quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Miséria! A tragédia de Caphiridzagem, em Tete

Miséria!

A tragédia de Caphiridzagem, em Tete, ocorrido depois da explosão de um camião-cisterna, destapa o véu da miséria em que vive a maior parte do povo moçambicano.
Dirão alguns que aquelas pessoas morreram porque estavam a roubar combustível. Não nego. Mas o que empurrou aquelas pessoas à venda ilícita de combustível? Sem dúvida de que foi a pobreza. A pobreza tem das suas, faz de uma pessoa santa um ladrão.
E em ocasiões destas, não basta o Governo formar uma comissão de inquérito para apurar as causas da explosão. Uma tragédia como esta convoca à reflexão. Aquilo aconteceu em Tete, como podia ter acontecido em qualquer canto do país. São quantas esquinas em Moçambique em que se vende combustível informalmente? Até às barbas do Governo central!
É lamentável. Este país é assolado por todas as adversidades. Tudo de mal acontece em Moçambique: dívidas ocultas, guerra, roubo desenfreado da coisa pública, governantes que gozam com o povo o chamando de patrão….
Tudo isto acontece porque o povo ainda dorme o seu sono secular. Não conhece os seus direitos. Não exige nada. Não reivindica. Só vota e mais nada!
Afinal, qual é a função do Governo? Ou seja, escolhemos um Governo para fazer-se passear de Mercedes, beber whiskies importados, espezinhar o povo? Este Governo há muito que se demitiu das suas funções. Isso de decretar luto nacional em memória das dezenas de pessoas que encontraram a morte em Caphiridzagem não acrescenta nada.
No vídeo aqui postado, pode-se ver que quase toda a população daquele lugar foi atacar o camião-cisterna. Será que todos são ladrões? Este não é a fotografia vergonhosa daquilo que Moçambique é efectivamente?
Quantas comissões de inquérito são necessárias para apurar que o problema de Caphiridzagem, e quiçá de Moçambique no seu todo, é a fome, a pobreza, a miséria? Isto é muito triste.
Esta tragédia desnudou muita coisa. Fez-nos perceber que até nem temos postos de saúde à altura para responder a determinados problemas. Colocou a nu a nossa pobreza colectiva. E o grande problema no meio disto tudo, é que não se vai tirar ilação nenhuma. Não se aprendeu nada. Tragédias como esta ainda vão ocorrer. E comissões de inquérito (“para inglês ver”) ainda serão formadas. Isto é um país mesmo? Tem um Governo responsável?
A estas horas, eu, Nini Satar, me pergunto: quem é o patrão, afinal? O patrão morre a roubar combustível? O empregado assiste de longe pela televisão, sentado na poltrona a beber whisky? Os papéis estão invertidos. O patrão não pode ser aquele que até hoje é espezinhado, o Zé povinho.
Seja como for, eu Nini Satar, solidarizo-me com toda a população de Caphiridzagem, porque tenho consciência que não são ladrões nenhuns. São combatentes da miséria. Foram emboscados numa tentativa mal sucedida de driblar a fome. Tudo isto, se tivéssemos um Governo ciente das suas responsabilidades, não iria acontecer. Viva o povo de Caphiridzagem!

Nini Satar

-1:32

Lerry Good
Lerry Good Concordo plenamente, ja alguem havia dito algo semelhante "combatentes da miseria, isso e' que e' a actual situacao do Povo Mocambicano" . diante dum governo corrupto.FRELIMO ou FRELIXO como diz o Unay...Povo somos todos no's, por favor.vamos mudar esse modo de pensar e partir pra accao,mudar de governo. Esse e' o meu apelo...obrigado!
Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Triste mesmo. Talvez espera-se outra tragédia para se proibir a venda dos combustíveis de forma informal
Alirio Amane
Alirio Amane NEM TODOS QUE ESTAVAM ALI TRATAVA SE DE DOME ALGUNS ERAM OPRTUNISTAS E OUTROS MBAVAS
Manuel Foks
Manuel Foks Vedade. Sao mbavas sim
Célsio Júlio Sitoe
Célsio Júlio Sitoe O patrão meu caro amigo é o governo, e que vai deixar de o ser patrão em 2019... Podes acreditar os tiranos serão tirados da cadeira e eles estão cientes disso.
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Claudio Vembane
Claudio Vembane É lamentável Ilustre, o mais gritante é ter visto o tal chefe do posto ou, de localidade, mentindo na televisão dizendo que o roubo de combustível, acontecia pela primeira véz. Ora, acredito que em países sérios, um local onde ocorrera uma tragédia igual, até agora devia estar interdito ao público, o que neste caso não se mostra. Que Comissão de Inquérito é essa? Que não viu esta multidão e persuadí-la a não repetir algo igual????? Estamos desgovernados.
Manuel Foks
Manuel Foks Ker dizer hoge em dia Tudo k acontece é culpa da FRELIMO? Nao chuver, terramoto, ciclone cheias, secas. ..a isso Tudo è FRELIMO. Ha coisas k deve se evitar e aceitar k em algum momento nós"povo " temos a culpa por exemplo esse caso de combustivel. Roubalheira
Ivan Stelio Cuamba
Ivan Stelio Cuamba E ainda assistimos aos grandes desfiles do filho do nyuse
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Hélder Manecas Noé Mucavele
Hélder Manecas Noé Mucavele Resultado de tudo fazer se na base de minites partidárias e o povo fica marginalizado. Eles vão desfilando a classe de Mercedes v12 e volvos pelas artérias da capital. O cidadão pacato que lhe levou ao pódio em que situação encontra se? Miséria aguda a cada dia passa.
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Nini mostra o seu lado social como empresario k es, e nao ezibir relogios de muito dinheiro isso nao e nada, tudo k tens deixaras na terra, reserve o seu lugar no parAiso fazendo axoes boas com o proximo. Mas nao dse meu muito obrigado
Alexandre Macamo
Alexandre Macamo Vao ser aplicado tantos milhoes de dolares para construcao de edificio em cabo delgado sera que nos cidadaos comemos edificio
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Ray Muanhaia
Ray Muanhaia Wauuuu muito forte nini viva
Pedro Munguambe
Pedro Munguambe Chega de apontar só os problemas, lamentações..
Vamos estudar mecanismos para mudar esse cenário. Que seja da maneira mais dura possível
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Marcelo Monjane
Marcelo Monjane nao temos guia
Pedro Munguambe
Pedro Munguambe Que tipo de guia meu caro?
Julio Ferreira
Julio Ferreira Quando o carro te problemas,eu aponto-os e lamento mas vou pagar a um mecânico pra resolve-los como se paga ao governo através de impostos e taxas.O mecânico pode n ser bom,terei q procurar outro mas sempre a lamentar porque eu n sou mecânico e a avaria preocupa-me e tenho pago e n vejo solução
Pedro Munguambe
Pedro Munguambe Todo o problema cria preocupação, a ideia é arranhar uma solução de modo a resolve ló certo.
Passar a vida a pagar mecânicos incompetentes não seria solução para o teu problema.
Tendo condições, compra um carro novo
Caso contrário abdica se do carro
Abdul Aziz Al-Agy
Abdul Aziz Al-Agy Em Moçambique vai-se mal a pior! Até quando quando vamos aguentar isso tudo??
Lindo Joao Rapieque Lindo
Lindo Joao Rapieque Lindo Tema toda razão ckota nini com a pobreza o ser humano torna-se ladrao enquando nao era do seu sonho
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino No brazil ha muitos criminosos serak sao pobres de mais? Na africa do sul ha muito crime serak sao pobres de mais, crime nao compessa e nada justifica um roubo
Rui Neves Massaro
Rui Neves Massaro Concordo plenamente
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Alexandre Macamo
Alexandre Macamo Concordo com senhor.O primeiro ponto que tinha se resolver e a fome saude educacao e por ai adiante
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Miguel Frank Lombene
Miguel Frank Lombene A vida de moçambicano é essa so reclama e ñ toma atitudes... lembrando que estamos acabar e oque nos resta é lamentar todos, povo moçmbicno vms abrir os olhos
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Eu esperava k o nini como um empresario criasse um plataforma de nos como seus seguidores juntamente com o nini contribuirmos pouco ao poucos para ajudarmos
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Nini, esse nao e o momento de culparmosbo governo, mas sim e momento de darmos o nosso maximo pra ajudarmos akela jente, prfvr, sao calamidades naturais. Ninguem previa, o povo rouba e aculpa cai no governo?
Helder Saveca
Helder Saveca Foram emboscados numa tentativa mal sucedida de driblar a fome
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Geraldo Silva
Jose Chirruco
Novais Jose Angolano Angolano
Baptista Sitoe
Baptista Sitoe Esh trist
Americo Gabriel Mutlhave

Sem comentários: