quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Atenção Bancada Parlamentar da Frelimo na Assembleia da República!




Há indicações de haver indivíduos, deputados pela Bancada Parlamentar da Frelimo na Assembleia da República (de Moçambique), que torcem para que o jovem Presidente da Primeira Comissão caia. Os mesmos indivíduos também festejam o facto de um colega seu de Bancada ter que ver a sua imunidade parlamentar levantada para estar presente em julgamento.
Quero dizer a esses indivíduos que o seu comportamento é indigno. Não se celebra a queda de um camarada. Isso é dar tiro no próprio pé. Onde está o sentido de camaradagem e de solidariedade?
Aos demais colegas de Bancada, digo para que se cuidem desses indivíduos que celebram a desgraça de outrem. Eles não são dignos de confiança. Um verdadeiro militante da Frelimo não celebra a desgraça de um camarada, quaisquer que sejam as causas ou os motivos. Lamenta, solidariza-se e presta assistência psicológica necessária para a defesa da autoestima e honra do camarada desventurado.
Viva a camaradagem e solidariedade!
Abaixo a intriga, a inveja e a ambição desmedida!
Comentários
Crespim Mabuluko
Crespim Mabuluko Idealismo, realismo é o que mesmo? eu não entendo de paradigmas de análise bem bem bem nem faz sentido o que digo ....
Gosto · 7 · 18 h
Antolinho André
Antolinho André Lamentável. A julgar pela ganância de muitos irmaos isso nao me surpreende. A reflexão social se manifesta em todos circulos. Muito mau...
Gosto · 2 · 18 h
Honorio Isaias Massuanganhe
Honorio Isaias Massuanganhe Eu sofro com o preconceito e descriminação de alguns dos meus camaradas...Eu seguirei sempre os valores ideológicos da FRELIMO e não aos caprichos mesquinhos de um punhado de oportunistas que viram na militância um trampolim ao poder...viva FRELIMO unida!
Gosto · 16 · 18 h · Editado
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Dr Julião João Cumbane esta sendo pior que um analfabeto nas suas analises ora se os camaradas serios perceberam que ha gajos que andam fora da mao e devem ser ouvidos pelos crimes cometidos ali estao sendo coerentes os seus que vc deixem paixoes politicas partidarias mas sim resgatar-mos o Nacionalismo o patriotismo devem todos involvidos serem ouvidos ate presos quando apurada a sua participacao
Gosto · 16 · 18 h
Antolinho André
Antolinho André Navalha, tens a consciência tranquila mesmo? Qual foi o comentário que deste quando em situações piores que estes cometidos pelos deputados do chamado maior Partido da oposição quando foram solicitados a suspensao de imunidade para serem julgados? Nao estou querendo defender o meu cda apenas devemos ser coerentes. Sei de que a situação era bem pior mas que eu saiba não houve julgamento conhecido.
Gosto · 2 · 18 h · Editado
Biatriz Carlos Celsso Sitoe
Biatriz Carlos Celsso Sitoe antolinho afianl porke eki se sempre k se fala da frelimo tem k ter a renamo como exemplo'? aki o cumbane esta a falar de camaradas da frelimo mas nao de uma outra bancada
Gosto · 9 · 18 h
Antolinho André
Antolinho André Falo da. Renamo porque existe nao tenho como contornar.
Homer Wolf
Homer Wolf Isso chama-se obcessão...
Gosto · 2 · 6 h
Antolinho André
Antolinho André Isso mesmo meu caro Homer Wolf. Enquanto a renamo estar em contramão seguirei os rastos com apelo a mudanca. Todo o mal que acontece em Moçambique a renamo está metido. Por exemplo as chamadas dividas ocultas a renamo está indiretamente metida. Como? O governo explicou.
Homer Wolf
Homer Wolf Yuuu!!... O governo explicou? Falou o quê?... a sério que náo ouvi essa...
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris Acho eu ser tempo da verdade ilustre professor, é chegada a hora de cada um pagar pelos seus proprios erros e isso não quero chamar isso de (des)camaradagem mas sim justiça. Este è meu ponto de vista
Gosto · 7 · 18 h
Antolinho André
Antolinho André Nada de papo furado. Qual hora que chegou?
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris Nao è papo furado não irmao è hora sim, aliàs ja estava demorar a verdade aparecer la de dentro
Gosto · 2 · 18 h
Antolinho André
Antolinho André Ilegalidade deve ser combatida.
Gosto · 2 · 17 h
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris Ca estamos para ver isso acontecer la dentro primeiro
Gosto · 1 · 17 h
Francisco Maingue Jose
Francisco Maingue Jose Lembre-se que encobrir um criminoso é tambem praticar crime. Camaradagem não é ser cúmplice. Cada um deve responder pelos próprios actos.
Gosto · 8 · 16 h · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Será que a oposição infiltrou-se na Frelimo de tal sorte que a quer corroer por dentro? Lá vão os anos em que se purificavam as fileiras
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane E q indiscrecao cometeu a camarada????
Hermenegildo Evan Sitoe
Hermenegildo Evan Sitoe A Frelimo não precisa de oposição para se corroer
Francisco Maingue Jose
Francisco Maingue Jose Lembre-se que encobrir um criminoso é tambem praticar crime. Camaradagem não é ser cúmplice. Cada um deve responder pelos próprios actos.
Gosto · 7 · 16 h
Artur Sitoe
Artur Sitoe De facto ha Cdas que igonaram o efeito dominó. Mas também com a crise or failure da democracia representativa é momento de pensarmos num modelo democrático genuinamente moçambicano.
Gosto · 1 · 14 h · Editado
Madudo Chaguala
Madudo Chaguala Lugar de Bandido é na cadeia.
A dias vi um post que questionava: Quem estraga a Frelimo.!
Está ai uma evidência de quem estraga.

Se a pessoa fez "merda" e vem sujando a imagem brilhante de um partido quarentão porquê não limpar a sujidade dentro de casa.
Gosto · 2 · 13 h
Madudo Chaguala
Madudo Chaguala Felismente tenho visto os post teus: jogas muito bem a bola e acredite adimiro os " golos espetaculares" que marcas. Só que infelismente esses golos não contam porque são todos marcados em fora de jogo.
As tuas análises as vezes são feitas igualzinho a
um carro que anda em contra mão. ....
Será que você é camarada mesmo?
Cada post a contradizer o outro.Es tu quem escreve?As vezes pareces ser alguém que agita aqui e agita ali.....
Mais tudo bem. Tomara que não te coloquem a jogar na mesma equipa que Ismael Mussa pois ele também marcava muitos golos ( mais fora de jogo) oque não conta.
Gosto · 9 · 12 h
Munguambe Nietzsche
Munguambe Nietzsche Agostinho Vumba, meu grande amigo da infância. De qualquer jeito vai terminar bem.
Carlos Paruque
Carlos Paruque Parabéns prof. Levanta uma questão do fundo, eu acho que os estatutos são aprovados apenas para enriquecimento das paltileiras de alguns camaradas e não fazem o uso....pena que a disciplina partidária não tem valido muito mas sim influências partidárias, a bancada virou um lugar de competição social
Gosto · 4 · 11 h
Carlos Paruque
Carlos Paruque Só para ver que no partido há infiltrados vou aproveitar este espaço para contar um episódio que vivo, " estou transferido de uma província para outra, pedi a guia para me apresentar no Comité mais próximo do actual local de trabalho, os camaradas da organização simplesmente não aceitam me passar a guia simplesmente porque ainda não paguei as quotas anuais de 2016" ora esta situação e posicionamento me frustrou porque quando militava e ate chefiava uma brigada vinculada a um bairro dessa cidade onde fazia encontros regulares e divulgação de vários comandos partidários nunca se viu que devia ser desvinculado por falta de pagamento de quotas! Eu conheço os estatutos e me pesa sempre que violo mas ao ponto de ser retirado a minha militância isso me feriu muito. Seja como for eu sei e irei prestar o apoio ao meu partido ainda que seja desconhecido aqui.
Gosto · 1 · 11 h
Salomão Mambo
Salomão Mambo ...."O que é provável é que esses "militantes" ignoram que mentir é pecado mortal. Com efeito, politicamente a Frelimo está a morrer por causa das mentiras que alguns desses "militantes" vêem insistindo em impingir aos moçambicanos". JJC no seu post sobre: As cabalas têm dias contados
Gosto · 2 · 10 h · Editado
João Pedro Muianga
João Pedro Muianga Esse comportamento é herança do Lázaro Khavandame (Khavandamismo). Há indivíduos que não se importam em ver a sua casa ruir mesmo com eles lá dentro.
Isto é também resultado de muita gente ter ascendido a lugares socialmente notáveis não por mérito mas
por favoritismo e entre vários métodos obscuros!
Nos dias que correm, não vinga a militância mas sim interesses acentuadamente individuais em detrimento dos interesses grupais.
Se eu fosse Presidente da Frelimo, à caranguejos iguais a esses, convocava uma reunião extraordinária do CC antes do final do ano e sem contemplação puni-los por uma pena de expulsão como medida exemplar.
Gosto · 1 · 9 h
Herminio Ricardo
Herminio Ricardo Yu, fiquei muito peocupado..Entao os camaradas da Frelimo podem roubar, mentir, pilhar riquezas do pais empobrecendo mais o povo, e os camaradas devem ser solidarios com estes actos ?? Com impunidade ?? Ate' k ponto voces estao formatados ?? Sera' k sao estes principios pela qual Samora Machel lutou e libertou Moz ?? Sera' k e' este leque de imoralidades k norteam os estatutos do partido Frelimo ?? Eu acho k o nobre camarada esta' confundindo as coisas..!!!
João Pedro Muianga
João Pedro Muianga Enquanto não houver uma sentença transitada em julgado em que leva a condenação dessas pessoas, todos são inocentes Herminio Ricardo. Ignorar isso, e' desrespeitar os mais básicos princípios fundamentais do direito!
João Pedro Muianga
João Pedro Muianga Mas percebo o seu entusiasmo como de muitos, move-se pela ignorâncias de algumas matérias.
Alcidio Do Rosario
Alcidio Do Rosario Está tudo dito professor Cumbane. Alguns camaradas estão a se deixar levar pelo umbigo, nada mais que isso.
Gosto · 1 · 9 h · Editado
Mussá Roots
Mussá Roots É bom para nós...o parto é difícil, mas há sintomas de cisão...afinal, provavelmente a Frelimo seja alternatíva para a própria frelimo...que se batam, para que possamos separar o trigo do joio.

Uma Frelimo unida, não serve para o povo, porque os bons
e os maus se misturam e solidarízam-se como pretende o profe...

Somos #Frelimo , nós...mas não esta infiltrada, assaltada...então que os bons celebrem a queda dos maus, se for o caso...
Gosto · 2 · 7 h
Antolinho André
Antolinho André Kkkkkk, e se forem os maus a se suplantarem? Nao havera celebração por isso não procurem nos fintar porque os da Frelimo nao pensam como tu. Deixe que a Frelimo saia dessa como sempre soube sair.
Mussá Roots
Mussá Roots Kkkkkk...Antolinho André, alí vai saír um "Julius Malema"...
Homer Wolf
Homer Wolf Dè nome aos bois Profe...
Gosto · 1 · 6 h
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Hoje já queres nomes, ó Homer Wolf?!... Pedido RECUSADO!
Gosto · 1 · 6 h · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh... então é fofoca!
Gosto · 1 · 6 h
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane "Fofoca" é o que tu estás a pedir aqui, Homer Wolf. Mas não terás isso aqui. Informa-te melhor!
Gosto · 2 · 5 h
Homer Wolf
Homer Wolf Melhor informação é aquela que se obtem da fonte... E o Profe neste caso é a nossa fonte em primeira mão
Gosto · 2 · 5 h
Arlindo Francisco João Vicente
Arlindo Francisco João Vicente Gozam de presunção de inocência.
Kkkkkkkkk
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Amigo e Camarada JJ subscrevo na intigra o que diz. Estamos juntos.
Gosto · 1 · 5 h
Bernardo J. Nopiha
Bernardo J. Nopiha Camarada nem que seja a favor do povo que representamos?
Casimiro Andre Andre
Casimiro Andre Andre Manhembane lambe botas embora eu tambem sou manhembane pergunto senhor cumbane se fosse parlamentar da oposicao nao ía aplaudir? Deixe responder pelos seus atos esse teu jovem foi grande lavandaria de mentes.
Brazao Catopola
Brazao Catopola Não mal em querer tirar imunidade parlamentar a um colega. afinal sempre se disse ser algo honesto e sem maldade. a justiça será feita mesmo a bem da sua bancada... porque temer
Herminio Ricardo
Herminio Ricardo Ninguem deu por julgado e sentenciado nada.Apenas o camarada era porta- voz do antigo PR e logo ha' conflitos de interesse.Sendo assim , a decisao de afastar-lo e' legal e legitima.Nao e' duvida Para ninguem k o povo foi roubado, k o erario publico foi defraudado e k a actual crise economica deve-se a esses males e Como consequencia a Guerra.No entanto, sabe-se k o nosso sistema de administraçao de justiça nao e' independente do poder politico ainda k a CR diga o contrario.Ela esta' corrompida, fragilizada e incapaz de solucionar problemas que envolve altas elites do partido no poder.Falando academicamente, e' bonito o k esta' plasmado na nosss jurisprudencia mas ineficaz,inadequado para Africa em particular Moz....ja' ninguem tem cegueira cortical !!!

Sem comentários: