perdeu a vida...E não de assuntos do Armando Guebuza)
Gosto · Responder · 2 · 8 h · Editado
Holden Macuapa
Holden Macuapa Meus irmaos.eu vos admiro pela posetiva, de verdade. mas sejamos francos: 
Todos nos Mocambicanos ate Gregos sabemos como este processo sera influenciado pelo facto da finada ser filha de quem e.
Zoofimo errou ao tirar a vida da Mulher ,Mas so ouvindo dele as motivacoes..

Att.:seja qual for o motivo nao devia ter morto
Gosto · Responder · 8 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Então aprenda a não julgar os outros antes de saber da veracidade dos factos... Por isso digo,esperem pela versão do acusado... Já Ouviste falar de legitima defesa?
Gosto · Responder · 4 · 8 h
Ivo Biono da Silva
Ivo Biono da Silva Nini tem razão ... Voce é realmente um ignorante ...
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Muniro Abdulgani Burgraff
Muniro Abdulgani Burgraff Ms o que tem haver a morte da Valetina Guebuza , com o Nini de viver fora do País. ..

Ele pode viver qualquer canto do mundo , pois o dinheiro é dele foi dado o rizik. ..
Gosto · Responder · 7 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Eu acho k nao sabes o significado da palavra ignorante... Enfim ,cada um puxa o seu saco!
Gosto · Responder · 3 · 7 h
Holden Macuapa
Holden Macuapa Caro Nini .lhe fico muito grato pelas informacoes acerca deste processo,mas nao deicho de ter as minhas duvidas tal como as tive quando foi do caso da Morte do Jornalista Carlos Cardoso..
O processo havia sido feito e divulgado todo bonito lhe incrimin
ando. pese embora havia outro acusado que negaram lhe investigar porque tudo estava programado para incriminar Nini .
Este processo da morte da Valentina esta muito bonito a incriminar e diabolizar o Zoofimo.! mas feito por eles por isso prefiro nao julgar ainda ate que o zoofimo tambem diga algo....
Gosto · Responder · 3 · 7 h · Editado
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Holden Macuapa
existe diferenças no processo.
Zoofimo matou e ja confessou.

no caso cardoso
não existia provas.
Gosto · Responder · 2 · 7 h
Holden Macuapa
Holden Macuapa Sim matou..mas os motivos e como foi meu mano Nini, so ele podera dizer (Zoofimo) Eu condeno a morte dela..mas tambem sabemos do maquiavelismo do Sistema e a elite politica Mocambicana
Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado
Elisio Cabral Banze
Elisio Cabral Banze Momade Assife Abdul Satar, a dado momento disseste q zoofimo matou e já confessou, e eu digo em direito a confissão n é a rainha da verdade, e todos arguidos gozam presunção inocência caso se prova o contrário, peço q nini tas a tomar uma posição extremista..
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Holden Macuapa
Holden Macuapa A verdade um dia aparecera....
Gosto · Responder · 3 h
Leonel Maswanganhe
Leonel Maswanganhe Momade Assife Abdul Satar não podemos considerar a confissão como o único meio de prova, a confissão não pode ser atribuída valor absoluto pois existem circunstâncias que podem levar o acusado neste caso o Zofimo a se reconhecer culpado, como por exemplo, uma perturbação mental. o valor da confissão se aferirá pelos critérios adoptados para outros elementos de prova, e para sua apreciação o juiz deverá confronta-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe concordância.
Gosto · Responder · 1 · 6 min
Ernestino Candido Albino
Ernestino Candido Albino esses assuntos sao pouco interressantes muita gente morre de violencia domestica , tanto homens , mulheres e ate filhos . A verdade e que o moco nao e louco em se meter numa encrenca ainda por cima com a filha do chefe do esquadrao da morte, Para quem diz ser um homem de fe ja devias de saber que a justica de Deus pode paresser tardar mas chega . como nao interessa mas Deus continua Justo, bom e fiel
Gosto · Responder · 18 · 11 h
Priscila Sumbe
Priscila Sumbe Esse teu texto n vai mudar em nada nosso pensamento..4pistolas numa casa pertecentes a um casal,n somos amadores falsos pr sermos enganados com discursos q mostram claramente a intençao d defender a vitima q de santa e honesta nada tem..passar bem
Gosto · Responder · 15 · 11 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Concordo cntg, bando de puxa sacos... Keriam fazer exército em casa!
Gosto · Responder · 11 h
Medina Conde
Medina Conde Ela até podia não ser santa... mas nada justifica assassinar alguém... independentemente de ter razão ou não.
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Eu axo k deviam esperar pela verdade, pk ninguém sabe o certo... Pk se tivesse sido o Zófimo a vítima, esse assunto já estaria encerrado e enterrado!
Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
Mario Tiago Sithoe
Mario Tiago Sithoe Medina conde ninguém tem direito de tirar a vida de outro ne? E se for em legítima defesa? Não devemos esquecer que a valentina é filha de guebuza o milionário número 1 em mocambique, guebuza tem poder para manipular a midia e a opinião pública. ..
Gosto · Responder · 4 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma O Zofimo não é um "mabulanhutchi" qualquer, é um técnico superior e sempre foi quadro superior da mcel muito antes de casar com a Valentina. Ele não é maluco oara do nada matar a esposa. Também sei que a Valentina era uma mulher muito abusiva, malcriada e mandona e naquele dia fatitidico foi ela que primeiro puxou da arma para fuzilar o marido. Até porque dizem que a tal pistola italiana "beretta" não tem as impressões digitais do Zofimo e estao a fazer tudo para "monta las".
Gosto · Responder · 10 · 9 h
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Cambuma, as tuas opiniões nao sao bem vindas aqui. Como as tréguas nao te dão espaço para relatares milhares de mortes que ultrapassam todo o exército moçambicano, vens aqui armares-te em comentador. Fica à espera da guerra recomeçar para exerceres a tua triste e inglória missao
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Obrigado mano unay cambuma... Tava a tentar explicar aos outros irmão aki" infectados pelo vírus nini, o k Acabaste de comentar...legítima defesa!
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo "A verdade virá, pode demorar mas virá". Dércio Kalashnikov, será que a verdade já veio a ponto de afirmares que foi legítima defesa? Essa é a tal verdade ou te deixaste infectar pelo virus Cambuma? Vamo-la ser coerentes.
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Gabriel Armando Chihale
Gabriel Armando Chihale Boa observação Unay, de facto desta vez o nosso ilustre Nini esta a sair nos pior que uma encomenda. esqueceu se todas ceivicias que passou, resultantes da trama contra ele e seu irmão Ayob...... COMO Ele mesmo dizia " a verdade eh como azeite vira ao de cima." vamos aguardar.
Gosto · Responder · 6 h
Kito Macuacua
Kito Macuacua Me espanto muito quando o níni vem defender com unhas e garras os motivos que levaram a finada baseiando em documentos que a todo custo o sistema pode manipular de modo a desviar as atenções dos desatentos.Lembro que o juíz Paulino actor da sua condenação viveu dizendo que a fruta quando está madura cai só por sí não precisa abanar a árvore.No final das contas qual foi a fruta que caíu? não foi ele (o níni e companhia )que passaram metade da sua juventude na cadeia em benefício do vulgo (filho do galo)?.Caríssimos vamos aguardar pela defesa do puto Zófimo.
Gosto · Responder · 3 · 5 h
Jr Chauque
Jr Chauque Pra mim o fim é o mais interessante do noticiário que li.....Descoberta duma empresa de espionagem com 2 sócios coreanos.....Só posso rir mesmo porque é uma piada de primeira, seria possível mesmo existir essa EMPRESA e ninguém responsável não saber?
Sabiam disso mas ninguém podia falar NADA ...Agora que as coisas chegaram onde chegaram já divulgam isso.....EPA há cada piadas juro só para enganar os distraídos.
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Jr Chauque
Jr Chauque O resto aguardo o julgamento para acompanhar de momento tudo são momentos e so e acredito que será o 2°julgamento mais acompanhado depois da morte do Carlos Cardoso...Que até Ana história bateu todos recordes de audiência.
Gosto · Responder · 2 h
Humberto Adriano Martins Manhica
Humberto Adriano Martins Manhica Momade Assife Abdul Satar, obrigado por nos manter informados, nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida a outro ser humano, mas nessa historia o Zofimo pode ter sido a pior* vitima, sobre a identidade falsa nao restam duvidas que usavam para fins de lavagem de dinheiro, abertura de empresas, aberturas de contas bancarias no estrangeiro mas claramente ele estava a ser usado pela esposa e o guebas para movimentar o dinheiro do povo moçambicano..... zofimo caiu numa armadilha, nota bem essa é minha opinião pessoal.
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Emmanuel De Oliveira Cortês
Emmanuel De Oliveira Cortês Eu deveria colocar sinal de tristeza no post, mas no final só posso gargalhar da passagem: "... durante as buscas feitas à sua residência, teriam encontrado um documento de identidade sul-africano, com a fotografia de Zófimo, mas com o nome de Washington Dube." Pelos vistos não é só o barão da droga que anda com cinco passaportes falsos, mas o genro do ex-patrão. E eu também pergunto: como arranjou? O Estado moçambicano tem explicação?
Gosto · Responder · 4 · 11 h
Amyss Pial
Amyss Pial De plantão só pra beber dessas informações. Aguardamos ansiosamente.
Gosto · Responder · 2 · 11 h
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa Eu disse no post inicial que aqui importa mais é ouvir o lado do assassínio "vilão" e não do Artista que por lapso morreu em filmagem ainda...!
Gosto · Responder · 2 h
Neusa Dausse
Neusa Dausse Zofino nao vai ser condenando isso tudo é fachada ,os bens da valentina deviam ser divolvido ao povo(nos).
Gosto · Responder · 2 · 9 h · Editado
شیحقگپش جی جتپحب
شیحقگپش جی جتپحب Sempre posta documentos da acusação, se a ideia é informar post também documentos da defesa.
A história sempre tem duas faces e tu apenas estás interessado num só lado ou o teu informante é um pau mandado!
Estás a desinformar muita gente e a proliferar o sensacionalismo.


Há muita coisa interessante neste pais pra se tratar!
Gosto · Responder · 5 · 7 h
Mario Tiago Sithoe
Mario Tiago Sithoe Estas coberto de razão, os post's de nini tentam claramente inocentar a valentina e diabolizar o zofimo, esse caso não esta claro, o zofimo tem uma ficha limpa, nunca ouvimos coisas sujas dele, so o facto dele ter assassinado (como dizem ) a valentina e não ter tentado fugir. .. ja da para ver que algo esta errado nessa história.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Assunta De Jesus Feliz
Assunta De Jesus Feliz Esperando ouvir o acusado e sua defesa, esse sim tenho certeza que trara grandes revelacoes. 
Revelacoes essas que vao deixar os Mocambicanos arrepiados.
Ele agora so esta bem quieto animais silenciosos muitas vezes sao mais perigosos.
Gosto · Responder · 5 · 10 h
Leonel Maswanganhe
Leonel Maswanganhe Momade Assife Abdul Satar não podemos considerar a confissão como o único meio de prova, a confissão não pode ser atribuída valor absoluto pois existem circunstâncias que podem levar o acusado neste caso o Zofimo a se reconhecer culpado, como por exemplo, uma perturbação mental. o valor da confissão se aferirá pelos critérios adoptados para outros elementos de prova, e para sua apreciação o juiz deverá confronta-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe concordância.
Gosto · Responder · 5 min
Atanasio Pitau Pitau
Atanasio Pitau Pitau Ó nini ,morreram muitos moçambicanos e ainda estao a morrerer de fome que a familia guebuza sabe bem ,entao para de gastar sua saliva,isto é aqui se faz e aqui se paga,o god vê o que acontece do baixo do sol,a justiça esta se efetuando a favor dos injustiçados.
Gosto · Responder · 4 h
Joaquim Magaia Mabjaia
Joaquim Magaia Mabjaia Eu tambem sou fuzileiro , que mal existe em ser um militar ou achas que ser um tropa seria sinal d ser homen violento , caro nini no seu processo carlos cardoso haviam provas que voce pagou em cheque o servico d anibalzinho e tavas consciente foste julgado e condenado se calhar injustamente porque nao pode ser o mesmo com zofimo eu nao acredito na justica Mocambicana ta e voce hoje em dia estas deque lado
Proudly Felix Mondlane
Proudly Felix Mondlane eu acho que a muita imparcialidade e com intencao de influenciar na condenacao do arguido.

e digo mais ha um pouco de lambibotismo da parte do Nini satar.


e no proximo post acerca deste assunto trago nos a versao completa do arguido sem a tentativa de ofuscar a sua razao.
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Mario Tiago Sithoe
Mario Tiago Sithoe Estas coberto de razão, os post's de nini tentam claramente inocentar a valentina e diabolizar o zofimo, esse caso não esta claro, o zofimo tem uma ficha limpa, nunca ouvimos coisas sujas dele, so o facto dele ter assassinado (como dizem ) a valentina e não ter tentado fugir. .. ja da para ver que algo esta errado nessa história.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Anacleta Nhone Nhone
Anacleta Nhone Nhone Aguardando pelo final e a moral da história
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Sergio Chongo
Sergio Chongo Ainda vai rolar muita tinta sobre o assunto. Nini traga mais novidade sobre o este caso ja que os nossos jornais são pabres em informação.
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Liano John'Doe
Liano John'Doe ALGO NAO ESTA CERTO!!
Gosto · Responder · 8 h
Abdul Remane Ibraimo
Abdul Remane Ibraimo Leio com atenção seus textos bay Nini.Forte abraço
Gosto · Responder · 11 h · Editado
Piedade Edyz Pereira
Piedade Edyz Pereira Epah. Nos deixa trabalhar.
Gosto · Responder · 7 h
Sadiya Pires
Sadiya Pires obrigada
Gosto · Responder · 8 h
Wamissava Wamissava
Wamissava Wamissava Muito quente esse assunto...
Gosto · Responder · 8 h
Jorge Fernando Macumbuia
Jorge Fernando Macumbuia isso tudo ainda è uma peça teatral,sempre que um presidente moçambique cessa no poder,inventam essa da morte dos filhos oque è isso?
Gosto · Responder · 9 h
Emerson Selmente
Emerson Selmente Grande Momade Assife Abdul Satar , aguardamos a parte do acusado!
Gosto · Responder · 10 h
Ahmejed Komar Khan
Ahmejed Komar Khan Há um ditado na tropa que diz matar sem ser morto. Quanto às acusações que são imputadas contra o ZOFIMO, eu digo que são descabidas. No enlace e lua de mel do casal tudo foi numa boa. Eis o questionário:

1- E purque surgem tantas acusações contra o Z
OFIMO sem ser dado o uso da palavra contra a sua defesa ao público?

2- Que imunidades ZOFIMO goza para ser ouvido pela empresa? Quais as provas dele ser treinado como um fuzileiro? Purque o irmão da vítima (Massumbuluko) moveu o processo crime contra o seu cunhado Zofimo envez de ser o pai?

3- Por todo tempo em que a Valentina viveu com seu marido, ela não sabia que o marido era portador de identidade falsa e estava ligado a um grupo de espiões coreanos?

4- Quanto as armas que ZOFIMO não tinha sem licença de porte a Valentina e padrinhos de ambos lados não sabiam?

6- ZOFIMO pode escapar em qualquer tipo de acusação, a não ser que o ministério público e o tribunal se apresente como o diabo.
Gosto · Responder · 3 · 4 h · Editado
Ussene Salimo
Ussene Salimo bom dia meu irmão de boa disposição esta manha com uma boa noticia alias continuidade da anterior. Traga mais noticias sobre este caso tão interessante. Uma questão ( disse k o arguido foi treinado como fuzileiro) afinal ele era diretor comercial da mcel ou militar? por favor esclarece isto......aguardo a resposta...
Gosto · Responder · 3 · 11 h
Chong Wayne Homin
Chong Wayne Homin Ele pode ter desmobilizado. Serviço Militar obrigatório
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Assimilado Da Favela
Assimilado Da Favela Ussene Salino, se alguém e formado numa especialidade não quer dizer que deve trabalhar exatamente naquela área; isto é, se o Zofimo foi treinado como fuzileiro ele deveria estar nesta área, isso em Moz não acontece tanto. Temos muitos formado numa área e trabalham na outra que não tem haver com a formação
Gosto · Responder · 5 h
Ussene Salimo
Gosto · Responder · 5 h
Constancio Covane
Constancio Covane Ah esse nini quer nos fazer acreditar k a valetina morreu nos tapar olho nem,enquanto não, sabemos ela está v***a curte bué *** longe daki.
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Assimilado Da Favela
Assimilado Da Favela Ela está entre nós....
Gosto · Responder · 5 h
Frans Nkosi
Frans Nkosi COMPATRIOTA Salimone Nhancume.......QUANDO ZOFIMO MOIANE CUMPRIU A SUA OBRIGAÇAO DE SERVIR NA DEFESA DA SUA PATRIA AMADA, FOI TREINADO COMO FUZILEIRO......MUITO ANTES DE TRABALHAR NA MCEL. ....
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Ela ja morreu e ponto final, qualker justixa nao k for feita nao devolvera a vida dela.
Gosto · Responder · 10 h
Aly Issa
Aly Issa Eu so sei duma coisa, Nini Satar ñ especula, o homem fala coisas com...
Gosto · Responder · 8 h
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Caro Nini, uma questão franca, quem achas ser o assassino de Carlos Cardoso?
Gosto · Responder · 5 min
Renalda Nasmudine
Renalda Nasmudine Assim do tipo k nao assassinou a esposa. Estão a acusar lhe por ser filha d guebas a vitima. Façam favor!!!!!
Gosto · Responder · 2 h
Hortência Vazikakes
Hortência Vazikakes Espero pela final d história e k ele tenho uma prisão perpétua
Gosto · Responder · 9 h
Pedro Januário Chapo
Pedro Januário Chapo Esse assunto é importante, mas convém que seja tratado assunto que agrada Deus, ao invés de nos concentrarmos no mundo. Agradeço a sua vontade de fazer o que está ao seu dispor para nos manter informados
Gosto · Responder · 9 h
Assimilado Da Favela
Assimilado Da Favela Pedro Januário Chapa, isso não agrada a Deus? Você esta agradecer a vontade de o Nini ti manter informado estas agradar a Deus?
Gosto · Responder · 5 h
Pedro Januário Chapo
Pedro Januário Chapo Nada disso Assimilado, quero mais que nos concentremos nas obras que agradem a Deus, ao invez dessa novidade que lemos, que só Deus pode solucionar quando chegar o grande dia. Sory se te deixei magoado.
Gosto · Responder · 3 h
Fernando Sande
Fernando Sande "empresa de espionagem!!!" nini explica la bem isso ai tou curioso
Gosto · Responder · 6 h
Dercio Celso Celso
Dercio Celso Celso Nini nao te esquexas nunca do elemento IMPARCIALIDADE,evitemos condena-lo na praxa publica pk exa e tarrefa do tribunal,apos a sentenxa poderemx ns gladear
Gosto · Responder · 7 h
Hermenegildo Chivessele
Hermenegildo Chivessele Ninguem apoia a violencia, mas a dúvida p os moçambicanos prevalece pk ainda nao existem esclarecimentos palpaveis
Gosto · Responder · 6 h
Hermenegildo Chivessele
Hermenegildo Chivessele S apoia as acusaçoes q sao feitas ao zófomo, ye aqlo q ele era acusado na qla altura do cso cardoso ye verdade
Gosto · Responder · 6 h
Edson Vilanculos
Edson Vilanculos O que estranho é que so hoje que falam de identidade falsa.outras cenas.forca nini
Gosto · Responder · 10 h
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Visite o conceito "investigação", não passe vergonha aqui.
Gosto · Responder · 10 h
 David Junior Tivane
David Junior Tivane No passado post terias terias dito que sobre o documento falso ele teria apanhado o documento e trocou a foto e hoje outra versao!fico sem perceber,mas na verdade esse casal era de Bandidos e prontos!talvez faça sentido ser genro de um estadista e andar com tantas armas e documento falso o pais é deles.
Gosto · Responder · 9 h
Domigas Luciano Cudiua
Domigas Luciano Cudiua Nine nos fala da divida supostamente publica Sistac morreu assacinado niguem envistgou. Tdos dia Valentine nao existem outras mortes por ai para sim comentar? Ak fome meus irmao.
Gosto · Responder · 8 h
Salimone Nhancume
Salimone Nhancume Também fiquei curioso, o moço era funcionario da mcel ou MILITAR?
Gosto · Responder · 10 h
Devane Boss
Devane Boss Funcionario da Mcel, mas é um cinturão preto pelas artes marciais
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Devane Boss
Devane Boss Muitíssimo bom a luta
Gosto · Responder · 10 h
David Filho De Jairosse
David Filho De Jairosse Eu Estou Farto,desse Teatro! Sr Nini Voce Esta Muito Preocupado Na Investigação Do Caso Zófimo Porkê? Quantos Pobres Qui Morre Diariamente Por Violaçao Domestica,mas Ninguem Fala Ou Investiga, O Povo Moçambicano Estaria Muito Grato Si Soubesse Da Verdade Sobre Dividas Ocultas,caso Ematum! Nada De Nos Trazer Um Teatro Com A Mascra.
Gosto · Responder · 5 · 9 h
Assimilado Da Favela
Assimilado Da Favela Se calhar ele está ganhar por atrapalhar o povo com mal informação
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Elisio Cabral Banze
Elisio Cabral Banze Tou espantado pelo velocidade q esse processo tem..
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Aly Issa
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino So pode ser em moz mesmo onde se obte identidade falsa. Palhaxadas
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Mónica Cherity
Mónica Cherity Obrigada por nos manter informados.
Gosto · Responder · 10 h
Marshall D. Teach
Marshall D. Teach Obrigado por informar.
Gosto · Responder · 9 h
Faizal Pretty Cano
Gosto · Responder · 1 h
Elvira De Carmen Mouco
Elvira De Carmen Mouco Gostaria de assistir o julgamento e
Gosto · Responder · 2 h
Omar Fahar Ibrahimo
Omar Fahar Ibrahimo Não a fotos sobre isso?
Gosto · Responder · 12 h
Claudia Rodrigues
Claudia Rodrigues Aguardando pelo final nini satar
Gosto · Responder · 6 h
Paulino Ricardo Munguabe
Paulino Ricardo Munguabe Vou tecer meu comentario mais tarde
Gosto · Responder · 8 h
Amade Mabunda
Amade Mabunda Força mano.
Gosto · Responder · 10 h
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone Estou atento para novidades.
Gosto · Responder · 7 h
João Pedro Da Cuaira
João Pedro Da Cuaira Povo informado vale por dois. Nao interressa a veracidade da informacao.
Gosto · Responder · 9 h
Helio Filemone Inguane
Helio Filemone Inguane He he. Minha pátria anima
Gosto · Responder · 5 h
Mamina Simbine
Mamina Simbine Deixem ela descansar tda hora esse assunto!!!!
Gosto · Responder · 6 h
Gertrudes Nhanengue
Gertrudes Nhanengue Himmm!mas Você Momade apanha a onde esse todo segredo?
Gosto · Responder · 11 h
Roberto Lamba
Roberto Lamba A bomba ainda vai arrebentar
Gosto · Responder · 10 h
Roberto Lamba
Roberto Lamba Esperando
Gosto · Responder · 10 h
Armando Tomas Fernando Fernando
Armando Tomas Fernando Fernando Nini traga,acusacao da defeza do arguido
Gosto · Responder · 4 h
Anabela Santos
Anabela Santos tanta especulaçao porque? deixe alma dela descansar em paz!
Gosto · Responder · 3 h
Maluco Beleza
Maluco Beleza Peça de gungu ou mutumbela gogo ???😀😀😀😀
Gosto · Responder · 7 h

2 comentários:

Anónimo disse...

Nesta morte de Valentina há muitas dúvidas, Zofino mata a galinha dos ovos de ouro, Valentina sabe que o seu lar desmoronou mas não se retira até ser morta , Guebusa não toma nenhuma acção , quem faz acusação é o filho,tudo acontece no momento em que Guebusa é chamado a responder pelos crimes no Estado, nas vésperas de auditoria,Será que Valentina morreu mesmo?

Anónimo disse...

A Valentina não está morta. Essa história esta mal contada. Guebuza sabe!