quarta-feira, 16 de novembro de 2016

EXÉRCITO DA FRELIMO EM CRISE PROFUNDA


As forças armadas de Moçambique ao servico da frelimo estão neste momento em grande crise. Em todas as províncias sobretudo as mais "quentes", já ninguém quer continuar a combater. Segundo as nossas fontes das forças da frelimo, os militares alegam que não sabem porque estão a combate e sobretudo porque:
Primeiro - estão a morrer em massa;
Segundo - quando morrem não tem nenhuma consideração, os seus familiares não são avisados e os seus corpos são deitados como cães vadios em valas comuns. Os feridos são abandonados a sua sorte nos hospitais;
Terceiro - estão passar fome porque a logística normal já não existe e são obrigados a irem roubar comida da população.
Em suma, já não existe moral combativa e reina um descontentamento generalizado e muitos militares desertam todos os dias, deixando a sua arma, cartucheira e o fardamento nas matas. Os que ainda não têm possibilidade para desertar, quando são alinhados para uma missão de combate, percorrem certa distância e sentam - se para "queimar o tempo" e mais tarde disparam para o nada só para gastarem as munições e para que o barulho dos disparos sejam ouvidos pelos seus chefes que ficaram no quartel ou posição e depois regressam e já no quartel dão um relatório em como atacaram uma base da renamo, tendo posto em debandada as perdizes de tal forma não conseguiram capturar nada.
Outros militares da frelimo preferem usar estratégia diferente quando são alinhados para o combate e esta é a prática mais comum: andam uns 4-5 km do quartel ou posição, portanto, fora da "área de jurisdição" dos temíveis homens verdes de Afonso Dhlakama. Chegados a local, eles simplesmente montam os seus acampamentos e ficam ali relachados e a jogar cartas, até esgotar - se a reserva dos mantimentos/ ração de combate e depois de dois ou três regressam a base, dizendo aos seus superiores que não encontraram nenhuma base da renamo. Geralmente as perdizes não atacam os militares frelimistas que agem deste modo, as escaramuças apenas acontecem quando há actos de rapina e selvajaria contra as populações.
Entretanto, do lado dos oficiais intermédios das forças da frelimo (capitães, majores tenente - coroneis, etc) em todos os quarteis e posições , fazem - se comentários muito pouco abononatorios contra o Nyusi e sua camarilha. Os militares dizem cobras e largartos (falam muito mal) do Nyusi, acusando - o de ser um palhaço ao serviço do Guebuza. Dizem que "este 'tchoti' mulherengo é um cão do Guebuza. Não faz nenhuma coisa sem antes consultar o seu patrão Guebuza" - estivemos a citar os oficiais das forças da frelimo, fartos da guerra. Os oficiais dizem também que o Nyusi é um verdadeiro palhaço e que tudo o que tem que dizer numa reunião ou comicio é instruído por Guebuza.
Por isso, os militares já equacionam executar um golpe do estado para derrubar o Nyusi e seus acólitos. Neste momento os oficiais intermédios estão em concertação para executar o plano. Outros pensam em passar para o lado da renamo mas ainda esperam pelo início das contra ofensivas de grande escala das forças da renamo para a tomada de todos os distritos, isto caso as negociações fracassem. Os oficiais dizem que estão cansados sofrer para defender os crimes e negócios sujos do Guebuza e sua gang sulista juntamente com os seus cachorros macondes.
Mas Unay Cambuma entende que para fazerem o tal golpe do estado, os oficiais das forças da frelimo primeiro terão que derrotar (emboscar) as altas patentes que recebem as ordens directamente do estado maior em Maputo porque neste momento o regime da frelimo deu todo o poder e regalias principescas a todos os altos oficiais das forças de defesa e segurança incluindo os altos comandantes das forças de protecção de altas individualidades. O regime da frelimo decidiu dar mais prioridade e prestígio aos altos comandantes militares em detrimento dos seus ministros e governadores. Um grande bolo dos biliões de dólares roubados aos bancos estrangeiros estão a servir para pagar avultadas somas aos generais e outros gatos pingados militares para tudo fazerem para evitar a queda do regime da frelimo.
E quem paga a factura com o seu sangue é o simples soldado filho do pobre chingondo.
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
16.11.2016
BREAKING NEWS!
MARIO RAFFAELLI PODE TER SIDO CORROMPIDO PELA FRELIMO
* Renamo da "ultimato" aos mediadores
Soubemos das nossas fontes bem informadas que na passada segunda - feira, os mediadores internacionais reuniram se em separado com as delegações negociais da renamo e da frelimo. A reunião com a renamo decorreu de manhã, tendo a renamo protestado junto aos mediadores internacionais sobre as brincadeiras da frelimo que estão a atrasar com o processo. Segundo as nossas fontes, a equipa da renamo chegou mesmo a dizer aos mediadores que se eles tem medo da frelimo devem dizer isso publicamente. A renamo também fez saber que caso a frelimo não corresponda com as exigências nesta ronda, passará a usar a estratégia militar.
Os renamistas disseram aos mediadores que a frelimo não está a colaborar no diálogo porque ainda não atingiu o seu principal objectivo que é o do assassinar o líder da renamo e também pretende arrastar o processo até as vésperas dos próximos peitos eleitorais para obrigar a renamo a participar as eleições sem estar minimamente preparada e com as bases dispersas e desmoralizadas.
Por sua vez, a frelimo finalmente já apresentou a sua contra proposta cujo teor ainda não conseguimos descortinar mas de nossas fontes bem colocadas soubemos que o chefe da equipe dos mediadores internacionais mandatado pela União Europeia (UE) o diplomata italiano Mario Raffaelli, tem se reunido secretamente com os sanguinários e corruptos "donos da frelimo" para levar as ideias deste partido e apresenta-las na mesa das negociações como se fossem propostas da mediação só que a renamo consegue ver, de olhos fechados que as ideias apresentadas são da autoria da frelimo.
O Mário Rafaelli é único mediador que se comporta desta maneira; na mesa negocial esta sempre a puxar favorecendo a frelimo, os outros, como o britânico Jonathan Powell, continuam a actuar de forma imparcial e altamente profissional. As informações sobre as atitudes corruptas e pouco éticas do italiano Raffaelli estão bem confirmadas e há indicações nao bem confirmadas de ter sido enviada uma nota oficial a UE a exigir a retirada imediata deste indivíduo da equipe dos mediadores. Agora já faz sentido pensar se que o Mario Raffaelli agiu em conluio com a frelimo para assassinar o líder da Renamo na Gorongoza, porque foi ele que insistiu muito com a ideia de ir encontrar se com Afonso Dhlakama na região de Sandunjira.
Este Mario Rafaelli não é um novato na arena política de Moçambique, também esteve em frente da mediação dos acordos de Roma em 1992 e foi ele que criou todas as condições para que a renamo tivesse fé na honestidade da frelimo. Foi o Mario Raffaelli que deu garantias a renamo que estava tudo nos conformes. Actualmente este Mario Raffaelli é um dos executivos da empresa italiana ENI que descobriu o gás de Pemba. Portanto, o homem está envolvido em negócios "under the carpet" com os tubarões corruptos da frelimo. Ou estamos perante um típico mafioso italiano? Talvez seja um dos capangas do 'capo di tutti' Guebuza.
O Mario Rafaelli esquece-se que está em Moçambique em nome da UE e não para tratar dos seus assuntos umbilicais e também deve saber que a renamo não aceitariá nenhuma outra patranha a não ser a governação das 6 provincias e enquadramento dos seus comandos e quadros por si indicados em toda a estrutura das forças de defesa e segurança (FADM, FIR, PRM e SISE).
De qualquer forma, as negociações continuam e vamos esperar o que vai acontecer esta semana, já que a Comissão Mista vai reunir a partir de hoje. A paz agora depende da vontade da frelimo e também da habilidade dos mediadores.
UNAY CAMBUMA
NOTA DA ÚLTIMA HORA:
De nossas fontes soubemos que quem engendrou e coordenou a operacao para destruír todo o equipamento da empresa madeireira do cidadão Afonso Dhlakama algures em Caia foi um tal de Artur Vasco, proprietário da bomba de combustível de Nhamapaza. O tal Artur Vasco, é um antigo desertor da renamo e passou a integrar as forças da frelimo e tem a patente de coronel. Nesta acção, o Artur Vasco trabalhou em parceria com o também coronel e desertor da renamo, o Chicalango. Aliás, ambos desertores também fazem parte da equipa dos esquadrões da morte.
Ainda ontem, os dois alugaram camiões para roubar os toros de madeira que ainda se encontram nos estaleiros da empresa "Socadiv". Uma grande provocação que pode resultar numa retaliação assimétrica e de grande escala por parte das perdizes. Para os militares da renamo e seus mais fiéis seguidores, Dhlakama é um líder espiritual, guia e pai e quaisquer actos desta natureza suscitam "reacções desproporcionais" e geralmente o próprio líder não é consultado.
GostoMostrar mais reações
60 comentários
Comentários
Carlitos Jose
Carlitos Jose Ja se previa
Tomas Chihururu
Gosto · 1 · 6 h
Jeremias Papasseco Domingos
Andries Ouana
Andries Ouana Estamos entregue.
Esta criatura pode ter sido corrompida pelos sanguinarios da frelixo.
Kwame Nkruman
Kwame Nkruman Eu sabia so que gostei qndo falaram todos a ouvirem,foi corrompido por virus da corropçao dos assassinos do dia
Gosto · 1 · 6 h
James Chiseko
James Chiseko Fugitivos vs resistentess vs governo de pigmeu
Mateus Fernando Machaeia Machaeia
Bento José
Bento José JESUS JA VEEM SALVAR O SEU POVO O DINHEIRO E DE DIABO
Leonardo Muchanga
Leonardo Muchanga Concordo unay
Germano Gar
Germano Gar Sem vergonha, o povo esta a sofrer.
Gosto · 2 · 6 h
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna A corropçao passou por ele sem dúvida, ele é chefe não custa nada dizer vamos fazer assim duma única vez acapou o assunto, mas agora deste q começaram adiado para dia 10 , 20, 12, 40 até vamos chegar dia 200 sem resultado, vamos faity só acabou não há outra maneira
Gosto · 1 · 6 h
Jose Alberto Chivale
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha É melhor governar à força as 6 províncias, cancelem o diálogo.
Jorge Domingos
Jorge Domingos Esa sera aultima cagada deles
Gosto · 2 · 6 h
Fernando Fernando
Fernando Fernando Brancos sempre foram bandidos e so querem ver a raca negra a sofrer.
Gosto · 1 · 6 h
John Wetela
John Wetela Este deve ser preso pelas perdizes juntamente com seu chicalango, e a bomba do Artur deve ser totalmente inativada antes de Desembro, é urgente isso e levar artur ás matas o investigar e o limpar do mapa tambêm.
MoleChagonga Chagonga
MoleChagonga Chagonga A Renamo, ja e altura de conduzir o barco a sua maneira. Esta visto que os mediadores em especial Mario Rafael e um pau mandado da Frelimo. Quem se lembra quando disse que era boato, a ida dos mesmos a Gorongoza...meia volta acabou aceitando. Renamo, tem de agir.
Gosto · 3 · 6 h
John Wetela
John Wetela Homens desertores da renamo são usados para se matarem ou destruirem o que é de seus colegas, mas vai terminar garanto e tenho fé quanto a isso
Pedro Taremba
Pedro Taremba A solucao d isso somente precisa a forca militares sem A nem B
Benjamim Jose Ribaue
Benjamim Jose Ribaue Era de esperar isso.
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Se ele é voluntário no diálogo, e não enviado duma instituição credível pofem-lhe corromper, se presta contas aos superiores dele então a frelimo terá que corromper todos.
Castigo Miguel Fernando
Castigo Miguel Fernando Voltamo no tempo de Samora!
Tonny Maphosa
Tonny Maphosa Estamos a tento
Salomao Bando
Salomao Bando Nos ca diaspora comecamos a nao entender porque que a renamo exigiu a inclusao da UE neste dialogo sabendo que foi a mesma UE que disse que as eleicoes de 2014 foram livres e justas? Ou a renamo achou que desta vez viriam desmentir o que disseram ontem? Foi tambem a renamo que propos a inclusao da RSA e sabe muito bem das linhas umbicais do ANC/Frelimo. Chooraremos ate quando? Salmos 13 v 1
Gosto · 3 · 5 h
Salomao Bando
Salomao Bando O problema e' que quem pediu a Uniao Europeia foi a Renamo nao sei ate' que ponto a renamo tem agido diplomaticamente, senao estaremos a afiar as flechas que lutam contra nos.
Gosto · 2 · 5 h
Fernando Limpo
Fernando Limpo ANTENÇAO TDOS XTES MEDIADORES JA FORAO SUBORNADOS PELA MERDA DA FRELIMO. A renamo deve USAR martelo e xcop pa partir ou raxar com xta susdade da frelimo
Gosto · 1 · 5 h
Amilcar Antonio Esdor
Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
Gosto · 1 · 5 h
Mauro Almeida
Mauro Almeida Gostaria de perceber porque é que o líder da Renamo fica a nós dar prazo que irá governar até o final do mês X/Y e no fim nada disso acontece, se querem fazer guerra que vá fazer no sul e deixa o povo em Paz, nos não temos culpa da desgraça que é este país é, matam-se entre irmãos, jovens com futuro pela frente morrendo por ganância de certo grupo de pessoas
Sergiomachava Calton Maluzane Machava
Helio Joao Afonso Afonso
Helio Joao Afonso Afonso Uniao europeia foi corrompido pela renamo
Gosto · 1 · 4 h
Baptista Manuel Baptista
Baptista Manuel Baptista Nós queremos a PaZzz
Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Afinal? Então porquê não rejeitaram logo que ele foi indicado para mediar o diálogo? A quem interessava a vinda de mediadores?
Gosto · 1 · 4 h
Peter Casimiro
Peter Casimiro EU TOU CANSADO COM ESSAS PAULADAS K A FRELIMO ANDA FAZER ENKUANTO NINKEM LHI PRECISA PA
Joåo Chiveva Vicente
Joåo Chiveva Vicente Se assim for ,não tem mais ninguém para confiar está tudo entregue ao diabo
Gosto · 1 · 4 h
Baptista Manuel Baptista
Baptista Manuel Baptista A RENAMO é tipo aquele cão que ladra recuando atrás ele nao morde! Estao a ser palhaçado
Luis Arouca
Luis Arouca Se não mordese, a frelimo não estaria encostado as cordas
Baptista Manuel Baptista
Baptista Manuel Baptista Promet i nao cumpre desd quamd nos tam cansad de ser maltratdo com frlm
Tocova Amisse
Tocova Amisse Nao se trata de prometer e nao cumprir, aquestao é de tentar resolver os casos pacificamente. E nao esta acontecer porq a frelimo quer q arenamo seja apontada como culpada.
Simao Camunga
Simao Camunga Filho da puta desse gajo caralho
Be Focus
Be Focus Eminencia da escala total da guerra
Gosto · 1 · 4 h
Victor Joao Invicha
Victor Joao Invicha Essa podia ser a ultima ronda,se nao dar certo e so iniçiarmos com aquela situaçao de thothotho(tiro tiro)mais deve ser la no sul,a renamo tem capaçidade de enfrentar isso com força e vontade.
Carlos Dzualinhenga Semente Semente
Carlos Dzualinhenga Semente Semente Mocambique vai cada vez mais cair, vamos ate aonde com desentendimento, irmao contra irmao.
Angandimasso Alface Luís
Angandimasso Alface Luís Esse Chicalango Nao Se Consegue? Parece E O Mais Famoso Na Perseguicao Do Velhoto.
Santos Chakhala
Fernando Antonio Dias
Fernando Antonio Dias Tud isso motra falt d interece pra o dialgo. Palhassad gastr tenpo uter fazend ronda. Politica infantil.
Santos Chakhala
Santos Chakhala Mozambique sta fundar mesmo emquanto o natural a ver com olho num.Meus irmaos pegam a biblia e leiam com calma no livro do Jeremias c9 v5 ate 9 Gritasse queremos PAZ sendo fora da boca emquanto no coracao a preparar ir assasinar Leiam bem ai. Deus vos abencoe ao ler ai. AMEN
Osvaldo Salvaterra
Osvaldo Salvaterra Isso nunca vai acabar, eles vao continuado poderoso, o povo de mocambique tem muito medo da morte, e diferente dos sul africanos que faz revolucao e pedem o presidente para sair sem houver eleicoes Bandos de Lambebotas'
Ndipe Nguenha
Ndipe Nguenha Vamos esperar pela governacao de Tramp.
Chaquiro Selemano
Chaquiro Selemano Entao os k dizia o dialogo e de surdos e mudos;nao mentiram.ja xtao ai as provas.
Cufa Acuna Memba Nguenha
Cufa Acuna Memba Nguenha Tudo isso é por causa d paciencia dimasia d president dhlakama e so benificia afrelixo enquanto o seu povo q o votou ta sofrendo e assassinado.
Domingos Geraldo
Domingos Geraldo Baptista Manuel.....não não pode exigir as pexoas serem do seu partido ....fui....
Sadah Mutavo
Sadah Mutavo If Rafaell is here to scavenge in mocambique not to settle the military situation for the mocambicans to stay peacefully ; he should pack and go he is unreliable. He is a hungry man a scavenger his aim is to get money not to help,instead he is a bloody man. Frelimo tem muito dinheiro dok os Europeans. KkkkkkkkkkkkkVer Tradução
Justino Afonso Talhada
Joao Phaza
Joao Phaza Eu duvido que nas negociações , dentro desta semana produza algo que o povo moçambicano sejam felizes, porque mano Rafael está como faca de canivete, não consegue guiar os dois lados.
Manuel Macario
Manuel Macario A paciencia do President Afonso dum lado eh boa para quem viveu o derramamento de sangue na Guerra dos 16 anos em que nos ultimos anos nao se sabia se quem matava era a tropa da Frelimo ou da RENAMO. Cedendo desta vez por nervos do que esta acontecendo...Ver mais
Tocova Amisse
Tocova Amisse A frelimo estrumentalisava pessoas para irem as ruas pdirem a paz agora ja temos pessoas para mediarem o caso e nao amostram vontade.
Bartolomeu Mufemane
Adelino Makuzi
Adelino Makuzi TAL COMO ESSA IMAGEM .SERA QUEM E QNDO ????????????????????
Jabro João
Jabro João pedir informação ou seja quero agradecer e depois de fazer umapágina de um bom dia não quero saber guerra
Jabro João
Jabro João diga ao líder para se distânciar se das brincadeiras
Jabro João
Jabro João ele não esta a ver que a situação do país está mal?
Felisberto Felizardo
Felisberto Felizardo Mario vinha faturar + isso vai.lhe pasar mal
Prince Masara
Prince Masara My lord
Constantino Chilambula
Gosto · 1 · 2 h
Be Focus
Be Focus Confirmo. Ha muita confusao ate entre comantes devido as dificuldades que atravessam
HelderDaniel Mambo
HelderDaniel Mambo Meus irmaos tao a morrer sem culpa nenhum
Gosto · 1 · 2 h
Jorge Domingos
Tocova Amisse
Tocova Amisse Esperem qdo as eleiçoes estarem aproximar as coisas vam mudar.
Zacarias Matope Matope
Zacarias Matope Matope Crise por falta de boa governação.
Agostinho Joao Filipe Mabunda
Agostinho Joao Filipe Mabunda Vivaremos em paz tbm
Pedro Quissimissi
Pedro Quissimissi Queremos mas notícia unay cambuma
Gosto · 1 · 1 h
Emídio Pedrito Manuel
Jeremias Papasseco Domingos
Jeremias Papasseco Domingos Que continuem em crise
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Amade Jissinao meu irmaõ veja o grande unay...o temivél imformante de moz. das falcatruas do regime ele sabe todas..
Gosto · 2 · 1 h
Andries Ouana
Andries Ouana Intendi bem.
Xavi Leonor Chichava
Xavi Leonor Chichava K CAIA A FREL....
Adelino Makuzi
Adelino Makuzi Vejam so o sentimento. Vindo longe e perter se em mz ......viva rangers
Adelino Makuzi
Adelino Makuzi Frelimo xta cmo esse homem k nao sabe onde ir.em baixo fugiu leao em cima xta la cobra e qndo cair dois crogodilos em ataque .k pena.... Frelimo ja nao tem como fugir .mas .vamos regolher pra lixeira ....
Sergio Jose Kantimaleka
Sergio Jose Kantimaleka OH MANO ADELINO AI OS DOIS PERDERAM SE...O JORNALISTA FOTOGRAFO,FOI POR VIA SATELITE A IMAGEM?
Aissa Lacá
Aissa Lacá - QUEM É SÃO MIGUEL ARCANJO? - É 0 Próprio Deus Poderoso Yauêh em Forma de Anjo Para Derrubar o satanás, o maligno que cria pensamentos maus nas cabeças das pessoas por ganância ao dinheiro, roubos, mortes, etc. Então 0 Próprio Deus Poderoso Yauêh em Nome de Jesus Cristo Resolveu ELE Mesmo DERRUBAR o satanás! Aqui está a 0ração Poderosa para Afastar o inimigo maldito, em Nome de Jesus Cristo. Ámen. GLÓRIA à Deus Yauêh Poderoso Pai de toda a humanidade! Ámen.
Jeremias Reddy
Jeremias Reddy Gramei do Título do texto. Kkkkkkkkkk.... Da pra notar que esse Unay não é um qualquer...
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. Huuummm vale + usar essa ultima tática.
Fernando Antonio Dias
Pedro Farias
Pedro Farias Gost d cambuma o homem d vrrdade
Helio Joao Afonso Afonso
Helio Joao Afonso Afonso Mas qual é agraça tem essa imformaçao descabida, os seguidores querem ouvir d se que o dlakama ja tomou as 6 provincias nao isso que voce anda a escrever
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Se é assim taô fácil entaõ vens tomar a minha casa.. Pense bem, o Dhlakama ja mostro vontade e desejo de governar as regiões onde venceu,, os outros do regime sanguinario é k naõ o deixam.
Razaõ pela kual este comflito militar k vivemos.
Salomaofilipe Carrao
Salomaofilipe Carrao Usenhor unay vose sera o noso eroi para sempre forsa forsa forsa kkkkk vose es bos

Sem comentários: