quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Jornalistas de meia-tigela!

Momade Assife Abdul Satar
Sobre o meu post de ontem
Ontem, postei qualquer coisa que dava conta de que o jornal “Canal de Moçambique” havia mentido numa das suas publicações recentes, ao dizer que os mediadores internacionais (liderados por Mario Raffaelli) haviam escapado de uma emboscada preparada pelas Forças de Defesa e Segurança.

O assunto provocou opiniões diversas. Pessoas há que até chegaram a dizer que houve, sim, a suposta tentativa de emboscada. Ora, eu posso entender essa posição como forma de querer dar credibilidade à pessoa que é citada pelo “Canal de Moçambique”, como tendo dito isso: Afonso Dhlakama.

Só que as pessoas se esquecem que Dhlakama não é infalível. Desinformar, numa situação como esta, também faz parte das estratégias da guerra. Mario Raffaelli disse que não ouviu disparos e nem viu nenhuma movimentação das forças governamentais, também porque nem havia chegado ao local do encontro (Gorongosa).

Quando estava ainda à caminho de Gorongosa recebeu um telefonema de Dhlakama a alertar-lhe para abortar a viagem porque havia movimentações estranhas atribuídas às Forças de Defesa e Segurança. Quem ouviu disparos e viu essas hipotéticas movimentações é o Dhlakama sozinho. E por quê duvidam que ele pode ter mentido?

Quantas vezes o mesmo Dhlakama disse o dito por não dito? Desculpem-me se estou a ofender alguns simpatizantes da Renamo. É que a lógica manda dizer que não se pode confiar nas palavras de um político. Então porque é que Dhlakama seria uma excepção?

E essa coisa de que o Mario Raffaelli pediu desculpas é uma mentira descarada. Quem o ouviu? O “Canal de Moçambique”? O mesmo jornal que deu voz ao boato?

Ora, quero acreditar que certas pessoas que vão ler este post tem um nível intelectual que lhes permite separar o trigo do joio. Eu, sinceramente, não concebo um Mario Raffaelli a esconder de que escapou de uma emboscada. Para ganhar o quê?

Há-de, portanto, ser de algumas mentes tacanhas duvidar das palavras de Mario Raffaelli. Ele não é nenhum político. Veio cá para ajudar a encontrar soluções para este conflito que dizima os nossos irmãos. E foi o próprio Dhlakama que o escolheu porque sabia da sua honestidade.

Mario Raffaelli não veio a Moçambique para defender posições deste ou daquele. Veio para ajudar a pacificar o país. Logo assume-se como imparcial. Se na verdade tivesse escapado de uma emboscada e tivesse o desmentido, sinceramente seria o próprio Dhlakama e o “Canal de Moçambique” a dizerem que ele já não é de confiança.

Ao mentir que escapou de uma emboscada, Mario Raffaelli estaria, de certa forma, a tomar uma posição que favorecesse a Frelimo (suposta protagonista dessa emboscada). Logo não pode continuar a arbitrar um conflito que opõe a Renamo e a Frelimo. Como é que iria arbitrar com justeza?

Aos fãs de Dhlakama e do “Canal de Moçambique” deixo aqui um recado: devem cuidar da graduação dos seus óculos. Devem deixar de ser enganados por políticos belicistas. Deviam, mas é, condenar veementemente todo o tipo de violência, quer seja protagonizada pela Renamo ou pela Frelimo. A paz é que interessa. Por isso, devíamos ser todos fãs da paz do que de Dhlakama ou da Frelimo.

Nini Satar


Este assunto não é novo: refiro-me ao chamar alguns pseudo-profissionais de jornalistas de meia -tigela. Fi-lo diversas vezes e quase sempre contra os do “Canal de Moçambique”. Hoje, também, não vou mudar a regra. Até vou subir de tom. Razões não me faltam.

Seja como for, a imprensa moçambicana, no geral, é uma fantochada. Desinforma e disforma. Tanto assim é que bastas vezes escrevi ao Conselho Superior da Comunicação Social a lhes alertar sobre as gafes de alguns jornais, mas debalde. A burrice está fossilizada.

Ao Tomás Vieira Mário, actual presidente do Conselho Superior da Comunicação Social, também escrevi por diversas vezes, mas não mugi nem tugi. Até parece que lhe deram um sonífero: adormece perante assuntos sensíveis e que são da sua competência.

Se não lhe deram um sonífero, provavelmente há-de ganhar alguma comissão de alguns jornais para continuar a fazer vista grossa perante este sistemático pontapear da ética e deontologia profissionais.

Vejamos: semana passada o “Canal de Moçambique” escreveu, em grandes parangonas, uma notícia com o título “Escaparam”. Fazia alusão a uma eventual emboscada que os mediadores internacionais no diálogo político, na pessoa de Mário Rafaelli, teriam sofrido algures na Gorongosa, quando iam ao encontro de Afonso Dhlakama.

Ora, ninguém, fora do “Canal de Moçambique” apareceu a falar desta eventual emboscada. Nem os mediadores. Aliás, creio que se tivesse acontecido, primeiro seriam os próprios visados (mediadores) a denunciarem o facto. Porquê iriam calar? Com medo de quê?

E há que questionar se a fonte (ou fontes) do “Canal de Moçambique” são credíveis. Quantas vezes este jornal publicou mentiras, conversas de esquina, fofocas? Este é um jornal que está em apuros e tudo faz pela sua sobrevivência. Tem salários em atraso, não tem publicidade, tira, semanalmente, 1500 exemplares. Algum de vocês, meus amigos, é ingénuo para acreditar que o “Canal de Moçambique” é um projecto sustentável?
Na passada sexta-feira, já no seu jornal electrónico de nome “Canalmoz”, eles voltaram ao mesmo assunto no seu habitual última hora. Escrevem que “Mario Raffaelli confirma tudo o que Dhlakama disse na entrevista ao Canal de Moçambique”. Mais adiante chamam atenção com o “também pediu desculpas ao Canal de Moçambique”.
Ora, na sexta-feira quando Mario Raffaelli deu a conferência de imprensa, eu não estive lá, mas pude acompanhar através da imprensa. Não vou falar dos órgãos de comunicação social ligados ao Governo, estes não são fiáveis. A edição do jornal electrónico “Correio da Manhã”desta segunda-feira, 31 de Outubro de 2016, refere que, e passo a citar: “O coordenador da equipa de mediação internacional nas negociações de paz em Moçambique, Mario Raffaeli, admitiu ter ido, no passado dia 22 deste Outubro, à Gorongosa, no Centro de Moçambique, para tentar falar com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama”.

“Estava previsto um encontro com o líder da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana, maior partido de oposição) e eu realmente estive em Gorongosa”, 'disse Mario Raffaeli, na passada sexta-feira (28 Out.) em Maputo, aos jornalistas, dando conta de que a reunião não se realizou, mas desmentindo informações de que teria sofrido uma tentativa de atentado.'

Mais adiante, o mesmo jornal cita Mario Raffaelli como tendo dito que “não ouvi disparos e nem vi movimentações (militares). Eu recebi a ligação (de Dhlakama) antes da vila de Gorongosa”.

Meus senhores alguém aqui está a mentir. Esse alguém, com certeza, não é o Mario Raffaelli. Não tem o porquê de mentir. Não pode sofrer uma emboscada e acobardar-se na hora de denunciar. O “Canal de Moçambique” falou da emboscada só para vender o jornal. Mentiu descaradamente sobre um assunto sensível.

Ademais: nenhum outro jornal, fora do “Canal de Moçambique”, reporta o facto de Mario Raffaelli ter pedido desculpas. Pediu aonde, quem estava, quem ouviu? O pasquim do “Canal de Moçambique” tem que saber medir as suas mentiras. É certo que este jornal serve aos interesses de Dhlakama, mas tem que saber mentir. Cáspite!
Quantas vezes fizeram da minha pessoa manchete do seu pasquim? Aliás, tenho informações de que algumas das melhores vendas do “Canal de Moçambique” existiram quando o assunto de destaque era Nini Satar. Escreviam mentiras sobre mim que só não processei o jornal porque julguei perca de tempo. Eles não têm nenhum dinheiro para me pagar. Assemelhar-se-ia a correr nu atrás de um louco que me tivesse roubado a roupa. O que as pessoas diriam? Que também sou louco, claro.

Portanto, acho que o assunto da provável emboscada é grande de mais, sensível de mais, para que a existir os mediadores escondam. Isso é propaganda barata para alimentar a Renamo.

Com que objectivo as Forças de Defesa e Segurança iriam emboscar logo os mediadores? Este Governo pode cometer erros de palmatória, mas vos asseguro que jamais se arriscaria a cometer tamanha barbaridade. A vida daqueles senhores que chamamos para mediarem o nosso diálogo político não tem preço. Na eventualidade de um deles sofrer um beliscão, teremos a comunidade internacional toda contra nós. E alguém acha que o Governo é ingénuo para procurar isso?

Se ainda continuo a ler o “Canal de Moçambique” é justamente para rir-me das mentiras que escreve. Ó pobre gente sem imaginação!!!!

Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
55 comentários
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Ramalho Edson Paris Se foram a gorongoza para falar com Dlakama, nao aconteceu porque? ?? Qual foi o acordo em relação a movimentacao militar? ?? Nao seria mesmo uma movimentacao para encontrar o velhote do mesmo jeito que o fizeram na beira? ??Porque tanta movimentacao militar? ??nao sou de nenhum partido politico mas devemos lembrar que a informacao que Dlakama tem vem de dentro e nao de fora dos grupos que precisam da sua cabeça. ..o sr Rafaelli veio sim ao publico confirmar isso. E em relação ao post talvez meu amigo Nini tenha sido infeliz em primeiro ter demostrado o Odio pelo jornal, isso tirou alguma credibilidade ao seu post
Momade Assife Abdul Satar zacks caetano
pediu desculpas a onde?
Zacks Caetano Se o Rafaelli pedio disculpas ao canal de moçambique por ter dito que o que o jornal escreveu era boato..voçe tambem tinha que fazer o mesmo que o Rafaelli..pedir disculpas ao canal de moçambique pelo post em causa...
Momade Assife Abdul Satar Zacks caetano
leste em que jornal?
se leste no canal então e uma notícia falsa
eles queriam remediar a mentira da capa do canal de mocambique.
Zacks Caetano Ah meu caro senhor..o sr ta muito longe para saber ou ouvir tudo que se fala ou se faz aqui na patria amada..
Billy Blanks Se as desculpas foram dirigidos pra o canal Moz é evidente que eles (canalmoz) é que deviam publicar, e feitas as contas Momade Assife Abdul Satar lê este jornal e pelos vistos gostas dos artigos pública dos por eles.
Ivo Biono da Silva Confirmo.. Zacks Caetano e Billy Blanks, vocês são verdadeiros idiotas. Mas isso é normal, o mal é de se mostrarem em Público que não passam de Patifes..
Usher Irreplaceable Eles perderam a oputunidades de ficarem calados Zacks & Billy
Ivo Biono da Silva Mostraram que nem sabem nada do assunto. Só comentaram para chamar atenção de muitos, pois trata-se de um post de Nini..
Zacks Caetano E palmas para te sr Ivo Biono da Silva por mostrar se um genio..
Paulo Jorge Hoje Momade Assife Abdul Satar "picou". Realmente este senhor "nini" mostrou neste post que não está a favor do governo e nem da Renamo. Esse canal moz serve sim os interesses da Renamo..."isso é verdade".
A outra coisa que também não vi, foi onde, quando e para quem Mário raffaelli pediu desculpas.??? O canal moz mentiu e tentou fazer outra manchete a dizer que o chefe dos mediadores internacionais pediu desculpas para "tapar" a manchete anterior...
Parabéns nini👏👏👏
Azarias Alberto Matias Engraçado mesmo. Que tipo de noticia é essa k so o "canal moz" é k publica? Com tanta imprensa espalhada por este moçambique. Deviam ter vergonha n cara, pois nao se xqueçam k ate os que xtam la em gonrongosa (FDS) tem acesso a informaxao que voces publicam. E isso nao vos dignifica nem pouco. Afinal ha tanta gente que dia e noite oram para o conflito manter. Ė mau isso. E meia volta dizm k frelimo ek nao ker paz.....atencao.... Eu sou apartidario...por mais k alguem nao acredite, mas ė o k eu digo.
Azarias Alberto Matias A nao ser k o jornal pertence ao partido." Nem sempre uma madrasta trata mal o/a enteado/a"
Mateus Mateus Jr. Vão se batendo cabeça mas eu acompanhei o dito por não dito atraves da RM no jornal da noite 19:30 na passada 6 feira, depois do Mario Rafael apresentar a sua conferencia de impressa dos mediadores, os jornalistas presentes batiam na "mesma tecla" para buscar as palavras do Mário Rafael do que teria acontecido...
Zacarias Eugénio Benete Benete Eu admiro-mi quando as pessoas k xtao muito longe da gorongoza certificam e juram mesmo deste atentado em relaçao pessoas k xtao perto.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Vsaiete Saiete So gostaria que o Momade Assife Abdul Satar retirasse esse post porque eh muito infeliz. O proprio Mario Rafael ja veio a publico confirmar isso e pedir desculpas. Agora se tens NYONGUA dos senhores do CanalMoz esse assunto eh vosso e nao devem servirem-se desta plataforma como vosso campo de batalha. Retrate-se oh caro amigo Momade Assife Abdul Satar.
Momade Assife Abdul Satar Vsaiete Saiete
pediu desculpas a onde?
leste no próprio jornal que mentiu.
Ussene Salimo Momade Assife Abdul Satar irmao concordo contigo que alguns jornais nacionais sao fantoche mas nem sempre desta vez o fantoche foi e é Mario Rafael que por hipocrisia e lambebotismo se nao mesmo cara sem vergonha antes disse k tratavasse de boato sem no entanto saber que os austronautas ja tinham confirmado dos ataques contra a sua comitiva k se deslocou a gorongosa, mas valeu logo a intervensao do proprio Dlakama k confirmou in loc a noticia desmascarando assim o Mario e toda equipa k inclui o proprio presidente purk a ideia era de esconder a verdade como sempre acontece neste pais " as verdade sao escondida e nunca sao reveladas mas pela graxa de Deus com tempo elas se escapam" . seja qual for a coisa a veradede ja saio, e o Mario ja confirmou em pessoa . Agora vergonha nacional e o governo em queda ....
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Zina Ngorinenhi Thomas O que eu sei e que depois do tal mediador desmentir ou dizr qie era boato,no dia seguinte veio confirmar e pedir dsculpa ao canalmoz.
Momade Assife Abdul Satar Zina Ngorinenhi thomas
parece me que não leu meu post
devia ler primeiro depois vir comentar.
Anselmo Caetano Mulungo Nini desta vez não pensaste neste teu post, Jeremias pondeca não fazia parte da mediação que foi assassinado? oque você espera dessa gente? qual a causa da morte de Gilsistac? não ofende os seus admiradores
Mano DU Sofrer por todos moçambicanos? Deve estar a sofrer por ti e pela tua familia.

Eu nao me identifico com matanças. Porque o Dlhakama e a Renamo nao atacam alvos militares?

E os civis moçambicanos que estao todos os dias a morrer em ataques da Renamo também obra da Frelimo?

Todos nós temos direito a vida. Gostaria que no dia em perdesses algum familiar numas dessas emboscadas, continuasses a dizer isso.

Nao ofenda a aqueles que perdem e perderam seus familiares em assuntos que em nada dignificam o povo moçambicano.
Momade Assife Abdul Satar Xina Ngorinenhi
pediu desculpas a onde?
quem esteve presente?
Holden Macuapa Mano Du, Desculpe mas parece que as matancas sao o prato do dia do actual governo.!Ja reparou k adversarios do actual governo aparecem mortos todos dias? E sao sempre individuos desconhecidos! Ou pra si morrer aquelas pessoas nao conta?cuidado como fala...se come com eles..ao menos se cale..
Paulo Jorge Respondam a perguntam do nini...
* pediu desculpas aonde e quem esteve presente?
Zacarias Eugénio Benete Benete Acredito k ninguem tem resposta desta pergunta de Nini,muitos k comentaram este post de Nini seken ventania.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Muchuquetane Guenjere Ilustre Nini, com todo respeito, desta vez os jornalistas de "meia tigela" estao certos. O senhor Mario Rafaelli eh que mentiu, pois ele, posteriormente confirmou a noticia veiculada pelo CanalMoz. Nao nego que eles possam exagerar, mas desta vez, eles estao certos. Alias, alguns lambebotas do governo fizeram mover tanta tinta a ridicularizar o CanalMoz antes do sr Rafaelli pedir desculpas ao mesmo. Jylgo que amanha, o CanalMoz trara detalhes sobre isso, pois ele (Rafaelli) confirmou o Nao Dito pelo Dito, Ou Vice versa.
Momade Assife Abdul Satar Muchuquetane Guenjere
Mario Rafaelli nunca confirmou que tiveram uma emboscada.
Andre Gandi Foste muito infeliz nini.
Devias condenar as partes que poseram a vida dos mediadores em perigo.
Agora vir mostrar o teu odio com canal moz n cola.
Se o canalmoz pública mentira, porque os lesados não levam o jornal a barra do tribunal?
És analista de meia tigela.
Assumo que os órgãos de informação não são credíveis mas sempre espaço para os lesados processarem o jornal. Apesar de estar no estrangeiro, mas há espaco para poderes processar o jornal de defamacao.
Caso não processe o jornal, então o jornal està a publicar factos reais.
Em relação a inclinação partidária dos jornais, isso é normal desde que não seja um órgãos público.
José de Matos Momade Assife Abdul Satar , o Rafaelli depois deu o dito por nao dito! E na verdade nao chegou a haver atentado mas os mediadores iam para se encontrarem com Dhlakama!
Momade Assife Abdul Satar José de Matos
eu não disse diferente.
eu apenas fui contra a capa do canal.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
José de Matos A verdade é que houve uma tentativa de os mediadores se encontrarem com Dhlakama e nao conseguiram porque foram alertados pelo proprio Dhlakama das movimentaçoes das tropas governamentais! Isso foi confirmado pelo proprio Rafaelli!
Mauro Almeida Emboscada fracasada
Hermenio Taimo Fracassada porque não se deixou o alvo aproximar até ao ponto certo onde estava projectada a emboscada. ...
Mano DU O Mario Rafaelli confirmou que houveram tais ovimentaçoes militares ou confirmou que fora alertado pelo Dlhakama?
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Forbes Nhaca Quem é que ouviu Mário Rafael a dizer que realmente houve essa tentativa de encontro que terminou em emboscada? Mas todos ouvimos ele a dizer que era um autêntico boato essa notícia, isto é foram jornalistas Boateiros, fofoqueiros e de meia tigela que difundiram essa mentira baseand se em um grupinho de mentirosos internautas da perdiz.
Doa a quem doer o Nini tem razão estes jornalecos são de meia tigela.
Chell Manuel Evaristo É só isso que tinha para dizer? Falar coisa sem sentido para no final ir insultar?
Forbes Nhaca Estas a falar com quem?
Zacarias Eugénio Benete Benete Kkkkkkkkkk....gostei essa pergunta Forbes.
Camilo Varinde ESTÁS perdido no espaço.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Adamo Chauale Na minha humilde opinião acho quê ouvi mesmo tentativa,pra depois d se com sumar o acto era d culpar cota Dhakama.isso pra tdo o mundo estar contra esse líder carismático nosso.vejam o sinario q aconteu em marrumeu onde os agentes da Fir fizeram parar uma viatura d negociante estrangeiros começaram a disparar contra eles.sort os que escaparam ditaram nos a verdade.se todos morrecem no local quem séria o culpado?não xtou dizer to a favor d canal moz.
Abdul Remane Ibraimo Não sabia disso, é triste como os colegas escrevem pra vender jornais.
Álvaro Xerinda O que mais esperas para acontecer? Hoje estamos na crise parque provocou-se e escondeu-se sobre estes assuntos sensíveis. Poder ter sido pressionado a não falar, aliás a sua ida à Gorongosa foi secreta. É só ver o que está acontecendo com o diálogo político depois desde espectáculo
Alfredo D. Baltazar De ingenuidade não falta nada ao governo do dia, embora haja exagero no título...
Necas Sampaio Na minha opinião o canalmoz exagerou um bocado na manchete, mas que havia um plano secreto de atrair o líder pra depois mata-lo como já vêm tentando, disso não há dúvidas. Ora vejamos:
Os mediadores sairam do maputo pra terminarem a viagem na vila da gorongosa sem alcaçarem o objectivo (de falarem com o líder da renamo), porquê? Porque algo não estava bem.

Quanto as declarações do Mario Raffael, meus irmãos como mediador é normal que ele seja muito cauteloso com certas declarações.

Finalizando, eu não vi nem ouvi nenhum pedido de disculpas por parte do Mario Raffael, apenas ele perguntou pelos jornalistas do canalmoz e disse se estes estavam chateados...
Warchild Vilakazi Eu nao fiz jornalismo mas tratando se de noticia, pode ter topico do mesmo sentido embora os mediadores estavam a caminho da serra e nao temos o esquema da seguranca que existe no terreno, portanto torna se dificil tecer a veracidade do facto. Num outro comentario, posso dizer que em Moz tudo poder ser possivel, bloquear a pessoa de Raffaelli para que nao revele a vardade do sucedido a quando ia a serra uma vez que essas negociacoes estao mais comprometidas juntamente com o proprio Chefe da mediacao internacional comprometendo deste modo a paz que o povo almeja.
Abdul Jahapo Jahapo Pedro paulino massango vce é kem montou camaras na Gorongosa, meu ilustre não houve nenhuma emboscada segundo o negociador, o ké se keria era acabar com o busal ké cria confusão ciclicamente neste pais e não vejo nenhum problema nisso
Pedro Paulinoo Massango bom nini... desta vez nao vou concordar com o senhor,, o senhor esta a milhares de quilometros concretamente no reino unido ,, sera que o senhor instalou cameras de cctv na serra da gorongosa ate o ponto de desacreditar num facto bem pantente nas suas barbas,,,,da frelimo enquanto estivermos vivos temos de esperar tudo,, o senhor parece que esta a funcionar com ouvi dizer...,,cuidado com a frelimo meu povo,,,
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Chell Manuel Evaristo Eu acredito em certos pontos Sr NiNi. Mas descordo noutros pontos quando dizes que eles não são capazes de assassinar os mediadores porque têm medo da comunidade internacional, desculpas quantos crimes foram cometidos e estão a ser cometidos a comunida...Ver mais
Zacarias Matope Matope Falta de informação concreta.

Não se tratou de emboscada mas sim de outra tentativa de querer matar Dhlakama,se aproveitando do encontro que teriam.

Mano Nini, muitos publicaram isso mas era falsa informação apenas o Afonso Chicuare Chicuare e o Unay Cambuma publicaram uma informação mas ou menos certo.
Hermenio Taimo No meio de fogo cruzado a bala não vai reconhecer o Mário Rafael logo. .......!!
Hermenio Taimo Quantas mortes estão a acontecer nesta guerra não declarada. .? A quem se atribui a culpa. ? O que custa matar Mário Rafael no campo de batalha e depois atribuir a culpa a este....? "Sustac"
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Afonso Quinze Afonsinho Eu ja nem compro jornais eu so kero a paz de volta
Ripson Dos Santos Guambe Billy Blanks, nada de ofensas estamos aqui para dar opinião e não faltar respeito para outrem, assim digo o mesmo para o sr. Nini.

Nos somos irmãos, então não podemos cuspir para outrem. Se vocês são homens suficiente porquê não usem essa revolta contra o governo. sr. Nini tenho lido sua cartas acho eu não séria mau marcar audiência aos Presidentes que tanto condicionam o bem estar do Povo.

Nós devemos nos unir para tudo que vier.
Ripson Dos Santos Guambe Ha coisas que temos analisar antes de falar, CanalMoz exagerou na Machete.
Mas pergunto porquê não houve o encontro?

Eu acho que não séria mau para algumas caras eliminar o sr. Raffael, ou lhe servir de isca para matar o velhote.
Zito Sobral Eu sempre disse,ha mocambicanos que a vida e acelerar assuntos para denegrir a imagem do seu companheiro. Analisando isso,que mediador podia aceitar qualquer compromisso como dizem para nao falar o que com ele passou?
Joao Alexandre Papucides Sr. Arsenio Manjate, eu apenas opinei. Nao me cabe apresentar factos. Julgo que quem tem de apresentar factos é o sr Mario Rafael, ou o sr caso os tenha. Diga-me entao o que fazia aquele sr na Gorongoza. Abr.
Narcy Chauque "Assemelhar-se-ia a correr nu atrás de um louco que me tivesse roubado a roupa. O que as pessoas diriam? Que também sou louco, claro" hahahahahahahahaha!!!!
Kilelio Helio Munguambe Momade Assife Abdul Satar sinta se orglhoso e de mais motivos a esse Jornal pk usando seu nome vendem melhor e garantes salario p muitos apesar d serem mediocres Jornalistas.Opniao
Billy Blanks Então porque Os mediadores pediram desculpas aos jornalistas do CanalMoz???
Ivo Biono da Silva Pediram onde.. Voce viu.?
Billy Blanks Ivo Biono da Silva você não viu? Então idiota quem é eu que vi ou você que não viu???
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Arsenio Manjate Tu também não trazes factos que nos faz crer que o jornal canal de moçambique mentiu, se não tua opinião pessoal.
António Matlombe Em Moz e assim quem fala verdade e inimigo. Este jornal deixa nos a par de quase tudo nao esconde nada por isso encomoda certas elites. Forca canal nao queremos partidarizacao seja de quem for dos orgaos de comunicacao
Volta Samora Nini deste governo nada mais me suprende, diz q eles não podem cometer barbaridade é q não vês o q acontece nos distritos ou ao longo da estrada onde estão esses cachoros(fadm) a fazer, não sei s barbaridade mede-se + ou - , mais alguem(chipande) q matou seu proprio pai, o q esperar-mos deles.
Zimba JC Este assunto é tao sensivel que não se devia colocar em causa a sua veracidade ou não pois no estagio latente a Diplomacia é que conta mais na busca da ALMEJADA PAZ EM MOCAMBIQUE.
Joao Alexandre Papucides E verdade que Mario Rafael nao sofreu nenhuma emboscada conforme o proprio afirma mas confirma que esteve na Gorongoza. Porventura estaria a fazer turismo? Se o lider da Renamo o nao tivesse avisado da emboscada ainda estaria entre nos? Ele que diga os motivos que o levaram a Gorogoza.
Jemusse Abel Nini foste infeliz devias t informar um pouco mais desta informaçao. Olhando nas ultimas declaraçoes do Rafaelli..
Holden Macuapa Pessoal vamos antecipar as eleicoes... pra ver o sentimento real do Povo..nao basta estarem aqui a falar escrevendo bonito! Vamos por urnas e os boletins de voto com os candidatos e os partidos . .vamos dizer as pessoas para cada um votar e ir pra casa...nao deve haver policia apenas uma pessoa para zelar pelas urnas...depois contamos e vemos quem o povo nao quer ...So Isso.
Nelson Tapenha Nelson Nini Satar .... sou um dos jovens que gosta de ler oque o Sr escreve mas desta vez me desculpe....
Perdeste a oportunidade de ficar calado..
Mano DU Uma coisa é certa: devemos nos questionar sobre o facto de ter sido somente o Canal dd Moçambique a falar disso.

Poderiamos dizer que eles tem permanentemente uma linha aberta de comunicação com o líder da Renamo, mas também tenho lido emtrevistas em primeira mão do líder no Savana e estes não falaram do assunto.
Vasco Zefanias Cossa Caros comentadores, esta na carra que o Sr Dlakama ligou para o chefe dos mediadores justamente para este não chegar a gorongoza, motivos: o velho Dlakas não tem nada para dizer aos mediadores; não tem ideias para o Pais; não tem opinião formada sobre ...Ver mais
Mbanhel Madudo Então o Mario Rafaell foi a gorongosa fazer turismo????
Camon.......
olha Nini:
Parece que tu gostas de te meter com jornalistas (de meia tigela). Não aprendeste com o Cardoso? Ja imaginaste se alguém for a dar um tiro esses jornalecos (segundo nini), quem será o suspeito?Tu claro e depois vais tentar tirar a agua do mar e colocar na terra e a terra no mar pra provar que ed inocente!!
Come on......
Albano Manuel Comissario Comissario Meu caro Momade Assife Abdul Satar gosto muito de ler seus post só que desta vez foi longe de mais em nos desinformar e disforma sobre a tentativa emboscada dos mediadores, acho k a raiva e o ódio pelo jornal ainda prevalece na sua mente..... Mesmo k o Jornal diga a verdade acho k voce sempre e sempre ira reprovar ou condenar os conteúdos, espero k um dia o Jornal publique conteúdos k esteja de acordo consigo e voce nos mostrar a sua alegria pelo artigo publicado pelo Jornal.
Ripson Dos Santos Guambe Holden Macuapa, bem falado, só assim iremos acabar com os ditadores... Mas deve haver muita fidelidade.... Entre nós....
Tavira Pedro Jequessene Ate esse ponto Nini n observou bem, com tudo k governo já fez hoje já n é capaz? se fosse é temível n assassinaram sistac...
Ssgulha Malhati Nini foi infeliz neste post
Andre Gandi Tens um ódio visceral com o canalmoz.
Estão de parabéns os mediadores, porque o plano falhou.
O resto é diversão para o boi dormir.
Mentira ou não, mas não houve encontro entre medidores e Afonso Dhlakama, porque a vida das ambas partes estava em perigo.
Ivo Biono da Silva Descubro que infeliz está o senhor.. Tentando esconder mentiras da verdade. e bem claras
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Muhove Tata ESSES JORNALISTAS...
Eduardo Dion Dion Bom debate breve faremos o nosso jornal q so tras debates sem fim
Muchuquetane Guenjere Dizia Julgo e nao Jylgo.
Costa Paiva Esse nini ja perdeu a cabeca
Gito Da Luisa Lihahe Mediocrismo total!!!s
Comentários
Antonio Milton
Antonio Milton Nini para retornar a Moçambique, nao precisa escovinhas ao clube de mafiosos k vc melhor os conhece e bem. Ker se reconciliar com a gueng dementido a realidade k xtamx a viver? Sou 1 dos seus admiradores mas deste vez distancio me do seu posicionamento.
223 h
Eliminar
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Antonio Milton
veja a capa da semana passada e veja desta semana o canal esta contradizer se.
Eliminar
Antonio Milton
Antonio Milton O proprio PR em si ja é contradiçao. Vamx chamar coisa por seu proprio nome.
Eliminar
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Antonio Milton
tas desviar o assunto.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr António,o tal clube dos mafiosos voce ta ocupar que cargo,e se possivele diga me como está estruturado.
Eliminar
Antonio Milton
Antonio Milton Nem kero saber...
Eliminar
Elisio Faela
Elisio Faela Humm....com razão Nini, este jornal não é credível, tem trazido notícias falsas.
Eliminar
Michael Belarmino
Michael Belarmino Sem escovar ninguém: gostei da análise sr Nini, não me interessa se foi de alcance à realidade ou não, o mais importante é ter trazido elementos para cada um de nós refletir sobre a veracidade dos factos. As analises em questões políticas e econômicas, ou melhor ligadas às ciências sociais, nunca trazem verdades inquestionáveis, o mais importante é a lógica com que as coisas são expostas. Sr Nini, nota 20
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Mas a verdade é que houve tentativa de emboscada
Eliminar
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Muhove tata
voçe esteve la?
quem viu?
Eliminar
Crocante Andrade
Crocante Andrade E quem garante também que não houve disparos. Se o próprio Mário só admitiu ter estado na Gorongosa depois de tanta insistência do canal que avançava que tinha provas que o homem esteve lá. Para mim houve ou não houve quero a paz
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Não podes pensar porque estamos aqui a partilhar ideias achares que sou da cidade ou so fico aqui. Sou mais que isso ate aquilo que nem pensas mano. Bom dia
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Eu acho que aqui estamos a se reduzir a nossa condicao de comentaristas e pensar que somos iguais
Eliminar
Denilia Gove
Denilia Gove Assim como não queremos a paz
Eliminar
Zimba JC
Zimba JC ESSA É A VERDADE POIS DE FONTES ENVOLVIDAS NA COMITIVA, FICAMOS A SABER APÓS ESTRANHAR O SEU REGRESSO REPENTINO.
Eliminar
Taibo Ibn Siaca
Taibo Ibn Siaca Kkkkkk Muhove Tata somos todos iguais perante Deus....
Eliminar
Volta Samora
Volta Samora acredito q Mario foi fazer turrismo no parque nacional d gorrongosa so pode ser
Eliminar
Jemusse Abel
Jemusse Abel Eu digo que houve emboscada sem necessariamente ver ou estar. Se nao houvesse haveria o encontro. É necessario saber que o encontro foi programado scretamente e se coisas secretas vieram ao publico signifca algo anormal aconteceu... Nini este assunto melhor nao defender...
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Ok. cada um tem a sua bissao
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Meu caro Momade Assife Abdul Satar, a pergunta que fazes ao Sr Muhove Tata, é no minimo sarcástica pois tanto ele como o Sr nâo estiveram lá...
Entâo se ele nâo pode afirmar que houve tal "emboscada" logo o Sr tambem nâo pode afirmar o contrário.
Eliminar
Ussene Salimo
Ussene Salimo Momade Assife Abdul Satar Nini voce esta aonde sera k tambem estavas la? viste tudo uk aconteceu la? nem voce nem ele e muito menos eu se nao todos nos ninguem estava la mas estamos todos aki acomentar uk nao vimos no terreno mas k ouvimos e lemos no Canalmoz. Kem esteve la e viu ja confirmou Dlakama e o proprio Mario embora tentasse mentir na hora mas ja falou a verdade e voce ta falar uk?
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Wilson Rui Hobjana tu me conheces???? Saiba que o facebook não é para voces que estão nas cidades
Eliminar
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Eu gosto do mano nini quando falas da crise e da economia, achok e o seu lado forte, mas quando falas da politica, sais mal na imajem, compreendo k nao xtax ao lado de um partido, mas sim xtax a kerer xtar ao lado da razao, mas e uma pena k xtax a viver fora de moz, eu xto a falar directamente da gorongosa, deixa me te dzer k akela toda mata da gorongosa ja xta cercada pelas forxas de defesas e seguranxas, ja nesse hanbito o dhakama evitou o pior pra ele e pra o mario, pork as forxas de defesa e seguranxa, podia uzar o mario como isca ate chegare onde esta o dhakama, como aconteceu doutra vz com senhores lourenxo do rosario, alice mabota, e singulane, assm como aconteceu tambm com alguns deputados da renamo quando ia a santujira, foram usados como isca pra asaltare a base da renamo, meu irmao nini, keiro te fzer lembrar k o dhakama e um comamdante de 5 estrelas, e estudou politica, tem muita experiencia nessa area de guerra, nao xto a favr do dhakama nem da frelimo, mas xto adzer a verdade, so pra teu conhecimento mano nini ak em moz quase todos dias sao dsparados tiros pra membros seniores da renamo, e alguns membros da frelimo tambm, mais nao dsse meu muito obrigado
Eliminar
Tomás Simango
Tomás Simango Bem falado
Eliminar
Antonio Bamo Rozey
Antonio Bamo Rozey Eu concordo muito bem.
Eliminar
Hlavanguana Elvino Dique
Hlavanguana Elvino Dique Disseste tudo tens k inderessar essa carta aos moçambicanos n so a nini
Eliminar
Luis Manuel Mendes
Luis Manuel Mendes A mensagem é boa, mas tens que aprender a escrever meu caro!!!
116 h
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Meu caro Luís Manuel Mendes, foca-te no essencial e deixe de ser mesquinho.
Eliminar
Luis Manuel Mendes
Luis Manuel Mendes Wilson Rui Hobjana... nunca chames de mesquinho a quem nao conheces!!!
A ignorância é a pior doença que um ser humano pode ter!
Nao costumo me focar a essêcias mal escritas.
Se caso alguem quiser nos informar e fazer-nos perceber sobre algo, entao que nos traga o pacote completo, sem erros ortográficos, porque nem todos aprendemos a escrever e a ler da mesma forma. Obrigado
18 h
Eliminar
Estevao Zefanias Chauque
Estevao Zefanias Chauque Uma coisa que os frelimistas querem que entendamos é isso,que nao queriam matarem os mediadores para culpar dlakama.,mas sim com ajuda dos mediadores localizar o ponto de encontro e bombardiar lhe Dlakama....é isso.e o que preocupa ladroes aldraboes é dlakama no seu governo nao vai querer ladroes e diferente de samora...ladroes vao a cadeia..nao fuzilamento.
Eliminar
Lerry Good
Lerry Good Sem comentario.!? Esperando a PAZ que ta' demorando chegar ... So' pra dizer que a tua previsao da roubalheira por causa do custo de vida ja' ta acontencendo, antes do dollar chegar a 100mtn. Agora so' ouvimos assaltaram casas em boane, infulene...violaram criancas, mataram o fulano nao imagino se o dollar chegar la aos cem!??!
Eliminar
Orlando Ntaiamanja
Orlando Ntaiamanja Com este post, o que o Nini quer ganhar? Confiança com os graúdos da Frelimo? Em primeira mão, o Mario, tinha que ser sincero, logo que o assunto tornou público, como se tratava de um assunto secreto, dizer que na verdade estava na Gorongosa, e explicava de antemão o sucedido! Porque por exemplo, aconteceu um rombo num dos armazéns do sr. Nini, mas alguèm o disse, ter visto, um carro do fulano de tal, por aí! O sr. Procura saber, ele nega, ter passado naquela banda, e o testimunha o desafia e mais tarde, diz ter passado. Por aí, mas por um outro objectivo! Como é que o sr., pode analisar este caso? E segundo pronunciamentos do porta voz da PRM, só por ter dito que as pessoas, não podem ver como uma questão estranha, a movimentação das forças armadas, porque elas são para manterem a ordem e tranquilidade pública dos cidadãos. O que não è verdade, é sempre perigosa a movimentação de qualquer grupo armado no país, de acordo com o conflito armado que vivemos, e constitui mais ainda um perigo enorme, porque foi um combino confidencial entre as tripartes, onde se combinou, que deviam se retirar as duas posições mais proximas do local do encontro e as restantes posições, deviam abster se de movimentações, para permitir que o encontro decorresse da melhor forma. Afinal, com quem a Frelimo e o seu presidente pretendem dialogar? Se impedem que o presidente da Renamo se encontre com os mediadores, como é que poderemos sair deste conflito armado, criado pela Frelimo! Para terminar, dizer que o Mario Raffaelli foi indicado pela UE. A Renamo propós a Igreja Catolica, Africa do sul e a União Eroupeia, e estes por sua vez indicaram personalidades da sua confiança. Mano Nini tá longe demais, venha viver de perto a situação!
323 hEditado
Eliminar
Joao Jordao Jota
Joao Jordao Jota Nini já é sabido que você não si simpatiza com os editores e jornalistas do Canalmoz, o Dlhakama não é maluco em dizer ao Rafaelli pra voltar ele (Dlhakama ) conhece mto bem aquelA mata e como é que querias que Rafaelli visse militares em Movimento si estavam escondidos? Nos ataques que o Dlhakama teve por acaso ele viu algum movimento? Os motoristas que circulavam naquela zona viram algum movimento? Mas Dlhakama escapou e muitos inocentes morreram, podia acontecer algo parecido e ele alertou para evitar o pior. Na verdade o teu problema é a tua rivalidade com o jornal só isso.
116 h
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Muito certo.
Eliminar
Andre Nhabanga
Andre Nhabanga A máscara sempre cai, e a do meu caro Nini satar parece que não fugiu à regra.
Querias que ele (Mario Rafaelli) confirmasse as declarações de Afonso Dlhakama ainda que na tua opinião, menos dignas de confiança por tratar-se de um político para ter o mesmo fim do Cistac? É verdade que não há como comparar estas duas figuras, mas tambem não constitui novidade para ninguém que, qualquer um que tenha ou tem uma opinião contrária ao "regime", torna-se um alvo a abater. Aliás não é por acaso que tu postas isto vivendo na diáspora. Quem comunga das mesmas ideologias dum político ou líder, nunca em nenhuma parte do mundo deve ser considerado "FÃ".
Isso tem causado problemas sérios com os "chamados" muçulmanos fanáticos ou radicais com o ocidente, sabes melhor que eu do que estou a falar. Admiro te muito mas falar de "rever a graduação" dos óculos, pode constituir ofensa.
Não sou jornalista e nem tenho lido o jornal canal de Moçambique, por essa razão não acho que seja elegante da tua parte confundir a opinião pública socorrendo-se das "picuínhas" pessoais com o jornalista.. Ou jornal canal de Moçambique.
114 h
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Este é o comentário mais lúcido que tenho visto nesta infeliz postagem do nosso compatriota Momade Assife Abdul Satar.
Eliminar
Costa Paiva
Costa Paiva Para seu conhecimento o proprio mario rafalli ja desmentiu s sua ida p gorongoza max tard veu aceitar k foi. Alias ele pod ter preservado o segredinho de filipinho p evitar k venha acontecer uk sucedeu com gilles cistac.
Eliminar
Alves Bento Naete Naete
Alves Bento Naete Naete bem falado
120 h
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana
Eliminar
Felix Six
Felix Six Mais que grande pensador, sinceramente, Nini tiro chapéu tu surprende dia a pois dias e tento me perguntar o teu nivel de escolaridade, es um genio cara
Eliminar
Liton Armindo Zitha Zitha
Liton Armindo Zitha Zitha
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Agente temos q reconhecer as pessoas intelegente,uma dessas é o Nini
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Parem de escovar as pessoas só porque têm dinheiro, o Nini desta vez foi infeliz com este post.
Tsc
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Sr Castigo Macuacua Macuacua, fique quieto que gastas menos fôlego.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr.Wilson voce é q ta perder oportunidade de ficar calado,sinta se ignorado com sucesso.
Eliminar
Felix Six
Felix Six Manos seja como for eu não conheço Nini pessoalment se não pela Televisão mais pelos comentários que tem feito nas redes socias ele tem mostrado que ele é inteligente doi a quem doer e ele é pela paz ja mostrou isso o jovem
Eliminar
Augusto Martins Martins
Augusto Martins Martins Esta mas k claro k a frelimo ker eliminar o líder da renamo.passariam por cima de tudo e de todos.tu bem sabes disso.não foi por acaso k saíste do país.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Está quase a aceitar a verdade, ate amanhã acredito que nini vai postar mais uma a dizer que sim ouve tentativa de emboscada. Ele tem razão está muito longe ouve as coisas aos pedaços, e nós temos informações vindas do terreno. Então não vamos discutir isso. Se lembra o próprio Mário desmentiu ter ido a Gorongosa e mais tarde confirmou que sim esteve lá. É normal que diga que não viu movimentação de soldados só pra salvaguardar o o governo.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Eu tou perto digo"não houve nenhuma tentativa de emboscada"
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Castigo Macuacua Macuacua a sua opinião é inválida
119 h
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Billy,mesmo a sua q acha válida,ñ tem nenhuma contribuição útil a sociedade.
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Sr Castigo Macuacua Macuacua, pare de fazer papel de ridículo que nem te fica bem e nâo ganhas um Dólar sequer do "Boss"
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Castigo Macuacua Macuacua A sociedade não é burla como tu ela sabe oqui é útil e oki vem de um tarado.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Billy sinta se perdoado e ignorado com sucesso.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr wilson eu nem quero ganhar 1dolar do tal Boss q referes,o pouco q eu ganho é suficiente para minha vida,não tenho culpa por ser um bom analista.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Castigo Macuacua Macuacua Se não tivéssemos gente como tu este país seria bem melhor pra viver.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Oky,sr Billy mas quem,o que es na sociedade?
Eliminar
Edy Manuel
Edy Manuel Esse castigo so devi ser um daqueles da ojm.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks O nome já diz tudo. É um castigo mesmo.
Eliminar
Wa Pessoa
Wa Pessoa Voces que trazem as informacoes do Canal de Mocambique como prova, penso que deviam primeiro entender o Post do NINI. Diz que o CanalMoz e um jornal de mentiras. Mas quem nao conhece Dlhakama que o gajo tem bons truques na politica?
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Devias procurar saber porquê o Nini acusa ao jornal Canal de Moçambique de publicar mentiras.
Essa é uma estória antiga e o Sr nâo sabe da missa metade.
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana A pergunta que fazes com relaçâo ao Dlhakama eu faço com relaçâo a Frelimo.

* Quem nâo sabe que a Frelimo tem bons truques na politica?
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Caso não os mediadores sabiam que era uma coisa combinada. Mas como o nosso lider é lider mesmo, frustrou-os
Eliminar
Joao Alexandre Papucides
Joao Alexandre Papucides Sr. Nini, o sr Mario Rafael so nao caiu na emboscada por a mesma ter sido abortada pelo lider da Renamo que o avisou a tempo. Outro sim admira-me o facto de afirmar que Mario Rafael nao é politico. Podera ajudar-me defenindo o politico do nao politico? Nao o sendo como vem ele resolver um caso meramente politico. Julgo que de um modo geral todo o ser pensante filiado ou nao em algum partido é politico
122 h
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Bravo!
Eliminar
André Adelino Cossa
André Adelino Cossa BEM DITO..... Palavras muito sabias.... Espero que lambe botas dos dois partidos entendam isso.... Pois a paz é que interessa...
Eliminar
Dercio Carangueza
Dercio Carangueza a renamo n precisa de lambibotas
Eliminar
Zimba JC
Zimba JC Adjectiva-se de "lambebota(s)" o(s) sujeito(s) que é(são), comulativamente, indiferente(s) a(s) injustiça(s) alheia e, sobretudo, que mal assessora(m)/sugere(m) ao(s) seu(s) superior(es) no exclusivo intuito de satisfazer o seu estômago/umbigo [manter as suas posições].
123 h
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Boa liçâo caro Zimba JC.
Bravo!
Eliminar
Jorge Macassane
Jorge Macassane Eu ja discubri qui sinhor nini quero ganhar cunfiasa na frelimo
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Agora o q te dói
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Eh eh eh...
Sr Castigo Macuacua Macuacua, recolha-te á sua insignificância.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr WILSON sinta se ignorado com sucesso
Eliminar
Pawe Tomondo
Pawe Tomondo Nini tu estas bem em Londres e queres atirar areia nos olhos do povo. Ademas ja afirmaste varias vezes que es membro da Frelimo. Ainda nao aprendeste nada? Lamento
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Powe,se ele é membro da frelimo o q te doi
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Sr Castigo Macuacua Macuacua, parece-me que te assumes como Lawyer do outro, tens essa procuraçâo?
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr.Wilson as aparencias enganam,saiba q neste post ñ está se falar de partidos,logo não há necessidade d falarmos d partidos.Agradeço a sua compreeção.
Eliminar
Tavira Pedro Jequessene
Tavira Pedro Jequessene Acho k nini deve se lembrar se xta esquecido k foi Dhlakama k fez tudo por tudo pra haver esses mediadores internacionais e o dialogo? e hoje oq pode levar o Dhlakama a chantagear?
Eliminar
Marcelo Mazive
Marcelo Mazive Infelizmente esse pais vai de mal a pior,esse sim e o pais que Samora já havia comentado de como Moçambique seria e aqui esta,um pais com uma crise cronica e situação politico militar moribundo a 100%. Esperanças de uma paz duradoura e escassa só por causa de ganancia em.ambos os partidos e nos o povo será que não podemos unirmos e criarmos e revolução??? Parando esse pais algo pode se notar em vários paises assim o fazem porque caso isso não aconteça o abismo não tardará,sejamos unidos do rovuma ao Maputo. O povo unido jamais será vencido tenho dito e muito obrigado
120 hEditado
Eliminar
Francisco Mutola
Francisco Mutola A final são muito que conseguem ver esse jogo da Renamo, de gato e rato, na guerra há muito fofoqueiro, é o exemplo do que acontece na Siria.
Eliminar
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Bom dia mano NINI, houve tentativa de emboscada sim e a emboscada visava acabar com dhlakama e nao aos mediadores;si bem que teve acesso da conferencia de imprenssa ontem a noit do portavoz da prm,ele disse que desconhecia da ida dos mediadores na gorongosa por isso as fds tinham direito de si movimentar em todo territorio nacional,para dizr k foi tudo prepositado.
Eliminar
Fielde Linda
Fielde Linda Senhor a sua Graça me Basta e a sua Destra me sustenta...
A paz do Senhor esteja com cada um de nós...
"Não a Guerra "
Eliminar
Costa Paiva
Costa Paiva JA E TARD P NINI GANHARES CONFIANCA, TU ACHAS K N E' possivel a frelimo emboscar.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Será q voce tem certeza.
Eliminar
Reginaldo Januario
Reginaldo Januario Eu tenho certeza mano castigo pork isso n é primeira vez .e sempre eles desmentem .sori por m meter.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Oky meu irmão.
Eliminar
Weiss Mocalacha
Weiss Mocalacha Paz so.... o resto o pobre consegue dar um jeito
Eliminar
Anacleta Nhone Nhone
Anacleta Nhone Nhone Nos só queremos ir à terra prometida.....
Eliminar
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Ok
Eliminar
Vasco Zefanias Cossa
Vasco Zefanias Cossa Caros comentadores, esta na carra que o Sr Dlakama ligou para o chefe dos mediadores justamente para este não chegar a gorongoza, motivos: o velho Dlakas não tem nada para dizer aos mediadores; não tem ideias para o Pais; não tem opinião formada sobre que caminhos devemos percorrer em direção a PAZ. Que não nos equivoquemos a RENAMO e o Sr. Dlakama so sobreviverão, politicamente, se esta desistabilidade continuar. É de interesse deste Sr e seu movimento continuar a confundir e amedrontador os moçambicanos!
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Dlhakama é um homem sem palavra.
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Vcês sâo ridículos.
Quem tem palavra sâo os da Frelimo nem?

Tsc
Quanto ganham por lamber botas?
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr,WILSON,aqui ñ falamos d partidos,comporte se.
Eliminar
Joao Portugues Portugues
Joao Portugues Portugues Para os que dizem k houve emboscada questiono-lhes, porque é que o Mario que terá sido a vítima nao denuncia?
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Boa pergunta,e de verdade têm q responder.
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Porque nâo quer terminar como o Cistac.
Eliminar
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Aí tens a resposta Sr Castigo Macuacua Macuacua.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Sr Wilsom será q voce tens as reais causas da morte de Cistac?
Eliminar
Jaime Tembe
Jaime Tembe Quando há guerra .... O povo sofre ... A verdade morre logo no primeiro tiro... Depois disso Vemos mentiras de todos os cantos e sentidos.... Os académicos são comprados .... os autores são manipulados... os comentários são de acordo com a cor partidária.... Em fim mesmo o autor do texto acima tem suas tendências que não tem nada haver com a verdade ... o primeiro tiro da guerra atingiu a verdade ... para que falarmos da verdade se ela morreu logo que começou a guerra?
Eliminar
Hlavanguana Elvino Dique
Hlavanguana Elvino Dique Sabes um k xtamos a viver è uma fraude,todos kerem bajular no fim do dia o pais continua nas maos dos camarads,ess tipos d erros so prejudica o povo e confota a freli
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Aí está.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks
Eliminar
Pedro Paulinoo Massango
Pedro Paulinoo Massango nini para encerrar o assunto esta ai a prova,,, nos e que estamos a te actualizar porque estas a milhares de kilometros..
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua As vezes a inveja,nos faz acreditar coisas que ném acontecem,a tal tentativa de emboscada só pd ter acontecido nas cabeças daqueles q ñ querem a paz,o próprio Mário Rafael ñ confirmou.Compatriotas ñ podemos aceitar q a inveja,ódio e ignorância nos dominem,vamos contribuir em factos reais rumo a paz"a única alternativa a paz é a própria paz"Agradeço a vossa compreeção e pra quem lhe ofendí perdoa-se pessoalmente.
Eliminar
Zimba JC
Zimba JC Ilustrissimo Camarada SATAR, #MomadeAssifeAbdulSatar, parece que depois do conhecimento de que o actual "mais nobre filho desta patria" lê e o segue, nutriu a ideia conservadora de que quem tem opinião contraria é oposição ("...Desculpem-me se estou a ofender alguns simpatizantes da Renamo..." Nini Satar. In «Sobre o meu post de ontem»2.ª parte do 5.º paragrafo) e, isso, é muito feio e decepcionante saido de um cidadão culto. Diplomata que é o respeitavel Senhor Raffaelli, O SEU PROPOSITO NÃO SERIA PRA NADA SENÃO ENCONTRAR A CONCORDIA E APROXIMAR AS PARTES PARA, UMA VEZ MAIS, RESTAURA A PAZ E SEGURANÇA NO NOSSO PAÍS.
Eliminar
Rafael Miguel Macuacua
Rafael Miguel Macuacua Eu acho que se nao havia escapado a emboscada o Mario Rafaelli nao teria dito que as informaçaes era falsos, e por sua vez voltou a confirmar a emboscada e pediu disculpas por ter ditto que as informaçaes era falsos, Nin nos povo moçambicano temos um governo doente e que se faz e disfaz.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Irmão Macuacua,o Mário Rafael pediu disculpas aonde?
Eliminar
Kanarere Canpeao Nomala
Kanarere Canpeao Nomala Aliás, este tem sido projecto chave, ultimamente, da Frelimo. Perseguir e matar sr. Dhlakama.
Com pretexto - lição angolana.
Advirto a Frelimo e seus cabancas:
Moçambique é Moçambique e Moçambique não é Angola.
Eliminar
Anselmo Caetano Mulungo
Anselmo Caetano Mulungo Mais um erro Nini, Porque fala Dlhakama e a frelimo? Dlhakama é um Pertido ou é uma Pessoa? devia ser frelimo e a Renamo.
Eliminar
Francisco Matsimbe
Francisco Matsimbe Discordo com sigo meu senhor, a lógica da vida às vezes n se aplica a prática seria verdade se de facto o acto tivesse acontecido? aí poderiam se acreditar qe de facto ove ataque.
Eliminar
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe E mais, agora como foram parar os mediadores la em Gorongoza? Sera que tudo que consumimos da UNAY CAMBUNA oque tem adizer visto que, em algum momento quase tem sido uma coordenação entre o jornal e UNAY!
Eliminar
Baturo Ambragem Issufo
Baturo Ambragem Issufo O mesmo o próprio Mário mentiu primeiro dizendo k não foi na mata da Gorongosa.
Eliminar
Ussene Salimo
Ussene Salimo bom dia irmao deste vez estas fora do baralho os seus informadores nao ti actualizaram bem. Reconhexo a capacidade expressiva k voce tem e da elocuencia k ti rodea ....irmao nao vas convencer ninguem desta vez voce ta kerendo estar contra a realidade. Nini uma pergunta pra voce " se na verdade isso nao aconteceu entao purk Mario veio ao publico pedir desculpas e confirmar o sucedido?" se for mentira entao purk ek o governo nao processa o Canalmoz? Nini politica nao ti cai bem talvez fando da economia de Moz......voce ta kerendo defender uk?
Eliminar
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo NINI Satar em quê esse bla bla ajuda para Paz ? Vamos nos focar em assuntos adultos e não naquilo que semeia mais ódio entre os moçambicanos.
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Execelente comentário
Eliminar
Mbanhel Madudo
Mbanhel Madudo Que era uma cilada era.
É mais gacil acreditar que era cilada ao invez de acreditar que a verdade é mentira.
Eu me preocupo pk amo a paz e vejo a paz cada dia mais distante de mim e de muitos.
Eliminar
Tavira Pedro Jequessene
Tavira Pedro Jequessene Penso k xta alastrar a sua inimizade com canal moz, pra outros patamar.
Eliminar
Alfredo Trabaco
Alfredo Trabaco O sr e que nao esta serto .voce escreve de que nao se confia do politico .mas tu esta a confiar Gabosos da frelicho meu irmao.
Eliminar
Soares Francisco
Soares Francisco Enquanto houverem discontentes, a paz veremos d binoculos, tanto na frelimo como na renamo, existem infiltrados discontentes. Eu nao sou de nenhum partido politico mas vejamos meus caros:
SE O PRESIDENTE NIUSY É COMANDANTE E CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS PORQUE NAO ORDENA UM CÉSSAR FOGO?
SE AFONSO DLAKAMA É LIDER DAS FORÇAS DA RENAMO PORQUE TAMBEM NAO ORDENA O CÉSSAR FOGO?
Sera k estao a gostar dessa situaçao macabra?
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Boa pergunta em jeito de quem quer a paz,força meu irmão.
119 h
Eliminar
Guinode Ferraz Siares
Guinode Ferraz Siares Bem Explicito.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks
Eliminar
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate Bem explicado!
Eliminar
Felix Guambe Guambe
Felix Guambe Guambe O vosso líder é um produto que está quase para expirar prazo.
Eliminar
Dercio Carangueza
Dercio Carangueza maluco
Eliminar
Paulo Cruz
Paulo Cruz
Edson Vilanculos
Edson Vilanculos Assim temos mentes tacanhas?nao é tudo que nini escreve temos que aceitar
Eliminar
Yasser Amarcy Ragu
Yasser Amarcy Ragu Bem dito. Nini estes mamparas estao a fazer jogo sujo, na beira disse queriam matar pq nao mataram ficou passaro,
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Isso mesmo compatriota Yasser.
119 h
Eliminar
Nosliw Oguh Enafla
Nosliw Oguh Enafla Mas ouviu as palavras d M. Rafa na Rdp? (confirmando)? Sou camarada mas confesso k isto não ta bem.

Sem comentários: