quinta-feira, 3 de novembro de 2016

COM OU SEM ACORDO COM A FRELIMO, A RENAMO VAI GOVERNAR AS 6 PROVÍNCIAS


As negociações entre a frelimo e a renamo serão retomadas no próximo dia 10/11/2016, logo que os mediadores internacionais regressarem a Moçambique. De fontes bem colocadas soubemos que a ala revolucionária da renamo deliberou governar às seis províncias contra a vontade da frelimo. Tudo já está decidido e caso a frelimo tentar complicar vai piorar a situação porque a renamo está extremamente furiosa por ver os seus quadros, membros e simpatizantes a serem diariamente sequestrados e barbaramente assassinados nas regiões centro e norte pelos esquadrões de morte do regime maconde da frelimo.
Portanto, a renamo já não vai mais perder tempo com as lenga-lengas e manobras de diversão da frelimo. A renamo quer a solução agora porque a frelimo já aceitou a governação da Renamo às seis províncias mas tem planos para retardar tudo até às vésperas das eleições de para 2019. Por isso, a reacção da renamo pode ser violenta. Para quem conhece a renamo já sabe que esta organização politico-militar possui a mais formidável guerrilha do mundo e tem a capacidade para fazer tudo. Se até hoje a renamo não destruiu por completo as já combalidas forças militares da frelimo é porque Afonso Dhlakama ainda não ordenou contra ofensivas em larga escala.
Como já publicamos aqui, Afonso Dhlakama está sob forte pressão dos seus comandos a todos os níveis, porque estes pretendem reagir rapidamente contra a frelimo. Neste momento as forças da renamo encontram se em posição muito vantajosa para tomar tudo numa guerra relâmpago, visto que o grosso das forças da frelimo está totalmente desmoralizado e com medo terrível dos temíveis rangers da renamo. É que o exército da frelimo já foi derrotado em finais de Junho passado, o que existe agora é negócio das altas patentes que ganham muito dinheiro com a continuação do conflito. Se a renamo passar a ofensiva, o exército da frelimo vai ruir como um castelo de areia.
Durante a guerra dos 16 anos, a renamo atacou e ocupou quase todos os distritos do país, com maior incidência nas regiões centro e norte e tomou conta das administrações. Os graúdos da frelimo fugiram para as cidades capitais. Portanto, até agora, a renamo tem sido complacente com a frelimo ao previlegiar o diálogo não obstante a sua superioridade militar absoluta mas pelos vistos, a frelimo só entende a linguagem de guerra e neste caso, no lugar de 6 províncias, a renamo tambem acabará ficando com Cabo Delgado e muito provavelmente Inhambane. Esses são dados avançados pelas fontes que citamos acima.
Porque na verdade a frelimo não ganhou nem em Cabo Delgado nem em Inhambane. Apenas o voto tribal de Gaza é que garantiu a vitória da frelimo naquela província mas também com fraudes escandalosamente macissas. Se a renamo avançar militarmente para tomar as províncias que reivindica, a situação será muito grave para a frelimo porque já não haverá espaço para negociações uma vez que a renamo vai implementar a sua governação "à revelia". A estratégia da frelimo é de esperar que a renamo aumente a intensidade das operações militares na região sul para fazer concessões na mesa negocial mas ao que tudo indica, desta vez as coisas serão muito diferentes.
A frelimo tem retardado a assinatura do acordo final com a alegação de que as demandas da renamo ferem a constituição. Ora, a homologação dos resultados eleitorais está eivada de inconstitucionalidades, assim como a contracção das bilionárias dívidas escondidas que deviam merecer um respaldo parlamentar prévio, sem falar da movimentação do exército republicano para combater um partido político. Uma constituição pertence ao povo, neste caso, de Moçambique (do qual a renamo faz parte e é a maioria) e cabera a este povo decidir se vai rasga-la ou manter lá tal como está. A constituição que o Nyusi anda a cantar ficará com ele já no mato a fugir. A constituição da Republica de Moçambique não tem nenhuma cláusula ou artigo que "autoriza" que o partido que estiver no poder roube votos a luz do dia mas a frelimo está a praticar fraudes eleitorais escandalosas desde as primeiras eleições gerais e multipartidaria de 1994.
A frelimo está no poder desde 1994 até ao presente momento devido às fraudes eleitorais. Nenhum dirigente da frelimo foi preso devido a estas fraudes. Durante este tempo todo o povo viu vedada a sua vontade. Porque o povo quer a democracia verdadeira, estado de direito, justiça social, liberdade, desenvolvimento sustentável, etc e a actual constituição não garante isso ao povo mas o Nyusi e camarilha dizem que esta constituição deve ser respeitada, neste caso, a frelimo usa a constituição para impedir a democracia no país.
Então a renamo e o povo usarão da violência para fazer valer as suas exigências e a frelimo vai cair em 24 horas. Porque a frelimo é um grupinho minoritário cujos "membros" só o são por interesses umbilicais. A maioria dos funcionários públicos como professores, enfermeiros, funcionários das repartições públicas são obrigados a obedecer a frelimo sob risco de serem perseguidos ou despromovidos. E Agora a frelimo deve ter muito cuidado, o Nyusi e seu grupinho de sanguinários não podem pensar que são reis deste país e que podem fazer tudo ao seu bel-prazer.
O Nyusi e sua quadrilha sairá a correr dentro em breve, ele que não confie muito nas FADM, FIR e polícia, porque estas forças não nasceram na frelimo, nasceram no seio do povo, povo este que já está cansado com as desastrosas políticas do regime maconde da frelimo.
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
70 comentários
Comentários
Guido Banco Ijidor Ijidor isso ai unay queremos povo n poder
Jabro João Obrigado
Eduardo Domingos Frelimo gosta de ver pra crer. Sem ver, esqueçamos.
Humberto Simoes Bene Bene Força ai mano, nos traz sempre informações úteis.
Gosto16 h
Pauleque Joao WASU WASU
Peter Casimiro Keremos uma limpeza total desses diabos k odeiam o povo atravez dos seus interesses. Mas o dia chegará o as nuvens cobrirá o povo sofredor. Geraçáo vem e geraçao vai e a terra ficará para sempre. Nos um povo ficaremos para sempre mas a frelimo suca juntos os swus acolidos.
Gosto26 h
Marcelino Massada Ya mas fora nas hiformaçoes não cansse.
Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo Ixxo ai elustre Unay .... Xtamos juntos nessa batalha ...
Bilale Paulo Eu ja estou preparado com a minha vasoura, limpeza total e definitiva.
Ivanildo Mucavel Toda hora essa canção! Tal Março, até hoje.
Gosto26 h
Daniel Sithole eu tambo estou cansado
Rachid Said Para quem conhece a Renamo ja sabe que esta organizacao politico-militar possui a mais formidavel guerrilha do mundo e tem capacidade para fazer tudo.
Este paragrafo é terrivel, vamos ver se nao é mas para animar o povo
Alexandre Devissone Esta música parece que já não possui dançarinos a cada dia são promessas.Assim sendo mano Unay devia relaxar os dedos um pouco e falarmos da paz, porque com a guerra a Renamo não remove a frelimo do poder.A forçða da NATO bem treinada e equipada não aguentou numa fase duma frelimo sem logistica.kkkkkkkkkkkkk
Gosto26 h
James Chiseko Falacia. O imperio romano msm con geraia formidavela ruiu. E so lvr bm a hstoria da humanida. Sera o partidao possuidor da magia divina?
Sebastiao Jose Thomo BOM DESDE K NAO DERRAMA SANGUE
Gosto16 h
Fonseca Cussaiavida Quissimisse Amen mano unay seja isso k opovo kr , e da mais forca ao papae da democracia, k ganhe tempo avitoria e certa e certa e certa kerremos arenamo n poder ainda este ano, povo esta consigo viva opai da da democracia viva unay com seu grupo e deus esteja convosco e vz cuide pork esta cima d tudo mas forca ai mano e te amo e povo voz amammmmmmm
Fernando Limpo Viva renamo e viva afonso Marceta Dlakama. povo no puder xem duvidas Ali fica o meu lema
Gosto16 h
Carlitos Mario Mano e melhor esquecer ESE assunto de 6 província a RENAMO já prometeu muitas vezes nuca vim nada, e também a RENAMO não tem capacidade de fazer guerra, afrelimo nuca vai dar.
Gosto16 h
Chico Jasse Beu Voxe tambem ta nos a palhaçar muito
Ishmael Da Lnes Lampiao A verdade esta aqui: a estrategia da frelimo e de esperar que a Renamo aumente a intensidade das operacoes militares na regiao sul pra fazer concessoes na mesa negocial.
Mbalamanje Uzende Chanunkha Façam a guerra mas deixem o povo em paz .
Gosto25 h
Osvaldo Salvaterra Espero que seja verdade, porque tou cansado dessa merda
Helio Joao Afonso Afonso A mentira tem pernas curtas. Isso nunca vai acontecer. Alma da minha avo. Porque minha mae esta em vida
Gosto25 h
Angandimasso Alface Luís Por isso não falo muito esses dias, parece que tamos só pra brincar aqui.....! Queremos um assunto muito serio não de brincadeira, estamos cansados com a frelimo.
Gosto15 h
Customo Jo Jo Viva...
Alvaro Manuel Evite falar coisas que voce nao aguenta responder coisas que nao sao do teo tamanho
Carlos Antonio Kikiki kikiki, não é Álvaro? Outros só chateia só. Kikiki kikiki
Bento José OS FRELO SAO maning BURRO SO QUER ENTREGAR O PODER A RENAMO QUANDO PERDER 85% no campo da batalha burro ,na proxima elencoes a FRELIMO so tera 3 deputado na asembleia D's repubrica 0 na asembleia provincial DE centro e norte DE Mozambique
Gosto15 h
Almeida Antonio Com muita razao meus queridos irmaos .a RENAMO e um partido Democartico mesmo ja podia a governar a forca .mas amanha neguen ; neguen mesmo vai dizer que a RENAMO nao e Democartico.
Jorge Simiao Assinem guerra declarada para provarem o vosso potençial..porque cem isso esquecm a governaçao...deixem de atentados ao povo e encarem a frelimo frente a frente...mas xi cuetado da frelimo porque nem exercito nau tem..confiam simplesmente os nossos defensores do estado....irmaos tios sobrinhos k sau enviados para miçoes cem conteuds...e nem sei porque eles nau negam porque nem pertencem a frelimo...sinto muita pena deles...frelimistas que criem o vosso exercito do partido...porque quando se declarar a guerra sera tarde...
James Chiseko Leia a xtoria
Zina Ngorinenhi Thomas O que eu ker e ver esses malandros ladros preguicosos fora do poder e presos. Para os rangers de AFONSO DHLAKAMA desejo os muita forca e firme na causa justa do povo.
Sérgio João Félix Seja feita a vossa vontade .
Felisberto Rosário Já li esse manchete em outras publicações anteriores
Jorge Domingos Asalvasao esta perto
Gosto14 h
Helio Joao Afonso Afonso Quem se recorda o titulo d um texto que vinha. UM CONTO IGUAL A MUITOS, nao difere com promessas do invisivel jornalista dos resistentes
Gosto34 h
Genio Inacio Por mim a pergunta será se na verdade a renamo governar as 6 provincia como vai ser a situacao da divida passará p quem? E será os produtos circulara a vontade?
Edson Raul Marizane Avança n recua! o povo n poder..
Felisberto Felizardo tudo bem . e meu recado é cuidado seu povo porque povo é á renamo
Joaquimvideira Marove Agora estou parvo nao concigo preceber o certo.
Sará que nao temos central de control eletronico, no pais para discobrir donde vem estas afirmaçoes diarias e esclarecer ao povo oque se trata, ou é um jogo amigavel politico para aregadar fundos monitarios ate quando estes truques?
Jaconias Massango O FIM DO MUNDO ESTÁ PROXIMO! A bíblia diz isso desde ano 1. Para Deus mil anos é um dia, um segundo é um dia. Muitas palavras denunciam a incapacidade e fraqueza da Renamo.
Gosto14 h
Windo Maramba Oi mano unay ate quando isso? o povo ja ta cansado com a promensa da renamo, vamos governar so vamos govenar só emquanto o ano ja acabou, tão morrer muitos menbros da renamo em grande xicalas o senhor deve por na cabeça isso. Deves escrever coisa k tragem sulução nao so dar moral, si kerem governar, governe então nem só mentir pessoas, quente tem fome deve precurar como acabar.
Gosto14 h
Carlos Antonio Helio, eu mi lembro du tal texto. Parece é na 7class
Bizmungo Arape Tuto Meu Caro Unay Cambuma......isso acaba-nos palavras, a expressão "ESSA VEZ É DE VEZ " fala-se quantas vezes para a mesma situação?

2-Nos enfurecemos quantas vezes com o mesmo problema?
3-Nos prontificamos quantas vezes para agir contra uma situação?
4-Precisa-se quantos minutos para decidir sobre oque fazer contra a morte dos nossos membros?
5-Oque a Renamo vê no diálogo para ainda esperar enquanto seus membros estão acabando?
Obs: Paciência, tolerância deve-se acompanhar pela JUSTIÇA DE DEUS e ajustiça de Deus é acompanhada pelos "limites" .
Perdão por tudo.
Gosto14 h
Anjos Mussamacha E verdade k n Kerem a paz? Deixem os pobres viverem
Gosto14 h
Fracisco Benedito frelimo te dias contados
Cufa Acuna Memba Nguenha Meus irmao si alguem fica doent leva muito tempo pra morer ,mas o dia d mort é um dia so ,nao more duas veses e nem trez .e quando chegar est dia nem todos q tao a negar vao acreditar.
Jose Armando Bernardo Qual é o dadl line? Ansiedade.
Gosto13 h
Silva Paulino A Renamo é o povo moçambicano unido de todo o pais .por isso a frelimo vão passare a festa do ano novo embaixo das pontes ou ponte de catembe.
Gosto13 h
Eddy Prínce Simbine .kkkkkkkk êish so dá rir msmo, afinal o mês d março tem 365dias??
Nany Neydinha ONDE LUTAM 2elefantes o capim e k sofre,tamos a morrer somos indefesos e inocentes.
Eugenio Matine Mazine OS rangers nao percam tempo, é o cupar logo este vasto Mocambique, para ver esses ladroes de bilhoes de meticais na barra do tribunal e ao mesmo tempo no kalavôssa o vulgo xadrez...
Altino C. Domingos Zangado Ocupem ranger, mesmu eu ja to cansado d aturar exes gajus
Gosto128 min

Sem comentários: