quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Adriano Maleiane: “Peço paciência aos moçambicanos, ainda vamos sofrer” POR NINI SATAR



Momade Assife Abdul Satar adicionou 2 fotos novas

Antes de integrar o Governo de Filipe Nyusi, Adriano Maleiane tinha a ficha incólume. Era respeitado. Não sei se agora ainda assim o é. Provavelmente até pode ser considerado o pior ministro das Finanças que o país já teve.

Poucos dias depois de terem sido despoletadas as dívidas escondidas, Maleiane serviu de mensageiro do Governo. Foi ele quem disse que tal não iria afectar em nada o bolso dos moçambicanos. Nem um ano passou e agora pede “paciência aos moçambicanos”, porque “ainda vamos sofrer”. Quid juris?

Não sei em que arrazoados se baseou Adriano Maleiane para pronunciar as suas primeiras declarações. O facto é que a verdade, nua e crua, mostra agora que os moçambicanos estão a pagar, a peso de ouro, as dívidas da Ematum e companhia.

Foi de uma leviandade sem par Maleiane ter dito o que disse. Também aprendeu, rapidamente, a arte de mentir? Até quando este povo irá comer o pão que o diabo amassou? E amassou da pior forma. Adicionou areia ao trigo. Isto sabe à podridão.

Talvez o que Maleiane quis dizer é que as dívidas da Ematum não vão afectar o seu bolso e o dos seus colegas do Governo. Tenho dúvidas que eles estão a passar pelas mesmas dificuldades que a maioria do povo moçambicano. Eles até ainda continuam a importar whiskies!!!

Aos meus amigos e seguidores do Facebook, hoje vos trago uma matéria que tanto circulou nas redes sociais, mas podem não ter dado por isso. isto foi depois de o novel governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, ter anunciado a dissolução do “falido” Nosso Banco.

Trata-se de um Diploma Ministerial n° 61/16. Reparem para a foto dois do mesmo diploma: o regulamento foi aprovado pelo Decreto n° 49/2010 de 11 de Setembro. Contudo, só foi publicado a 29 de Março de 2016. Portanto, seis anos depois pelo actual ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.

Não tenho dúvidas que Adriano Maleiane e o antigo governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, previam que alguns bancos iriam sucumbir. Dai a entrada em vigência da norma.

E é este mesmo diploma que agora, como uma faca bem afiada, cortou a esperança dos que haviam depositado as suas parcas migalhas no sucumbido Nosso Banco. Agora é só rezar à espera de dias melhores, enquanto Maleiane e a cúpula governamental vivem no bem bom, alheios à realidade que aflige aos moçambicanos.

Já pensaram se as eleições gerais fossem amanhã?

Um abraço amigos

Nini Satar



Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Sr. Momade Assife Abdul Satar, nós temos que ser a mudança que queremos. Uso estas palavras pra responder a sua questão (Já pensaram se as eleições gerais fossem amanhã). É uma pena que muitos de nós não entendemos o porquê da cerveja barata (3-100MT) e do arroz caro.

Obrigado.

Eliminar
Fernando Manuel Férman Políticos preferem deixar o povo bébado para continuarem com seus 'dribles'.
6 · 11 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Facto.
2 · 11 hEliminar

Eliminar
Wilson Rui Hobjana Interessante!
11 hEliminar

Eliminar
Bandeira Matsimbe Eleições não derrubam regimes irmão Maxwell num país onde o nivel de analfabetismo é maior enfim vamos fazer nossa parte tal como nossos irmãos na beira,zambezia e nampula fizeram empurrar um pouco esses tiranos e opressores sera um processos depois se dermos em conta alguns vão devolver a mola outros vão presos na verdade meu partido precisa seu diciplinado nas eleicoes que se avizinham parabens aos sul africanos por terem diciplinado a ANC
8 · 11 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Bandeira Matsimbe é um facto. Mas acho que se for a ler o meu comentário, vai perceber que de uma forma mais resumida escrevi a mesma coisa que acabou de escrever.
6 · 10 hEliminar

Eliminar
Bandeira Matsimbe Subescrevo irmão Maxwell Marie Maistre teorico frances diz "cada povo tem o governo que merece" eu concordo com esse teorico dado que a ignorância popular é a responsavel pela escolha de maus politicos aqueles representam o povo.
Temos que mudar e quebrar esse paradigma nenhum povo merece ser mal representado e desegorvernado por vezes tenho que concordar sem quere concordar com "o pato Donald TRUMP" em seus pronuciamentos em relação aos lideres africanos quando afirma que esses só querem perpetuar-no poder e oprmir seus povos
Que o africano é indepedente na sua terra mas vive como escravo...enfim urgem mudanças estamos diante de 40,anos de mã gestão e mã governação e somos manipulados com capulanas,mucumes e 3/100 sempre que as eleicões se avizinham estamos a pagar pelos barcos do santo adorado e venerado ATUM ,brevemente sera essa merdinha digital alias podemos viver sem essa merda digital mas como fome,instanbilidade politica,finaceira e economica não....uf sorry irmão tu nào es o culpado disso bom dia aquele abraço
1 · 10 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Hehehehe...

A revolução pacifica, abre caminho a revolução violenta.

Como minha avô dizia: Um dia é um dia. Um dia essa m**da vai mudar...deste exemplo da África do Sul, sabes que o nivel de analfabetismo "lá" também é elevado? Mas o povo "educado" e "não-educado"...está a por o ANC na linha. Logo, que nós é que temos que mudar, para que os nossos governantes mudem.

N.B: Não existe governo sem o POVO.

Viva o Povo....
2 · 10 hEliminar

Eliminar
Elias Valente Langa Moçambique nao te povo.esse ladrões ja deveriam estar fora do poder a muito tempo
10 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Irmão Elias Valente Langa, depende do ponto de vista. Kkkkkk
10 hEliminar

Eliminar
Bandeira Matsimbe Sim concordo irmão o que procuro trazer para nossa reflexão conjunta é que em paises onde tem maior indice de analfabetismo a democracia não tem espaço pois facilmente podes manipular o povo.voto americano foi de certa forma conciente creio ate certo ponto pessoas houve tendencias para manipular o eleitorado mas não houve espaço não tenho numeros de indice de analfabestismo na africa do sul gostava de cruzar esses dados com os que tenho em relação a moçambique onde somos premiaveis de ser manipulados olhas nas eleicoes autraquicas passadas o meu partido perdeu na urbe e consegiu na zona sub urbana "vencer"ora vejamos é lá onde habitam os mas vulneraveis,é lá onde são transpirtados em my loves,é onde os katanas fazem e desfazem mas foram eles mesmo que votaram para não mundança imaginas irmão Maxwell mesmo para escolher chefe de quarteirão é dificil imagina escolher um opressor é tarefa facil para eles sofremos ate certo ponto nas nossas escolhas e somos manipulados pevido ao analfabetismo
2 · 10 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Kkkkkkkkk...ok. ;-)
10 hEliminar

Eliminar
Elias Valente Langa O dia que nos pensarmos para o bem estar do nosso Moçambique.ai sim tudo vai mudar,mais nos só pensamos para nos.Moçambique somos todos
1 · 9 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Moçambique não está em crise. A mente dos Moçambicanos é que está em crise. ;-)
1 · 9 hEliminar

Eliminar
Otilio Beijo Se a mente dos mzambicanos esta em crise entao Mozambique esta em crise. Pois, nao existe mozambique sem mzambicanos.
8 hEliminar

Eliminar
Bandeira Matsimbe Politicos são como fraldas de vez equanto é necessario mudar...que assim o diz não sou eu mas sim Eça de Queroiz enfim chega de mesmidade e pollitiquices vocês prometaram- nos futuro melhor que eu Bandeira Matsimbe prefiro apelidar de futuro incero chega de ideias estomacais nós escolhemos lideres para governarem nosso país não opressores para nos oprimirem enough is enough obrigado Momade Assife Abdul Satar mantenham- nos informado com detalhes sobre a situação politica,economica e social de Moçambique estamos atentos a tudo que venham eles com superbook,3/100,e gins barratos para nos distrair em dezembro mas estamos atentos as dividas ilegais,custo de vida,subida de agua e energia pode parecer que estamos a dormir como diria Messias nhanado Maricoa mas não estamos a ferrari
8 h · EditadoEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Otilio Beijo, cada um tem o direito de intrepretar como quiser. É um direito teu (pra um bom entendedor, meias palavras bastam). ;-)
8 hEliminar

Eliminar
Otilio Beijo Humm!
7 hEliminar

Eliminar
Francisco De Assis Cossa Gostei dessa parte onde ele diz vamos sofrer, ele falhou queria dizer vão sofrer. Eu admirava este homem mas agora qndo aparece na tv troco de canal sei que vem ai mais uma mentira
14 · 13 hEliminar

Eliminar
Mulandi HI Mina Kheni A frelimo é um parte suportado de mentiras, assassinatos desde a sua criação.
12 hEliminar

Eliminar
Mulandi HI Mina Kheni dizia partido
12 hEliminar

Eliminar
Raul Ganda Mas ele nao e culpado de tudo isto foi usado como tantos outros.
11 hEliminar

Eliminar
Dercio Dercito Pois é Raul

Quando ele foi empossado Ja existia a dívida, e não é porque ele seja Xpert que irá mudar o nossa actual situação económica "Em tempo de record"
3 hEliminar

Eliminar
Francisco De Assis Cossa Numa caixa de peixe se um estiver podre aconselha-se a deitar todo peixe significa q todo peixe esta podre
3 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Ainda vamos comer muita NIVEA, a pensar que é YOGURT...por causa das maracutaias deste Sr.

15 · 12 hEliminar

Eliminar
Papinto Antony Pap O nome dele ai diz quase o que ele é ladrão hudini
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Bem mesmo. Rouba e desaparece. Kkkkkk
11 hEliminar

Eliminar
Sonia Choi Dos Santos Grande Ladrão
1 · 9 hEliminar

Eliminar
Álvaro Xerinda "O que mais dói na miséria é a ignorância que ela tem de si mesma." Mia Couto
4 · 11 hEliminar

Eliminar
Kata Jornina Estou farta deste país me imvergonho de ser Mocambicana tenho nojo de ser Mocambicana a minha indignacao é tao grande qie nao tem tamanho. Estou farta das politicas e dos politicos deste país. Senhot Maliane nao vamos sofre nos é ke estamos a sofrer e voce esta ai cheio de relagias. Voce e tda sua laia.
6 · 12 hEliminar

Eliminar
Larson Rodolfo Lucas Respire fundo, imaginamos a sua dor.
11 hEliminar

Eliminar
Kata Jornina Ja nem consigo respirar no meio de tamanha injustiça ladruagem a ceu aberto corrupcao desmedida sem vergonhice... Em africa nao ha lideres mesmo cmo diz Trump. Samora foi unico ke se preocupava de verdade com seu povo o resto é uma catastrige. Hienas abutres.... Em fim muito indignada
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Noberdino Da Luana Efigénia Escreveu tudo o que eu precisava....
6 hEliminar

Eliminar
Michel Muchanga Concordo com Momade Assife Abdul Satar quanto ao facto de ser alguém que outrora era muito respeitado. Mas hoje talvés seja o pior mesmo.
1 · 40 minEliminar

Eliminar
Lerry Good A culpa disto tudo e' de alguns de no's que insiste em manter esses gatunos no poder. Disse!
5 · 10 h · EditadoEliminar

Eliminar
Neusa Dausse Ate cinco anos, chiii Quem nao morrer a fome agradeça a Deus.
3 · 10 hEliminar

Eliminar
Meque Curtis Classico Vamos fazer dieta obrigatório
8 hEliminar

Eliminar
Papinto Antony Pap Eu não vou fazer filhos pelo menos nesta fase e enquanto continuarmos com esses g...tunos
3 · 11 hEliminar

Eliminar
Pedro Paulinoo Massango Esse tal senhor que enriqueceu criando patos e tornou se bilionário com a sua cúpula Moçambique só lamenta por ele..esse senhor é um diabo na terra.. é um mafioso da primeira espécie,, maldita hora por ter nascido neste país de povo chamado pacífico e hospitaleiro para o caraças..ser moleza e burro é sinônimo pacífico?? Por mais que as eleições fossem hoje esses molezas de povo moçambicano iam votar nesses gatunos e mafiosos..este povo só murmura nas costas desses governantes mas quando chega o momento decisivo não tem testículos no lugar para desmantelar essa cópula de bandidos engravatados....por isso a FRELIMO vai nos fuder até nas orelhas porque no cú já se cansou...

10 · 12 hEliminar

Eliminar
Tetao Da Silva O pato deve mesmo morrer
1 · 12 hEliminar

Eliminar
Calton Basilio Nini, estas num bom caminho continua assim, Quem sabe se assim não ganharás mais fãs e incentivem a te candidatares a presidência da República. mas em relação a sua questão de "imaginem se as eleições fossem amanha" eu tenho uma simples resposta pra ti: assim você acha que as eleições em Moçambique contam? Ou pensa que a Frelimo é tão inocente quando se trata de roubo de votos? Essa merda enquanto não acender a Frelimo nunca vai parar de governar e a Renamo nunca vai parar de fazer teatros de publicidade de reevendicar a sua Victoria que foi transformada em derrota. Escrevam isso nas vossas mentes. Eu só não sei em que mundo estou e quem são os meus companheiros e compatriotas desse belo pais que não conseguem dizer chega de papéis e vamos a rua cobrar o nosso direito e defender a nossa pátria com unhas e garras. Ou esqueceram se das guerreiras palavras que formaram uma linda frase "mil vezes morrer por algo que viver por nada". Esperar sentado cansa irmãos vamos a luta antes que ela venha a nós a todo custo, já que, ja se encontra entre nós essa maldita luta.
10 · 11 hEliminar

Eliminar
Boaventura Alberto Massango Aplausos. Combinou bem as palavras.
1 · 10 hEliminar

Eliminar
Calton Basilio Tem que ser irmão cansamos nós
10 hEliminar

Eliminar
Calton Basilio Até quando reclamar?
10 hEliminar

Eliminar
Jose Bento Jose Bento Da mesma maneira k esse bando de sanguessugas teve coragem de levar arma em punho e entrar na mata combater os colonos derrota-los e expulsa-los porke k nao ganhamos corragem d organizr um encontro tracemos linhas para expulsar todo aquele k sta ou xteve n governo com intencoes de lesa-patria ,gatunagem e refrescar o mocambique
5 hEliminar

Eliminar
Weiss Mocalacha Se eleições fosse hj nao ia mudar nada.... FRELIMO ia ganhar bem mesmo
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Larson Rodolfo Lucas Por culpa daqueles que não sabem que a mudança é única solução.
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Weiss Mocalacha Kkkkkkk..... 70% da população é analfabeta, VC espera mais uke? Ate comida negaram porque vem da MDM
3 · 11 hEliminar

Eliminar
Larson Rodolfo Lucas Kkkk... estamos fudidos.
1 · 10 hEliminar

Eliminar
Nelio Bata Só espero k 2019 chegue logo, a melhor forma de sancionar essa corja, é na urna de votos.
2 · 8 h · EditadoEliminar

Eliminar
Anibal Machili Mas metes o teu voto la na caixa e vai desaparecer e com ou sem editais, ha vencedores. ...
1 · 4 hEliminar

Eliminar
Abel Philip este país virou esconderijo de gatunos, panciência Este é que os moçambicanos perderao. mas um dia terao recompença....
2 · 10 hEliminar

Eliminar
Nelson António Mucavel E tresti oq eses ladrões da frelimo fazem com o povo,mas tenho fé q ese sofrimento vai abrir a nosa visão p q possamos fazer algu p tirar esa rede de bandidos q governam ese noso pais.
12 hEliminar

Eliminar
Mary da Silva Paciência pra dar tempo aos ladrões roubarem o pouco e suposto pão amassado pelo diabo e massado pelaa pernas sujas. .. haja justiça ...embora que não é neste país onde tudo e feito a fecha boca... cansasso
11 hEliminar

Eliminar
Armilo Baptista Bom dia Nini Satar.Obrigado por nos deixar mais uma vez informados sobre os assuntos do nosso belo moçambique.

Minha opiniao quanto ao Maleane.
Na minha humilde opiniao,se eu fosse maleiane ja teria me demitido do cargo,primeiro pelo bom nome,reputação,que ele como gestor conquistou com muito sacrificio por longos anos de vida.Depois do governo de Guebas,o pior ministerio k alguem pode assumir é o ministerio das finanças.Sinto muito,mas a verdade é k nesse mandato o maleane foi colocado para fazer se ele pode fazer milagres de boa gestao,pork um ministerio das finanças sem dinheiro como o nosso o gestor só pode mesmo ser mau gestor e ser falado mal com o povo.Nini Satar,as dividas sao enormes,é normal numa situação dessas o maleane ficar pateta e trocar sempre de opiniao.Cada vez k ele descobre mais dividas,tem k mudar d opiniao,pork cada vez k se descobre mais uma alfacatrua do guebas com os comparças ele tem k mudar de estrategia.Sinto muito para ele,pork nesse ministerio ele so entrou para estragar o seu bom nome.
5 · 11 hEliminar

Eliminar
Cucucha Beno Certo
11 hEliminar

Eliminar
Lugenia Machava Concordo plenamente contigo Armilo Baptista maleane nao é o mau daa fita. Coitado ta sendoo feito de pateta. Ele ate ja disse uma vez k nao queria mais ser ministro quando tinha-se divulgado apenas uma. Quando vao a reuniao ele com A. Do Rosario vao ter informacoes com aqueles do FMI que o país ta super individado e foram mencionadas as dividas todas. Quand volta ao país ele pôs o governo na escolha: ele diz ao povo a situacao real do país ao povo ou abandona o cargo...
1 · 5 hEliminar

Eliminar
Anibal Machili Mas o homem continua la pq. Quer. Será k ainda nao tem mola para ir a reforma? E deixar o stress p os jovens.
4 hEliminar

Eliminar
Armilo Baptista Nos vamos sofrer pork deviamos negar essas dividas logo no principio da historia.

O governo do Nhussi tambem ta sendo cumplice nisso tudo,pork a verdade é uma:

1 - As dividas ocultas nao sao dividas publicas,pork temos a constituição e la ta bem claro o k é necessario para k uma divida seja considerada publica.

2- A um malandro k passou por cima da constituiçao foi pedir dinheiro e mentiu para eles k o povo aceitou k esse dinheiro fosse pedido para um certo fim k so ele é k sabe e quando o valor chegou desviou para outros fins da cabeça dele.Pork nunca ouvi o povo,nesse caso representado na assembleia a pedir a compra de armamamento,etc....ematuns entre outros...

3 - Se um indiduo passa por cima da constituiçao,independentemente de quem seja ta cometendo um crime e tem k responder por isso.

4- Todo mundo sabe k o Guebas e os comparsas cometeram um crime,seja o dinheiro doado ou nao,mas se foi doado ou emprestado,emprestaram ao povo moçambicano e nao a frelimo(Guebas),entao ele nao tem direito de pegar o valor e usar sem nosso consentimento,pork temos nossos representantes na assembleia.

5- Estamos a ver alguns pequenos dirigentes a serem presos pork desviaram fundinhos,outros por desvio de aplicaçao de valores publicos,a pergunta é,quando é k esses senhores vao responder pelo crime de desvio de aplicaçao do nosso dinheiro?

6-Uma pergunta:Sera k o povo esta tendo algum ganho com o mau uso do dinheiro?

A ematum esta beneficiar a quem?
A proindico ta benefiar a quem?
As armas k comprou qual é benefio k tao a trazer para o povo?
MAM ta beneficiar a quem?
Tantos barcos parados k nem ha dinheiro para operacionalizar tao a benefiar a quem?

As dividas nao vamos conseguir pagar,estamos a espera de sermos perdoados,mas é assim eu como povo aceito sofrer,mas vou sofrer pelo menos quando saber que quem causou o sofrimento esta na cadeia.Agora eu sofrer e os criminosos a fazerem festa isso é o k ta doer mais.
Eles devem pagar o nosso dinheiro,que vendam todas as empresas deles e devolvam o nosso dinheiro e levem todos os seus barcos e armamementos,ematuns entre outros e desaparecam nesse pais,pork essas coisa nos nao pedimos,nos pedimos agua,energia,comida,medicamentos,escolas,hospitais,estradas,salarios condignos entre outras coisas k o povo nessecita.Devolvam nosso dinheiro,tenham no minimo,vergonha na cara.

Força Maleiane,nos entendemos a corragem k tens de ser sincero com o povo,pork os outros nem conseguem falar a verdade.Assim ficamos a saber k nao ha realmente dinheiro,e tentarmos poupar mais aquilo k ja nao temos.Nao vou me adimirar amanha apareceresa dizeres outras coisas,pork tambem nao vou me adimirar em ouvir outras dividas escondindas.Nos comunique sempre k ver k a situaçao vai do pior ao pior,prefiro viver na realidade.
3 hEliminar

Eliminar
Joaquim Magaia Mabjaia Eu na minha opinião digo abertamente que o culpado é o povo não o governo,,,, quem escolheu e votou ?povo buro deixou de ir trabalhar para fazer campanha e votações aos ladrões agora estão murmurar oque?
2 · 9 hEliminar

Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans U outr k nx abuza e akele k da o programa ""balanco geral""george matavel e muit xtupido envez d semp dizer k us culpads devem devolver u nosso taku vive dizend k temx k dechar d nx lamentar i seguirmx enfrent,porcaria
6 · 12 hEliminar

Eliminar
Jaime Antonio Porcaria mesmo
11 hEliminar

Eliminar
Calton Basilio Um filho da puta.
11 hEliminar

Eliminar
Golden Boy Diamond È um grand lambi botas
10 hEliminar

Eliminar
Jose Bento Jose Bento Lambe-cu
5 hEliminar

Eliminar
Felix Simbine O inferno nao é onde muitos pensavam ou pensam k era ou é, mas sim, é aki em Moz, cujo diabo xtá a solta com a sua equipe . Nyusi xtá cego e as suas bengalas brancas xtao sujas e sem capacidade de detectar os obstáculos.
1 · 7 hEliminar

Eliminar
Utui Cardoso Jose Cardoso Grande analista ....nini satar..o senhor ajudou nos abrir avisao , so k o corracao quando e pedra dificil e copreender...muita forca mano admiro tanto o teu conhecimento...
1 · 7 hEliminar

Eliminar
Fraga Nhantumbo Respeito muito a sua posição Nini Satar. Uma das funções mais exercitadas na vida de qualquer ser humano é a crítica, o ser humano cultiva o hábito de apontar erros, enxergar falhas, descobrir defeitos.

Em minha opinião o grande problema não é a crítica propriamente dita mas " Quem " a está fazendo e a tónica que está sendo utilizada. Com todo o respeito nada contra ms coloque na mesa uma CRÍTICA CONSTRUTIVA quem sabe a mesma poderá ns ajudar a sair do caos em q estamos mergulhados.

Ms não disse meu muito obrigado.
2 hEliminar

Eliminar
Edgar Bettencourt É lamemtável a forma cruel como os nossos governantes enganam o povo, isto é pior que o Holocausto nazista. Veja bem: há uns dias atrás quando decidiram cortar abonos aos funcionários públicos o mesmo maleiane assegurou que a medida não ia afectar professores e enfermeiros, no entanto, cortaram, deixando muitos professores em agonia. O pior é que neste pais há o tal problema de agricultura: EXCESSO DE NABOS E FALTA DE TOMATES.
1 · 12 hEliminar

Eliminar
Joseph Sambo Porque todos falam de 2019?nós moçambicanos sempre atrás mas vivemos copiando os outros só em coisas ruins em boas nada,pergunto Brasileiros esperaram o fim do mandato pra agirem?
3 hEliminar

Eliminar
Neyze Neyze Haja Deus, porque paciência está nos 1% no coração dos moçambicanos. Se um desses dirigentes passasse no meu quarteirão a pé, chegava no quateirão a seguir dispido.
10 hEliminar

Eliminar
Gimo Manuel Joao As nossas dores são profundas e de uma longa data o povo a clamar e no qual eu e a minha familia fazemos a parte desse povo que torcem no braço de ferro dia pós dia
7 hEliminar

Eliminar
Jaime Antonio Temos que criar um movimento de sociedade civil isento onde a populaçào sera membros principais para lutar com pulso firme contra todos esses que usam dinheiro indevidamente o dinheiro do Povo....so assim que de forma sistematica podemos enfrentra esses Vampiros
5 · 11 hEliminar

Eliminar
Calton Basilio Nos só precisamos de um mandante ou alguém com essa iniciativa. Eu estou dentro como membro desse movimento. Seria bom se pusessimos essa ideia em prática. Qual é sua ideia?
11 hEliminar

Eliminar
Jaime Antonio Sim sim Calton precisamos de mais pessoas assim poderiamos agendar um encontro...para traçar os planos directores
11 hEliminar

Eliminar
Jose Bento Jose Bento K tal formamos um grupo de 15 membrs vestirms apenas fraldas irmos a casa do povo protestarms contra onda d aconteciments covards sobre povo moxambcn
1 · 5 hEliminar

Eliminar
Tomás Simião Tamele A proximas eleiçoēs a frelimo nao ganha,acreditem!!
2 · 11 hEliminar

Eliminar
Calton Basilio Achas que as anteriores ele ganhou?
11 hEliminar

Eliminar
Boaventura Alberto Massango Se nunca ganhou
10 hEliminar

Eliminar
Narguice Khan Por mais ke nao ganham vao roubar votos como sempre
9 hEliminar

Eliminar
Manuel Tourais Meu caro..mesmo eu ou vc se formos candidatos da frelimo ja ganhamos...todos anos fala se mesma coisa
9 hEliminar

Eliminar
Anushwes Bartolomeu Boque Afinal Guebuza está onde??nada acontece com ele keee??
1 · 10 hEliminar

Eliminar
Isac Manhique Se as eleições fosem amanha todos ja sabem a resposta
8 hEliminar

Eliminar
Álvaro Xerinda Temos dores diferentes
11 hEliminar

Eliminar
Linette Olofsson Não há paciência com ladrões
12 hEliminar

Eliminar
Joao Williamo Tivane Triste de msis
11 hEliminar

Eliminar
Isidio Saraiva Paciência?!!!!
11 hEliminar

Eliminar
Bom Fumo Fumo Dizem que o povo moçambicano é pacífico, mas isso é mentira o povo moçambicano é medroso, lambe-bota apenas só sabe murmurar e quando chega o dia da decisão comete o mesmo erro. ACORDEM FILHOS DE SAMORA O PAÍS ESTÁ SER AFUNDADO POR ALGUNS MALANDROS, PREGUIÇOSOS QUE NEM QUEREM SABER DO SEU POVO.
2 · 9 hEliminar

Eliminar
Dudu Mangueze No entanto o filho do Nyussi não tem paciência nenhuma,vive á francesa

2 · 10 hEliminar

Eliminar
Papinto Antony Pap Mas é assim mesmo os que conseguiram os mamilos dos seios de mãe MOCAMBIQUE estão chupá-Los sem parar e nem sequer crescem para ceder aos mais novinhos ...saga
1 · 9 hEliminar

Eliminar
Pedro Munguambe Todos nós sabemos qual é o problema....
Todos nós sabemos aonde está o problema...
Todos nós sabemos de onde vem o problema
Temos tudinho sobre OS problemas
Resta coragem a cada um de nós para resolver os problemas.
O PAI-PROFECTA SAMORA
FALOU ONTEM TUDO O QUE TA ACONTECER HOJE.
2 · 7 hEliminar

Eliminar
Pedro Munguambe O povo moçambicano e cobarde...
Eu sou cobarde
1 · 7 hEliminar

Eliminar
Tetao Da Silva Mesmo assim a frelimo sem vergonha nas eleições do "amanhã"vao diser que ganharam mesmo?isso depende de nós,vamos fazer a mudança manos e manas
2 · 12 hEliminar

Eliminar
Arlindo Chibebe O Mosca chegou a dizer que as declarações do Maleiane, eram próprias de um estudante de Noções de Economia da Universidade de Nachigwéia. É lamentável quando um economista de renome é banalizado desta forma, porém a culpa dele mesmo.
3 · 12 h · EditadoEliminar

Eliminar
Sininha Intique Falhou coitado queria dizer vão sofrer e disse vamos ,podem ter certeza que ele não ta ser nem tao pouco a fectado
1 · 10 hEliminar

Eliminar
Leckson Alekss Gosto de acompanhar as suas publicacoes sabias Nini Satar.
Esse Maleiane e os colegas dele vivem bem onde estao e nós é que estamos a sofrer.
Nós é k estamos a pagar as dividas de ematum sem termos consumidas. Agr saem nas tvs a dizerem k temos k seguir em frente.
Ha trinta dias atras o guebuza saiu na tv falando k temos k seguir os passos de Samora Machel para vencermos esses desafios, mas hoje estamos numa cova preta sem iluminacao por causa dele. Ele é o autor de todos esses problemas mas agr sacode agua no capote.
Pra onde vamos terminar com isto moçambicanos???
Thanks por mais uma informacao interessante NINI SATAR.
1 · 12 hEliminar

Eliminar
Mano DU Só para esclarecer, o decreto 49/2010 nao foi publicado em 2016. O decreto 49/2010 cria o FGD (Fundo de Garantia de Depositos).

O decreto 61/2016 fixa em 20.000,00 o reembolso por cada depositante, tendo em conta o FGD, aprovado atraves do decreto 49/2010.
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Boaventura Alberto Massango É na mesma, se eu disser vamos à rua amanhã cedo, ninguém irá. E agora?
1 · 10 hEliminar

Eliminar
Mulandi HI Mina Kheni Se as eleições fossem amanhã ainda nos daria tempo de recuperar alguma parte dos valores saqueados por esses gatunos.
12 hEliminar

Eliminar
Elias Valente Langa Não a revolução sem mortes,o nosso maior erro é pensar em nós,o dia que pensarmos para o bem estar de todos vamos mudar
10 hEliminar

Eliminar
Reginald Carlos Eu sou incorfamado que haja guerra melhor poooo ja e demais o povo ta no silêncio medo medo pora
10 hEliminar

Eliminar
Marlon Uache O KingdoBoda Enquanto não houver justiça e transparência no escrutínio eleitoral pagaremos casa centavos que este bando usa nos seus caprichos.
11 hEliminar

Eliminar
Rui Virchand Ladrões duma figa sempre desacretitei nos partidos políticos hoje vejo que tinham toda razão. Frelimo bando de ladrões
7 hEliminar

Eliminar
Francisco Wilson Se as eleicoes fosse amanha iriamos ter mais camisetes e capulanas de campanha
8 hEliminar

Eliminar
Zainadiny Abdul Satar Aí aí aí maleiane maleiane já estamos a ficar fartos dos teus relatórios falsos, relatórios triunfalistas, relatórios que escamuteiam a realidade.
2 hEliminar

Eliminar
Jorge Jaime Magaia É hora de nós os moçambicanos tomarmos uma atitude,basta deste sofrimento.se ficarmos de braços cruzados agent afunda ainda mais
9 hEliminar

Eliminar
Hilario Zitha ya meu amigo nini,essa foi forte,mas com tudo tens toda razao.sinto pena de tdos nos
12 hEliminar

Eliminar
Jorge Bush É verdade,de facto a agricultura é k é o nosso Grande calcanhar de Aquiles,apostamos mais na produção d NABOS,e deixamos d nos preocupar em produzir TOMATES,tome nota,só os fortes vão entender,país d Mérida esse onde nós nascemos,mas tudo terá fim.
6 hEliminar

Eliminar
Paulino Naene Dio Há um ditado que diz: "O povo que elege corruptos nao é VITIMA, é CÚMPLICE"
8 hEliminar

Eliminar
Gil Lino Lino Ainda vamos fumar cachimbo de maconha embrulhado por maleiane
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Viriato Eugenio Mate Mate E uma pena ver um intelectual do nivel de Maleiane se converter a Burro porcausa de intereses políticos.
17 minEliminar

Eliminar
Inocencio Simao Mariquele Isto é o mesmo que dizer que não há garantia nenhuma, já imaginou alguém com um milhão de meticais depositado receber como garantia vinte mil?
11 hEliminar

Eliminar
Dady Sabino Momade Assife Abdul Satar é verdade mas velho
12 hEliminar

Eliminar
Victorino Hamilton Mude um pouco de assunto Sr Nini isto de escrever de " governo e ostentação " ja esta a fartar esta a tornar-se rotina...Quando eu abro a sua pagina ja até sei o que hei de encontrar. Foi so uma humilde sugestão. Imperiosamente: passe bem.
1 hEliminar

Eliminar
Xavito Tila Tila Amigo Momade Assife Abdul Satar, vamos procurar soluções para a superação da crise em que o Pais atravessa, nada de alarmar o povo porque tu também estas num bem e bom, mas andas por ai a agitar o povo ao em vez de dar dicas ao povo de como te safas
8 hEliminar

Eliminar
Maxwell K. J. Carimo Priscila Macanji
11 hEliminar

Eliminar
Celso Marrengula São as ordem o velhote tem andado kete
1 · 1 hEliminar

Eliminar
Armandinho Da Filipa Cambuma Doce
1 · 12 hEliminar

Eliminar
Volta Samora

31 minEliminar

Eliminar
Jaime Chambule A verdade é que o Maleiane está a ser feito palhaço!
7 hEliminar

Eliminar
Fernando Mangujo Mangujo Eles não falam a verdade mentem mais depois querem o nossa voto .
8 hEliminar

Eliminar
Noberdino Da Luana Efigénia Cansei de escutar as palavras desse cadáver andante
6 hEliminar

Eliminar
Zakil Ismael Tamos fudidos
7 hEliminar

Eliminar
Fondo Armando Concurso de vaga........
- admite-se um presidente.......
6 hEliminar

Eliminar
Celso Marrengula Frelimo é frelimo xtes gajos roubammm poxa
1 hEliminar

Eliminar
Dinho Jose Nhantumbo Lamentável
6 hEliminar

Eliminar
Aida Chemane Tens razão Nini
10 hEliminar

Eliminar
Abdul Aziz Al-Agy No comment!
11 hEliminar

Eliminar
Miguel Serage Lastimável esta situação
12 hEliminar

Eliminar
Jaime Antonio Abominavel
11 hEliminar

Eliminar
Sarmento Horácio Não votaria neles, até porque nunca votei-lhes!
9 hEliminar

Eliminar
Garroto Payton Sinceramente

9 hEliminar

Eliminar
Benny Muianga Pais do pandza
10 hEliminar

Eliminar
Aderito Paulino Maxava Ya. Rendi....
11 hEliminar

Eliminar
Vasconcelos Nhone Nhone A FRELIMO E QUE FEZ A FRELIMO E QUE FAZ.... LEMBRAM DESSA MUSICA.....MEUS CAROS O NINI E UNICO CORAJOSO DE MOCAMBIQUE TODOS NOS FALAMOS NO SILENCIO POR ISSO QUE SEREMOS GOZADOS
1 · 6 hEliminar

Eliminar
Warchild Vilakazi Nini concordo e apoio o seu raciocínio.
9 hEliminar

Eliminar
Fernando Sande igi!!ndatoupa mbo yne na bõma ishy
Sociedade de Notícias: o tombo d'um gigante!
Esta notícia é avassaladora. Deixa-me com sabor a fel. Quem diria? A Sociedade de Notícias? A caixa de ressonância do Governo do dia? Pois é: está a sucumbir à crise que bala o país.
Esselina Macome, PCA da Sociedade de Notícias, não conseguiu evitá-lo. Disse em bom som que a empresa não tem dinheiro. Nem para comprar papel. Por isso que o jornal escasseia na rua. Aliás, há muito que a empresa anda com problemas. Aboliu o caderno cultural às quartas-feiras, o “Domingo” só tira alguns números para “inglês ver” e o “Desafio” socorre-se das notícias da internet e sai prenhe de erros. Até há atrasos salariais.
Ainda de acordo com a PCA, a empresa vai ter que mandar à rua um certo número de trabalhadores. Um deles devia ser a sua sobrinha. Dizem que roubou lá 40 mil meticais e nada lhe aconteceu. Cáspite!
Crise em parte…roubou-se (rouba-se) muito no “Notícias”. Tem muita gente ali acomodada que não faz nenhum, mas recebe salários chorudos. Outros aventuram, criam os seus jornais, depois de falirem voltam ao “Notícias” e são premiados com cargos de chefia. Mamam e não produzem nada.
Não se explica que uma empresa detida 90 por cento pelo Estado, com monopólio de publicidade, apareça-nos de tangas. Há qualquer coisa não muito bem explicada. Responsáveis? Como sempre: não há culpados.
A Sociedade do Notícias é detentora dos jornais “Notícias”, “Desafio” e “Domingo”. O “Notícias” foi fundado em Abril de 1926. É o jornal de maior circulação no país. Há mais de trinta anos que para mim é obrigação lê-lo, mesmo que não traga nada de especial. Está-me no sangue.
A notícia de que está em colapso pode até apanhar muitos de surpresa. A mim não. Há muita roubalheira lá dentro e isso só não se verificava porque o Estado continuava a drenar fundos. Agora que estamos em crise o velho problema veio ao de cima. É uma vergonha.
O “Notícias” foi uma grande escola de muitos nomes do jornalismo moçambicano. Praticamente todos da velha guarda por lá passaram. Mas ultimamente tornou-se um antro de fofoqueiros. Caixa de ressonância. Só repete tudo o que o Governo diz. Não questiona. Se sucumbisse definitivamente, só faria falta dado o seu historial. Em termos de qualidade…zero!
Nini Satar
47 comentários
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Abdul Remane Ibraimo
Abdul Remane Ibraimo Triste realidade,ontem queria Jornal Desafio,mas vi na praça.Não se justifica o jornal que maior das publicidades das empresas públicas e privadas estão lá.Em fim...
Dércio Hunguana
Dércio Hunguana É o pais dos libertadores coruptos, monetariamente insaciaveis.
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris Kķkkkkkkkkk rir espanta a treva. So poderei me comportar assim para nao cair. embora seja o transporte que nos resta prefiro ir à pè e sorrindo para nao sentir a distancia até ao fim deste filme
Omadio Harissancar
Omadio Harissancar Mais uma obra dos talentosos saqueadores dos bens públicos. Quanta ganância se vive neste país do pandza. Incrível
Gosto · Responder · 1 · 23 h
Lerry Good
Lerry Good Coisas de Mozambique...ja nem tenho comentario, agora e' so' esperar pra ver ate' onde vamos!?
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda "não ha culpados" como sempre foi em empresas públicas mocambicanas
Chongana Massango
Chongana Massango Os nossos heróis é k nos fodem.
Machado To
Machado To Heróis? ????
😲😲😲😲
Chongana Massango
Chongana Massango Sim,fodem-nos Pk dizem k nos deram a independência, não preciso citar nomes....
Francisco Sebastiao Machava
Francisco Sebastiao Machava Kkkkk apesar de estarás a viver longe Nós ajude padrão. Estamos a passar mal com esses idiotas que só uma boa revolução podemos escapar. Mas é difícil porque toda a gente viva alienado e com o pano preto na cara
Marlon Uache O KingdoBoda
Marlon Uache O KingdoBoda Grande Tombo, se estas instituições estão a ser assoladas o que se espera do empresariado local onde a autoridade tributaria fica ao encalnse para cobrar a dar multas sem querer respeitar contraditórios.
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Há muitas empresas que vão fechar. Algumas até já fecharam e acho que é mais por conta da crise do que de roubalheiras. Mas Nini entende de roubalheiras melhor do que ninguém e pode ter a sua razão. Mas verdade seja dita, ainda há empresas que vão fechar e não brinquemos com coisas sérias.
Ivan Stelio Cuamba
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere A Sociedade Noticias...Em termos de qualidade...Zero. Pura realidade. Se sucumbisse definitivamente, só faria falta dado o seu historial.
Chongana Massango
Chongana Massango "Como sempre,não há culpados,são tão inocentes"
Jose Macuacua
Jose Macuacua E agora! Vamos ver aonde anúncios de vagas?
Antonio Acacio
Antonio Acacio Lamentavel, Deus olhe por nossa Patria derrubada
Wilson Rui Hobjana
Artur Jordao Mufume
Wandipissa Nguei
Wandipissa Nguei Esses sempre foram especialistas em gestao danosa
Holden Macuapa
Holden Macuapa Quebas e perigoso, esta acabar aos poucos com o Pais. Isto esta a dismorronar
Rosario Sampaio
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Ai vai omeu adeus ao jornal noticias, até que opais se encontrem politicamente e economicamente.
Aderito Rosario
Aderito Rosario Amigo Momade, este pais, ta de pernas p o ar.cada dia é um problema.
Tomas Mujovo Mujovo
Tomas Mujovo Mujovo Todos madhallas da frelimotem que se afastar da bariga do PPais.....
Joao Portugues Portugues
Joao Portugues Portugues Que coisa triste! Todas empresas com maior participação do Estado estão a sucumbir. O Estado só
Ndipe Nguenha
Ndipe Nguenha Jornais partidarios tiveram sucesso no monopartidarismo e no inicio do multipartidarismo, nos dias hoje tem sido um grande desafio...temos tantos jornais apartidarios na praca, o leitor cada vez exigente, subiu o nivel do conhecimento politico do cidadao mocambicano e...
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Essa pca a senhora esselina macome, alem de ser pca do jornal noticia, e tambm administradora do banco de mozambique, violando assm a lei da proibidade publica, filha da mae
Ernesto Mutou
Ernesto Mutou Não gostei de saber, mas essa é a dura realidade que os nossos governantes se espelham nela.
Dudu Mangueze
Dudu Mangueze Frelimo vai ficar sem umas das suas maiores bases de apoio kkkkk
Pastanha Branquinho Abibo
Pastanha Branquinho Abibo Isso ainda é o começo veremos mais coisas para frente
Joao Uele Bacela
Augusto Manjate
Augusto Manjate A queda de um embondeiro.triste situação...
Sergio de Nascimento
Sergio de Nascimento Não vai fazer falta, vão e não voltem nunca mas...
Sergio Da Conceição Guilima
Suzana Zunguze Mandlate
Nassuiro Omar
Benedito Fontine
Preto Raropi
Preto Raropi Esse e o pais d pandza..'hika mwa xpunu lomu'
Edson Celso Buce
Celso Mangga Jr.
Celso Mangga Jr. O pandza a se fazer sentir "País do pandza"
Zito Muando
Paulo Jorge
Paulo Jorge O país vai de mal a pior...
Abdul Latif Mussagi
Abdul Latif Mussagi A escrever..........
Gervasio Avelino
Gervasio Avelino Indubitavelmente, ó #Nini. Subscrevo o último parágrafo do seu artigo. Jornal Notícias é efetivamente uma caixa de ressonância, tudo que lá existe é o que o Governo quer e diz. Em abono da verdade, o Jornal Notícias, maior parte dos leitores - mormente Jovens- o lêm só para ver onde há vagas. Informação "nyeto"- como dizia um amigo meu oriundo de Tete. Antes de ir ao teor da informação - que na verdade não é informação, porém desinformação - perdes, grosso modo, 4 à 5 minutos arrumando o Jornal. Uma das coisas que nunca entendi sobre o Notícias era porquê é que eles vendiam Jornal totalmente desorganizado.
Em boas economias, empresas fracas são deixadas falir, ainda que sejam Públicas - para estas, uma das saídas seria a privatização - e só sobrevivem as fortes. O Estado não deve servir de uma espécie de Salvador à empresas falidas que nada produzem a não ser prejuízos.

Sem comentários: