terça-feira, 1 de novembro de 2016

Ele acertou nos últimos sete presidentes e agora diz que Trump vai vencer


Allan Lichtman


O Professor Allan Lichtman acertou no resultado de todas as eleições presidenciais desde 1984. Mas também afirma que tudo o que tenha a ver com Trump é absolutamente imprevisível
As eleições presidenciais norte-americanas são só no dia 8 de novembro, mas o Professor Allan Lichtman já tem dados que lhe permitem dizer que Donald Trump sairá vencedor.
Lichtman é professor de História da American University, em Washington, D.C., e previu corretamente o resultado de todas as eleições presidenciais norte-americanas desde 1984. Este ano, não tem dúvidas de que Trump é o favorito.
O professor afirmou que é capaz de determinar o candidato vencedor através de um sistema de declarações certas ou erradas a que chama de "chaves para a Casa Branca", explicadas no seu livro "Prevendo o próximo presidente: As chaves para a Casa Branca 2016."

De acordo com o método de Allan Lichtman, os republicanos deveriam vencer as eleições. Mas a imprevisibilidade de Donald Trump pode dar cabo da previsão...

Em entrevista ao The Washington Post, Lichtman explicou como funcionam as "chaves para as Casa Branca": é um sistema de previsão que, tendo em conta os resultados das eleições presidenciais entre 1860 e 1980, avalia o desempenho do partido que detém a Casa Branca através de 13 questões fundamentais.
Estas "chaves" vão desde o resultado das eleições intercalares anteriores até ao carisma do candidato, passando pelo contexto económico do país ou o êxito das operações militares em curso (pode ver a lista completa no Washington Post).
O sistema já previu corretamente os resultados de todas as eleições presidenciais norte-americanas desde 1984 até 2012.
Uma resposta "certa" favorece sempre a reeleição do partido que no momento está na Casa Branca, neste caso os democratas. Se 6 ou mais das 13 chaves corresponderem a respostas "erradas", esse partido perde o lugar no poder. Se menos de 6 estiverem "erradas" o partido no poder ganha mais 4 anos, explicou o professor.
Questionado pelo The Washington Post sobre quem acha que vencerá as eleições em novembro, Lichtman respondeu que, com base nas 13 chaves, é bem provável que a vitória seja de Donald Trump.
Isto porque o método pode ser sintetizado em "seis chaves e está fora" e neste momento os Democratas com 5 respostas "erradas" estão quase de fora.
Lichtman afirma então que as chaves apontam por pouco para uma vitória de Trump mas acima de tudo uma vitória republicana porque dada a natureza sem precedentes de Trump, tudo pode acontecer e ele é bem capaz de desafiar todas as probabilidades e perder mesmo que todas as previsões estejam a seu favor.
"Nunca se viu um candidato como Donald Trump", afirma.

Sem comentários: